Acabei de comprar um Jeep e vi em uma loja vendendo eixo flutuante. Alguém pode me ajudar para que serve isso? Obrigado.
Pablo.pinto2007
26/12/2010, 22:41
Amigo eixo flutuante é aquilo que pode te livrar de um acidente, causando danos pessoas (saúde) e materiais ($$$)... recentemente tive o material... o semi-eixo quebrou a roda sacou fora, tranquei um corolla e destruí ele.... infelizmente o corolla não tinha seguro e me ferrei, tive que pagar o conserto do carro inteiro... fora o meu... gastei 4 pau no corolla enquanto um kit flutuante custa 1 pau e meio.... ou seja... instalar um kit flutuante é o melhor investimento em segurança que se faz ao comprar um jeep e o mesmo não ter.
Mas a pergunta o que é eixo flutuante... é o seguinte... quem segura o pneu traseiro é o semi-eixo que sai do diferencial e tem um rolamento próximo à extremidade, após o rolamento existe uma espécie de flange que segura o rolamento e impede da roda cair... se o seu semi-eixo partir antes do rolamento, tudo bem a roda não cai (já aconteceu comigo), mas se quebrar depois a roda vai junto, tambor de freio e aí é rezar, se tiver em velocidade o jeep vai dar alguns cavalos de pau antes de parar (se tiver sorte não acertará nenhum veículo) e depois vai ter que catar o pneu seja lá onde for, reze também pra ele não invadir uma floresta e muito menos de barranco abaixo (hehehe) (aconteceu comigo recentemente)... então o que se faz pra acabar com isso? instala-se o mesmo sistema dianteiro na traseira, onde tem uma manga de eixo e um cubo de roda, utilizando dois rolamentos... mas pra isso o semi-eixo deve ser trocado... na marra a negada faz uma solda nos originais e dá certo (já que se quebrar.... agora não se tem muito problema já que a roda não cai mais), mas existem eixos confeccionados (que são bem mais resistentes, por não serem soldados) à venda por aí, geralmente em kits já montados... ok?
É isso...
Se for colocar na ponta do lápis:
2 mangas de eixo: 135,00 cada = 270,00;
2 cubos de roda: 150,00 cada = 300,00;
4 rolamentos (tem de todo preço) 120,00 do bom (cada) = 480,00;
porcas, arruelas para ajuste = 30,00;
semi-eixos 150,00 cada = 300,00;
tampas "queixo duro" 50,00 cada = 100,00;
ademais (graxa, presilhas etc) = 30,00;
mão de obra = 300,00;
totalizando aproximadamente = 1860,00
se comprar o kit vai gastar quase a mesma coisa... então... é um caso a se pensar...
Gil,
Dê uma olhada no tópico abaixo, nele vc poderá tirar todas as sua dúvidas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915&highlight=matar
[]´s
Digo