PDA

Ver Versão Completa : Pajero Dakar AT numa subida



George W
31/12/2010, 01:18
Amigos,

Tenho uma Pajero Dakar 10/11. O carro e so elogios. Muito confortavel, motor valente, etc. No entanto, hoje passei um pouco de apuros com ele e queria ouvir a opiniao de voces sobre o que pode ter acontecido.

O fato e que eu estava numa subida bastante ingreme, dentro da cidade, esperando o transito ficar um pouco mais livre para entrar na pista principal. Quando isso ocorreu, acelerei normalmente o carro. Acontece que inexplicavelmente o carro nao respondeu e comecou a descer. Era como se ele precisasse de mais forca e menos espaco para conseguiria responder com mais agilidade a aceleracao. E o meu primeiro carro com cambio automatico, mas confesso que nao fiquei satisfeito quando me vi refem de uma resposta rapida do motor para subir de vez. Resposta essa que nao vejo. Engatei a re e tive que desistir de subir por aquele caminho.

E normal isso acontecer com carro automatico? Em cima de uma subida, com o carro parado, ele nao ter forca IMEDIATAMENTE para subir de vez, mesmo apertando o acelerador ate o talo?

Ajudem-me.


Abracos

André F
31/12/2010, 07:13
Amigo, desculpe, mas tem certeza que o câmbio estava em drive?

Se a rampa for muito íngreme, saia com a reduzida, e em L - mas isso não é uma situação em que carros normais possam transitar.

Lewis Sw4
31/12/2010, 08:20
Amigo, desculpe, mas tem certeza que o câmbio estava em drive?

Se a rampa for muito íngreme, saia com a reduzida, e em L - mas isso não é uma situação em que carros normais possam transitar.


muito estranho , se voce um gol 1000 , mas um carro com o torque da Dakar , dentro da cidade , nao tenho duvidas , a Pajero tem que encarar qualquer subida.

Carlos A. C. Azevedo
31/12/2010, 09:23
Alguma coisa tem de errado ai... voce leu bem atentamente o manual??? ja que é o seu primeiro AT, era melhor ter estudado bem antes de encarar um desafio desse, ou voce ja tinha feito isso antes, creio que não, mas qualquer coisa engata a 4x4 hi se não for muito ingrime, ou a 4x4 low se for muito ingrime ( acima de 70º :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:). e altera no cambio tambem deixa sempre em L pra quando passar da aceleração limite ele nçao trocar as marchas... pode ter ocorrido isso se voce tivesse com ele em D.

George W
31/12/2010, 10:50
Amigo, desculpe, mas tem certeza que o câmbio estava em drive?

Se a rampa for muito íngreme, saia com a reduzida, e em L - mas isso não é uma situação em que carros normais possam transitar.

Andre,

O cambio certamente estava em drive. Pensei tambem em colocar 4x4, mas a sensacao que eu tinha nao era que estava faltando tracao. O carro nao deslizava. O carro estava sem forca de retomada. Como disse, parecia que ele estava pedinco mais espaco para responder so pedido de aceleracao. Como nao tinha, ele foi descendo, descendo...


Amigos,

Estou perto do final do manual. E la - ate agora - nao tem nada que justifique o ocorrido. E realmente muito estranho. Tenho certeza que se tivesse em qualquer carro com cambio manual essa situacao iria ser fichinha. Dai a minha duvida do que aconteceu.


Abs!

neilsonhenriques
31/12/2010, 11:19
George,

Nem a TR4 faria isso. Já subi ruas muito íngrimes com ela no "D" e desce pouco até o câmbio responder. Esse comportamento da sua Dakar é anômalo.

Já tentou reproduzir o problema ? :pensativo:

Abraço, :concordo:
Neilson

George W
31/12/2010, 11:52
George,

Nem a TR4 faria isso. Já subi ruas muito íngrimes com ela no "D" e desce pouco até o câmbio responder. Esse comportamento da sua Dakar é anômalo.

Já tentou reproduzir o problema ? :pensativo:

Abraço, :concordo:
Neilson

Neilson, tudo bem?

Ainda nao tentei reproduzir isso, porque essa subida ingreme e muito movimentada ja que da acesso a varias praias do litoral. Tentarei fazer em alguma outra subida num bairro residencial.

O meu cambio nao tem o L. Por isso, sera que seria o caso de utilizar a 4LLc, o bloqueio do diferencial central, aumentando o torque na saida?

Abracos

neilsonhenriques
31/12/2010, 12:10
George,

Beleza ! :concordo:

Subentendo que há carros baixos trafegando por essa subida já que ela é movimentada. Um Dakar tem motor suficiente pra subir uma ladeira assim mesmo que tiver carregada. Bloquear e reduzir (4x4LLc) é transformar o carro num trator ... força desproporcional pra uma situação com essa.

O câmbio do Dakar é consagrado (Invecs-II) e continuo achando que esse comportamento não é o esperado.

Tentar reproduzir o problema é um bom começo ...

Abraço, :concordo:
Neilson

Alefull
31/12/2010, 12:34
Com certeza tem algo errado!! :pensativo: Pelo que vc relatou, o problema não esta no câmbio e muito menos na tração. Parece que nessa hora, faltou combustível na acelereção!:idea: Já vi situações parecidas com essa, de acelerar e não obter respostas, devido a sujeira no filtro de combustível. As vezes, como seu carro estava bastante inclinado, essa "provável sujeira" possa ter entupido momentaneamente a passagem do diesel no filtro. Se realmente foi isso, outras situações parecidas acontecerão!

George W
31/12/2010, 12:56
Com certeza tem algo errado!! :pensativo: Pelo que vc relatou, o problema não esta no câmbio e muito menos na tração. Parece que nessa hora, faltou combustível na acelereção!:idea: Já vi situações parecidas com essa, de acelerar e não obter respostas, devido a sujeira no filtro de combustível. As vezes, como seu carro estava bastante inclinado, essa "provável sujeira" possa ter entupido momentaneamente a passagem do diesel no filtro. Se realmente foi isso, outras situações parecidas acontecerão!

Alefull,

Essa pode ser uma possibilidade. Mas isso aconteceria com um carro com tanque pela metade e apenas 7500km rodados?

Neilson,

Tentarei reproduzir o que aconteceu ontem no proximo domingo. Vamos ver o que acontece. Mas que e estranho, isso e!:pensativo:

neilsonhenriques
31/12/2010, 13:37
Essa pode ser uma possibilidade. Mas isso aconteceria com um carro com tanque pela metade e apenas 7500km rodados?


Com toda certeza ! :sad:

Basta um único abastecimento com combustível poluído pro sistema de injeção apresentar problemas.

A idéia do Alefull é bem plausível ... :pensativo:

Alefull
31/12/2010, 17:05
Alefull,

Essa pode ser uma possibilidade. Mas isso aconteceria com um carro com tanque pela metade e apenas 7500km rodados?

Opa, com certeza, como disse o Neilson, basta apenas uma abastecida com diesel ruim para deixar o filtro obstruido ou semi-obstruido. Tive uma Pajero Full 2009, que com 9.000km estava fraca, isto é, não tinha mais a força normal de sempre, o giro demorava a subir, e as vezes a primeira partida do dia era meio falha e as vezes o carro fumaceava branco. Na revisão dos 10.000km com a troca do filtro o carro mudou da Agua p/ o Vinho. Por isso acho provável que seja sujeira a causa da falta momentanea de força que vc sentiu.:concordo:

Carlos A. C. Azevedo
31/12/2010, 22:43
Mas, a sujeira numa subida ingrime, deveria descer para toda a parte traseira do tanque, mas não que possa ser o filtro entupido.. pelo contrario, pode ser isso sim, mas este carro não tem aquela revisão desgraçada de 5000 km..?? ou o filtro de combustivel é só trocado na revisão a cada 20000km?. Mas ja que o carro esta na garantia o cara ai tem que dar uma passada na concessionaria pra ver o que foi que aconteceu:pensativo:...

André F
01/01/2011, 05:03
O cambio certamente estava em drive.

Opa, falei bobagem - o câmbio da Dakar não tem L.

Se depois do teste conseguir repetir o problema, leve um mecanico da concessionária e faça de novo, mostre p/ eles. Tem algo errado, como o pessoal comentou, grande chance de ser algo relacionado com o combustível.

Conta p/ gente aqui como resolveu tudo depois.
Abraço!

Lewis Sw4
01/01/2011, 09:41
Opa, com certeza, como disse o Neilson, basta apenas uma abastecida com diesel ruim para deixar o filtro obstruido ou semi-obstruido. Tive uma Pajero Full 2009, que com 9.000km estava fraca, isto é, não tinha mais a força normal de sempre, o giro demorava a subir, e as vezes a primeira partida do dia era meio falha e as vezes o carro fumaceava branco. Na revisão dos 10.000km com a troca do filtro o carro mudou da Agua p/ o Vinho. Por isso acho provável que seja sujeira a causa da falta momentanea de força que vc sentiu.:concordo:


o comentario da turma do forum em relacao ao combustivel e bem coerente , faz uma visita na concesionaria MIt , provavelmente o problema esta no filtro de combustivel .

AACL
24/02/2011, 19:38
Tá parecendo diesel ruim mesmo.

ROGÉRIO MORAES
03/03/2011, 15:40
Minha dakar tá com 9.000 rodados, com 4.000 tive que trocar o filtro de combustível se não a luz do painel não apagava.
A concessionária disse que o nosso diesel é de qualidade bem inferior em se tratando de carro importado, justificando a troca do filtro pelo da triton.

neilsonhenriques
03/03/2011, 16:31
..., justificando a troca do filtro pelo da triton.

Que segundo dizem aqui no fórum, também vive dando defeito. :mrgreen:

A verdade é só uma: quanto mais moderno menos vai gostar do padrão do combustível brasileiro e não estou falando de cetanas. A fiscalização da ANP não existe, mas caso existisse, não verificaria as condições físicas do tanque, se está sujo, se está corroído, enfim, é isso que destrói o carro.

O Alefull já falou do Pajero Full dele.

Também já vi Toyota SW4 dar problema com diesel de ter que trocar os bicos injetores e fica uma grana ($$$$$$$$) pra consertar.

O Discovery 3 a diesel é fonte recorrente de reclamações.
O Discovery 4 com seu moderníssimo motor então, é só esperar que já vai começar a pipocar reclamações dele.

Aí a gente para pra pensar: será que todas as marcas que fabricam carros caros são vagabundas ? :pensativo:

Abraço,
Neilson

PauloJ
03/03/2011, 19:24
Olá Leandro,
Nunca vi algo parecido, fiquei um pouco preocupado com o seu relato. O motor não encheu ou encheu mas não tracionou? Não há hipótese de uma das rodas traseiras ter patinado?
Dirijo automáticos (Mitsubishi e outros) desde 2000. A Full costumo usar em 4x4 com diferencial central aberto o tempo todo, mas com a Dakar vc está certo de usar 4x2 no asfalto. Ao sair em subidas íngremes, uma dica: ainda parado pise no freio com o pé esquerdo, inicie a aceleração e solte o freio quando sentir que vai começar a tracionar. Evita aquela "descidinha" que dá um belo tranco nas engrenagens da transmissão. E ao estacionar, acione o freio de estacionamento, passe o câmbio para N e solte o pedal de freio (com o de mão acionado, claro). Vai dar uma descidinha e parar. Somente então passe o câmbio para P. Novamente, vai economizar trancos e preservar o mecanismo do câmbio.
Abraços,
Paulo
p.s.: e onde em Natal tem essas subidas tão íngremes? Trabalhei uma boa temporada aí e só me lembro de ruas planas...

Lewis Sw4
03/03/2011, 21:43
Olá Leandro,
Nunca vi algo parecido, fiquei um pouco preocupado com o seu relato. O motor não encheu ou encheu mas não tracionou? Não há hipótese de uma das rodas traseiras ter patinado?
Dirijo automáticos (Mitsubishi e outros) desde 2000. A Full costumo usar em 4x4 com diferencial central aberto o tempo todo, mas com a Dakar vc está certo de usar 4x2 no asfalto. Ao sair em subidas íngremes, uma dica: ainda parado pise no freio com o pé esquerdo, inicie a aceleração e solte o freio quando sentir que vai começar a tracionar. Evita aquela "descidinha" que dá um belo tranco nas engrenagens da transmissão. E ao estacionar, acione o freio de estacionamento, passe o câmbio para N e solte o pedal de freio (com o de mão acionado, claro). Vai dar uma descidinha e parar. Somente então passe o câmbio para P. Novamente, vai economizar trancos e preservar o mecanismo do câmbio.
Abraços,
Paulo
p.s.: e onde em Natal tem essas subidas tão íngremes? Trabalhei uma boa temporada aí e só me lembro de ruas planas...


gostei da dica para utilizar o cambio aut , muito bom !!!

rhumba
03/03/2011, 23:07
p.s.: e onde em Natal tem essas subidas tão íngremes? Trabalhei uma boa temporada aí e só me lembro de ruas planas...

É amigão, diz aí qual é essa rua aqui em Natal que depois vou dar uma passada por lá com minha Triton pra ver 8)

carlos abatepaulo
04/03/2011, 14:22
Amigos,

Tenho uma Pajero Dakar 10/11. O carro e so elogios. Muito confortavel, motor valente, etc. No entanto, hoje passei um pouco de apuros com ele e queria ouvir a opiniao de voces sobre o que pode ter acontecido.

O fato e que eu estava numa subida bastante ingreme, dentro da cidade, esperando o transito ficar um pouco mais livre para entrar na pista principal. Quando isso ocorreu, acelerei normalmente o carro. Acontece que inexplicavelmente o carro nao respondeu e comecou a descer. Era como se ele precisasse de mais forca e menos espaco para conseguiria responder com mais agilidade a aceleracao. E o meu primeiro carro com cambio automatico, mas confesso que nao fiquei satisfeito quando me vi refem de uma resposta rapida do motor para subir de vez. Resposta essa que nao vejo. Engatei a re e tive que desistir de subir por aquele caminho.

E normal isso acontecer com carro automatico? Em cima de uma subida, com o carro parado, ele nao ter forca IMEDIATAMENTE para subir de vez, mesmo apertando o acelerador ate o talo?

Ajudem-me.


Abracos
Existe ainda a hipotese de super aquecimento do oleo do cambio automatico, caso voce estivisse enfrentando um congestionamento na subida durante muito tempo.
Na TR4 AT se não utilizar a reduzida em situações de esforço prolongados em subidas ingremes ele apresenta um sintoma semelhante a perda de potencia.

PauloJ
06/03/2011, 19:59
gostei da dica para utilizar o cambio aut , muito bom !!!

A gente fala de Natal num dia, toca o telefone no outro. Vou passar a próxima semana trabalhando lá, quem sabe dá tempo de inspecionarmos in loco. Me manda uma mp.

Abraços,

Paulo

Mirandex
15/09/2020, 09:05
Existe ainda a hipotese de super aquecimento do oleo do cambio automatico, caso voce estivisse enfrentando um congestionamento na subida durante muito tempo.
Na TR4 AT se não utilizar a reduzida em situações de esforço prolongados em subidas ingremes ele apresenta um sintoma semelhante a perda de potencia.




Opa, bom dia, se tiver superaquecimento no oleo do cambio a luz do painel ascende?
Obrigado

Glaicon
16/09/2020, 06:28
Opa, bom dia, se tiver superaquecimento no oleo do cambio a luz do painel ascende?
Obrigado
1 - Você desconfia que houve o aquecimento do óleo da caixa ou acendeu alguma luz no painel?
2 - Lendo o tópico todo, vimos que não houve resposta para a dúvida do usuário George, nem o reteste dele em outra situação.
Mas, é de se concluir que nenhuma rua tenha tanta inclinação, que não permita um carro subir, seja ele com câmbio manual ou automático.
Quanto à falha de fornecimento de combustível, teria acendido a luz de verificação de motor no painel, e ainda assim continuaria andando normalmente.
Uma simples alteração no sensor do filtro já faz acender a luz no painel, mas continua andando normal.
Minha Full 2008 já acendeu três vezes em anos distintos.
A última vez foi nesta segunda-feira.
Viatura muito parada por conta da pandemia, foi pegar a BR por 150 Km´s e já acendeu a luz.
Basta trocar o filtro e resetar o erro via aparelho de diagnose.
Nem levo mais susto quando isso acontece.
A outra vez aconteceu em Comodoro Rivadavia, Argentina, a 3.500 Km´s de casa.
Segui viagem normalmente.
Por isso, acho difícil a tese de problema de combustível.:concordo:

yurialmeidabatista
29/10/2020, 09:49
Bom,
Penso que por ser uma subida muito íngreme, ele "segurou" o carro no cambio, acelerando para ele ficar parado.
Com isso, o sistema como um todo aqueceu e acabou permitindo com que o cambio "patinasse" e consequentemente, não tivesse força para vencer a ladeira.