PDA

Ver Versão Completa : Eixos de Maverick



Vinicius_4x4
22/04/2005, 10:13
Fala pessoal!

Esses dias eu tava falando com um amigo meu e ele disse que tem um pessoal lá de Passo Fundo que usa o eixo do maverick no jeep, só que ele não sabia me dizer o porque. Alguém já ouviu falar desta modificação? Por que seria feita tal troca? Será que é para ter uma relação mais longa ou o eixo do maverick é mais largo do que o jeep?

[]´s com dúvida.

Beto Lacerda
22/04/2005, 10:40
até onde sei o eixo do maveco é um dana44 com bolota central e bitola proxima a da rural (uns 20mm mais largo), eles devem usar por ser facil de achar e mais largo que o original
[]'s

Vinicius_4x4
22/04/2005, 12:03
Mas, no caso de ser bolota central, como é que se faz tal adaptação? Pois o eixo traseiro do jeep tem a boloca um pouco mais deslocada pro lado do carona. Parece que a rural também tem a boloca centralizada e o pessoal também adapta, só que eu não consigo imaginar como, a não ser que se coloque a boloca mais para o lado :shock: . (Que trabalho do cão hein :!: )
Qual será que é o mais comprido (o que fica com a roda mais pra fora) o eixo da rural ou o eixo do maveco?

Valeu pela atenção!!

Beto Lacerda
22/04/2005, 12:38
Mas, no caso de ser bolota central, como é que se faz tal adaptação? o cradãn fica torto

Pois o eixo traseiro do jeep tem a boloca um pouco mais deslocada pro lado do carona.
isso mesmo

Parece que a rural também tem a boloca centralizada e o pessoal também adapta, só que eu não consigo imaginar como, a não ser que se coloque a boloca mais para o lado :shock: . (Que trabalho do cão hein :!: ) na rural ela não é central ela é deslocada p/ o lado do carona , só que menos que o do jeep


Qual será que é o mais comprido (o que fica com a roda mais pra fora) o eixo da rural ou o eixo do maveco?

Valeu pela atenção!! o do maveco fica 1 cm mais p/ fora cada lado qe o de rural , mas o de rural o cradãn fica menos torto , o certo em cj é usar o da f-75 que a bolota é no mesmo lugar que o original e é o mais largo de todos , mas ai tem que usar alargador na dianteira , pois o eixo dianterio da f-75 é igual o da rural .
[]'s

Fabio Cortez
22/04/2005, 13:49
Será que ele num usa só relação do Maveco??

leopoldo
22/04/2005, 19:39
o cradãn .........

é cardan Beto.

Será que é o eixo do maverick ou só a relação coroa-pinhão ?????

Beto Lacerda
22/04/2005, 19:44
o cradãn .........

é cardan Beto.

Será que é o eixo do maverick ou só a relação coroa-pinhão ?????
Desculpe os erros de português Leopoldo ,sei o qto lhe incomodam mas dessa vez foi erro de digitação mesmo :lol:
sobre ser somente CeP não pensei por esse lado pois ele diz
Será que é para ter uma relação mais longa ou o eixo do maverick é mais largo do que o jeep? ou seja ,está pensando na bitola tb.
[]'s

leopoldo
22/04/2005, 20:28
sei o qto lhe incomodam


:shock: não é o caso de incomodar não............é o caso de propagar e incentivar o certo e, de repente, poderia ser um conceito errado que por ventura houvessem-lhe passado.

eu mesmo vivo derrapando ..........

e sobre ser ou não o eixo do maverick, ainda a informação está no campo das conjecturas pois ele diz:


.........eu tava falando com um amigo meu e ele disse que tem um pessoal lá de Passo Fundo...........

Parece história do tipo: eu ouvi dizer que um amigo ouviu falar que quem sabe........

Porque colocar o eixo do maverick com diferencial centralizado (como já observado) num CJ5 é no mínimo suspeito.

Thiago Rodeghel
23/04/2005, 07:44
Aproveitando o tópico :D

Hj vou atrás de eixos da Rural para meu CJ, vi no jeep do Pagani, q o cardan ficou um pouco torto... mas não chegava a torcer as cruzetas :roll:

Será q vai ter algum problema??? pelo q sei só não daria certo se tivesse um motorzão instalado... tipo 4.1, aí o cardan traseiro ficaria curto :roll:

[s]

leopoldo
23/04/2005, 10:40
Dependendo da angulação, pode-se esperar vibração do cardan acima de 40 km/h

Thiago Rodeghel
23/04/2005, 11:17
Dependendo da angulação, pode-se esperar vibração do cardan acima de 40 km/h

Já comprei os eixos :) o dianteiro da Rural e o traseiro vai ser da Rural ou F75.

Quando troquei a mecânica, mantive a travessa do câmbio na posição original, então não precisei mexer em nenhum cardan :D ...

Vi o do Pagani, mas ele não falou nada q fica vibrando :roll: ... São eixos de Rural no caso.
Será q devo colocar o traseiro da F75 então??? Mas é muuito maior q da rural :roll: ...

[s]

leopoldo
23/04/2005, 11:39
E o eixo da rural 4x4, não é deslocado também como o do jeep?

Se o seu jeep fosse CJ-6, taria resolvido. Quando falo pode-se esperar..... não quer dizer que irá ter com certeza pois depende da angulação.

Mas com certeza, o eixo centralizado é mais propenso a causar vibração e no uso da reduzida é mais propenso a fazer o cardan virar saca-rolha.

E as relações não são diferentes? pelo que eu sei, o da F-75 é 5.88:1 e da rural é 5.38:1 ou 4.8:1

Thiago Rodeghel
23/04/2005, 12:12
E o eixo da rural 4x4, não é deslocado também como o do jeep?

Se o seu jeep fosse CJ-6, taria resolvido. Quando falo pode-se esperar..... não quer dizer que irá ter com certeza pois depende da angulação.

Mas com certeza, o eixo centralizado é mais propenso a causar vibração e no uso da reduzida é mais propenso a fazer o cardan virar saca-rolha.

E as relações não são diferentes? pelo que eu sei, o da F-75 é 5.88:1 e da rural é 5.38:1 ou 4.8:1

Leopoldo :D

O q quiz dizer é que, o eixo da Rural não tem o diferencial tão descentralizado quanto da F75 :wink: ....

Com a diferença da relação, qq coisa o cara do desmanche faz a troca para mim :D ... Aí não tem problema nisso. ele tem tanto o par de eixo da Rural como tbm da F75
Tbm acho q vou gastar uma boa grana com rolamentos :roll: Timken e curzetas Spicer :roll: ...

[s]

leopoldo
23/04/2005, 13:07
Tem problema sim porque a troca de coroa pinhão é complicada. :evil:

Veja o capítulo de como trocar e como fazer o ajuste no manual de manutenção do jeep na seção de downloads.

VEJA QUE NEM TODO PAR DE COROA-PINHÃO SERVE EM UMA CERTA CARCAÇA DE DIFERENCIAL. :shock:

Alessandro Henrique
23/04/2005, 14:35
Embora geralmente o assunto possa parecer uma simples questao de plug & play quando se fala de coroa e pinhao, a coisa na verdade e bem diferente.
Na verdade, sao poucos os mecanicos que sao qualificados ou possuem a paciencia para realizar o servico adequadamente, sem falar de ferramental apropriado.
Deve-se observar com cuidado os creterios de determinacao dos shims (calcos/arruelas) bem como o TTR (torque de arrasto) para pinhao e coroa.
Estes detalhes sao criticos para a durabilidade do conjunto.
Com relacao ao conjunto carda/cruzeta, quanto menor for o angulo formado melhor. Tambem nao se deve esquecer que o carda funciona como um fusivel mecanico sendo assim, cuidado ao modificar o tubo. Nao preciso nem mencionar que o balanceamento e importante.

Sds.

Thiago Rodeghel
23/04/2005, 16:35
Para isso tenho meu meca aqui, o kara é bom :wink: ... Acostumado a trocar coroa e pinhão :D . Algumas coisas q não mexo no meu CJ vai pra ele :) . Até um tempo atrás perguntou qdo ia levar os eixos pra trocar a coroa e pinhão :D

Agora não sei, pego os eixos da F75 ou da Rural. Ah, os eixos são canela grossa. São eles Dana 44???

[s]

leopoldo
23/04/2005, 18:42
Canela grossa sempre é 44.

O problema , friso de novo, é achar um par que sirva na fundição da carcaça.

Tem uma tabela de casamento para isso.

Não é só chegar no desmanche e pegar qualquer uma ....... tem a CERTA.

E não acredito que seu Mecanico saiba disso. Bom, ele que se vire né !

Thiago Rodeghel
23/04/2005, 19:27
Canela grossa sempre é 44.

O problema , friso de novo, é achar um par que sirva na fundição da carcaça.

Tem uma tabela de casamento para isso.

Não é só chegar no desmanche e pegar qualquer uma ....... tem a CERTA.

E não acredito que seu Mecanico saiba disso. Bom, ele que se vire né !

Valeu Leopoldo, pela resposta :D

No caso da coroa e pinhão, estão montadas nos eixos. Tanto da Rural como da F75, acredito eu q são intercambiaveis :roll: . O q faria seria a troca de um para o outro. Aí acho q não tem problema :roll: Ambos são 44 canela grossa.

Talvez o meca não saiba dessa diferença, mas como ele foi mecânico no exercito (ou tiro de guerra), já teve seus jeeps desde muleke, e tem lá seus 60 e poucos anos... é daqueles macaco velho :lol: :lol: :lol: Tem suas manhas com jeep... Detalhe q outro dia fui lá e estava trocando uma coroa e pinhão de Dana 60 :D Já peguei o manual mecânico Willys agora, e vi q realmente é chato fazer :evil: o trampo...

[s]

Alessandro Henrique
24/04/2005, 03:42
No caso da coroa e pinhão, estão montadas nos eixos. Tanto da Rural como da F75, acredito eu q são intercambiaveis :roll: . O q faria seria a troca de um para o outro. Aí acho q não tem problema :roll: Ambos são 44 canela grossa.
[s]
As pecas podem ser ate intercambiaveis, inclusive podem ser ate as mesmas. Mas nao se esqueca que as carcacas possuem diferencas dimensionais sendo assim, todo o procedimento de ajuste deve ser repetido.

Sds.