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Ver Versão Completa : Retirar mola da Band para ficar mais macia!?



Amamedes
02/01/2011, 12:18
Alguem já retirou uma ou mais molas da trazeira da Band para ela ficar mais macia???


Comprei minha Band com pneus Mud 33" que não esta cabendo corretamente, estão amassando os para-lamas, está tambem jumelos maiores e amortecedores originais, estou achando ela macia quando roda na cidade mas quando vai pra buraqueira é dura pra caramba, sera que consigo reverter essa situação sem prejudicar o desempenho!?

Gostaria da opinião de vocês.

Dimasi
02/01/2011, 12:32
Albert,

Qual o calço que tá na band ? Os originais são de 1/2 pol. Usando os topkits de 1 e 1/2 deve melhorar o conforto e resolver o problema das rodas. Só que vai ter que fazer algumas adaptações. Veja os tópicos :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67559&highlight=topkits+band
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1420&highlight=topkits+band
O Rafael tirou molas do feixe e gostou do resultado, mas ele optou por pneus + finos. Quando ele curar da bebedira :twisted:, ele passa os detalhes.

Abs

feitosac
02/01/2011, 20:31
Amamedes,
Sou contra retirar molas da Band, existem outras soluções sem ter que fazer isto, se voce tira uma mola as outras ficam sobrecarregadas, existe um tópico sobre como aumentar o conforto das Bands, da uma pesquisada, como alternativa ao que voce quer fazer , sugiro colocar uma chapa fina entre as molas como calço elas vao trabalhar com uma folga entre elas ja vai melhorar muito e se voce colocar peso na Band elas vao encostar nas pontas e aguentar o peso, fora isso coloque calços Topkits (tem um tópico aberto por mim) eu coloquei tambem amortecedores Turbo gás cofap da Ranger Argentina, tudo isso melhorou muito o conforto do carro sem comprometer a segurança, lembre-se Band nunca vai ser totalmente confortavel o que podemos fazer é melhorar.
Abraços.

Amamedes
02/01/2011, 20:34
É galera estou vendo em outro forum que o negocio é colocar o TopKit de 1" em vez de tirar as molas, vou comprar, instalar e depois ver como ficou a viatura.

Albieri,R.J.
03/01/2011, 01:58
Amamedes,
Sou contra retirar molas da Band, existem outras soluções sem ter que fazer isto, se voce tira uma mola as outras ficam sobrecarregadas, existe um tópico sobre como aumentar o conforto das Bands, da uma pesquisada, como alternativa ao que voce quer fazer , sugiro colocar uma chapa fina entre as molas como calço elas vao trabalhar com uma folga entre elas ja vai melhorar muito e se voce colocar peso na Band elas vao encostar nas pontas e aguentar o peso, fora isso coloque calços Topkits (tem um tópico aberto por mim) eu coloquei tambem amortecedores Turbo gás cofap da Ranger Argentina, tudo isso melhorou muito o conforto do carro sem comprometer a segurança, lembre-se Band nunca vai ser totalmente confortavel o que podemos fazer é melhorar.
Abraços.


Mamedi,

eu sou baixa renda entao vou dizer o que fiz na minha!!!
Arranquei os 33" e com a venda dos pneus e aros compreu aros 16 e pneus velhos pequenos. Dai fui ao moleiro e arranquei 4 molas de cada feixo, visto que para ter os 33 a band tem que estar no minimos com 7 molas/feixo na traseira e 5 na dianteira; deixei 4 atras e 4 na frente e arqueei as traseiras. porra, outro carro, ate parece jipe, maravilhoso.
Meus amortecedores sao originais (240 reais os 4).

Entao, top kit, armotecedores rancho e outros, sao maravilha pra quem tem dinehiro pra brincar,,, pros pobres a opçao é deixar o carro mais original possivel... hehehe, tira os 33!!!!!!!!!!!!!!!! :odedo:

Mas Feitosa, é por essa e outras que estou atras de troller ou sw4
Adoro band, desde pequeno meu pai teve e depois de velho resolvir ter, mas to com um sonho fixo, uma porra, que se chama trolha

()s

THBrutus
03/01/2011, 02:22
Primeiro vá em um bom moleiro, veja em que estado esta as buchas de jumelos etc..., peça para colocar pinos de jumelos com engrachadeira( lubrificados ), verifique seus amortecedores, se as molas estiverem boas pode usar sem medo 4 na dianteira e 5 na traseira contando com a do contra feixe, em relação aos calços da cabine pode usar sem medo os topkits, vc também tem a opção de usar os suportes da caixa dos SCANIA (111,112...) só que ficam mais altos e necessitam de pequenas adaptaçoes ( fácil ) vc vai usar 11, na faixa de preço de R$16,00 cada!
Pode ficar tranquilo que fica muito bom!

THBrutus
03/01/2011, 02:25
Rsrsrsrs.... é engraxadeira....:oops:

Guiga Tostes
03/01/2011, 11:17
Dai fui ao moleiro e arranquei 4 molas de cada feixo, visto que para ter os 33 a band tem que estar no minimos com 7 molas/feixo na traseira e 5 na dianteira;

Entao, top kit, armotecedores rancho e outros, sao maravilha pra quem tem dinehiro pra brincar,,, pros pobres a opçao é deixar o carro mais original possivel... hehehe, tira os 33!!!!!!!!!!!!!!!! :odedo:

()s


Rafa,

mola no feixe não serve/não tem o propósito de fazer lift na suspensão, eu usei pneus 33" por 10 anos e com 4 molas no feixe traseiro e mais da metade desse tempo com os calços/coxim de carroceria e amortedores originais...e a Band sempre foi "confortável" em comparação a outras que já andei ("confortável" para uma Band claro :mrgreen:)...vale lembrar que toda a susp estava com a manutenção em dia: buchas, jumelos, pinos, grampos de mola etc :concordo:

...mais ou menos molas no feixe irão aumentar ou reduzir a capacidade de carga no veiculo e consequentemente o conforto/maciez

Ex.: Uma Band jipe que não costuma carregar muito peso ou passageiros tende a ficar muito dura e "pular" muito se tiver muitas molas no feixe...já uma Band Pick up usada para trabalho se tiver poucas molas ao ser carregada vai arriar...mais ou menos assim.

Já sobre os pneus 33" em aro 15, usando-se a calibragem correta estes tendem a ser muito mais macios e confortaveis do que os pneus mais finos e baixos, pois como tem a banda mais larga e alta amortecem melhor os impactos do solo...não estou dizendo que são melhores do que os pneus originais Band onroad pois ai depende do uso da viatura(trilha/estrada/dia-a-dia/trabalho etc)...mas quanto a conforto os 33" são mais macios.

É possivel ter uma Band confortável sem gastar muito e sem precisar de amortecedores gringos, o ideal é investir nas coisas certas e com calma...pois muitas vezes o barato sai caro. E conforme o amigo THBrutus citou, tem que estar com o restante da suspa em dia: buchas de mola, buchas de jumelo, pinos, jumelos, lubrificação etc :concordo:

Abrs

Abrs

feitosac
03/01/2011, 12:03
Galera,
Quando manifestei minha opnião acima, foi o que fiz para minha Band que é longa, naturalmente mais confortavel que a curta, fiz aos poucos sem gastar tanto assim, os amortecedores turbo gás paguei 280,00 nos quatro um pouco mais que o original, nao estou sentado nas latinhas, se tivesse certamente colocaria rancho com controle interno e certamente bancos Rallye Design, cada um conhece seu bolso e a utilização do carro, no meu caso não faço trilhas e não tenho experiencia com pneus maiores, mas certamente os 33" melhoram o conforto do carro.
Abraços

Guiga Tostes
03/01/2011, 13:49
Aproveitando o momento custos e aliando a dica dos amortecedores do Carlos no post acima, fiz uma conta aqui para vermos quanto custa cada Topkit e compararmos com as demais opções do mercado e tb tentarmos chegar numa receita final economica para melhorar o conforto nas Band:

No kit de 1" para Band curta os calços completos: com parafusos, porcas, arruelas, contra-calço etc sai por R$285,00. A Band tem 10 apoios na carroceria + 2 dos estribos e 1 da grade dianteira onde se usam calços, com isso estamos falando de 13 calços completos(com parafusos,porcas, arruelas etc)... o que nos leva a um custo unitário de: R$21,90 por calço completo.

O coxim/calço de carroceria original da Band custa em média R$8~R$10 cada um, sem parafusos, arruelas etc...o que elevaria o valor unitário perto de R$12~R$15 isso usando-se parafusos e arruelas de qualidade.

Se for partir para uma solulção com calços ou coxins de caminhão(Mercedes, Volks, Scania) ou de outros veiculos(motor do Opala, etc) o custo unitário ficaria em aproximadamente R$15~R$20, isso sem parafusos, porcas e arruelas.

Uma outra solução seria mandar fazer calços de PU, Tecnil, Nylon...neste caso os valores ficam ainda mais próximos do Topkits e tem ainda a questão da maleabilidade do material...que não foi desenvolvido especificamente para este fim. Sei que muita gente usa em Band e Jipes em geral, meu Tio usa na Band dele...mas eu não trocaria pelos meus Topkits jamais.

Dada a diferença de custo unitário "pequena", quando se compara os Topkit com os originais, se é que isso é possivel, pois a qualidade dos materiais é incomparável tanto em tecnologia como em durabilidade e sistema de funcionamento, temos a diferença de aprox de R$6~R$8 por calço. Porém com os originais temos a metade da altura do Kit de 1" e se comparar o kit de 1/2" que tem a mesma medida do original os valores quase empatam.

Na segunda comparação, Topkit Vs Coxins de Caminhão/Carros a diferença fica menor ainda e terás mais trabalho na montagem pois alguns pontos da carroceria da Band que usam as "porcas de embutir" da Topkits são muito, mas muito dificeis de serem montados com porcas comuns pelo seu dificil acesso.

Concluindo, se temos um produto inovador, com tecnologia e desenvolvido pensando em nossas Band a um preço tão competitivo e com resultados muito satisfatório postados pelos usuários, pq partir para soluções paralelas e aparentemente mais economicas?:?:...aí é que o "barato" sai caro:concordo:

Só para esclarecer..., não tenho nenhum relacionamento pessoal ou profissional com a Topkits. Na verdade divulgo desta forma o produto por ser um usuário muito satisfeito e também para incentivar o desenvolvimento de uma empresa que escolheu atuar para o nosso segmento offroad rustico/antigo.
Quando soube desse produto anos atrás e conheci seu funcionamento/fundamento fiquei impressionado e muito feliz em saber que ainda existem empresas que investem em pesquisa para atender aos nossos velhos guerreiros Band, Rural, Cj...é por isso que valorizo este produto e ainda mais sendo nacional!:concordo:

Então temos no final uma boa receita para conforto, apesar de já discutida em outros tópicos, que envolve: amortecedores a gas da Ranger Argentina, calços TopKit e o restante da suspa em dia(molas, feixes, buchas, etc). Pois de nada adianta instalar amortecedores gringos de mais de R$400 a unidade se o restante da suspensão estiver um caco:concordo:

Ps1.:Já usei calços originais na minha Band, não duraram nem 1 ano com o carro rodando pouco.

Abrs

Amamedes
03/01/2011, 14:23
Aproveitando o momento custos e aliando a dica dos amortecedores do Carlos no post acima, fiz uma conta aqui para vermos quanto custa cada Topkit e compararmos com as demais opções do mercado e tb tentarmos chegar numa receita final economica para melhorar o conforto nas Band:

No kit de 1" para Band curta os calços completos: com parafusos, porcas, arruelas, contra-calço etc sai por R$285,00. A Band tem 10 apoios na carroceria + 2 dos estribos e 1 da grade dianteira onde se usam calços, com isso estamos falando de 13 calços completos(com parafusos,porcas, arruelas etc)... o que nos leva a um custo unitário de: R$21,90 por calço completo.

O coxim/calço de carroceria original da Band custa em média R$8~R$10 cada um, sem parafusos, arruelas etc...o que elevaria o valor unitário perto de R$12~R$15 isso usando-se parafusos e arruelas de qualidade.

Se for partir para uma solulção com calços ou coxins de caminhão(Mercedes, Volks, Scania) ou de outros veiculos(motor do Opala, etc) o custo unitário ficaria em aproximadamente R$15~R$20, isso sem parafusos, porcas e arruelas.

Uma outra solução seria mandar fazer calços de PU, Tecnil, Nylon...neste caso os valores ficam ainda mais próximos do Topkits e tem ainda a questão da maleabilidade do material...que não foi desenvolvido especificamente para este fim. Sei que muita gente usa em Band e Jipes em geral, meu Tio usa na Band dele...mas eu não trocaria pelos meus Topkits jamais.

Dada a diferença de custo unitário "pequena", quando se compara os Topkit com os originais, se é que isso é possivel, pois a qualidade dos materiais é incomparável tanto em tecnologia como em durabilidade e sistema de funcionamento, temos a diferença de aprox de R$6~R$8 por calço. Porém com os originais temos a metade da altura do Kit de 1" e se comparar o kit de 1/2" que tem a mesma medida do original os valores quase empatam.

Na segunda comparação, Topkit Vs Coxins de Caminhão/Carros a diferença fica menor ainda e terás mais trabalho na montagem pois alguns pontos da carroceria da Band que usam as "porcas de embutir" da Topkits são muito, mas muito dificeis de serem montados com porcas comuns pelo seu dificil acesso.

Concluindo, se temos um produto inovador, com tecnologia e desenvolvido pensando em nossas Band a um preço tão competitivo e com resultados muito satisfatório postados pelos usuários, pq partir para soluções paralelas e aparentemente mais economicas?:?:...aí é que o "barato" sai caro:concordo:

Só para esclarecer..., não tenho nenhum relacionamento pessoal ou profissional com a Topkits. Na verdade divulgo desta forma o produto por ser um usuário muito satisfeito e também para incentivar o desenvolvimento de uma empresa que escolheu atuar para o nosso segmento offroad rustico/antigo.
Quando soube desse produto anos atrás e conheci seu funcionamento/fundamento fiquei impressionado e muito feliz em saber que ainda existem empresas que investem em pesquisa para atender aos nossos velhos guerreiros Band, Rural, Cj...é por isso que valorizo este produto e ainda mais sendo nacional!:concordo:

Então temos no final uma boa receita para conforto, apesar de já discutida em outros tópicos, que envolve: amortecedores a gas da Ranger Argentina, calços TopKit e o restante da suspa em dia(molas, feixes, buchas, etc). Pois de nada adianta instalar amortecedores gringos de mais de R$400 a unidade se o restante da suspensão estiver um caco:concordo:

Ps1.:Já usei calços originais na minha Band, não duraram nem 1 ano com o carro rodando pouco.

Abrs

Já estou convencido... Já falei pro Rafael me mandar o kit rs

Glauco mendes
03/01/2011, 15:43
Pessoal o Rafael me respondeu hoje que o kit para a band longa c/ 1 e 1/2" esta em promoção por 380 reais c/ frete gratis para todo o país.....

Abs...

Dimasi
03/01/2011, 17:07
Recebi a msg do Rafael da topkits. Kit de 1" para band curta R$ 265,00
com frete grátis. Tô encomendando os meus.

rbata
22/06/2011, 09:50
Ressucitando o tópico.

Quantas molas a Band JIPE curto tem originalmente na traseira e na dianteira??? Essa quantidade muda de ano para ano??? Gostaria de saber pois não sei se a minha tem a quantidade original ou não.

Outra coisa, qual é a durabilidade dos calços topkits em média??? Quantos anos aproximadamente??? Pois a minha veio com calços e não sei qual é a hora correta de trocá-los. Eles apresentam algum sinal de desgaste ou vão se deteriorando???

dudu83
22/06/2011, 14:02
Ressucitando o tópico.

Quantas molas a Band JIPE curto tem originalmente na traseira e na dianteira??? Essa quantidade muda de ano para ano??? Gostaria de saber pois não sei se a minha tem a quantidade original ou não.

Outra coisa, qual é a durabilidade dos calços topkits em média??? Quantos anos aproximadamente??? Pois a minha veio com calços e não sei qual é a hora correta de trocá-los. Eles apresentam algum sinal de desgaste ou vão se deteriorando???

para band 14b os valores estao abaixo, nas mais antigas me perece que o feixe traseiro e mais curto...

dianteiras: comprimento 1.120mm , largura 70mm, espessura (1e2 = 6mm 3,4e5 = 7mm) 5 laminas
traseiras: comprimento 1.327mm , largura 70mm, espessura (1,2,3,4e5 = 7mm 6=6mm ) 6 laminas


esse material dos topkits (neoprene) costuma ter uma vida util extremamente alta, o problema no kit é que os calços traseiros sofrem uma deformação um pouco maior...

guilhermeabreu
25/06/2011, 20:18
Nas BANDS com motor OM316 e OM364 de 84 a 94 1º semestre tem 3 molas no feixe dianteiro e 4 molas no feixe traseiro , tive uma 89/90 com OM314 que tive que colocar mais uma mola no feixe traseiro esquerdo e 2 molas a mais no feixe traseiro direito , pq o lado direito teimava em ficar mais arriado , sendo que a 6ª mola foi de espessura mais fina , nunca mais tive a traseira arriada e desnilvelada .

Conseguí fazer ela ficar mais confortável colocando jumelos do caminhão 1313 na frete e atras , eles tem pino de articulação de bronze com lubrificação e não da folga no feixe de molas , fica sem barulho de bater molas como acontece nos jumelos originais assim que as buchas de borracha dão folga .

Se retirar molas do feixe original , ficará mais macia sim , MAS VAI PREJUDICAR MUITO A ESTABILIDADE E SEGURANÇA SEM FALAR QUE VAI FICAR COM UM VISUAL HORROROSO TODA ARRIDADA , NÃO FAÇA ÍSTO .