Ver Versão Completa : Jeep Willys CJ3A 1951 - Xico Mendes...
Cláudio Brasília
26/12/2010, 22:20
Esta é apenas mais uma história de um Jeep Willys, que veio parar nestas bandas brasileiras provavelmente no início da década de 50, mas o mesmo está comigo há mais de 21 anos, nosso primeiro encontro foi, talvez, no verão de 1987, mas não me lembro mais ao certo; seu nome foi dado por um amigo, uns tempos atrás e, como não apareceu outro melhor, ainda, este vai ficando.
Cláudio Brasília
26/12/2010, 22:33
Apesar de uma certa resistência inicial, este Jeep foi bem acolhido pela família, como todos podem observar nas fotos, as mais antigas que tenho, talvez do início da década de 90, pois antes disto não tive a felicidade de registrar; esta boa acolhida foi dada especialmente pela meninada, provando que esta afinidade faz do Jeep uma coisa que rejuvenesce através do tempo. Tinha na mente a lembrança de um certo Jeep, do saudoso tio Geraldo, que passeávamos muito quando ainda era apenas um menino e acabei comprando este Jeep, que ora tento descrever aqui sua feliz trajetória; foi comprado para que este, também pudesse fazer parte de vivências, memórias e experiências de outros tantos meninos e meninas.
victor massinha
27/12/2010, 11:16
Linda história!! :concordo:
E o jeepão hoje como está?
Abraços
Cláudio Brasília
27/12/2010, 14:05
Linda história!! :concordo:
E o jeepão hoje como está?
Abraços
Prezado Victor Massinha,
Que bom, que tenha gostado da história; por favor, peço-lhe que tenha paciência, pois assim como estou tão logo começando este tópico assinado sobre a viatura, de forma a incluir no Frota do 4x4Brasil; ainda, vou detalhar mais a frente, como o veículo estava, quando comprei este, como está agora e como pretendo que fique, no futuro, mas tudo será descrito por etapas e com fartura de detalhes, penso que consigo. Peço a todos que aguardem, pois teremos novidades muito em breve; estou apenas tentando organizar e produzir as informações necessárias. Grato pelo interesse, espero poder contar com toda ajuda com dicas e sugestões para tentar aperfeiçoar isto.
DaniloSM
27/12/2010, 15:11
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
Bela história!!:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas:
Duda Lopes
27/12/2010, 15:31
Apesar de uma certa resistência inicial, este Jeep foi bem acolhido pela família, foi comprado para que este...
...também pudesse fazer parte de vivências, memórias e experiências de outros tantos meninos e meninas.
Claudio,
Me desculpe por alterar o seu texto original, mas achei bem interessante a parte da resistencia que voce comentou, digo isso pois ja passei por situação semelhante.
E quanto a parte da memoria de meninos e meninas, que coisa louca que esses antigos JEEP´s conseguem fazer com as crianças, eu tenho dois Pequenos em casa que adoram o meu Jeep, e os Filhos dos Amigos também ficam fascinados por eles.
Achei muito legal a historia...
Estou de olho...
[].
fabiano caxias
27/12/2010, 16:29
Opa parabens ai pela linda viatura
esse modelo ou um pouco mais velho ,acho os mais lindos
ai uma dica pro futuro do bixinho hehehe
abraço
27/12/2010, 19:17
gostei da história, convivo com um jeep desde os 6 anos e sei bem o que é isso. Estou acompanhando
hercilio.neto
27/12/2010, 20:21
Vamos acompanhando o tópico. A história é bem legal.
Criança adora jipe.
Adultos viram crianças no jipe.
Cláudio Brasília
27/12/2010, 20:37
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
Bela história!!:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas:
Ok Valeu e obrigado...
Cláudio Brasília
27/12/2010, 20:59
Claudio,
Me desculpe por alterar o seu texto original, mas achei bem interessante a parte da resistencia que voce comentou, digo isso pois ja passei por situação semelhante.
E quanto a parte da memoria de meninos e meninas, que coisa louca que esses antigos JEEP´s conseguem fazer com as crianças, eu tenho dois Pequenos em casa que adoram o meu Jeep, e os Filhos dos Amigos também ficam fascinados por eles.
Achei muito legal a historia...
Estou de olho...
[].
Prezado Duda Lopes,
foi assim que pude entender como esta coisa faz parte do ideário coletivo daqueles que entram em contato com isto. Muito obrigado pela força.
Cláudio Brasília
27/12/2010, 21:12
Opa parabens ai pela linda viatura
esse modelo ou um pouco mais velho ,acho os mais lindos
ai uma dica pro futuro do bixinho hehehe
abraço
obrigado pelos parabéns, realmente estes modelos de Jeep são os mais simpáticos; obrigado, também, pela dica, vou guardar a foto, para estudar alguns detalhes, tal como o farol embutido e outros. Penso que quem vai gostar muito deste visual é o Seu Guarda Belo, que vai querer gastar um talão inteiro de multas, pelos pneus saindo fora da carroceria, sem para-choque e com o para-brisa arriado, dentre outras cositas, mas temos que aprender a conviver com isto. grande abraço e saudações.
Cláudio Brasília
27/12/2010, 21:17
gostei da história, convivo com um jeep desde os 6 anos e sei bem o que é isso. Estou acompanhando
Prezado Renan Folly,
desejo que transfira este hábito saudável pelo 4x4 para seus descendentes, propagando coisas boas para eles. Grato, um grande abraço.
Cláudio Brasília
27/12/2010, 21:26
Vamos acompanhando o tópico. A história é bem legal.
Criança adora jipe.
Adultos viram crianças no jipe.
Prezado Hercílio Neto,
espero poder suprir com mais detalhes desta história, de mais um veículo componente da Frota 4x4Brasil; tenho muita satisfação de poder participar disto, pois acho que todos temos uma criança interior, que se recusa pela perda da inocência, de se tornar mais e mais adulto a cada dia que passa e se prende às reminiscências do passado. Muito obrigado, um grande abraço e saudações.
Duda Lopes
28/12/2010, 09:21
Prezado Duda Lopes,
foi assim que pude entender como esta coisa faz parte do ideário coletivo daqueles que entram em contato com isto. Muito obrigado pela força.
Claudio,
É bem por ai mesmo, eu tenho um JEEP 1951 na minha garagem que esta inteirinho podre, e os meus filhos já sabem que ele vai ser reformado um dia, eles sempre me perguntam, Papai quando vamos arrumar o JEEP velho?
Resposta: Logo logo, esperem mais um poquinho que voces vão ver.
Saudações Amigo.
Cláudio Brasília
28/12/2010, 14:13
Claudio,
É bem por ai mesmo, eu tenho um JEEP 1951 na minha garagem que esta inteirinho podre, e os meus filhos já sabem que ele vai ser reformado um dia, eles sempre me perguntam, Papai quando vamos arrumar o JEEP velho?
Resposta: Logo logo, esperem mais um poquinho que voces vão ver.
Saudações Amigo.
Prezado Amigo Duda Lopes,
no transcorrer deste tópico, acredito poderá observar detalhes que lhe poderão ser importantemente úteis (é claro que muita coisa aprendi com vocês mesmos), pois acho que estou um passo à frente nesta questão de reforma e nossos veículos são semelhantes; se estivesse aqui ou eu próximo à sua localidade, talvez poderíamos somar esforços para obter resultados satisfatórios acerca de reformas, mas vamos tentando assim mesmo, à distância; conto com sua ajuda para decidir quais opções serão melhores e dicas. Esta questão da mudança, na eterna busca pela perfeição é característica nossa, esta coisa de acumular e compartilhar conhecimentos, como seres humanos e uns mais que outros menos, em termos de exceder em cuidados e zelos, isto poderá acarretar erros e/ou satisfação com os resultados obtidos. Grande abraço e saudações.
Duda Lopes
28/12/2010, 14:51
Prezado Amigo Duda Lopes,
conto com sua ajuda para decidir quais opções serão melhores e dicas.
Cláudio,
No que eu puder ajudar:grin:, estou a disposição:concordo:, inclusive se você precisar de peças, posso tentar algo aqui em S.P., moro bem perto da Garra4x4, e tenho alguns Amigos que vivem fuçando nos seus JEEP´s.
Se quiser dar uma olhada, segue abaixo os links da minhas Viaturas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6573
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19026
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=83887
[]´s tracionados.
Duda
Meu filho gosta tanto do meu jipe http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2973&page=10 que tive que comprar uma pra ele http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16730
Cláudio Brasília
28/12/2010, 15:03
Pois,
muito bem, dando continuidade ao tópico e, sempre lembrando que este é "Destinado as viaturas dos participantes do 4x4 Brasil com: Fotos, Ano, Ficha Técnica, Caracteristicas Off-Road, etc...", notadamente do Jeep Willys CJ3A - Xico Mendes; passo a seguir relatar como encontrei o veículo, o estado que se encontrava, quando adquiri este naquela época:
- chassi - original, algumas trincas e sinais de abalroamento leve;
- suspensão - original;
- eixo dianteiro - carcaça original Dana, sem semi-eixos e cardan, com relação 43x8;
- eixo traseiro - adaptado Braseixos, relação desconhecida;
- sistema freios - original, lonas e tambor na dianteira e traseira (como sabemos sem ação ao natural);
- rodas - originais, estampadas em aço aro 16x7" com furação 5x5.5";
- pneus - originais, diagonais, medida 6.00R16, banda militar/Candango;
- motor - GM 151, do Opala 2500 (verde como o Hulk, deve ser de 1980), com gaxeta, tuchos hidráulicos e carburação Webber 228, com entrada falsa de ar no eixo da borboleta;
- câmbio - Opala 4 marchas, com defeito no trambulador e outros, encavalando (técnicas Nija para entrar em baixo e desencavalar);
- carroceria - original, com muita massa e ferrugem, pintura sintética acetinada/semi-brilho em verde-folha;
- etc...
Resumindo:
O bixo estava adaptado para 4x2, de maneira a ser mais econômico e veloz, em detrimento de sua capacidade 4x4. A princípio, penso que até hoje não concordo com esta configuração, mas como não tinha outra e não tinha condições de mudar no curto prazo, confesso que curti demais aquilo, que me pareceu talvez um erro de concepção, pois o Jeep é feito para ser um veículo fora-de-estrada, com capacidade tratora, mas que daquele jeito tinha uma incrível velocidade final, sem perder muito no trecho off-road plano, que é o que mais predomina nesta região; um barato total galera! Penso que o cara que fez isto, mesmo sem entrar no mérito ou mesmo de condenar sua atitude em fazer esta adaptação; ele sabia o que estava fazendo e pretendia tornar aquele carro um tipo de Jeep para para a prática de alguma coisa como in-door ou sei-lá-o-que-muito-rápido-e-radical.
Então, tratei de adaptar a tocada e foram anos e anos de alegria e muito vento na cara, sem falhar em prosseguir, salvo em raras ocasiões expressamente perdoadas e para sempre esquecidas, o que nos torna mais amigos destes tipos de veículos como se fora pessoas.
-
Duda Lopes
28/12/2010, 15:10
Duda
Meu filho gosta tanto do meu jipe http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2973&page=10 que tive que comprar uma pra ele http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16730
proença,
O seu Jeep eu já conhecia, inclusive já acompanhei em outros tópicos sobre trilhas que você fez, agora esse Jeep do seu filho pra mim é novidade, mas vou ficar de olho.
Cláudio,
Desculpe o off-topic.
[].
Cláudio Brasília
28/12/2010, 15:35
proença,
O seu Jeep eu já conhecia, inclusive já acompanhei em outros tópicos sobre trilhas que você fez, agora esse Jeep do seu filho pra mim é novidade, mas vou ficar de olho.
Cláudio,
Desculpe o off-topic.
[].
Prezado Duda Lopes,
negativo de perdoar, pois aqui o off-tópico é muito bem vindo, como forma de quebrar esta monotonia, que parece ser a descrição monotônica de um veículo, tornando a coisa mais leve e amena. Grande abraço ao Proença; parabéns pela aquisição.
Esta coisa de Jeep para o filho é coisa que todo pai pensou, esta pensando ou irá pensar algum dia, mudando a concepção e a escala, mais dia menos dia; aqui vai algumas fotos, colecionadas de sites norteamericanos, que não me lembro mais onde para dar o devido crédito, fotos de algumas soluções para isto. Quando era moleque, alguns tios haviam comprado aqueles modelos em miniatura nacionais bem simples e sem-vergonha, para pedalar, feitas em lata; lembro que tinha um tratorzinho amarelo e um jeepinho verde, para eu e meu irmão maior disputar a tocada, imagina a luta, se tivéssemos alguma coisa parecida com isto das fotos. []
Duda Lopes
28/12/2010, 15:45
Muito boas as fotos, já salvei no meu HD.
Cláudio Brasília
30/12/2010, 17:45
Faltou dizer, naquele breve relato do histórico do Jeep; peço que tenham paciência, pois é um relato histórico e faltas ou esquecimentos podem ocorrer; que o Jeep veio com um defeito crônico, que era vazamento intenso de óleo (um verdadeiro veículo poçante), porque o cocoruto da bola do diferencial, pela configuração então adotada, batia no carter de óleo, ocasionando furos e fissuras no mesmo, donde vazava muito óleo. Não havia espaço hábil para que a parte de baixo do GM151 ficasse livre da extremidade superior do eixo, quando a suspenção atingia ao batente; um erro de concepção na adaptação que foi feita, antes que eu comprasse este carro, mas aguardem, para ver como irá ficar e qual solução nos vamos tomar para corrigir isto; isto, também, vai ser corrigido, pois está contemplado nos planos futuros para este Jeep.
Semana que vem tem novidade; espera chegar a máquina digital, comprada no queimão, que vou tirar muitas fotos e, assim, poder descrever com mais detalhes, como o carro se encontra agora. Grande abraço a todos, muito grato pela atenção e saudações de Feliz Ano Novo a todos.
Cláudio Brasília
07/01/2011, 20:24
Prezados Amigos da Galera,
acho muito bom ver que o ano de 2011 começou muito bem, neste conceituado Forum, onde podemos ver vários veículos sendo reformados simultâneamente; coisa muito boa mesmo. Então, tinha eu um Jeep naquelas condições descritas anteriormente e, antes de 2003, quando em viagem à capital mineira, mais precisamente em Betim ou, talvez, Contagem das Abóboras, em uma loja de peças para caminhões Scania encontro um CJ2A amarelo em reforma, mas o bicho tinha uma carroceria nova em folha, coisa muito linda de se ver; não teve jeito, tive que ir lá e perguntar ao dono, que me disse havia herdado o veterano de seu saudoso pai e estava a fazer uma reforma geral, respeitando a originalidade do carro nos mínimos detalhes. Foi então que soube do trabalho da Iron Parts (http://www.ironparts.com.br/), e acabei saindo dali com a idéia de fazer algo parecido algum dia com meu Jeep. Em outubro de 2003 iniciei negociações com aquela conceituada empresa, com vistas a encomendar uma carroceria nova, em chapa 18, observando os detalhes do modelo M38, tal como encaixe para pá e machado, lanternas traseiras modelo militar embutidas e abertura para o snorkel no caput; o que fui muito bem assistido pelo Dr. Rui, por seu filho Sr. Rafael e por toda sua equipe, que prontamente entenderam o espírito da coisa. Posso dizer, com muita satisfação que RECOMENDO os produtos desta empresa. Grande abraço a todos e saudações.
Rodrigo Baratti
07/01/2011, 21:44
Claudio,
Realmente o trabalho dos caras é de primeira. :palmas::concordo:
Cotei uma lataria completa com eles e achei bem acessivel, não é barato, mas proporcionalmente aos preços que muitos funileiros tem cobrado fica mais em conta comprar a lataria nova mesmo.
[]'s
Duda Lopes
08/01/2011, 22:35
[]'s
Rodrigo,
Eu nunca comprei nada de lataria com eles, mas, já vi o trabalho pessoalmente, visitei por duas vezes a empresa deles e achei que além do profissionalismo, os caras tem muito amor no que fazem, o lance é uma paixão que virou negocio, e passou de Pai para Filho, e se não me engano os Filhos do Sr. Rui já são a terceira geração que estão no negocio.
[] sem comissão.
Cláudio Brasília
15/01/2011, 16:01
Claudio,
Cotei uma lataria completa com eles e achei bem acessivel, não é barato, mas proporcionalmente aos preços que muitos funileiros tem cobrado fica mais em conta comprar a lataria nova mesmo.
[]'s
Prezado Rodrigo Baratti,
acho que todos nós, depois de matutar bastante, acabamos optando pela melhor opção, pois a alternativa seria uma em fibra, qua é feita de maneira artesanal e sem muita padronização e, como a idéia principal é fazer alguma coisa em sentido de transformar aquela versão civil em militarizada, se não original ou com aspecto semelhante; mas guardei a lata antiga (tub), com todo carinho, para talvez, algum dia reformar isto nos mínimos detalhes; prometo que vou me capacitar e aparelhar para tentar conseguir isto algum dia. grande abraço e saudações.
Cláudio Brasília
15/01/2011, 16:51
Foi então que, acho que isto tem uns 5 anos; desmontei completamente a viatura; limpando o chassi para receber o cintamento de reforço das longarinas, o que deu início a uma reforma por tanto tempo planejada e até então adiada. Daquela data até o dia de hoje, continuo comprando peças diversas, componentes dos mais diversos sistemas envolvidos, para quando for necessário e a tempo poder dispor de mais de uma opção, na modalidade de dadaptação, quer seja esta em suspensão, direção assitida, freios disco, power train no que for possível alterar, para melhor e/ou com sobra e, também, transmissão. Grande abraço a todos e saudações.
Cláudio Brasília
20/01/2011, 12:22
Com o Jeep totalmente desmontado e o chassi limpo; no sentido de retirar todos os suportes da suspensão original, retirar a travessa dianteira original, remover suportes de direção, do motor e fechamento das longarinas na dianteira; foi feito o reforço do chassi, com a substituição da travessa dianteira por uma travessa tubular reta, refazendo os fechamentos das longarinas, naquela parte próxima ao motor e soldando esta nova travessa perpassando a longarina e aqueles fechamentos de maneira a tornar estas ligações/terminações entre a nova travessa e as longarinas o mais estável possível. Com vistas ao reforço do chassi, também, foi adicionado ferro mecânico chato no cintamento, em cima e em baixo das longarinas, em conformação à frio, executados furos de caldeamento e cordões de solda intercalados; tudo como pode ser observado nas recomendações sobre reforço de chassis facilmente encontradas neste Forum em demorada pesquisa. Para as partes em que é difícil o acesso e até mesmo para outras onde se encontra estado de oxidação avançado foi empregado Primer Convertedor de Ferrugem-PCF, antes de qualquer tratamento base. isto não é muito tensoativo, mas posteriormente penso em aplicar um lichamento/escovamento para remover as partes móveis e aplicar nova demão antes da pintura; foi apenas para tentar selar e interromper o processo.
Cláudio Brasília
20/01/2011, 12:35
Como a opção foi modificar a suspensão original, trocando pela de Toyota Bandeirantes, arrajada em um kit comprado pronto; foi necessário realizar o alongamento das longarinas do chassi, antes de fazer o cintamento de reforço; desta forma foi feito o dobramento de quatro seções em chapa o mais pareceido com as dimensões das longarinas e soldadas em junção boca-de-lobo nas terminações dianteiras e traseiras das mesmas.
No cintamento de reforço do chassi, primeiro foi feito uma ajuste inicial e marcado os furos dos suportes de molas, que foram furados em furadeira de bancada e depois conformados novamente e soldados as longarinas.
Rodrigo Baratti
20/01/2011, 13:12
Muito bom o serviço Claudio :palmas:
Qdo fiz isso no meu aproveitei pra posicionar os eixos um pouco mais para as extremidades, melhorando a performance no off road.
[]'s
Cláudio Brasília
20/01/2011, 14:42
Muito bom o serviço Claudio :palmas:
Qdo fiz isso no meu aproveitei pra posicionar os eixos um pouco mais para as extremidades, melhorando a performance no off road.
[]'s
Prezado Rodrigo Baratti,
Boa tarde; muito obrigado por sua mensagem amiga. Contei com a ajuda de um amigo, que atualmente trabalha em oficina de reparos em molas e chassis de caminhões e, pensamos muito sobre isto, chegando à conclusão que deveríamos respeitar o posicionamento dos eixos com relação aos seus batentes de fim de curso originais, pois qualquer alteração iria impactar no alinhamento dos pneus dentro das caixas de rodas, isto principalmente na traseira e, na dianteira, penso que não haveria muito impacto. Somente alongamos as pontas das longarinas do chassi em virtude dos feixes de molas Toy Band serem maiores do que os feixes originais; os jumelos continuaram voltados para as extremidades do chassi e porisso foi necessário alongar, para criar espaço onde estes suportes e os para-choques seriam afixados, mas os suportes de molas fixos continuaram na parte interna e não se alteraram muito em relação aos furos originais, salvo alguns centímetros para dentro. Aumentar o entre-eixos para maior irá facilitar, dependendo do trem de força a ser adotado, na execução da transmissão, quando for chegada a hora, mas um entre-eixos menor é mais favorável ao fora-de-estrada e situações de entrar e sair de erosões e a vencer obstáculos tipo facão. Muito obrigado, um grande abraço e saudações.
Cláudio Brasília
27/02/2011, 12:40
Para o sistema de direção está previsto uma adaptação de um setor de S10 e uma bomba de Monza, assim bem como uma coluna de Cherokee; não sei ainda como vai ficar, mas como será uma adaptação tudo vai depender de como esta peças distintas vai se comportar quando agrupadas.
Tenho idéia de fazer SPOA nos eixos algum dia e, para que isto seja possível com este setor escolhido, penso em adaptar o braço pitman do Jeep Cherokee, que tem caixa de direção semelhante, mas com um ângulo maior de inclinação daquela peça com a barra de ligação.
Para fazer a flange de adaptação do setor no chassi comprei uma chapa 3/8" para a confecção desta peça, que vai ser modelada a maçarico de corte manual, depois vai ser feita a furação e fixados os ressaltos em altura para apoio e fixação da caixa de direção na placa do suporte.
4X4GARAGE
22/11/2011, 23:16
cade os brinquedos?parou é?
[]s
edison
Cláudio Brasília
22/04/2017, 20:15
Ando devagar porque já tive pressa...