Ver Versão Completa : Estabilidade na rural
Renato Frare Zanella
26/12/2010, 20:36
Olá colegas 4x4, terminei a reforma da minha rural e a danada está um pouco passarinheira, foi colocado um motor vortec da blazer na danada e fico ótimo, direção hidráulica, freios a disco e alguns outros itens, o problema é que quando eu passo por uma irregularidade no asfalto ela parece que perde a frente, tiro um pouco o pé do gas e ela fica novamente estável, achei que era da direção hidráulica que é mais sensível mas não é, meu mecânico acha que temos que girar um pouco o eixo dianteiro e deixar ele com um certo ângulo de inclinação, alguém tem alguma sugestão.
Obs: já foi instalada uma barra de torção do omega na traseira, será que se eu instalar novos jogos de mola ajuda ? Os da danada estão meio que cansados, alguém sabe onde encontrar novos feixes de mola. Grande abraço Renato.
sebastiao colombi
26/12/2010, 21:00
Renato boa noite conheço a comunidade mas so registrei agora, tambem tenho um rural e faz dois anos que venho reformando ja esta pronta , faltando alguns detalhes e mecanica no seu relado a minha tambem faz mas muito pouco, acho que e devido os pnesu 255/75/15 ressolado, andei com uma de um amigo que inclusive e mecanico, a dele esta a diesel Q20 b cambio d 10 e ele colocou amortecedor da barra de direçao foi dois amortecedor agora na me pergunte porque sou leigo em mecanica mas cara ficou um muito boa mesmo espero ter ajudado
Marco-Maga
26/12/2010, 22:15
Renato e Sebastião,
Sejam bim vindos!!
Vcs poderiam colocar fotos das Rurais...:concordo:
RogérioNunes
27/12/2010, 00:44
Renato, seja bem vindo!
Primeiramente mande revisar os rolamentos do munhão e das rodas que podem estar folgados, depois uma boa revisão nas buchas das molas, terminais de direção e tudo que possa contribuir para instabilidade e na sequência leve a danada pra alinhar. Qto ao giro do eixo que o seu mecânico mencionou é o ângulo de cáster que deve ser de 3 graus e ele afeta diretamente na dirigibilidade da viatura.
Se os feixos estão cansados troque por novos e não caia na besteira de arquear pois vai jogar seu dinheiro fora.
Tenho certeza que eliminando as folgas da suspensão/direção, regulando os rolamentos do munhão e das rodas e depois alinhando vai resolver o seu problema.
abraço
Olá colegas 4x4, terminei a reforma da minha rural e a danada está um pouco passarinheira, foi colocado um motor vortec da blazer na danada e fico ótimo, direção hidráulica, freios a disco e alguns outros itens, o problema é que quando eu passo por uma irregularidade no asfalto ela parece que perde a frente, tiro um pouco o pé do gas e ela fica novamente estável, achei que era da direção hidráulica que é mais sensível mas não é, meu mecânico acha que temos que girar um pouco o eixo dianteiro e deixar ele com um certo ângulo de inclinação, alguém tem alguma sugestão.
Obs: já foi instalada uma barra de torção do omega na traseira, será que se eu instalar novos jogos de mola ajuda ? Os da danada estão meio que cansados, alguém sabe onde encontrar novos feixes de mola. Grande abraço Renato.
tche, a minha Pick up willys, quando comprei, em seguida que se começava a andar, ela começava a balançar as rodas, o que chamam de "shimi" (acho que é assim que se escreve)!! entao colocamos o amortecedor de direçao da f-4000 e nunca mais deu este problema. mas nao sei se ele tambem adianta para falta de estabilidade em alta velocidade!!!
abraço
Tche essa rural tá com Spoa?
Amigo, amortecedor na direção só camufla o shimy! É como ter um inflamação que causa dor e tomar aspirina!Você elimina o resultado e não a causa.
Siga fielmente o que o amigo Roger disse e pesquise sobre "shimi".Encontrará muita coisa!
Depois de tudo resolvido, molas de toyota Band é uma receita simples e mais do que aprovada pelos jipeiros brasil afora!
mande fotos Da Bixa Renato!!!
Abraços
Tchê 4x4
27/12/2010, 16:04
É isso ai Renato, as dicas estão todas em cima. Revise tudo e depois coloque um amortecedor de direção que certamente melhora. O tipo de pneu e estado dos mesmos tbm influencia. Se der posta umas fotos que ajuda bem mais tbm.
Abraco!!!
Denilsom
27/12/2010, 22:46
Colega olhe bem sobre a adaptaçao da direçao hidraulica tem muitos que colocam ela de uma forma que não da certo fica mesmo sem instabilidade, agora mexer no caster não é o caso, ha não ser quando se troca a bola do diferencial de lado costuma ficar ruim, a minha tem molas originais com motor diesel direçao H do omega rodo a 110km sem problemas.
mpozzer78
31/12/2010, 10:07
Olá amigo , vou acompanhar esse seu tópico , pois a minha tbm fica passarinheira acima dos 80 km/h , a minha esta bem alta , não tem amortecedor na barra de direção , esta com high steer e pneus 33" talvez até seje normal ela passarinhar devido essas adaptações ,..........
Renato Frare Zanella
03/01/2011, 10:28
Olá colegas obrigado pelas respostas, falei com meu mecânico ele disse que vai dar uma inclinação no angulo de caster cerca de 3 graus, em relação ao embuchamento está tudo novo, vou proceder com a troca dos feixes de mola também, qualquer novidade eu aviso Ok.
Abraço do tamanduá e feliz 2011 com muito barro pela frente rsrsrsr
Marco-Maga
03/01/2011, 13:11
Olá colegas obrigado pelas respostas, falei com meu mecânico ele disse que vai dar uma inclinação no angulo de caster cerca de 3 graus, em relação ao embuchamento está tudo novo, vou proceder com a troca dos feixes de mola também, qualquer novidade eu aviso Ok.
Abraço do tamanduá e feliz 2011 com muito barro pela frente rsrsrsr
Renato,
Legal que esta resolvendo..
Cade as fotos da criança???
Feliz 2011...:concordo: