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Ver Versão Completa : Tamanho Pneu x Relação Cambio/Diferencial x Consumo



Marcelo Pantaneiro
03/01/2011, 22:54
Alguém sabe como calcular em porcentagem o aumento da relação do diferencial e do cambio quando se usa pneu 265 75 R16 e 285 75 R16 na L200, e será que ajuda a melhorar o consumo na estrada com a relação mais comprida por causa dos pneus e conseqüentemente o RPM mais baixo (apesar de aumentar o peso)? E quanto ao desempenho será que melhora o que vocês acham?

A minha L200 Sport ta com os BF 285 75 R16 e no GPS marca a velocidade exata com a que está marcando no velocímetro. A relação aumentou, e o desempenho melhorou na cidade apesar do consumo ser um pouco maior, mas na estrada ela sofre pra passar dos 140 km/h.

wdoc
04/01/2011, 00:48
Marcelo

Como os pneus so diferem na largura acredito que o arrasto do 285 é que segura um pouco. Uso os 265 originais e chego a 150/160 com facilidade.

AKPG
04/01/2011, 07:30
O pneu 265/75 R16, tem o diâmetro de 80,39 polegadas.
Já o pneu 285/75 R16, tem o diâmetro 83,39 polegadas.
Ou seja, 3 polegadas de diferença, que representam um aumento na altura de 1,5 polegadas e resulta em uma diferença de aproximadamente 3,5%.
Isto significa que seu carro ficará mais longo em 3,5% e para deixá-lo com as mesmas reações vc deveria reduzí-lo nesta mesma proporção.
Porém 3,5% é muito pouco e não vale a pena mexer em nada por causa disto...

Abraço,

Marcelo Pantaneiro
04/01/2011, 11:50
Marcelo

Como os pneus so diferem na largura acredito que o arrasto do 285 é que segura um pouco. Uso os 265 originais e chego a 150/160 com facilidade.

Pois é, antes de eu colocar os 285 eu usava os 265 e chegava a 150/160 tranquilo também.

Marcelo Pantaneiro
04/01/2011, 11:54
O pneu 265/75 R16, tem o diâmetro de 80,39 polegadas.
Já o pneu 285/75 R16, tem o diâmetro 83,39 polegadas.
Ou seja, 3 polegadas de diferença, que representam um aumento na altura de 1,5 polegadas e resulta em uma diferença de aproximadamente 3,5%.
Isto significa que seu carro ficará mais longo em 3,5% e para deixá-lo com as mesmas reações vc deveria reduzí-lo nesta mesma proporção.
Porém 3,5% é muito pouco e não vale a pena mexer em nada por causa disto...

Abraço,

Valeu AKPG...

André F
05/01/2011, 05:45
O pneu 265/75 R16, tem o diâmetro de 80,39 polegadas...

Caro AKPG, creio que queira dizer 80cm, e não polegadas.

Essa diferença na largura pode ser o que está segurando o carro. O que o Marcelo pode fazer é colocar um pneu de mesma largura e altura maior - mas só testando mesmo para ter certeza, alguém que tenha a L200 com pneus asim poderia ajudar.

O que interfere na relação final é somente a altura do conjunto, mas para calcular a altura - aproximada, pois cada pneu pode ter um resultado diferente dependendo do desenho, por isso o método correto é medir a rotação - usa-se ( largura (28,5 cm) X altura (0,75) X 2 ) + diâmetro da roda (16 x 2,54).

Minha opinião: o pneu anterior era de mesmo desenho (BF A/T)? Provavelmente o desenho do pneu tenha grande influência no desempenho também, prejudicando na rolagem e na aerodinâmica, efeitos ainda acentuados pela maior largura.

AKPG
05/01/2011, 08:25
É isso ai... Onde escrevi polegadas, leia-se cm!!!

Marcelo Pantaneiro
05/01/2011, 10:35
Caro AKPG, creio que queira dizer 80cm, e não polegadas.

Essa diferença na largura pode ser o que está segurando o carro. O que o Marcelo pode fazer é colocar um pneu de mesma largura e altura maior - mas só testando mesmo para ter certeza, alguém que tenha a L200 com pneus asim poderia ajudar.

O que interfere na relação final é somente a altura do conjunto, mas para calcular a altura - aproximada, pois cada pneu pode ter um resultado diferente dependendo do desenho, por isso o método correto é medir a rotação - usa-se ( largura (28,5 cm) X altura (0,75) X 2 ) + diâmetro da roda (16 x 2,54).

Minha opinião: o pneu anterior era de mesmo desenho (BF A/T)? Provavelmente o desenho do pneu tenha grande influência no desempenho também, prejudicando na rolagem e na aerodinâmica, efeitos ainda acentuados pela maior largura.

Era o mesmo pneu BF Mud KM1 só muda o tamanho, antes era 265 75 R16 e agora é 285 75 R16

André F
05/01/2011, 20:14
Era o mesmo pneu BF Mud KM1 só muda o tamanho, antes era 265 75 R16 e agora é 285 75 R16

Veja, não encontrei dados do pneu KM na medida especificada, mas encontrei do KM2. E este possui velocidade max. definida como 160 Km/h, ou seja, é melhor não passar de 140/150 com ele. Talvez o melhor para seu uso fosse mesmo o A/T-KO, pois possui um desenho mais aerodinâmico e rat. S para velocidade - 180 Km/h.

O velocímetro, em quase todos os veículos, tem um erro entre 5% e 10% para mais, ou seja, se o comprimento (da circunferência) do pneu aumentar nessa medida a velocidade indicada ainda estará dentro da margem de segurança.

Outra coisa - confira a pressão dos pneus, é conforme a carga, e está especificada na banda lateral. O KM2 na medida 285/75R16, rodado simples, consta pressão 80PSI para carga máxima.

Quem sabe algum proprietário de L200 que tenha passado por essa experiência possa ajudar melhor.

Marcelo Pantaneiro
05/01/2011, 21:28
Veja, não encontrei dados do pneu KM na medida especificada, mas encontrei do KM2. E este possui velocidade max. definida como 160 Km/h, ou seja, é melhor não passar de 140/150 com ele. Talvez o melhor para seu uso fosse mesmo o A/T-KO, pois possui um desenho mais aerodinâmico e rat. S para velocidade - 180 Km/h.

O velocímetro, em quase todos os veículos, tem um erro entre 5% e 10% para mais, ou seja, se o comprimento (da circunferência) do pneu aumentar nessa medida a velocidade indicada ainda estará dentro da margem de segurança.

Outra coisa - confira a pressão dos pneus, é conforme a carga, e está especificada na banda lateral. O KM2 na medida 285/75R16, rodado simples, consta pressão 80PSI para carga máxima.

Quem sabe algum proprietário de L200 que tenha passado por essa experiência possa ajudar melhor.

O melhor para o meu uso é o MUD, pois eu ando muito em estrada de chão, e quando estou na rodovia eu ando entre 120-140 km/h então sem problemas usar o Mud. Eu só citei que após colocar os pneus 285 75 R16 a L200 Sport sofre para passar dos 140 km/h, mas isso não quer dizer que eu ande a 180 km/h, eu passo de 140 em alguns casos eventuais como ultrapassagens, por exemplo!

Abrçs

Marcelo Pantaneiro
05/01/2011, 21:30
Mas valeu pelas dicas !! :concordo:

E Sobre a pressão, eu uso 25 lbs nos 4 no 285 75 R16 e no 265 eu uso 26

acqualoco
06/01/2011, 00:18
Marcelo, me parece que a diferença é algo em torno de 3,4% para pneus de 265/70 para 265/75. Agora de 265/75 para 285/75 da mais 3,7%, perfazendo um total de 7,3% alem do original da Mit. Ai sim começa a se notar uma diferença. Vale conferir, http://www.carroesporte.com.br/tecnica/mecanica-e-preparacao/89-transmissao
Voce terá uma perda de torque porem uma velocidade final maior com menos RPM = melhor consumo.
Eu acredito que os pneus MUD 285 devem provocar um atrito maior com o ar aumentando o consumo e limitando a velocidade final.
Espero ter reduzido a sua duvida.

Abraço,

Marcelo Pantaneiro
06/01/2011, 20:05
Marcelo, me parece que a diferença é algo em torno de 3,4% para pneus de 265/70 para 265/75. Agora de 265/75 para 285/75 da mais 3,7%, perfazendo um total de 7,3% alem do original da Mit. Ai sim começa a se notar uma diferença. Vale conferir, http://www.carroesporte.com.br/tecnica/mecanica-e-preparacao/89-transmissao
Voce terá uma perda de torque porem uma velocidade final maior com menos RPM = melhor consumo.
Eu acredito que os pneus MUD 285 devem provocar um atrito maior com o ar aumentando o consumo e limitando a velocidade final.
Espero ter reduzido a sua duvida.

Abraço,

A L200 Sport ficou pronta, e após eu dirigir as duas deu para ver que tem muita diferença entre Sport com os 285 e a Outdoor com os 265...
Valeu aqualoco :concordo:

Abss

euclidesneto
06/01/2011, 20:27
E quais são elas?

André F
06/01/2011, 22:17
Mas valeu pelas dicas !! :concordo:

E Sobre a pressão, eu uso 25 lbs nos 4 no 285 75 R16 e no 265 eu uso 26

Marcelo, a pressão me parece baixa demais para rodar em velocidade, pode ser perigoso. Em geral se usa pressão mais baixa para rodar mais devagar, justamente com pneu mud, em estradas ruins ou trilhas.

Quem sabe entre em contato com o fabricante do pneu (0800, sac, email, etc), fornecendo o modelo do veículo e o peso que costuma rodar (se vazio, meia carga, etc) - peça para eles indicarem a pressão correta.

Marcelo Pantaneiro
06/01/2011, 23:08
E quais são elas?

A Sport ta mais pesada, mais lenta, demora mais nas retomada de velocidade, e a relação do diferencial muito mais comprida, da para esticar bem mais de 3ª, apesar de demorar mais para atingir a mesma velocidade que a Outdoor, e com os pneu 285 parece que ela ficou um pouco mais macia, não sei se foi os pneus ou a regulagem da barra de torção.
Agora tem que levar em consideração a diferença que a de uma camionete para outra mesmo sendo praticamente o mesmo modelo, ainda mais agora que o motor foi refeito. Mas não tem duvida que os pneus na medida 285 muda totalmente o carro.

Marcelo Pantaneiro
06/01/2011, 23:23
Marcelo, a pressão me parece baixa demais para rodar em velocidade, pode ser perigoso. Em geral se usa pressão mais baixa para rodar mais devagar, justamente com pneu mud, em estradas ruins ou trilhas.

Quem sabe entre em contato com o fabricante do pneu (0800, sac, email, etc), fornecendo o modelo do veículo e o peso que costuma rodar (se vazio, meia carga, etc) - peça para eles indicarem a pressão correta.

Eu já pesquisei muito sobre isso, já até liguei no sac da BF e a informação que eu tive é que se deve usar o recomendado do fabricante do carro, no caso da L200 é 26 lbs. Mas após pesquisar bastante e trocar umas idéias com o pessoal deste site http://www.manecopneus.com.br/index.php (http://www.manecopneus.com.br/index.php) eu fui informado que 25 lbs é o ideal para o pneu 285 75 R16, desde então estou usando essa calibragem na cidade, viagens e etc. e gostei muito, tem uma boa estabilidade, não canta muito, não gasta irregular e fica macio. Já na estrada de chão eu uso 20 lbs. E no 265 75 R16 eu uso o que recomenda a L200 26 lbs.

POPEYE MIT
26/01/2011, 15:55
Nao sei mas dizem que nas fabricas de automoveis, 98% estão dentro do padrao normal, 1% uma bosta e 1% melhor que o normal. A minha outdoor esta hoje com pneus 32'' AT, sem nenhum kit, sem nenhuma raspada ( logico que tive apenas de tirar os apara barros diant), e rodas 15x10. Consumo normal e alteração no veloc de 7%(no gps) comparada as rodas e pneus originais. Comentei este detalhe pq li que a sua "sofre" para dar 140km/k, porem a minha da facilmente 170 no velocim.

POPEYE MIT
26/01/2011, 21:01
http://img7.imageshack.us/g/dsc07441r.jpg/http://img7.imageshack.us/i/dsc07441r.jpg/

POPEYE MIT
26/01/2011, 21:03
http://img7.imageshack.us/g/dsc07441r.jpg/

Carlos A. C. Azevedo
27/01/2011, 21:35
A Sport ta mais pesada, mais lenta, demora mais nas retomada de velocidade, e a relação do diferencial muito mais comprida, da para esticar bem mais de 3ª, apesar de demorar mais para atingir a mesma velocidade que a Outdoor, e com os pneu 285 parece que ela ficou um pouco mais macia, não sei se foi os pneus ou a regulagem da barra de torção.
Agora tem que levar em consideração a diferença que a de uma camionete para outra mesmo sendo praticamente o mesmo modelo, ainda mais agora que o motor foi refeito. Mas não tem duvida que os pneus na medida 285 muda totalmente o carro.



Mexeste no diferencial??? o que foi que tu fez??:shock::shock::shock:

Marcelo Pantaneiro
28/01/2011, 00:56
Não mexi no diferencial não, a relação ficou mais comprida pelo fato dos pneus serem bem maiores que os originais.

Abç

Marcelo Pantaneiro
28/01/2011, 01:00
Nao sei mas dizem que nas fabricas de automoveis, 98% estão dentro do padrao normal, 1% uma bosta e 1% melhor que o normal. A minha outdoor esta hoje com pneus 32'' AT, sem nenhum kit, sem nenhuma raspada ( logico que tive apenas de tirar os apara barros diant), e rodas 15x10. Consumo normal e alteração no veloc de 7%(no gps) comparada as rodas e pneus originais. Comentei este detalhe pq li que a sua "sofre" para dar 140km/k, porem a minha da facilmente 170 no velocim.

Pois é, estranho...

Vc colocou que roda na sua L200?

Carlos A. C. Azevedo
28/01/2011, 10:15
Ah, pensei que tivesse mudado alguma coisa nele hehe:putz:
:concordo:

penido
10/04/2011, 17:26
o pneu 285/75/16 equivale a qual pneu na medida aro 15? 32? 33?
qual pneu aro 16 equivale a um 35?