Ver Versão Completa : Fumaça motor troller
chuvinho4x4
21/12/2010, 10:43
Amigos, de um tempo pra ca ando percebendo uma fumaça estranha no motor do meu troller 2002...Quando arranco com ele faz aquela fumaçeira que é normal pois abomba esta aberta, a medida que o giro do motor sobe ela para...ate ai tudo bem, so que de um tempo pra ca, quando o giro chega la por volta dos 3000RPM percebo que ta saido uma fumaça preta pelo cano, nao é tao densa quanto a que sai quando arranco, mas c percebe que tem fumaça....alguem tem uma ideia do que pod c? Bomba...bico...motor...cabeçote....????
Martinelle
21/12/2010, 16:09
Amigos, de um tempo pra ca ando percebendo uma fumaça estranha no motor do meu troller 2002...Quando arranco com ele faz aquela fumaçeira que é normal pois abomba esta aberta, a medida que o giro do motor sobe ela para...ate ai tudo bem, so que de um tempo pra ca, quando o giro chega la por volta dos 3000RPM percebo que ta saido uma fumaça preta pelo cano, nao é tao densa quanto a que sai quando arranco, mas c percebe que tem fumaça....alguem tem uma ideia do que pod c? Bomba...bico...motor...cabeçote....????
caro chuvinho4x4,
se você não alterou a configuração do motor denovo, deve ser filtro de combustível. troller com motor Bulido(como falamos aqui no RN). procure trocar os filtros e veja a diferença!!! Particularmente troco todos os filtros na metade do tempo necessário para evitar problemas. mês passado o meu tava com muito excesso(fumaça) e após a troca do Filtro de Combustível normalisou... portando antes de mexer no motor... tenta ver os filtros(ar, combustível, óleo)
chuvinho4x4
21/12/2010, 17:55
Valeu pela dica, mas acho que nao é filtro nao, pq troquei eles a pouco tempo, mas vo troca de novo...vai q é filtro ruim!!!! VLW
lobo_offroad
22/12/2010, 10:19
Chuvinho,
Fumaça preta é queima ruim.
Vc tem drenado a água do filtro? eu dreno toda a semana e sai água pra karilho. O diesel que nós usamos é uma merda.
Tenho colocado o aditivo Techron. Ele melhora a queima e reduz a emissão de fumaça.
A diferença é bem sensível, principalmente na partida.
A quem diga que melhora eté o consumo, mas isso ainda não pude comprovar.
chuvinho4x4
22/12/2010, 10:56
Lobo...te confesso q tentei faze isso uma vez ...e depis nunka mais ....final de semana vou trocar o filtro do diesel para ver c melhora..o que acho estranho é que essa fumaça preta aparece so la nos 3000RPM...mas valeu a dica!!!
lobo_offroad
22/12/2010, 12:51
Po chuvinho,
Cuidado com esse negócio de água no filtro pois pode ferrar tua bomba injetora. enferruja tudo mesmo. O tempo que vc perde drenando toda a semana pode te economizar umas 5 mil latinhas em um momento inoportuno. ë só tirar a tampinha de rosca por baixo do filtro. Não dá nem 5 minutos.
Vc faz parte o Troller Clube? O pessoal tava falando sobre esse lance da fumaça esses dias.
Vou ver lá pra vc.
Olá amigo. Olha, eu entrei no site da MWM e lá tem um manual de operação para motor MWM SPRINT e neste manual tem uma lista para diagnóstico. É muito útil, esperimente. Pode ajudar até o mecânico que lhe atende. De qualquer forma, a própria MWM recomenda limpeza de bicos a cada 45000 Km e testar bomba a cada 15000 km. Válvula a cada 15000 a 20000 km. Ou seja, depemdendo da última revisão, já pode ser a hora da próxiam.
Abraços.
zenzen 4x4
22/12/2010, 17:53
Uma SW4 93 que eu tinha,apresentava o mesmo problema,resolvi trocando o filtro de AR,difícilmente é filtro de díesel.Trabalhei anos com SCANIA,cada vez que aumentava a fumaça,ia direto no filtro de AR,é só trocar e está resolvido o problema, a menos que todo o sistema de alimentação esteja comprometido(bomba desregulada,bicos sujos Etc.)
Valeu pela dica, mas acho que nao é filtro nao, pq troquei eles a pouco tempo, mas vo troca de novo...vai q é filtro ruim!!!! VLW
Aqui em Brasília, tenho contato com uma grande distribuidora de peças originais e o gerente geral e um grande amigo. Ele me recomendou utilizar apenas filtros originais MWM ou MANN (combustível e óleo) e o filtro de ar somente das marcas MANN ou MAHLE. Me recomendou não colocar nenhum outro. Outras marcas podem variar a micra porosa do filtro.
Acho que é problema de queima como o amigo acima mencionou.
...e não confie no diesel brasileiro!
chuvinho4x4
23/12/2010, 08:32
Amigos...filtro nao é...troquei e continua a mesma coisa...segunda feira ele vai pra oficina pra dar uma olhada nos bicos...quando tiver pronto posto o resultado pra vcs!!!
chuvinho4x4
03/02/2011, 10:13
O jipe voltou da oficina a alguns dias...os bicos injetores foram condenados...mandei trocar e coloquei os originais Bosch....o jipe melhorou bastante, ta com mais retomada e a partida ficou mais facil e o consumo melhorou um poko, mas a fumaça em alta rotação continua...qual sera o problama afinal.....bomba injetora????cabeçote????to começando a me preocupado....alguem tem uma dika!!!
Patolino
07/02/2011, 20:03
O meu estava com os mesmos sintomas, com o agravante de em SP ter que passar na vistoria, após várias oficinas, foi detectado que o problema era realmente a BI. :putz:
Gastei uma graninha para fazer a BI, mas o carro ficou como novo...
Como estava chegando perto dos 100k e o manual dizia que seria necessário a revisão da BI, ficou tudo redondo...
chuvinho4x4
08/02/2011, 12:21
Patolino, é exatamente o que estou fazendo agora, apos a troca dos bicos injetores percebi q o jipe estava apagando sozinho quando quente....e o mec. me confirmou que o problema era a bomba injetora que estava sem pressao....sabado vou pegar o jipe e posto o resultado....VLW
chuvinho4x4
24/02/2011, 11:08
problema resolvido...tive q trocar a bomba injetora pois a mesma foi totalmente condenada...custou a fortuna de R$2200,00....mas resolveu o problema...VLW
Aproveitando o tópico...alguém tem idéia de quanto fica a revisão da BI. O meu Troler já esta com 100k e tá na hora da revisão.
[]s
chuvinho4x4
25/02/2011, 10:32
revisao da bomba injetora na autorizada BOSCH sai de R$800,00 a R$1200...faço o quanto antes...a minha eu eperei demais e acabei me ferrando....VLW
Sylvio Ribeiro
08/03/2011, 11:30
caros amigos do Forum
Tive uma Pajero full que apresentou muita fumaça no escapamento, apos 100 mil Km de uso. Troquei filtros, revisei bomba de diesel, troquei bicos injetores e nada. Um dia, levei o carro para uma oficina e mandei abrir a tampa do carter do motor pois nunca tinha feito isto:). Tinha uma borra preta no fundo da tampa e que logo mais iria entupir o "pescador", tubo que leva o oleo do motor do fundo do carter para lubrificar as partes altas. Apos a limpeza, houve uma melhora significativa no rendimento do motor e a fumaça sumiu.