Ver Versão Completa : Estabilidade na rural
Renato Frare Zanella
26/12/2010, 20:36
Olá colegas 4x4, terminei a reforma da minha rural e a danada está um pouco passarinheira, foi colocado um motor vortec da blazer na danada e fico ótimo, direção hidráulica, freios a disco e alguns outros itens, o problema é que quando eu passo por uma irregularidade no asfalto ela parece que perde a frente, tiro um pouco o pé do gas e ela fica novamente estável, achei que era da direção hidráulica que é mais sensível mas não é, meu mecânico acha que temos que girar um pouco o eixo dianteiro e deixar ele com um certo ângulo de inclinação, alguém tem alguma sugestão.
Obs: já foi instalada uma barra de torção do omega na traseira, será que se eu instalar novos jogos de mola ajuda ? Os da danada estão meio que cansados, alguém sabe onde encontrar novos feixes de mola. Grande abraço Renato.
sebastiao colombi
26/12/2010, 21:00
Renato boa noite conheço a comunidade mas so registrei agora, tambem tenho um rural e faz dois anos que venho reformando ja esta pronta , faltando alguns detalhes e mecanica no seu relado a minha tambem faz mas muito pouco, acho que e devido os pnesu 255/75/15 ressolado, andei com uma de um amigo que inclusive e mecanico, a dele esta a diesel Q20 b cambio d 10 e ele colocou amortecedor da barra de direçao foi dois amortecedor agora na me pergunte porque sou leigo em mecanica mas cara ficou um muito boa mesmo espero ter ajudado
Marco-Maga
26/12/2010, 22:15
Renato e Sebastião,
Sejam bim vindos!!
Vcs poderiam colocar fotos das Rurais...:concordo:
RogérioNunes
27/12/2010, 00:44
Renato, seja bem vindo!
Primeiramente mande revisar os rolamentos do munhão e das rodas que podem estar folgados, depois uma boa revisão nas buchas das molas, terminais de direção e tudo que possa contribuir para instabilidade e na sequência leve a danada pra alinhar. Qto ao giro do eixo que o seu mecânico mencionou é o ângulo de cáster que deve ser de 3 graus e ele afeta diretamente na dirigibilidade da viatura.
Se os feixos estão cansados troque por novos e não caia na besteira de arquear pois vai jogar seu dinheiro fora.
Tenho certeza que eliminando as folgas da suspensão/direção, regulando os rolamentos do munhão e das rodas e depois alinhando vai resolver o seu problema.
abraço
Olá colegas 4x4, terminei a reforma da minha rural e a danada está um pouco passarinheira, foi colocado um motor vortec da blazer na danada e fico ótimo, direção hidráulica, freios a disco e alguns outros itens, o problema é que quando eu passo por uma irregularidade no asfalto ela parece que perde a frente, tiro um pouco o pé do gas e ela fica novamente estável, achei que era da direção hidráulica que é mais sensível mas não é, meu mecânico acha que temos que girar um pouco o eixo dianteiro e deixar ele com um certo ângulo de inclinação, alguém tem alguma sugestão.
Obs: já foi instalada uma barra de torção do omega na traseira, será que se eu instalar novos jogos de mola ajuda ? Os da danada estão meio que cansados, alguém sabe onde encontrar novos feixes de mola. Grande abraço Renato.
tche, a minha Pick up willys, quando comprei, em seguida que se começava a andar, ela começava a balançar as rodas, o que chamam de "shimi" (acho que é assim que se escreve)!! entao colocamos o amortecedor de direçao da f-4000 e nunca mais deu este problema. mas nao sei se ele tambem adianta para falta de estabilidade em alta velocidade!!!
abraço
Olá colegas 4x4, terminei a reforma da minha rural e a danada está um pouco passarinheira, foi colocado um motor vortec da blazer na danada e fico ótimo, direção hidráulica, freios a disco e alguns outros itens, o problema é que quando eu passo por uma irregularidade no asfalto ela parece que perde a frente, tiro um pouco o pé do gas e ela fica novamente estável, achei que era da direção hidráulica que é mais sensível mas não é, meu mecânico acha que temos que girar um pouco o eixo dianteiro e deixar ele com um certo ângulo de inclinação, alguém tem alguma sugestão.
Obs: já foi instalada uma barra de torção do omega na traseira, será que se eu instalar novos jogos de mola ajuda ? Os da danada estão meio que cansados, alguém sabe onde encontrar novos feixes de mola. Grande abraço Renato.
Tche essa rural tá com Spoa?
Amigo, amortecedor na direção só camufla o shimy! É como ter um inflamação que causa dor e tomar aspirina!Você elimina o resultado e não a causa.
Siga fielmente o que o amigo Roger disse e pesquise sobre "shimi".Encontrará muita coisa!
Depois de tudo resolvido, molas de toyota Band é uma receita simples e mais do que aprovada pelos jipeiros brasil afora!
mande fotos Da Bixa Renato!!!
Abraços
Tchê 4x4
27/12/2010, 16:04
É isso ai Renato, as dicas estão todas em cima. Revise tudo e depois coloque um amortecedor de direção que certamente melhora. O tipo de pneu e estado dos mesmos tbm influencia. Se der posta umas fotos que ajuda bem mais tbm.
Abraco!!!
Denilsom
27/12/2010, 22:46
Olá colegas 4x4, terminei a reforma da minha rural e a danada está um pouco passarinheira, foi colocado um motor vortec da blazer na danada e fico ótimo, direção hidráulica, freios a disco e alguns outros itens, o problema é que quando eu passo por uma irregularidade no asfalto ela parece que perde a frente, tiro um pouco o pé do gas e ela fica novamente estável, achei que era da direção hidráulica que é mais sensível mas não é, meu mecânico acha que temos que girar um pouco o eixo dianteiro e deixar ele com um certo ângulo de inclinação, alguém tem alguma sugestão.
Obs: já foi instalada uma barra de torção do omega na traseira, será que se eu instalar novos jogos de mola ajuda ? Os da danada estão meio que cansados, alguém sabe onde encontrar novos feixes de mola. Grande abraço Renato.
Colega olhe bem sobre a adaptaçao da direçao hidraulica tem muitos que colocam ela de uma forma que não da certo fica mesmo sem instabilidade, agora mexer no caster não é o caso, ha não ser quando se troca a bola do diferencial de lado costuma ficar ruim, a minha tem molas originais com motor diesel direçao H do omega rodo a 110km sem problemas.
mpozzer78
31/12/2010, 10:07
Olá colegas 4x4, terminei a reforma da minha rural e a danada está um pouco passarinheira, foi colocado um motor vortec da blazer na danada e fico ótimo, direção hidráulica, freios a disco e alguns outros itens, o problema é que quando eu passo por uma irregularidade no asfalto ela parece que perde a frente, tiro um pouco o pé do gas e ela fica novamente estável, achei que era da direção hidráulica que é mais sensível mas não é, meu mecânico acha que temos que girar um pouco o eixo dianteiro e deixar ele com um certo ângulo de inclinação, alguém tem alguma sugestão.
Obs: já foi instalada uma barra de torção do omega na traseira, será que se eu instalar novos jogos de mola ajuda ? Os da danada estão meio que cansados, alguém sabe onde encontrar novos feixes de mola. Grande abraço Renato.
Olá amigo , vou acompanhar esse seu tópico , pois a minha tbm fica passarinheira acima dos 80 km/h , a minha esta bem alta , não tem amortecedor na barra de direção , esta com high steer e pneus 33" talvez até seje normal ela passarinhar devido essas adaptações ,..........
Renato Frare Zanella
03/01/2011, 10:28
Olá colegas obrigado pelas respostas, falei com meu mecânico ele disse que vai dar uma inclinação no angulo de caster cerca de 3 graus, em relação ao embuchamento está tudo novo, vou proceder com a troca dos feixes de mola também, qualquer novidade eu aviso Ok.
Abraço do tamanduá e feliz 2011 com muito barro pela frente rsrsrsr
Marco-Maga
03/01/2011, 13:11
Olá colegas obrigado pelas respostas, falei com meu mecânico ele disse que vai dar uma inclinação no angulo de caster cerca de 3 graus, em relação ao embuchamento está tudo novo, vou proceder com a troca dos feixes de mola também, qualquer novidade eu aviso Ok.
Abraço do tamanduá e feliz 2011 com muito barro pela frente rsrsrsr
Renato,
Legal que esta resolvendo..
Cade as fotos da criança???
Feliz 2011...:concordo:
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