PDA

Ver Versão Completa : Vida Util motor Duratec High Flow 2.3 16v [ Ranger ]

murilod
27/12/2010, 15:03
Pessoal, sempre pinta aquela dúvida de quantos mil km um motor bem conservado( deve durar com as devidas manutenções e trocas de óleos corretas), dessa forma gostaria que falassem a respeito do Vida Util motor Duratec High Flow 2.3 16v [ Ranger ], os que possuem esse motor , com quantos mil km estão ?, o que acham ? será que chegam aos 500.000 km ?

NGDaniel
27/12/2010, 16:26
Pessoal, sempre pinta aquela dúvida de quantos mil km um motor bem conservado( deve durar com as devidas manutenções e trocas de óleos corretas), dessa forma gostaria que falassem a respeito do Vida Util motor Duratec High Flow 2.3 16v [ Ranger ], os que possuem esse motor , com quantos mil km estão ?, o que acham ? será que chegam aos 500.000 km ?

Bixo, vai longe mas 500.000 acho muito pra motor gasolina, até pra diesel...

Jera
27/12/2010, 18:01
fazendo a manutenção correta é motor pra pelo menos 350milkm.
mas já lí em foruns americanos o pessoal falando q ja rodaram 300milkm sem problema nenhum.
tem outra ranger ano 97 com o motor anterior a este, o 2.3 8valvulas tem um cara lá com 680milkm. só abriu o motor com 620milkm.

Imperador!
27/12/2010, 20:01
Não tenho nenhuma razão para acreditar que seja motor para mais de 250.000 mil km rodados com cuidado. Sem cuidado, talvez nem pra 200.000.

Até os motores a diesel já estão começando a pedir água perto dos 300.000 (ou antes, até), quanto mais um a gasolina.

Charles_Curitiba
27/12/2010, 20:16
Não tenho nenhuma razão para acreditar que seja motor para mais de 250.000 mil km rodados com cuidado. Sem cuidado, talvez nem pra 200.000.

Até os motores a diesel já estão começando a pedir água perto dos 300.000 (ou antes, até), quanto mais um a gasolina.

Olha, a FORD (há 1-2 anos atras) dizia que todos os seus motores a gasolina duravam (leia-se durar como HOMOLOGADO) para 250 mil, o mesmo tempo de vida util da corrente (que faz lugar da correia dentada). Isso é o dito por eles(Fabrica).

Motor Diesel nunca tive mas, meu velho é dieselofilo de carteirinha..começou nos anos 80 com um motor Perkins instalado na veraneio (C10) ano 76, andou mais de 1 milhão de km....isso mesmo, a Perkins na epoca deu outro motor pro meu velho pq quiseram desmanchar o motor dele e estudar as peças...bom apos o surgimento da D20 e consequentemente a Silverado veio os S4T Plus, ele pos este motor na Veraneio que esta até hoje e o poçante está beirando seu aniversario de 500 mil km e berrando bonito. O carro é de estrada então não dá pra comparar com carro urbano. O que eu conheco de motor diesel aprendi com este meu velho e SIM, segundo ele o motor diesel é feito pra durar muito...mas não em pé de vândalo.

NGDaniel
27/12/2010, 21:01
ah sim, rodar com motor diesel so em estrada, com boa manutenção preventiva troca de oleo nos prazos ou ate antecipada dai 600 mil km é POUCO!

Imperador!
27/12/2010, 22:20
Olha, a FORD (há 1-2 anos atras) dizia que todos os seus motores a gasolina duravam (leia-se durar como HOMOLOGADO) para 250 mil, o mesmo tempo de vida util da corrente (que faz lugar da correia dentada). Isso é o dito por eles(Fabrica).

Motor Diesel nunca tive mas, meu velho é dieselofilo de carteirinha..começou nos anos 80 com um motor Perkins instalado na veraneio (C10) ano 76, andou mais de 1 milhão de km....isso mesmo, a Perkins na epoca deu outro motor pro meu velho pq quiseram desmanchar o motor dele e estudar as peças...bom apos o surgimento da D20 e consequentemente a Silverado veio os S4T Plus, ele pos este motor na Veraneio que esta até hoje e o poçante está beirando seu aniversario de 500 mil km e berrando bonito. O carro é de estrada então não dá pra comparar com carro urbano. O que eu conheco de motor diesel aprendi com este meu velho e SIM, segundo ele o motor diesel é feito pra durar muito...mas não em pé de vândalo.
Concordo com você em relação ao motor Diesel ser superior ao à gasolina. Não tenho nenhuma explicação técnica, mas sempre achei isso.

Agora comparar um motor da Perkins de 1976 e o S4t Plus (baita motor), com os atuais motores eletrônicos é forçar a barra. Em primeiro lugar, os antigos eram motores aspirados (ou mesmo turbinados de fábrica) que traziam uma margem de erro muito grande em caso de má manutenção do proprietário. Sem falar na construção deles, bem mais pesada que a atual.

Os motores modernos à diesel trabalham "forçados", "no limite", por assim dizer. Existe toda uma sobrecarga no sistema, com o turbo, o intercooler e a constante necessidade de os usuários dessas picapes ficarem andando a mais de 140 km/h, o que força ainda mais o sistema.

Os motores antigos apresentavam uma grande margem técnica para lambanças dos proprietários, coisa que as montadoras não podem se dar ao luxo hoje em dia, por causa do custo de fabricação e pela necessidade de movimentarem o setor de assistência técnica.

Então, andar um milhão de km num motor Perkins sem turbo, sem intercooler, sem ser aloprado é muito fácil. Agora esperar fazer (no mínimo parecido) o mesmo num motor atual é ser ingênuo. Essa margem técnica é muito cara, à custa de muitos kg de aço extra utilizados no motor, o que encareceria mais o motor, encarecendo o preço final do carro, que já anda pelas alturas.

A conta é simples: todo produto tem sua durabilidade. A durabilidade do Perkins é 700.000km, por exemplo. O do NGD 3.0 é 350.000km. Qualquer coisa que passe dessa durabilidade é resultado da sorte ou da manutenção adequada dada ao carro, sem falar das condições de dirigibilidade. Não faz sentido para as montadoras fazerem carros que andem 2.000.000 km, porque aí ninguém iria querer trocar de carro e a economia ia estagnar.

Kim
27/12/2010, 22:50
Opa!
Vendi minha ranger com 170.000, só no álcool.
Estava com o motor em perfeitas condições.
E olha que eu não alisava!

DiEgOsEiChIrLz
28/12/2010, 00:57
comparar durabilidade de um perkins com um ford duratec é meio complicado.

duratec é 2.3l , deve pesar menos de 150kilos, injeção eletrónica, comando de valvula no cabeçote por corrente, cabeçote de aluminio(no sigma o bloco tbm),coletor de admissão em plástico, coletor de escape em inox, abafador e catalisador, alta rotação, acelerador eletronico, sensor pra tudo que é lado,etc...

perkins = 400kilos de puro ferro que aceita qualquer óleo mineral. 4litros, comando no bloco,2 valvulas por cilindro, bomba injetora, estrangulador, acelerador por vareta, etc...

o primeiro tem 150cavalos aspirado e o segundo se for o q20b tem 88cavalos. o primeiro chega a 6000rpm enquanto o segundo não chega a 3000rpm. qual você acha que vai durar mais?

NGDaniel
28/12/2010, 07:29
A conta é simples: todo produto tem sua durabilidade. A durabilidade do Perkins é 700.000km, por exemplo. O do NGD 3.0 é 350.000km. Qualquer coisa que passe dessa durabilidade é resultado da sorte ou da manutenção adequada dada ao carro, sem falar das condições de dirigibilidade. Não faz sentido para as montadoras fazerem carros que andem 2.000.000 km, porque aí ninguém iria querer trocar de carro e a economia ia estagnar.

Se nao me falha a memoria, o NGD é feito para NAO SER ABERTO antes de 350.000 o que NAO quer dizer que ele tenha durabilidade de apenas 350.000, ...

No forum mesmo ja se tem relatos de ngd com mais de 400.000 sem problema algum....

E outra, diferentemente de outros motores por ai, subdimencionados, (feitos para ter 87 cv e que contam atualmente com 144), ESSE em especifico é superdimencionado (feito para ter mais cavalos do que tem).. basta pegar os chipados por ai a duzentos e tantos cavalos sem qualquer alteração na durabilidade...

Acho que esse seu relato é mais apropriado para os motores pequenos, de 2.5 e 2.0 com alta potencia, como os da Amarok e Frontier..

OBS: que fique claro, nao estou dizendo que nao prestam, estou dizendo apenas que tem um aproveitamente melhor de cilindradas com potencia, OTIMIZAÇÃO, e que isso PODE afetar a durabilidade tal qual a conhecemos dos motores a Diesel, nao como um PROBLEMA mas sim como um FIM dum projeto em si..

Imperador!
28/12/2010, 07:44
Se nao me falha a memoria, o NGD é feito para NAO SER ABERTO antes de 350.000 o que NAO quer dizer que ele tenha durabilidade de apenas 350.000, ...

Eu tava só dando um exemplo para fazer vale meu ponto de vista! :concordo:
Eu concordo com você no restante...

Carlos A. C. Azevedo
30/12/2010, 23:02
E outra, diferentemente de outros motores por ai, subdimencionados, (feitos para ter 87 cv e que contam atualmente com 144), ESSE em especifico é superdimencionado (feito para ter mais cavalos do que tem).. basta pegar os chipados por ai a duzentos e tantos cavalos sem qualquer alteração na durabilidade...

Se não me engano a taxa de compressão do NGD é de 16,5 :1 ou 17:1?? isso ´por que suporta 3 litros... Agora ve um motor que vem lá da putaquepariu com 2.5 litros de 87cv's sem turbo, intercooler então nem se fala... e durava milhares km(acima de 300.000)... agora vai entupindo ele de bagulho e nao dá uma recalculadazinha pra ele dar uma segurada legal e ainda por cima altera a injeção na bomba... isso ja contando a taxa de compressão que é de 21:1... ai nao tem o que de jeito... ainda mais com uns animais ai que pegam o carro... e só por que eles gostam de vermelho jogam o ponteiro do RPM do motor, pra ele ficar 120% do tempo lá.. ai é combinação certa, ta na certa que vai dar merda... ai chega aqui e diz que o carro num presta, é mole, não aguenta...ai é foda.. Mas eu queria ver um NGD com os 272 cv's que a reyko fez num 4M41 do uixo69...

Imperador!
31/12/2010, 00:15
http://www.youtube.com/watch?v=RzuHmiRDcEw

http://www.youtube.com/watch?v=v-hlr8gfK5Q

http://www.youtube.com/watch?v=3GgzSwZfLQ4

Carlos A. C. Azevedo
13/01/2011, 00:07
Esse troller ficou muito doido MAS Cade os 270 cv's????:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:.
Calma, tu ta muito nervoso auhuhahuhauhauhauha:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

PauloLimited
13/01/2011, 02:31
http://www.youtube.com/watch?v=0ga_o_cIRSU&NR=1

Olha q tenso, muito lerdo. Jezuis

PauloLimited
13/01/2011, 02:59
Se não me engano a taxa de compressão do NGD é de 16,5 :1 ou 17:1?? isso ´por que suporta 3 litros... Agora ve um motor que vem lá da putaquepariu com 2.5 litros de 87cv's sem turbo, intercooler então nem se fala... e durava milhares km(acima de 300.000)... agora vai entupindo ele de bagulho e nao dá uma recalculadazinha pra ele dar uma segurada legal e ainda por cima altera a injeção na bomba... isso ja contando a taxa de compressão que é de 21:1... ai nao tem o que de jeito... ainda mais com uns animais ai que pegam o carro... e só por que eles gostam de vermelho jogam o ponteiro do RPM do motor, pra ele ficar 120% do tempo lá.. ai é combinação certa, ta na certa que vai dar merda... ai chega aqui e diz que o carro num presta, é mole, não aguenta...ai é foda.. Mas eu queria ver um NGD com os 272 cv's que a reyko fez num 4M41 do uixo69...

Cara, eu penso da seguinte forma, se o motor da Mit tinha 87cv é era bão de durabilidade o máximo q podia ser feito nele é a colocação do intercooler pra ir pros 100 cv. Pronto !!!

Mas não eles colocam 121 e 141 e agora 150cv:parede: nesse motor e mesmo com essa potencia ele presisa de uma relação de marcha curta pq se num fosse assim ele num teria força pra puxar peso e arrancaria bem menos q ele já arranca. Sistema de aferrecimento falho tb, outro problema.

Olha, tinha um topico falando q a L200 num presisava de acelerar pra subir uma rampa, blz. Já cansei de colocar peso na L200, teve uma vez q foi mais de 1T de semente de capim Monbasa, ela sai de boa msm sem acelerar muito so q depois pra desenvolver tem q ser com pé no porão. Ela sai bem por causa da relação curta, pra desenvolver q presiso de motor ai fica bem a desejar.

Motor fraco, relação curta, nem sempre a culpa de um carro assim estourar é do "animal" q fica entre o banco e o volante como andam pregando aki no forum.

Tem outra minha L200 com 50 e poucos mil km teve a BI trocada na garantia( tava no 10a més da garantia), segundo a Mit culpa do diesel ruim, num sei se é verdade. Ela teve as correias do motor trocadas( por prevenção) na própria Mit aos 65 mil km( no manuel manda trocar aos 80), agora com 125 mil km tive q trocar a polia do virabrequim entre outras coisas( coloquei isso num tópico), o parafuso da polia teve desgaste fora do normal ocasionando esse problema e as correias tb tiveram disgaste fora do normal, pelo q manda o manual eu ainda tinha mais 20 mil km para troca das correias.

Num axo certo quando afirmam q esse motor se usado dentro dos seus limites ele dura muito, assim até o motor do Fiat 147 q meu Vô tinha quando o Brasil ainda era TRI dura muito. Ou quando falam q se a Ranger ou Hilux tivesem a relação de marcha curta igual a L200 seus motores tb estorariam, eles num presisam disso, são tudo motores torcudos msm com a relação mais longa da de suas respectivas pick-ups.

Imperador!
13/01/2011, 09:43
http://www.youtube.com/watch?v=0ga_o_cIRSU&NR=1

Olha q tenso, muito lerdo. Jezuis
Parece que estão em câmera lenta perto das Ranger rs

Carlos A. C. Azevedo
13/01/2011, 21:50
Parece que estão em câmera lenta perto das Ranger rs

Parecem duas lesmas HUAUHAHUAHUHAUUHAUHAUHAHUHUHUA:putz::putz::putz::p utz::putz:

pzaidan
16/05/2011, 17:13
Bem, tenho um, porém pouco usado.
até o momento 50.000Km
Manutenção até o momento 0 de corretiva, apenas a preventiva (óleo, filtros etc)
Cuidado com os "achismos". Progure alguém que tenha e te dê fatos.

guidoschmidt
26/07/2011, 10:56
Murilo... Como falei em outro post, acabei de comprar a minha Sport 2008, com 126.000km, e olha que o cara fez revisão em concessionária só as de 10000 e 20000 e tá boa...

Agora, com relação ao resto to me batendo, tem um vazamento na direção hidráulica, a qual já troquei o reparo e voltou e um pequeno vazamento na caixa de marchas, que acredito ter sido por que foi mexida, o dono andou trocando o fluido e não sei se foi aberto ou não, parece ser problema de vedação... O cara tbm recondicionou a embreagem dele e vendeu... tá trepidando, mas vou andar com ela até ter dinheiro pra por um kit original, cotado a 2200 pela ford daqui, incluindo o atuador.

Agora quento ao motor, redondinho, responde bem às acelerações, atinge altas velocidades (só dou uma pisadinha, 1x por viagem) e na manha, 100-120km/h na estrada faz 10km/l, na cidade tá em torno dos 7km/l...

Portanto, quanto ao motor, acredito que o mesmo seja bem confiável, e a partir de agora vou cuidar ainda mais dele...

Abraço

murilod
29/07/2011, 22:42
fico feliz guidoschmidt (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/guidoschmidt.html)http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-offline.png que você tenha comprado e optado pela ranger, ele é um pouco mais dura do que a S10, mas cara, é uma máquina, vai gostar de verdade, excelente camionete, continue com a gente, pra debatermos e acharmos os melhores caminhos para executarmos uma manutenção de qualidade nas pickups.

XAVIER S4T
01/08/2011, 21:24
Também vou te dizer que dependo do uso... mas fica aí em torno de 300 mil KM....

foscaches
20/08/2011, 08:33

MEU PAI ERA UM DOS ANTIGOS DONOS DA PERKINS, LEMBRO DESSE FATO....:stop:

Rei da Terra
04/09/2013, 22:07
Murilo... Como falei em outro post, acabei de comprar a minha Sport 2008, com 126.000km, e olha que o cara fez revisão em concessionária só as de 10000 e 20000 e tá boa...

Agora, com relação ao resto to me batendo, tem um vazamento na direção hidráulica, a qual já troquei o reparo e voltou e um pequeno vazamento na caixa de marchas, que acredito ter sido por que foi mexida, o dono andou trocando o fluido e não sei se foi aberto ou não, parece ser problema de vedação... O cara tbm recondicionou a embreagem dele e vendeu... tá trepidando, mas vou andar com ela até ter dinheiro pra por um kit original, cotado a 2200 pela ford daqui, incluindo o atuador.

Agora quento ao motor, redondinho, responde bem às acelerações, atinge altas velocidades (só dou uma pisadinha, 1x por viagem) e na manha, 100-120km/h na estrada faz 10km/l, na cidade tá em torno dos 7km/l...

Portanto, quanto ao motor, acredito que o mesmo seja bem confiável, e a partir de agora vou cuidar ainda mais dele...

Abraço

Hj dia 04/09/13 comprei uma Ranger XLT 2.3 2008/2009 com 132.512 Km.
Apesar da idade e do Km já rodado por ela, está em excelente estado de conservação.
Dei em troca uma F-1000 XLT HSD 1997 q eu tinha q estava em estado de 0Km praticamente. Era uma relíquia!
A Fmil entrou no negocio por 30 mil e a ranger me custou 38.
Mais ela tem uns detalhes p/ fazer, q vou arrumar com o tempo.
A ultima revisão foi em 2010 com 40 mil Km na CSS.
Gostaria de saber o q fazer agora de revisão nela, já que a mesma esta com esse KM.
Abç's

Neto Morruga
05/09/2013, 22:27
Eu tive uma ranger(que esta no meu album de fotos)vermelha ano 97 motor 2.3 4cc 8 velas e a vendi com 245.560 kilometros em perfeito estado,sem vazamentos ou barulhos,era meu xodó,tenho uma ranger 4cc 2.5 8 velas cabine dupla preta(do avatar) com 173.587 o motor esta como novo.
Meu vizinho borracheiro tem uma ranger xl 97 4cc 8 velas tambem que esta judiada de lataria e carrega peso e esta com mais de 260.000 kilometros e não baixa uma gota de óleo,ela pegou ela com apenas 45.000 kilometros.
Olha o que tenho a dizer que esse motores a gasolina antigos da ranger,tanto o v6 quanto o 4cc duram pra caramba,me arrisco a dizer que bem cuidados vão até pelo menos 400.000 kilometros,digo pelos que ja vi aqui em minha cidade,agora quanto ao duratec,não acho que tenha a mesma durabilidade doas antigos 4cc e v6,mas que chega aos 300.000 tenho certeza que chega.

rfdex
06/09/2013, 09:02
Eu arrisco a dizer que atualmente os motores ciclo otto (gasolina ou etanol) duram mais que os diesel. Motor a diesel que durava muito acabou, ao menos os utilizados em pickups. Isso se deve à arquitetura, desenvolvida para gerar altas velocidades e rotações, somado às faltas de manutenções devidas e uso inadequado pelo condutor/proprietário. Basta ir numa rodovia ou até mesmo no youtube para ver a playboyzada andando a 200 km/h em camionete diesel - e ainda achando bonito! Eu tive uma S10 2.2 MPFI ano 97. Vendi com 242 mil kms e não baixava uma gota de óleo ou água, bem como fazia 12 km/l. Vendi para comprar uma 2005 2.4 MPFI, que estava com 15 mil kms e nunca tinha sequer rodado em estrada de terra. Mais confortável e tal, mas como utilitário a antiguinha era muito melhor que ela e deu muito menos problema! Eu acredito que se você souber usar o veículo, com as devidas manutenções e respeito aos seus limites, um motor à gasolina ou etanol chega facilmente a 400-500 mil kms. Eu já tive utilitários diesel e gasolina/etanol e digo que o custo benefício destes (gasolina/álcool) é melhor. Tenho hoje uma Hilux diesel, mas creio que se fosse à gasolina atenderia melhor. Saudações

Rei da Terra
07/09/2013, 01:16
Estou com um problema, hoje depois que mandei lavar a Ranger ela presentou uma falha.... Quando fui da partida nela, o marcador do RPM deu uma oscilada rápida coisa de 3 segundo, apos o motor estar ligado. Nunca tinha percebido antes. E depois q rodei alguns KM aqui na cidade, cheguei em casa e afoguei ela, e depois disso ela nao quer mais pegar. Tudo me faz pensar q seja por conta da lavagem.... Nao lavei o motor mais o lavador ficou muito tempo lavando ela por baixo eu achei até demais, mais ele realmente ficou jogando agua por baixo dela. Agora nao sei o q pode ser, ela nao firma depois da partida, c eu tirar o pé do acelerador ela afoga, em uma dessas vezes ela mligou e ficou falhando pipocando. E por conhecidencia ou não a bateria eu acho q estragou, pq ela so pega com uma outra caminhoneta fazendo chupeta. Vou ver amanha, vou deixar ela secando agora anoite. Acho q até amanha os conectores q eu acredito q ele molhou lá embaixo ja estejam secos. Abç's e Boa Noite!

Gleison Prieto
26/09/2013, 22:23
Fala galera .... to aqui aproveitando o tópico para sanar algumas dúvidas quanto ao motor dessa Ranger 2.3.

Já vou adiantando que sou leigo em termos de mecânica, mas estamos aqui pra aprender.

Há alguma diferença entre os motores utilizados nos modelos 2005/2009 (frente mais arredondada) e no modelo 2010 (frente mais quadrada)?
Fazendo algumas pesquisas, vi que há uma diferença na nomeclatura dos motores: nos modelos 2005/2009, o motor é o duratec .... ja no 2010, é o duratec "high flow".
Nas fichas técnicas de ambos, a maioria das informações mostram o mesmo desempenho (torque, taxa de compressão, ...), no entanto há diferenças no diâmetro x curso (89 x 79,5 mm no 2009 e 87,5 x 94 mm no 2010).

A nomeclatura semelhante mostra que são os mesmos motores ou realmente houve uma reprojeção do motor duratec?

Aos colegas que possuem a ranger xls 2.3 ou a sport, como está o consumo médio em cidade?
Já vi gente falando em chegar aos 9 km/l ... um pouco demais para um motor 2.3, não?!

Quanto aos custos de manutenção, agora que a ranger já firmou sua presença no mercado, o valor de peças e mão de obra está mais competitivo?

Só para citar mais uma vez o que muita gente ainda pensa da Ranger: vi uma s10 2.4 flex, c.dupla, unico dono, uns 100.000km, lataria e mecanica excelentes ... conversei com o dono, disse que estava fazendo umas pesquisas entre ranger e s10 ... pra variar, o cara falou que ranger é quebradeira, peça cara, sem comercio, que é pra eu fugir de pickup ford.

Valeu ... flw

marcoswiedemann
27/09/2013, 18:12
tenho uma XLT 2005 diesel 3.0 esta com 186 mil/km motor redondinho faz media de 10
ja no trabalho tem uma 2011 gasolina esta com 65mil/km media 7 gasolina comum, uso misto.
quanto a durabilidade do motor tudo depende de como é realizada a manutenção preventiva, e quando trocar peças sempre use de boa qualidade, pois elas não aceitam peças paralelas.

Múcio Luiz
27/09/2013, 20:09
Olha o Duratec é um motor excelente (tive Focus com um Duratec 2.0) e com fama de durável. Assim como o "Cologne" V6 das Rangers e Explorers americanas dos anos 90. Tem gente que chegou a 600k com esse motor.

marcoswiedemann
28/09/2013, 23:02
mesmo tirando tudo desses motor acredito que podem chegar aos 600
vamos a um exemplo um motor de caminhão que hoje chega aos 400cv facil, e mesmo assim roda pra mais de 900mil km,
acontece com os movido a gasolina tambem
se fizer manutenção preventiva acredito que pode dura muito

diogov8
30/09/2013, 00:48
Os motores a diesel estão extremamente complexos, turbinas de geometria variáveis, EGR (reciclador de gases do escape), intercooler, bicos de alta pressão entre muitos outros. Já os motores Otto, gasolina e álcool, estão muito mais simples. Injeção eletrônica (que não são mais mistério pra ninguém), bicos injetores "convencionais" facilmente limpos e substituíveis, acelerador eletrônico, sonda lambda e só. São motores mais "simples" e tendem a dar menos problema. Por exemplo motor turbinado, ao dar partida e ao desligar, devem ser respeitados 30 segundos em marcha lenta para correta lubrificação da mesma. Nunca vi um usuário de picape moderna respeitar tal recomendação. Logo uma picape diesel, moderna, usada na cidade dificilmente fica mais de 250mil km sem sua turbina estragar. Quanto a durabilidade fico na gasolina atualmente.

Gleison Prieto
30/09/2013, 01:44
É ... essa questão de diesel x gasolina/flex parece controvertida, tem muito debate hehe.

Tenho vontade (um dia ainda vou ter a minha) de uma pickup a diesel, mas ja coloquei algumas coisas no papel e por enquanto não é a hora $$$ =/ rsrs ... como o diogov8 disse, os custos de um diesel podem vir a causar um prejuizo pro meu bolso, por isso a opção (no momento) de um carro gasolina ... desde já to participando do fórum pra tentar aprender um pouco desse "mundo" e não me decepcionar ($$$) quando tiver a oportunidade de pegar uma viatura diesel.

Como os colegas falaram acima, e como deve ser pra se ter uma pickup em dia, manutenção e cuidados preventivos realmente fazem a diferença.

Agora quanto a esses motores 2.3 gasolina das Rangers, o que voces tem a me dizer sobre a evolução do motor: o duratec é o mesmo utilizado quando a versao a gasolina saiu? Pelas pesquisas que fiz, parece que inicialmente o duratec utilizado era o "repower" de 137 cv e posteriormente o de 150 cv ... correto?!
E esse 2.3 de 150 cv (2005 em diante): vi 2 nomeclaturas ... "duratec" e "duratec high flow" ... há alguma diferença?
Vendo a ficha tecnica desses 2 duratec citados vi uma diferença no diametro x curso dos modelos 2005/2009 (frente arredondada) e no 2010/2012 (frente quadrada) ... há alguma diferença tambem no comportamento do motor em termos de desempenho, consumo???

Valeu galera

Moisés S.M
11/08/2015, 14:24
Boa tarde pessoal,

Uma duvida pra que tem uma Ranger com motor 2.3 16v. Na ultima revisão o mecânico me mostrou essa mangueira da foto,me disse que estava muito dura e teria a necessidade de trocar,porem fiquei na duvida.Tem como alguém olhar na sua e ver se é uma mangueira rígida ou flexível? A mangueira é de combustível.
Obrigado,

moraesgyn
11/08/2015, 20:02
Moises, comprei a minha recentemente e perguntei a mesma coisa pro mecânico, essa é a mangueira de combustível, e ele me disse que não precisa trocar até quebrar :) Quando ela quebrar você descobrirá rapidinho.