PDA

Ver Versão Completa : Fazer o motor de uma Hilux quando saber ?



paesrm
23/12/2010, 22:53
Amigos toyoteiros, sou novo na área e estou procurando uma SW4 díesel para comprar até uns R$ 38 mil. Não entendo nada de mecânica e porisso já lí quase tudo sobre esse veículo aquí no forum para me inteirar mais e tentar fazer uma compra segura. Minha única experiência com motores díesel foi apenas quando tive uma Van L300 da Mitsubishi, comprada Zero, ficando com ela por 9 anos (200 mil kms) sem nunca ter dado qualquer problema mecânico e realizando as revisões rotineiras normais. Então mi nha grande dúvida ficou após ter lido comentários de alguns proprietários que tiveram que "fazer o motor" em suas SW4 díesel e que ainda não tinham passado de 200 mil kms.
Então como saber quando é o momento em que um motor deve ser "feito" ?
Pergunto isso porque quando eu for examinar uma para comprar, o que devo saber se aquele motor estará prestes a sofrer esse procedimento.
Fumaça preta ? Vazamentos de óleo ? Muita graxa no motor para esconder alguma anormalidade ?
Por favor, qualquer ajuda nesse sentido, ficarei muito grato.

Luca
25/12/2010, 16:40
Então como saber quando é o momento em que um motor deve ser "feito"? Pergunto isso porque quando eu for examinar uma para comprar, o que devo saber se aquele motor estará prestes a sofrer esse procedimento. Fumaça preta ? Vazamentos de óleo ? Muita graxa no motor para esconder alguma anormalidade ?
Por favor, qualquer ajuda nesse sentido, ficarei muito grato.
PaesRm,

O motor precisa ser feito quando: 1) Tá consumindo óleo em excesso, 2) Apresenta ruído comprovado de batida de "saia" de pistão ou de casquilho de biela, 3) Está com baixa taxa de compressão, ou 4) qualquer combinação dos três itens anteriores. Tudo o mais é consequência destes itens, incluindo, mas não se limitando, a fumaça preta, perda de potência, consumo em excesso e falhas.

Minha Toyota está com 340.000 km e não apresenta nenhum dos problemas acima. A continuar como está, com certeza, só irei abrir o motor dela daqui a muitos anos. Troco o óleo e filtro rigorosamente a cada 5.000 km. O motor vai longe.

De fato há um tópico aqui no Fórum sobre problemas nos motores Hilux SW4, 3.0 D, turbo. Mas somente para os veículos fabricados nos anos de 1.997 e 1.998. Vários foristas reclamaram que os cabeçotes dos motores de suas SW´s apresentavam trinca e consumiam toda água, com risco de virem a fundir. A Toyota nunca reconheceu oficialmente ser um problema crônico, apesar de ele sabidamente existir. Nunca soube de alguém que conseguiu acionar a garantia ou código de defesa do consumidor quando tiveram problemas deste tipo. A partir dos modelos de 1999 em diante, não mais houve queixas.

Conselho para aquisição de veículo usado: 1) procure comprar veículo de conhecido ou de primeiro dono, assim você saberá o histórico do motor, sem desculpas para um lado ou outro, 2) se não entende de mecânica, procure um mecânico de confiança para avaliar, 3) compre Toyota.

[]´s

righi
25/12/2010, 23:25
Como dito anteriormente, não há problema nos MOTORES das hilux 97 a 98, há problema nos radiadores subdimensionados e que depois foram corrigidos, após muito tempo de uso eles entopem e resultam no superaquecimento que resulta na trinca dos cabeçotes, fui vítima disto. Radiador varetado, válvula termostática trocada e não há mais problema no radiador, o motor 1 KZT não tem problema, além do radiador.

J.L
26/12/2010, 08:27
Como dito anteriormente, não há problema nos MOTORES das hilux 97 a 98, há problema nos radiadores subdimensionados e que depois foram corrigidos, após muito tempo de uso eles entopem e resultam no superaquecimento que resulta na trinca dos cabeçotes, fui vítima disto. Radiador varetado, válvula termostática trocada e não há mais problema no radiador, o motor 1 KZT não tem problema, além do radiador.

Pessoal, gostaria de se possível, obter maiores esclarecimentos, pois é meu primeiro carro diesel. O sistema de arrefecimento pelo que fui informado pelo meu mecânico não é ~blindado~... existe uma caixinha ao lado, que quando esquenta o líquido, ela serve para expansão...
Beleza. Comprei uma 99. Fiz a revisão, com a varetagem do radiador, líquido destilado e o complemento.... Fiz a revisão em Setembro de 2010. Na semana passada, vi no trânsito de são paulo, a mesma subir bastante. Não chegou ao vermelho, mas ali perto. Achei estranho. Cheguei em casa deixei esfriar por mais de 6hs. Completei. 2,5LITROS!. O Manual fala de 10 LITROS. Estou falando de 25% de perda de líquido....
Completei.... Rodei novamente e nada de mais. Temperatura "congelada" no local padrão... Mas fiquei preocupado. Como meu mecânico está em recesso, utilizo o fórum aqui em busca de alguma ajuda. Vou viajar e quero saber se isso é normal ou não. Percebi que forçando a aceleração com o veículo parado na garagem, com o tempo, o tal vazo de expansão fica cheio e na mangueirinha que entra no mesmo, existe uma saida na parte de cima da mesma, que joga para fora alguma água....
Como podem ver, eu realmente tenho baixo nível de conhecimento sobre o tema... Se alguém puder ajudar...
Obrigado,
J

Luca
26/12/2010, 09:15
... Fiz a revisão, com a varetagem do radiador, líquido destilado e o complemento.... Fiz a revisão em Setembro de 2010. Na semana passada, vi no trânsito de são paulo, a mesma subir bastante. Não chegou ao vermelho, mas ali perto... Completei. 2,5LITROS!. O Manual fala de 10 LITROS. Estou falando de 25% de perda de líquido... Como meu mecânico está em recesso, utilizo o fórum aqui em busca de alguma ajuda...
JL,

Acho que tenho uma explicação. Existem partes das galerias de arrefecimento que não são inundadas naturalmente quando se completa o conjunto com solução flúida "concentrado de arrefecimento + água desmineralizada". O flúido não vai naturalmente até estes locais. Há que se bombear o flúido para lá. Isto ocorre pois há componentes separados do bloco do motor que se utilizam de parte do flúido para trabalhar e drenam flúido para dentro de si somente após o motor ter sido ligado e estes componentes serem utilizados. Exemplos: sistema de aquecimento da ventilação interna e sistema de aquecimento do coletor de admissão (no caso de veículos álcool mais antigos).
Então, a operação para encher o sistema após ele ter sido revisado/drenado totalmente é: 1) completa-se o conjunto com a soluçao (concentrado + água desmineralizada), 2) liga-se o motor por alguns minutos até que todas as galerias tenham sido inundadas, 3) verifica-se que o nível baixou, 4) completa-se novamente o nível do radiador e/ou do reservatório de expansão.

Provavelmente seu meca completou o sistema até a boca, fechou e despachou o carro para você. Sem saber de nada, você fez a última etapa. Parabéns, acho que agora tá tudo certo, mas verifique mais algumas vezes, antes de tomar a estrada.

Obs: JL, apenas para sua facilidade em eventual conversa com "especialistas", usa-se dizer sistema selado e não blindado, flúido ou concentrado de arrefecimento e não destilado e a caixinha é reservatório de expansão.


... há problema nos radiadores subdimensionados e que depois foram corrigidos, após muito tempo de uso eles entopem e resultam no superaquecimento que resulta na trinca dos cabeçotes, fui vítima disto.
Righi,

Eu acompanhei atentamente este assunto, no início, mas nunca soube exatamente qual era o motivo do problema. Grato pela explicação do fim do mistério.
[]´s

J.L
26/12/2010, 10:28
Luca,

Muito obrigado tanto pela parte da cultura técnica, como pela orientação em relação ao tema em si.

Este fórum é sensacional neste sentido. Todos gostam mesmo de trocar experiências. Tanto quando há equilíbrio neste ponto, como - como neste caso -, quando não há equilíbrio de conhecimento entre os interlocutores.

Mesmo assim, temos sempre a habitual generosidade e cordialidade dos mais experientes.

Vejam que eu trouxe o tema exatamente pelo histórico das SW4 em relação ao tema aquecimento aqui no fórum. Ok: determinado período(97,98 - reservatório de 7L) e também, ao que parece, mesmo dentro deste range, com % especifico de veículos.

Esclarecidos os termos técnicos, vamos lá: O reservatório de expansão encontra-se lotado.

Como falei, acelerando com o carro parado na garagem, vejo que a própria mangueira que liga o radiador ao reservatório de expansão, possui um bifurcação, que joga para fora, esguichos de vapor de água e um pouco de água na forma líquida. Chamarei este item de "ponto A".

Vejo que quando completei o radiador com água(realizando a etapa 3 citada pelo amigo), deixei o mesmo com nível logo abaixo da tampa do radiador(2 dedos).

Vejo hoje pela manhã que o nível não é mais este. Deveria ser? O reservatório de expansão, deveria retornar de alguma forma com a água para o radiador e isso deveria manter o nível constante no mesmo? Qual o caminho de retorno, mesma mangueira?

Existe algum padrão de comportamento para este sistema neste veículo? Qual nível deve ser mantido? Precisa repor de tempos em tempos, devido ao fato de haver um ponto de escape("ponto A") e com isso, sempre haverá alguma perda, mesmo que mínima?

Bom, para Domingo pós Natal, já são muitas perguntas. Agradeço desde já. Estou com viagem longa(com família inclusive) planejada para o dia 29/12 e esta foi uma surpresa para mim, que tive apenas experiências com carros à gasolina e com sistema selado de refrigeração.

Muito obrigado!

JL

Dimasi
26/12/2010, 11:29
J.L
Um ponto não ficou claro para mim. Vc completou o nível do radiador. E do vaso de expansão ? Ele tem um nível minimo e máximo para trabalhar.
Esse Nivel serve como um selo para minimizar a perda de água por vaporização. E a mangueira que sai do radiador tem que ir até o fundo do vaso, para que a água do radiador quando esquentar e expandir, vá para o reservatório, borbulhe pelo liquido, esfrie e condense, minimizando perdas. quando, vc desligar o motor, o liquido no sistema esfria, perde volume, faz pressão negativa e puxa devolta o liquido que foi para o reservatório. Nesse tipo de sistema uma pequena perda de liquido é normal, mas pouca coisa. Na minha band, já rodei 3 mil km e não precisei repor nada.Verifique o Nível do reservatório, a mangueira se está na posição correta e sem rasgos, o reservatório se não está rachado e a tampa do radiador.

Abs

J.L
26/12/2010, 12:25
Prezado Dimasi,

Completei no radiador. Foi a orientação que recebi de meu mecânico.

Olhando de lado no reservatório de expansão, vejo o que me parecem ser as marcações de máximo e mínimo. Mas é a minha intuição, pois não dá para ler nada. Lendo o manual do veículo, vejo que o mesmo indica que este reservatório esteja pela metade, o que corrobora com o raciocínio acima.

Na Gertrudes, este reservatório está cheio. Ele não deveria ter retornado com o líquido para o radiador? Ou enchi demais o radiador, que por sua vez, levou o líquido para o reservatório de expansão e a sobra pelo ponto de fuga(A)? Lembro que não coloquei pouca água não....

Parece-me, pelo manual, que o procedimento correto deveria ter sido encher o reservatório de expansão até a metade, com o motor em funcionamento, ao contrário de encher diretamente no radiador com o motor desligado e frio como fiz...

Mesmo assim, a água não deveria já ter retornado, uma vez que percebo que o nível no radiador está bem mais baixo(coloco o dedo e não sinto água, apenas as aletas do sistema). Existe um nível correto a ser medido no radiador, ou somente deve-se visualizar pelo reservatório de expansão?

Sobre o histórico: Desde que saiu da revisão(provavelmente sem o passo 3 citado pelo Luca) até que eu percebesse o aumento de temperatura, foram 10.000km. 50% estrada asfalto/48%SaoPaulo/2%terra.

As mangueiras, todas, possuem bom aspecto. Nada ressecado e sem rachaduras. O radiador, como falei anteriormente, foi para inspeção e varetagem em Set/10 e acredito que não tenha problemas.

O que me deixa duas opções na cabeça: Erro operacional, ou o que mais me amedronta, água sendo consumida em outro sistema.

Desculpa o texto longo. Mas quero elucidar o caso.

Mais uma vez agradecido,

JL

Fernando César Ximenes
26/12/2010, 13:23
Prezado Dimasi,

Completei no radiador. Foi a orientação que recebi de meu mecânico.

Olhando de lado no reservatório de expansão, vejo o que me parecem ser as marcações de máximo e mínimo. Mas é a minha intuição, pois não dá para ler nada. Lendo o manual do veículo, vejo que o mesmo indica que este reservatório esteja pela metade, o que corrobora com o raciocínio acima.

Na Gertrudes, este reservatório está cheio. Ele não deveria ter retornado com o líquido para o radiador? Ou enchi demais o radiador, que por sua vez, levou o líquido para o reservatório de expansão e a sobra pelo ponto de fuga(A)? Lembro que não coloquei pouca água não....

Parece-me, pelo manual, que o procedimento correto deveria ter sido encher o reservatório de expansão até a metade, com o motor em funcionamento, ao contrário de encher diretamente no radiador com o motor desligado e frio como fiz...

Mesmo assim, a água não deveria já ter retornado, uma vez que percebo que o nível no radiador está bem mais baixo(coloco o dedo e não sinto água, apenas as aletas do sistema). Existe um nível correto a ser medido no radiador, ou somente deve-se visualizar pelo reservatório de expansão?

Sobre o histórico: Desde que saiu da revisão(provavelmente sem o passo 3 citado pelo Luca) até que eu percebesse o aumento de temperatura, foram 10.000km. 50% estrada asfalto/48%SaoPaulo/2%terra.

As mangueiras, todas, possuem bom aspecto. Nada ressecado e sem rachaduras. O radiador, como falei anteriormente, foi para inspeção e varetagem em Set/10 e acredito que não tenha problemas.

O que me deixa duas opções na cabeça: Erro operacional, ou o que mais me amedronta, água sendo consumida em outro sistema.

Desculpa o texto longo. Mas quero elucidar o caso.

Mais uma vez agradecido,

JL

JL, aqui vai uma dica: além dos procedimentos já relatados acima, examine se o mangote de entrada de água no radiador vinda do motor (é o de cima) está cheio de água. Faça isso no dia seguinte ao parar a viatura na sua garagem . Se o mangote estiver rígido ao apertá-lo entre os dedos é sinal de pressão vinda da câmara de combustão passando para as galerias de água de arrefecimento. Se tiver acontecendo isso, essa pressão evitará q a água q foi para o reservatório de expansão retorne para o radiador e acabe sendo jogada para fora do reservatório, ocasionando com o passar do tempo, falta de água no radiador e conseguentemente aumento de temperatura do motor resultando em queima da junta do cabeçote ou a trinca do cabeçote. Se o problema foi resolvido com os procedimentos indicados pelos colegas acima, maravilha. Se não, vc estará com um problema sério para resolver, espero q não, devendo ficar constantemente completando a água do radiador aé a resolução do problema. Boa sorte.

Fernando César Ximenes
26/12/2010, 13:39
JL, para q se situe melhor sobre o assunto acima, veja o link www4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6165

J.L
26/12/2010, 14:01
Obrigado Fernando,
Seu alerta sobre a pressão será observado amanhã. Mas pelo que você coloca, a parte de cima não deveria estar sem água...
Estou apreensivo.
Viagem ERA longa ...

Obrigado mais uma vez,

JL

Luca
26/12/2010, 14:31
... me deixa duas opções na cabeça: Erro operacional, ou o que mais me amedronta, água sendo consumida em outro sistema.
JL,

Certíssimo o que o Dimasi e o Fernado falaram. Mas, pelo visto, você ainda não está seguro do problema. Restam ainda a tampa do radiador estar defeituosa (difícil se for original Toyota) e o serviço do radiador não ter ficado bem feito. Posso falar por experiência própria, agora que vc deu mais detalhes, que ocorreu o mesmo com a minha SW. Devagar, devagar e o reservatório de expansão tinha que ser completado. Mandei reparar o radiador e achei que tava tudo resolvido. Passado um ano do reparo na colméia, o consumo de água persistia. Praticamente invisível a olho nú, havia uma trinca no canto superior esquerdo.
Tive que reparar novamente. Deve ter um mês que este serviço foi feito. Descobri através de um amigo Toyoteiro que as conscessionárias se utilizam do serviço da Paccini Radiadores, www.paccini.com.br/ (http://www.paccini.com.br/), tel 011 2842 1480.
Deixei o carro pela manhã e peguei no final do dia. E mais um chequinho de R$ 750,00. Por enquanto, sem problemas.

JL, por uma questão de coerência (para não atrapalhar o tópico iniciado PaesRm sobre retífica do motor Hilux) e dado que o assunto está se desenvolvendo de maneira interessante, acho que você deveria solicitar que o moderador transferisse essas trocas de mensagem para o tópico "Flúido de Radiador - Dúvida" http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81815, ou o mais famoso, SW497 - Cabeçote e radiador www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6165&highlight=cabe%E7ote (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6165&highlight=cabe%E7ote).


[]´s

J.L
26/12/2010, 14:54
Olá Luca,

Obrigado.

Desde já fica aqui a solicitação para os moderadores alterarem as minhas postagens de hoje e suas respostas para o tópico de aquecimento x cabeçote: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6165&page=8

O que me preocupa é a pressão citada pelo Fernando, que não deixaria a água retornar. Realmente o que tenho e vejo é um reservatório de expansão com muita água e um radiador, sem água na parte superior.

Quando abri o radiador a primeira vez pela manhã, percebi uma pequena pressão na abertura da tampa do mesmo. Mas achei normal.

Vou ligar para o meu mecanico e ver se ele me atende - Acho difícil - Para poder realizar uma melhor análise.

O serviço de varetagem do radiador informa sobre a parte plástica superior ressecada. Não sei se pode ser algo por ali, porque visualmente não há nada e a observação referia-se mais à questão de suporte do mesmo. Ofereceram substituir esta parte por uma de metal.

Valeu a dica sobre a empresa. Vou tentar a Dinis, que foi a que dei o primeiro cheque.

Informo que viajei mais de 5000km com este carro sem problema algum(pernas de 1200km por dia). Toda a revisão, feita, tudo conforme citado aqui no fórum. Ponteiro sempre quietinho ali...

A tal da pressão agora me assusta mesmo...

Obrigado,
JL

J.L
26/12/2010, 15:03
Ah... A tampa está integra e é original da Toyota.

O que me intriga é que a minha SW4, possui um radiador já de 10L. Pensei que o problema ocorria porque o de 7L era subdimensionado e não refrigerava suficientemente...
Outra coisa> Velocidades de cruzeiro sao entre 100 e 120. Ou seja, tudo dentro dos parametros da normalidade... Mesmo na cidade, cuido muito da rotação....

righi
26/12/2010, 19:25
faça o teste de encher o radiador até a boca, e ligar o carro com a tampa do radiador aberta, acelere pelo motor, se borbulhar é problema de cabeçote, o que resulta em perda de água pelo motor e consequente aumento da tmeperatura como aconteceu com o amigo que perdeu 2,5 litros de água do nada.

Luca
26/12/2010, 20:04
faça o teste de encher o radiador até a boca, e ligar o carro com a tampa do radiador aberta, acelere pelo motor, se borbulhar é problema de cabeçote...
Bela dica righi. A se verificar, mesmo. Mas tô achando que é só radiador vazando, mal reparado. Dá uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=84313 que o Dr. Guilherme iniciou no Fórum das Toyotas. Lá ele dá a explicação certinha para a água desaparecer da colméia. Aconteceu o mesmo com a minha SW, até o dia em que tive paciência para reparar o radiador, novamente. Tô torcendo pelo amigo JL.
[]´s

J.L
26/12/2010, 20:48
Bela dica righi. A se verificar, mesmo. Mas tô achando que é só radiador vazando, mal reparado. Dá uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=84313 que o Dr. Guilherme iniciou no Fórum das Toyotas. Lá ele dá a explicação certinha para a água desaparecer da colméia. Aconteceu o mesmo com a minha SW, até o dia em que tive paciência para reparar o radiador, novamente. Tô torcendo pelo amigo JL.
[]´s

Obrigado pelos votos Luca...Tomara.... Mas vindo de um serviço recente de varetagem... A unica coisa que citaram foi a parte superior, por conta de suporte... A qualidade da colméia não foi citada... Veja o absurdo: Eu torcendo aqui para os caras que fizeram o serviço não serem bons no serviço... ;-)

Vi o outro tópico... Tem tanta explicação... O que não se explica é um motor a diesel com menos de 193.000km com todas revisões até 160.000km feitas comprovademente em concessionárias, de uma marca renomada apresentar este problema. Qualquer carro a gasolina hoje vai a 300.000-400.000km.

Lembro que o meu mecânico, especializado em toyota e recomendado aqui por este mesmo fórum, fez testes quando da revisão da compra(182.000km)e nada de anormal foi citado.

Vamos acompanhar. Desculpem ainda estar postando aqui, mas aguardo a transf. por parte do moderador. Agora ela não está esquentando, mas como falei, coloco o dedo e não sinto água na camada superior do radiador, isso somado à pressão quando abro a tampa do mesmo e ao reservatório de expansão lotado de liquido de arrefecimento...

Então não trata-se de um caso de falta de manutenção, ou dono desleixado. Para mim é uma decepção. Comprei faz menos de 15 dias, para o meu pai uma do mesmo ano/modelo, para viajarmos juntos, pois só tinha elogios ao carro até então. Tive os mesmos cuidados com a escolha do ano e a manutenção na compra(varetagem, troca de todos os fluidos e filtros)...

Já não sei mais, pois realmente a situação é de falha de projeto e é somente contar mais ou menos dias para se ter o gasto. A questão seria: Mesmo com os gastos, o projeto errado continua, então é questão de tempo novamente, e provavelmente não mais 190.000km, o que para motores a diesel... não se justifica... E mais: Não se sabe o que trocar> Cabeçote, Radiador, Válvulas, Termostática, Tampa do Radiador... Ou tudo... Sinceramente brochante à véspera de uma viagem planejada...

De forma emergencial, se alguém puder me indicar um mecânico de SP, realmente entendido de Toyota e que possa me dar uma luz nestes tres dias...

Outra coisa> a viagem era para a Argentina. Poderia ir completando água até lá e comprar o cabeçote(caso seja o caso) lá? Alguém sabe se já usaram este caminho, e qual o custo?

Obrigado e []'s,
J

J.L
26/12/2010, 21:12
Uma pergunta LUCA, o pessoal da paccini foi quem descobriu o problema da trinca para a segunda retifica? Se não, como vc descobriu?
Vc já vem andando e o problema foi resolvido somente com a troca/reparo do radiador? Porque pelo que vi está tudo interligado no sistema.
[]'s,
J

J.L
26/12/2010, 21:34
" #495 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=554209&postcount=495) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/report.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/report.php?p=554209)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/post_old.gif 26-02-2008, 14:16
abeh (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=17835) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Usuário
Registrado em: 26/02/2008
Localização: MARINGA-PR
Posts: 11


http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon4.gif Cabecote
:grin:
Trabalho com pecas e servicos para toyota em Mga, estou postando 1 vez no site e digo que este problema da Sw4 é cronico. Antes do modelo 99 a dimensao do radiador é menor fazendo com que haja super aquecimento no sistema. Como o cabecote é de aluminio trinca com facilidade. Sendo ainda mais dificil a recuperacao dele, pois sao poucas firmas especializadas em recuperacao de cabecote de aluminio. Ja mandamos cabecote para recuperar em varios lugares e nunca acertaram. A solucao foi a troca do cabecote e a colocacao do radiador maior. Depois desta modificacao os motores nao tiveram mais problema. Mas lembrando, fiquem sempre alerta em relacao a temperatura, checando sempre a agua no reservatorio de preferencia com o motor frio.
"

Então, minha esperança seria que ao ter adquirido duas 99(minha e meu pai), que tivesse saído deste risco. Realmente não esperava...

guilhermeabreu
26/12/2010, 23:03
CARO JL

Não fique triste , não se zangue , vc tem uma TOYOTA .

Amigo , para mim como o LUCA falou , o que deve estar acontecendo na sua SW4 é que DEVE TER UM PEQUENINO vazamento de água no sistema .

Tudo que vc falou esta correto : A ÁGUA SAI DO RADIADOR VAI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO QDO O MOTOR AQUECE E A ÁGUA AUMENTA O VOLUME JOGANDO ÁGUA PARA O RESERVATÓRIO ATRAVES DAQUELA MANGUEIRINHA QUE TEM UM " T " LADRÃO NO PONTO " A" QUE VC CITOU .

SÓ QUE QDO O MOTOR ESFRIA A ÁGUA DIMINUI DE VOLUME , FAZ VÁCUO NO SISTEMA E A ÁGUA QUE FOI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO " RETORNA PARA O RADIADOR " E FICA TUDO COMO ANTES , OU SEJA A ÁGUA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO FICA NO SEU NÍVEL MÉDIO E NO RADIADOR FICA COM ÁGUA NORMAL E QDO VC ABRE A TAMPA QUE TEM UMA PEQUENA PRESSÃO AO ABRÍ-LA ( NORMAL ) .

SÓ QUE " EM CASO DE PEQUENINO FURO E/OU VAZAMENTO NO SISTEMA " O FENOMENO OCORRE DA MESMA FORMA ATE´UM CERTO PONTO , OU SEJA : A ÁGUA QDO O MOTOR AQUECE VAI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO E QDO O MOTOR ESFRIA A ÁGUA DIMINUI DE VOLUME " E POR CAUSA DO PEQUENINO FURO NO SISTEMA , NÃO SE FORMA O VÁCUO " , E NÃO FORMANDO O VÁCUO , " A ÁGUA QUE FOI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO NÃO TEM COMO RETORNAR , POIS NÃO TEM VÁCUO PARA SUGAR A ÁGUA DE VOLTA " , ASSIM QDO O MOTOR ESFRIA , A ÁGUA QUE FOI PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO NÃO VOLTA , DAÍ QDO VC ABRE A TAMPA DO RADIADOR O RADIADOR ESTA SEM ÁGUA ACIMA DAS CANALETAS E O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO ESTA CHEIO , E SE VC LIGAR O CARRO NA GARAGEM , QDO O MOTOR AQUECER A ÁGUA VAI EXPANDIR , VAI MAIS ÁGUA PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO QUE JÁ ESTAVA CHEIO , COM ÍSTO A ÁGUA IRÁ SAIR PELO LADRÃO NO PONTO " A " QUE VC CITOU , E QDO O MOTOR ESFRIAR NOVAMENTE , ESTARÁ COM MENOS ÁGUA AINDA E O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO CONTINUARÁ CHEIO E TRANSBORDANDO TODA VEZ QUE O MOTOR AQUECER , OU SEJA POR CAUSA DE UM FDP DE UM FURINHO NO SISTEMA , A ÁGUA SÓ SAI DO RADIADOR . E QDO FICA COM POUCA ÁGUA NO RADIADOR A TEMPERATURA DE FUNCIONAMENTO COMEÇA A SUBIR E SE VC NÃO VER ÍSTO , LÁ VAI MAIS UM CABEÇOTE PRO ESPAÇO , OU SEJA SUPRERAQUECIMENTO DO MOTRO POR FALTA DE ÁGUA NO SISTEMA .

LOGO : É BEM PROVÁVEL QUE O SERVIÇO QUE FOI FEITO NO RADIADOR NÃO FICOU BOM , qdo um serviço de radiador não fica 100% , o vasamento de água é imperceptível , pq a água sai em forma de vapor e qdo vc desliga o carro mesmo quente , vc não vê nenhuma água pingando , pq ela sai em vapor .

O meu radiador esta assim ha bastante tempo , fiz o serviço e continuou do mesmo jeito , É POR ÍSTO QUE QUERO COLOCAR OUTRO RADIADOR NOVO . Eu coloco água 2x por semana , e teve um dia que quase bobeei e quase chegou no vermelho , é uma bosta , MAS VOU TROCAR O RADIADOR JÁ .

NO SEU CASO QUE ESTA COM VIAGEM PROGRAMADA , NÃO VEJO NEHUM PROBLEMA DE VC FICAR NA MÃO , " É SÓ VC COMPLETAR A ÁGUA A CADA 250 KM RODADOS .

O QUE NÃO PODE É DEIXAR FALTAR ÁGUA NO SISTEMA E BOA VIAGEM SEM SUSTO SEM PROBLEMA E SEM FICAR TRISTE .

Vejo o seu problema da seguinte forma , vc nunca teve um carro a díesel e compra logo uma TOYOTA que todo mundo só faz elogios , faz todas as revisões como manda o figurino e encara um PEQUENINO VASAMENTO DE ÁGUA NO RADIADOR daí tem que ficar completando água a cada 250 km . É assim mesmo .

Acho que sou bem mais velho do que vc , , qdo saiu os primeiros automóveis ALFA ROMEO aqui no Brasil , acho que na decada de 70 , os donos que eram ricos , compravam o carro e usavam direto sem colocar água e sem trocar óleo do motor , eles achavam que o carro era muito bom e muito caro que não precisava destas coisas de carros populares , e o mecanico que era meu amigo vivia com a oficina dele cheia de ALFA ROMEO com 30.000 40.000 km rodados com motor batido , daí perguntava o que havia ocorrido , ele respondia que os donos nunca trocaram o óleo do carro e nunca corrigiram o nível de água do radiador .

FAÇA A SUA VIAGEM DE FIM DE ANO E COMPLETE A ÁGUA DO RADIADOR TODA VEZ QUE PARAR PARA ABASTECER .

FELIZ 2011 , E NA VOLTA VC RESOLVE ESTA PARADA .

E desculpe por ter me prolongado demais .


HAAAAAA EM TEMPO , EXISTE TB AS OUTRAS POSSIBILIDADES QUE OS OUTROS AMIGOS CITARAM AQUI ACIMA . Mas acho que o seu problema é este .

Luca
27/12/2010, 01:18
... FAÇA A SUA VIAGEM DE FIM DE ANO E COMPLETE A ÁGUA DO RADIADOR TODA VEZ QUE PARAR PARA ABASTECER. FELIZ 2011 , E NA VOLTA VC RESOLVE ESTA PARADA.
X2. :concordo:
JL, é o que eu faria. Você perguntou-me como eu descobri. Foi simples, depois de mais de um ano completando todo mês com flúido $$$$, vi um pequeno ajuntamento de água escorrida embaixo do carro. Pouca coisa. Olhei nos cantos da colméia e vi umas manchas levemente azuladas com aparência de depósito/encrustração. Matei a charada na hora. Sabia que tinha que desmontar e recondicionar o radiador. Levei na Paccini e pronto. Vai lá. Converse com os caras. Não custa.
Outra possibilidade, sem sacanagem, confesso que cheguei a fazer e deu certo (até eu levar na Paccini), é colocar aqueles pozinhos reparadores de colméia de radiador. Ele tampa as micro-trincas com bravura.
Eu não tenho o nome, no momento, mas encontra-se em casas de autopeças, dessas de bairro. Mistura o pozinho com água fria, despeja dentro do radiador e liga o motor (frio). Deixa circulando a água até esquentar. Pronto. Vai viajar.
[]´s

J.L
27/12/2010, 10:06
Pessoal,

Obrigado a todos pelo apoio e dicas. Fiz o teste na garagem hoje pela manhã. Tive que acrescentar 1,8L de água, o que já me desanimou - rodei 60Km em SP somente.
Mesmo assim continuei. Bastaram poucos segundos para as bolhas. Se fecho a tampa, o reservatório de expansão em segundos começa também a borbulhar.

Ou seja, ao que me parece, o que aconteceu na semana foi suficiente para realizar o estrago. Preciso logicamente de um especialista para verificar, o que neste período de ano é uma questão.

Viagem sem SW4, e preparando o bolso para $$$$... ;-(

Assim que transferirem para o tópico correto, coloco minhas impressões completas do episódio. Mas para mim existe uma falha sistêmica de projeto em mais de um ponto. O pior é que depois de 99, atuaram para corrigir o problema, e continuaram errando.

Um grande abraço e feliz 2011 a todos e especialmente aos que se dispuseram aqui a me ajudar/colaborar/esclarecer.

[]´s
JL

Luca
27/12/2010, 10:17
Esta evidência deixa claro o problema em definitivo. Pena. estou te passando uma mensagem em MP, com um contato.
[]´s

guilhermeabreu
27/12/2010, 14:00
Pessoal,

Obrigado a todos pelo apoio e dicas. Fiz o teste na garagem hoje pela manhã. Tive que acrescentar 1,8L de água, o que já me desanimou - rodei 60Km em SP somente.
Mesmo assim continuei. Bastaram poucos segundos para as bolhas. Se fecho a tampa, o reservatório de expansão em segundos começa também a borbulhar.

Ou seja, ao que me parece, o que aconteceu na semana foi suficiente para realizar o estrago. Preciso logicamente de um especialista para verificar, o que neste período de ano é uma questão.

Viagem sem SW4, e preparando o bolso para $$$$... ;-(

Assim que transferirem para o tópico correto, coloco minhas impressões completas do episódio. Mas para mim existe uma falha sistêmica de projeto em mais de um ponto. O pior é que depois de 99, atuaram para corrigir o problema, e continuaram errando.

Um grande abraço e feliz 2011 a todos e especialmente aos que se dispuseram aqui a me ajudar/colaborar/esclarecer.

[]´s
JL


ÉÉÉÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Com este relato , já muda de figura , tudo indica que já recebeu um esquente e trincou o cabeçote e esta passando compressão para o sistema de arrefecimento .

Neste caso viajar assim é uma temeridade , sugiro a vc levar num mecanico de confiança que o LUCA deve ter te passado e fazer o serviço correto , se der tempo$$$$$$$$$$$ pra fazer e viajar com ela tudo bem .

MAS TUDO ÍSTO OCORREU POR CAUSA DE UM PEQUENINO FURO NO RADIADOR QUE PASSOU DESPERCEBIDO POR VC , O QUE OCORRERIA COM QUALQUER UM DE NÓS .

De qualquer forma esta indo só os anéis , mas vc terá ainda os dedos , a mão para por tudo no lugar .

ABRÇO E FELIZ 2011 .

J.L
27/12/2010, 20:55
Pessoal,

O único consolo deste episódio, são as pessoas deste fórum. Gente que se dispos a responder perguntas, a buscar alternativas, mesmo num Domingo pós-Natal. Foram realmente muito solicitos. MUITO OBRIGADO MESMO!

Valeu a indicação em MP...LUCA. Vou ligar. Vou ligar tb para o pessoal da paccini. OBRIGADO!

Sobre a questão, realmente, pode ser o radiador com um micro furo, pode ser a válvula, pode ser uma tampa de radiador, pode ser um sistema de alerta que quando alerta a vaca já foi para o brejo e/ou o cabeçote que possui esta "característica" de "sensibilidade", num veículo com fama de robusto. Como dizem: Um avião não cai por uma única razão. Como os engenheiros japoneses são tão competentes, espero realmente que tenha sido mais que um único fator a causa do fracasso do sistema. Ficaria decepcionado caso contrário...

Mas Guilherme> Correto, vão-se os anéis... Sinceramente não encano com as coisas assim não. O sistema tem problemas(falhas de projeto) e com a correta análise, vamos fechando o circuito. Sou engenheiro e confesso que problemas mecânicos são até interessantes-não precisam necessariamente é dar prejuízos e na época errada!-. Ao final alguns aqui vão poder aprender e outros ainda, evitar prejuizos financeiros/emocionais como este. O que me deixa mais p e não poder fazer a viagem com os velhos, planejada com tanto esmero.
É isso...

ps1: Ainda fica a solicitação aos moderadores para alteração deste conteúdo para o tópico relacionado a cabeçote/radiador. Mas para não ficar totalmente fora do assunto> Amigo, o tema temperatura deve estar na sua análise sobre eventuais trabalhos no motor de uma SW4, principalmente relacionados à parte superior do mesmo.

guilhermeabreu
27/12/2010, 23:50
CARO AMIGO J.L

Fica mais fácil de dialogarmos vc sendo engenheiro , no sentido da falha do projeto co mo vc citou , apesar de ser médico , tenho 4 irmãos engenheiros e conviví na época de estudante com eles , e gosto de física/mecanica e outros bichos mais , mas vamos ao que interessa .

Esta falha de projeto que vc cita , na realidade foi um cáculo muito apertado sem folga de segurança , ou seja neste projeto , as SW4 dos anos 96/97 , 97 , 98 e 99 andam no limite de segurança , UM SIMPLES MICROFURO NO RADIADOR OU NUMA MANGUEIRA que seja suficiente para sair vapor d'água , vai fazer o motor esquentar e se o motorista não observar ísto , lá vai o cabeçote pro espaço , pq este cabeçote é de alumínio , o da minha SW4 93 , o cabeçote é de ferro , por ísto aguenta uns aquecimentos até mais alto sem danificar nada .

CONCLUÍNDO :Concordo com vc que teve um erro de projeto nestas SW4 , mas no seu caso não tem como cercar e acabar com esta deficiencia a não ser vc TER QUE ESTAR MAIS ATENTO A TEMPERATURA DO MOTOR .

Para ísto dou uma dica , que foi de um engenheiro mecanico que me deu ha uns 10 anos atras , e só coloquei em prática agora na última reforma do meu ENGESA com motor MWM 2.8 que foi :

Coloquei um vaso de expansão do TEMPRA que tem sensor de nível de água , QDO ABAIXA 500ML DO DEPÓSITO DE EXPANSÃO LIGA UMA SIRENE DENTRO DO CARRO , que com ísto sei que o nívek de a´gua do radiador abaixou , sendo que a sensibilidade é tão boa que ele liga a sirene qdo abaixa SOMENTE 500ml de água .

GOSTEI TANTO QUE ASSIM QUE COMPRAR O RADIADOR NOVO PARA MINHA SW4 VOU COLOCAR TB NELA ESTE VASO DE EXPANSÃO DO TEMPRA , a segurança é muito maior , mesmo eu tendo muito cuidado , a gente acaba esquecendo de dar uma olhadinha no ponteiro da temperatura . Já aconteceu comigo 2x , qdo ví já estava no vermelho , GELEI , se minha SW4 fosse a do ano da sua , lá tinha ído o cabeçote pro espaço por 2 x . Só não foi pq o cabeçote da minha é de ferro .

Tudo ísto pq tenho demorado em trocar o radiador , mesmo sabendo disto e SEMPRE DE OLHO NO TERMOMETRO , DEI 2 VACILOS .

Conta pra gente o que REALMENTE ACONTECEU COM A SUA , ESPERO QUE SEJA SÓ O MICRO FURO NO RADIADOR OU NA MANGUEIRA .

ABRAÇÃO

J.L
28/12/2010, 00:36
Você matou a charada rapidamente.

A chave principal de segurança do sistema deve ser o alerta no tempo certo. Podemos trocar tudo, realizar manutenção preventiva- com margem de segurança efetiva e eficiente. Mas uma hora, pode ocorrer uma falha. Como não temos sistema de redundância, a única saída é um alerta rápido e eficiente. Em carros modernos o corte da alimentação/perda da potencia, já ocorre em caso de sobreaquecimento. Ou seja, muitos já pensaram e já fizeram algo baseado no alerta de temperatura em caso de falha no sistema.

O termômetro num melhor local, como citado em outros tópicos é bacana. Mas veja, que não seria necessário, se o termômetro no lugar original tivesse uma correta calibragem para alertar que se ali está naquela temperatura, é para jogar o carro numa bacia de gelo, porque no cabeçote as coisas já estão pra lá de vermelhas. Então o problema não é o local, mas a calibragem do termômetro/alerta neste sistema.

Agora a idéia do alerta via sirene é Sensacional!! :palmas::palmas::palmas:
Isto é prevenção. Seria legal inclusive se ele também alertasse em caso de encher-se o reservatório. Afinal, após algo já ocorrido(tampa, válvula termostática), também alertaria antes de toda a água ser "expulsa" do radiador e termos um aquecimento/trinca como consequencia. Questões: O volume deste reservatório é equivalente ao da SW4? Ou melhor, adequado ao novo radiador a ser colocado?

Outra idéia, mais complexa, seria a idéia de dois radiadores lado a lado. Alguém já viu? Essa seria boa, desde que também com alerta luminoso e sonoro. Seria uma segunda barreira e evitaria o colapso total do sistema...

Mas a ideia do reservatório com sirene é realmente simples e genial e essas são as melhores.

O intercooler também é bacana.

Tai o motivo deste fórum ser referência. Quando após ler mais de 90 páginas sobre o tema, e pensar que já li tudo, surge algo ainda não pensado. SHoW!

Conto depois do retorno do ano novo qual o veredicto da Gertrudes(mais 1), a solução adotada e custos.

[]'s
JL

J.L
28/12/2010, 01:01
Duas únicas observações:

1) Não depende de ano. As 96/97 parecem ser as mais críticas, por conta do tamanho do radiador. Mas mesmo as de radiadores maiores apresentam/ram a falha. É uma questão de tempo. Ai realmente fica evidente o improviso dos JAponeses. Descrobrir um erro é normal. Acontece, apesar de ser algo que não esperamos quando buscamos uma marca envolvida/associada com a palavra excelência. Não basta falar. Tem que manter/provar essa qualidade. Beleza. O problema é que quando corrigiram, deveriam ter feito o trabalho direito. De 99 em diante não poderia mais apresentar falhas tão grosseiras. Este plástico no radiador não atende. É apenas o caso de contar o tempo. Ai digo, não foi uma falha isolada no projeto, mas vemos ai um "erro organizado".

2) Fazer algo no limite de segurança para um carro dito robusto é falha de projeto. Não atende ao objetivo do produto. O próprio cabeçote de alumínio, citado como algo que possui uma "característica especial", deveria ter sido pensado versus todas as outras variáveis envolvidas, inclusive a variável "falha". Note que todo o cuidado que citamos até agora é somente para zelar pelo mesmo. Mas por outro lado, se ele abre mais cedo, talvez outras partes(mais caras), sejam preservadas. Ai seria uma boa.

J.L
28/12/2010, 07:41
Pessoal,
desculpem os erros de portugues. Escrever na madrugada da nisso.. Pena que não se pode editar.


Você matou a charada rapidamente.

A chave principal de segurança do sistema deve ser o alerta no tempo certo. Podemos trocar tudo, realizar manutenção preventiva- com margem de segurança efetiva e eficiente. Mas uma hora, pode ocorrer uma falha. Como não temos sistema de redundância, a única saída é um alerta rápido e eficiente. Em carros modernos o corte da alimentação/perda da potencia, já ocorre em caso de sobreaquecimento. Ou seja, muitos já pensaram e já fizeram algo baseado no alerta de temperatura em caso de falha no sistema.

O termômetro num melhor local, como citado em outros tópicos é bacana. Mas veja, que não seria necessário, se o termômetro no lugar original tivesse uma correta calibragem para alertar que se ali está naquela temperatura, é para jogar o carro numa bacia de gelo, porque no cabeçote as coisas já estão pra lá de vermelhas. Então o problema não é o local, mas a calibragem do termômetro/alerta neste sistema.

Agora a idéia do alerta via sirene é Sensacional!! :palmas::palmas::palmas:
Isto é prevenção. Seria legal inclusive se ele também alertasse em caso de encher-se o reservatório. Afinal, após algo já ocorrido(tampa, válvula termostática), também alertaria antes de toda a água ser "expulsa" do radiador e termos um aquecimento/trinca como consequencia. Questões: O volume deste reservatório é equivalente ao da SW4? Ou melhor, adequado ao novo radiador a ser colocado?

Outra idéia, mais complexa, seria a idéia de dois radiadores lado a lado. Alguém já viu? Essa seria boa, desde que também com alerta luminoso e sonoro. Seria uma segunda barreira e evitaria o colapso total do sistema...

Mas a ideia do reservatório com sirene é realmente simples e genial e essas são as melhores.

O intercooler também é bacana.

Tai o motivo deste fórum ser referência. Quando após ler mais de 90 páginas sobre o tema, e pensar que já li tudo, surge algo ainda não pensado. SHoW!

Conto depois do retorno do ano novo qual o veredicto da Gertrudes(mais 1), a solução adotada e custos.

[]'s
JL

righi
28/12/2010, 20:07
acabei de trocar o meu cabeçote
1700 o novo e paguei 900 em um usado, 300 pilas as juntas mais mao de obra em Pirituba. Se quiser me liga e te dou as dicas do mecanico 11 77588715

quatrodmaio
10/01/2011, 23:38
Olá amigos,

comprei uma SW4 esta tarde (10/01) e mal chegou a noite já vim procurar dicas aqui no Forum.

A minha é 97 3.0 D.

Além das dicas sobre os cuidados de super aquecimento, quais outros cuidados devo ter/adotar logo de início??

Agradeço antecipadamente.

Ronaldo B.
11/01/2011, 00:13
Eu sugiro vc começar trocando todos os óleos e filtros, principalmente o filtro de combustivel. Verifica como estão os pivos e buchas da suspenção, alinhamento e balanceamento. Prá começar acho que isso seria o mais fácil de ser feito e que pode evitar alguns aborrecimentos, do resto parabéns pela compra, é um excelente 4x4.

[]´s

marcelo de lima oliveira
11/01/2011, 09:14
Comprei a minha faz um mes. Troquei correia dentada, correia do alternador, correia da direação, esticador da correia, filtro de combustível, liquido do arrefecimento, fizemos a lubrificação dos freios, trocamos todas as buchas da suspensão incuindo a parte trazeira... $$$$$ 6000,00, porém ficou zerada! Valeu a pena gastar!

quatrodmaio
12/01/2011, 23:19
Minha 1a. pequena revisão:

7 litros de Lubrax Top Turbo = R$ 63,00

Filtro de Óleo (Tecfil psc 999) = R$ 34,00

Filtro de combustível (Tecfil psl 12 = R$ 63,00

Filtro de Ar (Japan fa-292) = R$ 51,00

Palhetas do Limpador de Parabrisa (Dyna dx 16) = R$ 25,00

Total = R$ 236,00 com mão de obra inclusa.

J.L
05/02/2011, 23:17
Pessoal,

Apenas retomando o tema: Deixei passar o período e procurei o mecanico de conf., inclusive o indicado aqui. Não consegui falar com o tel do RIGHI. Mas mesmo assim agradeço.

Foi uma longa história e pesquisa. Para vocÊs terem uma idéia até mecanico e manutenção na Argentina- peças originais toyota, a um custo muito mais baixo- foram opções.

Ao final de volta a SP, qual não foi a minha surpresa ao perceber que de beber 1,8L, a Gertrudes passou a não consumir mais nada diariamente e a temperatura ainda parada. Vou medir o consumo semanal agora.

Resumo: Estou na fase de trocar a tampa do radiador-Foi trocada por original ao custo de R$90 pilas.

A explicação do mecanico é que a tampa antiga deixou expulsar água aos poucos e isso com o tempo chegou a quase 2L o que gerou o primeiro problema do aquecimento.

As bolhas seguintes e expulsão continua seriam porque coloquei água para completar e ainda haviam bolhas geradas pelo aquecimento anterior. O motor ficou trabalhando e expulsando a as mesmas...Até estabilizar-se.

Teste pressão não pegou nada e nada vazou. Não há umidade no escapamento. Mas isso não significa nada, podemos ter as tais microfissuras. Ou seja, estou no estágio que alguns dos amigos relataram aqui, que não é tão grave como o anterior, mas que pelo histórico mantem a atenção e o tema no foco de preocupações.

O comportamento atual é normal. Mas pelo relatos e todo o histórico aqui, é somente o começo. Agora olho no gato e no peixe.

Pelo menos posso me preparar para a manutenção com calma. Estou avaliando trocar tudo- radiador, cabeçote, juntas, parafusos, válvula termostática e finalmente colocar o termômetro de mercúrio com o alerta. Não penso em colocar sistema selado, pois acho que se o projeto original previa escape, deve haver algum motivo.

Sobre a chateação x carro: Sim chateia. Sim continuo com o carro, pois os demais pontos compensam. Não somente continuo, como já selei "contrato" com o meu velho de que a dele também será minha e terei as duas na garagem.

Muito obrigado a todos.

JL

ZZ Top
06/02/2011, 04:15
Pessoal,

Apenas retomando o tema: Deixei passar o período e procurei o mecanico de conf., inclusive o indicado aqui. Não consegui falar com o tel do RIGHI. Mas mesmo assim agradeço.

Foi uma longa história e pesquisa. Para vocÊs terem uma idéia até mecanico e manutenção na Argentina- peças originais toyota, a um custo muito mais baixo- foram opções.

Ao final de volta a SP, qual não foi a minha surpresa ao perceber que de beber 1,8L, a Gertrudes passou a não consumir mais nada diariamente e a temperatura ainda parada. Vou medir o consumo semanal agora.

Resumo: Estou na fase de trocar a tampa do radiador-Foi trocada por original ao custo de R$90 pilas.

A explicação do mecanico é que a tampa antiga deixou expulsar água aos poucos e isso com o tempo chegou a quase 2L o que gerou o primeiro problema do aquecimento.

As bolhas seguintes e expulsão continua seriam porque coloquei água para completar e ainda haviam bolhas geradas pelo aquecimento anterior. O motor ficou trabalhando e expulsando a as mesmas...Até estabilizar-se.

Teste pressão não pegou nada e nada vazou. Não há umidade no escapamento. Mas isso não significa nada, podemos ter as tais microfissuras. Ou seja, estou no estágio que alguns dos amigos relataram aqui, que não é tão grave como o anterior, mas que pelo histórico mantem a atenção e o tema no foco de preocupações.

O comportamento atual é normal. Mas pelo relatos e todo o histórico aqui, é somente o começo. Agora olho no gato e no peixe.

Pelo menos posso me preparar para a manutenção com calma. Estou avaliando trocar tudo- radiador, cabeçote, juntas, parafusos, válvula termostática e finalmente colocar o termômetro de mercúrio com o alerta. Não penso em colocar sistema selado, pois acho que se o projeto original previa escape, deve haver algum motivo.

Sobre a chateação x carro: Sim chateia. Sim continuo com o carro, pois os demais pontos compensam. Não somente continuo, como já selei "contrato" com o meu velho de que a dele também será minha e terei as duas na garagem.

Muito obrigado a todos.

JL

Ola J.L ,
Eu tenho uma SW99, e ja tive outras, e passo algumas dicas que espero que sejam uteis !
Em todas as hilux, o ponteiro da temp. nunca passa do meio !!, se passar é algum problemas !
Verifique a valvula termostatica, e recomendo por original toyota, (nao é um peça cara)
Faça limpeza(se nao fez) do raiador, mangueiras etc, se tudo estiver bem limopo e em ordem nao da problema.
Voce falou de junta e tal, com a tampa do radiador aberta, funcione o motor e verifique se ha emissoes de bolhas na agua do radiador, e depois com o radiador tampado verifique se nao ha bolhas vindo no reservatorio, se houver pode ser junta sim. se nao houver, e o motor estiver funcionando legal, nao recomendo mexer em nada no motor.
verifique ventoinha de defletor, se a helice ta legal, e se aquela moldura de lata que direciona o ar da helice está em ordem.
Verifique tbm o sensor de temp. na duvida troque por um original.
Verifique vazamentos, nenhuma gotra de agua deve pingar do carro.
Fica estas dicas (especialistam me corrijam se eu estiver errado).
Espero que de uma "luz" !
Tenho uma sw99(breve a venda) e uma CD 95 japa, e ja tive outras q uma inclusive comprei com problema de aquecer, mas relaxo do antigo dono, vei sem valvula termo, só gambiarra, mas depois que revisei tudo , nunca mais deu problema.
Se ainda tiver dificuldades e resolver, poste aqui a situaçao com mais detalhes e tentamos ajudar ok !
Abrax a todos !

Luca
06/02/2011, 14:56
... Estou avaliando trocar tudo- radiador, cabeçote, juntas, parafusos, válvula termostática e finalmente colocar o termômetro de mercúrio com o alerta.
... Não penso em colocar sistema selado, pois acho que se o projeto original previa escape, deve haver algum motivo.
Bom, pelo menos acabou aquela fase de mistérios. Duas coisas, me chamam atenção na sua mensagem. Trocar tudo, somente se for peça original Toyota e se vc tiver um mecânico de muita confiança, tipo pediatra da família. Fazer sistema selado é desnecessário, pois o sistema de nossas japas já é selado, apenas o vaso de expansão não faz parte do circuito. Mas a pressão de trabalho é exatamente a mesma. Se posso fazer sugestão, não mexa no que está em ordem.
[]´s

J.L
06/02/2011, 23:50
Amigos, mais uma vez obrigado. Muita ajuda é sempre a certeza que temos ao entrar no fórum.

Vou observar tudo muito bem. Valeu cada dica. Para conhecimento:

-Foi feita a revisão da viatura na compra. Itens:

-Foi realizada varetagem do radiador e revisão do sistema de refrigeração;
-Foram trocados todos os óleos, filtros e fluidos de refrigeração;
-Foi trocados 1(um) retentor na roda TD –Toyota. Vazamento de óleo do diferencial enchia a roda de óleo e isto impactava no resultado de frenagem. Eu não percebi nada. A vistoria que é realizada em SP é que denunciou e me deu a medida: Havia uma perda significativa na capacidade de frenagem nesta roda;
-Buxas ok;
-Foi trocado o conjunto de embreagem(DPE-Toyota)=Estava com 185000 km e sentia patinar. Foi peça mais cara até agora;
-O gel da ventoinha está certinho;
-Foi trocada agora a tampa do radiador(Toyota);
-Foram trocadas as palhetas dos limpadores de vidros(diant-Bosh;Tras-Toyota);
- Não troquei correia e tensor, porque esta manutenção foi realizada pelo antigo proprietário, com 150000km. Registrado na etiqueta e na concessionária;

Essa foi basicamente a manutenção realizada no carro até Sexta passada.

Que fique claro que a idéia não é trocar tudo na refrigeração na base da loucura...

É de planejar a possível manutenção, porque comprei usada e não sei o estado das coisas. Pelos relatos aqui, acho que podemos ter vários motivos para cuidar. Al[em da manutençã preventiva, temos que ter especial atenção com a correta medida e alerta sobre a temperatura, pois se o sistema alerta quando a avalanche já desceu e lambeu tudo, ele não presta.

Gostei da idéia do amigo Guilherme: Vazo de expansão do Tempra, que possui o alerta... Acho que você pode colocar tudo novo. Se ocorrer algo e o sistema não alertar, pronto, mais um prejuízo.

Mas é para fazer planejado, com calma e com MUITO critério. Com muita teoria, mas também empirismo antes de mandar abrir o motor original e que funciona redondinho... Gosto mais de ouvir o motor da Gertrudes(minha), que o da Judite(velho), que é uma "modelo" segundo o mecânico de ambas. Ela faz um consumo de combustível maravilhoso. Fico realmente com receio de abrir o motor por nada e o mecânico falou a mesma coisa... Será a última etapa, tenham certeza.

Vamos acompanhar. Situação atual: Peixe e Gato...:(

Obrigado,
JL

righi
07/02/2011, 11:28
J.L. . vc me disse que a viatura parou de beber óleo, de 1.8L pra 0L.. vc acha que foi a custo de que manutenção que vc fez???

J.L
07/02/2011, 12:25
Vamos lá:

Não é que parou totalmente, preciso voltar a medir em espaço maior de tempo que um dia. Em um dia, vejo que não está baixando. O que não ocorria antes.

Sobre a manutenção, isto é que é o estranho> até então zero. Fui ao mecanico e ele trocou a tampa por uma original. a Explicação seriam as bolhas do esquente anterior ainda saindo.

Realmente não sei o que aconteceu. Estranho.

Como falei acima, observar...

[]s,
J.L

J.L
09/02/2011, 18:24
Acompanhamento - 3 dias quentes rodando em SP - 600mls. Temperatura normal.
Ou seja> há o consumo de água, muito embora o teste de pressão realizado a
1,5 bar por mais de 12hs não tenha acusado nada, bem como os sintomas aparentes não indicarem vazão.

J.L
10/02/2011, 10:41
Para um dia - 130 mls medidos.

Porque pareceu zero?
R:Porque na visão anterior o radiador estava num nível acima da linha d´água das aletas. Assim a percepção visual no dia seguinte era ainda a de uma lâmina D´água sobre as aletas, o que dava a idéia de não haver consumo.

Fiz questão de realizar o teste, colocando água somente e exatamente o suficiente para cobrir as aletas. Ontem. Abri hoje e vi que apareciam as aletas e a lâmina havia baixado. O quanto?
R:Completei vagarosamente com o valor acima até o ponto anterior. Então este tem sido a média de consumo diário, que deve apresentar alguma variação em função do trânsito/percurso/condições ambiente.

Outro mistério citado pelo Righi, como de 1,8L, para 130ml?
R: Pode ser porque antes de ir ao mecânico eu completava até a boca do radiador(a chaleira inteira era preenchida). Ele me informa, que além do processo de expulsão das bolhas do esquente, este nível não é o natural, e que assim o sistema iria expulsar o excesso. Se no outro dia eu volto a colocar água até a boca, vou colocar não somente a água consumida na perda, mas o excesso. Faz sentido a explicação, até mesmo porque a prática tem comprovado mesma.

Espero ter esclarecido. Agora é realmente acompanhar. Acho que há algo a ser feito sim. O que exatamente ainda não sei, mas dá para esperar um pouco e pesquisar com calma.

Obrigado,
JL