Conectar

Ver Versão Completa : Pneus - JPX

EduardoBSB
01/01/2011, 22:22
Boa noite pessoal!

Gostaria de saber qual marca/modelo de pneus indicadas para o JPX, para uso ON-ROAD e/ou ALL TERRAIN!
O JPX está com as rodas originais.
Pretendo comprá-los no próximo mês e quero usar este tempo para fazer uma boa pesquisa de preços.

Obrigado! :concordo:

Patoloko
01/01/2011, 23:45
tá com as rodas aro 15 ou 16?

Martin Melcop
02/01/2011, 08:53
Muito provavelmente esta com 16
Pode usar o 225, 235 ou 245 aro 16

Quanto a marca recomendo os BF, se achar caro veja os Maxxis

EduardoBSB
02/01/2011, 20:24
Obrigado pessoal!
Ele está com rodas aro 16 mesmo!

netto mietto
03/01/2011, 22:05
eduardo a demanda hoje com varias medidas de pneus é aro 15 no meu vendi as originais e coloquei aro 15 com pneus genhinhos so que meu jota 70% é para trilha.

EduardoBSB
03/01/2011, 23:16
eduardo a demanda hoje com varias medidas de pneus é aro 15 no meu vendi as originais e coloquei aro 15 com pneus genhinhos so que meu jota 70% é para trilha.

Jóia Netto?

Acha que vale a pena trocar o aro 16 por um 15?
Pretendo usar meu JPX 95% on-road (o "off-road" seria em idas a chácaras de amigos, pesque-pague, enfim.... coisa mínima, sem trilhas mesmo).

bruno_nomelini
04/01/2011, 09:27
No aro 15 vc tem mais opções de pneus, marcas e, o preço é menor (para radiais).

No aro 16 as opções são mais restritas e, os preços dos radiais muito maiores. Mas se vc quiser usar pneus diagonais (ex 7.50 R-16) tem por preços mais em conta porém, são pneus para uso mais off road ou carga.

Verifique primeiro o preço de rodas 15 mais os pneus, e depois somente o preço dos pneus 16, as vezes não vale.

Se vc roda muito, os 15 serão melhores pois vc trocará mais rapidamente de pneu e a longo prazo o valor pago nas rodas compensará.

Eu tinha um jeep Willys (agora to de JPX) coloquei 7.50 r16 e, rodei por 3 anos vendi o jeep e os pneus ainda estavam muito bons, pra mim na epoca não compensava investir em rodas 15 mais os pneus.

Léo_Babiski
04/01/2011, 11:17
Pretendo usar meu JPX 95% on-road (o "off-road" seria em idas a

chácaras de amigos, pesque-pague, enfim.... coisa mínima, sem trilhas

mesmo).

Se não vai fazer trilha não caia na bobeira de comprar pneus recapados ou pneus com diametro muito grande pois limitará o uso do seu jipe no asfalto.

Algumas alterações, por mais que não sejam grandes, mudam o comportamento do carro principalmente para asfalto.

Abs.

Martin Melcop
04/01/2011, 12:10
Não acho que os pneus 16 são tão mais caros assim.
Tem menos opções, porém para o uso dele, qualquer um dos que falei atende

Chiari
04/01/2011, 12:48
Se não vai fazer trilha não caia na bobeira de comprar pneus recapados ou pneus com diametro muito grande pois limitará o uso do seu jipe no asfalto.

Algumas alterações, por mais que não sejam grandes, mudam o comportamento do carro principalmente para asfalto.

Abs.

Concordo plenamente!

Pneus ressolados são talvez uma mal necessário para levá-lo a trilha. Pois fora dela pioram muito a dinamica do veículo.

Abraço.

joão k. chikui
04/01/2011, 19:32
Eduardo , pro teu perfil acho que um 235 A/T vai muito bem nas rodas originais .O perfil pode ser de 70 até 85%, depende muito da altura que vc quer. Lembrar que qto mais alto, melhor para o off road , porém pesa mais para o motor .A propósito , que motor tem no seu Jota ?
Pode ser BF , Good Year , Pirelli , Yokohama, Koyo , etc ... desde que Zero

EduardoBSB
04/01/2011, 22:28
Jóia pessoal?
Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas!

João,
Me explique um pouco sobre o "perfil" (sim, é meu primeiro 4x4 e sou totalmente cru no assunto....).
O JPX está com o motor original (Peugeot 1.9 XUD 9A).
Eu sei que o bicho esquenta fácil, então já comecei a ler sobre adaptações/ajustes que podem ser feitos para reduzir o problema (já que, pelo que andei lendo, só trocando de motor para solucionar definitivamente o problema de aquecimento, e isto está fora de cogitação por enquanto).

Obrigado!

Martin Melcop
05/01/2011, 13:54
Perfil é a altura do pneu, seja o tamanho do pneu entre a borda do aro até o limite do pneu. Perfil 75 = 75% da largura do pneu
É representado assim: 235/75/15 ou 245/70/15

joão k. chikui
05/01/2011, 20:48
Edu , como teu motor é o XUD , acho que não deve instalar pneus perfil alto .
Por exemplo , o 235/85-16 , original das Defender e algumas F-250 , tem a altura de um 32" (80 -80,5 cm de altura) , o que pode "pesar" para o motor empurrar.
No entanto , um 235/75-16 , essa altura já cairia para 75 a 75,8 cm de altura ou o equivalente a um 30" , porém com 23,5 cm de largura (o 235 é a largura em mm) .
O original é um 215/80-16 que tem 21,5 cm de largura e 75 cm de altura .Não descarte o original tb . Utilizei meu 1º jogo até carecar e fiz muitas trilhas com ele , inclusive praia brava em Boissucanga.
Veja também um 225/80-16 , 1 cm mais largo e 1 cm mais alto.

Acho que de largura , a roda original aceita até um 245(no limite!) .

pretokdz
06/01/2011, 22:35
Eduardo o João mandou bem mas antes de mudar os pneus vc tem que ter em mente que quanto maior o pneu maior será o desgaste do veículo. Por exemplo quanto maior a seção da banda de rodagem maior vai ser o atrito aumentando a força nos rolamentos, setor de direção e principalmente nos munhões lembro a vc que o j tem bucha de bronze em cima e não rolamento sem contar no consumo, aumento de rotação do motor epor aí vai. Os pneus mais largos dão uma estética melhor no carro sem sombra de dúvidas mas ainda prefiro os mais finos para Off Road minha opnião.

Martin Melcop
06/01/2011, 23:00
Só para confirmar a roda original aceita sim um 245. Use o BF AT 245 no meu carro.

EduardoBSB
07/01/2011, 00:21
Jóia pessoal?

Com a ajuda de vocês, estou em dúvida entre apenas 2 configurações:

235/75-16

ou

225/75-16

Acho que assim os pneus não estão tão finos, e também não estão no limite de largura (que conforme muitos colegas já disseram, é 245), e fica com uma altura que vai forçar menos o bichinho.
Um pneu All Terrain dura em média quanto tempo? Como já disse, o uso será pequeno (apenas passeios curtos em fins de semana, nada de viajar ou usar no dia a dia).

Abraço, e obrigado!

Martin Melcop
08/01/2011, 17:14
Eduardo,

Vá de 235
Quanto a durabilidade, espere algo entre 60 a 80 mil Km para os AT, isso da BF Goodrich

EduardoBSB
09/01/2011, 11:30
Jóia Martin?

Mas e a altura? Não vai forçar o motor?
Ainda não sei quando poderei fazer os ajustes/adaptações para melhorar o controle da temperatura....
Obrigado!

Martin Melcop
09/01/2011, 12:49
Eduardo,

Andei bastante tempo com o motor original usando o 245 raio 16 e o 255 raio 15.
O Segredo é não forçar o carro, se tiver que subir uma serra a 40 Km/h suba.
Instale um marcador de temperatura mecanico e fique de olho nos dois marcadores

EduardoBSB
09/01/2011, 22:19
Jóia Martin?

Me desculpe pela total falta de conhecimento mas..... qual a diferença entre os 2 marcadores de temperatura? O mecânico seria mais preciso? O marcador original (por sensor, creio eu), pode "parar" ou acusar uma temperatura errônea?
Pode indicar uma boa marca deste marcador?
Obrigado!

Martin Melcop
09/01/2011, 22:26
O marcador eletrico do J é ruim. As vezes pode marcar mais.

Sim o mecanico é bem mais preciso.
Compre um da cronomac, um pouco mais caro, mas muito bons

EduardoBSB
09/01/2011, 22:57
O marcador eletrico do J é ruim. As vezes pode marcar mais.

Sim o mecanico é bem mais preciso.
Compre um da cronomac, um pouco mais caro, mas muito bons

Jóia Martin?

Alguma dificuldade para a instalação do marcador mecânico? É preciso algum tipo de adaptação?

Obrigado!

Martin Melcop
10/01/2011, 13:03
A unica adaptação é o bulbo que vc deve encaixar no motor/radiador (tem que ver onde é mellhor) e levar a conexão para dentro do carro

Chiari
10/01/2011, 13:28
Olá Eduardo,

Cuidado com essa adaptação do sensor, não recomendo faze-lo no radiador, pois caso a válvula termostática não abra ou o uma mangueira o radiador fure, vc não vai perceber e teu motor funde.

Acho mais legal adaptar no lugar no sensor original, troca um pelo outro.

Abraço.

EduardoBSB
10/01/2011, 21:11
Jóia pessoal?

Encontrei o marcador da Cronomac por R$150,00. O preço é este mesmo?
A idéia de substituir o marcador antigo pelo novo (sem necessitar de adaptações) é boa também (compro um marcador preto e ficará muito parecido com o original). Assim o J continuará como original (que é a minha meta, deixá-lo o mais próximo possível do original militar).
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e dicas!

Martin Melcop
11/01/2011, 07:16
Eduardo,

O original é conjunto com o marcador de combustivel. Só se lembre disso.

pretokdz
11/01/2011, 21:05
Eduardo, se vc quer alguma coisa como J militar, dá uma olhada nas fotos da minha viatura aqui no forum, tá toda original.

EduardoBSB
12/01/2011, 20:17
Joia Martin?

Posso mudar apenas o sensor do marcador (mantendo o mostrador original, mas colocando o sensor mecanico da Cronomac)?

Joia Pretokdz?

Voce teria um link para a visualizacao das fotos do teu JPX?

Obrigado!

Carolino
02/12/2012, 21:53
Eduardo, se vc quer alguma coisa como J militar, dá uma olhada nas fotos da minha viatura aqui no forum, tá toda original.

Pretokdz, tudo bao?

teria como vc enviar mais fotos do seu jota militar original pra mim, e que comprei um pra restaurar e quero deixa lo como de fabrica se possivel for, queria ver dentro da viatura e todos os lados, se nao for pedir demais, mais acho que e, hehehe.

Ficarei imensamente agradecido se puder me ajudar.

Abs e obrigado.

reubertcarolino@gmail.com

Caiogaucho
06/12/2012, 08:05
Tchê, Tive os dois: Yokohama e BF MUD. Pra mim são ops melhores. Os Yoko, (MUD) por ser disrecionais e em V, facilita a dirigibilidade na chuva, Os BF's não precisa nem comentar. No seu caso Iria de BF All, ou Yokohama MUD!!

Abs

Caio

Eduardo , pro teu perfil acho que um 235 A/T vai muito bem nas rodas originais .O perfil pode ser de 70 até 85%, depende muito da altura que vc quer. Lembrar que qto mais alto, melhor para o off road , porém pesa mais para o motor .A propósito , que motor tem no seu Jota ?
Pode ser BF , Good Year , Pirelli , Yokohama, Koyo , etc ... desde que Zero

Tocha
06/12/2012, 18:57
Oi Pessoal,
Comprei pneus Kunho 31X10,5 X15 na www.pneufree.com.br (http://www.pneufree.com.br) paguei a vista cada R$ 573,00 em 08/12.
Entrei outro dia no site e contiunua neste preço.
Estes pneus são Koreanos e são montados nos veículos Hunday e Kia, estou gostando porque não fazem barulho no asfalto e na trilha da prá quebrar o galho.
Quando tenho trilhas mais pesadas em tenho um jogo de frontiera aro 16 que é pau pra toda obra.
Sds
Tócha

Policarpo
13/03/2013, 23:22
Oi Pessoal,
Comprei pneus Kunho 31X10,5 X15 na www.pneufree.com.br (http://www.pneufree.com.br) paguei a vista cada R$ 573,00 em 08/12.
Entrei outro dia no site e contiunua neste preço.
Estes pneus são Koreanos e são montados nos veículos Hunday e Kia, estou gostando porque não fazem barulho no asfalto e na trilha da prá quebrar o galho.
Quando tenho trilhas mais pesadas em tenho um jogo de frontiera aro 16 que é pau pra toda obra.
Sds
Tócha

Uso 31x10,5-15 no meu Jpx, modelo Oligator Ost.

São excelentes!!!

Estão acabando dp de 5 anos de uso...pretendo colocar o Oligator 32x10,5-15...acho que vai ficar legal e não vai pegar muito...

J.Ohia
06/04/2013, 01:02
Olá pessoal, estou pensando em comprar um J pelo fato de dizerem ter a melhor suspensão entre os 4x4, confortável e com bom curso.
Qual o maior tamanho de pneu que posso usar no J com motor xud? Pois o problema seria ter a maior distância possível da bola do diferencial até o chão, pois as estradas estão com facões bem altos e paredes nas laterais que impossibilitam andar em cima do facão.
Se for motor MWM, qual seria o maior tamanho de pneu? Ouvi dizer que J com este motor estoura a transmissão e chega a trincar o chassi, além de alterar muito a distribuição de peso. É verdade isso?

Carolino
21/12/2013, 11:37
Pessoal, bom dia!

Meu jotinha ta com motor do Bora 2.0, mecanica original, qual maior pneu que posso usar nele, quero pra trilha pesada, ele so e usado pra essa finalidade.

Obrigado.

Carolino
23/12/2013, 12:10
Ninguem????

leogc
06/01/2014, 13:32
Ninguem????

para mim o melhor para o jpx original é o 31x10,5/15 se vc tem rodas 15 ou o 235x85/16 para rodas aro 16. outra opção legal para rodas 16 é o 265x75/16, mas aí a roda tem que ser com offset negativo pq pega na torre dos amortecedores.

hoje eu uso 31 genius sem limites, achei muito bons. já usei os vipal vj900 e gostei muito também (é um pouco melhor para andar na cidade).

já vi jpx com pneu 33, com o xud fica bem xoxo, acho que o mesmo aconteceria com um AP ou com um opala. por mais que aguente, acho que é pneu demais. fora que o jpx com aquele diferencial pequeno e alinhado e pneu 31 tem mais vão livre que troller com 33, logo nem precisa disso tudo.

nunca vi chassis de jpx trincado, e olha que já vi um monte com mwm. acho que se vai colocar o mwmw é melhor estudar seriamente trocar os diferenciais....pq eles viram o ponto fraco.

abs

Carolino
08/01/2014, 00:26
para mim o melhor para o jpx original é o 31x10,5/15 se vc tem rodas 15 ou o 235x85/16 para rodas aro 16. outra opção legal para rodas 16 é o 265x75/16, mas aí a roda tem que ser com offset negativo pq pega na torre dos amortecedores.

Os meus sao modelo Marisco da Mamute, dianteira 235 80(?) 16 e traseira 265 75 16, com alargadores de roda de 4 cm e off set negativo total, se e isso mesmo o que eu fiz, virei a bacia das rodas, ganhei mais 5.5 cm.

hoje eu uso 31 genius sem limites, achei muito bons. já usei os vipal vj900 e gostei muito também (é um pouco melhor para andar na cidade).

já vi jpx com pneu 33, com o xud fica bem xoxo, acho que o mesmo aconteceria com um AP ou com um opala. por mais que aguente, acho que é pneu demais. fora que o jpx com aquele diferencial pequeno e alinhado e pneu 31 tem mais vão livre que troller com 33, logo nem precisa disso tudo.

Mesmo com o motor do Bora 2.0 vc acha? Tem 115 cv.

nunca vi chassis de jpx trincado, e olha que já vi um monte com mwm. acho que se vai colocar o mwmw é melhor estudar seriamente trocar os diferenciais....pq eles viram o ponto fraco.

Por enquanto nao tenho vontade de colocar motor diesel, ja que faco pouca trilha, e sempre perto de casa, em torno de 30 km, por enquanto.

abs

Leo, muito obrigado pela valiosa resposta.

Abs!

leogc
08/01/2014, 09:06
Leo, muito obrigado pela valiosa resposta.

Abs!

em termos de motor não temos muita diferença...acho que com pneu 33 as relações ficam muito longas. além disso, começa a pegar em um monte de lugar. imagino que para rodar tranquilo com pneus 33 teríamos que ter um torque acima de 24kg.f, que não é o nosso caso.

só não acho legal rodar com pneus de tamanho diferente na frente e atrás.

essa sua situação com motor diesel é a mesma que a minha...não vale a pena o investimento e o maior gasto de manutenção.

abs

Carolino
08/01/2014, 11:52
em termos de motor não temos muita diferença...acho que com pneu 33 as relações ficam muito longas. além disso, começa a pegar em um monte de lugar. imagino que para rodar tranquilo com pneus 33 teríamos que ter um torque acima de 24kg.f, que não é o nosso caso.

só não acho legal rodar com pneus de tamanho diferente na frente e atrás.

essa sua situação com motor diesel é a mesma que a minha...não vale a pena o investimento e o maior gasto de manutenção.

abs

Leo, a altura dos pneus e a mesma, 81cm em ambas as medidas, por qual a razao vc nao gosta?

Quanto ao motor, meu pensamento e esse mesmo, se der algum pau mais serio, joga fora e compra outro, custa uns 3 conto.

Tem como mudar a relacao dos diferencias do JPX pra reduzir mais?

Eu tenho um outro jota, militar, a mecanica dele me agrada bem mais, e um 4cc opala e caixa clark, esse sim seria bem melhor no montez ne?

Eu que to com preguica, ja que refiz ele toda dentro de 35 dias, quase morri de trabalhar, foi eu mais dois funcionarios que fizemos tudo, trocar essa mecanica e coisa de 4 dias ta pronto, mais to sem pique no momento pra isso.

Mais uma vez muito obrigado.

Abs

leogc
08/01/2014, 12:53
Leo, a altura dos pneus e a mesma, 81cm em ambas as medidas, por qual a razao vc nao gosta?

não sei direito...só acho que não faz muito sentido. mas penso da seguinte forma (não sei se está correto): a massa não suspensa fica bem diferente e isso deve afetar de alguma maneira a dinâmica do carro. mas jpx não corre mesmo, não deve ter tanta diferença assim, já que são do mesmo diâmetro. só te recomendo não acreditar nas medidas de fábrica, pq mesmo pneus do mesmo "tamanho" de fabricantes diferentes tendem a ter tamanhos diferentes. por exemplo: um 750x16 da fate era do tamanho de um 33 enquanto um da firestone era bem menor.

Quanto ao motor, meu pensamento e esse mesmo, se der algum pau mais serio, joga fora e compra outro, custa uns 3 conto.

exatamente.

Tem como mudar a relacao dos diferencias do JPX pra reduzir mais?

acho que não dá não..até já ouvi alguma conversa sobre isso, mas parece que não teria mais espaço para os dentes das engrenagens, elas ficariam fracas (já não são grandes coisas).

uma coisa que já pensamos também era em fazer outra engrenagem para a caixa de redução, aumentando sua redução...mas na época não conseguimos um número mínimo suficiente de interessados.

Eu tenho um outro jota, militar, a mecanica dele me agrada bem mais, e um 4cc opala e caixa clark, esse sim seria bem melhor no montez ne?

Eu que to com preguica, ja que refiz ele toda dentro de 35 dias, quase morri de trabalhar, foi eu mais dois funcionarios que fizemos tudo, trocar essa mecanica e coisa de 4 dias ta pronto, mais to sem pique no momento pra isso.

a configuração do meu é essa também, opala + clark...acho que nem assim empurra o 33. mas eu nem tenho mais essa fissura do pneu 33...ele é muito largo e forçaria demais a suspensão. se eu conseguisse uns 33x10,5/15 pensava seriamente no assunto. esse pneu até já existe no brasil mas é muito caro, e eu só uso pneu recapado.

uma opção interessante também era usar a caixa S10. não é difícil de adaptar, tem a primeira mais curta e a quinta mais longa que a clark do jpx.

realmente essa adaptação do opala com clark é muito fácil....

Mais uma vez muito obrigado.

Abs

abs

Carolino
08/01/2014, 18:14
Leo,

Esses pneus ja vieram assim, comprei uma gaiola ai no Rio de Janeiro, do Carlos Lobo, ele capotou o jota e fez uma gaiola dele, so a comprei por causa da mecanica, pois o meu milico nao tinha caixa, reducao, motor e as rodas com pneus Marisco com 21mm de altura, fiz as contas e ficou melhor comprar a gaiola, custou 6500, o frete consegui de graca com um amigo camioneiro, e me sobrou a gaiola, suspensao e os diferencias de reserva.

Quando for troca los, vou optar pelo conjunto igual, amanha chegam 5 Genyus GT1001 que comprei pro milico, medida 245 75 16.

Esses pneus recapados pra off road, aceitam mais de um recape, ou depois da primeira vai pro lixo, logico que se as carcacas estiverem perfeitas ne.

Abs.

leogc
08/01/2014, 20:35
Eu conheci esse jpx, quando ainda nao era uma gaiola.

Acho que nao aceita outro recape nao. Esses pneus tem estrutura diferente de pneus de caminhao que aceitam um monte de recapes. Alem disso, acho que a carcaca perde a validade antes.

Abs

Carolino
08/01/2014, 22:19
Leo,

Mais uma vez muito obrigado, pelas valiosas dicas.

Grande abraco!