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Ver Versão Completa : Como se comporta uma TR4 na estrada?



MarcioWC
26/12/2010, 23:28
Prezados, acompanho o Fórum há algum tempo mas somente hoje me cadastrei. Minha esposa tem um Suzuki Jimny e estou pensando em trocar meu Mégane numa TR4. O Mégane vai suavemente a 150Km/h. Sei que são carros de segmentos e propósitos diferentes, mas gostaria de saber a opinião de vocês que possuem o carro, pois faço muitos percurssos longos em asfalto. Qual velocidade máxima on-road que a TR4 se comporta bem e com suavidade? O motor ronca muito nas automáticas por possuirem apenas 4 marchas, ou o comportamento do motor é semelhante ao das manuais?

folador
27/12/2010, 11:36
Amigo tenho uma 2004 AT.

Sobre andar a 150 km/h, eu não costumo andar a esta velocidade.
E o motor vai gritar um pouco sim, pois as poucas vezes que cheguei a esta velocidade ela ficava em 5000-5500 giros e o consumo deve ficar na casa dos 5-6 km/l nesta rotação.

A TR4 é um carro que não foi feito para andar em velocidade tão alta, andar até anda, mas o consumo vai ser alto! É um carro que balança um pouco e não tem o conforto de um carro sedan de mesma potência, você vai achar ela um pouco "amarrada", pois é como se fosse um carro 1.6 nas retomadas.

E por balançar um pouco, e ser mais alto, você não vai conseguir entrar muito rápido nas curvas como você faria com o megane.

A segurança melhora porque você tem o benefício do 4x4 quando em pista molhada.

Kappa GB
27/12/2010, 11:52
Se vc gosta de fortes emoções então vai gostar de andar a 150km/h na Tr4! haha

Em linha reta a Tr4 parece flutuar muito em alta velocidade, fazendo curvas essa sensação praticamente some, então quem esta acostumado não vai tirar o pé do acelerador para fazer determinada curva pq na reta estava passarinhando...

Velocidade de cruzeiro que ela vai bem depende do vento, por exemplo na via dutra que não tem muito vento, da pra andar a 120km/h de boa, agora na carvalho pinto/ayrton senna nessa mesma velocidade é bom ficar com as 2 mãos no volante, ela fica passarinhando!

Em relação ao motor roncar, eu nunca reparei na diferença de relações de marcha da auto pra manual, mas acredito que a auto tenha um cambio mais longo, então na estrada vai roncar menos.
Na manual o cambio é muuuuito curto, ruim mesmo, a 125km/h mais ou menos vc já está a 4000rpm e o bixo ronca alto mesmo, parece cambio de 1.0!

Sobre consumo, minha media na cidade tem ficado em 5,5km/l. Na estrada, este final de semana na carvalho pinto/ayrton senna eu fiz os mesmos 5,5km/l mantendo sempre 120/130km/h, achei ruim pra cacete, culpa do cambio!

[]'s
Paulo

reybelo
27/12/2010, 16:10
São carros COMPLETAMENTE diferentes
A TR4 vai bem até uns 140Km/h. dá para controlar na boa sem sustos (embora quem vem de carros + baixos sinta algo estranho no início)
Acima dos 140 não é um desastre (eu já marquei até 180) mas não é carro para isso

Gui Marques
27/12/2010, 20:16
A TR4 vai tranquila no asfalto se voce é daqueles motoristas que não tem pressa. Para andar ali na casa dos 110-120 ela tem um consumo condizente (entre 9 e 10 km/L dependendo da estrada) e boa estabilidade.


Naqueles trechos de asfalto muito ruim, voce sente ela balançar a partir dos 120 km/h porque a suspensão tem mais curso que um sedã ou hatch. É a proposta do carro afinal.

Se você é da turma dos pés de chumbo, que anda normalmente acima dos 140 no asfalto, procure outro carro, a TR4 vai beber horrores e sofrer de autonomia reduzida.

Agora, se voce gosta de pisar forte na terra vai se surpreender, põe esse carro a 100 km/h em um estradão de terra esburacado, com a tração integral ligada, e você vai entender como tudo nele faz sentido.

Gui Marques

MarcioWC
27/12/2010, 21:15
Valeu D+ pelas informações. Só de ir bem a 120Km/h já é animador. Conheci o carro hoje e gostei da posição de dirigir. Muitos criticam o porta-malas, mas achei bem versátil e com boa capacidade. O teste-drive deu prá sentir que o motor empurra bem, o sistema de som é bom e o carro é macio (não pula como algumas camionetes do mercado). É hora de preparar o bolso e organizar as despesas para encarar um financiamento. Tive uma impressão muito boa do carro.

Annibal
29/12/2010, 22:38
Valeu D+ pelas informações. Só de ir bem a 120Km/h já é animador. Conheci o carro hoje e gostei da posição de dirigir. Muitos criticam o porta-malas, mas achei bem versátil e com boa capacidade. O teste-drive deu prá sentir que o motor empurra bem, o sistema de som é bom e o carro é macio (não pula como algumas camionetes do mercado). É hora de preparar o bolso e organizar as despesas para encarar um financiamento. Tive uma impressão muito boa do carro.

Vais comprar uma excelente viatura. Não vai se arrepender.

atorso
29/12/2010, 23:44
Olá, tenho uma Tr4 Manual 2010 - vim para Floripa com a viatura na semana passada... 750KM com meu filho de 3 anos e minha esposa, pouco mais de 8hs de estrada, com 2 paradas... bem, vim na média a 120km/h, as vezes chegava a 140km/h, e o carro vai muito bem... fiz 9,5Km/l, por um pouco que chegaria com 1 tanque só... o carro é seguro, macio e coube toda a bagagem no porta malas sem tirar o tampão... não é um carro para correr, mas para curtir a estrada, o som que é legal e não ter obstáculos que o segurem... Ps.: a maioria do tempo que estava a 120Km/l estava entre 3500 a 4000 giros, o que gera mais autonomia e menos ruído...

JAIME
02/01/2011, 16:53
Cambio automatico normalmente tem a ultima marcha mais longa do que cambio manual. Isto se deve so fato do conversor de torque, presente nos autos em substituição a embreagem, multiplicar o torque do motor. Como exemplo, o Toyota Corolla auto a 120 km/h está em 3000 giros/min em quarta marcha. O manual, nesta mesma rotação e em ultima marcha, está a 100 km/h. Pesquisem e verifiquem como é de fato no caso do TR4.

crmendes
02/01/2011, 21:34
A TR4 vai tranquila no asfalto se voce é daqueles motoristas que não tem pressa. Para andar ali na casa dos 110-120 ela tem um consumo condizente (entre 9 e 10 km/L dependendo da estrada) e boa estabilidade.


Naqueles trechos de asfalto muito ruim, voce sente ela balançar a partir dos 120 km/h porque a suspensão tem mais curso que um sedã ou hatch. É a proposta do carro afinal.

Se você é da turma dos pés de chumbo, que anda normalmente acima dos 140 no asfalto, procure outro carro, a TR4 vai beber horrores e sofrer de autonomia reduzida.

Agora, se voce gosta de pisar forte na terra vai se surpreender, põe esse carro a 100 km/h em um estradão de terra esburacado, com a tração integral ligada, e você vai entender como tudo nele faz sentido.

Gui Marques

Falou tudo!!! Até uma palio weekend é muito melhor que uma TR4 na estrada. Digo isto porque tenho uma TR4 e costumo andar de palio também.
TR4 é para andar de 100-120 Km/h, estourando, pois é um carro alto e de suspensão adaptada para off-road.
Agora no off-road é o bicho. Você deixa qualquer um arrepiado andando com ela em estradas de terra, esburacadas ou não, com lama, cascalho, areia, etc... Tranquilo, pode rodar nuns 80 Km/h sem susto.

Se quiser rodar em estradas sem asfalto, é o carro. Eu trabalho com Telecom, rodo de 100 a 150 Km por dia em 4x4 integral e não tenho do que reclamar.
Abraços a todos,

travelling.light
13/01/2011, 19:53
Concordo com o pessoal, ela passa segurança até 140. Mas nessa semana andei 800km de Campo Grande a São Carlos, 80% do tempo debaixo de chuva, as vezes fraca, as vezes forte e, as vezes, muito forte. Nessas situações duas coisas me chamaram a atenção positivamente, ligar a tração quando a água despenca dá muita segurança e a visibilidade é incomparavelmente melhor do que em carros menores.

ldmelo
14/01/2011, 15:28
Pelo jeito o camarada que comprou já queria comprar o carro de qq jeito.

É pacífico: não é carro bom de estrada. Passa insegurança em velocidades mais altas, balança, bebe e etc. Para estrada, vai bem entre 100-120, podendo chegar até uns 130-140 no máximo, no limite. Acima disso é irresponsabilidade.

Eu era daqueles fazia uma viagem e dificilmente era ultrapassado por alguém, saía passando todo mundo. Com a TR4 é diferente, o ritmo dela é mais lento e é preciso ter paciência e tranquilidade.

O próprio nome diz OFFroad -> FORA da estrada...

reybelo
14/01/2011, 15:46
Pelo jeito o camarada que comprou já queria comprar o carro de qq jeito.

É pacífico: não é carro bom de estrada. Passa insegurança em velocidades mais altas, balança, bebe e etc. Para estrada, vai bem entre 100-120, podendo chegar até uns 130-140 no máximo, no limite. Acima disso é irresponsabilidade.

Eu era daqueles fazia uma viagem e dificilmente era ultrapassado por alguém, saía passando todo mundo. Com a TR4 é diferente, o ritmo dela é mais lento e é preciso ter paciência e tranquilidade.

O próprio nome diz OFFroad -> FORA da estrada...

Off Road é meu jeep, que anda no máximo a 80 Km/h kkkkk :-)

A TR4 vai muito bem até 140 é questão de costume. Quem vem de carros de passeio estranha, mas apesar do balanço ela está bem no chão nesta velocidade.
Eu já corri alguns Rallys com a TR4 e + rápido do que isso NA TERRA ela vai bem (mas aí ja é arriscado)

Eu diria que entre 120 e 140 ela está em um bom ritmo

Robertux
23/01/2011, 23:35
Prezados, acompanho o Fórum há algum tempo mas somente hoje me cadastrei. Minha esposa tem um Suzuki Jimny e estou pensando em trocar meu Mégane numa TR4. O Mégane vai suavemente a 150Km/h. Sei que são carros de segmentos e propósitos diferentes, mas gostaria de saber a opinião de vocês que possuem o carro, pois faço muitos percurssos longos em asfalto. Qual velocidade máxima on-road que a TR4 se comporta bem e com suavidade? O motor ronca muito nas automáticas por possuirem apenas 4 marchas, ou o comportamento do motor é semelhante ao das manuais?

Se você não pretende usar na terra não compre a TR4, no uso on-road quarquer SUV desenvolvido sobre plataforma de automóvel é melhor que ela. Eu tenho a pior de todas as SUV, uma Ecosport 2010 4x2 2.0 16V manual e uma TR4 2008 AT e lhe digo que no uso on-road a Ecosport 2.0 dá de dez a zero na Pajero, é muuuuito mais esperta, mais macia, mais espaçosa, mais econômica e tão ruim de estabilidade quanto a Pajero, ambas acima de 140 km/h. dá uma baita insegurança, principalmente se estiver ventando.
Se você quer um automóvel com cara de off-road compre uma RAV4 ou uma CRV em ambas você terá o conforto de um sedã e a cara de um off-road, com a vantagem da tração integral.

leojaz
24/01/2011, 15:42
"Se você quer um automóvel com cara de off-road compre uma RAV4 ou uma CRV em ambas você terá o conforto de um sedã e a cara de um off-road, com a vantagem da tração integral."

Concordo plenamente... PS. não indico andar a 140KM/h com qualquer carro no Brasil, principalmente TR4.

Paulo Rocha
25/01/2011, 19:45
Tudo é relativo...minha esposa tem uma TR4 e não troca por nada. Antes teve Airtrek; C4 Exclusive; 307 Felline, etc. Moramos em duas localidades Curitiba e Paranaguá e vivemos na estrada, tanto eu como ela e ambos concordam que para quem dirige entre 90 e 110 (nossa média) é um carrinho bem gostoso e seguro na estrada, especialmente por sua altura.

Está opinião não é válida para pés de chumbo!

Abraços.

patto
26/01/2011, 00:42
Vou dar o meu pitaco...
tenho duas fases no meu carro, (i) com lift de 2" e amortecedores originais e (ii) com lift e amortecedores de alta performance.

breve histórico...tirei o carro da concessionária numa segunda, no sábado, chipei e fiz lift...antes, tive um vectra elite e um airtrek... e a TR4 só perde pros dois em velocidade e conforto...quem teve airtrek sabe do que estou falando, o melhor carro que já tive, sem dúvida.

viajo bastante e ando SEMPRE a 130, 140km/h, às vezes (não tão raro) a 160km/h...com amortecedores originais, o carro balançava um pouco com vento ou estradas ruins, nada que desse medo ou trabalho pra controlar. Agora, com os amortecedores OFFLIMITS (alta performance), o carro só balança com rajada de vento mto forte, como a de domingo, ali por Caieiras, Jundiaí (vindo do interior pra ca) que até "freiava" o carro.

Pra quem gosta de correr e não vai andar em estrada de terra ou fazer trilha, compra um airtrek, uma ecomerda (me desculpem quem tem) ou qualquer carro do gênero, TR4 definitivamente não é seu carro.

Para os outros, seja um feliz proprietário de TR, anda mais ou menos, gasta mais ou menos, o conforto é mais ou menos, mas é um puta carro, mto robusto e aguenta mta porrada, mto resistente e excelente no off road

abs