Ver Versão Completa : L200 sport HPE automática, duvida relação RPMxVELOCIDADE
Diosodre
27/12/2010, 18:17
Salve todos.
Bom pessoal, esta é a primeira vez que participo no forum, desde que adquiri minha l200 sport HPE 06 AT, tenho dado umas bisbilhotadas para aprender mais sobre o carro ! mas agora resolvi fazer o registro e compartilhar novas experiencias que terei com o carro.
Vamos aos fatos:
A minha L200 é automatica, nao tenho duvidas em relação ao uso do cambio, pois tem outro carro automatico aqui em casa.
Nao tive oportunidade de dirigir outra L200 auto ainda, por isso conto com a ajuda de voce para esclarecer essa dúvida.
Quando estou na estrada andando a 100km/h na posiçao D, acho que a rotaçao está meio alta, +- 3200 RPM , a 120km/h o carro esta a quase 4000 RPM ! sem desligar o over drive! se eu desligo o over drive a rotação sobe mais um pouco! parece que a diferença da 3ª marcha para a 4ª marcha é muito pouco tipo umas 300 RPM ! é normal isso ?
Outra coisa , quando estou em over drive, por exempo a 100km/h e solto o pé do acelerador por completo, a rotaçao vai pra marcha lenta (um pouco mais, tipo 1000 rpm) e quando volto a apertar um pouco o acelerador parece que o giro fica "solto" e o carro nao responde, só quando piso mais e o giro sobe perto dos 3200 RPM a 100 km/h é que parece que o motor volta a mandar a força pro cambio ! parece que "acopla" !
Achei que talvez o cambio nao estivesse passando a 4ª marcha, mas testei, quando estou numa descida tipo de 80 km/h ou mais, sem acelerar nada e a rotação está em torno de 1000 rpm ( parecendo marcha lenta, sem "segurar" nada o carro) entao aperto O/D OFF e o carro segura no motor e a rotação sobe, ou seja ele foi de 4ª para 3ª ! correto ?
É como se quando estivesse em over drive o cambio patinasse muito e deixasse o carro soltinho quando nao está acelerando !
O que mais me irrita é esse OD muito curto, é normal? dizem por ai que o OD da automatica é mais longo ! nao entendo !
100km/h - 3200RPM
120km/h - quase 4000RPM
140km/h - mais de 4200RPM ja entrando no vermelho!
160km/h - mais de 5000RPM ja explodindo o motor !
essas mediçoes são aproximadas, se quiserem eu refaço em cada marcha com mais precisao .
Se isso é normal , para economizar motor e combustível, vou ter que viajar a 80 km/h pra baixo.
Será que pode ser indicação falsa no conta giros? (marcha lenta marca normal +-650RPM)
Será que o cambio está com problemas ? mecânico ? eletrônico ?
Vi relatos de pessoas aqui no forum andando a 170 km/h com L200 Auto ! nessa velocidade o conta giro ja está no vermelho a muito tempo !
Agradeço desde já
Diogo
PauloLimited
27/12/2010, 18:24
Marcando errado está e muito. Até a MT esta mais longa q a sua.
Imperador!
27/12/2010, 19:55
Está muito errado sim.
Salvo engano, acho que a 160km/h era pra você estar com mais ou menos 4500 rpm.
Você tem dois caminhos: ir numa concessionária ou ir num mecânico que entenda de carros à diesel, especificamente de L200 AT para ver o que está acontecendo.
Talvez seja melhor levar primeiro numa concessionária pra você ter uma ideia do que seja o problema, para não ficar dando com os burros n'água com o empurrômetro dos mexânicos.
Carlos A. C. Azevedo
27/12/2010, 21:35
Salve todos.
Bom pessoal, esta é a primeira vez que participo no forum, desde que adquiri minha l200 sport HPE 06 AT, tenho dado umas bisbilhotadas para aprender mais sobre o carro ! mas agora resolvi fazer o registro e compartilhar novas experiencias que terei com o carro.
Vamos aos fatos:
A minha L200 é automatica, nao tenho duvidas em relação ao uso do cambio, pois tem outro carro automatico aqui em casa.
Nao tive oportunidade de dirigir outra L200 auto ainda, por isso conto com a ajuda de voce para esclarecer essa dúvida.
Quando estou na estrada andando a 100km/h na posiçao D, acho que a rotaçao está meio alta, +- 3200 RPM , a 120km/h o carro esta a quase 4000 RPM ! sem desligar o over drive! se eu desligo o over drive a rotação sobe mais um pouco! parece que a diferença da 3ª marcha para a 4ª marcha é muito pouco tipo umas 300 RPM ! é normal isso ?
Outra coisa , quando estou em over drive, por exempo a 100km/h e solto o pé do acelerador por completo, a rotaçao vai pra marcha lenta (um pouco mais, tipo 1000 rpm) e quando volto a apertar um pouco o acelerador parece que o giro fica "solto" e o carro nao responde, só quando piso mais e o giro sobe perto dos 3200 RPM a 100 km/h é que parece que o motor volta a mandar a força pro cambio ! parece que "acopla" !
Achei que talvez o cambio nao estivesse passando a 4ª marcha, mas testei, quando estou numa descida tipo de 80 km/h ou mais, sem acelerar nada e a rotação está em torno de 1000 rpm ( parecendo marcha lenta, sem "segurar" nada o carro) entao aperto O/D OFF e o carro segura no motor e a rotação sobe, ou seja ele foi de 4ª para 3ª ! correto ?
É como se quando estivesse em over drive o cambio patinasse muito e deixasse o carro soltinho quando nao está acelerando !
O que mais me irrita é esse OD muito curto, é normal? dizem por ai que o OD da automatica é mais longo ! nao entendo !
100km/h - 3200RPM
120km/h - quase 4000RPM
140km/h - mais de 4200RPM ja entrando no vermelho!
160km/h - mais de 5000RPM ja explodindo o motor !
essas mediçoes são aproximadas, se quiserem eu refaço em cada marcha com mais precisao .
Se isso é normal , para economizar motor e combustível, vou ter que viajar a 80 km/h pra baixo.
Será que pode ser indicação falsa no conta giros? (marcha lenta marca normal +-650RPM)
Será que o cambio está com problemas ? mecânico ? eletrônico ?
Vi relatos de pessoas aqui no forum andando a 170 km/h com L200 Auto ! nessa velocidade o conta giro ja está no vermelho a muito tempo !
Agradeço desde já
Diogo
Cara, o botão do OD ta em off ou ta em on? tem certeza mesmo que ela ta indo pra 4ª marcha??? olha, desculpa eu te dar essa noticia tragica, mas pelo visto vais ter que morrer na concessionaria da mit...FUUU:putz::putz::putz::putz::putz::putz::put z::putz:.
Diosodre
27/12/2010, 23:17
Está com O/D ligado, ou seja luz no painel apagada, então quando eu desligo o OD e a luz no painel acende, da pra sentir ela reduzindo e segurando no motor, tipo numa descida. só estou achando que a diferença da 3ª pra 4ª e muito pouca !
PauloLimited
28/12/2010, 00:45
Pois é, mas o overdrive dele esta funcionando, pq la ta escrito q a 120km/h ta a 4 mil rpm e se desligar o overdrive a rotação aumenta.
A L200 marca 4 mil rpm e continua a desenvolver ? As vezes é o conta-giro q ta marcando errado.
Marcelo-HPE
28/12/2010, 10:05
Esta faltando passar a 4° Marcha ( OD -ON) a 120km/h a l200 AT deve estar a 2750rpm.
O cambio não está passando a 4° marcha, ou está com defeito ou vc não está sabendo usar o bicho .
Leva na MIT que eles passam um scanner no cambio para ver se tem algum defeito.
abs
Amigo, depois que li sua msg fui conferir com a nossa: L200 AT a 100km/h = pouco mais de 2000 rpm; em 120 km/h = +-2600 rpm (veloc. constante e pista plana, é claro). Realmente a indicação da tua não está normal.
Abs.
Pequeno jr
28/12/2010, 13:38
Esta faltando passar a 4° Marcha ( OD -ON) a 120km/h a l200 AT deve estar a 2750rpm.
O cambio não está passando a 4° marcha, ou está com defeito ou vc não está sabendo usar o bicho .
Leva na MIT que eles passam um scanner no cambio para ver se tem algum defeito.
abs
Essa é a solução.
O que o Marcelo diz é o que deve estar acontecendo contigo.
Diosodre
29/12/2010, 02:59
Obrigado pessoal por ter feito este mesmo teste com seus carros, é parece mesmo que a minha está com algum problema no cambio ! devo leva-lo em uma concessionaria .
De tanto fuçar no carro, resolvi dar uma olhada no modulo HPE, aquele localizado debaixo do porta luvas, achei o dito cujo, porém o mesmo está escrito "l200 sport M/T" , é normal isso ? será que o problema pode ser esse do modulo Hpe usado é o M/T ?
Peço favor daqueles que possuem o mesmo carro (automatica Hpe) que deem uma olhada no módulo de vcs, só pra tirar esta duvida, pq se existir o modulo HPE auto, é grande a possibilidade desse ser o problema !
Alguem já tirou esse módulo pra ver o que acontece ? é só tirar? com o carro desligado? Gostaria de testar sem .
Obrigado a todos
Diogo
Carlos A. C. Azevedo
29/12/2010, 13:37
Olha o módulo HPE é de uso exclusivo pro gerenciamento do MOTOR, ou esses pessoal (hehe:mrgreen:) lá da mit tão doido e tão forçando até o cambio com módulo.? :mrgreen::mrgreen:. Calma, esse módulo não tem haver com o cambio, o que pode estar acontecendo é que seu overdrive não ta atuando de modo normal, infelizmente vais ter que ir na concessionaria...:parede::parede::parede:
Boa sorte.:concordo:
Diosodre
29/12/2010, 18:31
Pois é, a retirada do módulo HPE nao influenciou em nada o gerenciamento do cambio automático
Pesquisei em outro tópico aqui do forum como proceder com a retirada do modulo HPE, fiz com certo medo, porém deu certo, só de ligar o motor já dava pra perceber a diferença ! sem o módulo o motor nao faz aquele barulho de assovio quando esta a 3000 rpm, e o carro fica um pouco mais lerdo mesmo, porem foi em vao a tentativa.
acho que o problema seja no acoplamento , trocar as marchas acho que troca sim, pq quando desligo o O/D sinto o carro segurando mais em descidas, porém acho que nao esta acoplando, sinto o cambio patinando muito tambem, toda vez que solto o acelerador cai pra 1000RPM, independente da velocidade e marcha, como se nao acoplasse ! entenderam ?:pensativo:
Marcelo-HPE
29/12/2010, 20:19
Dependendo do KM do carro ( mais de 80.000km) o óleo de cambio pode estar indo pro saco e levando o cambio junto !! . se sim, já passou da hora de trocar o óleo e o filtro da bomba do conversor de torque.
pode estar aí o problema .
Carlos A. C. Azevedo
30/12/2010, 18:56
Pois é, a retirada do módulo HPE nao influenciou em nada o gerenciamento do cambio automático
Pesquisei em outro tópico aqui do forum como proceder com a retirada do modulo HPE, fiz com certo medo, porém deu certo, só de ligar o motor já dava pra perceber a diferença ! sem o módulo o motor nao faz aquele barulho de assovio quando esta a 3000 rpm, e o carro fica um pouco mais lerdo mesmo, porem foi em vao a tentativa.
acho que o problema seja no acoplamento , trocar as marchas acho que troca sim, pq quando desligo o O/D sinto o carro segurando mais em descidas, porém acho que nao esta acoplando, sinto o cambio patinando muito tambem, toda vez que solto o acelerador cai pra 1000RPM, independente da velocidade e marcha, como se nao acoplasse ! entenderam ?:pensativo:
Pelo visto, ai em minas tem alguma oficina que mecha com AT? pois se não tiver, é melhor voce ir para concessinaria e verificar este problema, ja que cambio AT é mais caro consertar (se quebrar) do que resolver problemas pequenos, como este que é a troca do óleo, mas pera lá, faz muito tempo que voce trocou o oleo desse cambio ou nunca trocou ????:pensativo:
Diosodre
31/12/2010, 15:56
O carro está com 81700 km rodados, o carro fez a revisão dos 80000km do qual é feita a troca de todos os óleos. pelo menos é o que o Único Dono Anterior disse. e provou na página de revisoes com os carimbos de revisao programada. Mas......:confused:
[/URL]
Estou tentando contatar o Usuário Jean 77, nesse tópico [URL="http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59508"]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59508 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59508)
ele relata exatamente o mesmo problema ! alguem sabe de como foi resolvido ?
euclidesneto
04/01/2011, 10:45
Olhei a minha hoje. 100km/h 2250 rpm.
Cleiton L200
07/01/2011, 13:48
Meu amigo, o problema e mais embaixo! Eu e meu Pai compramos L200. Ele pegou uma Automatica igual a sua e eu uma mecanica, a dele esta com o mesmo problema da sua! ja levei na Mit e peguei hoje, vai ter que abrir a caixa de marcha para saber oq ta ferrado. Hoje registrei a reclamacão no SAC Mit e verei como. Aconselho lever na Mit e se informarem a abertura da caixa nao faca registre a reclamacao pois pelo que vejo e problema de fabrica, registre a reclamacao. A nossa esta com 29.600 km rodados e com as rev feitas na Mit por tempo ao inves de Km, ou seja tudo certinho, nunca foi em mec fora da Mit. Aguardo um retorno seu.
O que esta acontecendo com a sua e a nossa e o seguinte --> o cambio esta dando o comando para atroca porem ele nao engata a quarta ou nao libera a embreagem, parace que tenta e nao consegue engatar a marcha. Por isso a rotacao indicada de 3 para 4 nao varia quase nada.
Vamos fazer os contatos juntos pois nossa soluc'ao deve ser a mesma.
Tim 031-91983734
Nextel 081-78125005
Radio 97*49300
Carlos A. C. Azevedo
08/01/2011, 01:01
Não deixe de informar qual foi o problema..:shock:
euclidesneto
08/01/2011, 09:39
Agora lembrei de uma coisa interessante que aconteceu com a minha. Quando nova, ela esticava até quase umas 3000 rpm pra mudar de marcha. Depois de uma revisão, não me lembro com quantos km, ela voltou bem mais suave, trocando em torno de 2000 rpm, como está até hoje. Perguntei na concessionária o que tinha sido feito e me disseram que nada. Até hoje não sei a razão, apenas que ela ficou muito melhor.
Carlos A. C. Azevedo
08/01/2011, 22:35
Putz, diziam que essa caixa só trocava a marcha a mais de 3000 rpm... e como ficou pra voce a relação 3ª e overdrive? qualquer pisadinha a mais no acelerador o kick down é muito bruto ou não, a rotação não aumenta muito com a redução?
euclidesneto
09/01/2011, 08:00
Muito pelo contrário. Essa é única coisa que não gosto desse câmbio, tenho que afundar o pé com muita força pro kick down funcionar, tanto que normalmente, quando preciso reduzir, uso o botão da alavanca, pois ele teima em querer ultrapassar com o over drive.
Carlos A. C. Azevedo
09/01/2011, 22:25
putz era todo mundo reclamando que esse cambio, qualquer coisinha ele reduzia do OD pra 3ª... seu cambio deve ter fica doido pra melhor...ahhhahaah:dance:
Diosodre
18/01/2011, 18:24
Bem pessoal, levei hoje o carro na Mit Car aqui em BH, porém nem olharam o carro , tive que deixar lá, eles me ligariam quando tivessem o diagnóstico. tinha muito carro lá. levei cedo e o pátio de manutenção ja estava lotado ( má impressão que deu !!! RSRS)
Bem vamos, esperar, assim que tiver noticias $$$$ da brincadeira passo a voces !
um abraço
Carlos A. C. Azevedo
20/01/2011, 22:55
E ae cara? nenhuma informação nova?
Diosodre
26/01/2011, 11:57
Levei o carro na Mitcar aqui em bh, na terça da semana passada, o carro ficou lá 3 dias, e não descobriram nada !:evil: o consultor apenas disse que solenoide não era ! mas me pareceu que nao pegaram a fundo para descobrir o problema, a oficina me pareceu muito cheia de carros para poucos mecanicos, esse mesmo consultor disse que só havia 1 mecanico que mexia em cambio automatico mas que estava ocupado com outro serviço. Ou seja, não são muito competentes para resolver problemas relacionados a cambio auto:parede:. Entao resolvi retirar o carro para fazer a vistoria do Detran ( já estava passando o prazo p/ transferencia). Pesquisei sobre oficinas mecanicas especializadas em cambio auto, a unica que descobri em BH é a Nelcar imports, alguem conhece ? ou teriam alguma outra dica de oficina ? vou passar lá agora a tarde pra ver se aparece uma luz!:pensativo:
L200 At com 100 km/h tá com uns 2.200 rpm's...
160 tá com uns 3000 giros.
vavarusso
08/12/2013, 17:38
Cadê o cara com a solução?? Assim nao dá.
Imperador!
09/12/2013, 10:02
Cadê o cara com a solução?? Assim nao dá.
Ressucitador de tópicos!
O problema do carro dele, pelo que eu vi era no câmbio que não estava entrando em overdrive. Isso geralmente é um problema no botão, mas também pode ser os discos do câmbio desgastados.
Certamente não esta entrando o Overdrive. Basta andar em outra automática e constatar a grande diferença. Teve coragem de levar o motor aos 5 mil rpm!! Em um diesel é forçar bastante.
rodrigoguedes
01/05/2018, 02:00
tenho o mesmo problema, só espero que não seja a mesma l200,rs, não é o overdrive, efetuando regulagem do cabo do acelerador foi corrigido o problema de mudança com alta rmp, a segunda que antes passava 2900 agora passa em 2200, a terceira que entrava com 3200 agora entra com 2800, a quarta era quse 4000 agora entra depois de 3000, bom sinto o carro fraco para desenvolver como se a embreagem estivesse enforcada, acredito muito em desgaste , muito provavelmente utilização de oleo inadequado ou falta da realização da troca, meu cambio aparentemente esta ferrado! ainda não sei o que vou fazer, quero andar em outra sport hpe auto para ter um comparativo
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