PDA

Ver Versão Completa : Problema Crônico com Discovery 3 Diesel - "Combustível sujo"

leo abreu
30/12/2010, 15:40
Sei que o assunto é recorrente, porém achei necessário um tópico exclusivo para tratar deste assunto.
Quando comprei minha disco 3, sabia do problema, mas como existiam pessoas que nunca tiveram problema até então, juntamente com os ótimos vendedores da marca e um teste drive fenomenal, me convenci a comprar. O carro é demais, diga-se de passagem.
Sempre abasteci com diesel premium Petrobras básicamente em um único posto. Rodava com filtro de combustivel reserva e aprendi a troca-lo na concessionária por saber da possibilidade de dar m...
Rodando na cidade de Vitória ES onde moro, deu aquela pane no sistema de injeção. Voltou normalmente e depois troquei o filtro de combustivel. Tudo certo.
Como o carro estava com 33 mil Km rodados, resolvi antecipar a revisão de 36 mil Km e fui para BH com o carro (Vitória não tem concessionária). Pronto. A viagem foi um tédio. Era só passar dos 2000 giros que o carro parava. Cheguei a ficar na estrada com a família sem o carro querer pegar. Só pegou, depois de insistir uns 20 min. Foi rodando com até 2000 giros até a concessionária.

Depois da revisão feita, verificou-se que o filtro estava limpo, pois tinha rodado apenas 600km e um bico injetor estava sujo. Feito a limpeza e demais serviços de revisão o carro foi "devidamente" testado no computador e na rua, e então entregue em "perfeito" estado.

Na estrada voltando para Vitória com menos de 100km rodados o problema voltou. Para não ser guinchado, segui o mesmo procedimento de rodar até 2000 giros para chegar em casa. Era caminhão pesado subindo colado na minha trazeira... Tédio e grande risco com minha familia a bordo.

O carro voltou para concessionária guinchado pela garantia. E hoje chegou a conta:

19 25 02 FILTRO DIESEL SUBST A S 0,60 150,00 90,00
19 50 13 TESTE PRESSAO LINHA A S 0,20 150,00 30,00
19 55 00 REMOV.TANQUE COMBUST ACESSO A S 1,70 150,00 255,00
19 55 02 DRENAR O COMBUSTIVEL A S 0,30 150,00 45,00
DI AG NO ST4 DIAGNOSTICO COM T4 D S 1,00 150,00 150,00
LI MP EZ A LIMP.TANQUE BICOS ETC F S 3,00 150,00 450,00
COMBUSTIVEL ABASTECIMENTO DO VEICULO G S 1,00 100,00 100,00
00 LR009705 FILTRO COMBUSTIVEL PCM S 8 1 233,14 233,14
00 WGS500120 BOMBA COMBUSTIVEL PCM S 5 1 2794,05 2794,05*
Total do Reparo 4.147,19

A Land Rover alega que o combustível está imundo e danificou minha bomba e etc.
Por que não foi verificado isso na revisão onde já tinha relatado o problema?
Porque minha hilux SW4 que abastece no mesmo posto não apresenta problemas?

Será que o problema é do nosso péssimo combustível ou da marca Land Rover que não deveria importar um produto que não pode rodar com o combustível disponibilizado no Brasil?

Estou afim de perguntar a um Juíz...8)

mauromosc
30/12/2010, 17:24
O problema está em nosso díesel que é uma verdadeira porcaria(a Volvo na apresentação do seu caminhão de 700cv não deixou a imprensa realizar testes porque no Brasil não há combustível com qualidade para ser usado nos motores Euro V) e a Land Rover espertamente esqueceu de fazer a tropicalização do motor para os padrões brasileiros.

enymuller
30/12/2010, 17:46
É... Preocupante mesmo.

Ontem eu voltava pela BR-040 e estava começando a notar o carro já não com aquela mesma força principalmente em retomadas. O carro estava um pouquinho mais "xôxo" digamos assim.

Como fui ver o negócio dos pneus eu aproveitei e reportei também essa "xoxância" para o pessoal da concessionária. Eles escanearam o sistema, não acharam nenhum erro. A última troca do filtro de combustível tinha sido aos 20.000 mais ou menos após a volta de Atacama. O carro agora está com 30.000 km. Então trocamos o filtro e o software fez algumas atualizações no módulo do carro. Saímos para testar e a antiga agilidade dele parecia estar de volta, o carro estava mais "esperto" de novo. Tanto eu como minha esposa que tbm pega o carro tanto como eu, on e off road, também sentiu. Em teoria, problema resolvido.

Agora...
Ninguém verificou mais nada. O procedimento padrão hoje em dia com esses computadores é "colocar na máquina", ler os códigos de erro e fazer o que o manual recomenda. Até aí tudo bem, mas o problema é quando não foi gerado nenhum código de erro. Ou seja, será que tem algum componente lá prestes a dar um defeito (e aí sim gerar um código de erro) que uma inspeção visual a moda antiga talvez tivesse revelado? Mas aí vc já ficou na estrada, né?

Não sei, antes que me atirem pedras eu não tenho conhecimento mecânico (e eletrônico...) aprofundado mas é uma situação como a do Leo que nos deixa inseguros. Ainda mais porque ele tinha acabado de fazer uma revisão e nada apareceu.

Ou será que por um azar danado foi o combustível do posto de BH onde você abasteceu depois da revisão que pode ter um combustível meio mais ou menos?

Renato Franco
30/12/2010, 19:46
Amigos,

Ainda não fui "sorteado" com o problema do diesel, embora já tenha rodado mais de 20 k nesses 5 meses.

Duas dicas, porém, que me passaram, e, até agora, tem funcionado:
1 - usar diesel comum, não aditivado nem premium - o risco de problema com sujeira é menor, pois é diesel "novo", que não fica muito tempo armazenado;
2 - nunca deixar o tanque esvaziar para encher, abastecer sempre com pouco volume, pois se pegar um diesel "bichado", dilui com o diesel bom no tanque, diminuindo o risco de entupimento.

Ademais, na última revisão que fiz o pessoal do concessionário disse que há uma normativa da fábrica para fazer remoção e limpeza do tanque a cada duas revisões (24 k), ou mesmo antes, se constatada sujeira na peneira do tanque por inspeção visual.

Abs.

leo abreu
30/12/2010, 21:15
Marcelo,

O combustivel de BH foi o mesmo da Petro - Premium. E o problema não começou, persistiu.

vlw

enymuller
31/12/2010, 00:47
E no mínimo você deu um belo de um esporro no pessoal da concessionária que entregou o carro com o problema não resolvido?

neilsonhenriques
31/12/2010, 10:32
A verdade é que o combustível brasileiro é mesmo uma boa bosta e de certo o D3 é muito mais sensível a isso que outros carros como o Pajero Full e a SW4.

Há dois anos abasteço sempre no mesmo posto com gasolina Pódium porque confio no dono.
Tempos atrás houve um episódio em que o carro começou a ratear e a tremer imediatamente após o frentista tirar a mangueira de gasolina. Nada que comprometesse demais a potência, até porque, eu não exijo muito do motor.
Esperei o tanque esvaziar e completei de novo, no mesmo posto, e o problema foi embora. Só aconteceu essa única vez. :pensativo:

Alguém arrisca um palpite ?

Mas fiquemos com o paradoxo: se a Land Rover deixasse de vender o Discovery aqui porque ele não gosta do nosso diesel, estaríamos satisfeitos por não ter o modelo disponível para o Brasil e sim para o resto do mundo ? :pipoca:

Surpresa MESMO foi a peça que foi pro bagaço no D3 do Leo:
00 WGS500120 BOMBA COMBUSTIVEL PCM S 5 1 2794,05 2794,05

WTF !!! :parede:

Abraço,
Neilson

leo abreu
31/12/2010, 16:05
Eu preferia não ter a disponibilidade do carro, com o argumento que nosso combustivel estraga o motor do carro, a ter o carro e ficar pagando fortunas de concerto por um problema conhecido de incompatibilidade com o combustivel comercializado no Brasil.
A Land Rover tem que fazer adaptação do carro a realidade brasileira e pronto. Assim como fizeram Toyota, mitsubishi, hyunday, etc...

enymuller
31/12/2010, 17:00
É aí a gente fica naquele dilema mesmo...
Disponibiliza com combustível ruim ou não coloca o modelo a venda porque sabe que vai dar problema?

É nesse ponto que entra a confiança que a gente tem na marca. Até que ponto a gente acredita que a empresa de fato valoriza os seus clientes ou não, enfatizando somente os lucros.

Tem o caso histórico da Ford que nos anos 70 com o modelo Ford Pinto (nome infeliz pra carro mas tudo bem...) e um problema de design do tanque de combustível que no caso de uma colisão traseira corria o sério risco de se romper, resultando em incêndio. A empresa fez os cálculos e chegou a conclusão que sairia mais barato pagar indenizações às eventuais vítimas de queimaduras nos incêndios resultantes do que fazer um redesign e recall dos carros. E deixou por isso mesmo até esses documentos vazarem.

Trazendo para o nosso caso. O que significa menos lucros para a empresa? Deixar de vender o motor a diesel aqui no Brasil ou substituir as eventuais peças danificadas na garantia? Não falo nem em custos para adaptar o motor a o diesel ruim de mercados emergentes... Vou na opção mais barata que é simplesmente não oferecer o modelo a diesel. Detalhe... Isso SE você tiver que substituir as peças na garantia, pois como no caso do Leo, a empresa simplesmente vai alegar que isso não é problema dela, mas do diesel, e simplesmente apresentar a conta. Ou seja... Apresenta a conta e dane-se, custo para a empresa? Zero. Oferece o modelo a diesel e pronto. Negócio da China.

Nesse ponto eu vejo o que a Toyota faz. Cadê o novo Land Cruiser Prado? Não pode ser lançado aqui porque o motor original dele não se dá bem com o nosso diesel. A empresa então substitui o problemático pelo motor da SW4, que funciona bem por aqui. Isso quer dizer que a Toyota é boazinha conosco e se preocupa com os clientes? Pode até ser, mas tbm primeiro a Prado nunca vendeu tanto aqui e segundo eles tinham o motor da SW4 já a disposição, coisa que a Land Rover não tem. Isso ajuda o lado deles com certeza. Agora o que eles teriam feito se estivessem no lugar da Land Rover? Já é outro papo mas serve como exemplo de dois casos aqui relacionados ao nosso combustível. De qualquer forma, ele poderiam ter lançado a Prado aqui com esse motor original dela há bastante tempo.

Não sei, mas a julgar pelo histórico da marca LR no Brasil, eu fico meio cabreiro. A estrutura da LR aqui é minúscula, o atendimento é até piada, amador na melhor das hipóteses e "tô nem aí" na pior delas. Acho difícil acreditar que aqui tenham sido conduzidos esses testes com nosso combustível, e se foram acho que tudo que se constatou é que haveria problemas mas que não acarretaria em custos para a montadora. Infelizmente essa é a imagem que a empresa transmite a mim como consumidor já do segundo carro deles.

Eu adoraria ter mais confiança na marca aqui no Brasil pois eu gosto muito do carro, do seu desempenho para o que eu quero e das coisas que ele me proporciona. Mas realmente quando a gente vê esse tipo de coisas e compara com os concorrentes, a gente fica muito tentado a considerar outras opções.

_portela
31/12/2010, 17:43
Marcelo,

Perfeitas as suas considerações.

Infelizmente, no caso do combustível, só nos resta mesmo trocar filtros mais amiúde e ter procedimentos de abastecimento como sugere o Renato.

As conce$$ionárias LR do Brasil são feitas para a gente passar raiva, só isso.

Renato, quando te contarem uma "estória" destas de normativa, peça para ver o Boletim da fábrica onde isto está escrito...:pensativo:

Abraços solidários.

P.S.: A Disco é pré ou pós 2007?

leo abreu
31/12/2010, 19:16
É uma Disco 3 SE 2009.
Sou apaixonado pelo carro. Simplesmente o melhor carro que já tive. Mas estou sem a mínima segurança de colocar minha família nele.
Com certeza vou entrar na justiça para tentar reverter este tipo de atitude. Nós brasileiros, somos muito passivos!

Quero mudar isso. Quero comprar em breve uma Disco 4 HSE, mas com estes problemas resolvidos.

Se pudermos levantar uma lista de clientes que já tiveram este tipo de problema seria ótimo! Temos que fazer barulho.

Muitos clientes simplesmente pagam e pronto.

PS. Já acionei o posto também, estou apenas esperando o laudo do diesel da concessionária.

CGAUER
31/12/2010, 20:04
Caros,

apesar de não ter um Diesel eletrônico acompanho este assunto desde o início do Comon Rail aqui. Um dia não terei opção.

De acordo com a complexidade do sistema temos filtros com maior ou menor trama (mesh). O que acontece no caso dos Comon Rail (D3, e cia) é o fato do filtro ser rapidamente entupido em razão do nosso Diesel.

Como sou louco pela manutenção do atual Defender, desenvolvi um certo habito de cortar os filtros usados de Diesel e óleo para observar os resíduos. Em resumo, o filtro de Diesel sempre está cheio de areia/lama e borra. Isso em um filtro de mesh grande (Defender 300TDI). O de óleo sempre perfeito.

Minha sugestão é que vocês montem antes do filtro principal, um filtro de mesh maior, como por ex o do Defender 300TDI, muito comum nos mercados sul-americanos. Pronto, este fica encarregado do grosso e o principal da sujeira fina. Esta prática é muito comum entre os donos de motores Toyota D4D na austrália.

Se quiserem ir além, existem filtros com suportes equipados com sensor de água (bóia). Uma opção interessante.

Morro de vontade de um dia partir para um Defender mais silencioso, mas depois do Diesel que minha Defender 2005 bebeu no sul da Argentina sem reclamar, novamente cheguei a conclusão de que eletrônicos fogem do planos das minhas viagens e tampouco do objetivo de um 4x4, ser simples, facilmente reparável e invulnerável aos agentes exteriores, como água e poeira.

Equanto o LR mecânico me serve, já penso no plano do eventual e futuro LR eletrônico... Nem tudo dura para sempre.

Abraços

Clemente

_portela
31/12/2010, 20:40
É uma idéia a ser estudada Clemente.

Leo, perguntei pois o filtro de combustível foi mudado a partir de 2007. Só uma curiosidade estatística...

Abs.

leo abreu
31/12/2010, 21:32
Clemente,

Paguei caro num carro "premium" que ainda esta na garantia. Já fiz muito de ficar andando com filtro reserva no carro...
Não vou ficar fazendo gambiarras para aliviar um problema que com certeza não é meu.
Se fosse um carro com mais de 5 anos de uso, poderia até ser uma alternativa. Mas acho que temos que lutar pelos direitos de consumidores de bons carros e bons combustiveis.
Como este ultimo a briga é complicada, vou na Land Rover.

CGAUER
31/12/2010, 21:48
Leo, conte com minha ajuda.

Você está 100% certo.

Fato é, tecnicamente seria muito simples a LR vender um veículo preparado para nosso país, com filtros devidamente dimensionados com dupla filtragem, etc...

O Defender não entope com Diesel, mas tem outros problemas crônicos nunca resolvidos pela LR, cujos donos acabaram resolvendo pessoalmente, um a um.

Não sei como ajudar, mas acho importante resolver a questão juridicamente.

Abraços

Clemente

PS: vamos às festas, bom 2011!

Clemente,

Paguei caro num carro "premium" que ainda esta na garantia. Já fiz muito de ficar andando com filtro reserva no carro...
Não vou ficar fazendo gambiarras para aliviar um problema que com certeza não é meu.
Se fosse um carro com mais de 5 anos de uso, poderia até ser uma alternativa. Mas acho que temos que lutar pelos direitos de consumidores de bons carros e bons combustiveis.
Como este ultimo a briga é complicada, vou na Land Rover.

Renato Franco
01/01/2011, 10:32
Marcelo,

Perfeitas as suas considerações.

Infelizmente, no caso do combustível, só nos resta mesmo trocar filtros mais amiúde e ter procedimentos de abastecimento como sugere o Renato.

As conce$$ionárias LR do Brasil são feitas para a gente passar raiva, só isso.

Renato, quando te contarem uma "estória" destas de normativa, peça para ver o Boletim da fábrica onde isto está escrito...:pensativo:

Abraços solidários.

P.S.: A Disco é pré ou pós 2007?

Portela,

É 2008 - HSE.

Abs.

neilsonhenriques
01/01/2011, 11:41
Pessoal,

Me desculpem, mas do jeito que eu vejo, o problema não está no carro.

Se dava pra LR adaptar um sistema de filtragem mais eficiente como o Clemente propôs ? Com certeza que sim.
Se dava pra LR considerar trocas as peças na garantia como o Marcelo Müller disse ? Isso é ninharia pra LR.

Agora, vocês acham que é só a Discovery que tem problema com diesel ?
Conheço gente que tomou prejuízo maior que o do Leo com uma Toyota SW4. Os bicos injetores e filtros, limpeza do tanque e mão-de-obra ficou em mais de R$ 5.000 e um bom tempo de carro na concessionária SGA de Niterói.

Não sou passivo, mas não podemos ser mais realistas que o rei.

O problema não é o Discovery. Não é a LR. Não é o SW4 e a Toyota e nem os outros carros e seus fabricantes. É O BRASIL !!! Não são os carros que tem que mudar, é esse comportamento bandido do brasileiro que faz merda, causa prejuízo sistemático aos outros e acha que não vai acontecer nada.

Eu processaria o posto e arrolaria a BR distribuidora (monopólio de refino e distribuição) como parte responsável.

Agora me digam, como provar que determinado posto é o causador do problema ? Tudo bem, pode ser que um único abastecimento detone tudo, mas também é possível que isso seja causado a longo prazo.

De qualquer forma, abastecendo sempre nos postos da Petrobosta, como eu faço, ela fica totalmente culpada pela qualidade do combustivel. É obrigação dela verificar as condições dos postos que revendem seus produtos porque a bandeira é dela. A marca exposta é dela. Nesse caso, as notas de compra podem demonstrar a relação de consumo e a caracterização do dano.

Abraço, :concordo:
Neilson

PS: Não sou advogado, então, se estiver falando M, favor dar um desconto.

leo abreu
01/01/2011, 12:00
O azar do posto é que tenho conta nele e tenho acompanhamento de abastecimento por kilometragem. Ou seja, é fato que o diesel porcaria veio dele.
O laudo do combustivel que a Land Rover vai encaminhar vai evidenciar o problema.
Com certeza essa conta não vai ser paga por mim. Mas o prejuizo não é só financeiro. E a paranóia? Como vou até Ushuaia? Quero continuar com este carrão, rodando com segurança e garantia da Land Rover. Como se fosse um Toyota. Simples assim...

Discordo completamente que estes problemas acontecem com a mesma frequencia com a Toyota. Eu tive 2 Hilux e nunca tive problemas. Conheço muitas pessoas que tem Toyota, Mitsubishi, etc e nunca ouvi nada parecido. Até os caminhões e Vans da Hyundai não apresentam este tipo de problema. Tenho alguns caminhõeszinhos deste e nunca ouvi nada deste tipo.
Estatisticamente podemos observar, que tem muito mais toyotas e mitsubishis rodando e a quantidade de problemas deste tipo é insignificante. Já nas Disco é quase 100%. Quem ainda não teve, uma hora vai ter. Eu ouvi isso antes de comprar o carro. Tá aí!:parede:

rafaelfernandez
01/01/2011, 12:11
...Quem ainda não teve, uma hora vai ter. Eu ouvi isso antes de comprar o carro. Tá aí!:parede:

Leo,

Nao seria exatamente por causa desse comportamento que acabamos nos vendo obrigados a engolir o descaso da LR? :pensativo: Esse descaso nao seria provocado por nos mesmos uma vez que continuamos por comprar um produto conhecidamente problematico e pagando caro por ele? :pensativo:

[]´s
Rafael

neilsonhenriques
01/01/2011, 12:22
Que o D3 é mais sensível que os outros carros, é fato consumado. Quanto a isso não tem o que se discutir. Esse foi o motivo que me fez desistir do TDV6 e optar pelo V8. Queria o carro, mas não estava disposto a correr o risco de ficar na estrada.

No post anterior, só quis dizer que o problema não é somente do carro, porque se vê a mesma coisa em modelos de outras montadoras também, com menos frequência, sem dúvida.
Dá uma pesquisada aqui no fórum que você vai ver que tem até caminhão com Common Rail apresentando problema. Não é exclusividade LR não.

Sorte sua que no seu caso tá tudo fácil ! :palmas:
Pela relação que você tem com o posto, com certeza ele vai perder a ação.

Se houvesse uma forma segura de apontar que o posto X foi quem causou o problema, talvez eu tivesse coragem de comprar um carro a diesel porque saberia a quem culpar numa situação complicada.

Na Argentina você pode ficar tranqüilo ... só fique preocupado até cruzar a fronteira.
Rodei com o Freelander lá, atravessei pro Chile, voltei pra Argentina, isso de norte a sul e o combustível deles é muito, mas muito superior ao nosso.
E o atendimento do LR Assistance lá é ÍMPAR. Muito melhor que o daqui !!!

Neilson

enymuller
04/01/2011, 23:22
Problemas no carro, problemas no combustível, problemas da Discovery, da Hilux... Sinceramente eu acho que todo mundo aqui tem um pouco de razão, eu consigo entender as duas argumentações.

Mas deixa eu jogar aqui uma situação que ocorreu comigo.

Meu primeiro carro a diesel foi um Defender. E o que eu sabia desses problemas de combustível no Brasil? Zero. Claro que todo mundo que já teve um carro na vida, gasolina, diesel ou alcool, sabe que existem postos idôneos e não, combustível batizado ou não. Mas isso é uma coisa. Outra é você ter a qualidade do diesel como um todo sendo ruim, independente de ser adulterado ou não.

O que eu não sabia até começar a freqüentar este fórum é que existia essa questão do diesel ruim no Brasil não ser adequado aos motores mais novos. Aprendendo sobre o carro e começando a fazer as viagens é que fui me informando e sabendo sobre esses problemas. Mas eu não sabia disso antes e nem quando comprei. Não é questão de ser alienado ou desinformado ou freqüentador de shopping, mas era um assunto sobre o qual eu nunca tinha tido a necessidade de saber. Você sabe o que é escafóide acessório? O que é ILS cat 3? Claro que não, você não precisa saber disso.

"Ah, mas você está comprando um carro a diesel, deveria saber".
Discordo, mesmo porque você parte de alguns princípios básicos e lógicos. Ora, se tem carro a diesel para vender é porque funciona. Ponto. Desde quando você compra um computador e precisa perguntar se os softwares disponíveis para ele vão dar pau e ferrar com ele? São coisas que você não se toca de fazer como um usuário.

Se eu soubesse desses problemas, eu teria pensado um pouco mais. Não sei se teria deixado de comprar porque por outro lado a gente não tem acesso a estatísticas para saber com que frequencia isso ocorre nos diferentes modelos de carros. Mas o fato é: eu comprei um carro a diesel sem saber desses problemas. Nesse caso a responsabilidade é de quem? A Petrobrás tem que colocar um aviso na bomba do tipo Ministério da Saúde adverte, o diesel faz mal a saúde do seu carro? A LR quem deve colocar um aviso na tampa do tanque dizendo que o diesel causa impotência no motor e você pode ficar na estrada?

Fica aquela sensação ruim mesmo de ter comprado um troço e só depois saber das "letrinhas miúdas".
Preferiria ter ciência disso antes de comprar para poder avaliar se queria "arriscar" ou não, e não descobrir isso ao longo do uso. Ficando na estrada e arcando com as consequência$ não somente como único responsável mas quase como um "culpado" de ter colocado um diesel ruim no meu carro.

Renato Franco
05/01/2011, 11:19
Olá amigos,

Secundando as últimas manifestações neste tópico, tenho a dizer que já tive carros diesel antes (embora sem motor eletrônico), e quando tomei a decisão de adquirir a Discovery diesel tinha total ciência do risco dos problemas, até por acompanhar por longo tempo as discussões aqui no forum.

Porém, procurei me informar com amigos que tem o carro e constatei que o risco, se existe, é baixo, ao menos aqui na minha região (interior SP). Um deles rodou 105 k e outro 60 k, sem problemas, tanto que TROCARAM os carros por novos (Disco IV o primeiro e RRS o segundo). Eu mesmo já rodei 22 k desde a aquisição, também sem problemas (certo que parte razoável deles no Chile e Argentina). Por sinal, a quantidade de Discovery nas ruas de minha cidade tem aumentado absurdamente, o que demonstra o aumento de sua aceitação no mercado.

Ainda tendo a ver a situação como problemas localizados de contaminação do combustível (que também pode ocorrer com gasolina, como já tive com Ranger V6 e Jetta) do que uma incompatibilidade genérica do carro com o combustível, ainda que deixe a desejar em qualidade.

Abs.

Marcelo1709
10/01/2011, 00:22
Oi pessoal:
Resolví entrar no mundo Land Rover e troquei meu Pajero Full por uma Disco 3 usada (2007), TDV6, HSE. O carro está impecável e adquirí na concess. em Curitiba. Sou jipeiro a bastante tempo (Troller 2.8 :mrgreen:) e já sabia do problema do Diesel. Literalmente resolví "pagar para ver" pq o carro é fantástico. Abasteço sempre no mesmo posto de um amigo e vamos ver como vai ser. Na LR de Ctba me informaram q o problema foi sanado com "reconfiguração eletrônica e troca de filtros", nas q deram problema, e me entregaram o carro já com essas alterações. Espero poder confiar.
Abraços, Marcelo.

WalaceSantos
10/01/2011, 01:33
Estive lendo este topic todo e vi apenas relatos de proprietarios de Carros a diesel com problemas e ainda algumas citacoes de que nos Carros a Gasolina isso nao acontece. Porem tenho uma LR D3 V8 e ontem acho que vou ter um problema similar parei o Carro por Volta de 40 minutos, estava perfeito o funcionamento do mesmo, quando voltei para sair e ligar o Carro o mesmo nao quis funcionar Mais e luz da injecao no painel nao apaga Mais e a d3 nao pega mais ... Amanha o carro sera encaminhado a conss para realizar a analyze do problema ! Alguem aqui ja teve esse mesmo problem ? E como isso foi resolvido ?

gnomovet
10/01/2011, 10:19
Caro colegas!

Segundo um amigo meu que tem uma D3 2008 a diesel o problema está no diesel com biodiesel ou seja esse motor da D3 não aceita o diesel misturado com o biodiesel. Não sei se isso procede, não sei se ainda existe diesel sem biodiesel nos postos. O fato é que ele tem esse carro a dois anos e nunca teve problemas, só elogios.
Se alguém já ouviu falar alguma coisa informa aqui pra gente!!
Abraços

_portela
10/01/2011, 16:04
TODO, Diesel brasileiro desde 2008 leva biodiesel misturado. Hoje a mistura está em 5% do volume.

Enfim, seu amigo que tem a D3 a 2 anos, nunca utilizou Diesel sem biodiesel e nunca teve problemas:mrgreen:

Que bom:concordo:

O problema está no Diesel, com ou sem biodiesel. E na LR que poderia bolar uma adaptação nos carros para rodarem em países com combustíveis péssimos iguais aos nossos.

Abs.

leo abreu
11/01/2011, 09:23
Perfeito Porttela...
A LR precisa ser pressionada, e pelo que fiquei sabendo não serei o primeiro.
Não sou advogado recém formado que fica entrando na justiça contra tudo e todos. Muito pelo contrário, sou engenheiro e odeio essa de ficar botando tudo no pau.
Mas desta vez, me sinto na obrigação de uma manifestação formal da Land Rover e da Petrobrás, pois os únicos que não tem culpa sou e eu e minha família, que quase ficamos na estrada por 2x, pelo mesmo problema do diesel.
Como conseguirei confiar neste carro?
Estou planejando uma viagem para patagonia e estou pensando seriamente em levar o carro na cegonha até a divisa... Absurdo!
Minha mulher sugeriu ir no golzinho empresa. :parede:

_portela
11/01/2011, 12:29
Só "corrigindo".

A maior pressão tem que ser sobre a ANP, pois é ela que (des)regula os combustíveis.

Abs.

leo abreu
11/01/2011, 23:29
O carro ficou pronto.
O mais engraçado é que a LR não devolve o carro onde ela retirou. Ou seja, o problema foi deles, pois o carro tinha acabado de sair da revisão, voltei para minha cidade que não tem concessionária, o carro apresentou o mesmo problema, como estava na garantia a LR removeu o carro para concessionaria mais próxima em BH.
Vou ter que ir a BH, sem poder, para buscar o carro que voltou da revisão.

Marca premium... O premium é quando o carro não quebra.

Renato Franco
12/01/2011, 20:26
Caro Leo,

Lamento sua triste experiência com a Disco III.

Quanto à viagem à Patagônia, saí do interior de SP, saí por Foz, fui para o Atacama, Santiago e voltei, sem qualquer problema, seja aqui dentro seja lá fora. No ano passado fui daqui até Arraial d´ajuda e Itacaré, e tudo correu bem. Enfim, já rodei 22 k e nada aconteceu com combustível ou qualquer outra coisa, a não ser dois pneus perdidos em um trilha na Serra da Canastra.

Reafirmo que não acredito que seja uma incompatibilidade genérica com o combustível, mas combustível de má qualidade que infelizmente vc adquiriu (posto não tem estrela na frente, é questão de sorte, ou azar).

O problema, a meu ver, não é da LR, que tem feito o possível para mitigar a situação, adaptando filtros, etc., mas nada resiste a combustível adulterado.

Por sinal, fico pensando no seguinte: se a Petrobras vendesse querosene ou avgas com a mesma qualidade do diesel, a culpa seria da Boeing, da Airbus ou da Cessna . . .

Para pensar.

Abraços e espero melhor sorte.

gnomovet
13/01/2011, 14:24
Concordo plenamente com voce Renato, porém o que parece acontecer é que esse motor da discovery ser bem mais sensível quando se abastece com um combustível de má qualidade. Existem carretas hoje da Mercedes, Volvo e Scania que tem motores de alta tecnologia e que também já apresentaram problemas com diesel de má qualidade ou adulterado. O posto ideal (menos ruim!!!) para abastecer com diesel é aquele com grande movimentação de carretas da mesma transportadora, pois a rotatividade do diesel é grande e o dono do posto não arriscar perder uma frota de abastecimento devido a venda de diesel adulterado ou de qualidade não idonea. Esse negocio de posto de Bandeira nem sempre é confiável, pois roximo a cidade onde eu trabalho na rodovia tem um posto BR Petrobras que quase ninguem abastece lá pois apesar do preço mais em conta o combustível é um lixo, porém um pouco mais a frente tem outro da BR e fica lotado de carretas. Conforme havia dito um colega meu é dono de um posto na beira da rodovia de grande movimento de carretas e tem dois anos que ele abastece sua Discovery 3 e nunca teve problemas.

Renato Franco
13/01/2011, 19:05
Olá gnomovet,

Este é meu ponto. Concordo com a maior "sensibilidade" do motor, mas, como já me manifestei anteriormente, ele anda mais, com menos ruído e vibração e menor consumo que qualquer outro equivalente (inclusive os Toyota, pois a Hilux pesa quase 700 kg a menos, anda igual ou menos, e bebe um pouco mais, como pude conferir em viagem recente junto com uma). Lógico que alguma "sensibilidade" a mais teria que ter.

Tenho adotado sempre esta postura, de abastecer em postos de grande movimento, que o diesel gira muito. Não uso aditivado ou podium, só comum filtrado. Quando estou em viagem, busco aqueles postos lotados de caminhões, pois a chance do diesel ser bom é maior (e a comida também, hehehe).

A meu ver, o risco está nos postos "bacaninhas", que atendem precipuamente automóveis, pois ali o diesel vai estar, com certeza, mais "velho" e sujo, com sedimentação, água, etc. (o diesel é higroscópico, absorve umidade do ar, e com o aumento do teor de água há reação com o enxofre e demais compostos, formando a "goma" que entope os bicos - diesel novo = menos água = menos "goma").

Fica a dica.

Abs. a todos

enymuller
13/01/2011, 20:19
Pois é, esse é um dos problemas de quem quer usar esse carro para viagens e expedições. Nem sempre você tem a opção de escolher um posto assim com maior movimento, tanto em função da autonomia quanto pela região onde você se encontra.

lipe.88
15/01/2011, 18:45
estava eu lendo o tópico inteiro
e tudo que eu tinha juntado pra falar ví que foi postado aos picadinhos

não vou entrar do mérito de quem é a culpa
acho que todos tem uma parcela de culpa: LR, Petrobrás, ANP, os próprios postos, enfim, a lista é grande

quanto ao caso do nosso amigo,
a concessionária não tem como dar um laudo de que o combustível está ruim
só quem pode fazer (pois tem equipamentos para tal teste) é a ANP
o máximo que eles vão fazer é uma cartinha informando que o combustível está sujo
a qualidade não tem como ser testada, não tem equipamentos pra dar valores reais,

lhe desejo boa sorte na empreitada
não acho justo você morrer com esse prejuízo

referente a abastecimento,
não use diesel 100% bio diesel (não sabia que todo diesel tem 5% de biodiesel como informou o Portela),

não há necessidade de abastecer com diesel podium, até porque,
diesel podium se acha mais dentro de cidades, em postos 'bacaninhas', locais onde raramente tem um bom fluxo de diesel,

como já foi passado aqui, procure postos que tenham bastantes caminhões, de preferência frota
o diesel tem bastante circulação, portanto não é velho, e o dono não vai arriscar de perder uma frota porcausa de um combustível ruim

eu não concordo em ter que fazer isso pra conseguir andar com um carro diesel no país
mas é a unica maneira de evitar maiores dores de cabeça até as autoridades competentes começar a pegar no pé de todos
se cada um fizesse bem a sua parte ............

enfim,

boa sorte com o carro
é uma excelente máquina

NETO PALACIO
08/02/2011, 22:59
Leo sua disco 3 tem uma açao de serviço para se verificar a bomba injetora de alta pressão pois ha um probl. Cronico nela em que o fabricante diz ser uma gaxeta com probl. Nas na verdade provavelmente seja a quantidade de biodiesel usado em nossos combustiveis o que danifica bicos injetores e bomba de alta pressao da disco 3 se eu não me engano antes de 2008. Pois ate o modelo do filtro de combustivel foi trocado a partir dos modelos 07/08

LeoToy
13/02/2011, 21:22
Galera,
o Diesel Brasileiro realmente não é referência para ninguém, é vagabundo mesmo, corroi tudo por onde passa, mas...

Não conheço relatos de Bandeirante, D-20, F-1000, parando no meio do caminho por diesel sujo.

Eu mesmo recentemente fiz uma viajem de 4.000km passando por todo o sul da bahia, litoral, e abastecia o carro em postos que pareciam até saídos de filmes de holocausto nuclear, nunca o carro perdeu potência, nem mesmo parou.

O que eu fazia eram 2 coisas..

1 - primeiro pedia para encher os galões que carrego na caçamba, direto no tanque de jeito nenhum!!!!!

2 - sempre que parava em uma pousada, aproveitava o tempo e abria o bujão do tanque de deixava sangrar 2 litros, o que é o suficiente para a agua e sujeira decantada sair junto, (mas nem saia sujeira, apenas uns 10ml de agua...) dava uma boa olhada no diesel que estava nos galões antes de despeja-los no tanque.

* esse procedimento é apenas para quem viaja para o meio do nada, onde não temos infra estrutura, é apenas uma dica...

* também não estou aqui para falar mal desse ou daquele carro, (o meu é o tal, etc) não é isso!!!

Só acho que existem montadoras/ importadoras, que fazem um serviço PORCALHÃO aqui no Brasil, elas sabem muito bem onde estão pisando, e para economizar ao máximo, nem se quer perdem seu precioso tempo adapatando o carro as nossas realidades. A Discovery é um tremendo carro, o problema é componentes da injeção foram projetados para diesel europeu e americano, o nosso diesel deve estar engripando tudo lá dentro! falta de adaptação total.

Abc

henrique wamser
14/02/2011, 16:27
ao que me parece, é fundamental não ter a "falta de sorte" de abastecer logo em seguida de o tanque do posto ser completado ou abastecido, porque é aí que toda a porcaria acumulada no fundo fica em suspensão e pode ser "pescada" ir parar nos nossos veículos.
acredito que foi isso que aconteceu com o Marcão, já que o posto onde ele teve problema, é de bandeira boa e é daqueles em que dá vontade de parar mesmo sem precisar abastecer.:pensativo:
abç

LeoToy
14/02/2011, 22:24
ao que me parece, é fundamental não ter a "falta de sorte" de abastecer logo em seguida de o tanque do posto ser completado ou abastecido, porque é aí que toda a porcaria acumulada no fundo fica em suspensão e pode ser "pescada" ir parar nos nossos veículos.
acredito que foi isso que aconteceu com o Marcão, já que o posto onde ele teve problema, é de bandeira boa e é daqueles em que dá vontade de parar mesmo sem precisar abastecer.:pensativo:
abç

Né bem assim não!!!!
quem vê cara, não vê coração.... tem muito posto aqui no Rio, Lindo de morrer, BR MANIA papagaio na porta , Loja de conveniência com ar condicionado geladinho, mas certa vez, fui viajar para Minas e enchi um galãozinho plartico de 5 litros, coisa de off roader neorótico!

Resultado, chegando em minas quando eu olhei o que tinha dentro ...várias particulas pretas, uma espécie de pedacinhos de borracha, um farelo, provavelmente das mangueiras de abastecimento, uma podridão !!!! sorte a minha ter olhado!!!!

quer saber qual o posto, fácil
p/ os moradores do Rio é o BR que fica do lado do Golden Green, na Av. Lucio Costa.

AACL
25/02/2011, 00:52
O problema está em nosso díesel que é uma verdadeira porcaria(a Volvo na apresentação do seu caminhão de 700cv não deixou a imprensa realizar testes porque no Brasil não há combustível com qualidade para ser usado nos motores Euro V) e a Land Rover espertamente esqueceu de fazer a tropicalização do motor para os padrões brasileiros.

Se o diesel é ruim a montadora deveria fazer os ajuste para o carro rodar com essa porcaria ou então não vender um produto que não funciona por aqui.

Mas como o consumidor brasileiro aidna é uma criança que se ilude com o que é brilhane e não reclama do cheiro qeu tem por trás do brilho as empresas em geral colcoam produtos porcos no mercado....e o pio ré que tem gente que compra e acha boneito.

Nada contra a Disco 3 que é um puta carro....mas vende-la aqui sem "tropicalizar" é uma puta sacanagem...das grandes!

AACL
25/02/2011, 01:00
É uma Disco 3 SE 2009.
Sou apaixonado pelo carro. Simplesmente o melhor carro que já tive. Mas estou sem a mínima segurança de colocar minha família nele.
Com certeza vou entrar na justiça para tentar reverter este tipo de atitude. Nós brasileiros, somos muito passivos!

Quero mudar isso. Quero comprar em breve uma Disco 4 HSE, mas com estes problemas resolvidos.

Se pudermos levantar uma lista de clientes que já tiveram este tipo de problema seria ótimo! Temos que fazer barulho.

Muitos clientes simplesmente pagam e pronto.

PS. Já acionei o posto também, estou apenas esperando o laudo do diesel da concessionária.

Faz bem de reclamar e buscar seus direitos como consumidor. Se quem pode pagar por isso não fizer, quem mais fara:::

AACL
25/02/2011, 01:07
Pessoal,

Me desculpem, mas do jeito que eu vejo, o problema não está no carro.

Se dava pra LR adaptar um sistema de filtragem mais eficiente como o Clemente propôs ? Com certeza que sim.
Se dava pra LR considerar trocas as peças na garantia como o Marcelo Müller disse ? Isso é ninharia pra LR.

Agora, vocês acham que é só a Discovery que tem problema com diesel ?
Conheço gente que tomou prejuízo maior que o do Leo com uma Toyota SW4. Os bicos injetores e filtros, limpeza do tanque e mão-de-obra ficou em mais de R$ 5.000 e um bom tempo de carro na concessionária SGA de Niterói.

Não sou passivo, mas não podemos ser mais realistas que o rei.

O problema não é o Discovery. Não é a LR. Não é o SW4 e a Toyota e nem os outros carros e seus fabricantes. É O BRASIL !!! Não são os carros que tem que mudar, é esse comportamento bandido do brasileiro que faz merda, causa prejuízo sistemático aos outros e acha que não vai acontecer nada.

Eu processaria o posto e arrolaria a BR distribuidora (monopólio de refino e distribuição) como parte responsável.

Agora me digam, como provar que determinado posto é o causador do problema ? Tudo bem, pode ser que um único abastecimento detone tudo, mas também é possível que isso seja causado a longo prazo.

De qualquer forma, abastecendo sempre nos postos da Petrobosta, como eu faço, ela fica totalmente culpada pela qualidade do combustivel. É obrigação dela verificar as condições dos postos que revendem seus produtos porque a bandeira é dela. A marca exposta é dela. Nesse caso, as notas de compra podem demonstrar a relação de consumo e a caracterização do dano.

Neilson

PS: Não sou advogado, então, se estiver falando M, favor dar um desconto.

Neilson,

O combustível só é ruim pq ninguem se importa com isso. Se as montadoras fossem origadas a "tropicalizar" os seus carros pq os consumidores colocaram elas no pau eu duvido que o diesel continuaria ruim. Elas iriam pressionar pra que o diesel fosse decente e servissem para os carros delas que são tecnologicamente superiores.

Agora vender um produto que não funciona no Brasil é uma puta sacanagem. É prejudicar os outros e esses caras nem são brasileiros para agir assim...rs

E o problema não é a Disco, a LR, a Mit, a Toyota. Todas agem do mesmo jeito.

Abs

Gpedro
21/03/2011, 10:53
Eu postei no tópico da D4, mas acho que vale a pena repetir recente decisão proferida pelo TJDF:

18/3/2011 - Concessionária e fabricante são condenadas por vender micro-ônibus com defeito

A concessionária Premier Veículos Ltda. e a Renault do Brasil S/A foram condenadas substituir um micro-ônibus vendido com defeito a um consumidor. A decisão é da juíza da 17ª Vara Cível de Brasília e cabe recurso.

O autor alegou que comprou o veículo pelo valor de R$ 88.888,00 e que, antes da revisão de 30 mil quilômetros, o micro-ônibus começou a apresentar defeitos. O autor, então, foi até a Premier Veículos, mas o problema não foi solucionado. Por duas vezes, retornou à concessionária sem sucesso na resolução do defeito. Segundo o autor, a Premirer informou a ele que o problema se deu por causa da má qualidade do combustível nacional.

A concessionária contestou, argumentando que o autor foi devidamente atendido em todas as suas visitas ao local e que o problema teve como causa a má qualidade do combustível. A Renault alegou que não houve vício de fabricação e que a culpa pelo ocorrido seria exclusiva da primeira ré. Além disso, também argumentou que os problemas do veículo advieram da má qualidade do combustível.

Na sentença, a magistrada julgou ser no mínimo ingênua a alegação das rés. "Se o combustível nacional pode causar dano aos veículos, todos apresentariam o mesmo defeito ou os veículos fabricados pela ré não poderiam ser comercializados no país", afirmou a juíza. Além disso, a julgadora observou que ficou evidenciada a fragilidade do produto e que as rés não provaram que o autor tinha usado combustível adulterado.

A juíza condenou as rés a substituírem o veículo adquirido pelo autor por outro idêntico e em perfeitas condições de uso no prazo de dez dias a contar do trânsito em julgado. Caso as rés não cumpram a determinação, a multa diária será de R$ 800 até o limite de R$ 120 mil.

Nº do processo: 2009.01.1.196745-5
Autor: MC

caique
21/03/2011, 11:03
A sentença é meio obvia, mas em se tratando de Brasil, onde manda o poder economico, é uma grande vitória. Proprietários de motores "mudernos", uní-vos!!!

abçs

Gpedro
21/03/2011, 12:54
A sentença é meio obvia, mas em se tratando de Brasil, onde manda o poder economico, é uma grande vitória. Proprietários de motores "mudernos", uní-vos!!!

abçs

Para quem quiser ver a íntegra da decisão:

http://tjdf19.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1?MGWLPN=SERVIDOR1&NXTPGM=tjhtml34&ORIGEM=INTER&CIRCUN=1&SEQAND=37&CDNUPROC=20090111967455

Totino
12/08/2011, 22:30
Dêem uma olha na solução ao nosso Diesel dado pela mercedes-bens no ML 350.

Auto Esporte - Primeiras impressões: Mercedes-Benz ML 350 a diesel (http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/08/primeiras-impressoes-mercedes-benz-ml-350-diesel.html)

Renato Franco
17/08/2011, 19:21
Amigos,

Me desculpem a insistência, mas vou usar o mesmo argumento de novo: se o querosene ou AVGAS vendidos no Brasil tivessem o mesmo padrão do diesel (se é que o diesel é tão ruim assim, pois eu já rodei 40.000 km sem problemas e já vi Disco III com 100,000 sem problemas), nós iríamos pedir para "tropicalizarem" os aviões?????

Me desculpem, mas acho a proposição absurda. O problema é o combustível estar ou não na especificação da ANP. Se estiver, o carro não dá problema. Agora combustível sujo, com água, batizado, etc., é caso de polícia, e não culpa do fabricante do carro.

Outra opção é usar os 2.5 da Mit, que não andam e bebem 8km/l, com tecnologia de 40 anos atrás . . .

Abraços.

Neilson,

O combustível só é ruim pq ninguem se importa com isso. Se as montadoras fossem origadas a "tropicalizar" os seus carros pq os consumidores colocaram elas no pau eu duvido que o diesel continuaria ruim. Elas iriam pressionar pra que o diesel fosse decente e servissem para os carros delas que são tecnologicamente superiores.

Agora vender um produto que não funciona no Brasil é uma puta sacanagem. É prejudicar os outros e esses caras nem são brasileiros para agir assim...rs

E o problema não é a Disco, a LR, a Mit, a Toyota. Todas agem do mesmo jeito.

Abs

FALOTICVS
22/08/2011, 14:52
Dêem uma olha na solução ao nosso Diesel dado pela mercedes-bens no ML 350.

Auto Esporte - Primeiras impressões: Mercedes-Benz ML 350 a diesel (http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/08/primeiras-impressoes-mercedes-benz-ml-350-diesel.html)

Amigo, li o artigo inteiro e não li em lugar nenhum a solução adotada.

Diz apenas que foi feita uma *adaptação*, sem informar de que tipo, em que, onde, por que, etc...

Totino
26/08/2011, 14:58
Pois e, diz que sofreu adaptações para encarar o diesel brasileiro.
Acredito q já e alguma coisa, pois outras montadoras apenas importam
seus veículos, acreditando q ira funcionar aqui igual funciona na Europa.
Por isso postei a reportagem.
Abraços

Totino
26/08/2011, 15:20
Pronto amigo, achei uma reportagem um pouco mais completa

Interpress Motor - Indito, Mercedes-Benz ML mira fazendeiros (http://www2.uol.com.br/interpressmotor/lancamento/item23562.shl)

"Para queimar o diesel brasileiro, que*tem alto índice de enxofre e água, o propulsor perdeu o filtro de partículas e ganhou um novo catalisador, bem como um separador de água. A tecnologia*Bluetec, que permite baixas emissões de poluentes com uma série de filtros e catalisadores, não está presente justamente pela baixa qualidade do diesel nacional."

Abracos

neilsonhenriques
26/08/2011, 16:57
É, mas não resolveu. Conheço quem tem ML e já passou pelo famigerado problema num carro com 3.000 km rodados e poucos meses de uso. A solução é a mesma: troca do filtro de combustível e lavagem do tanque.

Os novos caminhões Volvo com common rail também compartilham da mesma situação. Em 6 caminhões, 6 problemas iguais e mesmo procedimento pra resolver.

Estou falando desde o início que o problema é o Brasil... Daqui a pouco vamos ter que voltar a transportar no lombo de jegue porque nem os caminhões irão rodar com essa porcaria.

Palmas pra Petrolixo e ANP, a real dupla de culpados.

E vamo que vamo !

Abraços a gasolina,
Neilson

CGAUER
26/08/2011, 20:21
Cadê o botão "curtir"?

Bem colocado!

Abraços

Clemente

É, mas não resolveu. Conheço quem tem ML e já passou pelo famigerado problema num carro com 3.000 km rodados e poucos meses de uso. A solução é a mesma: troca do filtro de combustível e lavagem do tanque.

Os novos caminhões Volvo com common rail também compartilham da mesma situação. Em 6 caminhões, 6 problemas iguais e mesmo procedimento pra resolver.

Estou falando desde o início que o problema é o Brasil... Daqui a pouco vamos ter que voltar a transportar no lombo de jegue porque nem os caminhões irão rodar com essa porcaria.

Palmas pra Petrolixo e ANP, a real dupla de culpados.

E vamo que vamo !

Abraços a gasolina,
Neilson

Rafael Gomes
28/08/2011, 19:11
Leo, moro na Bahia mas estou sempre em Vitória.

Que posto foi esse que deu esse problema??? E hoje, qual que você esta abastecendo??? Tenho dificuldades de achar postos com diesel aditivado em Vix...

Boa sorte com seu processo judicial!!!

Abraços,
Rafael

GENETICO10
17/10/2011, 19:50
SAUDAÇÕES NOBRES FORISTAS
PARA QUEM ESTÁ TENDO PROBLEMAS COM O DIESEL EM SUAS VIATURAS SUGIRO A LEITURA DOS COMENTARIOS DO Sr SILVANI FREITA NO LINK ABAIXO:

GENETICO10
17/10/2011, 19:54
SAUDAÇÕES, NOBRES FORISTAS. PARA QUEM ESTÁ LTENDO PROBLEMA COM O DIESEL EM SUAS VIATURA SUGIRO A LEITURA DO COMENTARIO DO Sr. SILVANY FREITAS NO LIK ABAIXO:
QUATRO RODAS - Land Rover traz Discovery 4 para o Brasil (http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/land-rover-traz-discovery-4-brasil-216660_p.shtml)

GENETICO10
17/10/2011, 19:55
SEGUE RELATO:

Silvany Freitas (14/09/2011 @ 22:15)
Tenho uma Discovery 3.0 V6 SE (diesel) e estava tendo sérios proplemas como: falta de desenpenho, perca de força, excesso de fumaça no escapamento, dentre outros, ja esta estava me preparando e tomando providência para devolver, porque queria um veículo que me desse conforto e não dor de cabeça, depois de várias visitas e emails enviadois ao revendedor foi decobrido que era problema na unidade injetora, comecei a substituir o filtro de combustível com 2mil kms mas, não podia viajar pois não e em qualquer lugar que se encontra os filtros foi quando encontrei o sr Vilmar Rocha e foi me apresentado um filtro novo no mercado, da empresa Eurofil, no inicio fiquei meuio que com medo era oferecido quase um milagre, mas resolvi arriscar e instalei um filtro e confesso que até hoje estou surpreso, ja rodei 38mil kms e o meu veículo meu parece novo, aumentou desenpenho, os ruídos do motor acabaram, fim da fumaça no escapameto, redução no consumo de combustível o melhor e que a Eurofilt me deu uma garantia de 50mil kms de autonomia do filtro, e garantia de 05 anos sendo que, não vou trocar mais o corpo do filtro e sim o refil a cada 50mil kms, resumindo estou satisfeitíssimo e recomendo a todos a fazer um teste, ja tenho indicado vários propriétarios e todos estão satisfeitos, dou os parabens e agradeço o Sr. Vilmar Rocha por me apresentar este produto.

Totino
11/12/2011, 11:51
Alguém mais usou esse filtro e pode nos relatar a experiência?

Leandro Neves
12/12/2011, 19:51
Alguém mais usou esse filtro e pode nos relatar a experiência?

Olá Totino,

Tenho uma Pajero Full 2003, e tive os problemas relatados, a mais ou menos, 3 meses. Pois bem morri no conserto, com aproximandamente R$ 6.000,00, para fazer bomba ( semi eletrônica ), bicos e limpeza do tanque. Se somar tudo que gastei com o carro, neste periodo, acho que dá quase uns R$ 10.000,00!
Pois bem, nessas horas, vamos dormir pensando o motivo pelo qual compramos esses carros importados?!
A causa do problema é realmente o lixo do Diesel que usamos em nossos carros! Muita água e sujeira. No caso da Pajero, isso tudo desgasta os componentes da bomba e detona a parte eletrônica. " Não é a decomposição do tanque!!!!"

No forum, fiquei sabendo dos filtros de Diesel, e comprei um da Purifilt, liguei na empresa e fui muito bem atendido. Estou rodando com o filtro a aproximadamente 3 meses, e as minhas observações são:

- O carro ficou um pouco mais lento, meio xoxo. ( talvez pelo Diesel ter que passar pelo elemento filtrante ).
- O consumo ficou praticamente o mesmo. Hoje na casa dos 9 KM/L ( uso misto ).
- O elemento está bem sujo ( segura mesmo a sujeira do Diesel! ) rodei cerca de 7 mil KM.
- Abri o reservatório para eliminar a agua, e realmente saiu muita.
- Precisei mexer no tanque e dei uma olhada em seu interior, e o mesmo continua limpo ( sem sujeira ou limalhas de ferro ).

Acho que é muito cedo para dar um veredito, mas a primeira impressão é que realmente a longo prazo o equipamento funciona. Em contato com alguns caminhoneiros, eles me disseram que alguns ultilizam esse dispositivo, e estão satisfeitos.

Minha dica é. Se vc já tem um carro desses, dependendo dos KM já rodados.
Acima de 100 mil KM, manda em um bombista, faz o serviço de manutenção da bomba, limpeza de bicos e tanque e coloca um filtro desses. Acredito eu, que por se tratar de uma manutenção preventiva, vc deve gastar uns R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 + R$ 700,00 do filtro.
É para não ter problema por mais uns 200 mil KM.
E o legal é vc dar uma olhada em seu tanque a cada 50 mil KM para ver como está. Pois parte da sujeira que roda no sistema volta para o tanque pelo retorno do Diesel.

É isso aí. Boa sorte.

andre k
14/12/2011, 15:28
Neilson.

Você citou no topico, sobre a LR Assistance na Argentina ser muito eficiente

Como estou indo final do ano para o Atacama, e tenho preocupações com o combustivel e outros problemas que possam ocorrer com minha D3.

Gostaria de saber como acionar a LR Assistance na Argentina e no Chile.

Se puder ajudar, agradeço

André.

neilsonhenriques
14/12/2011, 16:02
André,

Eu liguei pro Land Rover Assistance do Brasil que me transferiu pra Land Rover da Argentina.

Usei o Land Rover Assistance 3 vezes e sinceramente, achei o atendimento dos hermanos muito superior. O cara já queria anotar o endereço pra mandar o guincho com taxi e me indicar em qual hotel eu ficaria durante o conserto. A opção de seguir com o carro foi totalmente minha sob orientação contrária e firme do "hermano".

Pode ir tranquilo !!

Boa viagem ! :concordo:
Neilson

Renato Franco
14/12/2011, 22:08
Neilson.

Você citou no topico, sobre a LR Assistance na Argentina ser muito eficiente

Como estou indo final do ano para o Atacama, e tenho preocupações com o combustivel e outros problemas que possam ocorrer com minha D3.

Gostaria de saber como acionar a LR Assistance na Argentina e no Chile.

Se puder ajudar, agradeço

André.

Amigo,

Não posso te ajudar quanto aos telefones, pois não tive qualquer problema.

Na Argentina eles tem um diesel com baixo teor de enxofre, acho que chama EURO. No Chile também tem, mas com outro nome. Fui para lá com a D3 no final do ano passado, abasteci até no postinho de San Pedro de Atacama, sem qualquer problema.

Vá sem medo.

Abs.

luiz ccosta
16/12/2011, 19:48
Pessoal nosso diesel deve ser muito ruim mesmo!!!!!!! pois fiz uma viagem pelo paraguai,bolivia chile e argentina uns anos atras e eramos uma land 110, troler, hilux e Discovery 3, no caminho que seguimos principalmente pela Bolivia era bem alternativo e posto de combustivel com diesel era um luxo inclusive compravamos diesel que o pessoal guardava em casa em baldes e por incrivel que pareca a D3 era a mais economica em toda a viagem sem dar nenhum problema, em potosi era a unica que funcionava direito devido a altitude.

luiz

wolfmann
30/12/2011, 23:13
a partir de 1/1/12 entram em vigor as novas normas para o diesel disponível para comercialização: o chamado diesel metropolitano S-500 deixa de ser comercializado sem que haja a alternativa do novo diesel S-50. Onde não houver possibilidade de revender os dois tipos, deverá ser comercializado apenas o S-50.

Isso é válido apenas para os grandes centros. Na estrada a venda do diesel agrícola (também S-500) continuará sendo permitida.

Não foi devidamente escalarecido sobre os tanques ARLAS (mistura obrigatória de uréia): se serão obrigatórios nos postos ou se a mistura será feita nas distribuidoras.

O Diesel Pódium da BR já era S-50 e até o final de 2013 deverá ser disponibilizado como S-10 (Euro V), que vai melhorar bastante a vida dos novos motores diesel.

O que não muda é a adição do bio-diesel, responsável pela água por conta da decantação nos tanques dos postos revendedores. A BR já iniciou um programa de limpeza de tanques nos revendedores para a comercialização do novo S-50.

Quem puder se programar para abastecer em grandes centros terá mais chance de encontrar um produto mais adequado aos novos motores.

Os SUVS de Shoppings vão dar menos dor de cabeça com a qualidade do combustível. Sugiro reparar nas bombas de abastecimento pois as mesmas deverão, por norma da ANP, informar se o diesel é ou não S-50.

andre k
23/01/2012, 15:22
Pessoal.

Também fui vitima do Diesel, porém não do Brasil e sim da Argentina.
Fiz uma viagem pelo Norte da Argentina e Chile, na região do Atacama, acompanhando as etapas do Rally Dakar.

A Discovery 3 se comportou muito bem, sem qualquer problema.
Mesmo andando em estradas "terríveis" e com muito calor (45 Graus no Carro)
Os Pneus foram um problema.
Os goodyear originais não aguentaram, furei 4 pneus e 3 deles ficaram comprometidos.
E tive muita dificuldade de encontrar novos.
Só consegui em Iquique que é Zona Franca.
Vai ai a dica de quem tem Discovery e quer se aventurar pela America do Sul.
Substitua as rodas por aro 18, que encontra pneu facil.

Mas o problema com o Diesel, aconteceu no retorno da viagem.
No Norte da Argentina está com falta de combustivel.
Sempre abasteci em postos YPF e Shell.
Porém derrepente o carro não passava dos 2.000 rpm.
Mas era meia-noite, já havia viajado 1300 km naquele dia e faltavam 70 km para chegar no Brasil.

em resumo andei 70 km a 30 km/h, o carro se arrastando e cheguei na fronteira do Brasil.

Troquei o filtro de Diesel e tentei fazer o possivel, mas o carro não ligou mais.

Em resumo o carro voltou de Guincho e eu de taxi (900km)

Levei o carro na concessionaria que teve que limpar o tanque e também queimou a bomba de combustivel que precisou ser trocada (4.000$)......

É realmente um problema o Diesel, a gente não tem mais segurança de andar com uma Discovery, pois pode ficar na rua a qualquer momento.

Abraços a todos
André

jeisonk
23/01/2012, 15:33
Putz, que zica Andre.
Que bom que resolveram.

Uma pena a mordida$ da bomba.

Abraços

leo abreu
23/01/2012, 17:23
Fui sorteado novamente... Bomba despedaçada/entupida/condenada com 1 ano e 7 dias depois de trocada na concecionaria.
Vamos ver se alguem assume a garantia de 1 ano

Renato Franco
23/01/2012, 21:32
Olá André,

Lamento pelo seu problema.

Também passei por apuros naquela região. Simplesmente não encontrava diesel. Acabei alterando minha rota e entrando no Brasil antes do planejado, via paso de los libres, e abasteci depois da fronteira.

Pelo que percebi nas viagens que fiz por ali, as províncias do norte e nordeste da Argentina são complicadas. Corrupção policial (um guarda rodoviário do Estado do Menem chegou a pegar roupas na minha mala), postos sujos (imagine o diesel) e outras situações comuns a que estamos acostumados aqui no Brasil.

O fato é o seguinte: contra diesel batizado, não há alta tecnologia que resista, só a velha e trepidante bomba injetora. Todavia, continuo discordando que o problema seja o diesel "nacional", mas sim, o diesel batizado (de má-fé) ou contaminado (por desleixo), pois já rodei mais de 50 k com a minha disco e nunca tive problemas. Se TODO o diesel nacional fosse tão ruim, eu não teria escapado.

Abraços do amigo.

Pessoal.

Fiz uma viagem pelo Norte da Argentina e Chile, na região do Atacama, acompanhando as etapas do Rally Dakar.

Os goodyear originais não aguentaram, furei 4 pneus e 3 deles ficaram comprometidos.

Mas era meia-noite, já havia viajado 1300 km naquele dia e faltavam 70 km para chegar no Brasil.

em resumo andei 70 km a 30 km/h, o carro se arrastando e cheguei na fronteira do Brasil.

Troquei o filtro de Diesel e tentei fazer o possivel, mas o carro não ligou mais.

Levei o carro na concessionaria que teve que limpar o tanque e também queimou a bomba de combustivel que precisou ser trocada (4.000$)......

É realmente um problema o Diesel, a gente não tem mais segurança de andar com uma Discovery, pois pode ficar na rua a qualquer momento.

Abraços a todos
André

andre k
23/01/2012, 22:03
Pois é, no Norte da Argentina a falta de combustivel está grave.
Estive lá em Julho do ano passado e passei um sufoco.
Tinha uma Discovery 3 V8 a gasolina, e levei um tanque no teto de 100 litros.
Depois do sufoco, comprei uma discovery 3 Diesel.
Levei 40 litros de reserva, e em 2 vezes tive que usar a minha reserva.
De Salta até Resistencia, em mais de 400 km, não tem gasolina, alguns tem Diesel, e só "euro diesel" mais caro.... Duvido que seja euro diesel, e sim qualquer coisa no tanque.
Adoro a Discovery 3, mas como todos os anos faço uma viagem grande para a America do Sul, estou revendo meus conceitos.
Infelizmente, o problema com o Diesel, dificuldade de manutenção e peças, pneus, acredito que a Discovery não seja um carro "seguro" para grandes expedições.
Mas por enquanto gosto tanto da discovery que vou continuar com ela, e final do ano vou dar a volta pelo Peru, via Acre e Chile e contar com a "sorte", que é muito importante.

Abraços a todos

andre k
23/01/2012, 22:11
Renato Franco.

Acredito que fomos "mordido" pelo mesmo policial na Argentina, que também me pediu roupas, na região de Monte Queimado
Achei o máximo do guarda, nem pediu os documentos, e foi direto pediu um Regalo e roupas.
Dei um adesivo do Rally Dakar e alguns pesos, e ele insistiu em roupas.
Disse que estava de retorno e tudo sujo.
Minha sorte é que veio um carro em sentido contrario e parou e o policial me largou.

Mas quem viaja para essas "bandas" sabe que isto acontece normalmente

CGAUER
24/01/2012, 09:56
André,

presenciei a mesma cena dos pneus na ruta 40. Um casal com uma disco 3 S com dois pneus furados e pior, por não ter suspensão pneumática, não conseguiam sacar o estepe, pois a brita da estrada fazia um facão. Tivemos que cavar o chão para poder sacar o estepe. Mesmo assim não sei como resolveram o problema.

Infelizmente estes motores eletrônicos e altamente complexos não são mais feitos para este tipo de aventura. O diâmetro dos orifícios dos bicos injetores é de 8 microns, menor que muita partícula de sujeira microscópica, sobrecarregando o filtro de combustível. Um carro a gasolina trabalha com furos 20 vezes maiores e pressão de injeção 200 vezes menor.

Em resumo, logo mais, os motores confiáveis serão aqueles movidos a gasolina. Os motores Diesel chegaram nesta complexidade em razão da global pressão pela redução das emissões de poluentes.

É uma pena a LR não prever no projeto um bom sistema de pré-filtragem. Poderia ajudar ou terminar com este problema.

Abraços

Clemente

Pessoal.

Abraços a todos
André

Leandro Neves
25/01/2012, 11:53
Pessoal.

Abraços a todos
André

Olá André,

Sou de Campinas SP e meu sonho de consumo é uma D3, porem meu medo é realmente este problema que vc enfrentou. Ano passado estive em contato com o Luiz Fraga da Specialist de Sao Paulo, e ele me relatou esses probleminhas que a D3 sofre. Para ele uma simples troca de filtro original do carro resolveria o problema, e pelo que pude observar o problema é uma pouco mais grave, correto?

Tenho uma Pajero Full 2003, com bomba injetora semi eletronica, tambem muito sensível com nosso Diesel sujo e adulterado.

Depois de morrer com mais de R$ 6 mil reais no conserto da bomba e bicos minha dica é:

1. Instalar um filtro purificador de Diesel da Purifilt ou similar

Depois de meu problema, resolvi instalar um desses em meu carro, e depois de 20 mil KM posso dizer que ele realmente separa a agua do Diesel e segura a sujeira de maneira eficiente ( Conforme relato do Clemente ).`

Muito mais eficiente do que qualquer outro filtro original!

2. Abastecer somente com o novo Diesel S-50

Se vc olhar nas bombas de combustiveis, há um adesivo de advetência, para os donos de carros modelo 2012, não abastecer com o diesel antigo S-500, somente com o novo.

Abasteci por duas vezes com o novo Diesel e posso lhe dizer, que o carro está mais economico, não consegui tirar as médias, mas o consumo melhorou.

3. Limpar o tanque a cada 30 mil Km

Toda sujeira que roda pelo sistema, acaba voltando para o tanque de combustivel, acho aconselhável dar uma olhada para ver o estado que se encontra, periodicamente.

4. Nunca rodar com o tanque na reserva

Lembra sobre a sujeira no tanque?

Caso vc ande com seu carro na reserva, provavelmente seu caro estará se alimentando de todas as impurezas encontradas em seu tanque.

E para vc que roda bastante em viajens, sempre que rodar muito durante o dia, abasteça o carro antes de para-lo, pois caso haja sujeira no diesel ela se condensa em baixo no tanque, diminuindo as chances de ter problemas.

5. Sobre os Pneus

Sou fã dos BFGoodrich, não troco por nada!

Segundo o Luiz Fraga, é possível vc arrumar um jogo de rodas aro 17" do modelo S 2005 ( alguma coisa assim ) e colocar os BF AllTerrain.

Todos os meus carros tem BF e na minha Pajero estou rodando a 100 mil KM e com certeza roda mais uns > 30 mil, sem nenhum furo ou corte!

E olha que já fizemos miséria com todos os carros!

Do mais, espero ter ajudado, e quem sabe crio coragem e compro uma dessas para mim.

Por enquanto estou mais direcionado a pegar uma Defender ou uma Xterra, mas quem sabe né?

Abraços e muito obrigado!

RDY
25/01/2012, 16:13
Olá André,

Sou de Campinas SP e meu sonho de consumo é uma D3, porem meu medo é realmente este problema que vc enfrentou. Ano passado estive em contato com o Luiz Fraga da Specialist de Sao Paulo, e ele me relatou esses probleminhas que a D3 sofre. Para ele uma simples troca de filtro original do carro resolveria o problema, e pelo que pude observar o problema é uma pouco mais grave, correto?

Tenho uma Pajero Full 2003, com bomba injetora semi eletronica, tambem muito sensível com nosso Diesel sujo e adulterado.

Depois de morrer com mais de R$ 6 mil reais no conserto da bomba e bicos minha dica é:

1. Instalar um filtro purificador de Diesel da Purifilt ou similar

Depois de meu problema, resolvi instalar um desses em meu carro, e depois de 20 mil KM posso dizer que ele realmente separa a agua do Diesel e segura a sujeira de maneira eficiente ( Conforme relato do Clemente ).`

Muito mais eficiente do que qualquer outro filtro original!

2. Abastecer somente com o novo Diesel S-50

Se vc olhar nas bombas de combustiveis, há um adesivo de advetência, para os donos de carros modelo 2012, não abastecer com o diesel antigo S-500, somente com o novo.

Abasteci por duas vezes com o novo Diesel e posso lhe dizer, que o carro está mais economico, não consegui tirar as médias, mas o consumo melhorou.

3. Limpar o tanque a cada 30 mil Km

Toda sujeira que roda pelo sistema, acaba voltando para o tanque de combustivel, acho aconselhável dar uma olhada para ver o estado que se encontra, periodicamente.

4. Nunca rodar com o tanque na reserva

Lembra sobre a sujeira no tanque?

Caso vc ande com seu carro na reserva, provavelmente seu caro estará se alimentando de todas as impurezas encontradas em seu tanque.

E para vc que roda bastante em viajens, sempre que rodar muito durante o dia, abasteça o carro antes de para-lo, pois caso haja sujeira no diesel ela se condensa em baixo no tanque, diminuindo as chances de ter problemas.

5. Sobre os Pneus

Segundo o Luiz Fraga, é possível vc arrumar um jogo de rodas aro 17" do modelo S 2005 ( alguma coisa assim ) e colocar os BF AllTerrain.

Todos os meus carros tem BF e na minha Pajero estou rodando a 100 mil KM e com certeza roda mais uns > 30 mil, sem nenhum furo ou corte!

Do mais, espero ter ajudado, e quem sabe crio coragem e compro uma dessas para mim.

Por enquanto estou mais direcionado a pegar uma Defender ou uma Xterra, mas quem sabe né?

Qual e melhor, o Purifilt ou o Eurofilter?

Renato Franco
25/01/2012, 18:24
5. Sobre os Pneus

Abraços e muito obrigado![/QUOTE]

Olá amigo,

Consegui um jogo de rodas da D3 S 2005, que vinha na medida 17", e o proprietário quis colocar as 20" (ainda bem, senão não teria conseguido as rodas).

Também gosto dos BF e Michelin. Não consegui BF AT na medida 17", mas consegui os MUD KM/2 na medida 245/70 R17, que praticamente coincide com a medida original da Land (235/70, para o aro 17).

Lógico que o MUD é um pouco mais ruidoso (mas nada absurdo, esse KM2) e aumenta um pouco o consumo (coisa de 10%), só que na trilha ficou ABSURDAMENTE bom. Pneu não rasga, pode baixar pressão na areia que ele segura, não dá medo nas pedras, e na lama nem se fala. Mantive os aro 19" para o dia-a-dia, mas quando saio em viagens mais "radicais", troco as rodas e vou de MUD.

Se conseguir as rodas, recomendo fortemente a combinação.

Abraços

Leandro Neves
26/01/2012, 13:48
Qual e melhor, o Purifilt ou o Eurofilter?

RDY tudo bem?

Acredito que os dois são semelhantes, comprei o Purifilt, pois na época não conhecia o EuroFilt e fui muito bem atendido, por telefone, pelo pessoal da fabrica.
Eu aconselho dar uma ligada nas duas empresas e buscar maiores informações.

Abasteça só com o Diesel S-50!

Abraços,

Leandro

Leandro Neves
26/01/2012, 13:53
5. Sobre os Pneus

Olá amigo,

Consegui um jogo de rodas da D3 S 2005, que vinha na medida 17", e o proprietário quis colocar as 20" (ainda bem, senão não teria conseguido as rodas).

Também gosto dos BF e Michelin. Não consegui BF AT na medida 17", mas consegui os MUD KM/2 na medida 245/70 R17, que praticamente coincide com a medida original da Land (235/70, para o aro 17).

Lógico que o MUD é um pouco mais ruidoso (mas nada absurdo, esse KM2) e aumenta um pouco o consumo (coisa de 10%), só que na trilha ficou ABSURDAMENTE bom. Pneu não rasga, pode baixar pressão na areia que ele segura, não dá medo nas pedras, e na lama nem se fala. Mantive os aro 19" para o dia-a-dia, mas quando saio em viagens mais "radicais", troco as rodas e vou de MUD.

Se conseguir as rodas, recomendo fortemente a combinação.

Abraços[/QUOTE]

Ola Renato,

Acredito que realmente este é o melhor caminho, mesmo não tendo o carro.

Aproveitando a oportunidade, quais as impressões que vc tem do seu carro e as principais ocorrências em relação ao problema com o nosso Diesel, consumo e manutenção?

Abraços

Leandro

Renato Franco
26/01/2012, 18:24
Ola Renato,

Aproveitando a oportunidade, quais as impressões que vc tem do seu carro e as principais ocorrências em relação ao problema com o nosso Diesel, consumo e manutenção?

Abraços

Leandro[/QUOTE]

Leandro,

Minha D3 é 2008. Comprei em 2010, com 48 mkm, meio preocupado com as informações colhidas.

Acho que dei sorte. Já rodei mais de 50 mkm (está hoje com 99k), sendo que duas viagens ao Nordeste e uma ao Atacama.

Tirando dois pneus cortados na Serra da Canastra (os aro 19" são mesmo inadequados para off-road), não tive NENHUM outro problema, somente manutenção preventiva (troco filtros em todas as revisões, a cada 12 k). Troquei também as buchas da suspensão com 72 k, pois já estavam ruidosas (é uma manutenção programada, segundo a concessionária). Já comprei as pastilhas de freio para substituição, mas ainda não precisou (são ORIGINAIS, pasme).

As revisões, todas na Eurobike, ficam por volta de R$ 900,00 (óleo, filtros comb e óleo), podendo subir um pouco quando troca o filtro de ar do motor e ar condicionado. A troca das buchas ficou em 1.600. Pela fama do carro, me surpreendi POSITIVAMENTE com o custo de manutenção.

Nunca tive problemas com diesel também. Pedi para limpar o tanque na revisão dos 84 mkm, e quando começaram desmontar, viram que a peneira estava limpinha, e nem continuaram o serviço.

Tomo o cuidado de abastecer em um posto que confio (Makro Atacadista), e que tem alta rotatividade de diesel. Em viagens, procuro nunca deixar o tanque abaixo da metade, e abastecer em postos com grande movimento de caminhões (caso pegar um diesel ruim, vou "diluir" no diesel que está no tanque, minimizando o risco.

Quanto ao desempenho e conforto, é superlativo, mesmo em trilhas (não faço trilha para procurar o buraco, simplesmente gosto de ir a locais de difícil acesso e encarar o que precisar).

O consumo, com pneus lisos, andando no meu ritmo (de 100 a 110 km/h), é de 11 km/l. Com os MUD cai para 10 km/l. Na cidade bebe bem, 6,5, máximo 7.

O carro está em tão bom estado que pensava em pegar uma D4 no fim desse ano, mas estou reconsiderando (melhor ficar com uma "conhecida" mais velinha que uma jovem "desconhecida").

Abraços.

Renato

Leandro Neves
27/01/2012, 08:46
Ola Renato,

Abraços

Leandro

Leandro,

Minha D3 é 2008. Comprei em 2010, com 48 mkm, meio preocupado com as informações colhidas.

Acho que dei sorte. Já rodei mais de 50 mkm (está hoje com 99k), sendo que duas viagens ao Nordeste e uma ao Atacama.

Tirando dois pneus cortados na Serra da Canastra (os aro 19" são mesmo inadequados para off-road), não tive NENHUM outro problema, somente manutenção preventiva (troco filtros em todas as revisões, a cada 12 k). Troquei também as buchas da suspensão com 72 k, pois já estavam ruidosas (é uma manutenção programada, segundo a concessionária). Já comprei as pastilhas de freio para substituição, mas ainda não precisou (são ORIGINAIS, pasme).

As revisões, todas na Eurobike, ficam por volta de R$ 900,00 (óleo, filtros comb e óleo), podendo subir um pouco quando troca o filtro de ar do motor e ar condicionado. A troca das buchas ficou em 1.600. Pela fama do carro, me surpreendi POSITIVAMENTE com o custo de manutenção.

Nunca tive problemas com diesel também. Pedi para limpar o tanque na revisão dos 84 mkm, e quando começaram desmontar, viram que a peneira estava limpinha, e nem continuaram o serviço.

Tomo o cuidado de abastecer em um posto que confio (Makro Atacadista), e que tem alta rotatividade de diesel. Em viagens, procuro nunca deixar o tanque abaixo da metade, e abastecer em postos com grande movimento de caminhões (caso pegar um diesel ruim, vou "diluir" no diesel que está no tanque, minimizando o risco.

Quanto ao desempenho e conforto, é superlativo, mesmo em trilhas (não faço trilha para procurar o buraco, simplesmente gosto de ir a locais de difícil acesso e encarar o que precisar).

O consumo, com pneus lisos, andando no meu ritmo (de 100 a 110 km/h), é de 11 km/l. Com os MUD cai para 10 km/l. Na cidade bebe bem, 6,5, máximo 7.

O carro está em tão bom estado que pensava em pegar uma D4 no fim desse ano, mas estou reconsiderando (melhor ficar com uma "conhecida" mais velinha que uma jovem "desconhecida").

Abraços.

Renato[/QUOTE]

Obrigado pelo relato.

Estou tão direcionado a comprar um Land Rover, sendo ele uma Defender ou D3, que fico mais tempo aqui nós tópicos dos Landeiros, do que nos dos outros carros que tenho. Troller, Vitara e Pajero!

O carro que menos dá problema e surpresas é o Troller. Mas sem conforto.

Pajero é muito confortável manutenção relativamente baixa. Porem no Off Road é meio estranho o desempenho, parece não estar em seu "habitat".

Vitara é Off Road puro! Esqueça o desempenho na rua!

Estou paquerando uma Defender 2005/06 Black em excelente estado, motor 300TDI. Mas pelo valor pedido dá quase para comprar um D3 2006, aí volta as duvidas sobre a aquisição do Discovery.:parede:

Estou meio apertado este começo de ano, muita coisa ocorrendo ao mesmo tempo.

Vou estudando e esperando a oportunidade certa para enfiar o pé na lama.

Enquanto isso vou colhendo informações sobre os carros.

Muito Obrigado pelo seu relato e a unica observação que faço é tentar sair das revisões em concessionária. ( não sei se seu carro está na garantia ), mas não acredito em nada nos serviços prestados por esse pessoal. Simplesmente trocam tudo sem dó. Procure uma oficina de confiança,( isso pode demorar um pouco ), e faça as coisas lá! Peça para ver os detalhes dos serviços e peças ( tente ficar junto com os mecânicos durante o serviço ). Isso é muito importante para quem possui carros deste nivel.

Um exemplo foi a abertura da bomba injetora de minha Pajero, que pude acompanhar, na concessionária a bomba estava condenada, e na oficina abriram e consertaram. O estado era lastimavel, daí pude compreender a qualidade e o estrago que nosso Diesel faz com nossos carros!

É isso aí. Abraços!

andre k
27/01/2012, 11:53
Leandro e Renato.

Obrigado pelas dicas.

Concordo com ter um jogo de rodas para "aventuras".
Já estou procurando, mas ainda não encontrei.
Encontrei aro 18, mas não encontrei o Pneu BF, mas vou continuar a busca.

Em regiões mais inóspitas, os "borracheiros" não tem equiipamento que serve para aro 19, no máximo 18.

Quanto ao diesel, nunca tive problemas aqui no Brasil, só fui "premiado" na Argentina, talvés pela falta de combustivel no norte.

A dica do filtro, não sei como posso instalar ele da D3.

Agora quanto a Discovery, o carro é muito show.

Já é minha segunda, é vai ser dificil me acostumar com outro carro.

Abraços a todos, e obrigado pelas dicas.

Renato Franco
28/01/2012, 22:44
Leandro e André,

Primeiro, quanto à dúvida do Leandro, acredito que a questão é a exigência de conforto. A Defender é excelente carro na trilha, mas conforto é pouco melhor que o Troller. Muito ruído (a suspensão é mais macia que o Troller) e pouco desempenho. Para viagens longas, acho um carro cansativo demais (tem um amigo meu que usa EPIs para viajar na Defender, aqueles plugs de inserção no ouvido - risos).

A D3, especialmente as com suspensão a ar, passam onde as Defender passam (se não tiver dó de por e com pneus adequados). E o conforto é incomparável, mesmo cotejando com carros "baixos". Só andando pra entender.

Quanto ao pneu do André, a BF tem o AT na medida 285 / 65, para Amarok, que eu acredito que cabe na Disco (é um pouco mais largo, talves tenha que acertar o offset com espaçador.

Onde vc conseguiu rodas aro 18" com a furação da Disco? Estou interessado num terceiro jogo, com pneus AT, para expedições.

Abraços.

Renato Franco
28/01/2012, 22:48
Ah Leandro,

Ia me esquecendo do ponto da oficina. A minha já saiu da garantia, mas na minha região não tem oficinas que tenham o sistema eletronico compatível com a Disco.

Ademais, tenho sido muito bem atendido pela concessionária local, que não empurra nada e tem sido eficiente nos serviços (se bem que até agora não tive problemas mais sérios com o carro). Nada a ver com as histórias que ouço aqui no forum sobre as concessionárias no Rio e em SP.

Abs.

andre k
31/01/2012, 09:34
Renato.

As rodas aro 18', tem alguns modelos que vieram na discovery.
Agora, as Amarok que vem da Argentina, tem a mesma furação, e é uma boa opção.
É que vou fazer.
Rodas da Amarok aro 18' e pneu BF-AT.
Não adianta ter um carro como a discovery 3 e ter "sapatos de bailarina".
Tem que ter pneu adequado, e os originais são totalmente on road.
Viajo todos os anos para os paises vizinhos da america do sul.
E sempre tenho problema com pneus.
Este ano foi o extremo, tudo bem que andei em lugares junto com o Rally Dakar que abusei um pouco.
Acabei com os pneus, mas hoje posso dizer que "testei" a discovery em muitas situações e olha, o carro vai onde muitos outros não vão.
Só tem algumas dicas:
A areia: terrain response em Sand; desligar DSC; cambio em manual; e tração reduzida.
Tem muita eletronica a D3, para uso light, mas quando aperta, tem que usar o tato e a experiência e colocar o carro onde você quer.
Encalhei 3 vezes e uma fiquei sem embreagem, pois não estava na reduzida.
Mas eu estava equipado, com pranchas de desatolar, pá, cintas, etc.
E meu carro estava totalmente carregado, bau no teto, 2 galões de diesel, pá, e toda a bagagem......
O peso é terrivel pra andar nas dunas, se o carro parar, ...... afunda.....

Abraços a todos

jeisonk
31/01/2012, 10:28
André, tu posta em algum lugar fotos das viagens?

Se sim, deixa o link pra gente curtir.

Abraços

Renato Franco
31/01/2012, 20:12
Olá André,

Desculpe a insistência, mas CERTEZA que a furação é a mesma? A VW costuma usar 4x100, mas não observei a furação da Amarok.

Se, de fato, for a mesma, não precisa nem ser jogo de liga leve. Uma roda de aço com pneu AT fica até xique (risos).

Abs.

andre k
31/01/2012, 20:47
Renato.
É verdade, também fiquei surpreso.
A furação da Amarok é 5x120, igual da Discovery 3.
Porém tem que ser a Amarok Argentina, tem uma série que não serve.
Agora concordo com você, uma roda de aço, pintada de preto fosco e um pneu AT, fica show.

andre k
31/01/2012, 21:09
Grande Jeisonk.

Não tenho o costume de postar minhas fotos na Web.
Até tentei e postei algumas aqui no meu perfil.
Mas nem sei como fazer corretamente, se puder me auxiliar, posso disponibilizar sim.
Agora, você é um grande inspirador meu nas minhas viagens.
Você é como eu, detalhista, e gosta de viajar com sua família.
Eu sempre viajo com meus dois filhos.
E adooooroooo, organizar as viagens, acho que até mais do que viajar em si.
Já li TODOS seus relatos e eles me inspiram cada vez mais.
Desde 2007, viajo todos os anos com meus filhos e normalmente levo meus pais.
Em 2007 fui para o Sul do Chile, 2008, também, 2009, NOA e Atacama, 2010 Sul, 2011 NOA, 2012 Dakar.
E já estou querendo voltar.
Estou querendo fazer o que o Ramalho fez.
Mas em 12/2012 e curtir o Peru e acompanhar o Dakar novamente, que é uma emoção sem limites.
O Dakar 2013 vai sair de Lima (peru) e terminar em Santiago (chile) passando pela Argentina.
Se quiser, ou permitir, podemos organizar uma dessas junto com a familia.
Me manda uma MP que trocamos algumas figurinhas

Abraços a todos
André

RDY
01/02/2012, 01:37
RDY tudo bem?

Acredito que os dois são semelhantes, comprei o Purifilt, pois na época não conhecia o EuroFilt e fui muito bem atendido, por telefone, pelo pessoal da fabrica.
Eu aconselho dar uma ligada nas duas empresas e buscar maiores informações.

Abasteça só com o Diesel S-50!

Abraços,

Leandro

Perco a garantia do veículo se instalar?

jeisonk
01/02/2012, 08:51
Não tenho o costume de postar minhas fotos na Web.
Até tentei e postei algumas aqui no meu perfil.
Mas nem sei como fazer corretamente, se puder me auxiliar, posso disponibilizar sim.

André, estou te mandando uma MP com meu mail, vamos conversando.

Abraços

Leandro Neves
01/02/2012, 18:37
Perco a garantia do veículo se instalar?

RDY,

Sinceramente não tenho a mínima idéia se vc vai perder a garantia.

Acho prudente vc se informar na concessionária a respeito.

No meu caso, minha Pajero está fora da garantia há quase uma década. Opessoal da Ouro Diesel, aqui de Campinas, que mexeu na bomba injetora, disseassim " se esse filtro realmente funcionasse, todo mundo teria instaladoum desses, até os fabricantes teriam instalado nos carros para evitarproblema"

Outros amigos mecânicos foram totalmente a favor. Resolvi arriscar!

E meu amigo, talvez nem saiba se realmente ele funciona, pois minha bombadeu problema com 170 mil KM. Se a bomba der problema novamente será com mais de350 mil KM.

Agora vai uma uma historinha.

Um amigo meu que possui uma oficina Bosh especializada em bomba injetora,contou que ele trabalhou com a empresa Viação Itapemirim, de Cachoeira deItapemirim, ES. Segundo testemunho, existe na sede uma central de purificaçãode Diesel incrivelmente moderna, para filtrar o Diesel que é fornecidodiretamente pela Petrobras. Disse que gastaram milhões para desenvolver umsistema de decantação e filtragem do Diesel para abastecer exclusivamente afrota de veículos da empresa.

Para que?

Todas as manutenções são realizadas preventivamente dentro da empresa, esegundos dados uma bomba injetora trabalhando com o Diesel Original rodavaaprox. 300 mil KM e com o Diesel Filtrado aprox. 1 milhão KM.

Bati muito a cabeça para sair do conserto da bomba na concessionária ( quecolocavam a culpa em um defeito no tanque de combustível ) e da Formagioni (onde na verdade todas as concessionárias MIT mandam o carro - Campinas e Goiânia). E por fim vc vai aprendendo um pouco com tudo o que escuta. Muita besteira,mas também muita coisa interessante.

Pelo estado que estava a minha bomba, quando foi aberta, mandei instalar ofiltro sem dó nenhuma. Pois o estrago que a sujeira e a água do Diesel fazemaos componentes internos da mesma é brutal!

Estou ligado ao ramo de construção civil e costumo dizer que a"categoria" ( pedreiro, engenheiro, arquiteto, fornecedores do básicoao acabamento) é muito unida para fazer o cliente gastar mais e não ter a mínimacapacidade de argumentação.

Desta forma discordo da opinião do pessoal da Ouro Diesel " até osfabricantes teriam instalado nos carros para evitar problema ", se elesconfirmam que a qualidade do Diesel danifica as bombas injetoras e seus carrosde 150 mil reais. Onde os consumidores vão cair de pau?

A indústria automobilística nacional não é tão amadora assim em querercutucar o governo ( Petrobras ). Não é?

Vão empurrando com a barriga e se adequando.

Um exemplo disso é o novo Diesel S-50, que ninguém tem a mínima idéia para oque foi lançado no mercado. É só checar aqui no fórum, até eu dei meus pitacose sinceramente acho que todo mundo está perdido.

Uns dizem que é um combustível para adequar as novas leis ambientais, commenos enxofre, outros dizem que é para a Petrobras ganhar mais.

Na minha modesta opinião, como relatei anteriormente em outro post, é umatentativa de Petrobras se adequar aos novos padrões tecnológicos mundiais. Evou ainda salientar que com certeza os técnicos da Petrobras estão tentando detudo em desenvolver um S-50 “ menos ruim possível para os novos motores “. Vaiter muita dor de cabeça ainda.

Enquanto isso vou abastecendo com o S50, que aqui em Campinas é praticamenteo mesmo preço do Diesel normal. Acredito que este Diesel seja um pouco maislimpo/

Concluindo.

Eu arriscaria em instalar o equipamento. E seguir minhas outrasrecomendações.

Abraços

Leandro Neves
01/02/2012, 18:49
Hummmmm,

Vcs estão fazendo eu me animar novamente em ir atrás de uma D3!

Se vcs acharem uma solução prática para os Allterrain, como rodas de aço mesmo, as coisas começam a mudar de rumo.

Outra duvida é sobre a suspensão pneumática. Alguem se habilita?

Abraços e muito obrigado pela atenção.

andre k
01/02/2012, 19:59
Leandro.

Você já andou em uma Discovery 3?
É um problema sério.
No meu caso foi amor a primeira vista.
Pra mim o carro é fantástico.
Tem seus problemas como todos os outros carros, mas no contexto geral tudo compensa.
É um prazer andar com a D3 em qualquer situação.
As rodas para pneu BF, como já citei, em aro 18 e 17 da Amarok, Também tem algumas BMW e até de algumas S10 que servem.

Quanto a suspensão pneumática, isso sim é o grande diferencial da D3.
É fantástico o conforto e as possibilidades em diversos usos.
É o que mais me agrada no carro.
Tem o problema com compressor da suspensão, que é comum dar problema.

No mais se está em dúvida, vai fundo e seja feliz.

Abraços

André

climbr
02/02/2012, 12:23
Estou em Goiânia e passei pelo posto Trevão. Começaram a vender os S-50 agora lá (a última vez que passei faz 3 semanas e não tinha), e colocaram uns adesivos nas bombas de diesel comum. :rolleyes:

http://i39.tinypic.com/2gwi7gi.jpg

Achei que deveria compartilhar com vocês. :!:

CGAUER
06/02/2012, 11:11
Em resumo:

Esqueça viagens para o interior, bolívia, etc... A verdade é, os motores Euro IV já eram S50... Por isso tantos problemas por aqui com Disco 3...

Abraços

Clemente

Estou em Goiânia e passei pelo posto Trevão. Começaram a vender os S-50 agora lá (a última vez que passei faz 3 semanas e não tinha), e colocaram uns adesivos nas bombas de diesel comum. :rolleyes:

http://i39.tinypic.com/2gwi7gi.jpg

Achei que deveria compartilhar com vocês. :!:

Leandro Neves
06/02/2012, 11:58
Em resumo:

Esqueça viagens para o interior, bolívia, etc... A verdade é, os motores Euro IV já eram S50... Por isso tantos problemas por aqui com Disco 3...

Abraços

Clemente

Acho que agora, "TEORICAMENTE" dá para ter um carro desses!

Mas acredito que iremos testemunhar algumas dores de cabeça com esse novo Diesel, pois como falei, os técnicos da Petrobras devem ter criado um Diesel menos ruim que o antigo.

O Diesel S-50 não deve atender totalmente as necessidades dos motores Euro IV.

Se até agora deu para ir rodando com o Diesel S-500, é só deixa-lo menos ruim para os carros 2012 rodarem uns 20 mil KM a mais antes de darem problema e tá tudo certo!

Se mesmo dando problemas o povo compra os carros, imagina se melhorar o tempo de vida do motor em alguns mil KM?

Não acreito em outra matemática, que não seja esta!

Abraços,

Enquanto isso estou abastecendo minha "Pajero 2003" só com o S-50.

fernandomem
22/02/2012, 21:34
Comprei um D3 com 12 mil km, rodei 2 mil e o carro perdeu potência.
Tinha acabado de abastecer, abasteço sempre no mesmo posto.
Levei o carro a concessionária e o problema diagnosticado teria sido problemas com combustível, informaram que devido à baixa kilometragem do carro, seria feito a limpeza do tanque de combustível e a troca do filtro.
Logo em sguida, aproximadamente uma hora depois, recebi uma ligação da concecionaria informando que a bomba deveria ser substiruida, e que se possível fosse dar uma olhada no estado em que a mesma estava, fui à concessionaria e comprovei que estava uma pasta na bomba.
Faz 3 semanas que fiz a revisão no carro, foram trocados todos os filtros, como eles não observaram um entupimento, ou um grau maior de sujeira.
O diesel utilizado aqui com certeza é de baixa qualidade, já rodei mais de 200 mil km em outros carros a diesel, entre SRV, SW4 e Pajeros.
Tive problemas com as toyotas, mas a fabrica sempre cobriu pela garantia, a pajero tive um problema parecido, no entanto já estava fora da garantia e a Land, quando fui mencionar garantia, não esperaram nem terminar a frase, já informram que a Land Rover não se responsabiliza.
De alguma forma nós consumidores não podemos ser responsabilizados.
Não é porque compramos carros caros que devemos obrigatoriamente ter uma manutenção absurda.
Foi cobrado pela consecionaria a quantia de R$ 4.300,00 (quatro mil e trezentos reais) pela limpeza do tanque, troca do filtro de combustível e a bomba de combustível.
Um absurdo em um carro com 14 mil km rodado, na garantia.

Fernando Medeiros

Rosemberg Dantas
24/02/2012, 11:55
Olá pessoal queria relatar um problema que tenho assim eu acho bastante freqüente com minha Discovery 3 meu carro está 144.000 KM rodado é 2008 sou único dono e já é a 3º vez que troco o mangote que pega no motor e vai para o intercooler ele tem a facilidade de rasgar muito fácil queria saber se vocês tem esse problema freqüente também? Outra dica conversando com o chefe de oficina da consessionária perguntei a ele a importância de utilizar o diesel S-50 o novo fabricado pela Petrobras (Segundo a petrobras é um diesel menos poluente e dar mais desempenho ao veículo) o chefe de oficina me falou que só é bom usar nos carros novos pois o mesmo já vem com o motor Euro 5 e tem que utilizar junto com o aditivo que a petrobras oferece o lubrax para ter melhorias.

Rosemberg Dantas

Alexandre Tietsche
24/02/2012, 15:09
[COLOR=#3e3e3e][FONT=Trebuchet MS]
[COLOR=#3e3e3e][FONT=Trebuchet MS]
De alguma forma nós consumidores não podemos ser responsabilizados.
Não é porque compramos carros caros que devemos obrigatoriamente ter uma manutenção absurda.
Foi cobrado pela consecionaria a quantia de R$ 4.300,00 (quatro mil e trezentos reais) pela limpeza do tanque, troca do filtro de combustível e a bomba de combustível.
Um absurdo em um carro com 14 mil km rodado, na garantia.

Fernando Medeiros

Fernando, não pode e nem deve.
Muito simples resolver isso.
Pegue a NF dos serviços prestados juntamente com cópia do documento do seu veículo + documentos pessoais e vá até um Juizado Especial Civic (famoso pequenas causas). Causas com valor menor do que 20 salários minimos (+ ou - R$ 12.500,00) não precisa de advogado.

Neste tipo de ação você alega tudo que o que vc quiser e a Land Rover tem que provar que o que você não diz não procede, ou seja, dificilmente eles conseguirão provar que o carro com 12.000km não tem "vício". Na relação de consumo o fornecedor de serviço ou produto responde INDEPENDENTE DE CULPA e o ônus da prova se inverte. "ah mas o problema é o Diesel". Se vira! Botou no Mercado brasileiro e ofereceu garantia, cumpra! :odedo2:

Fonte: Eu mesmo, comerciante que esta sendo acionado por um cliente...hehehe.

a Lei do consumidor é F....

Renato Franco
24/02/2012, 15:33
Olá Rosemberg.

Desconheço esse problema. A minha tb é 2008, e nunca aconteceu, já está com 100 kkm. Será que não está roçando em alguma parte e gerando desgaste?

Quanto ao diesel S-50, não há qq problema em utilizá-lo nos Euro IV. Na verdade, quanto menos enxofre melhor.

Abs.

neilsonhenriques
24/02/2012, 16:42
Olá pessoal queria relatar um problema que tenho assim eu acho bastante freqüente com minha Discovery 3 meu carro está 144.000 KM rodado é 2008 sou único dono e já é a 3º vez que troco o mangote que pega no motor e vai para o intercooler ele tem a facilidade de rasgar muito fácil queria saber se vocês tem esse problema freqüente também? Outra dica conversando com o chefe de oficina da consessionária perguntei a ele a importância de utilizar o diesel S-50 o novo fabricado pela Petrobras (Segundo a petrobras é um diesel menos poluente e dar mais desempenho ao veículo) o chefe de oficina me falou que só é bom usar nos carros novos pois o mesmo já vem com o motor Euro 5 e tem que utilizar junto com o aditivo que a petrobras oferece o lubrax para ter melhorias.

Rosemberg,

Você é o segundo proprietário de D3 que relata isso aqui no fórum. :pensativo:

Se você fizer uma busca, vai ver que o outro proprietário andava sempre com o pé embaixo. Como é o seu uso ?

Se também tiver o costume de pisar fundo, o problema pode estar aí, enfim. Conheço outros proprietários de D3 que nunca tiveram esse problema em carros até bem mais rodados que o seu.

Mesmo o D3 sendo um canhão pra andar, acho que a versão a diesel não deveria ser usada dessa forma. Pra altas velocidades, os motores a gasolina são mais adequados (e bem mais simples).

Esqueça o que o chefe de oficina te falou do S50. O lugar onde menos entendem de Land Rover parece ser nas concessionárias. O motor do D3 (Euro IV) praticamente exige um diesel com menor teor de enxofre. O S50 é totalmente indicado pra ele e não precisa utilizar absolutamente nenhum aditivo.

Neilson

Armindo Neto
24/02/2012, 19:28
A turbina do discovery 3 nao e boa para o Brasil por causa do alto teor de enxofre no diesel brasileiro e uma turbina nova ta em torno de 8 mil reais

Ary_Carvalho
08/12/2012, 00:27
sempre estou tendo que mandar tirar o tanque e limpar uma peneira q tá dentro da bomda de combustivel,dentro do tanque,discovery 3 , quando começa a perder força e aparecer no computador de bordo ENGINE SYSTEN FALT

levi borges junior
08/12/2012, 09:58
Carissimos colegas;

Meu pai tem uma Discovery 3 e já duas vezes apresentou esse problema, na primeira; o carro tinha rodado pouco mais de dois mil km após a revisão, acionamos o Judiciário e a concessionária LR pagou a quantia de R$25.000,00 correspondente ao dano moral causado e mais R$625,00 referente ao valor pago pela limpeza do tanque e troca do filtro.

Renato Franco
09/12/2012, 23:27
Carissimos colegas;

Meu pai tem uma Discovery 3 e já duas vezes apresentou esse problema, na primeira; o carro tinha rodado pouco mais de dois mil km após a revisão, acionamos o Judiciário e a concessionária LR pagou a quantia de R$25.000,00 correspondente ao dano moral causado e mais R$625,00 referente ao valor pago pela limpeza do tanque e troca do filtro.

Amigos,

Até entendo a chateação com esses problemas, mas possa garantir, depois de 70.000 km rodados por todo o país e pelo exterior, que a Disco não tem NENHUM problema crônico com combustível. Problema crônico é a desonestidade de postos de combustível que vendem porcaria. Abastecendo em postos com movimento de carreta, com diesel comum, mesmo no Nordeste, nunca tive problemas. Agora, com S-50, muito menos risco de qualquer problema, pois para começar vender o S-50 os postos tem que trocar o tanque.

Curiosamente, já tive problemas de combustível com carros à GASOLINA, uma Ranger 1998 quase furou pistão com um combustível ruim que abasteci em Piracicaba, e meu Jetta (tenho até hoje), deu problema com 5.000 km também com combustível ruim.

Acho curioso por a culpa no carro ou na fábrica, e ainda condená-lo por dano moral, se abastece o carro com combustível adulterado ou mal estocado. Fico imaginando a mesma lógica na aviação. Se vendessem querosene bichado, a culpa seria da Rolls Royce, P & W ou GE. Óbvio que não. Mas percebo que há verdadeiro preconceito. Se uma SW-4 der problema, a culpa é do posto. Se a LR dá, a culpa é do carro. Dá licença...

Alexandre Tietsche
10/12/2012, 12:16
A merda(pro comerciante) é o tal do C.D.C que veio para defender absurdamente os consumidores e lesar muitos comerciantes ainda que honestos. Alguém com um pouco mais de tutano (não precisa ser advogado) consegue tirar proveito muito facilmente dos artigos e colocar na Bunda do lojista.

Veja o que dia o art 12.

Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

Eu que sou comerciante e sei o que é isso, já precisei ir duas vezes no fórum responder processos baseado nisso e consegui reverter e vencer. Mas não é fácil pois o juiz sempre diz que o consumidor é a parte onipotente.

Abs

CGAUER
10/12/2012, 14:41
Fato é, a Toyota até hoje não lançou a nova Prado pois não ficou contente com a confiabilidade do motor para nosso Diesel.

A atual SW4 e Hilux, possuem aqui no Brasil um filtro MUITO, mas MUITO maior que o modelo Europeu.

Os problemas de combustível das Discos poderiam ser facilmente atenuados com um processo de filtragem mais adequado à nossa situação, com pré-filtro + decantador e filtro.

Se faziam isso nos Defender TDI, motor que bebe qualquer porcaria de combustível, porque não fazem o mesmo nos delicados eletrônicos? Realmente não entendo esta incoerência.

Vocês já viram um filtro de Diesel da Defender Puma? Parece um miolo de rolo de papel higiênico, minúsculo... É claro que vai entupir ou deixar passar sujeira.

Em resumo, os LRs atuais são sim mais sensíveis ao Diesel ruim que os Toyotas. Fato!

E sim, se eu tivesse abastecido em postos de qualidade, como os BR, entraria sim com processo.

Como todos sabem, as concessionárias culpam o Diesel, mas não apresentam qualquer laudo... Se o Diesel está ruim, quero um laudo da Falcão Bauer ou qualquer outra entidade de ilibada reputação. Aliás, acompanharia pessoalmente o desmonte dos componentes e também o envio do combustível para teste em um ou mais laboratórios.

Culpar o Diesel é muito simples e conveniente. Os fatores de falha dos Diesel Common Rail são tantos que muitas vezes o problema não é o combustível...

Abraços

Clemente

Amigos,

Até entendo a chateação com esses problemas, mas possa garantir, depois de 70.000 km rodados por todo o país e pelo exterior, que a Disco não tem NENHUM problema crônico com combustível. Problema crônico é a desonestidade de postos de combustível que vendem porcaria. Abastecendo em postos com movimento de carreta, com diesel comum, mesmo no Nordeste, nunca tive problemas. Agora, com S-50, muito menos risco de qualquer problema, pois para começar vender o S-50 os postos tem que trocar o tanque.

Curiosamente, já tive problemas de combustível com carros à GASOLINA, uma Ranger 1998 quase furou pistão com um combustível ruim que abasteci em Piracicaba, e meu Jetta (tenho até hoje), deu problema com 5.000 km também com combustível ruim.

Acho curioso por a culpa no carro ou na fábrica, e ainda condená-lo por dano moral, se abastece o carro com combustível adulterado ou mal estocado. Fico imaginando a mesma lógica na aviação. Se vendessem querosene bichado, a culpa seria da Rolls Royce, P & W ou GE. Óbvio que não. Mas percebo que há verdadeiro preconceito. Se uma SW-4 der problema, a culpa é do posto. Se a LR dá, a culpa é do carro. Dá licença...

Renato Franco
10/12/2012, 20:37
Amigos,

Respondendo aos dois últimos posts, que são correlacionados, tenho a dizer:

1 . A questão fundamental que vejo é a seguinte: os LR são incompatíveis com o PADRÃO do diesel nacional, ou são mais sensíveis a adulterações ou mau acondicionamento do produto?
a - a primeira hipótese - incompatibilidade com o PADRÃO - seria imputável à LR, pois evidente que existiria um defeito de projeto, hipótese prevista no art. 12 do CDC, que fixa responsabilidade objetiva ao fornecedor.
b - a segunda hipótese - sensibilidade às adulterações - a meu ver, não poderia ser exigido do fornecedor DO CARRO, mas sim do fornecedor DO COMBUSTÍVEL, pois não haveria defeito imputável ao veículo, mas sim ao combustível.

A discussão, portanto, exige a fixação prévia da premissa, sob pena de restar um diálogo de surdos, juridicamente inconsistente.

Eu, particularmente, não acredito na primeira hipótese, pois, se a incompatibilidade fosse com o PADRÃO, imagino que TODOS os carros, sem exceção, iriam dar problema, o que não ocorreu, ao menos no meu caso e em inúmeros amigos que conheço que tem o carro.

Estive há pouco tempo em uma corrida de kart com um engenheiro da Bosch, e perguntei a ele sobre essas questões, e ele me disse que a única diferença que pode existir entre a 'sensibilidade' dos common-rail é o diâmetro do bico injetor, por sua vez inversamente proporcional à pressão de serviço. Assim, os dutos de 1.000 bar teriam, em tese, menor sensibilidade que os dutos de 2.000 bar, utilizados nos motores mais modernos. Evidentemente, o sistema de filtragem do combustível também influencia neste resultado, pois quanto o filtro tem que ser compatível com o tamanho do bico, segurando as partículas de impurezas de tamanho superior, que podem entupi-los.

Abraços.

Alexandre Tietsche
10/12/2012, 22:49
Renato, não sou advogado mas neste caso pode-se arrolar meio mundo num problema desse, dentre eles:
Fabricante do carro
Fabricante da peça que venha a dar defeito
Fornecedora de combustível
Revendedora do combustível
e por ai vai...

Na relação de consumo você põe meio mundo e eles que se virem pra provar que não tem culpa perante o juiz

Utilizando o art.12 a única chance de a LR tirar o dela da reta é o carro dar problema na primeira abastecida, ela vai ter que provar que o problema foi ocasionado por combustível contaminado pelo posto do "chiquinho". Duvido que dê problema na primeira abastecida e que se consiga provas cabais para responsabilizar o tal posto.

O posto por mais que seja chamado, vai alegar que o cliente não abasteceu 100% das vezes no mesmo local. Ou tem algum lunático que guarda todas as notas fiscais de abastecimento? Com isso o autor já perde muita força e volta pro colo da LR

Acredito que pra LR seria mais interessante desenvolver uma solução tupiniquim para andar com nosso combustível de M...

CGAUER
11/12/2012, 14:04
Renato,

é exatamente isso. Jurídicamente a LR pode até estar blindada, agora a questão é; quando alegam que o problema é no combustível, quem é que emite este laudo e certifica que uma real amostra foi retirada do tanque sem qualquer manipulação?!

É muito fácil culpar o combustível, ainda mais onde o consumidor é ignorante sobre os seus direitos e ainda mais sobre a tecnologia embarcada em seus carros.

Como hoje o que importa são os dividendos dos investidores, até se compreende porque os LRs eletrônicos possuem filtros de pequena capacidade de retenção, filtros que consequentemente exigem trocas mais freqüentes, se comparados aos antigos mecânicos.

Quanto menor a trama do filtro (mesh) maior quantidade de sujeira é retida, consequentemente maior deveria ser a superfície de material filtrante de modo a evitar a "comatação" do filtro, o que resulta nas conhecidas falhas.

Como você bem colocou, quanto maior a pressão de injeção, menor é o furo do bico e menor ainda será o mesh do filtro. Hoje o comum é 5 microns de mesh para sistemas que trabalham acima de 1400bar.

Veja novamente o caso da Toyota. Os modelos que eles enviam para África vão equipados pelo seu distribuidor de Gibraltar com um filtro Cummins Fleetguard de uso industrial que antecede o filtro original, separando assim qualquer contaminação antes mesmo de chegar ao filtro "oficial". Uma atitude MUITO responsável.

Product Details (http://ecom.toyota-gib.com/Default.asp?WCI=ProductDetails&WCE=PID:1862206NTD:0)

A Land Rover deveria considerar a sua imagem de "indestrutível e aventureira" e investir um pouco mais em itens que confiam aos seus veículos uma melhor reputação, como um simples pré-filtro de mesh de 10 micros, barrando assim a sujeira grossa e confiando ao principal apenas a sujeira fina. É assim que se faz em qualquer máquina de uso pesado, como os Defender TDI ou um simples compressor de britadeira.

Na África ainda existem LRs, mas o consenso hoje entre os africanos é que hoje Toyota é o carro e Land Rover é a lenda... Infelizmente. Quem tem coragem de entrar no meio do nada cheio de eletrônica? Por lá a Toyota ainda vende Landcruiser 70 com motor mecânico e nos eletrônicos instala potentes filtros e snorkel de série.

O único cara em território africano que tem patrocínio oficial da LR, o Kingsley Holgate, curiosamente usa uma Disco 3 HSE com suspensão com molas ao invés de bolsas de ar. Vai entender... Será que o filtro de Diesel é o mesmo?

Aqui no Brasil, a Ford Transit, que tem o mesmo motor do Defender Puma, é equipada com um filtro com o dobro de tamanho do Defender....

Onde é que foi parar todo o know-how em sensores de presença de água no combustível que os TD5 possuíam, assim como ainda ocorre em todos os Toyotas?

Nada mais lucrativo que intervenções no sistema de injeção. Se no TDI a variação de preços entre a concessionária e distribuidor International é na casa de R$ 3.000 para R$ 290 por injetor de mesmo part-nr, imagine o prejuízo para o proprietário e o lucro da concessionária com um motor eletrônico, onde os preços dos injetores partem de 2mil libras na terra da rainha emburrada.

Moral da história, os Land Rovers pós 2006 Diesel são delicados demais para um uso negligente, uso que muitos haviam se habituado na era dos motores Diesel Mercedes 608 dos Bandeirante, TDI dos Defender, etc... Hoje os Diesel são MUITO mais sensíveis a variação de qualidade do combustível que os motores a gasolina.

O Jimny por ex, possui um único e insubstituível filtro de gasolina imerso no interior do tanque. O seu segredo está no tamanho; um enrome cartucho do tamanho de um rolo de papel-toalha. A Suzuki recomenda sua troca a cada 250mil Km, juntamente com a limpeza do tanque.

A Land Rover poderia fazer melhor, mas por hora faz apenas o mínimo, que na Europa dá certo, mas aqui nem sempre...

abs

Clemente

Amigos,

Respondendo aos dois últimos posts, que são correlacionados, tenho a dizer:

1 . A questão fundamental que vejo é a seguinte: os LR são incompatíveis com o PADRÃO do diesel nacional, ou são mais sensíveis a adulterações ou mau acondicionamento do produto?
a - a primeira hipótese - incompatibilidade com o PADRÃO - seria imputável à LR, pois evidente que existiria um defeito de projeto, hipótese prevista no art. 12 do CDC, que fixa responsabilidade objetiva ao fornecedor.
b - a segunda hipótese - sensibilidade às adulterações - a meu ver, não poderia ser exigido do fornecedor DO CARRO, mas sim do fornecedor DO COMBUSTÍVEL, pois não haveria defeito imputável ao veículo, mas sim ao combustível.

A discussão, portanto, exige a fixação prévia da premissa, sob pena de restar um diálogo de surdos, juridicamente inconsistente.

Eu, particularmente, não acredito na primeira hipótese, pois, se a incompatibilidade fosse com o PADRÃO, imagino que TODOS os carros, sem exceção, iriam dar problema, o que não ocorreu, ao menos no meu caso e em inúmeros amigos que conheço que tem o carro.

Estive há pouco tempo em uma corrida de kart com um engenheiro da Bosch, e perguntei a ele sobre essas questões, e ele me disse que a única diferença que pode existir entre a 'sensibilidade' dos common-rail é o diâmetro do bico injetor, por sua vez inversamente proporcional à pressão de serviço. Assim, os dutos de 1.000 bar teriam, em tese, menor sensibilidade que os dutos de 2.000 bar, utilizados nos motores mais modernos. Evidentemente, o sistema de filtragem do combustível também influencia neste resultado, pois quanto o filtro tem que ser compatível com o tamanho do bico, segurando as partículas de impurezas de tamanho superior, que podem entupi-los.

Abraços.

neilsonhenriques
11/12/2012, 15:32
A merda(pro comerciante) é o tal do C.D.C que veio para defender absurdamente os consumidores e lesar muitos comerciantes ainda que honestos.

Alexandre,

Quem prejudica os lojistas não é o CDC, mas os juízes que em sua grande e esmagadora maioria (claro, existem raríssimas exceções) tem quoeficiente intelectual de um macaco selvagem e essa insegurança jurídica faz parte do Custo Brasil que muitos acham que é falácia se esquecendo completamente do "quilate" do brasileiro. É também por causa disso que as coisas custam 3 vezes mais aqui. As empresas estão certas, tem que embutir o "Custo da justissa" e deixar que a gente pague.

Agora, essa central do Fusion ficou linda no Defender hein ? Muito legal ! :palmas:
Quando ela custou ?

Neilson

Alexandre Tietsche
11/12/2012, 17:08
Neilson, sabe que quando eu recebi a primeira citação da justiça após 6 anos de atividade fiquei P da vida pois existiam diversas mentiras e logo no início já mencionavam que o ônus da prova se inverte conforme lei bla bla bla que não me lembro agora. Pra minha sorte, eu guardo e-mail dos últimos 12 meses e tinha todos comigo. Some a isso os AR (Aviso de Recebimento)assinado pelo cliente e pronto. Eu mesmo fiz minha defesa e tive que despencar para BH pra responder pois não basta inverter o ônus da prova mas o fornecedor de produtos e serviço responde no domicílio do cliente. Imagina se o cara tivesse ajuizado ação no Amapá? Simples, passaria na farmácia e compraria um KY Gel pra não sentir dor pois o custo dessa ação era algo em torno de R$ 1600.00 e se bobear só de passagem e hotel gastaria isso.

Por fim consegui provar por A + B que o cliente e o advogado agiam de má Fé. Cada um deles foi condenado a pagar umas multas e o juiz ainda solicitou que encaminhassem uma representação a OAB/MG por crime de falso testemunho. A grande piada disso tudo é que na condenação o Juiz mandou o autor a pagar R$ 700.00 para cada um dos réus (havia mais uma empresa junto) só que dps um outro juiz FDP viu que eu não tinha contratado advogado e por isso não fazia jus a indenização. Ao final morri com o custo do Diesel e hotel...

A Central da Defender saiu mais ou menos R$ 1.500,00, teve um rapaz que fez a moldura pra mim em cima da original e ficou muito legal mesmo. Da outro visual ao painel.

Abs

neilsonhenriques
12/12/2012, 11:17
Por fim consegui provar por A + B que o cliente e o advogado agiam de má Fé. Cada um deles foi condenado a pagar umas multas e o juiz ainda solicitou que encaminhassem uma representação a OAB/MG por crime de falso testemunho.

Alexandre,

Além da sua documentação impecável, você deu sorte de pegar um juiz exceção. Se pega um macaco togado, mesmo estando certo e com todas as provas, ia perder a causa. Vejo isso acontecendo o tempo todo.

A Central da Defender saiu mais ou menos R$ 1.500,00, teve um rapaz que fez a moldura pra mim em cima da original e ficou muito legal mesmo. Da outro visual ao painel.

Poxa, é um preço muito bom. Você vende essa central ? Eu estou querendo trocar o som do TR4 porque o original não dá mais. Antes tenho que tirar o controle do ar condicionado e botar lá embaixo pra sobrar 2 DIN no painel.

Neilson

Alexandre Tietsche
12/12/2012, 14:01
Alexandre,

Poxa, é um preço muito bom. Você vende essa central ? Eu estou querendo trocar o som do TR4 porque o original não dá mais. Antes tenho que tirar o controle do ar condicionado e botar lá embaixo pra sobrar 2 DIN no painel.

Neilson

Neilson, se a TR4 for dessas mais novas, acho que 11/12/13 já tem uma entrada 2din e da pra adaptar uma da Nissan. Já vendi pra essa finalidade inclusive da pra por o logo da Mitsubishi algo que não da pra fazer na da Defender. Essa da Nissan fica 1249. Se precisar de mais alguma dica me manda por MP para não ter problemas com a moderação.

Abs,

Renato Franco
18/12/2012, 19:57
Olá Clemente,

Concordo com sua posição, especialmente com o trecho:

"Moral da história, os Land Rovers pós 2006 Diesel são delicados demais para um uso negligente, uso que muitos haviam se habituado na era dos motores Diesel Mercedes 608 dos Bandeirante, TDI dos Defender, etc... Hoje os Diesel são MUITO mais sensíveis a variação de qualidade do combustível que os motores a gasolina. "

Esse é o meu ponto de vista. Não tenho dúvida que o motor é sensível, pela pressão de trabalho dos injetores, e que há donos de postos criminosos, e que o sistema de filtragem poderia ser melhor para prevenir esse problema, mas daí a falar que o problema é do carro e não do posto vai uma longuíssima distância.

Vamos ver daqui pra frente, com a proliferação do S-50 (só estou usando ele, ainda que meu motor seja da especificação "antiga"), se esses problemas vão persistir.

Abs.

leo abreu
28/12/2012, 10:51
Pessoal,

Posto aqui sempre que tenho uma novidade ruim... Como eu abri este post resolvi postar aqui.

Depois de muito problemas com a bomba o problema parece ter sido solucionado com o novo diesel S50! Nunca mais tive problemas.

Mas o mais impressionante foi agora:

Meu carro acabou de sair da revisão de 50000 feito na concessionaria Terranova de BH. Saí da concessionaria peguei estrada para Vitória e meu carro parou na estrada me deixando na roubda junto com minha família... O diagnóstico parece que não é nada bom. O motor travou... Parece que bateu.

Como pode um motor com 50000 km rodados com revisões feitas na concessionaria acontecer isso? será que terei garatias?

Estava fechando uma Disco 4 8 x mas estou completamente inseguro... Pagar quase R$ 300K num carro que me deu muitas alegrias, mas as tristezas estão recorrente... São muitas emoções...

Vamos ver a avaliação pela Terranova de BH.

CGAUER
28/12/2012, 11:05
Pois é,

estão pipocando inúmeros casos de motores 2.7 "batendo". Procure no google por "Discovery TDV6 big end failure"..

Vou colocar apenas alguns:

DISCO3.CO.UK - View topic - BANG and the Engine is gone!!!!!!!!!!!!!!!!! (http://www.disco3.co.uk/forum/topic67608-105.html)
DISCO3.CO.UK - View topic - BIG END FAILURE! (http://www.disco3.co.uk/forum/topic67011.html)
Disco3 TDV6 Engine Failures - 4x4 Community Forum (http://www.4x4community.co.za/forum/showthread.php?t=123705)
Total Engine Failure 2005 D3 TDV6 - Australian Land Rover Owners (http://www.aulro.com/afvb/d3-d4-rrs/131900-total-engine-failure-2005-d3-tdv6.html)

Curiosamente os novos motores 2.7 da D4 vem com bielas e casquilhos com o mesmo tamanho dos motores 3.0... Em resumo, tinha algo sub-dimensionado nos 2.7 das D3..

Aqui no Brasil é o 4º relato sobre o problema. Se a LR chiar, vá para a justiça.

Abraços

Clemente

Pessoal,

Posto aqui sempre que tenho uma novidade ruim... Como eu abri este post resolvi postar aqui.

Depois de muito problemas com a bomba o problema parece ter sido solucionado com o novo diesel S50! Nunca mais tive problemas.

Mas o mais impressionante foi agora:

Meu carro acabou de sair da revisão de 50000 feito na concessionaria Terranova de BH. Saí da concessionaria peguei estrada para Vitória e meu carro parou na estrada me deixando na roubda junto com minha família... O diagnóstico parece que não é nada bom. O motor travou... Parece que bateu.

Como pode um motor com 50000 km rodados com revisões feitas na concessionaria acontecer isso? será que terei garatias?

Estava fechando uma Disco 4 8 x mas estou completamente inseguro... Pagar quase R$ 300K num carro que me deu muitas alegrias, mas as tristezas estão recorrente... São muitas emoções...

Vamos ver a avaliação pela Terranova de BH.

Alexandre Tietsche
03/01/2013, 19:06
Se esta na garantia ótimo. Se não está dores de cabeça pelo caminho...

leo abreu
13/01/2013, 10:29
Se esta na garantia ótimo. Se não está dores de cabeça pelo caminho...

Infelizmente o pior aconteceu! O motor bateu saindo da revisão de 55000 km, feito na concessionária de sempre.
A Land Rover Brasil esta em negociação com a Terranova, mas já estão começando a fazer propostas indecentes. Estão querendo arcar com 50% dos custos.
Eu não quero nem ver o orçamento. Uma marca que se diz premium, que produz carros de luxo e alto desempenho e que todo o marketing é focado na rodustez e resistência, não poderia admitir que um cliente que comprou o carro zero, fez todas as revisões na mesma concessionaria, mesmo após o fim da garantia, fique com este prejuizo.
Nunca vi isto acontecer nem com Fiat!
Meu carro estava sendo negociado com um amigo pelo valor de mercado, pois eu estava trocando por uma LR4 SE.

O carro e marca está totalmente queimado aqui em Vitória-ES. Definitivamente não consigo vender este carro aqui. Minha proposta é mais que razoável. Eles pagam o valor de mercado pelo meu carro e eu compro uma LR4 SE.

Se tiver que recorrer a justiça para resolver isto, infelizmente terei que partir para outra marca, devido a grande falta de respeito com seus clientes.

Alexandre Tietsche
13/01/2013, 11:53
Amigo, mas seu carro esta na garantia ? Desculpe pois não sei o período de garantia e o que ela cobre.
Se estiver na garantia é causa ganha. Já se não estiver talvez tenha que contratar um engenheiro pra fazer um laudo e acioná-los na justiça, tanto a Terra Nova que vendeu quanto a Land Rover que fabricou com base no C.D.C. Acho que é causa ganha visto você ter o manual de revisões recomendadas pelo fabricante.

Acho que a questão de dar pau num motor novo é um acaso que ocorre em qualquer marca o difícil é o pós venda.
Recomendo que você dê uma lida no C.D.C. em especial Artigos 12, 18, 35.

Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos § 3° O fabricante, o construtor, o produtor ou importador só não será responsabilizado quando provar: I - que não colocou o produto no mercado; II - que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste; III - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro

Art. 13. O comerciante é igualmente responsável, nos termos do artigo anterior, quando:
I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados;

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas
§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.
§ 4° Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1° deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1° deste artigo.

Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Mande um e-mail ou uma carta com AR para a Land Rover e a Terra nova com estas informações, inclusive mencione que você irá enviar uma cópia dos relatos do que ocorreu com seu carro para todos os fabricantes de veículos concorrentes da Land Rover bem como para todas as revistas e publicações especializadas, esse tipo de possibilidade publicidade negativa ninguém gosta.

Boa sorte!

leo abreu
13/01/2013, 13:26
Alexandre,

É exatamente o que vou fazer. Muito obrigado pelas dicas!
Mas vou aguardar esta semana até eles me ofializarem a proposta final.

Sds,

Leo

climbr
13/01/2013, 14:36
Quanto menor a trama do filtro (mesh) maior quantidade de sujeira é retida, consequentemente maior deveria ser a superfície de material filtrante de modo a evitar a "comatação" do filtro, o que resulta nas conhecidas falhas.

Como você bem colocou, quanto maior a pressão de injeção, menor é o furo do bico e menor ainda será o mesh do filtro. Hoje o comum é 5 microns de mesh para sistemas que trabalham acima de 1400bar.

Eu sei que você sabe disso Clemente, só deve ter se confundido na hora de escrever, eheh.

Menor o furo do bico, maior ainda será o mesh do filtro.

5 microns é equivalente a 2500 mesh. Só pra esclarecer para os leigos. :)

CGAUER
13/01/2013, 17:34
Exatamente! :oops:

Quanto menor o furo, mais "apertada" a trama do filtro; o que termina por resultar em entupimentos mais rapidamente.

É o progresso!

Abs

Cle

Eu sei que você sabe disso Clemente, só deve ter se confundido na hora de escrever, eheh.

Menor o furo do bico, maior ainda será o mesh do filtro.

5 microns é equivalente a 2500 mesh. Só pra esclarecer para os leigos. :)

Leandro Neves
14/01/2013, 15:04
Infelizmente o pior aconteceu! O motor bateu saindo da revisão de 55000 km, feito na concessionária de sempre.
A Land Rover Brasil esta em negociação com a Terranova, mas já estão começando a fazer propostas indecentes. Estão querendo arcar com 50% dos custos.
Eu não quero nem ver o orçamento. Uma marca que se diz premium, que produz carros de luxo e alto desempenho e que todo o marketing é focado na rodustez e resistência, não poderia admitir que um cliente que comprou o carro zero, fez todas as revisões na mesma concessionaria, mesmo após o fim da garantia, fique com este prejuizo.
Nunca vi isto acontecer nem com Fiat!
Meu carro estava sendo negociado com um amigo pelo valor de mercado, pois eu estava trocando por uma LR4 SE.

O carro e marca está totalmente queimado aqui em Vitória-ES. Definitivamente não consigo vender este carro aqui. Minha proposta é mais que razoável. Eles pagam o valor de mercado pelo meu carro e eu compro uma LR4 SE.

Se tiver que recorrer a justiça para resolver isto, infelizmente terei que partir para outra marca, devido a grande falta de respeito com seus clientes.

Pois é Leo,

Já passei por isso e a minha sugestão é ter muita paciência e deixar eles resolverem o problema para vc, SEM CUSTO!

Em 2.005 tive um problema semelhante, quando o motor de minha perua Marea 24V estourou em plena Rodovia dos Bandeirantes, estava +- 130 km/h, o carro simplesmente apagou e saiu uma forte fumaça branca do escapamento. O carro tinha saído da garantia de 2 anos, fazia quase 2 meses e com 37.000 KM!

Tinha comprado o carro zero em 2003 e tambem fiz todas as revisões na ccs Allegro de Valinhos, região de Campinas. O carro vinha com dois anos de garantia de fábrica e como se tratava de meu primeiro carro zero, mantive todas as revisões em dia. Não havia feito nenhuma manutenção fora da ccs e passei a conhecer o pessoal da oficina, onde relatava todas as ocorrências do carro. ( nunca havia relatado nada de anormal do desempenho do motor, pelo contrário, o motor daquele carro era um SHOW ). Sabiam que meu uso era feito de maneira ponderada. Nunca fui de correr.

No dia da ocorrência, mandei o carro direto para a ccs e relatei o ocorrido ao pessoal da mecânica.

Uma semana depois mandaram por fax um orçamento de um motor novo, R$ 27.000,00. Fui até a ccs e a briga começou.

Fizeram todos os tipos de propostas e se apoiavam ao fato que o carro estava fora de garantia. Bati o pé e falei que o carro ficaria lá até eles consertarem. Entrei em contato com Betim, todas as revistas especializadas, Procom e outras agências Fiat. O impasse durava já 3 meses, até o momento que um amigo, solidário com meu problema, conseguiu uma informação interna de outra concessionária, que este motor do Marea havia apresentando o problema de "Borra" no motor. Que era para eu não desistir que alguma coisa a Fiat teria que fazer.

Mais um mês se passou e começaram algumas propostas mais próximas da resolução. Estava irredútivel com o fato de não arcar com nenhum custo. E o impasse novamente se estabeleceu até o momento que entraram em contato com meu pai ( o carro estava em seu nome ) e entraram em um acordo onde a Fiat iria fornecer um novo motor e meu pai teria de pagar pela mão de obra da instalação do mesmo ( R$ 1.500,00 ).

Fui até a ccs e mandei o dono para casa do baralho, o negócio havia se estendido durante quase 5 meses e já tinha perdido metade do seguro, IPVA, estava sem o carro, fora a dor de cabeça e prejuizo por estar andado com outro carro emprestado. E tinha de pagar esses R$ 1.500,00. Aí o bixo pegou de vez!!

Para concluir, o carro foi consertado e tive que pagar algumas coisas que deram quase R$ 1.000,00, por intermédio de meu pai, solidário com o proprietário da loja. Mas mandei o cara para a casa do baralho no meio da CCS, isso eu fiz.

Nunca mais botei meu pé naquela ccs e o mecânico que por fim virou amigo, disse que eu fiz certo em brigar e esperar. Que as coisas infelizmente funcionam assim e só se ganha as coisas com muita vontade. E que o problema da "borra" realmente existia e a Fiat estava escondendo do mercado!

Agora a peteca está com vc!

leo abreu
14/01/2013, 20:52
Pois é Leo,

Já passei por isso e a minha sugestão é ter muita paciência e deixar eles resolverem o problema para vc, SEM CUSTO!

Em 2.005 tive um problema semelhante, quando o motor de minha perua Marea 24V estourou em plena Rodovia dos Bandeirantes, estava +- 130 km/h, o carro simplesmente apagou e saiu uma forte fumaça branca do escapamento. O carro tinha saído da garantia de 2 anos, fazia quase 2 meses e com 37.000 KM!

Tinha comprado o carro zero em 2003 e tambem fiz todas as revisões na ccs Allegro de Valinhos, região de Campinas. O carro vinha com dois anos de garantia de fábrica e como se tratava de meu primeiro carro zero, mantive todas as revisões em dia. Não havia feito nenhuma manutenção fora da ccs e passei a conhecer o pessoal da oficina, onde relatava todas as ocorrências do carro. ( nunca havia relatado nada de anormal do desempenho do motor, pelo contrário, o motor daquele carro era um SHOW ). Sabiam que meu uso era feito de maneira ponderada. Nunca fui de correr.

No dia da ocorrência, mandei o carro direto para a ccs e relatei o ocorrido ao pessoal da mecânica.

Uma semana depois mandaram por fax um orçamento de um motor novo, R$ 27.000,00. Fui até a ccs e a briga começou.

Fizeram todos os tipos de propostas e se apoiavam ao fato que o carro estava fora de garantia. Bati o pé e falei que o carro ficaria lá até eles consertarem. Entrei em contato com Betim, todas as revistas especializadas, Procom e outras agências Fiat. O impasse durava já 3 meses, até o momento que um amigo, solidário com meu problema, conseguiu uma informação interna de outra concessionária, que este motor do Marea havia apresentando o problema de "Borra" no motor. Que era para eu não desistir que alguma coisa a Fiat teria que fazer.

Mais um mês se passou e começaram algumas propostas mais próximas da resolução. Estava irredútivel com o fato de não arcar com nenhum custo. E o impasse novamente se estabeleceu até o momento que entraram em contato com meu pai ( o carro estava em seu nome ) e entraram em um acordo onde a Fiat iria fornecer um novo motor e meu pai teria de pagar pela mão de obra da instalação do mesmo ( R$ 1.500,00 ).

Fui até a ccs e mandei o dono para casa do baralho, o negócio havia se estendido durante quase 5 meses e já tinha perdido metade do seguro, IPVA, estava sem o carro, fora a dor de cabeça e prejuizo por estar andado com outro carro emprestado. E tinha de pagar esses R$ 1.500,00. Aí o bixo pegou de vez!!

Para concluir, o carro foi consertado e tive que pagar algumas coisas que deram quase R$ 1.000,00, por intermédio de meu pai, solidário com o proprietário da loja. Mas mandei o cara para a casa do baralho no meio da CCS, isso eu fiz.

Nunca mais botei meu pé naquela ccs e o mecânico que por fim virou amigo, disse que eu fiz certo em brigar e esperar. Que as coisas infelizmente funcionam assim e só se ganha as coisas com muita vontade. E que o problema da "borra" realmente existia e a Fiat estava escondendo do mercado!

Agora a peteca está com vc!

Pois é...Se isso ocorre com a Fiat e não é nada normal, imagina com uma Land Rover Discovery3 que custa mais de R$ 200mil!
Quem compra um carro desse valor, só não quer uma coisa: Dor de cabeça! Ainda mais por problemas primários de montadoras de 2 linha.
Estão querendo alegar que minhas revisões foram feitas apenas por Km e não pelos anos... Já estão apelando. A última revisão foi de 55.000km e o carro estava normal, 2 dias depois e menos de 500km rodados apos saída da concessionária o carro bate o motor na estrada deixando minha família pela 3 x na estrada.
Se esta semana não tiver acordo, o processo já esta pronto!

Leandro Neves
15/01/2013, 11:37
Pois é...Se isso ocorre com a Fiat e não é nada normal, imagina com uma Land Rover Discovery3 que custa mais de R$ 200mil!
Quem compra um carro desse valor, só não quer uma coisa: Dor de cabeça! Ainda mais por problemas primários de montadoras de 2 linha.
Estão querendo alegar que minhas revisões foram feitas apenas por Km e não pelos anos... Já estão apelando. A última revisão foi de 55.000km e o carro estava normal, 2 dias depois e menos de 500km rodados apos saída da concessionária o carro bate o motor na estrada deixando minha família pela 3 x na estrada.
Se esta semana não tiver acordo, o processo já esta pronto!

Olá Leo,

Além da processo, eu iria até a loja quebrar o pau. Nessas horas vc precisa perder a razão para ser ouvido!

Eu ia, toda a semana na ccs e quebrava o pau e falava para toda a agência que ia botar fogo na merda do carro, já era conhecido por lá e por este motivo os acordos finais não foram feitos por mim e sim pelo meu pai. Sabiam que eu era osso ruim!

Com processo, vc vai gastar muito e pode demorar um tempão, anos para resolver.

Eu iria para o BARRACO mesmo. Vc vai gastar só seu tempo e vai por mim, que as coisas começam a aparecer conforme vc vai investigando, quanto mais vc mexer mais fedido a coisa vai ficar e ninguem quer espetáculo em seu ponto comercial. Vai por mim.

Como vc mesmo falou o carro vale R$ muito dinheiro e o nivel de clientes é diferente de uma Fiat. Coloca um anuncio no jornal sobre seu desgosto com a marca, vê se eles não entrarão em contato com vc. Foi uma das coisas que eu fiz na época, afinal a perua Marea era o top de linha da marca naqueles anos!

Joga merda no ventilador, vc está com a razão!

Alexandre Tietsche
15/01/2013, 11:59
Isso é verdade, as vezes tem que perder a razão. Eu tive uma dessa na VW quando minha mulher comprou um Fox zero há uns 6 anos, os caras estavam me dando uma dor de cabeça do kct e até então eu estava sendo muito educado, até o momento que o saco estourou e tive que dar um murro na mesa e falar em voz alta. Sabia que aquilo não era o correto mas que ajudaria a resolver, até o dono da rede de marcas me atendeu dps dessa e o vendedor que fez a M foi desligado.

Uma ameaça nesse tom também corrobora pra resolução.

leo abreu
15/01/2013, 13:07
Eu vou até esgotar o diálogo educado. Depois infelizmente eles vão conversar somente com o meu juridico.
Mas se chegar neste ponto estarei andando de Hilux ou Pajero. LR nunca mais.

leo abreu
16/02/2013, 21:56
Fim da novela.
Tive que comprar uma LR4 SE para resolver o problema. Realmente a concessionária Terranova demorou, mas ajudou a resolver.
Não sei se a Land Rover cedeu as peças para finalizar o impasse, mas a Terranova fez, preço de custo da LR4 ZERO e pagou um preço de mercado no meu carro...
O grande problema foi que fiz as revisões somente pela quilometragem e ignorei os tempos. Acabou que pulei 2 revisões de tempo. Não é motivo para bater um motor, mas foi motivo para LandRover arriscar uma ação judicial, negando pedido de acordo. Ainda bem que a Terranova entrou na jogada ajudando e evitanto o impasse...

Nunca imaginei que uma Land Rover fosse bater o motor com tão pouco uso. Espero que eu tenha mais sorte desta vez!

Renato Franco
17/02/2013, 07:53
Fim da novela.
Tive que comprar uma LR4 SE para resolver o problema. Realmente a concessionária Terranova demorou, mas ajudou a resolver.
Não sei se a Land Rover cedeu as peças para finalizar o impasse, mas a Terranova fez, preço de custo da LR4 ZERO e pagou um preço de mercado no meu carro...
O grande problema foi que fiz as revisões somente pela quilometragem e ignorei os tempos. Acabou que pulei 2 revisões de tempo. Não é motivo para bater um motor, mas foi motivo para LandRover arriscar uma ação judicial, negando pedido de acordo. Ainda bem que a Terranova entrou na jogada ajudando e evitanto o impasse...

Nunca imaginei que uma Land Rover fosse bater o motor com tão pouco uso. Espero que eu tenha mais sorte desta vez!

Olá Leo,

Parabéns pela solução do problema. O risco de uma ação judicial também é sempre complicado.

A LR4 nova, com o motor de 256 cv e as 8 marchas, conseguiu melhorar o que já era ótimo (a de 245 cv e 6 marchas). Estava pensando em trocar a minha nesse ano, mas resolvi esperar mais uns dois anos até baixar o preço dessa versão (começou em 2012). A O km ainda está um pouco distante de meu orçamento.

Agora, vou arriscar um palpite: se vc chegou a pular revisões por tempo, posso inferir que roda menos de 1.000 km mensais, o que indica uso predominantemente urbano. Se vc der uma olhadinha no manual, o uso por curtos trechos, com o motor sempre frio, é considerado USO SEVERO do veículo, exigindo trocas de óleo ainda menos espaçadas (há uma planilha diferente para o uso severo), critério que vale para qualquer carro, não só para as LR. Como já discutido nesse forum, o carro com uso rodoviário normalmente é muito menos exigido que o uso urbano, tanto que não olho muito para quilometragem na hora da compra, pois não raro o carro menos rodado é que teve o pior tipo de uso.

Caso vc realmente tenha esse tipo de uso, siga a planilha de manutenção para uso severo, que acho que vc reduzirá em muito a chance de repetição do problema.

Abraços e felicidades com a nova aquisição.

Leandro Neves
17/02/2013, 18:54
Boa Noite Léo,

Realmente vc tinha toda a razão e esquece essa conversa de prazo da revisão...balela. Se vc ficasse dois anos com o carro parado aí sim seria preocupante, passar 2, 3 ou 6 meses da data, não vai influenciar na qualidade destes fluidos. O carro foi retirado zero e tem histórico.

A Land Rover ou a Terra Nova não fizeram mais que a sua obrigação. E realmente ficam jogando a culpa, um para o outro.

Fico feliz por vc.

Só espero que o valor pago em seu carro tenha sido justo e o valor de custo de uma LR4, não seja um descontinho de 5% do valor de tabela. Pois esses caras são loucos para falar que não ganham dinheiro no carro, que os vendem com o preço de fábrica e ganham dinheiro apenas nos serviços.

Sabe que lembrei do seu caso esta semana, em reunião com meu advogado, entramos na conversa de carros e ele citou um caso dele. Onde o cliente havia comprado uma BMW zero e teve problema no cambio ainda na garantia, a ccs e a importadora disse que não cobririam o conserto e ele pagou o serviço e acionou a justiça. Conclusão, meu advogado ganhou o processo em primeira instância, porem coube recurso da montadora e ccs e o caso já dura quase 4 anos. O cliente agora só anda de Mercades.

Abraços e conte as novidades do carro.

Daqui uns 7 anos compro um destes...passa rápido! :news-coffee:

leo abreu
18/02/2013, 18:43
A LR4 é realmente sensacional! Segundo melhor carro que já andei (o primeiro foi a LR3), e olha que já pilotei muito carro Top.
O cambio de 8 marchas não da nem para sentir as trocas. Uma retomada e um torque absurdos. A troca de marchas no volante é sensacional, dando muita segurança nas ultrapassagens.
Por enquanto percebi que a LR4 bebe bem mais que a LR3 que andava facilmente mais 700km com 83 litros. Por enquanto não passou de 500km de autonomia, mas computador de bordo esta marcando o mesmo consumo da LR3... errado. Vamos ver se consumo melhora com o uso...

neilsonhenriques
18/02/2013, 19:11
A LR4 é realmente sensacional! Segundo melhor carro que já andei (o primeiro foi a LR3), e olha que já pilotei muito carro Top.

Leo,

Parabéns pela aquisição. :palmas:

Concordo totalmente com você. Também já experimentei vários carros top de linha e as Discovery são as mais prazerosas de guiar. Não tem comparação ! Quem dirigir, não compra outro. Eu achava que a ergonomia da D3 era perfeita e não havia como melhorar até fazer um test drive desta nova D4 (com câmbio de 8 marchas) em um LR Experience na Inglaterra. É sem palavras.

Neilson

Leandro Neves
18/02/2013, 19:12
O cambio de 8 marchas não da nem para sentir as trocas. Uma retomada e um torque absurdos. A troca de marchas no volante é sensacional, dando muita segurança nas ultrapassagens.
Por enquanto percebi que a LR4 bebe bem mais que a LR3 que andava facilmente mais 700km com 83 litros. Por enquanto não passou de 500km de autonomia, mas computador de bordo esta marcando o mesmo consumo da LR3... errado. Vamos ver se consumo melhora com o uso...

Boa Noite Leo,

Faz tempo que carro ZERO não tem espaço em minha garagem!

Mas que dá vontade de comprar um desses, isso dá.

Perca um bom tempo e ESTUDE o manual do carro.

Hoje deixei meu carro na Land Center, aqui em Campinas. E a primeira coisa que o Schmidt perguntou, foi se eu havia estudado o manual. ...............(longa pausa)................ e muitos foristas já falaram!

Sobre o consumo. Acredito que com o tempo seu carro fique mais econômico. As pessoas ( que compram carro zero ), relatam que até os 10 mil KM os carros são meio beberrões.

Abraços

Renato Franco
19/02/2013, 19:43

Oi Leo,

Fique tranquilo com o consumo, na verdade ele possivelmente vai ser MENOR que a D3, assim que o motor rodar um pouco e ajustar os parametros, e vc aliviar as aceleradas emocionantes (risos). Por enquanto aproveite a diversão...

Abs.

leo abreu
19/02/2013, 23:16
A sensação é de estar guiando um V8oitão... Aqueles que agente só pisca o pé no acelerador e carro vai mais que o necessário...

Vou ler este manual todo... quanto as revisões vou mandar para concessionária em BH, porém vou pleitear junto a Land Rover que me autorize a concessionária a mandar os filtros e os oleos para trocas por prazos, já que Vitória não tem concessionária ainda

Jorge Dias Martins
27/12/2013, 22:42
Amigos, alguns tópicos são de relevante importancia e este é um deles, li ele inteiro. Tenho visto muitas coisas boa e ruins sobre a Discovery e comecei a me interessar na aquisição de uma D3 usada, andei até pesquisando anuncios, porém... pesquisando artigos referentes ao veículo deparei-me com um que me fez parar para refletir melhor e que talvez seja também de interesse de outros amigos e abaixo segue o link:
Robustez não é o forte do Land Rover Discovery 3 (http://www.oficinabrasil.com.br/caderno-premium/654)

Abraços,
Jorge.

Jeep Ford 81 (esta com um filho)
Defender 2006

Renato Franco
27/12/2013, 23:03
Amigos, alguns tópicos são de relevante importancia e este é um deles, li ele inteiro. Tenho visto muitas coisas boa e ruins sobre a Discovery e comecei a me interessar na aquisição de uma D3 usada, andei até pesquisando anuncios, porém... pesquisando artigos referentes ao veículo deparei-me com um que me fez parar para refletir melhor e que talvez seja também de interesse de outros amigos e abaixo segue o link:
Robustez não é o forte do Land Rover Discovery 3 (http://www.oficinabrasil.com.br/caderno-premium/654)

Abraços,
Jorge.

Jeep Ford 81 (esta com um filho)
Defender 2006

Amigo,

Eu também li esta matéria antes de comprar o meu, em 2010, e fiquei um pouco mal impressionado. Alguns pontos são reais, outros exagerados.

O maior problema narrado - o da quebra da mola da válvula - evidentemente é um caso isolado, pois há anos neste fórum e em outros sites de reclamações nunca ouvi falar em nada parecido. Ademais, é do motor V6 4.0 a gasolina, que fez pouquíssimo sucesso de vendas no Brasil, sendo quase uma raridade encontra-lo. A maioria das Discos é diesel, e as poucas à gasolina são V8.

Quanto aos problemas dos pneus e suspensão (aqui há equívoco óbvio, pois ele não trocou a suspensão, mas as buchas da suspensão), realmente a durabilidade é baixa, especialmente em uso urbano. Os pneus da disco são de "alta performance", aro 19", que duram, no máximo, 50.000, em estrada, usando com cuidado (posso atestar, pois já consumi dois jogos), na cidade não chegam nem perto disso, pois com pouco uso urbano já começam escamar. É um carro de quase 3 toneladas, com um tremendo torque, que praticamente esfrega o pneu no chão. A solução é usar pneus mais "convencionais" de perfil mais alto em rodas aro 17", as menores que servem na Disco (encontra-las é que são elas...). As buchas de suspensão privilegiam o conforto. O carro é de uma maciez e suavidade impressionantes, mas cobram seu preço. A própria LR recomenda a substituição a cada 72.000 km. Com uso predominante urbano, acredito que a vida útil pode até se abreviar.

Como sempre digo aqui no fórum, não dá pra querer um carro potente, espaçoso, confortável, seguro, com boa performance off-road caso necessário, pelo custo de um gol. O carro é caro, a manutenção é exigente (embora sabendo fazer, comprando as peças com antecedência, no exterior, não saia tão caro).

A história dos 45 dias sem a peça é conversa mole. Compro sempre peças na Inglaterra e chegam em caso em 20 dias no máximo. A LR tem um estoque central em SP que entrega em qualquer concessionária em 7 dias úteis. Hoje, com a grande quantidade de carros rodando no Brasil, há muitos importadores trazendo também. A Bearmach, em SP, por exemplo, tem quase tudo (embora não tão barato quanto a importação direta).

Em suma, se está interessado no carro, não se assuste com essa história não. Faça um test-drive e depois tire suas próprias conclusões sobre o que um carro que hoje custa não mais que 100-110 mil pode te oferecer.

Abraços.

PS: detalhe importante, já rodei mais de 100 kkm com a minha, por todo o Brasil e América do Sul, e NUNCA tive problemas com diesel

Jorge Dias Martins
27/12/2013, 23:38
Renato,
agradeço as dicas e atenção. Aqui em casa tem um Freelander 2, 2010 e comprado zero e mesmo na mão de filho que gosta de abusar nem tem dado problemas, a única coisa que marcou foi a borracha do vidro do carona que deformou com baixissima kilometragem e o concessionaria no Rio "enrrolou", mas nada que um e-mail para a sede na Inglaterra não tenha resolvido, depois o atendimento tem sido excelente lá. Vou continuar pensando na D3, tenho uma ligação com a Land Rover; quando criança meu pai tinha um ano 1952 adquirido zero e moravamos no ES, lá, aquela época ainda não havia estradas pavimentadas e o pai era representante da Matarazzo e viajava o estado inteiro, só o Land Rover mesmo, lembro que pela manhã as vezes não queria pegar e ele ia com a manivela virar o motor. rssss

Fica a dica de correspondência com a matriz.

Abraço,
Jorge

Amigo,

Eu também li esta matéria antes de comprar o meu, em 2010, e fiquei um pouco mal impressionado. Alguns pontos são reais, outros exagerados.

O maior problema narrado - o da quebra da mola da válvula - evidentemente é um caso isolado, pois há anos neste fórum e em outros sites de reclamações nunca ouvi falar em nada parecido. Ademais, é do motor V6 4.0 a gasolina, que fez pouquíssimo sucesso de vendas no Brasil, sendo quase uma raridade encontra-lo. A maioria das Discos é diesel, e as poucas à gasolina são V8.

Quanto aos problemas dos pneus e suspensão (aqui há equívoco óbvio, pois ele não trocou a suspensão, mas as buchas da suspensão), realmente a durabilidade é baixa, especialmente em uso urbano. Os pneus da disco são de "alta performance", aro 19", que duram, no máximo, 50.000, em estrada, usando com cuidado (posso atestar, pois já consumi dois jogos), na cidade não chegam nem perto disso, pois com pouco uso urbano já começam escamar. É um carro de quase 3 toneladas, com um tremendo torque, que praticamente esfrega o pneu no chão. A solução é usar pneus mais "convencionais" de perfil mais alto em rodas aro 17", as menores que servem na Disco (encontra-las é que são elas...). As buchas de suspensão privilegiam o conforto. O carro é de uma maciez e suavidade impressionantes, mas cobram seu preço. A própria LR recomenda a substituição a cada 72.000 km. Com uso predominante urbano, acredito que a vida útil pode até se abreviar.

Como sempre digo aqui no fórum, não dá pra querer um carro potente, espaçoso, confortável, seguro, com boa performance off-road caso necessário, pelo custo de um gol. O carro é caro, a manutenção é exigente (embora sabendo fazer, comprando as peças com antecedência, no exterior, não saia tão caro).

A história dos 45 dias sem a peça é conversa mole. Compro sempre peças na Inglaterra e chegam em caso em 20 dias no máximo. A LR tem um estoque central em SP que entrega em qualquer concessionária em 7 dias úteis. Hoje, com a grande quantidade de carros rodando no Brasil, há muitos importadores trazendo também. A Bearmach, em SP, por exemplo, tem quase tudo (embora não tão barato quanto a importação direta).

Em suma, se está interessado no carro, não se assuste com essa história não. Faça um test-drive e depois tire suas próprias conclusões sobre o que um carro que hoje custa não mais que 100-110 mil pode te oferecer.

Abraços.

PS: detalhe importante, já rodei mais de 100 kkm com a minha, por todo o Brasil e América do Sul, e NUNCA tive problemas com diesel

Renato Franco
30/12/2013, 16:33
Renato,
agradeço as dicas e atenção. Aqui em casa tem um Freelander 2, 2010 e comprado zero e mesmo na mão de filho que gosta de abusar nem tem dado problemas, a única coisa que marcou foi a borracha do vidro do carona que deformou com baixissima kilometragem e o concessionaria no Rio "enrrolou", mas nada que um e-mail para a sede na Inglaterra não tenha resolvido, depois o atendimento tem sido excelente lá. Vou continuar pensando na D3, tenho uma ligação com a Land Rover; quando criança meu pai tinha um ano 1952 adquirido zero e moravamos no ES, lá, aquela época ainda não havia estradas pavimentadas e o pai era representante da Matarazzo e viajava o estado inteiro, só o Land Rover mesmo, lembro que pela manhã as vezes não queria pegar e ele ia com a manivela virar o motor. rssss

Fica a dica de correspondência com a matriz.

Abraço,
Jorge

A propósito deste tópico, estive reunido com alguns amigos da "velha guarda" nestes dias de festas, e dois deles, proprietários de Toyota (Hilux pick-up 2009 e SW4 2010) narraram problemas com bicos injetores em razão do diesel, com demora e relutância da Toyota para cobrir garantia, etc., etc., etc. Ou seja, a mesmíssima história que ouvimos aqui, ratificando minha opinião de que o problema não é o carro ou mesmo o diesel nacional em si, mas o diesel BATIZADO. Aí, nenhum motor common rail aguenta, pode ser Toyota, Land, Mit, Ford, GM, vai dar pau mesmo... Eu, por cuidado e/ou sorte, nunca tive o azar de colocar diesel ruim, e nunca tive problemas com o sistema de injeção. Abraços.

Marcelo-HPE
30/12/2013, 17:36
X2 ...
Quando comprei a minha l200 triton 0km , com 800 km rodados eu toquei para o deserto do Jalapão e mesmo levando 40 l de diesel reserva , tive que abastecer em Ponte Alta do Tocantins, já saindo do Jalapão , no caminho para Palmas a luz da injeção acendeu , a picape não perdeu potência , mas foi um aviso , quando o mecânico da na CCs Mitsubishi em Palmas retirou o filltro , eu não ví o diesel e sim uma água suja barrenta dentro do filtro, coisa feia mesmo !!!
Depois de trocado o filtro , tudo voltou ao normal .
Oque também assola os motores diesel modernos , é a carbonização do coletor de admissão pela válvula EGR . !! essa válvula é uma porcaria que só presta para sujar o motor.
abs

Jackson R Theis
25/10/2019, 22:59
Pessoal estou precisando de ajuda .... tenho uma discovery 3 2.7 diesel, carro apresenta a seguinte falha.... motor parado na lente perfeito, lenta perfeita, sem fumaça, motor forte... quando vai andar ela começa a engasgar se ve bem certo no contagiro que ele cai e levanta muito rapidamente, ja fiz bicos, limpesa das egr, descarbonização etc.. troquei oleo e filtro da caixa e nada aconteçe... algum ja passou por isso