PDA

Ver Versão Completa : Motor forte de mais ou azar ???

alexandre.jeronimo
28/12/2010, 04:07
Pessoal, Boa noite!

Comprei meu primeiro jeep a uns 2 meses e só tive experiências negativas, pois ainda não consegui andar com o bixo sem quebrar!!!

Pensei em vender para comprar um samurai, mas vou segurar mais um tempo para ver.

Mecânica (quando peguei):

Motor Falcon 3.6
Caixa 3m original
Sobre caixa original
Relação 8/43

1º - Peguei o Jeep numa 4º feira e fui anda com ele no sábado, entrei no barro tudo certinho e ando super bem com um baita torque (andei por volta de 1h), voltando pra casa quebro a prisa da caixa. Aí os colegas de trilha começaram a dizer que era melhor eu trocar a caixa pois esta é muito fraquinha pro falcon, blz, comprei uma caixa clark 4m zeradona.

*A instalação dessa caixa só me deu cabelo branco, pois ninguem falou que ela era gigante e eu como leigo no assunto não questionei devido a tantas indicações para a mesma. PROBLEMAS:

Motor grande + Caixa gigante - Jeep Pequeno = Problema de espaço

PROBLEMA 1:

O mecânico que fez o serviço disse que quando ele foi colocar no lugar a caixa não entrou certinho devido às alavancas ficarem posicionadas embaixo do assoalho, então tive que pagar para jogar o motor lá na frente para encaixar a caixa no lugar. Caixa no lugar, motor roncando pensei eu "é o fim dos meus problemas :grin:" mau eu sabia que eles apenas estavam começando...

PROBLEMA 2:

Eu usava ventuinha mecânica, e como disse anteriormente no problema 1, o motor foi jogado lááá na frente, bom acredito que vocês já imaginam o que aconteceu! Sim! A distância que ficou do radiador para a ventuinha era de 2 dedos e eu novamente como leigo no assunto apenas perguntei, "fulano esta ventuinha não ficou perto de mais ?" e o fulano respondeu "não, porque os calços que eu usava eram rígidos e não iriam trabalhar quando eu entrasse em uma vala". Bom, eu logo pensei, "com um motor bom e uma caixa boa vou para a primeira trilha de verdade finalmente!"

Resultado, andei 15 min e a ventuinha atravessou o radiador.

comprei um radiador de opala 6 com uma puta ventuinha elétrica e troquei de mecânico.

PROBLEMA 3:

Resolvi o problema do motor ter ido pra frente, caixa acertadinha e o meu novo mecânico me chama lá e me mostra...

Sobrecaixa: toda frouxa, vazamento constante
Diferencial: todo frouxo de um jeito que dá pra joga pra lá e pra cá.

Pessoal, agora gostaria de saber quanto a este motor...

O bixo é marvado a ponto de desmancha o jeep na trilha a cada pisada ??? Pois se botar na ponta do lápis eu andei apenas 1h e 15min com o desgraçado e já passa longe dos R$ 3.000 de manutenção.

PS.: Eu não sou daqueles duente que enxe as guampa de trago e pisa no fundo até saltar bolinha pra tudo que é lado, sempre procuro não pisar de mais pois sei que o motor tem um puta torque. Boto uma segundinha reduzida, do terceira e entro na boa.

Mecânica Atual:

Motor Falcon 3.6
Caixa Clarck 4m
Sobrecaixa original
Diferenciais c/ relação 8/43

Porque quebra tanto ?
Qual a dica que me dariam ?
Vale a pena ficar consertando ele ou é melhor vende e pegar um samurai ?

Qualquer informação a respeito da mecânica mencionada e/ou alguma dica é muito bem vinda!

Desde já agradeço à todos pela ajuda!

Um forte abraço e feliz ano novo! :parede:

KitiU.
28/12/2010, 08:05
Caro Alexandre,

O falcom 3.6 é um baita motor, tem um bom torque e giro ao mesmo tempo, no entanto, tenho quase certeza que não é o motor forte seu problema...

Primeiramente, o que vc fez ao meu ver, é um erro comum a novos jipeiros, compra o jeep e sai pra trilha sem ter a mínima idéia das condições mecânicas do jeep...

Realmente a caixa original 3m é meio fraca pro falcom, mas com certeza ela aguentou muito tempo até ir pro saco...

A mesma história da T-case e diferencial... aguenta muito, desde que devidamente ajustados e revisados...

Bem, minha dica é, já que agora vc tem uma clark 4m, toda adaptação feita, proximo passo (que deveria ser o primeiro), é abrir tudo e revisar, troca o que precias troca, ajustar folgas que não pode mais quebrar... pois o seu conjunto ( motor, caixa e t-case) é bastante comum de ser usado e o pessoal não quebra...

Jeep é assim, se não fizer a preventiva, cedo ou tarde é certeza da corretiva...

Feliz ano novo a todos!!

Forte abraço!

Sergio Rocha
28/12/2010, 12:21
Pesquise bastante, aki no forum, antes de ouvir palpiteiros e mechanicos.Com esse motor e a relação 43x8, se acelerar muito forte em primeira reduzida, vai quebrar com certeza.Pé leve faz bem a saúde fisica do jeep e a financeira do dono.

[]´

Marcelo
28/12/2010, 14:59
Alexandre,

Se comprar o Samurai e sair fazendo a mesma coisa que fez (andar sem revisar um veículo com N adaptações e mais algumas décadas de vida) corre risco de ter o mesmo problema.

A questão não é que Jeep quebra mais que Samurai, e sim como é feita a adaptação, manutenção e uso do jipe, seja ele qual for. Tem muita adaptação mal feita, principalmente se o dono pensar só no custo e esquecer do benefício.

Faz o que o pessoal indicou, pesquisa bastante aqui no Fórum e não desanime.

[s]

Duda Lopes
28/12/2010, 15:56
Caro Alexandre,

Primeiramente, o que vc fez ao meu ver, é um erro comum a novos jipeiros, compra o jeep e sai pra trilha sem ter a mínima idéia das condições mecânicas do jeep...

Feliz ano novo a todos!!

Forte abraço!

Alexandre,

Sem querer criticar (mas já criticando), o que o nosso Amigo KitiU, disse/escreveu demonstra um erro bem comum dos novos Jeepeiros.

Ao meu ver, arruma um mecanico que saiba o que esta fazendo e entenda de adaptações, caso contrário você vai desistir de ter Jeep/Jipe logo logo, pois o seu bolso vai reclamar e muito.

E outra, depois da Viatura revisada (oleo de motor, diferencial, freios, sistema de direção, etc, etc, etc), procure conhecer a sua Viatura melhor, pois além das adaptações mecanicas na Viatura, existe a sua adaptação com a Viatura, saber os limites de cada um.

[] e seja bem vindo.

alexandre.jeronimo
28/12/2010, 23:22
Pessoal, Boa noite!

Gostaria que avaliassem a seguinte oportunidade comigo.

O mecânico que está lidando com o meu jeep hoje é um cara super caprichoso (careiro, mas caprichoso).

Ele tem um jeep 1958 (carroceria moderna), fez ele do zero e está com:

Motor opala 4 (5 mil km)
Caixa da C10 3m
direção hidráulica (galax)
diferenciais c/ relação 9/43
pneus 33 zero (não recapados)
Parachoques no lugar
Suporte para Step
Faroletes
tanque de 608 (mercedes)
painel bem iluminado e bonito

basicamente é isso, ele também fez a pintura do jeep a pouco, está com um vermelho ferrari e não tem um arranhão parece que saiu da concessionária mês passado. Ele fez o jeep mas não faz trilha com ele devido ao "amor" que sente ao jeep e ao bolso pois alega ter gastado mais de 30 mil no jeep. Fizemos um almoço a uns 2 domingos e o pessoal zuou ele dizendo que ele era o único do jeepclub que não fazia trilha pois tinha um "jeep de apartamento" pois até DVD tem.

Ele notou meu descontentamento então me sugeriu a seguinte proposta:

Dou meu jeep pra ele mais 8 mil (parcelado) que trocamos, assim ele vai transformar o meu do zero fazendo um monstro e eu fico com um jeep bom e posso fazer meus passeios, olhando assim parece muita grana mas o jeep encanta qualquer um que vê, o que acham ???

Abaixo segue algumas fotos do meu jeep.

Mais uma vez, conto com a ajuda de vocês!

PS.: não reparem as rodas viradas pois estas são do jeep de um amigo que está testando meus pneus no jeep dele.

Abração!!

DCD
29/12/2010, 01:47
bom jeep é igual a qualquer outro carro até melhor so q vc tem q ter calma não pode se empolgar pesquise pergunte antes até mesmo mecanicos não leve no primeiro ou segundo pegue mais opniões eu mesmo peguei um cj5 motor original tava sem bomba dagua sem tanque e eu mesmo fiz tudo pois queriam me cobrar uma fortuna e eu não tenho grana pra bancar ai fui indo em lojas especializadas dando uma de chato perguntando tudo q eu tinha duvida ia em oficinas de jeep fazia amizade com os mecanicos pegavas digas etc no fim das contas fiz tudo q meu jeep tem hj e olha q eu nem tenho tanta ferramenta e nem conhecimento fui so aprendendo e perguntando a unica coisa q fiz em um mecanico q depois de muitos confiei foi trocar o sistema todo de direção abraços

Pablo.pinto2007
29/12/2010, 02:11
Amigo me parece que você tem um bom equipamento, só falta mesmo é você aprender a lhe dar com ele... se eu fosse você não trocaria o bonito pelo "bom", pois a meu ver (posso estar errado) esse conjunto powertrain do seu mecânico não combina com trilha pesada naum...
O que você precisa é revisar o seu carro bem revisado com mecânico que entenda... e aí cair na trilha.

Abração!

Marcelo
29/12/2010, 10:19
Alexandre,

Antes de qualquer opinião sobre essa colocação faço uma pergunta: para o que você quer o jeep? Trilhas pesadas/médias, passeios, dia-a-dia?

Abraços,

alexandre.jeronimo
29/12/2010, 13:36
Alexandre,

Antes de qualquer opinião sobre essa colocação faço uma pergunta: para o que você quer o jeep? Trilhas pesadas/médias, passeios, dia-a-dia?

Abraços,

Marcelo, Gostaria de usar o jeep em trilhas médias (mais para acompanhar o pessoal), em passeios no fim de semana e dia a dia também se fosse possível. Mas gostaria de saber se esta volta não está meio alta...

Chiari
29/12/2010, 16:30
Olá Alexandre,

Não é muito comodo dar opinião ser ver os dois veículos, vendo as configuraços dos dois carros acho que o seu está mais apropriado pra trilha que o do seu Mecanico.

Talvez esteja por pouco para ter um veículo confiável, avalie bem antes de fechar negócio e boa sorte!!!!

Um abraço!

rodrigo.hoffman
29/12/2010, 17:09
Eu não trocaria....

O seu Jeep tem uma cofiguração de motor e cx que muita gente por aqui gostaria, inclusive eu...

Pega o valor que iria gastar pra trocar o jeep e investe no seu.. Revisa cx de transferencia e diferencias.. Aproveita e alonga um pouco a relação

Vai sobrar dinheiro ainda pra investir em "algumas perfumarias"

[ ]´s

alexandre.jeronimo
29/12/2010, 17:19
Vendo tantas respostas apontado para o mesmo local acho que devo dar mais uma pensada...

Obrigado pelas sugestões!!! :concordo:

Ronaldo B.
29/12/2010, 17:36
Alexandre,

Depois de ler o seu relato, eu te dou duas sugestões:

1) Troca de mecânico

2) Pesquise, leia muito, conversa com o pessoal mais experiênte mas não acredite de primeira em tudo que te falarem. Depois aos poucos vá acertando o seu jipe de acordo com a sua necessidade.

Todo jipe quebra, uns mais outros menos, mas quebra. Mas uma coisa é certa .... piloto quebra mais jipe que qualquer outro tipo de falha.

Boa sorte e não desanime, no começo é assim mesmo.

[]´s

Marcelo
29/12/2010, 22:57
Alexandre,

Olha... IMHO jipe para trilhas médias não casa muito bem com jipe para o dia-a-dia. Pesquisa e leia bastante sobre isso que você conseguirá chegar numa "preparação" que alcançe suas necessidades.

O ponto chave é ter paciência e não se preciptar para não se arrepender depois. Talvez se você tivesse lido, pesquisado, conversado e analisado um pouco mais, esses $3000 que você gastou teriam sido menos e com resultados que não te deixariam com dúvidas.

Procure fazer umas trilhas de zeca com o pessoal, isso te dará uma boa visão de como são as coisas. E o que o Ronaldo disse é fato: piloto quebra mais jipe que qualquer outra coisa.

Agora... se o meca "ama" tanto o Jeep dele, por que ele quer trocar no seu? Será por que ele viu um bom jeep que precisa só de uns ajustes para ir pra trilha, bem mais preparado que o dele?

[s]

chinelao4x4
30/12/2010, 11:59
cara, vc tem um puts equipamento no seu 4x4, particularmente, depois de um diesel, vem o falcom
te garanto, que motor forte + aderencia = QUEBRA
e garanto tambem, se vc fizer uma revisão em cambio, reduzida e diferencial, e COLOCAR UM "FUSIVEL" tipo, um cardân mais fragil, ou as travas de uma cruzeta mais fraca (fina), A QUEBRA TEM QUE SER ALI !!!
O CUSTO É BEM BARATO.
claro que diferenciais justinhos,( o meu, como tava bloqueado, eu travei com cabo de aço os diferenciais na travessa do cambio),
Fica com o seu jipe, e seja feliz

alexandre.jeronimo
30/12/2010, 12:58
cara, vc tem um puts equipamento no seu 4x4, particularmente, depois de um diesel, vem o falcom
te garanto, que motor forte + aderencia = QUEBRA
e garanto tambem, se vc fizer uma revisão em cambio, reduzida e diferencial, e COLOCAR UM "FUSIVEL" tipo, um cardân mais fragil, ou as travas de uma cruzeta mais fraca (fina), A QUEBRA TEM QUE SER ALI !!!
O CUSTO É BEM BARATO.
claro que diferenciais justinhos,( o meu, como tava bloqueado, eu travei com cabo de aço os diferenciais na travessa do cambio),
Fica com o seu jipe, e seja feliz

Mas aí te pergunto, quando o cara for puxar alguém no soco não vai vuar cruzeta pra tudo que é lado ??? Não fica fraco de mais ???

Fontoura
30/12/2010, 15:48
Mas aí te pergunto, quando o cara for puxar alguém no soco não vai vuar cruzeta pra tudo que é lado ??? Não fica fraco de mais ???

Tchê! Vendo tanta opinião, vou dar a minha tb!
Tú tens um puta dum jipe, que 90% dos jipeiros gostaria de ter, mas com mecânicos que deixam muito a desejar, talvez pela falta de experiência.
Dá uma ligada prá um dos melhores e mais barateiros e rápidos mecânicos de Jeep que eu conheço. O cara é de Bagé. Faz uma revisão caprichada com ele, e tenho certeza que tú vai poder fazer trilha a todo pau e o teu jeep não vai parar mais.
Caso queiras, me manda uma MP.
Abraço!

chinelao4x4
30/12/2010, 16:14
então, até os originais de fábrica , no manual ,não recomendavam os " socos e trancos" por isso guincho, antigamente era na manivela !!
sempre fui e sempre serei contra em desatolar um jipe no puxaõ, sei que tem cintas mais elasticas pra diminuir o tranco, já vi NIVA cortar no meio
acho que grampos de cruzeta sendo como fusivel, em caso de quebra, 15 minutinhos vc troca, valor de + - 10,00 reais

fabiano carraro
30/12/2010, 22:36
Amigo estou curioso com 2 coisas:e é claro olhando seu "problema"pelo outro

lado da moeda.....pois sou proprietario/meca de uma oficina de jeeps.:concordo:

1° quando vç diz que colocou "UMA CAIXA GRANDE"CLARK 4M.......

vç quiz dizer na verdade que colocou qual MODELO dos cambios clark 4?????:pipoca:

PELA FOTO DO INTERIOR DE SEU CARRO EU ESTOU VENDO PROVAVELMENTE UMA TAMPA e posiçao de instalaçao de CAMBIO 240 .......ou por acaso na foto ainda era o original de 3marchas willis.....:pensativo:

se vç instalou um clark dos grandes mesmo,nao a "260 F",ai pode começar a reforçar ou rever realmente tudo, pois vç tem TORQUE DEMAIS AI.

MOTOR :+-25KG a uns 1500 rpm
1°do cambio :+-6,32
reduzida:2,26
eixo:5.38......

se realmente tiver instalado um "cambio trator" é um bocado de reduçao ainda mais com pneus pequenos.......EMPURRA DEMAIS, MAS NAO SAI DO LUGAR EM DESLOCAMENTOS.

bom de qualquer forma ,4x4 sao carros caros no BRASIL e principalmente AQUELES que sao colocados a toda prova,exigem manutençao "PREVENTIVA" bem pesada,criteriosa e é claro honerosa pelo tempo que leva ,principalmente pra quem quer mais alegrias do que tristesas.,isto sem nem entrar na questao "ADAPTAÇAO".........:putz:

Agora no meu ver deve se começar sempre por um "excelente chassis"sem soldas nem trincas, muito menos adptaçoes sem pé nem cabeça.....talves tenha sido este o motivo que chamou a atençao do outro meca.........pois provavelmente ele sabe que tudo começa com esta excelente base,onde podemos acertar medidas corretas e instalar peças carissimas sem ter depois que se arrepender e recomeçar tudo de novo.

ou seja EU olharia em 1° ,seu chassis,depois documentos , eixos,sua reduzida........parede corta-fogo .......assoalho ,esta é a sequencia principal pra nao ter dores de cabeça com jeeps....o restante é questao pessoal de cada um e exige apenas um pouco de conhecimento e conversa com outros clientes,pra saber onde colocar seu SUADO DINHEIRINHO.

bom um novo ano esta por entrar e espero que nele vç consiga ser muito feliz com sua nova viatura.:concordo:

achoefel
30/12/2010, 22:53
Alexandre, quem é o teu mecanico?

alexandre.jeronimo
02/01/2011, 01:10
Tchê! Vendo tanta opinião, vou dar a minha tb!
Tú tens um puta dum jipe, que 90% dos jipeiros gostaria de ter, mas com mecânicos que deixam muito a desejar, talvez pela falta de experiência.
Dá uma ligada prá um dos melhores e mais barateiros e rápidos mecânicos de Jeep que eu conheço. O cara é de Bagé. Faz uma revisão caprichada com ele, e tenho certeza que tú vai poder fazer trilha a todo pau e o teu jeep não vai parar mais.
Caso queiras, me manda uma MP.
Abraço!

Fontoura,

Primeiramente obrigado pela indicação e pela possível solução :concordo:
Mas moro próximo a Porto Alegre e infelizmente é muito longe para mim levar a viatura lá...

Por acaso não conhece um mecânico que faça um serviço de qualidade e que não seja careiro ao redor da capita ???

Pessoal, alguma indicação ?

então, até os originais de fábrica , no manual ,não recomendavam os " socos e trancos" por isso guincho, antigamente era na manivela !!
sempre fui e sempre serei contra em desatolar um jipe no puxaõ, sei que tem cintas mais elasticas pra diminuir o tranco, já vi NIVA cortar no meio
acho que grampos de cruzeta sendo como fusivel, em caso de quebra, 15 minutinhos vc troca, valor de + - 10,00 reais

Chinelão,

Talvez seja uma boa saída pensando pelo custo, mas visando o "benefício" não quebraria as cruzetas muito fácil devido ao meu motor ?

Amigo estou curioso com 2 coisas:e é claro olhando seu "problema"pelo outro

vç quiz dizer na verdade que colocou qual MODELO dos cambios clark 4?????:pipoca:

PELA FOTO DO INTERIOR DE SEU CARRO EU ESTOU VENDO PROVAVELMENTE UMA TAMPA e posiçao de instalaçao de CAMBIO 240 .......ou por acaso na foto ainda era o original de 3marchas willis.....:pensativo:

se vç instalou um clark dos grandes mesmo,nao a "260 F",ai pode começar a reforçar ou rever realmente tudo, pois vç tem TORQUE DEMAIS AI.

MOTOR :+-25KG a uns 1500 rpm
1°do cambio :+-6,32
reduzida:2,26
eixo:5.38......

se realmente tiver instalado um "cambio trator" é um bocado de reduçao ainda mais com pneus pequenos.......EMPURRA DEMAIS, MAS NAO SAI DO LUGAR EM DESLOCAMENTOS.

Fabiano, Boa noite!

Você me deixou curioso, pois as fotos são com a caixa nova, mas vamos ver se conseguimos acertar o modelo... A caixa tem a ré esnucada para baixo ao lado esquerdo da 1º. Ajudou?

Vendo sua colocação "EMPURRA DEMAIS, MAS NAO SAI DO LUGAR EM DESLOCAMENTOS."

Realmente é muito curto, tanto que entro no barro direto em 3º. Seria ideal usar a uma relação mais longa (9/44) ? :pensativo:

Alexandre, quem é o teu mecanico?

Achoefel,

Prefiro não citar nomes...

Você anda com qual grupo aqui no vale ?

Bom pessoal, decidi esse final de semana que não vou vender a viatura... Pelo menos agora, vou insistir mais um pouco e vou ficar mais presente aqui no forum e trocar idéias com vocês.

Um forte abraço, feliz ano novo e muito obrigado pelas dicas!! :concordo:

Haron
02/01/2011, 02:04
Amigo, é o seguinte :

Jeep é uma família...Dá muita despesa mesmo !

O grande problema das quebras dos jipes é : Muita adaptação...e o que f. de vez é quando a adaptação é mal feita.

Seu motor é um tanto quanto forte, se comparado aos motores originais do Jeep. O Jeep foi desenvolvido para aguentar motores originais...Como o seu motor é mais forte que os originais, consequentemente vai esforçar mais os componentes do Jeep, e se vacilar no pé e na manutenção, QUEBRA SIM !!!

O que acontece com você pode-se dizer que é azar de ter pego um Jeep com os componentes originais (caixa de tranferência e diferencial) sem manutenção e já detonado...sendo assim, o seu motor mais forte acabou f.dendo tudo de vez....

Outra grande zica foi o seu mecânico...cara, adaptação mal feita por mecânico burro, só dá merda! ! ! !...Pague mais caro num bom mecânico, vale a pena...Acaba economizando muito!!!

O que posso te falar é o seguinte:

Meu Jeep já deu muita zica tbm, tudo por falta de manutenção e mecânico burro......Agora com manutenção em dia, feita por mecânico de verdade, parou a dor de cabeça...

Seu conjunto motor e cambio é muito bom e aguenta bastante...

Seus eixos aguentam bem tbm, claro, sem forçar o pé....ai nem motor original aguenta !

Existem motores mais fortes que o seu em jipes com caixa de transferência e eixos originais que não dão problema...só depende do pé !!!

Minha outra dica também é vc conhecer mais o seu Jeep....Pelo fato dele ser "novo", você não conhece as manutenções que já foram feitas nele antes...por isso, revise TUDO, e deixe tudo em bom estado....aos poucos vc pega confiança nele...

Boa sorte!

Abração!

alexandre.jeronimo
02/01/2011, 03:18
Amigo, é o seguinte :

Jeep é uma família...Dá muita despesa mesmo !

O grande problema das quebras dos jipes é : Muita adaptação...e o que f. de vez é quando a adaptação é mal feita.

Seu motor é um tanto quanto forte, se comparado aos motores originais do Jeep. O Jeep foi desenvolvido para aguentar motores originais...Como o seu motor é mais forte que os originais, consequentemente vai esforçar mais os componentes do Jeep, e se vacilar no pé e na manutenção, QUEBRA SIM !!!

O que acontece com você pode-se dizer que é azar de ter pego um Jeep com os componentes originais (caixa de tranferência e diferencial) sem manutenção e já detonado...sendo assim, o seu motor mais forte acabou f.dendo tudo de vez....

Outra grande zica foi o seu mecânico...cara, adaptação mal feita por mecânico burro, só dá merda! ! ! !...Pague mais caro num bom mecânico, vale a pena...Acaba economizando muito!!!

O que posso te falar é o seguinte:

Meu Jeep já deu muita zica tbm, tudo por falta de manutenção e mecânico burro......Agora com manutenção em dia, feita por mecânico de verdade, parou a dor de cabeça...

Seu conjunto motor e cambio é muito bom e aguenta bastante...

Seus eixos aguentam bem tbm, claro, sem forçar o pé....ai nem motor original aguenta !

Existem motores mais fortes que o seu em jipes com caixa de transferência e eixos originais que não dão problema...só depende do pé !!!

Minha outra dica também é vc conhecer mais o seu Jeep....Pelo fato dele ser "novo", você não conhece as manutenções que já foram feitas nele antes...por isso, revise TUDO, e deixe tudo em bom estado....aos poucos vc pega confiança nele...

Boa sorte!

Abração!

Farei isto no próximo conserto.

Pessoal,

Como disse na abertura do tópico, a minha ventuinha mecânica afundou o meu radiador. O pessoal está me oferecendo um de opala 6cc de alumínio e a minha dúvida é se o meu motor não vai esquentar sendo ele um radiador com colméia dupla e não tripla (motor falcon 6cc). PS.: Comprei a ventuinha elétrica do vectra, ela é uma munaia... Ventuinha mecânica nunca mais :discordo:

Outra dúvida... Como citei no post de abertura também, preciso fazer a sobre caixa e o diferencial do jeep. Posso usar rolamentos de segunda linha ?

Abraço!

Robertux
02/01/2011, 10:33
Com relação ao radiador, acho que do Opala 6cc daria certo sim, afinal o motor do Opala tem 4.1L e o Falcon 3.6L, portanto, pelo menos em teoria, o tamanho seria suficiente, além disso os dois motores são mais ou menos da mesma época, portanto semelhantes tecnicamente.
Com relação ao câmbio, não sei qual modelo você usou, mas o correto seria ter colocado um Clarck 2205-E, que era exatamente da F1000 que usava o motor Falcon. Ele tem 5 marchas com a 5ª over drive o que melhora o desempenho em deslocamentos.
Outra alteração recomendável seria a troca da relação do diferencial.
8X43 é muito curta para esse motor/câmbio. Tenho um amigo que tem um Jeep com o motor 4.1 do Opala e o câmbio Clarck 4 marchas modelo 260F, que também é bem curto. Ele usa a relação 11X47 do Aero Willys e de algumas Rurais 4X2 e mesmo assim eu achei que tá bem mais curto que meu original com relação 9X44.
Eu já vi relatos aqui no Forum de pessoas que usam o motor Falcom com relação 11X47 e disseram que ficou excelente, tanto ma trilha como em deslocamentos. Acho que vale a pena vc dar uma pesquisada nesse assunto.

Chiari
02/01/2011, 10:35
Olha, o falcon é um motor com muito torque mesmo. Mas um amigo aqui do jeep clube tem um falcon, cambio c-10 3m e pneus 32 mais agressivo do jeep clube. Esse cidadão nunca quebrou nada por torque exessivo, e é pé pesado até onde dá.

Acho que sua configuração é compativel sim com esse motor, salvo a primeira quebra de cambio, as demais não me parecem ser devido ao tamanho do motor.

Quanto a trancos pra desatolar, alem da técnica correta, que os dois tem que usar e pouca gente sabe fazer, o Jipe tambem tem que ter os pontos de ancoragem confiáveis e em local apropriado, pra não empenar ou quebrar o chassi. Tenho guincho, mas fujo dele igual o diabo da cruz, um tranquinho e 5 minutos já esta liberado do obstáculo.

Abraço a todos.

canzilao
02/01/2011, 12:09
Eu não sou o cara recomendado a dar palpites ou conselhos pois não entendo nada de jeep e de motores que os equipa, e vc já está resolvido a ficar com seu jipinho e cuidar dele com mais atenção.
Eu vou so falar oque estou fazendo e ai vc tira suas conclusões.
Comprei uma band longa 82 em julho de 2010, ja gastei uns 10 paus e ainda não consegui coloca-la pra rodar nem no quarteirão, vc gastou 3 paus e ja fez uma trilha rsrsrs.
Jipe, Rural, Band, Niva, Engesa, JPX, Samurai, e tudo que é 4X4 como os nossos e nos usos que nos propormos a fazer gera gastos, são como filhos, extensão de nossa familia, dai te prepara pra gastar mesmo, e é um gasto que nunca da retorno financeiro pois vc gasta 20 e não valoriza 10 na hora de tentar vender a viatura.
Agora que vc ja "adotou" seu jipe, faça as preventivas, siga os conselhos de gente aqui do forum, pois tem nego aqui que entende mais de jipe que o cara que desenhou eles, pesquise bastante, gaste seu dinehirinho, e no final vc vai ver que vale a pena ter um equipamento que vc montou, que fez quase tudo do inicio ao fim, e ao que disse o pessoal aqui, vc tem uma configuração de power train invejavel, então segura a bagaça e seja feliz.
Abração e sucesso com seu jipe em 2011 e em todos os anos vindouros.

achoefel
02/01/2011, 12:10
Comecei com os Lama100tos. mas atualmente, sou um trilheiro independente. Te perguntei quem era o mecanico, pois conheço dois que eu poderia te indicar para ter uma outra opinião. é como médico, sempre se poder ter uma outra avaliação para os problemas, e ambos são de São Leopoldo.

alexandre.jeronimo
02/01/2011, 17:08
Com relação ao radiador, acho que do Opala 6cc daria certo sim, afinal o motor do Opala tem 4.1L e o Falcon 3.6L, portanto, pelo menos em teoria, o tamanho seria suficiente, além disso os dois motores são mais ou menos da mesma época, portanto semelhantes tecnicamente.
Com relação ao câmbio, não sei qual modelo você usou, mas o correto seria ter colocado um Clarck 2205-E, que era exatamente da F1000 que usava o motor Falcon. Ele tem 5 marchas com a 5ª over drive o que melhora o desempenho em deslocamentos.
Outra alteração recomendável seria a troca da relação do diferencial.
8X43 é muito curta para esse motor/câmbio. Tenho um amigo que tem um Jeep com o motor 4.1 do Opala e o câmbio Clarck 4 marchas modelo 260F, que também é bem curto. Ele usa a relação 11X47 do Aero Willys e de algumas Rurais 4X2 e mesmo assim eu achei que tá bem mais curto que meu original com relação 9X44.
Eu já vi relatos aqui no Forum de pessoas que usam o motor Falcom com relação 11X47 e disseram que ficou excelente, tanto ma trilha como em deslocamentos. Acho que vale a pena vc dar uma pesquisada nesse assunto.

Vou ver o que o pessoal fala desta relação, pois meu jeep é bem curto...

Obrigado!

Olha, o falcon é um motor com muito torque mesmo. Mas um amigo aqui do jeep clube tem um falcon, cambio c-10 3m e pneus 32 mais agressivo do jeep clube. Esse cidadão nunca quebrou nada por torque exessivo, e é pé pesado até onde dá.

Acho que sua configuração é compativel sim com esse motor, salvo a primeira quebra de cambio, as demais não me parecem ser devido ao tamanho do motor.

Quanto a trancos pra desatolar, alem da técnica correta, que os dois tem que usar e pouca gente sabe fazer, o Jipe tambem tem que ter os pontos de ancoragem confiáveis e em local apropriado, pra não empenar ou quebrar o chassi. Tenho guincho, mas fujo dele igual o diabo da cruz, um tranquinho e 5 minutos já esta liberado do obstáculo.

Abraço a todos.

Já venho estudando essa possibilidade, assim que for possível vou botar um no meu.

Comecei com os Lama100tos. mas atualmente, sou um trilheiro independente. Te perguntei quem era o mecanico, pois conheço dois que eu poderia te indicar para ter uma outra opinião. é como médico, sempre se poder ter uma outra avaliação para os problemas, e ambos são de São Leopoldo.

Achoefel, mandei um MP pra você. Aguardo sua resposta.

Abraço!

KitiU.
02/01/2011, 18:01
Caro Alexandre,

Se tiveres interesse e disponibilidade, quando for a Porto Alegre, visite a Atitude 4x4, oficina do famoso Adaime, um cara conhecido e respeitado em todo o RS...

www.atitude4x4.com no site tem o endereço e um mapinha...

Converse com ele para ter uma idéia do que fazer em seu jeep... (obs: o melhor tem seu preço... lá não é barato não, mas o cara entende muito.)

Só um detalhe... ja fiz várias trilhas na Argentina, terra do Falcon... lá é só que tem de baixo do capô dos jeep... me desculpem los hermanos, mas uns lixo de jeep e com um baita dum motor e os cara são loco com pé de chumbo e os jeep não quebram... então não é motor que provoca a quebra...

Como disse anteriormente, quem sabe vc adquiriu um jeep que já fazia horas que pedia uma manutenção decente, e logo colocu ele na trilha sem saber a real situação da mecânica... era certo que algo daria errado...

Acredito que vc tem um baita jeep como muitos gostariam de ter, o que pode estar faltando é só ajustes...

Forte abraço!

alexandre.jeronimo
02/01/2011, 19:04
Caro Alexandre,

Converse com ele para ter uma idéia do que fazer em seu jeep... (obs: o melhor tem seu preço... lá não é barato não, mas o cara entende muito.)

Vou entrar em contato para trocar uma idéia..

Como disse anteriormente, quem sabe vc adquiriu um jeep que já fazia horas que pedia uma manutenção decente, e logo colocu ele na trilha sem saber a real situação da mecânica... era certo que algo daria errado...

Acho que pode ser isso, como disse vou dar mais uma insistida no "pretinho básico" :-P

jipeirodesdepequeno
03/01/2011, 09:42
alexandre, vou te indicar meu mecanico aqui em canoas
super gente fina, e qualidade do serviço excelente

Mecânica Baltazar - Rua Latino Coelho 250 Bairro Estância Velha, Canoas, fone: 3466-9632 (temos um grupo de jipeiros, quase um jeep clube rs)

outro mecânico excelente: eduardo (cabeça) de esteio:
http://www.hangar4x4.com.br/
Rua Pelotas, 1257 - Centro - Esteio
olha no site o jipe que ele fez, motor 4.9 blower, eixo de caminhão, pneu 24"

[]'s

fabiano carraro
08/01/2011, 01:03
bom a questao entao nao é seu motor "forte demais".....:pipoca:

e talves apenas um motor normalzinho empurrando coisas que ja estao fracas demais.:mrgreen:

de qualquer forma bate uma foto "do cambio e reduzida" bem nitida que te damos uma outra luz pra vç direcionar seus investimentos melhor....:concordo:

antes de sair por ai torrando dinheiro bom com coisas ruins.:pensativo:

alexandre.jeronimo
10/01/2011, 12:05
Bom pessoal,

Agredeco toda a atencao que me deram, mas o jeep acabo me encomodando novamente e pra mim foi a gota d água. Troquei o jeep pelo que mencionei em um post anterior. Neste final de semana mandei revisar de cabo a rabo e taquei o bixo novo na trilha do TUIA em tramandai, me diverti e nao me encomodo em NADA, até voltei pra casa sem nenhum ruido diferente. Sei que dei um valor alto na volta mas estou andando com um jeep fantástico.

Logo posto umas fotos dele para todos darem uma conferida!

Um forte abraco!

chinelao4x4
11/01/2011, 11:35
:dance::dance: PARABENS...
nao tem como mesmo, desgostou ferro,
agora que ja ta testado , aprovado com registro em cartorio , é só alegria,
não se esqueça , de vez enquando REAPERTAR todas as porcas visiveis e nao vesiveis, sempre olhando tudo! trocas de ólheo depois de um alagado, :palmas::palmas:
boa sorte com a nova viatura, boas trilhas

Bom pessoal,

Agredeco toda a atencao que me deram, mas o jeep acabo me encomodando novamente e pra mim foi a gota d água. Troquei o jeep pelo que mencionei em um post anterior. Neste final de semana mandei revisar de cabo a rabo e taquei o bixo novo na trilha do TUIA em tramandai, me diverti e nao me encomodo em NADA, até voltei pra casa sem nenhum ruido diferente. Sei que dei um valor alto na volta mas estou andando com um jeep fantástico.

Logo posto umas fotos dele para todos darem uma conferida!

Um forte abraco!

alexandre.jeronimo
11/01/2011, 20:02
:dance::dance: PARABENS...
nao tem como mesmo, desgostou ferro,
agora que ja ta testado , aprovado com registro em cartorio , é só alegria,
não se esqueça , de vez enquando REAPERTAR todas as porcas visiveis e nao vesiveis, sempre olhando tudo! trocas de ólheo depois de um alagado, :palmas::palmas:
boa sorte com a nova viatura, boas trilhas

Marcelo,

Agradeco teu apoio! E agora estou BEM SERVIDO! RSRSRSRS

Logo postarei umas fotos.

Abraco!