Conectar

Ver Versão Completa : Jipe dourado modificado - ajuda

Fernando Assis
21/12/2010, 11:18
Bom dia turma. Venho aqui pedir ajuda para decifrar uma viatura que vi há dois dias. Estava na casa de meu cunhado e vi um jipe dourado. Desci e conversei com o sujeito que disse que pegou o jipe para receber conta, quer vendê-lo, mas não sabe muitos detalhes técnicos.
É bem modificado! Não tenho muita experiência off Road e entendo menos ainda de jipe, por isso gostaria de ajuda para avaliar se a viatura é interessante ou se é bomba, pois quero uma viatura para trilhas.
Vamos lá:
- Documento consta como FORD JEEP 1982. Motor 96cv (não cita cilindrada), 5 pessoas e tem um número de motor lá. cor dourada. Não consta nota de veículo modificado!
- Usa motor 4.1 injetado que o cara disse ser da silverado (penso que pode ser também de ômega, este mais potente, porem com menos torque em baixa).
- A potência no documento certamente é a do 2.3 OHC Ford, mas talvez o número seja do novo motor. Tem que ver isso pq senão fica canseira transferir aqui em Goiás, pois são motores com grande diferença de potência e cilindrada!
- Câmbio 4 marchas + ré (ao lado da primeira). Será o original do jipe Ford? Se for, agüenta bem esse motor mais potente?
- Tem mais uma alavanca para redução e 4x4
- Suspensão o cara disse que é da S10, sem citar mais detalhes!!
- Não usa feixe de molas nem eixos rígidos! Na traseira tem diferencial, homocinéticas e semi-eixos, lembrando o sistema IRS dos VW (Kombi). Molas e amortecedores. Na dianteira não vi direito
- Carroceria toda modificada
- Frente parece das picapes 4x4 em termos de suspensão, sem eixo rígido, mas não vi direito
- A frente está meio rebaixada, mas parece que tem como dar uma erguida.
- Pneus 31” recapados
- Pedais suspensos
- Freios a disco nas 4 rodas
- Direção hidráulica – achei a relação muito lenta, tipo tem que girar muito o volante para o carro esterçar! Poderia ser uma relação mais direta. Do jeito que está compromete muito a agilidade em manobras simples!
- Tava garoando, dei só uma volta no quarteirão. O carro é bem ágil com o motorzão!
- Bancos em concha San marino
- Sem guincho, capota ou para-choque de impulsão. Parece que não era usado em trilha. O dono atual tava usando ele só pra dar role na cidade!
Vejam as fotos e opinem. Me ajudem a decifrar essa viatura e se ela é algo interessante ou é fria!!

Fernando Assis
21/12/2010, 11:22
Mais fotos. Lembro que todas fotos são do celular, não tão boas!

Marcelo
21/12/2010, 11:35
Fernando,

Mantenha distância desse treco! A menos que você queira uma gaiola ao invés de um Jeep.
De Jeep só o documento, nem o chassis é dele. Parece um chassis de gaiola e pelo visto tem tração só na traseira, por isso a alavanca só de reduzida.

Esse tópico deveria estar na seção de Gaiolas.

[s]

Fernando Assis
21/12/2010, 11:45
Pois é cara, por isso pedi ajuda. Parece gaiola. Só postei aqui porque no documento de gaiola não costuma vir escrito FORD JEEP, de regra no documento de gaiolas consta BUGGY! Mas tá estranho mesmo. Não pude ver direito no dia pq tava chovendo e o cara querendo ir embora!
Anotei o telefone pra ver com mais calma. Mas tá meio estranho mesmo!
Quanto a ser tração traseira, não sei não. Tive impressão de ver uma caixa de transferência com saída do cardã dianteiro do lado do motorista! Mas tinha curiosos em volta e pista molhada, tava chato de ficar abaixando pra ver, por isso peguei fone e vou ver com mais calma depois!

Rodrigo Baratti
21/12/2010, 12:51
Fernando,

Um dia pode ter sido um jeep, mas hj é uma gaiola!
Talvez o pessoal das gaiolas conheça o modelo/fabricante isso se não for "home maide" pede pra mudarem o tópico pra lá.

Precisamos de mais informações sobre esses eixos e suspensão.
Na traseira pela foto tá dificil de ver o que é, parede de kombi, mas o motor é na frente! :pensativo:
A dianteira pela foto da para ver um bandeja "A" bem parecida com as do opala, mas pode até ser 4x4 com algum sistema de pick up (Ranger, S10,....).

Sei não tá meio dificil decifrar por essa fotos.

[]'s

Gustavo de Olliveira
21/12/2010, 14:11
Fernando,
Curiosidade:
Quanto o cara pede na " Bagaça"
descobriu se tem tração dianteira?

Elison
21/12/2010, 15:38
lembrei do Stark

Robertux
21/12/2010, 16:03
Aparentemente só o documento é do Jeep, o restante é gaiola.
96 cv era a potência do OHC a alcool, o a gasolina tinha 90 se não me engano.
O câmbio não é do Jeep, no câmbio 4 marchas do Jeep a ré é no lugar da 5ª e tem que levantar a alavanca e não próximo à 1ª.
A caixa de redução do Jeep tem duas alavancas uma para engatar 4x4 e outra para a reduzida, então provavelmente a caixa de tração também não é do Jeep.
A direção provavelmente é do Maverick, que é quase tão leve quanto a hidraulica mas é seca e tem que dar muitas voltas. Ná época em que foi lançado o Maverick as concessionárias Ford diziam que a direção era semi-hidraulica, uma bobagem, ela era seca, com esferas recirculantes e bem desmultiplicada.
Eu ficaria longe dessa coisa, se comprar talvez você se divirta com ele, mas nunca mais conseguirá vender e se inventarem por aí a tal vistoria que tem aqui em São Paulo, ele fica preso na primeira.

Robertux
21/12/2010, 16:05
lembrei do Stark

Sim, também me lembrou o Stark, tavez seja um protótipo dele.

Dodger
21/12/2010, 17:56
Essa gaiola tá com mecanica de omega, inclusive diferencial, ou tõ errado?

Num vou falar que é bom ou ruim, pq as vezes pode ter até sido muito bem feito e até bem divertido de andar, mas preocupante são os documentos e num vai ter valor de revenda nenhum.

Tem que ver se o numero de chassi bate com o que tá no documento e como tá esse numero lá no chassi e que chassi é esse.
pq as vezes os caras recortam e soldam o numero do chassi original, e se nego desconfiar que foi feito isso dá uma encrenca dos diabo!
Numero de motor é só ver se o numero do motor é o mesmo dos docs.

Leco1974
21/12/2010, 19:13
Será que consegue transferir com todas estas modificações não resgitradas no DETRAN? Bom ver antes de pensar em comprar. Pelo que eu saiba protótipo VAI ser regularizado, tem um projeto sobre isto em Brasília. Na real, se os guardas de trânsito quiserem complicar é guincho na certa. Tem que andar rebocado e com as 4 rodas no ar, se puser uma no chão é guincho, pelo que as autoridades exigem aqui no RS. Mas, afinal, qto na vtr? É a pergunta que não quer calar!!:pipoca::pipoca:

rubensx
21/12/2010, 19:46
Fatos:

1- isso é um grandioso chupacabra, ou seja nào tem absolutamente nada de jeep ali

2- o entre eixos nem sugere um chassis de jeep apenas foi batido o numero de documento e algum despachante bem ágil conseguiu "resolver"

3- o sistema de barras dianteira me lembra algo do jpx, a traseira provavelmente diferencial de omega, tornando uma gaiola de suspensão independente e com entre-eixos maior que do troller provavelmente o chassis seja mesmo de uma S10 ou parecidos

4- isso realmente é uma zica de doc e tudo mais e vistoria alguma passa ele, zica pura...

Agora uma gaiola dessa com motor 4.1 carburado pesado? furadissima, devido a não ser eixo rigido e a estrutura sugere um carro de velocidade, pra rally algo assim derepente um agregado traseiro de l200 com eixo traseiro de l200 seria perfeito... mas... enfim é isso

Dic3
22/12/2010, 09:28
e tá comendo pneus por dentro :mrgreen:

victor massinha
22/12/2010, 10:04
Esquisito...:pensativo:
Mas se tem dinheiro sobrando né? qual mal tem? :mrgreen:

Compre um jeepinho "original" e seja feliz! :concordo:

Fernando Assis
22/12/2010, 10:49
LECO1974: Só compraria se fosse boa, preço justo e mesmo assim só pagaria depois de devidamente vistoriada e transferida para meu nome. Mas pelo visto, nenhuma dessas condições poderá ser satisfeita, hehehe. O cara tinha falado que pegou para receber uma conta de R$ 30 mil, mas não afirmou o preço. Se quiser pedir algo assim, é fora da realidade!

RUBENSX: Realmente tá parecendo bomba. O motor 4.1 é injetado. O pior é que nem para velocidade serve do jeito que está, pois a relação de direção é tão lenta que pra fazer curva em esquina, a velocidade baixa, já é difícil dada a quantidade de voltas que tem que dar no volante!!! Imagina uma curva feita em velocidade, sem chance!!!

DIc3: Realmente, os pneus dianteiros estão bem gastos por dentro!!!

Victor: Não tenho dinheiro sobrando e sou desconfiado por isso pedi ajuda da galera.

A todos: muito grato pelas dicas e ajuda. Parece bomba mesmo. De qq forma, por curiosidade, quando tiver mais tempo vou dar uma volta, levar ao mecânico e fotografar. Se for 4x4, o cara fizer preço bem barato e só pagar depois de devidamente vistoriado e transferido, dá pra pensar. Se tiver devidamente transferido e no documento constando o numero de motor, chassi, etc, tudo certinho, acho que os puliça não encrencam, especialmente se colocar uns logos ford. A maioria dos puliça deve desconhecer jeep ford. Se o cara quiser rolo no meu baja, talvez role. Mas sinceramente, acho difícil satisfazer todas essas condições. Acho melhor mudar os planos!