Ver Versão Completa : Cárter seco
:D Olá PessoALL!
:o Alguém sabe como é o funcionamento do cárter seco?? É possível adaptar esse sistema em motores nacionais?? Existe alguma desvantagem num sistema desse??
[]'s pensando merd*.... :twisted:
Caro Giovani, dá sim só que fica bem carinho $$$$ se for querer fazer algo bem feito. Existem algumas alternativas que a gente acaba usando para evitar os problemas que imagino esteja pensando que podem acontecer mas se não fsse pelo custo, também teria um sistema desses instalado, só tem benefícios
http://www.moroso.com/articles/articledisplay3.asp?article=AboutDrySumpSystems.ht ml
http://www.rehermorrison.com/techTalk/36.htm
http://www.moroso.com/articles/articledisplay3.asp?article=AboutDrySumpSystems.ht ml
http://www.rehermorrison.com/techTalk/36.htm
:shock: Uau!!! Coisa profissional mesmo... Muitas vantagens! O motor pode ficar mais baixo, pressão constante, refrigera o óleo, é possível aumentar o volume de óleo, aumenta os pocotós, pode funcionar até de cabeça pra baixo... :D
:o O problema é essa bomba, ligada na correia, não deve ser qualquer bomba... :) Outra dificuldade é adaptar a tubulação num motor qualquer...
Existem algumas alternativas que a gente acaba usando para evitar os problemas que imagino esteja pensando que podem acontecer mas se não fsse pelo custo, também teria um sistema desses instalado, só tem benefícios
:D André, e sobre essa "solução alternativa", do que se trata? Meu interesse mesmo, são as inclinações... :wink:
[]'s
Sandro Tannuri
23/04/2005, 14:12
Eu usaria separadores de carter, chapas soldadas dentro do carter que limitam o movimento do oleo em inclinações. Procure alguem que saiba o que esta fazendo antes de sair soldando chapas dentro do seu carter.
Na Stock Car usamos carter seco, o unico problema é preservar a correia quando entramos na brita. Muitos ja quebraram o motor por causa da tal correia. Imagina na trilha.
Não funciona de cabeça para baixo, vai faltar oleo pois o reservatorio externo apesar de ser um funil não tem pescador na tampa e sim no fundo. :lol:
Existem acumuladores da Moroso que provem pressão de oleo para pequenos momentos de queda de pressão, mesmo assim não vão segurar mais que poucos segundos de cabeça para baixo.
Abraços,
Eu usaria separadores de carter, chapas soldadas dentro do carter que limitam o movimento do oleo em inclinações. Procure alguem que saiba o que esta fazendo antes de sair soldando chapas dentro do seu carter.
:D Grande Sandro! É como os quebra-ondas do tanque... É uma idéia, mas isso só funcionaria por poucos segundos...
Na Stock Car usamos carter seco, o unico problema é preservar a correia quando entramos na brita. Muitos ja quebraram o motor por causa da tal correia. Imagina na trilha.
:o Isso é vero...
Não funciona de cabeça para baixo, vai faltar oleo pois o reservatorio externo apesar de ser um funil não tem pescador na tampa e sim no fundo. :lol:
:D Não seja por isso... É só colocar um pescador no lado de cima do reservatório... Ou então, melhor ainda, montar o reservatório com 2 mancais, aí quando o jeep vira, ele vira junto, mantendo o fundo sempre pra baixo! Que tal???? :lol: :lol: :lol: :lol: (viajando na maionese... :lol: )
Existem acumuladores da Moroso que provem pressão de oleo para pequenos momentos de queda de pressão, mesmo assim não vão segurar mais que poucos segundos de cabeça para baixo.
:o Tá, mas o quê os gringos usam então??? Vi uns vídeos em que ficam acelerando com o jeep, ou gaiola, tombado de lado, por cerca de 1 minuto, talvez mais... Ele agüenta de lado, ou estão arriscando uma quebra mesmo??
[]'s , ainda pensando em merd... :mrgreen:
leovalle
23/04/2005, 19:58
:o Tá, mas o quê os gringos usam então??? Vi uns vídeos em que ficam acelerando com o jeep, ou gaiola, tombado de lado, por cerca de 1 minuto, talvez mais... Ele agüenta de lado, ou estão arriscando uma quebra mesmo??
Giovani,
Por 2 vezes já fiz aquela manobra de destombar o carro só com o uso dos bloqueios e arrisquei quebrar o motor. Pode ser que alguns daqueles caras estejam fazendo o mesmo tipo de merd@.
[]'s
Sandro Tannuri
23/04/2005, 22:24
Giovani,
Todos os carros de corrida que ja corri, menos o Fusca e o Stock Car, tem separadores de carter, existem curvas que duram uns 5 segundos e mesmo assim a pressão de oleo não cai.
Os gringos ficam acelerando tombados porque sabem que um jogo de bronzinas custa muito mais barato que perder a seção. :lol:
Abraços,
samukanvas
23/04/2005, 22:37
:D Olá PessoALL!
:o Alguém sabe como é o funcionamento do cárter seco?? É possível adaptar esse sistema em motores nacionais?? Existe alguma desvantagem num sistema desse??
[]'s pensando merd*.... :twisted:
Giovani,
Tudo bem?
Existem sistemas "abrasileirados" muito bons rodando em pequenos fórmulas no brasil. Perfeitamente adaptáveis em motores ap e não é caro não..... na formula são paulo (sei lá como chama) os antigos fórmula ford. Nos chevrolet são os antigos f-chevrolet, que também podem ser adaptados em motores de corsa 1.6, bastando apenas modificar o pescador e "encurtar o carter". Acho que teoricamente um motor poderia funcionar pelo tempo que seu reservatório de óleo permitir de cabeça pra baixo (em alguns reservatórios o pescador é movel e se move com a gravidade), mas a quantidade de óleo acumulada no motor faria perder potência, queimar óleo e o sistema de refrigeração poderia ser comprometido (bolhas) já que esse óleo não volta para o compartimento externo....
Me desculpe a ignorância, mas isso foi o que ouví por aí e estou repassando como possível verdade, ok? me ajudem a descobrir a veracidade, ok? :wink: :roll:
E não se preocupe com pedras na correia, qualquer capa resolve esse problema..... :wink:
Por 2 vezes já fiz aquela manobra de destombar o carro só com o uso dos bloqueios e arrisquei quebrar o motor.
:shock: :shock: E deu certo??? Conseguiu desvirar ou só ralou o jeep??
Os gringos ficam acelerando tombados porque sabem que um jogo de bronzinas custa muito mais barato que perder a seção.
:D Sim, pra eles tudo é mai$ fácil... :lol: :lol:
Existem sistemas "abrasileirados" muito bons rodando em pequenos fórmulas no brasil. Perfeitamente adaptáveis em motores ap e não é caro não..... bastando apenas modificar o pescador e "encurtar o carter".
:o Será que não se trata disso que o Tannuri falou??? Acho que só reduzir o tamanho do cárter não resolve... Pelo contrário, acho que é pior! Vai superaquecer o óleo, isso se não faltar lubrificação...
:D Claro que um motor funcionar de cabeça pra baixo já é exagero... Além do mais, de que adianta funcionar com as 4 patas pro ar?? :lol:
:o Já tive que fazer retífica do comando de válvulas e trocar 2 balancins dum motor OHC 2.3, por ficar funcionando com o jeep na vertical... No mesmo motor, 1 ano depois, numa "deitada", detonei outro balancin, pois o furinho do comando entupiu... Acabei trocando o motor! :P
[]'s
Sandro Tannuri
23/04/2005, 23:21
Giovanni,
O Samukanvas esta falando de sistemas de carter seco usados nos formulas Ford e Chevrolet brasileiros. Eu não conheço nenhum dos dois para comentar mas devem usar carter seco ate pela limitação de altura total do motor num monoposto. O carter menor e só para coletar o oleo que sera bombeado de volta ao reservatorio.
IMNSHO voce não precisa de carter seco para ter pressão de oleo em inclinações nas trilhas, o Wrangler tem marcador de pressão de oleo no painel e nunca tive queda por inclinação, e olha que ele vive bem inclinado. Nunca tirei o carter dele para ver mas aposto que tem separadores.
Abraços,
samukanvas
24/04/2005, 00:03
Giovani tudo bem?
É exatamente pela razão que o sandro falou: limitação de altura e tb centro de gravidade. Acho tb que não conpensa um sistema desses porque deve te custar uns 1500 a 2000 usado (para ap's).... na verdade estou chutando porque como são sistemas que estão na mão de poucos, cada um pede o que quer :wink: :roll: . É verdade tb que o carter é muito pequeno, somente p/ coletar o óleo e em sistemas aonde o motor é maior como em um F-3000, que tem um v8 3.0 de 500cv (10.000rpm :mrgreen: motor de f1!!! ) existe o "famoso" radiador de óleo justamente porque o reservatório fica escondido dentro da carenagem... e esquenta muito.... lá o radiador faz o óleo trabalhar a mais ou menos uns 130º. Nos f3, ingleses e europeus (do campeonato europeu) tb tem carter seco e eles levam motores honda, chevrolet (vauxhall), renault (sodemo), toyota, mercedes e até bmw's. Viu a gama de motores que tem carter seco (acho que é muito testado e mais que viável, problema é preço)? Estou falando os que conheço, fora os que andam pelo mundo (f3 italia, espanha, alemanha etc) e não falta lubrificação em nenhum deles nem o óleo esquenta demais :wink: . OBS: todos os motores de f3 são 2.0 16v. Imagina o jipão com 250cv num motor de menos de 100kg 2.0.... acho que ficaria legal!
Giovani esse negócio de andar de cabeça pra baixo não seria p/ alcançar a famosa tração 4x0? e assim economizar todas as engrenagens do jeep :lol: :lol: :lol:
Acho que vc é um forte candidato ao carter seco. Depois de toda a destruiçaõ que seu pobre motor sofreu seria um presente pra ele :lol:
Os separadores em qualquer mecânica de competição em sampa, tipo dragão motorports ou cesário que tem experiência poderiam fazer.... sai bem mais barato.... :wink:
Tudo que eu disse aqui eu não tenho certeza, somente ouvi e estou passando, ok? :wink:
Nunca tirei o carter dele para ver mas aposto que tem separadores.
:D Grande Sandro! Como fica o pescador, tendo os separadores? Suponho que os separadores sejam na longitudinal, ou seja, para inclinações laterais ou curvas em alta velocidade (Stock). Então como o pescador passa por elas? E, como no caso que descrevi, com o jeep "empinado", como funcionaria? Separadores também? Aí fica um xadrez... Resumindo, como funfa essa coisa??
Acho tb que não conpensa um sistema desses porque deve te custar uns 1500 a 2000 usado (para ap's)....
Acho que vc é um forte candidato ao carter seco. Depois de toda a destruiçaõ que seu pobre motor sofreu seria um presente pra ele
Os separadores em qualquer mecânica de competição em sampa, tipo dragão motorports ou cesário que tem experiência poderiam fazer.... sai bem mais barato....
:D Eu não compraria esse sistema pronto, pois além de caro, tenho facilidade de construir por aqui mesmo. :wink: Resta saber exatamente, o quê construir... Não precisa ser um sistema como dos Dragsters, basta dar conta de lubrificar todas as partes do motor, e sem afogá-lo no óleo nas inclinações... Quem sabe essa dos separadores do cárter já resolve.
:D Quanto ao motor, esse já foi faz tempo... :P
:D Agradeço a paciência dos senhores, pois quero achar uma solução...
[]'s
:D Grande Sandro! Como fica o pescador, tendo os separadores? Suponho que os separadores sejam na longitudinal, ou seja, para inclinações laterais ou curvas em alta velocidade (Stock). Então como o pescador passa por elas? E, como no caso que descrevi, com o jeep "empinado", como funcionaria? Separadores também? Aí fica um xadrez... Resumindo, como funfa essa coisa??
:D Dããããããããããã.....
:D Navegando no site do Moroso, descobri as peças... :roll:
:D É disso que vc estava falando???
:o Bom, isso ajuda só por um tempo... Não dá pra ficar funcionado muito tempo com ele inclinado... Acho que só instalando o sistema todo... :(
Pessoal,
O que é bom para velocidade nem sempre é bom para o nosso esporte, como é o caso dos separadores (quebra-ondas) instalados no carter, que são eficientes em acelerações/desacelerações e não em condições estáticas.
Para que este tipo de artificio seja eficiente as paredes tem que ser bem altas e os furos bem pequenos (principio dos vazos comunicantes). Mesmo que dentro do carter exista condições para paredes altas (evitar conflito com girabrequim é um problema a ser considerado) a funcionalidade deste principio é nulo quando se mantém o motor inclinado por mais do que alguns instantes.
Um outro problema que tem que ser levado em conta é a geometria do carter e a posição do pescador, que normalmente - mas nem sempre - fica no extremo posterior do carter, e que também normalmente - mas também nem sempre - fica em uma depressão ou sob um "fundo falso", justamente para garantir óleo bombeado na situação mais crítica de utilização (acelerações do veículo).
Em outras palavras, cada caso é um caso e não dá para se fazer comentários especificos sobre uma colocação genérica (um motor QUALQUER em grande inclinação funcionando por tempo indeterminado), mas dá para se fazer algumas considerações:
Inclinações laterais - via de regra - não geram problemas, pelo menos em inclinações que dêem condições de dirigibilidade.
Inclinação positiva exagerada (capô apontando para o céu) ou negativa (apontando para o inferno :lol: ) passam a ser problemáticas em função da posição do pescador, e como não é possível colocar dois pescadores (se entrar ar em um deles baubau sucção) existe uma saída que se bem projetada pode resolver o problema: pescador tipo "rabo de cascavel"
Inventei o nome agora :lol: e se alguém tiver interesse posso fazer alguns croquis para facilitar a descrição.
Quanto a manter o motor funcionando de ponta-cabeça, não podemos esquecer que a imensa maioria dos motores possui lubrificação de camisa e pistão por chapisco, e mesmo instalando um hiper-super dimensionado sistema de carter sêco vai faltar lubrificação nestas partes, em pouco tempo de uso as camisas ou anéis ficam azuis de raiva, depois vermelhos, e mandam um abraço para o dono do motor...
Para um motor funcionar deste jeito por tempo indeterminado, só se tiver lubrificação de camisa e pistão por jato de óleo, processo que normalmente é utilizado mais como um "aditivo" de arrefecimento do que outra coisa, mas que é fundamental para motores que tem mania de plantar bananeira. :lol:
Abraços,
Escrevi o texto anterior em OFF e só depois de postar é que li a ultima mensagem do Giovani.
A foto do carter da Moroso mostra justamente o fundo falso a que me referi, que só tem funcionalidade nos "sacolejos da vida" ou quando a inércia dá o ar da graça.
Abraços,
Gilbertojipeiro38
24/04/2005, 08:44
duas duvidas. ja abri um motor MWM 229-6 do trator Fiat AD7 e ele tem tres pescadores no mesmo carter para noa faltar oleo. e como e o carter seco dos motores aeronauticos( voam de cabeca p/ baixo)
Sandro Tannuri
24/04/2005, 13:09
Galera,
Não vou tirar o carter do Wrangler só para mostrar para vocês como se faz mas a foto abaixo mostra o que ele pode fazer sem nunca ter faltado pressão de oleo.
Ela foi tirada no Endurance Trial de Sabara onde fiquei nessa posição por mais de um minuto ate meu spotter levar o cabo do guincho ate a ancoragem. Minha equipe foi a unica a passar deste ponto onde uma Land "disparou" o motor por admitir oleo do motor.
Abraços,
Sergio Rocha
24/04/2005, 18:10
Muitas motos tem carter seco, e funcionam inclinadas, por um bom tempo.
[]'
Ela foi tirada no Endurance Trial de Sabara onde fiquei nessa posição por mais de um minuto ate meu spotter levar o cabo do guincho ate a ancoragem. Minha equipe foi a unica a passar deste ponto onde uma Land "disparou" o motor por admitir oleo do motor.
:D Grande Sandro! Foi assim que o meu jeep ficou... Só que na saida de rio... Como ninguém tinha guincho, tive que aguardar + de 5 minutos até outro jeep me puxar de lá! Sozinho ele não conseguiria, eu teria que acelerar, e se desligasse não ia pegar mais. Voltar pro rio era pior, pois a água cobria o capô! O resultado foi a retífica do comando... :roll:
Agora imagine a sua situação, mas com um guincho mecânico e onde um zeca demora pra ancorar o cabo! Tava fu... :wink:
existe uma saída que se bem projetada pode resolver o problema: pescador tipo "rabo de cascavel"
Inventei o nome agora e se alguém tiver interesse posso fazer alguns croquis para facilitar a descrição.
:D Fala Sukys!!! Então manda, se não fôr incômodo... :D
Muitas motos tem carter seco, e funcionam inclinadas, por um bom tempo.
:D Sim, uma vez, fazendo trilha, caí com a moto e deixei ela no chão, funcionando... Ficou uns 2 minutos, na boa... Fiquei só olhando... :lol: Acho que enquanto tivesse gasolina, não iria apagar! :lol:
[]'s
:D Eu de novo!!!
:D Alguém conheceria alguma bomba que sirva para essa função, que não seja as importada$$$????
[]'s
duas duvidas. ja abri um motor MWM 229-6 do trator Fiat AD7 e ele tem tres pescadores no mesmo carter para noa faltar oleo. e como e o carter seco dos motores aeronauticos( voam de cabeca p/ baixo)
1ª dúvida: três pescadores, provavelmente um para cada bomba.
Motores diesel antigos eram pau prá toda obra e não é raro encontrar motores com bomba de recalque + bomba de pressão ou até várias bombas de pressão.
Imagine um diesel instalado em barco pesqueiro atravessando quebra-mar, ou então motoniveladora fazendo desbaste de barranco. Sem um ótimo sistema de captação de óleo o motor não dura muito tempo.
2ª dúvida: Motores aeronáuticos com carter sêco preparados para acrobacia tem exatamente o princípio do "rabo de cascavel" (na falta de outro nome) instalado no reservatório de óleo, o que nada mais é do que um conduíte flexível com um peso fixado na ponta, que se mantém sempre na parte inferior do reservatório (evidente que fiz apenas o resumo do conceito).
Quem já praticou aeromodelismo também conhece este tipo de pescador, já que boa parte dos tanques de combustível de aeromodelos também fazem uso deste princípio.
Giovani,
Durante a semana o tempo fica meio que apertado por aqui e como ainda sou meio lerdo no uso do Auto Sketch não te prometo para antes do fim de semana, mas assim que fizer o croqui com todos os detalhes te envio, mesmo porque no caso que interessa (motores de jipe) este tipo de pescador tem que ter algumas particularidades, não basta colocar dentro do carter um pedaço de mangueira com um peso na ponta.
... uma vez, fazendo trilha, caí com a moto e deixei ela no chão, funcionando... Ficou uns 2 minutos, na boa...
Só por curiosidade, que moto era?
Abraços,
[Durante a semana o tempo fica meio que apertado por aqui e como ainda sou meio lerdo no uso do Auto Sketch não te prometo para antes do fim de semana...
Só por curiosidade, que moto era?
:D Grande Sukys!!!
:D Beleza! Fico no aguardo...
:D A moto era uma Honda XR-200...
[]'s
ramiro_eli
29/04/2005, 11:24
Fiz recentemente estes separadores dentro do cárter do meu motor.
Ficou bastante parecido com a foto da Moroso. No sábado passado pude testá-lo:
Ao atravessar uma valeta a roda dianteira direita caiu em um buraco grande, que eu não havia visto. O jeep ficou bastante inclinado, com a roda traseira esquerda a quase um metro do chão. A frente ficou voltada para baixo, que é a pior situação para o meu motor, pois o pescador de óleo fica na parte de trás do cárter.
O motor ficou ligado nesta situação durante uns 30~45 segundos e a pressão de óleo se manteve inalterada. Quando não tinha estes separadores no cárter a pressão de óleo baixava imediatamente em situações como estas.
Custo da gambi: Um "guaraná" p/ o soldador da oficina em frente ao meu trabalho. :wink:
samukanvas
29/04/2005, 12:06
Sukys,
Esses seriam os pescadores "por gravidade" que tb tinha mensionado (ainda falta um nome :lol: )??? Não teria uma foto??? :mrgreen: . Em carros de corrida tb usam.... é um tal de mais de 2g's pro lado...... freiando e acelerando..... se não tem um desses não dura uma corrida....
[]'s sofrendo ainda de dores pelos g's aplicados....... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Samuka,
O termo "carro de corrida" é muito genérico e cada modalidade tem suas particularidades, que muitas vezes se tornam mais específicas até em função do tipo de circuito.
Fórmula Indy por exemplo, quando em oval requer cuidados que não existem em circuitos mistos, justamente por causa dos "g's" aplicados sempre no mesmo sentido (forças transversais) e a diminuição nos ciclos de aceleração e frenagem (forças longitudinais), e devido às diferenças de dinâmica que o circuito impõe é que se fazem os ajustes de asa (aerodinâmica), suspensão, relação de câmbio, equalização de freio, pressão de turbo, e até na quantidade de combustível em cada tanque (existe um de cada lado, praticamente envolvendo o piloto).
Ainda falando sobre Indy, não ficaria surpreso se o requinte de ajustes chega à ponto de existirem alterações no ponto de captação de óleo (pescador ou coisa que o valha), justamente levando em conta o tipo de circuito e suas diferenças de "g's".
Agora, falando sobre carros de corrida de forma bem genérica e deixando de lado o uso de carter sêco, a preocupação que existe em relação à captação de óleo normalmente fica restrita aos segundos em que existem os picos de aceleração transversal, já que os picos de aceleração longitudinal pasam batido em função do pescador posicionado normalmente na parte posterior do carter, também passando (quase) batido os picos de desaceleração (frenagem) já que nesta situação o motor está em ralenti ou em regime de giro muito reduzido, reduzindo na mesma proporção a necessidade de óleo bombeado.
Em resumo, o problema fica mais por conta das forças longitudinais, e isso é resolvido com o uso de cache no carter, que também oferece uma maior margem de segurança nas frenagens e permite deitar e rolar no uso do "puta-taco", que é a técnica de frear e manter o motor acelerado ao mesmo tempo (com o uso parcial da embreagem, naturalmente), e a foto já postada, que mostra a chapa elaborada pela Moroso, é um exemplo deste tipo de cache.
Como citei anteriormente, o que serve para velocidade não serve necessáriamente para barrancos, e o cache, embora tenha suas vantagens, tem que ser repensado em função das novas limitações, que no caso em questão se apresenta na forma de excesso de inclinação e não "g's".
Foi pensando nisso que levantei a proposta de pescador flexível, que também tem suas limitações muito em função da geometria do carter (quanto mais quadrado melhor), só que neste meio tempo pensei um pouco mais sobre o assunto e já fiz alguns croquis com outras possibilidades.
Os desenhos já estão prontos, já estou detalhando em texto e depois que transferir tudo para formato PDF faço a postagem aqui no fórum.
Abraços,
Foi pensando nisso que levantei a proposta de pescador flexível, que também tem suas limitações muito em função da geometria do carter (quanto mais quadrado melhor), só que neste meio tempo pensei um pouco mais sobre o assunto e já fiz alguns croquis com outras possibilidades.
Os desenhos já estão prontos, já estou detalhando em texto e depois que transferir tudo para formato PDF faço a postagem aqui no fórum.
:D Grande Sukys!!!!
:o Falou tudo! Aguardamos os croquis!!! :D
[]'s
samukanvas
02/05/2005, 22:54
Samuka,
e permite deitar e rolar no uso do "puta-taco", que é a técnica de frear e manter o motor acelerado ao mesmo tempo (com o uso parcial da embreagem, naturalmente), e a foto já postada, que mostra a chapa elaborada pela Moroso, é um exemplo deste tipo de cache.
Abraços,
Prof. Sukys,
Mais uma capítulo do meu telecurso 4x4brasil foi concluído (ainda a espera do seu post sobre carter em pdf) :lol:
Prof, não seria punta-taco (em italiano)? essa eu não sei mesmo.... :roll: mas me falaram que seria ponta e calcanhar... Esse processo seria feito quando se está freiando se dá pequenos toques no acelerador ao mesmo tempo em que se reduz pra sincronizar giro motor e câmbio? Tentei fazer muito isso mas é difícil pacas :wink: , aonde eu fiz escola tinha que frear com o pé esquerdo e ouvir o motor pra reduzir... (Se faz de tudo pra ganhar uns décimos :lol: ) com o tempo se aprende o tempo de troca e não se usa mais a embreagem (mesmo na chuva) e era um sequencial (pior câmbio pra trocar sem punta-taco) e tinha 500cv. Sukys, nem passa pela minha cabeça contrariar vc em nada, mas fiz muito isso e sei que é possível :mrgreen:
[]'s desviando o assunto.... mas ainda assim o assunto é interessante :lol:
não seria punta-taco (em italiano)?
Seria não, é. :oops:
Mais uma capítulo do meu telecurso 4x4brasil foi concluído
E enquanto você faz isso eu vou voltar às aulas do tele-curso segundo grau, porque "puta-taco" é um taco grande e não tem nada a ver com punta-taco. :lol:
Fazer punta-taco é coisa de costume e se não se deu bem com isso tente o taco-punta, que é justamente o procedimento inverso ou, se for possível, o uso das laterais do pé.
A técnica utilizada para frear e acelerar ao mesmo tempo depende muito da ergonomia dos pedais, do tamanho do pé e até do tipo de calçado que se está utilizando (sapatilha usada em corrida costuma ter solado fino, o que pode em alguns casos atrapalhar um pouco no punta-taco)
...nem passa pela minha cabeça contrariar vc em nada...
Pois deveria, porque eu falo muita bobagem... :lol:
Abraços,
samukanvas
03/05/2005, 10:54
porque "puta-taco" é um taco grande ....
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Pois deveria, porque eu falo muita bobagem... :lol:
Se tem alguém que não fala bobagem é o sr.... :wink:
[]' tentando ensinar padre a rezar missa (coitado de mim :roll: )
:D Grande Sukys!!!!
:o Falou tudo! Aguardamos os croquis!!! :D
[]'s
:D E aí Sukys? Tá quase? Se quiser, zipa tudo e manda do jeito que está, aí eu faço a conversão... :wink:
[]'s
Giovani,
Estive viajando e só hoje terminei o croqui, que segue abaixo em formato PDF.
Abraços,
Giovani,
Estive viajando e só hoje terminei o croqui, que segue abaixo em formato PDF.
:D Grande Professor Sukys!!!
:D Show!!! Entendimeto perfeito!!! E simples de se fazer...
:D Bom, com base nisso, pergunto:
1- Aquela chapa soldada, é totalmente vedada, ficando só o furo do pescador, ou existem furos menores, para escoamento o óleo??
2- De que material seria feito o pescador? Tubo ou flexível??
3- Considerando que nas descidas, o motor geralmente está em marcha lenta, seria mesmo necessária a instalação da bomba???
4- Essa bomba, poderia ser uma elétrica de combustível?? Existe outra opção (nacional/barata)???
[]'s
Respondendo intercalado ao seu texto
1- Aquela chapa soldada, é totalmente vedada, ficando só o furo do pescador, ou existem furos menores, para escoamento o óleo??
Embora não seja necessário podem existir mais furos, só que dependendo da posição pode comprometer a quantidade de óleo armazenado pelo cache.
É só imaginar o furo (ou furos) e também imaginar o que acontece quando se inclina o carter com o cache cheio de óleo.
2- De que material seria feito o pescador? Tubo ou flexível??
Aí vai da disponibilidade, mas um tubo rígido vai garantir que a captação seja sempre feita da forma pretendida. Se optar por algo flexível é bom lembrar que dentro do carter não é qualquer tipo de borracha que permanece flexível por muito tempo, já que o óleo em alta temperatura práticamente cozinha a dita.
E não esquecer de dispor de um filtro de tela na ponta do pescador, evitando assim a entrada sujeira dentro do circuito.
3- Considerando que nas descidas, o motor geralmente está em marcha lenta, seria mesmo necessária a instalação da bomba???
Depende do tempo que vai durar a descida. :lol:
Veja bem, coloquei três propostas que levam justamente em conta variações no grau de inclinação e tempo de permanência, e o uso da bomba auxiliar é para casos extremos onde o tempo de permanência se torna importante.
Não entrei no mérito do formato do carter (mais curto em motores de 6 cilindros em V, mais comprido nos de 6 em linha, etc. ) justamente porque a diversidade nos formatos também pode influenciar de forma positiva ou negativa, e cada caso deve ser analisado individualmente para então determinar a atuação mais apropriada, que pode até ser a utilização de 1 ou 2 litros de óleo a mais dentro do carter, sem nenhuma modificação mecânica.
Mais uma vez, cada caso é um caso.
4- Essa bomba, poderia ser uma elétrica de combustível?? Existe outra opção (nacional/barata)???
Bomba elétrica de combustivel, nem pensar, em poucas horas de uso o óleo manda a dita pro saco, principalmente por causa da viscosidade.
Como o circuito proposto é de baixa pressão e como devido à inclinação pode haver entrada de ar, a melhor opção fica por conta das bombas do tipo palheta, usadas em compressores de direção hidráulica, por exemplo (e que existem aos montes em qualquer ferro-velho).
E devido a baixa pressão, uma bomba dessas pode até ser acionada por um pequeno motor elétrico, do tipo utilizado em limpadores de parabrisa (com caixa de redução), o que diminuiria a complexidade da instalação e até permitiria o acionamento seletivo através de um simples interruptor no painel.
E para quem gosta de inventar, um interruptor de inclinação tornaria o acionamento automático, à prova de esquecimentos.
Abraços,
a melhor opção fica por conta das bombas do tipo palheta, usadas em compressores de direção hidráulica, por exemplo (e que existem aos montes em qualquer ferro-velho).
:D Traduzindo: uma bomba de direção hidráulica??
:D Valeu!!!
[]'s
Beto Lacerda
11/05/2005, 14:05
olhando parece simples , giovani qdo o berga fizer um p/ T-Rex ja sabe p/ quem é o 2º né ...
[]'s
equipeminas4x4
11/05/2005, 15:15
To precisando para o motor AP. Quem se habilita???
[]´s
:shock: Show de bola este esquema! :shock:
Tô pensando nesse sistema faz tempo. :D Agora com esse esquema fica mais fácil. :D
olhando parece simples , giovani qdo o berga fizer um p/ T-Rex ja sabe p/ quem é o 2º né ...
Não seria uma má idéia, um kit... :roll: :lol:
[]´s
[]'s
:D Fala Beto!!!
:o Isso é simples... Num fds vc mesmo faz... O maior serviço seria fazer a bomba funcionar com um motor elétrico.
:D Também se poderia adaptar uma polia de ar condicionado numa bomba, e deixá-la instalada no motor, acionada num botão no painel ou como o Sukys falou, usando uma espécie de inclinômetro. Para esse acionamento, acho que uma bóia de caixa d'água deve funcionar muito bem! Não é qualquer bóia, mas sim aquelas que acionam bombas submersas. :wink: Ela possui um peso interno, que rola, fechando os contatos, dum lado ela liga, do outro desliga... E é à prova d'água! :mrgreen:
[]'s
Por que vocês não levam a idéia ao Donatti?
Quem sabe ele não desenvolve e comercializa o carter cache + pescador na forma de kit?
Mesmo considerando o lucro de quem fabrica e comercializa, em quantidade é possivel manter a qualidade e o preço fica mais em conta, mesmo porque eu abro mão dos meus Royalties. :lol:
Pagar várias dezenas de dólares por uma chapa recortada (importada) não faz muito sentido quando existe condições de se fazer o mesmo por aqui.
Abraços,
Mesmo considerando o lucro de quem fabrica e comercializa, em quantidade é possivel manter a qualidade e o preço fica mais em conta, mesmo porque eu abro mão dos meus Royalties. :lol:
:D Isso não é tão fácil... Entre os motores mais usados, temos pelo menos uma meia dúzia! Seriam então 6 kits diferentes! E pra fabricar em série e vender, vc terá um custo bem alto que seguramente não será diluido em quantidade, pois a procura não é tanta assim... Na verdade pouquíssimos jipeiros seriam usuários de um sistema desses... :wink:
Pagar várias dezenas de dólares por uma chapa recortada (importada) não faz muito sentido quando existe condições de se fazer o mesmo por aqui.
:D Se a coisa se resumir só ao cárter e pescador, qualquer funileiro faz isso com uma mão nas costas... É só levar o .pdf e mostrar pro cara.
:o O que se tornaria caro, é se o Sukys cobrasse os Royalties... :lol: :lol: :lol:
[]'s
Alexandre Vaz Ferreira
12/05/2005, 22:42
[]'s
Sabe sim.....é pro meu Jeep que já mora lá na oficina do Berga :P
um abração
Se a coisa se resumir só ao cárter e pescador, qualquer funileiro faz isso com uma mão nas costas... É só levar o .pdf e mostrar pro cara.
Quando me referi ao kit, Geovani, não estava pensando no sistema com bomba de recalque, que realmente teria uma aplicação limitada à quem faz uso extremo, e sim ao sistema de cache + pescador, que é interessante para todos que fazem Off Road.
E essa história de que "qualquer funileiro faz com as mãos nas costas", bom seria se fosse assim, já que a maioria dos funileiros mal sabem fazer funilaria, quem dirá entender um croqui sem detalhes técnicos importantes. Prova disso é a quantidade de mensagens que aparecem neste fórum com as dúvidas das mais variadas (algumas até elementares) que aparecem APÓS a consulta à funileiros, mecânicos e eletricistas.
Eu ainda acho que se alguém se dispuser a montar algo realmente bem feito e funcional é possível sim ganhar algum dinheiro vendendo o cache na forma de kit.
Reservadas as devidas diferenças de mercado, se a Moroso faz e ganha com isso, por que não fazer por aqui?
Abraços,
E essa história de que "qualquer funileiro faz com as mãos nas costas", bom seria se fosse assim, já que a maioria dos funileiros mal sabem fazer funilaria, quem dirá entender um croqui sem detalhes técnicos importantes. Prova disso é a quantidade de mensagens que aparecem neste fórum com as dúvidas das mais variadas (algumas até elementares) que aparecem APÓS a consulta à funileiros, mecânicos e eletricistas.
:D Tem razão!!! Às vezes esqueço disso...
Eu ainda acho que se alguém se dispuser a montar algo realmente bem feito e funcional é possível sim ganhar algum dinheiro vendendo o cache na forma de kit.
:D É possível...
[]'s
samukanvas
13/05/2005, 14:25
Abraços,
Ilmo. Prof Sukys, :lol: :lol: :lol:
Acho que sei a resposta: Ninguém dá valor a um serviço desses e mesmo que o cara o faça barato, todo mundo vai achar caro e vai colocar o carter com as divisórias.... :roll:
x2
Poucos querem pagar preço justo por serviço que aparece, imagine uma coisa escondida que não dá Ibope no Ibira.............. :roll:
Abraços,
Afonso Carlos
13/05/2005, 17:19
x2
Poucos querem pagar preço justo por serviço que aparece, imagine uma coisa escondida que não dá Ibope no Ibira.............. :roll:
Abraços,
Ok OK OK OK !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bill otima, vc definiu em apenas uma frase, 90% do mercado Off-road Brasileiro. Quem sabe um dia está proporção diminua.
Um grande abraço Afonso Carlos.
Pq nao pensar num sistema fechado como os de moto?
Pode ser algo do tipo serpentina com canos de grande calibre onde caiba o conteúdo do carter (neste caso há até ganho pelo resfriamento do óleo).
Acho q sistemas de máquinas industriais já devem ter pronto pra venda, nesse caso o carter é "eliminado" (ou drasticamente diminuido)e subsituído pela serpentina/mangueiras usadas nos vazantes dos motores, com bomba hidraulica (quem sabe até bomba de direção hidráulica) e filtro colocado nas mangueiras (tb já tem pronto pra venda), assim funciona de cabeça pra baixo e por tempo indeterminado:
pra inspirar veja o de moto(copiar o link e colar em outra pág):
http://www.motorcycle.com/mo/mcdirt/mcphotos/xr10.gif
poderia ser usado um radiador grande na frente do radiador de água, ou pequenos radiadores (2,3,4..) no caso de falta de espaço:
radiadores de óleo industriais (grandes):
http://www.radoriginal.com.br/2004/pt/fotos/ind_nova_24.jpg
http://www.radoriginal.com.br/2004/pt/fotos/industriais01.jpg
fonte:
http://www.radoriginal.com.br/2004/pt/industriais.asp
radiadores de óleo pequenos:
da Turbosil Turbinas Ltda
http://www.aberto24hrs.com.br/ftp/46416897000130/radiador.gif
http://www.turbosil.com.br/
de fusca:
http://www.jocadi.com.br/paipe.gif
da Aldee Spyder:
http://www.fimdeprova.com/cars/prototipo/thumbs/radiador_de_oleo_png.jpg
http://www.fimdeprova.com/cars/prototipo/aldee.php
imagem maior:
http://www.fimdeprova.com/cars/prototipo/imgs/radiador_de_oleo_png.jpg
da Zona Auto:
http://www.zona-auto.com/Spoon/Blitz_AT_Oilcooler.jpg
http://www.zona-auto.com
http://www.ultima-gtr.info/pics/240503oilfan.jpg
posição:
http://www.broadfootracing.com/Alex%20Bell%20Oil%20cooler%20&%20engine.JPG
Com certeza devo ter deixado de lado alguns aspectos como por exemplo as peças móveis que ocupam algum espaço dentro do carter (vira+bielas/alguma engrenagem), nesse caso o carter poderia ser diminuido mas sobrando espaço ao movimento.
Bem essa é a idéia bruta, com um pouco de criatividade e iniciativa dá pra se chegar num produto de bom rendimento, usando peças já prontas na indústria, inclusive nacional.
valeu
Deró
Pq nao pensar num sistema fechado como os de moto?
Pode ser algo do tipo serpentina com canos de grande calibre onde caiba o conteúdo do carter (neste caso há até ganho pelo resfriamento do óleo).
:D Fala Deró!!!
:D Não muda muito de um sistema como o da Moroso. Claro que na versão tupiniquim, poderíamos barateá-lo. Mas isso depende de outros fatores.
Por exemplo, num motor 6 cilindros, vc tem um cárter de + ou - 60 a 70 cm de comprimento. Seria peciso no mínimo, 2 pontos de captação de óleo, para que um cárter seco funcione. Cada ponto, representa uma bomba! Só isso já dá um trampo considerável... Custa dinheiro, fazer em forma de kit então... Para vender 1 à cada 2 ou 3 meses... Se vender...
Isso vai de cada um, conforme a necessidade (real ou imaginária), fazer o seu próprio sistema. O esquema do Sukys já ajudou muito! Acho que colocando a chapa no cárter e o pescador, já é um bom começo! O resto vem depois, se houver real necessidade. Aí sim dá pra pensar em um radiador, aproveitando o serviço da bomba para resfriar o óleo. Isso não é difícil. Já eliminar o depósito no cárter, implica numa série de coisa$... :wink:
[]'s
Bill otima, vc definiu em apenas uma frase,90% do mercado Off-road Brasileiro
90% do mercado brasileiro de adesivos... :lol:
O Ibirapuera é UM ponto de encontro e local de muito desfile, e tem muuuuuito trilheiro que nem dá as caras por lá, e com certa razão.
Tudo bem que por lá até existe algum mercado de peças e acessórios, só que deixando de lado os pequenos comerciantes aquilo vale mais como vitrine do que qualquer outra coisa.
Acho q sistemas de máquinas industriais já devem ter pronto pra venda, nesse caso o carter é "eliminado" (ou drasticamente diminuido)e subsituído pela serpentina/mangueiras usadas nos vazantes dos motores, com bomba hidraulica (quem sabe até bomba de direção hidráulica) e filtro colocado nas mangueiras (tb já tem pronto pra venda), assim funciona de cabeça pra baixo e por tempo indeterminado:
Deró, a coisa não é muito complicada mas também não é assim tão simples.
Serpentinas e canos de grosso calibre podem afetar negativamente o arrefecimento do óleo, que não deve ficar muito abaixo de 90~100°, e o carter não pode ser simplesmente eliminado por uma questão muito simples: na grande maioria dos casos a lubrificação dos pistões e camisas é feita por chapisco, justamente pelo óleo que fica armazenado no carter.
Outra coisa, funcionar inclinado é muito diferente de funcionar de ponta cabeça ou até deitado. Cada caso tem suas particularidades e complicações.
Abraços,
Acho que sei a resposta: Ninguém dá valor a um serviço desses e mesmo que o cara o faça barato, todo mundo vai achar caro e vai colocar o carter com as divisórias....
Concordo contigo e com o Bill se levarmos em conta a mentalidade da maioria dos usuários, que por sinal estão nessa por mero acaso.
Resta saber se quem está por afinidade representa um volume significativo.
Abraços,
Giovani,
Sukis,
Obrigado pelas colocações, a idéia é essa mesmo: ir somando e ver no que dá ao final :D
Sobre o sistema de chapisco restou uma dúvida: como os sistemas de carter seco lidam com essa questão? (se é que usam :roll: )
Diante dessas dificuldades penso se a simples inclusao de um sistema/radiador de óleo de tamanho razoável já nao serviria para manter a lubrificação (reserva técnica) durante um tempo em q o veículo estivesse em posiçao desfavorável para o pescador puxar óleo do carter, nesse caso o óleo que estivesse no sistema/radiador daria retorno ao motor e garantiria a lubrificação :roll:
valeu :D
Sobre o sistema de chapisco restou uma dúvida: como os sistemas de carter seco lidam com essa questão? (se é que usam :roll: )
:D Fala Dero!!!
:D Mesmo o cárter seco, não é tão seco assim... Acho que a foto abaixo ilustra bem isso. Fica uma reserva, que deve ser suficiente para o "chapisco"... Se falei bobagem me corrijam... :P
Diante dessas dificuldades penso se a simples inclusao de um sistema/radiador de óleo de tamanho razoável já nao serviria para manter a lubrificação (reserva técnica) durante um tempo em q o veículo estivesse em posiçao desfavorável para o pescador puxar óleo do carter, nesse caso o óleo que estivesse no sistema/radiador daria retorno ao motor e garantiria a lubrificação :roll:
:o Isso depende muito do tempo em que se fica numa posição desfavorável. Como já descrevi antes, fiquei + de 5 minutos uma vez... :(
[]'s
Sobre o sistema de chapisco restou uma dúvida: como os sistemas de carter seco lidam com essa questão?
Como o Giovani já disse, o termo "carter sêco" não deve ser levado ao pé da letra, com acontece também com inumeros outros termos do meio automobilistico, como "vidros elétricos", "cebolinha e cebolão", "panela de pressão", etc., e a foto do carter ilustra muito bem que o volume de óleo no carter é menor mas ainda presente, justamente por causa da lubrificação dos pistões e camisas.
E só para ilustrar, existem casos onde o carter mantém o volume original, como é o caso de motores VW boxer, lembrando que a grande vantagem do sistema de carter sêco está na maior quantidade de óleo e na presença de arrefecimento mais eficiente, itens importantíssimos em motores de competição, ainda mais em motor refrigerado à ar, como é o caso do Fusca.
Diante dessas dificuldades penso se a simples inclusao de um sistema/radiador de óleo de tamanho razoável já nao serviria para manter a lubrificação (reserva técnica) durante um tempo em q o veículo estivesse em posiçao desfavorável para o pescador puxar óleo do carter, nesse caso o óleo que estivesse no sistema/radiador daria retorno ao motor e garantiria a lubrificação
A "simples" inclusao de um sistema/radiador requer a presença de bomba de recalque e reservatório, caso contrário nem funciona, a não ser que o conjunto fique em nível inferior ao carter, com pescador idem, só que o comprimento do pescador não pode ser aumentado sem critério. Acontece que a bomba original do motor (quando de um estágio) via de regra é por engrenagens e este tipo de bomba é ótimo para pressurizar ("empurrar") mas não para recalcar ("puxar") o óleo lubrificante.
Por isso que na minha proposta de carter com sistema de recalque deixei bem claro que a bomba tem que ser do tipo palheta, que atua tanto em recalque quanto em pressurização.
Simplicidade por simplicidade, o carter com cache e pescador modificado serve para a maioria dos casos.
Complicar por complicar, carter com cache mais a bomba de recalque ainda é muito mais simples do que um sistema de carter sêco completo, a não ser que também exista a necessidade de arrefecer o óleo.
Abraços,
Ótimas colocações :D
valeu
geraldo paulino filho
11/11/2005, 22:58
Tô doido querendo fazer isso no motor Ap, só que diesel, seria um sistema de carter sêco, com a capacidade de óleo maior que a original,uns 40% [passando para 5 Litros]
Vi um anúncio de bomba de óleo para carter sêco na Sport System Virtual Store poe 280 reais e uma outra para refrigerar radiador de óleo por 150 reais, mas eram para motor de fusca, será que serviriam e seriam fáqceis de adaptar nos motores AP??
equipeminas4x4
14/11/2005, 09:31
Geraldo,
Se vc conseguir descubrir, me avisa q eu tb to precisando.
[]´s
p.peleje
02/12/2005, 15:18
E AE Galera,
alguém já fez pro AP? pra contar como ficou?
E referente ao que o Sukis falou ao pescador de aeromodelismo é assim mesmo, é uma mangueira com uma ponta de ferro que faz o peso pra que sempre esteja captando o combústivel.
E inclusive o que a gente faz com modelos mais acrobáticos, é colocar duas mangueiras dentro do tanque, uma de cada lado.
[]s
Peleje
patoloco
10/12/2006, 20:41
:-D ha se pudessemos ter um motor (2T) com uns 200cv v6 e com torque em baixa, seria solucao pra todos estes problemas,as (DKV)belcar,vemaguets eram imbativeis em circuitos no seu tempo, virabrequins rolamentados, sem valvulas,lubrificacao pela gasolina, devido ao tipo de lubrificacao de seus motores.....nao esquentavam,nao davam falta,faceis de preparar,giravam altos rpm (facilidade de cvs)......motores leves e pequenos .....a propria dkv ia lancar um v6 pra equipala em 69(parecido com o v6 do passat alemao de hoje)com a bagate-la de 170cv .......mas voltando a lubrificacao um dos motivos de usarmos carter seco em arrancadas e o aumento de resposta do motor (devido ao virabrequim nao encontrar resistencia ao bater no lubrificante.....)que geraria perda de cvs,imaginem em um 6bocas o arrasto dos contra pesos batendo no oleo!!!! na arrancada os motores sao preparados com pecas muito mais resistentes que as originais (bronzinamento principalmente)tratamentos especiais em virabrequins,bielas e pistoes.....e ainda assim usamos adtivos (MILITEC)pra nao fundir tudo!!!!!!!!!.......em meu jeep uso pecas originais (apenas trabalhado o fluxo pra eliminar as restricoes) e uso adtivos pra proteger as pecas ,costumo abusar muito do coitado principalmente em inclinacoes mas nunca tive problemas de falta de oleo (verificando o motor aberto recentemente depois de dois anos destruindo o coitado,nao notei desgaste em nenhum ponto fora do normal!!!!!! ADTIVOS,E BRONZINAMENTO ESPECIAL talves sejam uma opcao mais barata que o projeto de carter seco.8) PS ja viram um funny car com 1.500cv arrancando,empinando a mais de metro,com o motor disparado a mais de 8.000rpm,por mais de 10mtrs ate abaixar:palmas: e seguir rumo´,ACREDITEM!!! NAO QUEBRAM SO POR CAUSA DO CARTER SECO que mantem a pressao constante,so que com un sistema destes da pra fazer um motor inteiro e ainda sobra $$$$pras forjas.
alexandre roveri
15/12/2006, 08:08
Pessoas ! Aproveitando o assunto !
E se eu quiser colocar apenas um radiador de óleo :?:
Tem que colocar uma segunda bomba de óleo pra não perder pressão no circuito :?:
Somente aquela flange pra desviar a circulação pro radiador (mesmo que seja um radiador de fusca) não fununcia:shock: :?:
varios anos depois,!!!!!!!!:cry: nossa este topico ta vazio mesmo heim , só quero ver como ficaram as ideias da galera depois deste tempo todo:concordo: ou sera que ta todo mundo usando aditivo no motor,forjadinho......:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
fabiano carraro
06/01/2008, 22:40
:shock:"REATIVANDO UM MORTO"e chorando de raiva por causa da dor de cotovelo.
Marcelo A. Marchiodi
09/01/2008, 12:32
:shock:"REATIVANDO UM MORTO"e chorando de raiva por causa da dor de cotovelo.
Mudando um pouco o rumo, o que é isso na foto, um air shock... com mola?:pensativo:
Luciano SHAKALL
28/03/2008, 13:53
"... se eu quiser colocar apenas um radiador de óleo :?:
Tem que colocar uma segunda bomba de óleo pra não perder pressão no circuito :?:
Somente aquela flange pra desviar a circulação pro radiador (mesmo que seja um radiador de fusca) não fununcia :shock: :?:Tenho a mesma dúvida (se a bomba original "dá conta"; ou ainda, se dá conta mas a força muito :pensativo: ...)
[]'s
fabiano carraro
29/10/2008, 00:11
dez anos depois sim é um airshoks com mola,e o carter seco como andam as ideias,estouramos um 6cc esta semana na trilha (PEDRALIZA-cwba) por causa deste problema,300mts andando com o cotovelo encostado no barranco,de tamanha inclinaçao lateral que ela tinha e o teto e porta da goodizilla inteiro amassado,pense num lugar pesado pra andar com qualquer coisa que seja,a sobre a pressao acredito nao mudar desde que o sistema esteja lacrado
mas nao tenho certeza vou pesquisar mais .....daq a 20 anos ativamos o topico novamente:parede:
Julio Militão
01/11/2009, 00:26
Tenho a mesma dúvida (se a bomba original "dá conta"; ou ainda, se dá conta mas a força muito :pensativo: ...)
[]'s
Bom, só hoje vi este tópico! No meu OM314, puxei de uma saida na frente do motor óleo para lubrificar a turbina e nao deu problema. A dana fabrica uma bomba de óleo elétrica própria para isso: http://www.dana.com.br/automotivo/tecnologias/SistemaInteligenteLubificacao.asp