PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de Motor em Cj5



MCampos
22/04/2005, 13:09
Primeiro queria parabenizar pela qualidade do site. Apesar de ser a primeira vez que apareço já estou acompanhando e lendo quase tudo (muita pesquisa feita aqui). Realmente tenho aprendido bastante neste fórum.

Tenho um CJ5 com mecanica original ( Bf 6 cilindros e cambio de 3 marchas). Meu uso basicamente é para puxar/subir com um barco (deve ter próximo de 1 ton) de uma represa em Piracaia/Jaguari. Na época eu imaginei que comprar um jeep seria mais barato que contruir uma rampa de cimento. Ledo engano, é impressionante como pegamos gosto por Jeep e como gastamos dinheiro com eles. Para bem o para mal tenho uma esposa brava que vai limitando meus gastos...

O motor e o câmbio estão realmente bons (para um Jeep 64) - dito por vários mecanicos. Coloquei Ignição eletronica, carburador novo (achei um no Josewal), pneus frontiera 7.50x16 e FullLock fase IV na traseira.

O mecanico da região insiste que flanges não são um bom negócio pois não fica legal, é difícil centralizar o eixo piloto (não sei se está certo?). Neste sentido ele me aconselha a colocar motor de ranger 4 cil (plug and play) com o próprio cambio dela (mais R$ 3 mil) - adaptando somente a reduzida.

Enfim, minhas dúvidas:
- Motor de ranger aqui em SP custa perto de R$ 4 mil (só o motor - nem fui ver mas falam que está completo). O motor da ranger 6 cil também está nesta faixa, gozado né! Tenho visto aqui no fórum que motor de Siverado é só alegria e que custa entre R$ 1,5 e 2 mil.
Vou gastar menos $ adaptando um motor de Silverado do que Ranger? O motor da Silverado é muito grande, tenho que reforçar chassis (o meu está legal sem trincas e não têm reforço)? Flange funciona é confiável ou é melhor ter uma conjunto motor câmbio sem flange? Com estes pneus (7.50x16 e bloqueio atrás) os eixos aguentam um motor como Silverado ou Ranger 6 cil?


Desculpem o texto longo e a perguntas básicas. Abraço

gucaratti
22/04/2005, 19:16
Boa noite amigo, seja bem vindo ao fórum...
Eu utilizo um motor 4cc de opala...
O velho guerreiro nunca me deixou na mão, e o custo dele é bem em conta...
Um motor completo (alternador, bobina, motor....) não passa dos 600,00...
Eu não tenho nada a reclamar dele...
Utilizava o original 6cc, só troquei devido ao alto consumo do motor original.
A potência do motor é a mesma, exatos 91 cv...

Abraços

Gomes Neto
22/04/2005, 22:50
Faala Campos!!! Belê?!!!

Eu penei até resolver q motor adaptar em meu cj5, principalmente depois que conheci o fórum.
São diversas opiniões, tantas que a gente fica até em duvida, motorzão, motorzinho, mais barato, mais caro.... :roll:
Confesso que já fiquei tentado pelo motor da ranger, potente, moderno, injetado, etc. Porém encontrei algumas barreiras que me desestimularam a adquirir esse motor.
Quando se trata de adaptação em jeep a questão q eu mais acho pertinente é o custoxbeneficio.
Bom; em 1º lugar se flange não desse certo jeep adaptado seria lenda.
Em 2º lugar os motores AP e GM 4 e 6 cil. são de longe os mais utilizados, porque a adaptação é relativamente fácil e barata bem como sua manutenção.
Em 3º, o motor da Ranger é caro, para ser adquirido, adaptado e mantido.
Agora, entre o motor GM 4 e o 6 cil., ai fica a critério do uso e gosto.
O 6 cil. (Silverado) é um pouco mais caro e requer uma instalação mais criteriosa, tanque de comb. re-posicionado, bomba elétrica, recortar a parede "corta-fogo",etc. , porem o jeepe fica um canhão.
Mas com o 4 cil. também pode ficar bom, nada que um veneninho leve e barato não faça para deixá-lo com 120 cv e um torque fabuloso. :wink:
Quer um conselho, vai de GM que vc ñ terá dor de cabeça. :lol:

[]s GM

Thiago Rodeghel
23/04/2005, 07:37
Sobre as Flanges :D

Seu meca está enganado, hj em dia temos diversos tipos de flanges para diversos motores e câmbios :wink: . Esses kits vc encontra em peças fundidas em aço ou até alumínio... São kits q vc mesmo pode montar em casa :wink: ...

No meu álbum, tem diversas fotos da montagem de um motor AP com câmbio Clark 5m. Tudo usando kits flanges... Claro q sempre tem algum trabalho a mais :roll:

[s]