Conectar

Ver Versão Completa : Assoalho qual o melhor material

mesco@2011
28/12/2010, 22:38
Forumeiros qual seria o melhor assoalho para mini gaiola?
Aluminio ou chapa de ferro,devido a sua fixação.

Rhenie.rb
29/12/2010, 11:34
Ao meu ver a melhor opção pelo que andei pesquisando
é por um assoalho de aço um "chapão" fora a fora, por baixo dos tubos
pois caso tenho algum facão muito fundo nao terá perigo de ficar enroscado
ele deslisa por cima do barro, pedra com mais facilidade
e na parte do piloto seria legal faze um assoalho de aluminio xadrez igual dos onibus.
Pelo que andei vendo eu acho que essa é a melhor opção mas é melhor espera pelos gaioleiros de plantão pra ve o que eles vão "fala"

chuck
29/12/2010, 12:02
Chapa de aço 16 (1,5mm) ou chapa 14 (uns 2mm) fica muito bom .
Para fixar ao invés de pontear por baixo da gaiola vc pode soldar ferrinho chato na metade da altura dos tubos e em torno da base e acomodar o assoalho em cima deles daí vc parafusa e pode trocar sempre que amassar ou estragar .

marcelo cenora
29/12/2010, 22:05
um todo de acrílico com os bancos soldados no chassi.

mesco@2011
30/12/2010, 09:39
Chapa de aço 16 (1,5mm) ou chapa 14 (uns 2mm) fica muito bom .
Para fixar ao invés de pontear por baixo da gaiola vc pode soldar ferrinho chato na metade da altura dos tubos e em torno da base e acomodar o assoalho em cima deles daí vc parafusa e pode trocar sempre que amassar ou estragar .

mais dai eu vou ter que recortar todos os pedaços do material para que se encaixem entre os tubos.

mesco@2011
30/12/2010, 09:41
beleza Rhenie obrigado pela dica , não tinha pensado nisso , nem pesquisado ainda.

mesco@2011
30/12/2010, 09:43
um todo de acrílico com os bancos soldados no chassi.
sim mas o que eu queria evitar era os arrebites ou parafusos aparentes.
porem utilizar um material que ficasse mais apresentavel.
vou pensar no acrilico

chuck
30/12/2010, 10:18
Acrílico quebra amigo esse material não é feito pra isso e sim tem que cortar o material exatamente ao redor do assoalho .
Se não quer ter trabalho solda logo por baixo , mas se fica esteticamente legal não sei , prefiro olhar pra parafusos e rebites do que pontos de solda .
Abs

Rhenie.rb
30/12/2010, 12:31
Solda é a melhor opção indiferente se for por cima ou por baixo dos tubos
se soldar a chapa na gaiola, estrutura ficará mais reforçada
os esforços gerados nao sobrecarregariam tanto a estrutura em um pequeno ponto
E so for colocar mais peso na gaiola a melhor opção é que o novo conjunto agregue resistencia tambem.

chuck
30/12/2010, 12:43
Sim se for uma chapa razoavelmente grossa deve aumentar um pouco pelo menos a resistência
a torções usando a solda .

Equipe Mec Off Road
30/12/2010, 14:02
Na minha estamos colocando chapa com 2,25mm de espessura soldada. Ficou muito bom... Apesar que soldamos pela parte de cima (bateu arrependimento e medo de agarrar)...

mesco@2011
02/01/2011, 14:56
na minha estamos colocando chapa com 2,25mm de espessura soldada. Ficou muito bom... Apesar que soldamos pela parte de cima (bateu arrependimento e medo de agarrar)...

gostaria de usar aluminio, porem não estou encontrando aqui na minha area, sera que a relação aluminio/ferro da estrutura iria deixar menos resistente que ferro com ferro?

chuck
02/01/2011, 18:37
Não tem nada a ver amigo , mesma coisa que reforçar geléia com manteiga rsrs
Mesmo porque não será possível soldar ...

Equipe Mec Off Road
02/01/2011, 20:02
gostaria de usar aluminio, porem não estou encontrando aqui na minha area, sera que a relação aluminio/ferro da estrutura iria deixar menos resistente que ferro com ferro?

Cara, em relação à resistência, não existe comparação. O alumínio fica esteticamente melhor porém qualquer coisa que bater no fundo vai romper.
Sugiro que vc coloque o fundo de aço carbono e depois coloque uma chapa de alumínio por cima, somente no local dos passageiros apenas para dar uma estética melhor, tipo as gaiolas da collela com aquela chapa "chão de ônibus".:concordo:

Agadirs
04/01/2011, 23:34

E aí velinho tranquilo...seguinte com a chapa de ferro realmente fica mais reforçada ..por um tempo pois a solda vai ficar mais dura que o tubo, isso vai gerar uma zona afetada termicamente (ZAT) e aí ela vai rachar...já no caso do alumínio usando rebite de aço vc vai ter menos peso, vai reforçar tbm mas não vai ter o problema de rachar o teu chassi e vc pode trocar a chapa quando quiser além do mais o chassi ter que ser estruturado com um tubo de parede boa ...blza....karqué coisa berra aí...valeu

mesco@2011
04/01/2011, 23:39
E aí velinho tranquilo...seguinte com a chapa de ferro realmente fica mais reforçada ..por um tempo pois a solda vai ficar mais dura que o tubo, isso vai gerar uma zona afetada termicamente (ZAT) e aí ela vai rachar...já no caso do alumínio usando rebite de aço vc vai ter menos peso, vai reforçar tbm mas não vai ter o problema de rachar o teu chassi e vc pode trocar a chapa quando quiser além do mais o chassi ter que ser estruturado com um tubo de parede boa ...blza....karqué coisa berra aí...valeu

wlu ,mesmo era isso que eu queria saber,tirou as minhas duvidas,tks,vou procurar o aluminio mesmo

Equipe Mec Off Road
05/01/2011, 08:35

Cara, não é bem por ai não...:???:
Normalmente as chapas e tubos são de 1020 com apenas 0,2% de carbono. Esta porcentagem é muito baixa e não gera a temida martensita no cordão de solda. No máximo que vai acontecer na ZTA é um crescimento de grão o que gera perda de dureza (e resistência mecânica) com consequente aumento de ductilidade, ou seja, ele irá escoar com menor tensão.
Os verdadeiros problemas desta solda (caso não seja bem executada) seriam: inclusão de escória, para o caso de eletrodo revestido, falta de fusão e/ou penetração, mordeduras etc... Que realmente podem afetar a integridade da estrutura.
POr isso tudo sou mais solda que rebite...
Falows:lol:

Rhenie.rb
05/01/2011, 17:25
Uma opção seria aquecer a area para fazer um "revenimento" com um maçarico me veio isso na cabeça quando estava lendo
soh que é bom confirma com alguem que tenha certeza que isso ira funcionar na pratica
Teoricamente seria aquecer a região a uns 300 graus ( algo proximo a isso)
é bom dar um pesquisada a fundo para verificar
E com a questão da trinca isso só ocorreria se a chapa fosse ponteada
nesse caso quando ela estiver sofrendo esforços ira concentrar muita força em um unico ponto ai sim concordo que a possibilidade de trinca é elevada

leobnaval
05/01/2011, 20:56
O alumínio fica esteticamente melhor porém qualquer coisa que bater no fundo vai romper.

Depende da espessura e do tipo de aluminio, pois existem diversos tipos de aluminio cada um com sua caracteristica e especificação de uso. Podendo um impacto danificar tanto o assoalho de aço como o de aluminio, depende muito do material, espessura, tipo de fixação e quantidade dos pontos de fixação.

E aí velinho tranquilo...seguinte com a chapa de ferro realmente fica mais reforçada ..por um tempo pois a solda vai ficar mais dura que o tubo, isso vai gerar uma zona afetada termicamente (ZAT) e aí ela vai rachar...
Porque a chapa vai rachar? a chapa só irá rachar na região da solda se sofrer algum impacto grande ou o assolho estiver mal dimensionado ou mal fixado, seja a fixação por solda, rebites, parafusos, etc.

já no caso do alumínio usando rebite de aço vc vai ter menos peso, vai reforçar tbm mas não vai ter o problema de rachar o teu chassi e vc pode trocar a chapa quando quiser além do mais o chassi ter que ser estruturado com um tubo de parede boa

Pode rebitar tanto o aluminio como o aço, porém o aluminio deverá obrigatóriamente ter um elemento de fixação, pois não tem como fundir aluminio com aço através de processo de solda.

[]s

chuck
05/01/2011, 21:11
Quanta complicação apenas por um assoalho kkkkkkkk
Na verdade vc's querem mesmo é competir pra ver quem sabe mais na teoria (brincadeira hein esfria a oreia engenheraiada )
O melhor material para se fazer um assoalho é aquele que vc pode comprar , se rachar meu amiguinho , vc troca , melhora etc etc
Boa sorte !

leobnaval
05/01/2011, 21:26
É isso aí chuck, o melhor material é aquele que você tem na sua região e que o bolso consiga comprar...quanto a fixação aí vai do capricho de quem esta fabricando.

[]s

mesco@2011
05/01/2011, 23:43
eles estão esquecendo que e só uma gaiolinha,como essa do avatar, quem sabe eu coloco de madeira mesmo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

brincadeira,mas acho que os arrebites deixariam mais fraca a estrutura tubular que ja é fina,coisa de 1/2 ¨eu acho,pra isso eu teria que soldar pequenas chapas furadas nos tubos o que daria na mesma, então vou soldar uma chapa de aço galvazinado de mais ou menos 3 mm igual essas de sinalização de transito,com pequenos pontos de solda MIG.

leobnaval
05/01/2011, 23:49
Amigo acho que para o seu caso, uma boa chapa galvanizada, essas tipo utilizadas em calhas de telhado estaria ótimo além do preço pois é facilmente encontrada, a única dificuldade ficará para a soldagem tem que ser precisa para não furar a chapa além de esmerilhar a área a ser soldada apenas para retirar a camada de zinco (facilita a soldagem e dá maior resistência)

[]s

Equipe Mec Off Road
06/01/2011, 22:06
Chuck disse certo. Deixamos o Hibbeler de lado e vamos às gaiolas de verdade... HEHE
Falows

leobnaval
06/01/2011, 23:02
Boa hahahahaha

chuck
07/01/2011, 22:05
Pior que tem alguns trampos que nem na base do Hibbeler alguns deles sabem fazer direito , como diz um carinha aqui do fórum ... Teoria sem pratica não é nada , e pratica sem teoria é algo perigoso rsrsr deve ser isso que da medo neles kkkk !!!!:odedo:
Abs

leobnaval
07/01/2011, 23:24
Pior que tem alguns trampos que nem na base do Hibbeler alguns deles sabem fazer direito , como diz um carinha aqui do fórum ... Teoria sem pratica não é nada , e pratica sem teoria é algo perigoso rsrsr deve ser isso que da medo neles kkkk !!!!:odedo:
Abs

Quem será que escreveu isso :rolleyes::rolleyes:.

mesco@2011
08/01/2011, 00:24
Vai veno..........

Equipe Mec Off Road
08/01/2011, 12:08
deixa de ser besta e presunçoso,fique sabendo que crianças, como meus filhos tbm acompanham,comigo os topicos e ficam muito chateadas com esse tipo de comentario preconceituoso.

Me mandaram procurar outro lugar pra pesquisar,mas como sei que nem todos são iguais aqui no forum ,vou continuar por aqui.

Nobre amigo Mesco

HIbbeler é um autor renomado de um livro de ciências dos materiais que aborda vários tópicos de metalurgia dos aços. Quando disse isso quiz dizer para que nós (Leo, eu e outros) que também ficaram discutindo processos de soldagem, mudanças metalúrgicas, propagação de descontinuidades e quase uma mecânica da fratura, nos focarmos em tentar te ajudar a fazer a melhor escolha que, como disse o chuck, é aquela que depende do bolso e ânimo do cara.

Quando disse gaiola de verdade, estava me referindo a sua, não aquela cheia de teoria a que estavamos debatendo...

Não compreendí o seu posicionamento!!!

Eu, assim como vc, estou aqui tentando aprender um pouco para tentar acabar de montar a minha gaiola também. Espero que vc continue por aqui pois este é o lugar de trocar esperiências boas e ruins e assim podermos crescer.

Peço-lhe desculpas se de alguma forma pareceu que eu estava tentando diminuir ou subestimar o seu projeto ou a sua vontade. Espero que realmente dê tudo certo na sua empreitada, afinal de contas montar um "carro" não é pra qualquer um e estamos anciosos por ver mais uma criação surgir.

Falows

mesco@2011
19/01/2011, 00:39
pessoal comprei uma placa de inox de mais ou menos 2.5 mm,vou colocar ela como assoalho. deve ficar bom.

Agadirs
30/01/2011, 00:19
Mas...haaaa..Mesco ...falaram que o mais importante é quanto o $$$ do cara dava..neguinho vai lá e compra inox ...tá grandão hein....isso aí o negócio é tirar do papel e ir para a prática...por falar nisso posta umas fotos do teu projeto ai´pra nóis...valeu

mesco@2011
30/01/2011, 00:44
Mas...haaaa..Mesco ...falaram que o mais importante é quanto o $$$ do cara dava..neguinho vai lá e compra inox ...tá grandão hein....isso aí o negócio é tirar do papel e ir para a prática...por falar nisso posta umas fotos do teu projeto ai´pra nóis...valeu

vai la no meu outro topico, que tem as fotos lá wlu.

MINI GAIOLA é o topico.

Equipe Mec Off Road
30/01/2011, 09:13
O cara arrebentou..... Meteu Inox e colocou todo mundo do site no chinelo...
vai ficar muito massa...

Rafael Valim
30/01/2011, 13:35
E ai colega....
Tenho na minha gaiola uma chapa de 2mm muito resistente, e como nosso amigo disse ela desliza em cima de atoleiros nao deixando trancar.
mas isso e em uma gaiola, vc esta atras de açoalho para mini gaiola, ai tenque ver se nao vai pesar muito.
No caso a chapa da minha gaiola foi fixada com parafusos pasante pela cantoneira que fixa os tubos.
Valeu

leobnaval
30/01/2011, 18:59
2.5 mm de inox numa mini gaiola é exagerado, pesa muito...vai acabar a mini gaiola e o assoalho vai estar lá...hehehehe

[]s

BrunoHolz
30/01/2011, 22:45
No meu Kart Cross vo meter assoalho de Aluminio xadrez 2.5..

mesco@2011
30/01/2011, 22:52
2.5 mm de inox numa mini gaiola é exagerado, pesa muito...vai acabar a mini gaiola e o assoalho vai estar lá...hehehehe

[]s

lembre que a minha gaiola é uma mini, por isso a chapa tem só 1.52 m de comprimento e + ou - 1 de largura, por isso naum ficou tão caro assim.
18.00$ o kilo

mesco@2011
30/01/2011, 22:56
O cara arrebentou..... Meteu Inox e colocou todo mundo do site no chinelo...
vai ficar muito massa...

um amigo meu, que da assistencias para frigorificos da região e tbm usinas de cana de açucar, que me consegui a chapa.

mesco@2011
30/01/2011, 23:03
só to com um problema , naum sei qual a melhor maneira de fixar a peça, pois se soldar acho que vai escurecer , e se parafusar acho que vai enfraquecer a estrutura tubular, pois os tubos são de 1/2 pol.

e só pra lembrar a mini gaiola ta sendo montada para cidade, e por isso vou colocar o assoalho por cima dos tubos e naum por baixo pra deslizar em barro.por isso to caprichando no acabamento,penso em leva-la em eventos como encontro de motos e feiras agropec., campeonatos de som etc......

leobnaval
31/01/2011, 00:05
lembre que a minha gaiola é uma mini, por isso a chapa tem só 1.52 m de comprimento e + ou - 1 de largura, por isso naum ficou tão caro assim.
18.00$ o kilo

Mesco é que penso diferente, sei que pode ter tido uma certa facilidade em obter está chapa de inox nesta espessura e quanto a isso não a nada nelhor que o negócio de ocasião, mas se fosse pra escolher eu penso da seguinte forma se puder use o menor e mais leve possivel, desde que tenha o minimo de resistência necessário.
Se uma chapa de 1,5 ou 2 mm serve pense que a de 2 mm pesa 25% a mais por área que a de 1,5 mm, se for projetando uma gaiola intera assim no final dá uma boa diferença de peso...

Quanto a fixação porque você não solda algumas orelhas furadas nos tubos e depois rebita ou parafusa a chapa nelas.

[]s

mesco@2011
31/01/2011, 21:28
mesco é que penso diferente, sei que pode ter tido uma certa facilidade em obter está chapa de inox nesta espessura e quanto a isso não a nada nelhor que o negócio de ocasião, mas se fosse pra escolher eu penso da seguinte forma se puder use o menor e mais leve possivel, desde que tenha o minimo de resistência necessário.
Se uma chapa de 1,5 ou 2 mm serve pense que a de 2 mm pesa 25% a mais por área que a de 1,5 mm, se for projetando uma gaiola intera assim no final dá uma boa diferença de peso...

Quanto a fixação porque você não solda algumas orelhas furadas nos tubos e depois rebita ou parafusa a chapa nelas.

[]s

vc ja viu a estrutura da mini gaiola no meu outro topico?
Ficou um pouco estendida, porem acho que vou seguir o seu conselho ,peguei o pedaço de inox e o danado é pesado mesmo,
quanto a fixação acho que vou fazer do jeito que vc falou,por enquanto só tenho o inox, mas vou ver se consigo a chapa de ferro de 1,5mm, o que pra mim é mais dificil do que o inox, acho que vou ter que comprar rsrsrsrsrsrsrsrsrsr.