PDA

Ver Versão Completa : Duvidas funcionamento 4x4, reduzida, roda-livre avm



dbsite
20/04/2005, 17:03
Ola pessoal
Sou novo na lista e gostaria de dar um olá a todos.
Possuo a 1 ano uma Band Curta ano 63. Foi reformada pelo antigo dono, possuindo acessorios (lataria, farois, parachoque etc) da mais nova. Motor OM314S ano 89, Diferencias 89 tbm.

Tenho duvidas no funcionamento da reduzida.

Primeiramente, na roda-livre, passa p/ o 4x4, engatando o diferencial dianteiro, mas na reduzida tem 2 estágios: 1° p/ baixo e 2° para o lado direito! queria saber o que significa isso!?!!

Já pesquisei e encontrei algumas informacoes, mas nao me convenci! O que acontece é simplismente o engate dos 2 diferenciais, com redução ?!! mas o 4x4 nao significa que as 4 rodas devem girar ao mesmo tempo!?!!!!

obrigado

____________________
Tiago De Marco
Toyota Band Curta 63
Passo Fundo-RS

Diego Durigon
20/04/2005, 17:16
Tiago, a sua band ainda ta com a t-case original?

[]'s

toyotafoz
20/04/2005, 19:21
Boa noite a todos, Diego e Tiago, é semelhante as minhas dúvidas, de fato a tração 4x4 do meu Band é acionada quando coloco a alavanca para frente, quando deveria ser o contrário. A reduzida está no local certo, para baixo e direita. O que pode ter ocorrido, pode haver 2 esquemas de caixa do Toyota? o que é T Case? agradeço antecipadamente, abraços

Diego Durigon
20/04/2005, 19:46
Rodrigo, t-case trata-se da caixa de tração. Olha essa de sua tração ser acionada quando colocada a alavanca pra frente é estranho pra mim... pois as bands(com reduzida) que conheço funcionam conforme aquele esquema que eu mostrei pra você, e quando a alavanca está para frente, ela está 4x2 e não 4x4.

Tiago, se a sua t-case for a original, ela não possui reduzida, pois as 1ª e 2ª marchas do câmbio já são bem reduzidas.

Agora vem cá pessoal... não é difícil... logo que a band foi comprada descobri tudo isso sozinho :D

[]'s

toyotafoz
20/04/2005, 19:51
Boa noite, Diego, eu vi que é assim pois o cardã dianteiro gira livre quando a alavanca está nesta posição. Cara desculpe incomodá-lo com estas dúvidas, mas falta-me tempo para parar e verificar tudo isso, uso a Band as vezes no dia a dia e para ir ao sitio no fim de semana. Usei a tração cerca de 3 vezes apenas no último mês. Agradeço sua paciência. Abraços

Diego Durigon
20/04/2005, 20:48
Rodrigo, tá explicado :D Você está rodando com a roda livre selecionada no 4x4... por isso o cardan gira! Mas você não está 4x4. Tá tudo normal :wink:

[]'s

toyotafoz
20/04/2005, 20:50
O cardã gira porque eu viro com a mão, não pelo movimento do carro

Diego Durigon
20/04/2005, 21:06
Se você estiver com a roda livre no 4x4, vai rodar o cardan sim... mas você só vai rodar 4x4 quando a alavanca for acionada...
Faça um teste: desligue a roda livre, deixe a alavanca pra frente e peça pra alguém olhar pra debaixo da band, e verá que o cardan não rodará.
Você tá dando uma ré pra desengatar a tração? Por que as vezes você acha que desengatou a tração mas o cardan continua girando...

[]'s

dbsite
22/04/2005, 16:24
Oi Diego
desculpa a demora p/ responder, fiquei sem internet.
Bom, vamos ao que interessa!....
A caixa de marchas é sincronizada, 4m. Conversei com o
antigo dono e a T-Case não é original nao!

abracos

Tiago De Marco
P.Fundo-RS-BandCurta63

toyotafoz
22/04/2005, 16:30
Boa tarde, é preciso dar marcha a ré para desengatar a tração?

Diego Durigon
22/04/2005, 16:35
Tiago, tá aqui o esquema da posição das marchas de tração http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9412

Rodrigo, você dando uma ré, o desengate da tração é certo... pois tem vezes que você colocando uma primeira ainda continua 4x4.

[]'s

dbsite
22/04/2005, 16:47
Diego
valeu pelas tuas dicas!!! entendi agora

Tiago De Marco
Passo Fundo-RS-BandCurta63

anivaldo
20/09/2007, 17:39
Pessoal, alguém sabe me dizer alguma coisa sobre a roda livre manual AISIN, que equipa algumas Hi-Lux?

GERALDOMS
20/09/2007, 21:32
Boa tarde, é preciso dar marcha a ré para desengatar a tração?

Boa noite,

Não necessariamente.

Deves engatar a ré quando não conseguires desengatar.

Pessoalmente não preciso engatar a ré.

Abraço,