Ver Versão Completa : Adaptação Cambio da S-10 2.2/2.4
Eduardo Tescarollo
23/12/2010, 10:00
Para quem tiver interesse em usar um cambio com as 3º marchas mais reduzidas que o cambio Peugeot e Clark original, que mesmo sendo mais reduzido que o Peugeot não considero a relação ideal, vou tentar explicar passo a passo o que fiz até agora, acho que este cambio vai casar com varios motores, AP, GM etc.
Cambio utilizado CL 1305 A Relações: 1º 4.681, 2º 2,442, 3º 1,497, 4º 1,000, 5º 0,805.
1º Foi usinado o eixo original da S10 para ficar no mesmo comprimento do eixo original do clark CL 2215A, a extria tem uma pequena diferença, mais a embreagem fica perfeita.
2º Foi retirado do cambio S10 uma flange e capa seca, e colocado no lugar a caixa seca original do JPX com cambio CL 2215A, refeito somente a furação.
3º Foi feito um corte na tampa traseira no encosto do rolamento e feito uma peça/flange soldada para ficar no mesmo tamanho do cambio original.
4º Ainda não esta pronto, cortaremos o eixo da traseiro da S10 no tamanho devido e fazer a nova extria para aclopar na caixa Auverland.
Vou colocar agumas fotos, não é um serviço muito dificil, o duro e mão de obra para fazer, mas espero que fique bom, pois não vai haver solda nenhuma nos eixos.
Eduardo Tescarollo
23/12/2010, 10:12
Mais fotos.
wilson ghetti
23/12/2010, 10:14
Opa....esse tópico vou acompanhar com certeza, me interessa muito trocar meu cambio peugeot por um da S10, aqui na minha região ja adaptaram em Willys porém com motor opala 6 cilindros e reduzida original e com reduzida Toyota, e os jeeps ficaram bom demais para conduzir...agora adaptando com a reduzida auverland mais meu motor VW1.9 TDI...vai ficar bom demais sô...rsrsrs.
Sucesso nessa empreitada.
[ ]'s
Eduardo Tescarollo
23/12/2010, 10:19
Corte da tampa da S-10.
Eduardo Tescarollo
23/12/2010, 10:21
Opa....esse tópico vou acompanhar com certeza, me interessa muito trocar meu cambio peugeot por um da S10, aqui na minha região ja adaptaram em Willys porém com motor opala 6 cilindros e reduzida original e com reduzida Toyota, e os jeeps ficaram bom demais para conduzir...agora adaptando com a reduzida auverland mais meu motor VW1.9 TDI...vai ficar bom demais sô...rsrsrs.
Sucesso nessa empreitada.
[ ]'s
Fala Wilson,
Ainda não fui andar no seu carro, mas pode me aguardar que ainda vou, estou guardando umas latinhas antes, porque tenho certeza que depois de andar vou querer colocar um.
Abs.
wilson ghetti
23/12/2010, 10:27
Será bem vindo...vamos marcar de sabado, aqui no quintal de casa tem umas trilhasinhas "leves" tipo Camel, rsrsrs...mas tem umas lights, hehehe, e depois assamos umas pelancas aqui...rsss e com certeza o Joãoponies vem..e depois vem outros e fazemos um mini encontro...
Documenta tudo dessa adaptação heim...já vou começar a procurar um cambio(qual das S10--2.2 efi ou 2.2mpfi ou 2.4 mpfi)não sei se há diferença de cambios (sou leigo de tudo)..
[ ]'s
Eduardo Tescarollo
23/12/2010, 10:29
Foto da acoplamento.
wilson ghetti
04/01/2011, 14:42
Será bem vindo...vamos marcar de sabado, aqui no quintal de casa tem umas trilhasinhas "leves" tipo Camel, rsrsrs...mas tem umas lights, hehehe, e depois assamos umas pelancas aqui...rsss e com certeza o Joãoponies vem..e depois vem outros e fazemos um mini encontro...
Documenta tudo dessa adaptação heim...já vou começar a procurar um cambio(qual das S10--2.2 efi ou 2.2mpfi ou 2.4 mpfi)não sei se há diferença de cambios (sou leigo de tudo)..
[ ]'s
Grande Eduardo como anda a empreitada??? E aguardo a definição de qual modelo de cambio vc está utilizando....
[ ]'s
Eduardo Tescarollo
04/01/2011, 15:12
Fala Wilson,
Estava de viagem, só agora vi sua pergunta. O cambio que estou usando é o Eaton FSO 1305A, usada na 2.2 a gasolina, o da 2.4 é praticamente igual, tem alguma diferença na caixa seca, a maior diferença é no preço, quanto mais novo mais caro fica.
Abs
wilson ghetti
04/01/2011, 15:27
Opa brigadão pela resposta e como andas a adaptação..está em qual fase...depois me passa os custos das flanges e seu trabalho, rsrsrs...
[']s e um ótimo 2011 para vc e todos os foristas
Eduardo Tescarollo
04/01/2011, 16:16
Só esta faltando cortar o eixo e fazer nova extria. Quando tiver tudo pronto coloco o custo, mas depende muito do preço do cambio, tive sorte e achei um muito barato, tive que trocar alguns rolamento e sicronizados, mas em compensão recuperei a medade do preço do cambio só com a venda da caixa seca e flange de fechamento do cambio, que são aquelas duas primeiras fotos que postei.
Abs
joão k. chikui
04/01/2011, 19:25
Edu, acho que vai ficar canhão, principalmente pq vc usa pneu médio . Caso usasse pneu muito alto , acho que a 5ª ficaria muito longa.
Edu , qdo vier andar no fantasma negro do Guetti , podemos marcar um churras em casa tb.Traga o Minutti.
Eduardo Tescarollo
05/01/2011, 08:35
Edu, acho que vai ficar canhão, principalmente pq vc usa pneu médio . Caso usasse pneu muito alto , acho que a 5ª ficaria muito longa.
Edu , qdo vier andar no fantasma negro do Guetti , podemos marcar um churras em casa tb.Traga o Minutti.
Fala João,
E ai como foi a viagem para a Bahia? Estivemos na Serra da Canastra na ultima semana de 2010 e encontramos com um amigo seu que agora não me recordo o nome, ele tem uma Band curta e nos contou de sua viagem.
Atualmente uso pneus 31, mas penso em colocar um maior, acho que até uns 10% mais longo o superxud deva empurrar, mas já tenho ideia de partir para um VW diesel, porisso qualquer hora vou fazer uma visita para o Wilson, ai marcamos um churras.
Abs
Eduardo Tescarollo
06/01/2011, 09:20
Nova foto, agora com o cambio parcialmente montado para definir aonde será o corte no eixo traseiro. Pelas minha medida será de aproximadamente 190 mm. O cambio ficou com o mesmo tamanho do original.
Eduardo Tescarollo
11/05/2011, 16:22
291490
Mais uma etapa completada, foi feita a extria compativel com a caixa de transferência no eixo da S-10. Este pedaço ao lado foi a sobra do corte de 187mm feito no eixo. O método utilizado para fazer a extria foi Eletroerosão.
luiz carlos franco salles
18/05/2011, 11:06
e quanto ao eixo e relações.
Eduardo Tescarollo
19/05/2011, 08:08
Não vou mudar a relação dos diferenciais.
Fala Eduardo, tudo tranquilo?
Muito bacana sua adaptação, muita pesquisa envolvendo as relações de cambio. Acredito que o resultado será muito bom para quem utiliza motores pequenos sem mexer no diferencial.
abs
luiz carlos franco salles
19/05/2011, 09:10
Pessoal estou procurando uma capota de fibra em qualquer condições, a minha é do tipo militar, estou no Rio e oveiculo ficara na rua por 1/2 periodo.
Eduardo Tescarollo
19/05/2011, 09:35
Fala Eduardo, tudo tranquilo?
Muito bacana sua adaptação, muita pesquisa envolvendo as relações de cambio. Acredito que o resultado será muito bom para quem utiliza motores pequenos sem mexer no diferencial.
abs
Fala Wander, fico pensando este cambio com o TDI e diferencial 4,56, deve ficar o bicho.
Abs
Fala Wander, fico pensando este cambio com o TDI e diferencial 4,56, deve ficar o bicho.
Abs
Pois é Eduardo, dever ficar realmente muito bom, pra não dizer BRUTO. Estou passando um "perrengue" com o meu câmbio. Na volta do encontro, voltei a ter dificuldade para engrenar a segunda. Um colega mecânico abriu e percebeu uma folga no eixo dos garfos que causava o problema. Vou montar novamente e ver o que acontece.
E o projeto do TDI, vai tocar pra frente?
O Celso me emprestou um eixo com relação 4:1 mas ainda não deu para buscar. Talvez ele até ja tenha vendido.
Enfim, é isso, vamos conversando.
abraço
Eduardo Tescarollo
19/05/2011, 13:39
É Wander querer eu quero, mas o valor investido é muito grande, coloquei meu carro a venda, se conseguir pegar um preço justo por ele mais o valor das adaptações parto para outro 4x4, é esperar para ver.
Abs
Eduardo Tescarollo
28/07/2011, 14:14
Opa, consegui terminar o cambio. Agora é só colocar para ver o resultado final.
wilson ghetti
28/07/2011, 16:29
Opa, consegui terminar o cambio. Agora é só colocar para ver o resultado final. Estou aguardando os resultados...hehehehe. abraços.
pau veio
15/01/2014, 18:40
Opa, consegui terminar o cambio. Agora é só colocar para ver o resultado final.
Eduardo boa noite,
Por gentileza qual foi a oficina de usinagem que voce mandou fazer essa flange e qual cortou o eixo. Voce poderia me passar o endereço da usinagem que fez?
Obrigado
fabiano tenorio porreca
16/01/2014, 23:43
Eduardo boa noite,
Por gentileza qual foi a oficina de usinagem que voce mandou fazer essa flange e qual cortou o eixo. Voce poderia me passar o endereço da usinagem que fez?
Obrigado
colega o cambio da ranger da certinho na reduzida do jpx não precisa nem de adaptar e so encaixar e parafusar eu pus447260447261447262 motor e cambio da ranger 3.0 no jpx fica muito bom
pau veio
18/01/2014, 14:51
Valeu pela dica fabiano, mas estou colocando um motor 2.4 no meu jota, e preciso fazer a adaptação do cambio s10 na reduzida do jota msmo....
Caro Fabiano,
Seria possível vc informar qual o modelo e ano desse câmbio da Ranger? Dica muito interessante.
Abs.
fabiano tenorio porreca
22/01/2014, 19:15
Caro Fabiano,
Seria possível vc informar qual o modelo e ano desse câmbio da Ranger? Dica muito interessante.
Abs.
O motor e cambio e da ranger 3.o ano 2007 . a reduzida do jpx da certinho no eixo entalhado e so refurar a chapa e por um retentor por dentro para o olio da reduzida nao vazar.
Eduardo Tescarollo
03/02/2014, 11:44
Eduardo boa noite,
Obrigado
Desculpe amigo, só agora que vi sua pergunta. O usinagem é de um amigo aqui em Itatiba. As medidas não tenho mais, alias eu não cheguei a usar o cambio, vendi meu JPXe o cambio também.
Eu tinha uma tampa traseira do clark 2215 e usei com modelo e fiz o cambio ficar com o mesmo tamanho do original.
Abs.
geraldo dezan
31/03/2014, 20:16
ola eduardo .
uma duvida
tenho um cambio 2215a e um motor de vectra 2.0
existe alguma capa seca ja pronta no mercado que eu possa utilizar ?
GEraldo boa noite você troca a capa seca do cambio por uma da s10 gasolina e o volante do motor por um da s10 p casar a embreagem na cared distribuidora da eaton em sp vendia a traseira do cambio clark. p jpx.
gbpereira
04/12/2014, 23:24
colega o cambio da ranger da certinho na reduzida do jpx não precisa nem de adaptar e so encaixar e parafusar eu pus447260447261447262 motor e cambio da ranger 3.0 no jpx fica muito bom
E possível utilizar o câmbio da ranger 3.0 com um motor AP 1.9 ?
laucio Secco
03/02/2015, 15:41
Para quem tiver interesse em usar um cambio com as 3º marchas mais reduzidas que o cambio Peugeot e Clark original, que mesmo sendo mais reduzido que o Peugeot não considero a relação ideal, vou tentar explicar passo a passo o que fiz até agora, acho que este cambio vai casar com varios motores, AP, GM etc.
Cambio utilizado CL 1305 A Relações: 1º 4.681, 2º 2,442, 3º 1,497, 4º 1,000, 5º 0,805.
1º Foi usinado o eixo original da S10 para ficar no mesmo comprimento do eixo original do clark CL 2215A, a extria tem uma pequena diferença, mais a embreagem fica perfeita.
2º Foi retirado do cambio S10 uma flange e capa seca, e colocado no lugar a caixa seca original do JPX com cambio CL 2215A, refeito somente a furação.
3º Foi feito um corte na tampa traseira no encosto do rolamento e feito uma peça/flange soldada para ficar no mesmo tamanho do cambio original.
4º Ainda não esta pronto, cortaremos o eixo da traseiro da S10 no tamanho devido e fazer a nova extria para aclopar na caixa Auverland.
Vou colocar agumas fotos, não é um serviço muito dificil, o duro e mão de obra para fazer, mas espero que fique bom, pois não vai haver solda nenhuma nos eixos.
OLá amigo , sou novo aq no forum , estive olhando seu trabalho , estou fazendo um parecido , mas preciso desta frente do cambio cl 1305 , será q vc ainda tem ??
Eduardo Tescarollo
19/02/2015, 14:12
OLá amigo , sou novo aq no forum , estive olhando seu trabalho , estou fazendo um parecido , mas preciso desta frente do cambio cl 1305 , será q vc ainda tem ??
Boa tarde, Não tenho, acabei vendendo tudo o que restou e inclusive o cambio depois de pronto.
Att.
pasica20
22/10/2016, 15:59
A Jorda, Minha F75, chegou e também vai ganhar um Cambio 5 marchas EATON 1305, que vai casar com motor Flex 2.4 da S10 que foi adaptado.
pasica20
22/10/2016, 16:16
Sai o 04 marchas Clark 260f e entra o EATON 1305.
pasica20
22/10/2016, 16:33
A Caixa da reduzida também passará por modificação na Engrenagem Intermediaria Reduzida, que será flutuante, com a introdução de um flange rolamentado no lugar da tampa redonda. Isso para não reduzir o comprimento original do eixo entalhado do cambio da S10 e para que a resultante do esforço das engrenagens, quando solicitadas, não aja sobre o eixo e danifique o último rolamento montado no eixo entalhado, dentro do cambio.
pasica20
22/10/2016, 16:56
As próximas etapas são: acabar a usinagem da placa de adaptação, que já foi soldada e que, antes, precisa descansar uns trinta dias, para relaxar as tensões da solda, para depois receber a usinagem que vai eliminar o empenamento ocasionado pela soldagem, a usinagem do contorno, a abertura das furações de fixação da T case e a usinagem do encaixe do rolamento de entrada na Tcase. A reduzida receberá a adaptação do pino chorão especialmente projetado para minimizar a invasão dos rebaixos de encaixe dos rolamentos já que os que conheço comercialmente disponíveis, enfraquecem consideravelmente a região do pé dos dentes da engrenagem de 18 dentes do carretão. Por último, para o lugar da tampa redonda, será usinado o flange para rolamento e preparada a engrenagem intermediária flutuante que será tracionado pelo estriado original do EATON 1305.
A medida que for avançando posto aqui.
Denilsom
31/10/2016, 08:21
A Jorda, Minha F75, chegou e também vai ganhar um Cambio 5 marchas EATON 1305, que vai casar com motor Flex 2.4 da S10 que foi adaptado.
Muita bonita sua F75 aproveito para te convidar para o 7º Encontro nacional de Rural e F75 em são lourenço Mg na data de 12 a 14 de novembro .
pasica20
16/11/2016, 07:34
Muita bonita sua F75 aproveito para te convidar para o 7º Encontro nacional de Rural e F75 em são lourenço Mg na data de 12 a 14 de novembro .
Caro Denilson, Eu havia planejado ir, mas a Jorda esta no cavalete, aguardando a conclusão da adaptação do câmbio 5 marchas.
pasica20
16/11/2016, 08:55
Caro Denilson, Eu havia planejado ir, mas a Jorda esta no cavalete, aguardando a conclusão da adaptação do câmbio 5 marchas.
Obrigado pelo convite.
pasica20
16/11/2016, 09:02
A Jorda, minha F75, vai ganhar um Cambio 5 marchas EATON 1305, que vai casar com motor Flex 2.4 da S10, que já foi adaptado.
Nas fotos as adaptações realizadas na Caixa de Transferência. A Engrenagem flutuante de tração e a Tampa rolamentada, que servirá como mancal da engrenagem flutuante.
Caminhamos agora para a usinagem do Flange da Rabeta do Cambio, para fixar a Caixa de transferência.538984538985538986
pasica20
29/11/2016, 16:48
A Jorda, minha F75, vai ganhar um Cambio 5 marchas 1305, que vai casar com motor Flex 2.4 da S10, que já foi adaptado.
A usinagem do flange da rabeta ficou pronta. Começa agora a fase de ajustes da engrenagem flutuante na TRANSFER CASE.
Nas fotos a usinagem da flange da rabeta e o início dos ajustes da TC
539754539760.5397665397735397535397525397745397845 39787
pasica20
30/11/2016, 17:13
Imagem autocad da Rabeta + TC + Engrenagem flutuante
539859
pasica20
30/11/2016, 23:10
A adaptação de rolamentos cônicos SKF 30205 na engrenagem intermediária da TRANSFER CASE foi feita com a construção de um eixo em aço baixa liga SAE 4340, temperado e revenido e posteriormente retificado.
O rolamento original, baseado no eixo rolamentado com duas carreiras de pinos agulhas, produz, principalmente ao se deteriorar, o ruído típico que dá nome ao eixo; "Pino chorão".
O eixo adaptável está disponível no mercado, mas nem sempre vem fabricado com o material adequado.
Outro detalhe é que os kits disponíveis no mercado não vêm com a luva espaçadora que permite o aperto adequado para travar o conjunto, haja vista que, no caso dos eixos disponíveis no mercado, a porca só pode ser apertada até eliminar a folga do rolamento; isso para não travar o conjunto e não danificar os rolamentos.
No kit que eu fabriquei, a bucha espaçadora (tubo de aço que vai montado entre os rolamentos) está com o comprimento calibrado de maneira a permitir que a folga dos rolamentos seja eliminada, ao mesmo tempo em que a porca pode ser torqueada o suficientemente para travar todo o conjunto "Pino chorão".
Outro detalhe importantíssimo, é a abertura dos alojamentos, que vão abrigar a capa dos rolamentos, na engrenagem intermediária. Por se tratar de material duro (temperado) de difícil usinabilidade, o torneiro deve sujeitar muito bem a engrenagem na placa do torno, além do que precisa centrar muito bem a peça, utilizando relógio comparador, tendo como referência o furo-pista retificado original. Se os alojamentos não forem torneados concentricamente, a vida útil dos rolamentos estará comprometida.
539866539877539868
AnselmoGF
07/03/2017, 14:00
Ola, desculpem minha ignorancia, mas tenho uma caixa e preciso identificar ela, marca, modelo e numero de marchas, se puder me ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/41400-cambio-clark-tabelas-2.html#post2420948