Conectar

Ver Versão Completa : Avaliação da amarok com reboque

PY5KJ
29/12/2010, 07:16
Prezados, ontem finalmente fiz o primeiro teste com a Amarok rebocando uma lancha. O reboque pesa quase 1 tonelada. O comportamento dela foi estranho, pois exigiu muitas trocas de marchas, já que a região aqui (sudoeste do PR) possui um terreno acidentado.

A 5a e 6a marcha somente em situações bem favoráveis mesmo!!!. Porém, na 4a marcha ela possui uma força que se iguala a ranger 3.0 que eu tinha, dando conta do reboque morro acima. Já a indicação do consumo de combustível foi horrível.
Com a ranger e com este mesmo reboque, mais as tralhas de pesca em viagens longas, o consumo era em torno de 8 a 9km/l. Acredito que com a amarok este consumo não será atingido, embora tenha andado somente 50 km, onde a indicação foi em torno de 6 a 7 km/l.

Isso significa que a otimização do consumo proposta por ela ocorre somente a partir da 5a e, principalmente na 6a marcha onde o giro do motor cai significativamente.

Em fevereiro farei uma viagem maior com o conjunto e vamos ver os resultados.

Instalei um bageiro superior e houve alteração na aerodinâmica no quesito barulho!! Antes era um silêncio só, nem parecia motor a diesel. Agora, tem o ruído característico do vento, que eu tinha também na ranger com um bageiro similar (postarei umas fotos do visual em seguida).

Outro teste que fiz foi num fora de estrada neste último domingo. Andei uns 50 km pelo interior do município. O comportamento dela foi muito positivo, não usei somente o bloqueio de diferencial. O resto usei em vários momentos, e apesar dos pneus serem muito mais on do que off, ela se comportou muito bem, não ficando para trás da ranger nos mesmos trechos. Com a reduzida ativa, ela sobe em lugares onde não se acredita que irá chegar, sem patinar o que me impressionou apesar dos "tênis nike". Se fossem um kichute...bah, seria um trator.

Alguns reclamaram de falta de torque em arrancadas. Bom fiz alguns testes de arrancada na casa de meu irmão que possui uma ranger e um terrono bem íngreme. Por exemplo, a ranger não sobe com o ar ligado. A Amarok, sem acelerar e soltando a embreagem bem devagar (como deve ser feito para não apagar), sobre neste mesmo local sem acelerar. Qdo se liga o ar condicionado, precisou acelerar um pouco. Mas sem o ar, ela sobe com o torque da marcha lenta. Eu acredito que ela compense a aceleração, já que se percebe a mudança do ronco por conta da injeção do combustível, porém sem aumentar o giro.

Fiz um livro...e espero discutirmos os assuntos tecnicamente.

Saudações

Marco

SERGIO AUGUSTO
29/12/2010, 08:04
Boma dia Marco:
Ótimas considerações, e observações. Apenas um comentário, reiterando o que voce mesmo ponderou, sobre o consumo rebocando a lancha, apontado pelo C.B., acredito que foi "calculado" apenas a média do consumo no trecho, digamos difícil, e que em ocasiões e viagens mais longas, intercaladas com trechos "pesados" e "suaves" , com certeza este consumo no mínimo se igualará ao da sua antiga Ranger.
Parabéns, pelos execlentes relatos.
Abraço
Sérgio

Alagoano
29/12/2010, 11:02
Alguns reclamaram de falta de torque em arrancadas. Bom fiz alguns testes de arrancada na casa de meu irmão que possui uma ranger e um terrono bem íngreme. Por exemplo, a ranger não sobe com o ar ligado. A Amarok, sem acelerar e soltando a embreagem bem devagar (como deve ser feito para não apagar), sobre neste mesmo local sem acelerar. Qdo se liga o ar condicionado, precisou acelerar um pouco. Mas sem o ar, ela sobe com o torque da marcha lenta. Eu acredito que ela compense a aceleração, já que se percebe a mudança do ronco por conta da injeção do combustível, porém sem aumentar o giro.

Saudações

Marco

Bom dia Marco,

Cara, inicialmente parabéns pelos comentários precisos e principalmente livres de paixões, muito imparcial! Foi justamente comentários parciais e apaixonados que me afastaram do Forum por 3 meses....retornei agora de viatura nova para tirar algumas dúvidas...

Essa Ranger do seu irmão é de que ano? Pq já vi comentários aqui, que as primeiras 3.0 sofriam um pouco com o AC ligado. A minha é uma LTD 3.0 4x4 2010, e te digo que até agora não senti diferença com AC ligado e desligado, isso em cidade e estrada....o off road ainda não deu tempo de testar.

Sobre a relação de marchas, não sei se vc percebeu que a 5ª marcha da Ranger se iguala a 6ª marcha da amarok, pelo menos na relação do giro do motor. As duas marcam 1800 rpm aos 100km/l e 2000 rpm aos 120km/h...Digo isso pq já fiz o Best Drive na Amarok e o vendedor me deixou livre pra pisar fundo e minha primeira observação foram as relações das marchas/rpm.

Na 5ª marcha, a Amarok tem a mesma relação da Ranger 2.8, 2000 rpm aos 100km/h. A relação da 3.0 é tão longa que só aceita a 5ª após os 100km/h...

Achei isso bem ineteressante, mas acho que a Ranger deveria ter pelo menos as 3 primeiras marchas mais reduzidas, ajudaria um pouco no perímetro urbano. Até a 1ª é longa!!

Abs!!

Imperador!
29/12/2010, 11:22
Acho que a economia só é em 5ª e 6ª porque elas são OD.
As marchas de 4 pra baixo, como não são OD, devem exigir mais desempenho do motor.
Talvez seja essa a explicação pro consumo.

Mas não acho excessivo não... a lança pesava uma tonelada!

NGDaniel
29/12/2010, 13:23
Bom dia Marco,

Cara, inicialmente parabéns pelos comentários precisos e principalmente livres de paixões, muito imparcial! Foi justamente comentários parciais e apaixonados que me afastaram do Forum por 3 meses....retornei agora de viatura nova para tirar algumas dúvidas...

Essa Ranger do seu irmão é de que ano? Pq já vi comentários aqui, que as primeiras 3.0 sofriam um pouco com o AC ligado. A minha é uma LTD 3.0 4x4 2010, e te digo que até agora não senti diferença com AC ligado e desligado, isso em cidade e estrada....o off road ainda não deu tempo de testar.

Sobre a relação de marchas, não sei se vc percebeu que a 5ª marcha da Ranger se iguala a 6ª marcha da amarok, pelo menos na relação do giro do motor. As duas marcam 1800 rpm aos 100km/l e 2000 rpm aos 120km/h...Digo isso pq já fiz o Best Drive na Amarok e o vendedor me deixou livre pra pisar fundo e minha primeira observação foram as relações das marchas/rpm.

Na 5ª marcha, a Amarok tem a mesma relação da Ranger 2.8, 2000 rpm aos 100km/h. A relação da 3.0 é tão longa que só aceita a 5ª após os 100km/h...

Achei isso bem ineteressante, mas acho que a Ranger deveria ter pelo menos as 3 primeiras marchas mais reduzidas, ajudaria um pouco no perímetro urbano. Até a 1ª é longa!!

Abs!!

Era uma curiosidade minha essa questão nas autuais Ranger em relação ao AC, já que a minha é 2005, das primeiras NGD, vejo como um dos poucos defeitos da Ranger 3.0

Será que nao tem jeito de arrumar isso não ???

se arrumaram isso nas atuais, é uma boa evolução...

abs,

Alagoano
29/12/2010, 13:48
Era uma curiosidade minha essa questão nas autuais Ranger em relação ao AC, já que a minha é 2005, das primeiras NGD, vejo como um dos poucos defeitos da Ranger 3.0

abs,

Pois é Daniel, acho que a Ford resolveu esse pequeno "imprevisto" das primeiras Ranger 3.0. Não sinto diferença no desempenho e tampouco no consumo com AC ligado ou desligado.

Sobre a solução para o problema....não faço a mínima ideia. Já ouvi falar de uma ventuinha, mas não sei detalhes.

Abs!

Carlos A. C. Azevedo
29/12/2010, 13:51

abs,
Talvez possa ser alguma coisa no mapa de injeção, que foi vista e arrumaram nas novas talvez.

Mas carregar uma tonelada com esse 2.0 e o carro nem xiar... :palmas:, e tavez esse consumo mesmo pode ser como voce falou, dificilmente passou pra 5ª e muito menos pra 6ª, só podia dar nisso mesmo, ah, qual é a RPM de torque maximo desse motor?:pensativo:

Imperador!
29/12/2010, 13:55

abs,
Eu nunca reparei nisso.
Pra mim, o motor é o mesmo com ar ou sem ar. O mesmo em relação ao consumo.

Ele perde força é quando acopla a ventuinha do motor.

Alagoano
29/12/2010, 14:15
ah, qual é a RPM de torque maximo desse motor?:pensativo:

Quando fiz o Best Drive só senti o torque máximo acima dos 1800 rpm....no NGD o turbo entra entre os 1400/1500 rpm, mas posso dizer que esse 2.0 da VW é mais valente que o seus concorrentes 3.0....só não posso falar do 2.5 da Frontier pq nunca andei...

Abs!

NGDaniel
29/12/2010, 14:54
Eu nunca reparei nisso.
Pra mim, o motor é o mesmo com ar ou sem ar. O mesmo em relação ao consumo.

Ele perde força é quando acopla a ventuinha do motor.

Também..

Mas faça um teste com o AC que vc vai perceber..

ande numa reta em velocidade constante com o ac desligado, pode ser de primeira sem acelear lentamente mesmo, mantendo a velocidade ligue o AC, vc vai ver que ela da uma amarradinha..

PY5KJ
30/12/2010, 07:40
Alô guirizada...pois então, eu também nunca senti uma diferença significativa em relação ao ar condicionado da ranger. Porém, não tenho que sair de um local íngreme todos os dias e segundo meu irmão, a ranger dele (limited 09/09-última dos moicanos antes do modelo novo), não sobe, já que ele não consegue embalar. Para ela arrancar sem queimar disco, ele tem que elevar o giro e sair com tudo.

É neste sentido que estamos nos referindo: arrancar morro acima sem acelerar muito. Indiscutivelmente se elevar o giro e sair "queimando" em todos os sentidos (embreagem e pneus...eheheh) aí ela vai embora, claro. Mas estamos falando de uma arrancada normal e de quem conserva seu veículo.

Quanto ao consumo da Amarok com o reboque, de fato, acredito que num trecho maior, essa média irá subir sim. Eu sou muito prudente e neste mesmo dia em que retornei sem o reboque, dei uma esticadinha e fui até 150km/h, nunca passei disso. Ela foi facilmente e com um conforto (mecânico e sonoro) muito bom!.

A 6a marcha dela é mais longa que a ranger. Vou postar semana que vem a relação das marchar, pois está no outro micro.

Em relação aos comentários imparciais sem paixão, também me afastei do fórum por um tempo bem maior. Mas sempre dei uma espiada e isso sem existirá. Temos que filtrar e dar atenção ao que nos é importante.

Bom final de ano a todos.

Marco

NGDaniel
30/12/2010, 08:23
Alô guirizada...pois então, eu também nunca senti uma diferença significativa em relação ao ar condicionado da ranger. Porém, não tenho que sair de um local íngreme todos os dias e segundo meu irmão, a ranger dele (limited 09/09-última dos moicanos antes do modelo novo), não sobe, já que ele não consegue embalar. Para ela arrancar sem queimar disco, ele tem que elevar o giro e sair com tudo.

É neste sentido que estamos nos referindo: arrancar morro acima sem acelerar muito. Indiscutivelmente se elevar o giro e sair "queimando" em todos os sentidos (embreagem e pneus...eheheh) aí ela vai embora, claro. Mas estamos falando de uma arrancada normal e de quem conserva seu veículo.

Marco

:stop: , o que eu disse é beeemmm diferente disso... nunca tive problema algum de subidas ingremes, inclusive e principalmente na lama, com ac ligado ou nao... pode ocorrer é de nao subir de 2a porque o turbo nao da pressão no meio de uma subida íngreme (passando marcha numa subida ingreme, saindo sem embalo), mas de primeira, nao tem everest que a Ranger nao suba (pelo menos a minha) :mrgreen:..

Patinar, queimar embreagem, daí é pé, perícia e, dependendo do caso, uso de tração...

abs,

Alagoano
30/12/2010, 10:15
Bom final de ano a todos.
Marco

Marco....explica isso melhor pq ficou meio confuso. Que morro é esse? É de terra, alfalto, concreto....é oq? Seu irmão ta traçando a viatura? Caso seja, ele tá engatando a HI ou a LOW??

Cara...sou do tipo de condutor que só em gata a HI em ocasiões raríssimas....do tipo: manter a estabilidade da viatura em piso de baixa aderência (barro, areia, cascalho & cia) acima dos 60km/h....onde o esforço (força) do motor/embreagem seja mínimo.

Qualquer indício de dificuldade (atoleiro, areia fofa, subidas íngrimes & cia), não tem outra, vou direto pra LOW e a embreagem agradece!! Esse caso do seu irmão tá estranho, pq com a LOW engatada não existe esforço a fazer....muito menos subir giro e cantar pneus....ele deve ta engatando a HI e se tiver fazendo isso, ta fazendo cagada...e dando adeus à sua embreagem....

HI é uma exceção, a regra é usar LOW.....e não engato nem uma nem outra em piso aderente (asfalto, concreto & cia)!

Abs!

mariomofilho
30/12/2010, 10:15
:stop: , o que eu disse é beeemmm diferente disso... nunca tive problema algum de subidas ingremes, inclusive e principalmente na lama, com ac ligado ou nao... pode ocorrer é de nao subir de 2a porque o turbo nao da pressão no meio de uma subida íngreme (passando marcha numa subida ingreme, saindo sem embalo), mas de primeira, nao tem everest que a Ranger nao suba (pelo menos a minha) :mrgreen:..

Patinar, queimar embreagem, daí é pé, perícia e, dependendo do caso, uso de tração...

abs,
Realmente, a minha ex-ranger também não tinha diferença com ac ligado ou desligado, mas, subir ladeira no sítio só de 1ª ou 2ª embalando. Uma vez passei sufoco, estava subindo uma ladeira em 2ª marcha (embalado), no meio da ladeira a ranger estancou, pra sair do meio da ladeira não teve jeito, só saiu ligando a tração e acelerando muito.
Obs: A ranger estava com 05 pessoas na cabine e 07 na caçamba.

Sem peso, só com motorista e passageiro:
Na Amarok, essas mesmas subidas onde a ranger subia de 1ª ou 2ª embalando, ela sobe de 2ª ou 3ª sem embalar e testei também parando no meio da ladeira e a Amarok sobe fácil, não que a ranger não subia, mas, tinha que acelerar muito.

Alagoano
30/12/2010, 10:27
Realmente, a minha ex-ranger também não tinha diferença com ac ligado ou desligado, mas, subir ladeira no sítio só de 1ª ou 2ª embalando. Uma vez passei sufoco, estava subindo uma ladeira em 2ª marcha (embalado), no meio da ladeira a ranger estancou, pra sair do meio da ladeira não teve jeito, só saiu ligando a tração e acelerando muito.

Outro caso semelhante....explique isso melhor também....como é q vc tá embalado e o carro estanca do nada? Me parece que a viatura foi perdendo força até morrer....ou não? Que tração vc ligou, Hi ou LOW?

A ladeira era de barro? Caso fosse....como é q tu inventa de subir uma ladeira com 12 seres humanos de bigú no 4x2??? Isso só pode ter sido depois de uma farra e vc num tava muito bom do juízo....:dance::dance::dance:

Brincadeiras a parte....vejo que és da terrinha tbm!! Onde tu mora?

Abs!

Carlos A. C. Azevedo
30/12/2010, 20:00

Sem peso, só com motorista e passageiro:
Na Amarok, essas mesmas subidas onde a ranger subia de 1ª ou 2ª embalando, ela sobe de 2ª ou 3ª sem embalar e testei também parando no meio da ladeira e a Amarok sobe fácil, não que a ranger não subia, mas, tinha que acelerar muito.

Carai tu matou a """RANGER""" na subida? Como que faz uma proesa dessas? Ela morreu do nada ou foi alguma "coisa" que tu fez?:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Agora o 2.0 + cambio ta se saindo um "pouco melhor" em situações que o 3.0 + cambio se amarra? mas tambem, o 3.0 a 150 km/h ta 2.500 rpm :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

mariomofilho
30/12/2010, 22:06
Outro caso semelhante....explique isso melhor também....como é q vc tá embalado e o carro estanca do nada? Me parece que a viatura foi perdendo força até morrer....ou não? Que tração vc ligou, Hi ou LOW?

A ladeira era de barro? Caso fosse....como é q tu inventa de subir uma ladeira com 12 seres humanos de bigú no 4x2??? Isso só pode ter sido depois de uma farra e vc num tava muito bom do juízo....:dance::dance::dance:

Brincadeiras a parte....vejo que és da terrinha tbm!! Onde tu mora?

Abs!
Isso mesmo, ela foi perdendo a força, quando fui passar 1ª ela estancou, queria testar se ela subia de 2ª toda a ladeira, que é longa e tem algumas curvas. Liguei a Hi e a ladeira é de barro, mas só tinha poeira. Na caçamba só ia piralha e não tinha bebido :discordo::concordo:
Moro na terra do atual campeão Alagoano de Futebol, já sabe :dance:
Gostava da Ranger, as únicas coisas que não gostava era essa falta de força para arrancar em ladeiras e o consumo na minha cidade.

Alagoano
30/12/2010, 23:43
Isso mesmo, ela foi perdendo a força, quando fui passar 1ª ela estancou, queria testar se ela subia de 2ª toda a ladeira, que é longa e tem algumas curvas. Liguei a Hi e a ladeira é de barro, mas só tinha poeira. Na caçamba só ia piralha e não tinha bebido :discordo::concordo:
Moro na terra do atual campeão Alagoano de Futebol, já sabe :dance:
Gostava da Ranger, as únicas coisas que não gostava era essa falta de força para arrancar em ladeiras e o consumo na minha cidade.

Mario...com todo respeito, vc fez tudo errado cara. Primeiro pq deixou a picape morrer..... isso é estranho pq o NGD é muito forte, se ela tava embalada....acima dos 2000 rpm, ela não teria morrido assim fácil....só se a ladeira é estupidamente íngrime!! Acho q por conta das curvas ela foi perdendo força pq vc foi tirando o pé....

Sua segunda atitude errada e FATAL foi ter engatado a HI nessa situação, vc passou perto de pipocar a embragem da sua Ex Ranger. Cara, se vc tivesse engatado a reduzida ia sair de onde tava acalerando muito pouco e sem cantar pneu. A Ranger na reduzida vira um trator, por isso não vejo fundamento quando dizem que ela não tem força em subida íngrime......ela tem sim, desde que seja usada da forma correta....na reduzida...sacou??

To até imaginando o cheiro de embragem fritando quando tu tentou sair na HI, pq eu já fiz isso tbm...nos tempos de leigo....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ah, tu é de Arapiraca né? Não acompanho muito o nosso futebol....

Abs!

mariomofilho
31/12/2010, 08:36
Mario...com todo respeito, vc fez tudo errado cara. Primeiro pq deixou a picape morrer..... isso é estranho pq o NGD é muito forte, se ela tava embalada....acima dos 2000 rpm, ela não teria morrido assim fácil....só se a ladeira é estupidamente íngrime!! Acho q por conta das curvas ela foi perdendo força pq vc foi tirando o pé....

Sua segunda atitude errada e FATAL foi ter engatado a HI nessa situação, vc passou perto de pipocar a embragem da sua Ex Ranger. Cara, se vc tivesse engatado a reduzida ia sair de onde tava acalerando muito pouco e sem cantar pneu. A Ranger na reduzida vira um trator, por isso não vejo fundamento quando dizem que ela não tem força em subida íngrime......ela tem sim, desde que seja usada da forma correta....na reduzida...sacou??

To até imaginando o cheiro de embragem fritando quando tu tentou sair na HI, pq eu já fiz isso tbm...nos tempos de leigo....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ah, tu é de Arapiraca né? Não acompanho muito o nosso futebol....

Abs!
Ela só morreu na parte mais íngrime da ladeira mesmo, ou naquela parte da ladeira não tem jeito de subir de 2ª mesmo ou fui eu que errei mesmo na aceleração (se ainda estivesse com ela, iria tentar de novo pra descobrir). Sobre se engatava a Hi ou Low, achei que subiria na Hi tranquilo.
Errou feio na Cidade :parede:, moro em Murici :concordo:.

Carlos A. C. Azevedo
31/12/2010, 09:41
Viu uma subida? se tu for dono de fabrica de embreagem (:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) vai de 4x2 e fica pelo meio do caminho, agora se tu quiser subir mesmo engata o 4x4 Low, ai não tem o que segure o carro ( nem o freio :mrgreen: :mrgreen: ) até porque ele não vai passar de 30 km/h mesmo...:dance:

NGDaniel
31/12/2010, 10:54
Nao consigo vislumbrar uma subida que a ranger, mesmo sem reduzida nao suba de primeira..

na minha visão: "isso non eksiste" :mrgreen:

abs,

Edintruder
31/12/2010, 11:20
Com tudo isso, o NGD arrancou em 1a simples, mas eu PAGO pra ver se o 2.0 faria o mesmo! Nessa situação de ladeira mais carga, o VW só arranca se botar 1a reduzida.

Pablo RR
31/12/2010, 11:54
Mais a Amarok tem o recurso de segurar o carro alguns segundos (não lembro o nome do recurso e nem o tempo), assim o motor vai ganhar torque e provavelmente vá não?

Uma coisa que aprendi no dia dia, e comparando as picapes que tenho em casa, é que a potencia e torque do motor não são tudo.

A L200 do meu velho tem 121cv e 26kgmf de torque. Minha frontier tem 140cv e 35kgmf de torque, adivinhem quem entra na garagem (inclinada) só soltando a embreagem? Adivinhem quem tem uma retomada melhor quando a rotação está entre 1500rpm a 2500rpm?

O torque do mwm sprint é muito superior ao do 4d56, mas o 4d56 tem o torque desde baixa e mantem o folego até rotacoes mais altas. O sprint é notoriamente mais fraco até os 1900rpm, de repente surge uma força que parece que outro motor está trabalhando e o 4d56 com 121cv fica bem atrás.

Imperador!
31/12/2010, 12:36
A L200 do meu velho tem 121cv e 26kgmf de torque. Minha frontier tem 140cv e 35kgmf de torque, adivinhem quem entra na garagem (inclinada) só soltando a embreagem? Adivinhem quem tem uma retomada melhor quando a rotação está entre 1500rpm a 2500rpm?

Isso é explicado pelos cerca de 400kg a menos que pesa uma L200.
Nas retomadas, é explicado pela relação mais curta.

NGDaniel
31/12/2010, 12:40
Isso é explicado pelos cerca de 400kg a menos que pesa uma L200.
Nas retomadas, é explicado pela relação mais curta.

x2

nao sou nenhum engenheiro, nem mecanico, mas é meio lógico que existem muitas variáveis além da maxima potencia e torque do motor o que nos esquecemos muitas vezes....

Relação do cambio, peso da viatura, aerodinamica, a faixa de rotação em que o motor chega à potencia e ao torque maximo, a pressão do turbo..

abs,

Alagoano
31/12/2010, 17:24
Ela só morreu na parte mais íngrime da ladeira mesmo, ou naquela parte da ladeira não tem jeito de subir de 2ª mesmo ou fui eu que errei mesmo na aceleração (se ainda estivesse com ela, iria tentar de novo pra descobrir). Sobre se engatava a Hi ou Low, achei que subiria na Hi tranquilo.
Errou feio na Cidade :parede:, moro em Murici :concordo:.

Mario, a HI não é pra esse tipo de situação....nesse momento vc precisou de força, esse papel é realizado com muita competência pela LOW. A HI só serve pra dar estabilidade ao veículo em pisos de baixa aderência...ela não porporciona força, não é pra isso....tanto é q só for usada assim compromete a embreagem...sacou?

Procure usar a sua Amarok corretamente pra não fritar a coitata também :mrgreen::mrgreen::mrgreen:...

Ah, sobre a sua cidade, fiquei na dúvida se o campeão tinha sido o Asa ou o Murici rsrsrs....como tinha dito, não acompanho o futebol alagoano...

Abs e boa virada de ano!!

Alagoano
31/12/2010, 17:35

Pablo, pode ter certeza que torque é imprescindível num motor...seja ele diesel ou otto...

É fácil saber pq a L200 do seu velho consegue isso: Câmbio Curto!

Tem suas vantagens, principalmente no uso urbano....mas são poucas, as vantagens são superadas pelas desvantagens, algumas são a diminuição da vida útil do motor no uso intenso em estradas....o desconforto de viajar com o motor gritando....alto consumo, etc, etc, etc....

O câmbio longo só apanha pro curto no uso urbano, em trilhas, engatou a reduzida...já era....e em estradas nem se fala, uma belezura...

Abs!

Marcelo-HPE
01/01/2011, 22:35
Durabilidade depende do pé , consumo concordo em parte em velocidade constante ,mas nas ultrapassagens vc não precisa ficar trocando marcha direto , de 70km/h a 120km/h eu piso em 5° e o giro sobe na hora , se fosse numa picape com cambio mais alongado , eu teria que ficar reduzindo marcha o que também prejudica o consumo .
Desconforto tb não vejo nenhum sendo que só ouço o ruido do vento e dos pneus , nem noto o motor so vejo que está a 3000 rpm quando vejo o conta giro.

dalmolin
01/01/2011, 23:07
Sempre tem a relaçao certa , na ranger 3.0 seria o diferencial 3,73 , e um cambio com 2 drives , tipo 5ª 0,78 , e 6ª 0,70.

Alagoano
03/01/2011, 00:09
Só a título de informação:

Hoje fui pra fazenda do meu tio, o local onde acontece as farras fica numa parte baixa onde o acesso é bem complicado....um ladeirão de barro bem íngreme!

Bom....subi esse ladeirão com 5 pessoas na cabine, contando comigo, e mais 4 na caçamba. Subi na reduzida, dei uma para no meio da ladeira pra abrir uma cancela...e saí de 2ª marcha no meio da ladeira, sem fazer esforço...

Então, qdo dizem que a Ranger é fraca em subida íngreme é pq não estão usando da forma correta...

Marcelo-HPE
03/01/2011, 01:17
X2 . A ranger é umas das picapes com reduzida mais forte no mercado .
querem ver coisa feia para segurar um 4x4 , é a tal da areia fofa !!! é pior que lama. e se o cara não souber passar . se ferra.
fui tentar passar de 4H num areião bravo numa das praias daqui e com 26lbs nos pneus , e o carro sentou quem nem uma patinha , e ficou sem força para sair , pé no fundo a turbina soprando e o giro caindo. ,pensei que a bicha iria esquentar no meio do areião pois dava pra notar que a forçada era feroz ,
quando ví que poderia achar o que estava procurando !! hehehe. engatei uma segunda reduzida e a força do carro voltou , consegui atravessar mas seu eu continuasse em 4h alguma coisa errada iria dar , pois a picape estava me avisando .

PY5KJ
03/01/2011, 07:25
Olá gurizada, feliz ano novo a todos.

Quanto ao que relatei sobre a ranger, creio que não me fiz entender. A rampa da garagem é bem íngreme com pedras irregulares como piso (calçamento) e não faz sentido ele usar 4x4 reduzida neste caso. Ela tem que subir, pelo menos é o que se esperava dela. Sobe, mas com dificuldade, tendo que acelerar um pouco quase queimando a embreagem.
Ele tinha um toyota 2.8 ano 99 e esta suibia bem, claro, pois é possui uma 1a marcha bem mais reduzida.

Fizemos um teste com a Amarok novamente e ela sobe sem acelerar, somente com o torque de lenta. Dá impressão que o sistema compensa acelerando um pouco, mas subindo sem qualquer indício de apagar. Com a ranger ela arranca e logo apaga.
Se passar para o 4x4 low, aí não tem quem segure, claro...fiz muitos testes com minha ranger 4x4 ano 05 3.0 subindo em locais que nem eu acreditava. Realmente tem muita força.
No entanto, o bloqueio de diferencial que a Amarok oferece como opcional, proporciona um conforto a mais.

Uma vez eu atolei a ranger na tentativa de retirar a lancha na beira de um lago. Acontece que mesmo com o diferencial trazeiro sendo "positivo", se sentar a carcaça no barro e patinar uma das rodas dianteiras, se foi...só rebocando. Aí engatamos outra ranger que por azar não conseguiu com a minha e a lancha. Tivemos que engatar a uns 30m uma S10 num terreno bem seco para poder ter tração. Aí, com este comboio tracionando, conseguimos sair do barro! Coisa que acontece e não denigre a imagem de nenhuma picape, e sim do picapeiro de final de semana como foi naquela época (ehehe).

Neste final de semana testei o bloqueio na retirada da embarcação, mas em relação ao 4x4 low, não muda nada, claro. Nem se percebe que o bloqueio foi ativado se o veículo andar em linha reta.

Na mesma saída da casa do meu irmão e com a Amarok, saindo de ré e engatando a 4x4 high a Amarok se comportou de forma bem estranha. Ela não queria desligar o sistema 4x4. Tive que desligar o veículo aguardar um pouco (acho q uns 2 min) e tentar desligar novamente o 4x4. Eu dava o comando para desacionar o 4x4, ela piscava no painel (como sempre faz) mas retornava ao 4x4. Confesso que não fui ao manual para ver se é um comportamento normal em caso de um deslocamento em marcha ré. Creio que o 4x4 pode ser acionado em qualquer posição e para qualquer sentido.
Bom, finalizo aqui senão vira um livro (novamente) ehehehe

Saudações

Marco

NGDaniel
03/01/2011, 08:11
Não dei se servirá p/ Amarok, mas:

quando o 4x4 da ranger trava e não quer desligar, basta dar uma rezinha de "mei metro" que destrava..

abs

PY5KJ
03/01/2011, 08:21
Olá NGDaniel, tá online aí cara...eheheh

Não é a mesma coisa não. Isso era para destravar mecanicamente o acionamento do cardã dianteiro (ranger). Me referi ao próprio sistema eletrônico da Amarok recusar o camando de desacionar. Justamente eu estava de ré ( o veículo, claro...ehehehe). Algo estranho ocorreu e me preocupou. Irei avaliar com calma esse comportamento, e caso o manual não se refira, irei enviar um email a VW.

O manual quanto ao uso offroad é bem explicativo, pois detalha os recursos de forma bem explicadinha. Nâo é como muitas traduções que vemos por aí. Foi algo lido e relido após a tradução.

Vou subir um morro esta semana que eu ia normalmente com a ranger e ver o comportamento dela. Num ocasião, tivemos que engatar duas rangers para levar um reboque com uma torre. Vou cobrar meu irmão para postar no youtube o vídeo, pois o morro é um desafio mesmo, e o que fizemos é digo de uma aventura dessas relatadas no Inema, por exemplo.

Saudações

Marco

Alagoano
03/01/2011, 10:49
X2 . A ranger é umas das picapes com reduzida mais forte no mercado .
querem ver coisa feia para segurar um 4x4 , é a tal da areia fofa !!! é pior que lama. e se o cara não souber passar . se ferra.
fui tentar passar de 4H num areião bravo numa das praias daqui e com 26lbs nos pneus , e o carro sentou quem nem uma patinha , e ficou sem força para sair , pé no fundo a turbina soprando e o giro caindo. ,pensei que a bicha iria esquentar no meio do areião pois dava pra notar que a forçada era feroz ,
quando ví que poderia achar o que estava procurando !! hehehe. engatei uma segunda reduzida e a força do carro voltou , consegui atravessar mas seu eu continuasse em 4h alguma coisa errada iria dar , pois a picape estava me avisando .

Nunca mais ande em HI na areia fofa :mrgreen:!! Nos meus tempos de leigo já fiz essas besteiras rsrsrs, é impressionante a mudança de comportamento da viatura quando se engata a reduzida na areia fofa...parece que algo está "rebocando" a pipace...e se tiver leve, ela sái sem nem patinar os pneus...

Outro detalhe, meu tio tem uma Hilux 4x4 AT 2010...tbm subi o ladeirão com ela. Esse meu tio é meio teimoso e praticamente só usa a HI, acho que é daqueles que acha que a LOW "força" o sistema...como um dia eu já pensei.

Bom...subi na HI com ela vazia, e percebi que tive q sentar a bota pra poder a viatura subir. Confesso q não entendo nada de câmbio AT e não sei se no AT também se queima emgreagem nesse tipo de situação...mas lembro que a Hilux não subiu "tranquila" a ladeira, tenho certeza q se jogasse uma reduzida ela escalava fácil aquele morro...

Alagoano
03/01/2011, 10:58
Fizemos um teste com a Amarok novamente e ela sobe sem acelerar, somente com o torque de lenta. Dá impressão que o sistema compensa acelerando um pouco, mas subindo sem qualquer indício de apagar. Com a ranger ela arranca e logo apaga.
Se passar para o 4x4 low, aí não tem quem segure, claro...fiz muitos testes com minha ranger 4x4 ano 05 3.0 subindo em locais que nem eu acreditava. Realmente tem muita força.
No entanto, o bloqueio de diferencial que a Amarok oferece como opcional, proporciona um conforto a mais.

Marco....é judiação fazer esse tipo de comparação né?? Sua viatura, por enquanto, não tem concorrente direta com os mesmos "dotes eletrônicos". A única eletrônica que a coitada da Ranger tem, é o common rail :odedo::odedo::odedo::odedo:!!

Sobre a tração...lembro que achei estranho o fato da Amarok só tracionar a HI com a viatura parada...é assim mesmo ou o vendedor estava errado qdo fiz o Best Drive?

Pequeno jr
03/01/2011, 13:07
Pelo que estou entendendo, o Marco estava com a tração Hi acionada, pois se for LOW me desculpa mas não existe isso que ele comenta.

Como já disseram, a reduzida da Ranger se não for a mais é uma das mais "reduzidas". Para quem já usou a Reduzida de verdade tanto na ranger como em outras viaturas, sabe o que é isso que estamos falando.

Sair com o carro andando, subindo um morro sem acelerar nada, até a minha 2.5 faz .. e olha que é 1999 ... basta saber usar.

mariomofilho
03/01/2011, 14:03
Marco....é judiação fazer esse tipo de comparação né?? Sua viatura, por enquanto, não tem concorrente direta com os mesmos "dotes eletrônicos". A única eletrônica que a coitada da Ranger tem, é o common rail :odedo::odedo::odedo::odedo:!!

Sobre a tração...lembro que achei estranho o fato da Amarok só tracionar a HI com a viatura parada...é assim mesmo ou o vendedor estava errado qdo fiz o Best Drive?
O vendedor te informou errado, ela traciona a HI em movimento ou parada, tanto faz.

PY5KJ
03/01/2011, 17:21
O sistema de engate 4x4 high é similar ao da ranger, para não dizer idêntico (acionamento até 80km/h). A reduzida, claro, somente com o veículo parado. Nâo tenho informação sobre acionar a embreagem e freio simultaneamente, pelo menos até onde li.

O problema ocorrido (não desacionar o sistema) aconteceu quando em 4x4 high e engantando e andando somente para trás. Eu nunca fiz isso com a ranger, mas acredito que não tenha nenhum problema.

Uma vez me ocorreu numa ranger 2.5 um problema de desligar nada da 4x4. Aí constatei que era somente queda de tensão, pois eu estava obviamente na lenta e com faróis ligados (normais e auxiliares) + o ar condicionado. Aí, aja alternador! Mas eu descobri, tempos depois quando aconteceu novamente e instintivamente desliguei o ar e os faróis, aí ela aceitou e executou os comandos. Basta então, nestas situações acelerar um pouco para compensar a queda de tensão do sistema (bateria/alternador) proporcionada pela marcha lenta.

O recurso de bloquear o diferencial é para situações extremas, aquelas onde o veículo está quase estaleirado. Aí, pode ser que você consiga retirá-lo da lama. No entanto, por travar a compensação das rodas trazeiras, deve-se conduzir somente em linha reta, sobretudo se o terreno for mais firme, evitando o desgaste dos pneus.

No más, só alegria com a "genérica da Hilux" eheheheheheh (esse título, não é meu, e sim do meu irmão "rangeiro". Por sinal, bem apropriado pelo processe de desenvolvimento da Amarok...) ehehehehehheh

Saudações

Marco

Alagoano
03/01/2011, 18:52
O vendedor te informou errado, ela traciona a HI em movimento ou parada, tanto faz.

Imaginei...pra vc ter ideia, ele nem sabia qtos HP tinha a viatura...

Alagoano
03/01/2011, 19:05
No más, só alegria com a "genérica da Hilux" eheheheheheh (esse título, não é meu, e sim do meu irmão "rangeiro". Por sinal, bem apropriado pelo processe de desenvolvimento da Amarok...) ehehehehehheh

Saudações

Marco

Uma vez, na antiga 2.8, aconteceu da reduzida não querer desengatar, virei o botão pra HI, depois pra 2WD e nada....continuou lá na reduzida, foi um tremendo susto! Dai resolvi desligar a viatura...desliguei e liguei em seguida, desengatou normalmente....alívio imediato...

Sobre a referência à Amarok como "Hilux Genérica"...discordo. A Amarok é uma evolução da Hilux e em nada lembra ela...nem por fora e nem por dentro. A TOY bate a VW por fora...tem muito mais cara de picape e por dentro também, bem mais agradável....mas perde em motor e tecnologia embarcada...e, se continuar com esse AT de 4 marchas, vai perder tbm nesse quesito quando chegar o AT da Amarok...

Quem é a Hilux cagada e cuspida por fora é a Nova Ranger...com exceção da frente, é quase um clone....mas, pelo que li até agora, se as concorrentes não mudarem, será com certeza a picape TOP do mercado...

PY5KJ
04/01/2011, 07:38
Pois é Alagoano, serão todas muito parecidas, principalmente o exterior. Não porque tenha comprado, mas eu analisei e avaliei todas as opções menos a frontier e no final fiquei com a Amarok. Os recursos oferecidos são superiores as concorrentes e como já comentei anteriormente, quando se usa, valoriza-se.

Vamos torcer para o mercado da concorrência.

Saudações

Marco

Carlos A. C. Azevedo
04/01/2011, 21:38
Ja que estão falando sobre experiencias nada boas com a tração, la vai mais uma, logo que eu comprei a L200, não tinha a minima ideia do que era aquele cambio pequeno, então lá fui eu dar(ui) uma de pateta e movi para 4h com o carro andando, putz o carro deu uma segurada feia.. ai CARAAAAAI, não sabia o que fazer ai parei o carro... me acalmei, depois tentei sair com o carro, ele tava pesado, andando no asfalto com o 4h é facil... ai como eu tava fazendo teste mesmo, eu engatei o 4l COM O CARRO EM MOVIMENTO, caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalho, deu uma arranhada filadaputz na ct ai eu pensei comigo mesmo, putaquepariu quebrei o carro.. só que depois dessa besteira o ct voltou pra 4h, só que ele não queria mais voltar pra 4x2... ai pronto, na alavanca tava em 4x2 mas o carro ainda tava pesado, então, lembrando não tinha noção nenhuma do que eu tava fazendo, ai peguei e engatei a ré no carro andei um pouco e do nada ela ficou leve de novo... ai eu fiquei um bom tempo sem usar.. mas um tempo desse eu precisei usar pois a subida aqui da garagem não é tão ingrime, mas tava com o carro carregado mas de 1500kg de bagulho na caçamba... ai fui lá, 4L e lá vai o carro subindo só de tirar o pé da embreagem... e depois pra desengatar voltou normalmente pra 4x2 :shock::shock::shock::shock::shock:, vai entender...

PY5KJ
05/01/2011, 07:30
Pois é Azevedo...põe munhecada nisso...eeeheh, mas acontece. No caso da L200, o comando é manual, que na minha opinião, torna-se mais eficaz. Na Ranger e Amarok, este acionamento é servo-assistido, ou seja, elétrico.
Tive uma Galloper e o sistema de acionamento, por sinal, toda mecânica era MIT, era bem mais eficiente e fácil, pois era mecânico, mas não precisava dar ré para desengatar. Isso era nas primeiras L200, F1000 e Ranger. Depois, a dianteira começou a rodar junto, mas sem estar engrenado na caixa de tração. Isto facilitou o engate com o veículo andando.

Saudações

Marco

Alagoano
05/01/2011, 11:14
Pois é Azevedo...põe munhecada nisso...eeeheh, mas acontece. No caso da L200, o comando é manual, que na minha opinião, torna-se mais eficaz. Na Ranger e Amarok, este acionamento é servo-assistido, ou seja, elétrico.

Saudações

Marco

Atualmente não existe mais engate 100% mecânico, mesmo as picapes com engate da tração por alavanca depende de eletrônica pra engatar, se algum sensor falhar...já era...

Alavanca está com os dias contados, a tendência será o acionamento por botão mesmo...que o diga a regra do mercado, sobrou pouquíssimas opções de engate por alavanca. Quem não gosta do botãozinho, vai ter q se conformar :mrgreen::mrgreen::mrgreen:....

Carlos A. C. Azevedo
05/01/2011, 22:47
Isso mesmo, aquela solenoide filadaputz que teima em querer funcionar na hora que quiser.. Mas fora isso... :concordo:

Pequeno jr
05/01/2011, 23:26
Isso mesmo, aquela solenoide filadaputz que teima em querer funcionar na hora que quiser.. Mas fora isso... :concordo:

Fora o solenoide, há também a RL que até agora não entendi se é eletrica ou a vacuo.

PY5KJ
06/01/2011, 07:37
Pequeno Jr, você se refere a RL da sua ranger 99??? Observe se o cardã dianteiro gira normalmente em 4x2. Se isso ocorrer, tua camioneta não tem RL. Se não girar, aí sim ela terá, que neste caso é a vácuo (vejas uma mangueira que chega no cubo dianteiro), que por sinal as vezes rompe facilmente.

Saudações

Marco

ANTONIO GABRIEL COSTA
06/01/2011, 19:18
Atualmente não existe mais engate 100% mecânico, mesmo as picapes com engate da tração por alavanca depende de eletrônica pra engatar, se algum sensor falhar...já era...

Alavanca está com os dias contados, a tendência será o acionamento por botão mesmo...que o diga a regra do mercado, sobrou pouquíssimas opções de engate por alavanca. Quem não gosta do botãozinho, vai ter q se conformar :mrgreen::mrgreen::mrgreen:....

PERGUNTA DE QUEM NÃO TEM PICAPE COM "BOTÃOZINHO"

EXISTE POSSIBILIDADE QUE, POR ACIDENTE, ALGUMA CRIANÇA OU NAMORADA LOIRA BURRA ATIVE O BOTÃO PARA REDUZIDA EM ALTA VELOCIDADE COM DANO A TRANSMISSÃO OU O SISTEMA É ELETRONICAMENTE PROTEGIDO DE DAIS RISCOS ? :putz:

Imperador!
06/01/2011, 19:47

EXISTE POSSIBILIDADE QUE, POR ACIDENTE, ALGUMA CRIANÇA OU NAMORADA LOIRA BURRA ATIVE O BOTÃO PARA REDUZIDA EM ALTA VELOCIDADE COM DANO A TRANSMISSÃO OU O SISTEMA É ELETRONICAMENTE PROTEGIDO DE DAIS RISCOS ? :putz:
A reduzida não engata se o carro não estiver parado ( v=0 ).

Em movimento só engata 4x4 Hi.

Edit: a namorada deveria ficar preocupada com outras alavancas, se é q me entendem... :mrgreen:

TylerNTL
06/01/2011, 19:51

EXISTE POSSIBILIDADE QUE, POR ACIDENTE, ALGUMA CRIANÇA OU NAMORADA LOIRA BURRA ATIVE O BOTÃO PARA REDUZIDA EM ALTA VELOCIDADE...? :putz:
Existe já umas algumas vezes um fdp qualquer quis ligar o AC e, não me pergunte por que ,danou o seletor da tração em 4x4L

... COM DANO A TRANSMISSÃO OU O SISTEMA É ELETRONICAMENTE PROTEGIDO DE DAIS RISCOS ? :putz:
Felizmente essa operação não apresenta riscos para a transmissão. O motor só movimenta o seletor para reduzida com o freio acionado e com a embreagem apertada. Então mesmo que a loira acione a reduzida e vc não perceba ela só vai engatar quando vc parar em um sinal por exemplo.

Detalhe, se vc estiver bem devagarzinho e fizer a operação para acionar a reduzida ela funciona, dá um estalo não muito agradável de ouvir e com certeza não é saudável para as peças envolvidas, mas que pode ter certeza que o sistema não exige que ela esteja completamente parada.

ANTONIO GABRIEL COSTA
06/01/2011, 20:06
Ok tyler, então viva o " botãozinho " !!!

Imperador!
06/01/2011, 20:07
Detalhe, se vc estiver bem devagarzinho e fizer a operação para acionar a reduzida ela funciona, dá um estalo não muito agradável de ouvir e com certeza não é saudável para as peças envolvidas, mas que pode ter certeza que o sistema não exige que ela esteja completamente parada.

Verdade... me corrigindo... para acionar 4x4 Low, v<6km/h.

Ainda acho que a namorada deveria ficar mais ocupada com outras alavancas.

ANTONIO GABRIEL COSTA
06/01/2011, 20:12
Ainda acho que a namorada deveria ficar mais ocupada com outras alavancas.

X 10 !!!!:dance:

Alagoano
06/01/2011, 20:27
Então o pedal o freio é dispensável pra engatar a reduzida? Acho q só engatava com ele...

TylerNTL
06/01/2011, 20:38
Então o pedal o freio é dispensável pra engatar a reduzida? Acho q só engatava com ele...

O pedal do freio não é dispensável.

Para ela engatar vc deve estar pressionando o pedal, acredito que basta a luz do freio estar acesa.

Alagoano
06/01/2011, 22:33
Para ela engatar vc deve estar pressionando o pedal, acredito que basta a luz do freio estar acesa.

Peraí, então como é q se engata a reduzida em movimento e pisando no frio ao mesmo tempo? :pensativo:

A nossa que é nova....é triscar o pé no freio q ela já quer encostar o queixo no chão :mrgreen::mrgreen::mrgreen:..

Agora é sério, eu não arriscaria isso....em movimento, só a HI...

NGDaniel
06/01/2011, 22:38
Peraí, então como é q se engata a reduzida em movimento e pisando no frio ao mesmo tempo? :pensativo:

A nossa que é nova....é triscar o pé no freio q ela já quer encostar o queixo no chão :mrgreen::mrgreen::mrgreen:..

sou um neófito nisso.. paro, enfio o pé na embreagem, confiro pra ver se esta tudo certo, penso um pouquinho, faço um check list, só dai mudo obotáo :mrgreen:

Lewis Sw4
06/01/2011, 22:42
sou um neófito nisso.. Paro, enfio o pé na embreagem, confiro pra ver se esta tudo certo, penso um pouquinho, faço um check list, só dai mudo obotáo :mrgreen:

perfeito !!!!!

TylerNTL
06/01/2011, 22:43

Na ranger:

Com a viatura andando normalmente:
1-Coloque a chave em 4x4L
2-Diminua a velocidade
3-Pise na embreagem
4-Encoste de leve no pedal do freio, só o suficiente para acender a luz.
5-Aguarde um clonck forte
6-"Vualá" viatura em 4x4L em movimento.

PS:
1-Não recomendo a ninguém tentar.
2-Não serve prá nada!
3-Eu sou muito curioso.

Alagoano
06/01/2011, 23:05
kkkkkk...essa foi boa, eu sou muito curiosio tbm...mas vou deixar isso quieto!!

Edintruder
07/01/2011, 00:30
Na ranger:

Com a viatura andando normalmente:
1-Coloque a chave em 4x4L
2-Diminua a velocidade
3-Pise na embreagem
4-Encoste de leve no pedal do freio, só o suficiente para acender a luz.
5-Aguarde um clonck forte
6-"Vualá" viatura em 4x4L em movimento.

PS:
1-Não recomendo a ninguém tentar.
2-Não serve prá nada!
3-Eu sou muito curioso.

Eu fazia isso direto. Pra subir pra 4x4hi eu parava completamente, mas pra reduzir nem precisava, pois quando alinha os dentes a mola de acionamento faz engatar e mal dava um tranquinho. Pra voltar pra hi que a coisa fica feia, então não compensa a tentativa.

PY5KJ
07/01/2011, 07:21
Como dizia o "gaucho" aquele que caiu do cavalo no meio de gente e para não fazer feio disse: "cada um apeia do jeito que gosta"...ejeeeheheheheh

De fato, são situações muitas vezes inesperadas e quando vê, aconteceu. Mas, eu ainda acho que existe apenas uma procedimento correto neste caso. Os demais, apesar de darem certo, podem prejudicar com o tempo o sistema mecânico.

Saudações

Marco

scarraro
17/03/2011, 15:51
Prezados, ontem finalmente fiz o primeiro teste com a Amarok rebocando uma lancha. O reboque pesa quase 1 tonelada. O comportamento dela foi estranho, pois exigiu muitas trocas de marchas, já que a região aqui (sudoeste do PR) possui um terreno acidentado.

A 5a e 6a marcha somente em situações bem favoráveis mesmo!!!. Porém, na 4a marcha ela possui uma força que se iguala a ranger 3.0 que eu tinha, dando conta do reboque morro acima. Já a indicação do consumo de combustível foi horrível.
Com a ranger e com este mesmo reboque, mais as tralhas de pesca em viagens longas, o consumo era em torno de 8 a 9km/l. Acredito que com a amarok este consumo não será atingido, embora tenha andado somente 50 km, onde a indicação foi em torno de 6 a 7 km/l.

Isso significa que a otimização do consumo proposta por ela ocorre somente a partir da 5a e, principalmente na 6a marcha onde o giro do motor cai significativamente.

Em fevereiro farei uma viagem maior com o conjunto e vamos ver os resultados.

Instalei um bageiro superior e houve alteração na aerodinâmica no quesito barulho!! Antes era um silêncio só, nem parecia motor a diesel. Agora, tem o ruído característico do vento, que eu tinha também na ranger com um bageiro similar (postarei umas fotos do visual em seguida).

Outro teste que fiz foi num fora de estrada neste último domingo. Andei uns 50 km pelo interior do município. O comportamento dela foi muito positivo, não usei somente o bloqueio de diferencial. O resto usei em vários momentos, e apesar dos pneus serem muito mais on do que off, ela se comportou muito bem, não ficando para trás da ranger nos mesmos trechos. Com a reduzida ativa, ela sobe em lugares onde não se acredita que irá chegar, sem patinar o que me impressionou apesar dos "tênis nike". Se fossem um kichute...bah, seria um trator.

Saudações

Marco
Caro PY5KJ

Qual consumo da Amarok c/reboque no asfalto?
Tenho uma Quest 290, o conjunto barco,carreta deve chegar ha 1 ton. as minhas viagens sempre levo p/pescar o consumo p/min é importante.
Tinha uma Triton c/ Quest chagava ha 7.5 a 8 Km/l.
Estou querendo comprar uma Amarok, mas queria saber o consumo c/reboque antes.
abraço

PY5KJ
19/03/2011, 07:47
Caro PY5KJ

Qual consumo da Amarok c/reboque no asfalto?
Tenho uma Quest 290, o conjunto barco,carreta deve chegar ha 1 ton. as minhas viagens sempre levo p/pescar o consumo p/min é importante.
Tinha uma Triton c/ Quest chagava ha 7.5 a 8 Km/l.
Estou querendo comprar uma Amarok, mas queria saber o consumo c/reboque antes.
abraço

Opa, então...a Amarok com reboque se comporta bem. Inicialmente eu achei até que ela não seria boa, mas apresentou numa viagem recente a média de 10 km/l. Acredito que tudo isso dependerá do pé do condutos...como sempre.
Mas considere entre 9 e 10 km/l. A minha lancha é uma marajó 19" 140 hp e a carreta é pesaaaada (puro ferro).

Saudações

Marco

scarraro
19/03/2011, 12:51
Obrigado Marco
Muito boa esta media, me animou a comprar.
Velho não querendo abusar me reponde mais uma pergunta.
Em subida ou serra ela vai bem c/reboque?
Abraço

FUKETEIRO
03/09/2011, 08:16
Olá, vc pode engatar a tração 4X4 até 110km/h em linha reta sem problemas e desengatar também, 4X4 Low só parada e vc pode usar a 4X4 Low em sexta marcha até 96km/h, isso pode ser usado com 1047kg na caçamba mais um reboque com peso total combinado de 2400kg, pois ela traciona um peso máximo admissível do conjunto (CMT) de 5.500kg .....hehe Abraço.

Ps. já estava esquecendo...rsrs se tiver uma subida no meio do caminho entorno de 45 graus vc aciona o bloqueio do diferencial traseira que sobe melhor....hehe

haroldo.moura
07/01/2012, 19:23
Disse tudo Sergio!!!
Sou vendedor da concessionária Disbrave, e já aprontei todas com a Amarok!! De puxar trailer, á atoleiro!!!! Afe!! É mais top das caminhonetes!! Vamos esperar a nova S10, que virá com 180cv, para ver se virá melhor!!

Pequeno jr
04/02/2012, 17:31

So para constar ... na MIT CUP, quando certos trechos muitos travados e as vezes com lama, nas TR-4R e nas ER é preferível fazer em reduzida do que em HI, pois na nelas você consegue andar com com o giro lá no alto, com o carro mais disposto, com uma retomada ótima ... ai vcs me perguntam, se é um rally de velocidade como se faz para passar de HI para LOW .....

Basicamente é isso mesmo ... vem com o pé no Porão .. Navegador já avisa que vai entrar no trecho travado ... ai vem uma travada forte no freio e o engate rapido em LOW sem parar o carro ... vc so escuta um CLOCK ... e acelera

KitiU.
18/07/2012, 17:42
PessoALL...

Preciso de uma ajudinha...

Tenho um Highline 2010/11 e recentemente coloquei engate de reboque nela... por ter colocado o reboque em casa, não fiz ainda a parte elétrica...

Mes pelo que percebi ele tem uma espera, ainda não sei se é justamente para isso... mas se for, onde compro o conector que vai na espera...

Nas auto elétricas o pessoal fala em cortar os fios pq não sabem se tem nem conseguem esse plug...

Mas, é para isso mesmo aquela espera?? é uma espera para o reboque??

HELP....

FUKETEIRO
19/07/2012, 08:15
PessoALL...

Preciso de uma ajudinha...

Tenho um Highline 2010/11 e recentemente coloquei engate de reboque nela... por ter colocado o reboque em casa, não fiz ainda a parte elétrica...

Mes pelo que percebi ele tem uma espera, ainda não sei se é justamente para isso... mas se for, onde compro o conector que vai na espera...

Nas auto elétricas o pessoal fala em cortar os fios pq não sabem se tem nem conseguem esse plug...

Mas, é para isso mesmo aquela espera?? é uma espera para o reboque??

HELP....
Olá, para vc usar esse plug aí em baixo da carroceria vc terá que comprar original e instalar um módulo também original para que o ABS e o ESP entendam que tem um reboque engatado, não conecte nada aí, vc pode fazer a instalção normal da tomada usando conectores scothlok da 3M no chicote original sem cortar os fios, testa com uma ponta de prova para achar os fios, vc não pode cortar os fios que vai dar caca na central eletrônica e vc vai ficar só na meia luz....abraço.
Conector Scotchlok 3m 558 Conectores - Distribuidora de som automotivo | CDX (http://www.cdx.com.br/detalhes+Conector_Scotchlok_3m_558+1943242.html)35 9647

KitiU.
19/07/2012, 08:24
Olá, para vc usar esse plug aí em baixo da carroceria vc terá que comprar original e instalar um módulo também original para que o ABS e o ESP entendam que tem um reboque engatado, não conecte nada aí, vc pode fazer a instalção normal da tomada usando conectores scothlok da 3M no chicote original sem cortar os fios, testa com uma ponta de prova para achar os fios, vc não pode cortar os fios que vai dar caca na central eletrônica e vc vai ficar só na meia luz....abraço.
Conector Scotchlok 3m 558 Conectores - Distribuidora de som automotivo | CDX (http://www.cdx.com.br/detalhes+Conector_Scotchlok_3m_558+1943242.html)35 9647

Ok, Valeu Fuketeiro...

Alex Amp
05/08/2012, 23:40
Amigos, tenho ua quest 290, lancha de pesca que pesa 1000 kg, e ate o momento nao precisei rebocala por deixar em marina. Mas agora resolvi alterar meus pontos de pesca. A pergunta: Qual a melhor cominhoneta para o reboque? Estou entre a Amarok, s10 e ranger. O que me sugerem?

Imperador!
06/08/2012, 08:15
A capacidade de rebocagem da S10 (segundo o manual) é superior a da Ranger, que também é superior à Amarok.
Porém, devido ao torque plano da Ranger, arrisco que a Ranger deve ser melhor pra rebocar tamanha carga.

Paulista VM
06/08/2012, 13:53
Amigos, tenho ua quest 290, lancha de pesca que pesa 1000 kg, e ate o momento nao precisei rebocala por deixar em marina. Mas agora resolvi alterar meus pontos de pesca. A pergunta: Qual a melhor cominhoneta para o reboque? Estou entre a Amarok, s10 e ranger. O que me sugerem?

Pra 1000kg, qualquer uma...
Mas acho que a ranger deva ser melhor, por diversos fatores, torque, recursos, e ainda por cima é mais bonita! Kkkk