Ver Versão Completa : Problema ar-condicionado Land Rover Defender
Fredlander
03/01/2011, 11:04
Minha Defender 90 1999 apresentou um problema no ar condicionado, o ar é o original dela (embaixo do painel), o sintoma é o seguinte o compressor ou seja o ar só liga quando é acionado o ar no mais forte (estágio 3) nos estagios 2 e 1 o ar não funciona, um especialista em ar disse que o problema está em um circuito eletronico que fica dentro de uma caixinha de plastico fixada bem proximo aos botões de controle do ar, segundo ele este dispositivo junto com o sensor de temperatura fazem o controle do sistema..
Algum amigo já passou por este problema?? Alguem pode me ajudar??
Abraço
Fred
rickugler
04/01/2011, 09:33
Amigo,
Nunca passeio por este problema, mas dê uma passada na Arauto 3079-0383 que fica na Av. Marechal floriano peixoto, 1683 - rebouças.
Todas as vezes que precisei me atenderam muito bem e por um preço justo.
Abraço
Ricardo
luiz ccosta
15/01/2011, 20:48
Fred, land 1999 não tem nada de eletronico isso parece ser o resistor responsavel para reduzir as primeiras velocidades do ar tipo coisa de R$ 20,00 pratas qualquer loja de auto peças, baixe o manual do carro da net olhe na parte de circuito eletrico
segue foto exemplo da montagem do resistor não sei se está assim no seu carro
em alguns carro o resistor fica dentro do duto de ar para ser refrigerado e como ele aquece normalmente torra o conector
Luiz
O meu tem um problema um pouco parecido. Quando está mais quente, ou quando estou na praia, local mais quente, e deixo o carro estacionado debaixo do sol, ou o dia está bem quente, resumindo, que está mais quente, com o carro estacionado, e então preciso utilizar o carro, o ar não funciona. Parece ser uma proteção, pois entendo que o líquido refrigerante pode estar totalmente gaseificado. Se começar a utilizar o carro, manter o ar ligado, depois de andar algum tempo, ter resfriado o sistema de condicionamento, acho, que o líquido refrigerante deve voltar à forma líquida, dentro do compressor e então ele inicia este funcionamento. Quase não tenho este problema em São Paulo, mas quando eu morava no Rio de janeiro, onde o verão é muito quente, sempre ocorria, principalmente quando deixava o carro estacionado na rua debaixo do sol.
Não consegui identificar o local onde fica o referido resistor no meu carro. Alguém pode dar uma dica para eu tentar achar ele? Com essa dica, mais o desenho, consigo identificar.
Muito bom o esquema.
Abraço
navasnet
16/01/2011, 20:34
Já passei por isso. O problema é numa peça de plástico pequena (relé) do ar, fica embaixo do painel lado carona, logo acima do motor do ar. Para retirar a peça, tem que descer o painel inferior.
navasnet
17/01/2011, 20:48
Desculpe não é rele e sim resistor.
Amigos, minha Defender parece estar com o mesmo problema. Um eletricista disse que TALVEZ não está "indo energia elétrica" para o compressor do ar. Tem gás, e o ventilador funciona, mas não gela nada.
Pergunto, seria este mesmo resistor citado pelo Fabio aí acima?
O eletricista queria 200 latinhas só para descobrir o problema...:shock:
Eu disse "não pode deixar, fico sem o ar-condicionado"... :discordo:
A minha Defender90 1999 o compressor so arma no primeiro estágio no segundo e terceiro estágio ele desarma o compressor, vou seguir a dica do Fabio e depois vou postar o resultado
Leonardi
10/10/2011, 23:13
Quando comprei minha 90 há 1 ano atrás o ar funcionava blz, até que parou de gelar.
Gastei 500 reais (gás, solda, parte eletrica, etc). Funcionou blz por mais um tempo até que rachou o cano de novo, dai trocaram por mangueira e tambem trocaram o rolamento do compressor. O técnico disse que deixou numa regulagem para não congelar o líquido, senão para de gelar. Só que agora ligo o ar e depois de uma meia hora ligado ele para de gelar, dai volta, para, volta, um saco.
Eu não entendo porque deixo o ar ligado direto e o compressor as vezes para de girar.
Pelo sintoma parece ser o termos tato que parou de funcionar. Ele gela o evaporador e perde eficiencia térmica. Antes de tudo veja se o compressor funciona e para. É assim que ele deve funcionar para não congelar o sistema.
forte abraço
Alexandre
Quando comprei minha 90 há 1 ano atrás o ar funcionava blz, até que parou de gelar.
Gastei 500 reais (gás, solda, parte eletrica, etc). Funcionou blz por mais um tempo até que rachou o cano de novo, dai trocaram por mangueira e tambem trocaram o rolamento do compressor. O técnico disse que deixou numa regulagem para não congelar o líquido, senão para de gelar. Só que agora ligo o ar e depois de uma meia hora ligado ele para de gelar, dai volta, para, volta, um saco.
Eu não entendo porque deixo o ar ligado direto e o compressor as vezes para de girar.
Leonardi
24/10/2011, 20:29
Pois é Jap, o compressor funciona e para sim. Se isso é normal tudo bem, achei que ele deveria ficar ligado direto.
Mas acho que tem alguma interferencia, pois quando ligo o pisca o compressor fica ligando e desligando conforme o pisca.
Pelo sintoma parece ser o termos tato que parou de funcionar. Ele gela o evaporador e perde eficiencia térmica. Antes de tudo veja se o compressor funciona e para. É assim que ele deve funcionar para não congelar o sistema.
forte abraço
Alexandre
AC do Defender.....Um drama!
11 anos……200.000 Km depois……
Comprei em 2002 minha Defender 110 1996 (emplacada no Brasil em 1997) e até hoje continuo lutando para ter o AC funcionando corretamente. Frustrante a princípio e agora desafiador o simples desejo de ter este acessório funcionado corretamente.
Esta é a minha história de uma luta quase inglória. Um somatório de falta de profissionalismo, ignorância, arrogância e até mesmo descaso em nosso mercado de reparo e instalação de AC automotivo encontrado em mais de 20 visitas a lojas “especializadas” de várias capitais no Brasil bem como no Paraguay e Argentina.
1º Fase:
Insulto. É exatamente o que a LR nos fez ao importar e oferecer as Defenders daquele ano com “AC”. A serpentina vinha dentro de uma caixa negra com perfil de caixão de defunto e compartilhada com o aquecedor. O resultado era algo que talvez satisfizesse para o verão Britânico porém nunca para nosso clima tropical.
Como eu não tinha qualquer conhecimento sobre esta área nebulosa e como o veículo já tinha 5 anos de uso resolvi fazer uma revisão no AC, não imaginando que então se iniciava minha via sacra e penitencia.
A primeira constatação era o ruído de pancadas no compressor. O “técnico” de uma destas lojas especializada no Rio não sabia o porque do problema bem como as pressões incorretas nas mangueiras de alta e baixa. Este mesmo técnico teve a iniciativa de ligar para colegas da área e obteve a resposta que era o básico e óbvio: Filtro Sujo, devido a decomposição das mangueiras. O filtro original era de desenho específico e custava na concessionária 20 vezes, isto mesmo 20x, que o filtro tipo universal “Garrafinha” facilmente encontrado no mercado. O próximo passo era encontrar quem fizesse a adaptação pois este técnico/loja não faria, por incapacidade ou por falta de ferramentas. Após várias tentativas encontrei uma loja/técnico que fez a adaptação e com até uma certa facilidade. Porém o resultado, mesmo após limpeza do sistema e trocado o filtro, era ainda muito abaixo do esperado.
Mais consultas com “especialistas” sem resultado algum, assim resolvi trocar todo o sistema para o “original/tradicional” que fica embaixo do painel.
2º Fase:
Eu só monto no painel .Eu só faço a parte fria. Vc deve procurar um eletricista de AC. Foi o que eu ouvi em diferentes lojas. Por mais incrível que pareça é muito difícil encontrar um técnico de instalação e reparo de AC automotivo completo. Alguém ou uma única loja que trabalhe na montagem do equipamento, a parte fria e a elétrica.
Tive a “sorte” de encontrar um técnico que se dizia capaz de fazer a instalação completa. O resultado foi o equipamento mal preso ao painel, as mangueiras com as prensagens frouxas e a elétrica com mau contato e curtos.
Resultado: Mangueiras soltando das prensagens e braçadeiras, curtos elétricos e o compressor, primeiro a junta metálica rompida, e por fim pifando de vez, tudo devido as pancadas recebidas e causadas pelo filtro original sujo.
Entre idas e vindas para sanar a constante interrupção do AC o resultado, quando funcionava, era muito baixo, mesmo para o motorista e passageiro do banco da frente. A informação que obtive sobre este equipamento é de que foi projetado para 15.000 BTUs, muito aquém do requerido para nosso clima, especialmente no Centro-Oeste e Amazônia.
3º Fase:
O compressor foi trocado por um novo. Nesta operação houve a necessidade de uma pequena adaptação no suporte do compressor ao motor. A loja que fez a instalação por pouco não inutilizou ambos os suportes, do motor e do compressor, para efetuar a montagem.
Em uma de minhas idas ao Jalapão encontrei uma turma de BH/Goiânia que tinha instalado em BH varias Defenders uma caixa/evaporador de 18.000 BTUs no teto na parte traseira e me garantiram que a Defender tornava-se uma geladeira.
Eu continuava incrédulo após as varias batalhas perdidas. E decidindo ganhar a guerra optei por uma caixa/evaporador de 30.000 BTUs. Esta seria minha última tentativa antes de eu mesmo fazer um curso de instalação e manutenção de AC, comprar as ferramentas fazer o que parecia impossível.
Mas quem iria instalá-la? Aonde eu encontraria o técnico completo para este serviço. A mesma turma de BH/Goiânia me garantiram que era uma “coisa simples” e existiam vários técnicos e lojas especializadas em BH. No MQG vol3 pág.57 aparecem dois instaladores em BH. Após algumas ligações decidi por uma que soava experiente.
Fui a BH já com a caixa/evaporador instalada no teto e o chicote passado até a chave de velocidades no painel. O técnico encontrando dificuldades, devido ao tanque de diesel extra instalado dentro do para-lama traseiro direito, decidiu passar as mangueiras pelo lado esquerdo, contrário ao lado do compressor. Recomendei insistentemente que o trajeto destas mangueiras não interferisse com a manutenção da caixa de marcha/diferencial central/cardans. Não se preocupe, tenho instalado estes evaporadores em várias Defenders, foi a resposta. Apesar do resultado mediano, este técnico foi o melhor que encontrei até hoje pelo que ele realizou com o melhor de seu conhecimento.
Funcionou! Finalmente tenho um bom resultado. Mas a novela não terminou……
Peguei a estrada curtindo meu arzinho frio até Catalão, GO. Chegando lá levei a Defender a uma loja de escapamentos para fazer um reparo de solda no silencioso e qual não foi minha surpresa quando o elevador subiu mostrando justamente as mangueiras passando pelo pior lugar possível, interferindo com a caixa/dif.central/cardans e ainda pendentes de tal modo que seriam as primeiras vitimas de um galho de arvore ou pedra em alguma trilha.
No dia seguinte noto a Defender mais pesada e o AC frontal soprando sem esfriar. Desligo o AC por algum tempo e quando religo volta a esfriar por um curto espaço de tempo para parar novamente. Só então noto que os dois ventiladores da caixa traseira estão parados. Enfrento o calor de GO e MT até Rondonópolis onde procuro um técnico que conheci em outra passagem por esta cidade. Apos argumentar que só faziam a parte fria, uma boa alma, tomou a frente e descobriu que os conectores originais do chicote e a chave de velocidades que vieram com a caixa não aguentaram a corrente dos dois ventiladores e fundiram-se. Com a paralisação dos ventiladores a caixa traseira congelou e com o sistema sobrecarregado, o evaporador dianteiro também congela bloqueando o fluxo de ar dos ventiladores. Desta vez foi a qualidade dos produtos.
O re-encaminhamento das mangueiras foi realizado por uma oficina de SC especializada em preparação de 4x4 para rallies com um alto custo adicional e nova re-carga de gás. Chave rotativa de velocidade e conectores foram também trocados.
Uma longa e dolorosa experiência com AC ensinou-me algumas verdades básicas (o antigo “Ah, se eu soubesse…”).
1- Não existe jeitinho/serviço temporário para AC automotivo.
2- É mais barato investir de primeira para uma total e completa revisão do sistema de AC com o melhor material e profissional que o mercado oferece.
Mas… Aonde estará este Messias que foi enviado a Terra com a missão de ser um profissional dedicado, estudioso, experiente e que ainda houve as necessidades e expectativas do cliente?
3- Estude, aprenda e questione todo serviço. Não tome nada e ninguém por garantido neste mundo do AC.
Considerando os resultados, eu ainda não desisti de fazer o curso de AC automotivo.
Meo Deos Zicky, depois dessa quase desisto de fazer o meu ac funcionar...rs...e olha que no meu caso creio ser bem mais simples, pois é um 90tinha. Um 'especialista' até disse que tem gás para gelar, mas nada acontece. Ventiladores todos funcionam, mas gelar que é bom nada. Ainda não tive tempo nem disposição de levar em alguma oficina de AC, nem coragem para falar a verdade, pois cada lugar que tenho que encostar o LR, só de pensar, me dá calafrios, pois é muita incompetência que tenho enfrentado também. Via de regra, os caras consertam uma coisa e o jipe volta com outras duas 'novidades' de defeito...
Pessoal,
Vcs não vão acreditar , resolvi o problema do meu ar condicionado dei um tapa na caixa do ventilador e o ventilador começou a girar, nada de relê ou fusível !!!
rafaelfernandez
11/11/2011, 21:41
Pessoal,
Vcs não vão acreditar , resolvi o problema do meu ar condicionado dei um tapa na caixa do ventilador e o ventilador começou a girar, nada de relê ou fusível !!!
Era o Osmar que tava fazendo isso.:mrgreen:
Meo Deos Zicky, depois dessa quase desisto de fazer o meu ac funcionar...rs...e olha que no meu caso creio ser bem mais simples, pois é um 90tinha. Um 'especialista' até disse que tem gás para gelar, mas nada acontece. Ventiladores todos funcionam, mas gelar que é bom nada. Ainda não tive tempo nem disposição de levar em alguma oficina de AC, nem coragem para falar a verdade, pois cada lugar que tenho que encostar o LR, só de pensar, me dá calafrios, pois é muita incompetência que tenho enfrentado também. Via de regra, os caras consertam uma coisa e o jipe volta com outras duas 'novidades' de defeito...
Um bom profissional é premissa básica para conseguir resolver o problema. Mas se há gás no sistema, a ventilação e o compressor estão armando normalmente, eu apostaria em filtro saturado ou válvula do núcleo entupida/presa.
[]´s
Rafael
MANDEI HOJE O 90TINHA PARA UM ESPECIALISTA, QUE IRÁ TROCAR DESDE O COMPRESSOR, CONDENSADOR, LIMPAR TODO O SISTEMA, E O GRANDE PROBLEMA ESTA NO EVAPORADOR QUE FUNCIONA JUNTO COM O AR QUENTE, ELE FALOU DE ELIMINAR O AR QUENTE, POIS O FRIO E O QUENTE TRABALHAM NA MESMA CAIXA, O QUE COSTUMA HAVER TROCAS DE CALOR MANTENDO A TEMPERATURA MAIS ALTA QUE O NECESSÁRIO.
O QUE VOCES ACHAM PROCEDE?????????
GOSTARIA DE OPINIÕES, SOU LEIGO EM LAND, QUE SEGUNDO INFORMAÇÕES TEM VONTADE PROPRIA.:farted:
No meu caso, já eliminei o ar quente, inclusive é uma porta para perda de água do sistema. Eu tinha uma baixa de água e não acertava o motivo. Eliminando o ar quente, que aqui no Rio tem pouco, ou nenhuma utilidade, o problema foi resolvido.
abraço
Jorge
No meu caso, já eliminei o ar quente, inclusive é uma porta para perda de água do sistema. Eu tinha uma baixa de água e não acertava o motivo. Eliminando o ar quente, que aqui no Rio tem pouco, ou nenhuma utilidade, o problema foi resolvido.
abraço
Jorge
X2 :concordo:
Nelson Defender 110
09/01/2012, 18:58
Teozao,
tenho uma Defender 110 ano 1997 com o ar original.
Realmente a caixa e unica para o ar quente e frio e muitas pessoas desligam o ar quente para melhorar o rendimento.
O meu estava desligado mas tornei a liga-lo pois fiz uma viagem a patagonia e fiquei com medo do frio.
Recentemente comprei uma valvula nova na internet (heater valve - na cooling depot - usada em varios carros americanos) para substituir a existente, que fecha o fluxo de agua quente e bypassa a caixa. (a original apenas interrompe o fluxo).
Ainda nao instalei. Depois mando o relato.
Se vc nao vai usar o ar quente pode desligar que vai realmente melhorar o rendimento do ar frio.
Abracao,
Nelson
MANDEI HOJE O 90TINHA PARA UM ESPECIALISTA, QUE IRÁ TROCAR DESDE O COMPRESSOR, CONDENSADOR, LIMPAR TODO O SISTEMA, E O GRANDE PROBLEMA ESTA NO EVAPORADOR QUE FUNCIONA JUNTO COM O AR QUENTE, ELE FALOU DE ELIMINAR O AR QUENTE, POIS O FRIO E O QUENTE TRABALHAM NA MESMA CAIXA, O QUE COSTUMA HAVER TROCAS DE CALOR MANTENDO A TEMPERATURA MAIS ALTA QUE O NECESSÁRIO.
O QUE VOCES ACHAM PROCEDE?????????
GOSTARIA DE OPINIÕES, SOU LEIGO EM LAND, QUE SEGUNDO INFORMAÇÕES TEM VONTADE PROPRIA.:farted:
Boa noite Téozão
E então, como ficou o resultado do serviço de seu especialista no AC de sua Def 90?
Fiz algo parecido no Evaporador "caixão" de minha Def e não tive sorte. Zicky
gustavogr
02/02/2012, 21:12
Boa noite,
Estou querendo instalar um ar condicionado na parte traseira da minha defender 90. Tenho o original (gela saco) e funciona apenas na frente. Alguem conhece uma solução? Já li sobre adaptar a evaporadora traseira da 110, só não acho para comprar. Também vi uma evaporadora "generica", só que não acho o acabamento bom.
VEJA O TÓPICO ABAIXO!
Ar condicionado para defender (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/53630-ar-condicionado-para-defender.html)
Alexandre ST
03/02/2012, 02:20
Caraca! depois dessa história toda meu problema não é nada!
Minha correia e uma polia do AC foi pro pau e não acho por nada. Na concessionária de Santos disseram que só mandando vir de fora e o $$$. Achei estranho sendo o MWM 2.5 TD tão comum.
Onde acho em SP a polia ( não é a do esticador é a outra) e a correia?
3 meses juntos eu e a 90ventinha vários aborrecimentos mais um puta tesão; to achando que todo Landista é meio esposo de malanda!rs
Alexandre, tente o site da MWM - www.mwm.com.br - para buscar representantes e ver se encontra as peças que precisa. Abs.
Caraca! depois dessa história toda meu problema não é nada!
Minha correia e uma polia do AC foi pro pau e não acho por nada. Na concessionária de Santos disseram que só mandando vir de fora e o $$$. Achei estranho sendo o MWM 2.5 TD tão comum.
Onde acho em SP a polia ( não é a do esticador é a outra) e a correia?
3 meses juntos eu e a 90ventinha vários aborrecimentos mais um puta tesão; to achando que todo Landista é meio esposo de malanda!rs
Fala Rafael, obrigado pelas dicas, esta é outra pendência da minha "Mandi" Rover...hehe. Vai ter que ficar na fila...rsrs. Mas nesse calor do verão andar de sauna seca por aí tá dose viu, dá até uma "lezera baré" heeheheh. Abs.
Um bom profissional é premissa básica para conseguir resolver o problema. Mas se há gás no sistema, a ventilação e o compressor estão armando normalmente, eu apostaria em filtro saturado ou válvula do núcleo entupida/presa.
[]´s
Rafael
Oi Fred,tudo bem?
Estou com o mesmo problema do estágio que só liga no 3.
Como vc. resolveu? Foi resistor mesmo?
Abç
Marland
dasvirgens
26/07/2013, 17:43
Alguem saberia informar se o compressor SANDEN SD7H15 tem conserto? Minha defender um belo dia o A/C parou de esfriar e hoje ela "estorou" uma valvula que fica atras desse compressor vazando todo o gas com óleo. Acredito que uma falha no eletroventilador do radiador do A/C, de tempos já, pelo estado que ele se encontrava (travado), possa ter desencadeado o processo, sobrecarregando a tubulação de gas.
abraços, Joca PS8JN
Eu não consertaria, pelo preço do novo...
Universal Air Conditioner Co 4663C Compressor Sanden SD7H15 4663 New Warranty | eBay (http://www.ebay.com/itm/Universal-Air-Conditioner-CO-4663C-Compressor-Sanden-SD7H15-4663-New-Warranty-/330950217920)
Uma boa oficina de ar condicionado dá jeito em tudo.
dasvirgens
27/07/2013, 10:41
Pois é Marado, o problema é que teria que ter pelo menos a furação correspondente ao que está danificado, examinando ele, vi que a valvula de alivio de pressão (acho que chamam de valvula torre) está danificada, talvez fosse so o caso de trocar esta valvula. Hugo, certamente uma boa oficina consertaria, dificil é achar uma boa oficina aqui onde moro, os caras querem logo "meter a faca" quando veem que é um carro diferente do que eles estão acostumados a ver.
abraços, Joaquim
Pois é Marado, o problema é que teria que ter pelo menos a furação correspondente ao que está danificado, examinando ele, vi que a valvula de alivio de pressão (acho que chamam de valvula torre) está danificada, talvez fosse so o caso de trocar esta valvula. Hugo, certamente uma boa oficina consertaria, dificil é achar uma boa oficina aqui onde moro, os caras querem logo "meter a faca" quando veem que é um carro diferente do que eles estão acostumados a ver.
abraços, Joaquim
Joaquim
Fora o compressor os componentes são universais, com o tempo essa válvula emperra e é fácil sua substituição.
dasvirgens
27/07/2013, 13:57
atualizando: o compressor vai ter que ser substituido, todos os retentores estão estourados! Já comecei a busca por um novo.
Reman AC Compressor Sanden U4420 8 Groove Pulley GV Head 12V SD7H15 | eBay (http://www.ebay.com/itm/OEM-Reman-AC-Compressor-Sanden-U4420-8-Groove-Pulley-GV-head-12v-SD7H15-/271135192833?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3f20eab701&vxp=mtr)
Joaquim
Ola amigos, estou precisando de ajuda de novo. Retirei a parte de baixo do painel por onde passa o ar, exatamente aquela parte onde tem um motorzinho para distribuir o ar pelo que entendo. O problema é que uma pecinha que parece ser uma resistência (parecida com aquela molinha de chuveiro) encontra-se danificada. Alguém pode indicar um local para eu adquirir aquela peça ou indicar uma similar que possa ser adaptada. Não preciso muito de ar quente, mas gostaria de deixar o carro com todos os recursos funcionando.
Um grande abraço
Weliton Novaes
jvmuhlen
16/01/2014, 11:35
Estou com o mesmo problema do início do tópico.
O comando do ar condicionado fica no lado esquerdo do painel. Tem dois botões. Ambos com 4 estágios. O primeiro botão (à esquerda) parece ser a "força do vento". O segundo botão (à direita) é para a temperatura.
Quando tudo funcionava perfeitamente, bastava colocar o botão da temperatura no primeiro estágio que o compressor já ligava.
Primeira fase do problema:
Ligava-se o ar, gelava bem, e após algum tempo (10 minutos) parava de gelar. Não sei dizer se desligava de uma vez ou ia perdendo eficiência). Aí eu desligava por uns 3 minutos e religava. Tudo funcionava novamente. Porém só por mais uns 10 minutos. Independente do estágio que estive o botão da temperatura.
Segunda fase do problema.
Agora, o compressor só liga quando eu coloco no 2o. estágio do botão da temperatura.
1) Afinal, o problema é só esta tal de resistência que foi falada acima?
2) Onde ela fica? Pelo esquema elétrico que foi enviado logo no início do tópico, ela parece estar junto com o compressor, e não embaixo do painel como colocado mais adiante. Afinal, onde ela está?
3) Um "especialista" que levei aqui em Porto Alegre me disse que resistência está ok, e que o problema seria justamente no botão do comando (o botão da temperatura). Procede?
Abraços com calor.
Jackson
Já tive este tipo de problema.
Levei em uma oficina especializada em ar condicionado, foi feita uma limpeza, uma das peças que fazem a interligação dos tubos com o radiador do ar condicionado estava com vazamento, a peça foi trocada. Colocaram uma carga nova de gás e não tive mais problemas.
Se aumentar um pouco a lenta melhora também. Se colocar o kit super LDA, regular a bomba como eles explicam, subindo bastante o batente inferior da n=mola, de forma a ter uma pressão maior na saída da bomba e aumentar a pressão da turbina também melhora. Acho que porque não baixa tanto a rotação do motor (aliás, nem parece mais o mesmo motor de tanta disposição, leva um tempo até você conseguir a regulagem ideal para o seu carro). Trocar a correia do ar também é bom. Tire todos os silenciosos, a 110 tem dois e a 90 1. O barulho fica mais grave, por isso você escuta menos dentro do carro, pois o comprimento de onda é maior, também fica mais agradável.
Não sei se é psicológico, mas o ar do meu carro, depois que fiz tudo isto, está muito bom. Eu coloquei um evaporador na parte de trás do carro e está sensacional, a mulher reclama do frio, que é melhor do que reclamar do calor.
Abraço
Estou com o mesmo problema do início do tópico.
O comando do ar condicionado fica no lado esquerdo do painel. Tem dois botões. Ambos com 4 estágios. O primeiro botão (à esquerda) parece ser a "força do vento". O segundo botão (à direita) é para a temperatura.
Quando tudo funcionava perfeitamente, bastava colocar o botão da temperatura no primeiro estágio que o compressor já ligava.
Primeira fase do problema:
Ligava-se o ar, gelava bem, e após algum tempo (10 minutos) parava de gelar. Não sei dizer se desligava de uma vez ou ia perdendo eficiência). Aí eu desligava por uns 3 minutos e religava. Tudo funcionava novamente. Porém só por mais uns 10 minutos. Independente do estágio que estive o botão da temperatura.
Segunda fase do problema.
Agora, o compressor só liga quando eu coloco no 2o. estágio do botão da temperatura.
1) Afinal, o problema é só esta tal de resistência que foi falada acima?
2) Onde ela fica? Pelo esquema elétrico que foi enviado logo no início do tópico, ela parece estar junto com o compressor, e não embaixo do painel como colocado mais adiante. Afinal, onde ela está?
3) Um "especialista" que levei aqui em Porto Alegre me disse que resistência está ok, e que o problema seria justamente no botão do comando (o botão da temperatura). Procede?
Abraços com calor.
Jackson
Djalma Inoue
18/01/2014, 11:50
O meu ar condicionado estava com este problema intermitente e descobri quando o Wladmir foi colocar o evaporador na parte traseira da viatura que era "Osmarcontato" ele refez as soldas e o bicho ficou show de bola se colocar o termostato em full vira uma frigorifica kkkk.
rjmatheus
19/01/2014, 20:17
Aproveitando o tópico...
Vi um LR Defender 90 ano 1997 a venda e relativamente conservada (levando em conta seus 16 anos). O problema é que ela não tinha ar condicionado. O ar instalado fica legal ou é roubada?
Alguém tem ideia de quanto sairia para instalar (quero tentar descontar do preço)?
Djalma Inoue
19/01/2014, 23:23
Matheus só para instalar um "ar condicionado" evaporador na parte traseira da viatura gastei entre mão de obra e o aparelho, R$ 2.500,00 na frente já tinha e estava funcinando.
Aproveitando o tópico...
Vi um LR Defender 90 ano 1997 a venda e relativamente conservada (levando em conta seus 16 anos). O problema é que ela não tinha ar condicionado. O ar instalado fica legal ou é roubada?
Alguém tem ideia de quanto sairia para instalar (quero tentar descontar do preço)?
rjmatheus
20/01/2014, 12:32
Oi Djalma...
Então, o cara da agência me falou em R$ 5.500. Não acho o valor impossível, mas ele não era nenhum expert em LR pra falar assim de forma tão espontânea. Vou tentar colocar parte do valor do ar no valor do veículo (sugerindo um desconto). Meu medo mesmo é ficar ruim.
Matheus só para instalar um "ar condicionado" evaporador na parte traseira da viatura gastei entre mão de obra e o aparelho, R$ 2.500,00 na frente já tinha e estava funcinando.
aeroboero
20/01/2014, 14:32
Converse com o Anderson Barbosa, ele instalou no meu carro ( Def 90 200 tdi), um ar condicionado de uma Defender mais nova que tinha capotado. Foi o Marcelo funileiro quem conseguiu pra mim o ar. Ele consegue muita peça por um preço honesto.
Meu carro já tinha o ar, mas como ele é antigo, preferi trocar por esse novo, que melhorou muito, inclusive troquei o compressor o radiador. Nessa foto dá pra ver uma parte do painel já com o ar. Ficou muito bem instalado e está funcionando muito bem. O acabamento ficou excelente, olhando parece que veio de fábrica assim. http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/land-rover/394266d1360442508-bancos-para-o-defender-dsc00059.jpg
Djalma Inoue
20/01/2014, 19:27
Matheus o meu ficou assim
447653 447654
Quem fez foi o Wladmir ele também é forista tem uma oficina de ar condicionado de veículos pesados a loja dele não abre para o grande público só para empresas e Landeiros rsrsrsr o Wladmir é muito bom profissional o serviço ficou show.
Oi Djalma...
Então, o cara da agência me falou em R$ 5.500. Não acho o valor impossível, mas ele não era nenhum expert em LR pra falar assim de forma tão espontânea. Vou tentar colocar parte do valor do ar no valor do veículo (sugerindo um desconto). Meu medo mesmo é ficar ruim.
pessoal, alguem sabe aonde compro o evaporador da defender 2008 ? o de dentro do painel ? ou se é igual a outro carro
Matheus o meu ficou assim
447653 447654
Quem fez foi o Wladmir ele também é forista tem uma oficina de ar condicionado de veículos pesados a loja dele não abre para o grande público só para empresas e Landeiros rsrsrsr o Wladmir é muito bom profissional o serviço ficou show.
Cezar Moraes
27/12/2015, 09:02
Amigos arquem sabe dizer onde fica o sensor de temperatura do evaporador do ar condicionado da defender 90 2001
Também gostaria de saber onde fica o sensor de pressão do gás do sistema.
O meu ar esta com um problema quando ligo as vezes não arma o compressor,mas quando arma o ar fica bem geladinho
estou achando que é este sensor do evaporador.
Que vcs acham ???????pode ser algum rele embaixo do banco do carona ?????
Seu ar condicionado está com vazamento. Troque o condensador e o evaporador. Com o tempo o alumínio vai desenvolvendo microporos e seu carro já está indo para 15 anos. Para ficar 100% coloque um segundo exaustor no condensador. Se colocar um segundo evaporação fica 200%.
Amigos arquem sabe dizer onde fica o sensor de temperatura do evaporador do ar condicionado da defender 90 2001
Também gostaria de saber onde fica o sensor de pressão do gás do sistema.
O meu ar esta com um problema quando ligo as vezes não arma o compressor,mas quando arma o ar fica bem geladinho
estou achando que é este sensor do evaporador.
Que vcs acham ???????pode ser algum rele embaixo do banco do carona ?????
Cezar Moraes
27/12/2015, 23:21
Daniel,o sistema esta antigo mas não tem vazamentos o problema esta na parte elétrica .
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