PDA

Ver Versão Completa : Ar Condicionado não gela



Marquinhoss
21/12/2010, 10:35
Olá galera, tenho uma ranger 2000 CD 4x4
faz poucos dias que o ar não está gelando, as vezes fica ligando e desligando o compreensor (tec, tec), não levei em lugar nenhum ainda pra ver isso...
será que falta gas?
pois as vezes dou umas aceleradas e sai um pouco de ar fresquinho, ai o compreensor funciona normal...
se alguem já passou por isso me de uma luz hehehe

aguardo resposta

valeu :concordo:

Edintruder
21/12/2010, 11:04
gas! tem que inve$tir....

Imperador!
21/12/2010, 11:22
gas! tem que inve$tir....
Se o compressor fica ligando e desligando e se fossse um motor com injeção eletrônica, o problema estaria no motor de passo, que controla a aceleração do motor em marcha lenta.
Mas não conheço o funcionamento das Ranger mecânicas.

A sua Ranger não está com aceleração baixa demais? Ou a aceleração fica oscilando?

Provável que tenha que gastar com gás também.

Se eu não me engano, quando o magnético do compressor fica ruim também causa esse tipo de defeito.

NGDaniel
21/12/2010, 11:29
Isso é gás....

uns 40 mangos e vc completa isso e fica tranquilo 8-)

Marquinhoss
21/12/2010, 16:34
bom ela não está com a aceleração baixa e nem fica oscilando, só quando o compreensor liga baixa a rotação, minima coisa...
as vezes quando dou umas aceleradas parace que o AC funciona, mas não fica geladão
fica fresquinho...
aqui é R$ 150 pra por o gas

valeu pelas respostas, vou verificar, quando descobrir o problema posto aqui

valeuu

Carlos A. C. Azevedo
21/12/2010, 23:41
bom ela não está com a aceleração baixa e nem fica oscilando, só quando o compreensor liga baixa a rotação, minima coisa...
as vezes quando dou umas aceleradas parace que o AC funciona, mas não fica geladão
fica fresquinho...
aqui é R$ 150 pra por o gas

valeu pelas respostas, vou verificar, quando descobrir o problema posto aqui

valeuu

Cara, 3 coisas, a embreagem magnetica com "mal contati" ou desajustada, falta de gás, também que pode ter vazado pelo selo do compressor, e talvez possa ter algum vazamento na tubulação... ai ja o dindim vai chiar... mas nada que te leve a vender o carro pra consertar isso...( ou vai??:mrgreen::mrgreen: brincadeira hehehe)
Boa sorte

eduardo1968
21/12/2010, 23:51
Não te assusta que só vai sair caro se tiver que trocar o compressor. As outras causas te darão um custo em torno de R$ 200 pra arrumar.
Boa sorte

Eduardo

NGDaniel
22/12/2010, 07:46
Dá ultima vez que completei o ar ficou em 40 mangos, mas era uma completadinha de nada..

Cuidado com essas oficinas de AC.. pra condenarem o compressor nao custa nada... analise bem as possibilidades antes de sair condenando as coisas.

abs

opala66joao@hotmail.com
22/12/2010, 07:48
Aproveitando o tópico,se eu for instalar ar na minha F-1000,qual modelo colocar? Pelo menos o painel original do ar eu encontrei,agora preciso adaptar de outro modelo o que falta.

Juballa
22/12/2010, 09:01
Com o conhecimento que tenho na área e em relação a sua descrição, é vazamento, se voçê passou o inverno sem usar o ar, aí pode ter certeza, isso ocorre porque as vedações das mangueiras são com o'ring ( anel de borracha ), assim como o selo de vedação do compressor. O óleo que circula junto com o gás é responsável por manter as vedações lubrificadas, evitando o ressecamento das mesmas, posso te dar algumas dicas para localizar o vazamento, porém voçê vai ter que levar na oficina. :cry:

Procure por manchas de óleo no compressor, nas conexões das mangueiras que saem do compressor, no condensador, no filtro secador, nos engates rápidos ( ou conexões de 1/4 caso seja R-12 ).
Como o óleo circula com o gás, ele mancha o local do vazamento, facilitando a localização.
O vazamento pode ser no evaporador ou em conexões que ficam dentro do carro, se tiver gás e vazar dentro do carro vai dar um cheirinho característico da mistura gás/óleo.
Como voçê falou que o compressor liga e desliga, não deve ter mais gás no sistema ( ou muito pouco ), pode reparar que quando ele liga, o ruído é diferente do habitual, isso por trabalha sem gás.
O compressor desliga por baixa pressão ( pouco gás refrigerante ).

Resumindo quero te passar idéia do gasto :putz::

Vazamento fácil de achar e sanar + carga de gás +/- R$ 100,00

Vazamento que necessite uso de detector de vazamento e ( ou ) contraste e longas horas de mão de obra +/- R$ 200,00 a 350,00

Selo do compressor + carga de gás +/- R$ 350,00

Os valores acima citados são praticados por bons profissionais de Blumenau e região ( que não é o meu caso )!

Informe depois o que aconteceu!

Aquele abraço!
Juballa,
__________________________________________________
Troller 08 chipado e mais nada - Um dia eu chego lá!!!!

Marquinhoss
22/12/2010, 10:53
bom, vender o carro não vou vender...
tenho que arrumar isso logo, pois agora no verão é brabo não ter o AC
se eu falar que até no inverno uso o AC vcs vão acreditar? rsrs
é serio, até minha mulher fica reclamando que ta frio e eu com o AC ligado
pois o ar quente nem funciona, nem sei se foi desligado...
vou verificar essas coisas que vc falou Juballa, e de que bairro você é?
vai que somos vizinhos hehe

valeu

Juballa
22/12/2010, 11:12
Agora que eu vi q vc é de Blu, nem tinha reparado, moro na velha, pertinho da Vila Germânica, trabalho no ramo de refrigeração, más não automotivo, na Braun Representações, do grupo Reconfrio.
Boa sorte na manutenção R$R$R$R$!!!

Marquinhoss
22/12/2010, 14:23
hehehe beleza, moro no salto do norte :)

valeu

Carlos A. C. Azevedo
23/12/2010, 00:00
Ah, é não liga mais o ar condicionado até levar pra resolver, por que se ele trabalhar sem gas, vai trabalhar em vácuo, e isso vai faazer ele jogar todo o oleo pro sistema, e não irá retornar... e assim o compressor vai se fufu..

Edintruder
23/12/2010, 00:09
Sem gás o compressor não entra. Não tem problema nenhum. Usa normalmente, porém não vai gelar pois sem pressão o sistema não funciona.

Lima5.3
23/12/2010, 12:46
hehehe beleza, moro no salto do norte :)

valeu

Bom dia Marquinhos,

Vc já verificou se a correia esta em bom estado? Pois se a correia estiver patinando o compressor sofre a consequência de mal funcionamento.
Dá uma verificada! quem sabe, vc gasta menos.

Att. Lima.

Imperador!
23/12/2010, 17:12
Bom dia Marquinhos,

Vc já verificou se a correia esta em bom estado? Pois se a correia estiver patinando o compressor sofre a consequência de mal funcionamento.
Dá uma verificada! quem sabe, vc gasta menos.

Att. Lima.
A correia não desliza se estiver velha. Ela parte logo.

Pode acontecer da correia estar fouxa no compressor e isso pode causar problema. Mas aí é só verificar os esticadores.

Mas eu não acho que este é o problema do cara.

Carlos A. C. Azevedo
23/12/2010, 20:58
Sem gás o compressor não entra. Não tem problema nenhum. Usa normalmente, porém não vai gelar pois sem pressão o sistema não funciona.

Na verdade ele liga sim, só que fica entrando e saindo... e assim ele começa a jogar o oleo todinho pro sistema, trabalha seco e se fode...

Marquinhoss
25/12/2010, 20:12
bom hoje aqui tava meio nublado e o AC funcionou mas não deu aquela gelada...
verifiquei nas conexões e não tem nenhum "vazamento" deve ta sem gás mesmo...
pois agora ta indo normal o compreensor, deve ta com pouco gas

valeu

Carlos A. C. Azevedo
25/12/2010, 23:28
bom hoje aqui tava meio nublado e o AC funcionou mas não deu aquela gelada...
verifiquei nas conexões e não tem nenhum "vazamento" deve ta sem gás mesmo...
pois agora ta indo normal o compreensor, deve ta com pouco gas

valeu

Olha, desculpa, mas eu vou falar pela ultima vez, entenda como quiser, mas é na boa... se tu ta afim mesmo de quebrar teu compressor e gastar uma ponta bacana pra ajeitar tudo, vai em frente. Mas se voce ta afim de dalhe uma econimizada bacana.. leva logo esse cara ai numa oficina pra resolver essa parada ae.. por que mesmo se for carga de gás baixa.. ele vai gelar pouco, mas isso não é o pior, o pior é que com pouco gás, o óleo se mistura quente com o gás(dentro do compressor), mas quando ele resfria lá dentro do evaporador(dentro do carro) ele se desprende e volta só o gas pro compressor, ou seja ele trabalha seco até se fuder tudinho lá dentro... então... ja sabes o resto...

Marquinhoss
26/12/2010, 21:45
beleza, vou dar uma carga de gas e nem vou ligar mas ele, até dar a carga...
mas acho que só ano que vem hehe

valeu

Alagoano
28/12/2010, 20:07
Boa noite pessoal,

Bom, aconteceu algo estranho com o ar condicionado da nossa nova viatura. O modelo é uma Ranger LTD 2010 com 12000km, ocorre que no último domingo fiz uma curta viagem, e na ida, o ac estava na velocidade 2 e fechado para o ar de fora....depois de uns 30 min de viagem comecei a notar que o ambiente estava esquentando, pus a mão na saída de ar central e notei que apesar do ar continuar saindo gelado....saia muito pouco, como se algo tivesse prejudicando a circulação de ar dentro do sistema.

Coloquei na velocidade 3 e nada....só o barulho aumentou, mas a quantida de ar expelido era a mesma....achei muito estranho e fiquei muito puto ao mesmo tempo pq o termômetro marcaba 32º do lado de fora. Resultato, tive que desligar o ac e abrir os vidros, vez que a quantidade de ar expelida no ambiente não estava dando conta....

Chegando lá, fomos à praia e a viatura permaneceu parada e desligada por mais ou menos 3 horas.

Na volta, liguei a viatura e liguei o ac, tudo Ok, velocidade 2 na posição do ar fechado pra fora....uma beleza, funcionando perfeitamente...ambiente frio e confortável...

Pois bem....com meia hora de viagem, aconteceu a mesma coisa, nossa....eu fiquei mais puto ainda, pq foi debaixo de um sol infernal às 13h....desliguei o ac e abri os vidros. Após 1h com o ac desligado, já chegando pertinho de casa, resolvi ligar novamente o ac pra ver no que dava....funcionou perfeitamente!! Não consegui achar explicação....alguém já passou por algo parecido??

Pow, passei 4 anos com uma Ranger 2004 e a única coisa que fiz nesse tempo foi uma carga de gas....mas nada, sempre funcionou perfeitamente!!

Abs!!

NGDaniel
28/12/2010, 20:45
Boa noite pessoal,

Bom, aconteceu algo estranho com o ar condicionado da nossa nova viatura. O modelo é uma Ranger LTD 2010 com 12000km, ocorre que no último domingo fiz uma curta viagem, e na ida, o ac estava na velocidade 2 e fechado para o ar de fora....depois de uns 30 min de viagem comecei a notar que o ambiente estava esquentando, pus a mão na saída de ar central e notei que apesar do ar continuar saindo gelado....saia muito pouco, como se algo tivesse prejudicando a circulação de ar dentro do sistema.

Coloquei na velocidade 3 e nada....só o barulho aumentou, mas a quantida de ar expelido era a mesma....achei muito estranho e fiquei muito puto ao mesmo tempo pq o termômetro marcaba 32º do lado de fora. Resultato, tive que desligar o ac e abrir os vidros, vez que a quantidade de ar expelida no ambiente não estava dando conta....

Chegando lá, fomos à praia e a viatura permaneceu parada e desligada por mais ou menos 3 horas.

Na volta, liguei a viatura e liguei o ac, tudo Ok, velocidade 2 na posição do ar fechado pra fora....uma beleza, funcionando perfeitamente...ambiente frio e confortável...

Pois bem....com meia hora de viagem, aconteceu a mesma coisa, nossa....eu fiquei mais puto ainda, pq foi debaixo de um sol infernal às 13h....desliguei o ac e abri os vidros. Após 1h com o ac desligado, já chegando pertinho de casa, resolvi ligar novamente o ac pra ver no que dava....funcionou perfeitamente!! Não consegui achar explicação....alguém já passou por algo parecido??

Pow, passei 4 anos com uma Ranger 2004 e a única coisa que fiz nesse tempo foi uma carga de gas....mas nada, sempre funcionou perfeitamente!!

Abs!!


Isso acontece de vez em quando com a minha depois que coloquei uma ventiunha eletronica no radiador do ac...

é um CONGELAMENTO DOS CANOS DO AC.. pode verificar, quando acontecer isso vc poe o ventilador na posição que sai ar e nao liga o compressor, a primeira para a esquerda partindo do OFF, com o ventilador ligado no maximo.. por 1 minuto, o ar ainda sai gelado e descongela os canos dai vc liga novamente o AC e voltará ao normal..

Mas no seu caso, como é viatura NOVA acho que pode ser algum bug, pq na minha passou a acontecer depois da gabiarra, hehe..... é bom vc ir na ccs reclamar..

Abs,

Carlos A. C. Azevedo
28/12/2010, 21:53
Isso acontece de vez em quando com a minha depois que coloquei uma ventiunha eletronica no radiador do ac...

é um CONGELAMENTO DOS CANOS DO AC.. pode verificar, quando acontecer isso vc poe o ventilador na posição que sai ar e nao liga o compressor, a primeira para a esquerda partindo do OFF, com o ventilador ligado no maximo.. por 1 minuto, o ar ainda sai gelado e descongela os canos dai vc liga novamente o AC e voltará ao normal..

Mas no seu caso, como é viatura NOVA acho que pode ser algum bug, pq na minha passou a acontecer depois da gabiarra, hehe..... é bom vc ir na ccs reclamar..

Abs,

Putz congelamento? isso é bastante improvavel, pois alem da temperatura de evaporação é positiva, nem com o ar 100000% umido poderá ocorrer, mas pelo que tudo indica é sim um entupimento nos dutos, mas de que???:pensativo:

Thiago Macedo
28/12/2010, 22:24
Essa semana eu na estrada com o Fit fez algo parecido. O ar parou de gelar do nada durante a volta... um calor infernal e só entrava vento quente. Levei na concessionária e diagnosticaram embreagem e bobina do compressor. Nem sabia da existencia dessas peças.

As peças com recarga dava quase 1300 e o compressor novo dava 1500... nenhum a pronta entrega, só pro ano que vem. Fui no ferro velho, achei um Fit com PT e comprei o compressor por 700, mais 100 conto pra instalar e a carga de gas numa oficina de ar condicionado aqui da cidade (tava lotada).

Mas tinha gas no sistema e o compressor que não tava armando mais. Ninguém falou o que poderia ter ocasionado o dano nessas peças.

Obs: o mecânico investigou o problema, pra evitar condenar o compressor. Ficou indignado com o preço das peças, que era quase o compressor novo. Por isso eu gosto de manter um bom relacionamento com a concessionária.

Alagoano
29/12/2010, 01:00
é um CONGELAMENTO DOS CANOS DO AC.. pode verificar, quando acontecer isso vc poe o ventilador na posição que sai ar e nao liga o compressor, a primeira para a esquerda partindo do OFF, com o ventilador ligado no maximo.. por 1 minuto, o ar ainda sai gelado e descongela os canos dai vc liga novamente o AC e voltará ao normal..
Mas no seu caso, como é viatura NOVA acho que pode ser algum bug, pq na minha passou a acontecer depois da gabiarra, hehe..... é bom vc ir na ccs reclamar..
Abs,

Fala Daniel!!

Cara, fiquei intrigado agora....meu pai passou hj na ccs e relatou o problema....num é que o responsável disse a mesma coisa q vc!!! Pow, não hora eu não acreditei....pq passamos 4 anos com uma Ranger 2004 e nunca tinha acontecido isso....os aparelhos de ac são diferentes na 2.8 e 3.0??

Então quer dizer que colocando na opção "ventilador" por 1 min na velocidade máxima, resolvo o problema?? Então deve ser isso mesmo....q depois de um tempo parado o ac funcionou....:pensativo:

Agora off topic:

Cara, depois de 4 anos numa 2.8 estou me adequando ao NGD 3.0. O motor é o bicho, sem comentários......muito elástico e a relação de marchas ainda é mais longa que na 2.8...pow, ele só aceita a 5ª depois dos 100km/h...

Uma coisa q percebi é q o 2.8 puxa mais q o 3.0 de início....o giro sobe mais rápido, no 3.0, quando piso no acelerador, ele demora um pouco a perceber...num sei se é por causa da eletrônica...Mas quando o turbo entra, o bicho dispara....mas de forma bem linear, parece motor a gasolina.

Mas é outra viatura, a DH é bem mais leve...motor...suspesão...completamente diferentes....Como tá o seu consumo? A sua é chipada?w

Abs!!

NGDaniel
29/12/2010, 08:55
Fala Daniel!!

Cara, fiquei intrigado agora....meu pai passou hj na ccs e relatou o problema....num é que o responsável disse a mesma coisa q vc!!! Pow, não hora eu não acreditei....pq passamos 4 anos com uma Ranger 2004 e nunca tinha acontecido isso....os aparelhos de ac são diferentes na 2.8 e 3.0??

Então quer dizer que colocando na opção "ventilador" por 1 min na velocidade máxima, resolvo o problema?? Então deve ser isso mesmo....q depois de um tempo parado o ac funcionou....:pensativo:

Agora off topic:

Cara, depois de 4 anos numa 2.8 estou me adequando ao NGD 3.0. O motor é o bicho, sem comentários......muito elástico e a relação de marchas ainda é mais longa que na 2.8...pow, ele só aceita a 5ª depois dos 100km/h...

Uma coisa q percebi é q o 2.8 puxa mais q o 3.0 de início....o giro sobe mais rápido, no 3.0, quando piso no acelerador, ele demora um pouco a perceber...num sei se é por causa da eletrônica...Mas quando o turbo entra, o bicho dispara....mas de forma bem linear, parece motor a gasolina.

Mas é outra viatura, a DH é bem mais leve...motor...suspesão...completamente diferentes....Como tá o seu consumo? A sua é chipada?w

Abs!!


heheh, é isso ai.. é estranho mas é isso mesmo...

Eu acho que essa diferença do 2.8 e 3.0 é a TURBINA.. a da 3.0 demora mais a entrar, mas quando entra sai de perto.. heheh.. é engraçado isso pq quando vejo as japas(mit e hilux) andando a turbina ja assovia com pressao total nos primeiros segundos de aceleração, coisa que so ouvimos na ranger quando atinge a pressão maxima no manometro..

O meu consumo na cidade nao da pra tomar muito de base, minha cidade nao tem vias expressas (cidade de anda e para, semafaros a cada esquina e etc) e no caminho de casa pro trabalho ela sequer entra na temperatura ideial, ou seja, ando muito com ela fria... por isso varia DDDD+++

Mas faz mais ou menos assim:

Cidade com ar, bebe bem.. deve fazer entre 5.5 a 6.5

Cidade sem ar, entre faz 7-8

Estrada, faz de 11,5 - 12 pra cima, dependendo do pé, ar ja nao influencia pouco..


abs,

Alagoano
29/12/2010, 09:59
Valeu Daniel!

Cara, na cidade o CB ta marcando 9,5km/l e já chegou em 10km/l (a maior parte do tempo com ac ligado), ainda não marquei na bomba. Na estrada ainda não marquei, mas já ouvi forista aqui dizer que conseguiu 14...15km/l rodando entre 90-100km/h...o problema é conseguir manter essa velocidade, pq depois de jogar a 5ª é difícil mantê-la abaixo dos 120km/h....que diferença, a 2.8 acima dos 120km/h já estava gritando, o 3.0 é muito elástico...

Abs!!

NGDaniel
29/12/2010, 10:30
Valeu Daniel!

Cara, na cidade o CB ta marcando 9,5km/l e já chegou em 10km/l (a maior parte do tempo com ac ligado), ainda não marquei na bomba. Na estrada ainda não marquei, mas já ouvi forista aqui dizer que conseguiu 14...15km/l rodando entre 90-100km/h...o problema é conseguir manter essa velocidade, pq depois de jogar a 5ª é difícil mantê-la abaixo dos 120km/h....que diferença, a 2.8 acima dos 120km/h já estava gritando, o 3.0 é muito elástico...

Abs!!



É isso mesmo Alagoano.. como disse, minha media em cidade é meio fora de base.. na estrada, NO MINIMO é aquilo (11,5-12), mas se andar a 90-100, dependendo da estrada, chega fácil nos 14...

A tua, por ser 0 novinha, então, nem se fala.. heheh... é sóAlegria :dance:

abraços..

MarcioBahia
03/01/2011, 16:09
Pessoal,

Já havia notado uma perda de eficiência no ar quando parava em congestionamentos, melhorando quando acelerava o motor ou ganhava velocidade. Concluí que uma possível causa seria a refrigeração do condensador deficiente (ela não tem aquela ventoinha exclusiva do condensador do ar, como em carros menores).

Neste feriado, liguei o ar da minha Ranger (XLT 08 3.0) pela manhã e estava funcionando um pouco mais fraco. Foi perdendo eficiência e parou de vez de gelar. Desliguei-o e liguei após uns 40 min. Senti um leve cheiro de "queimado" entrando pela gabine e desliguei logo. Quando finalizei o percurso uma hora depois, abri o capô e liguei novamente o ar. O cheiro de queimado vinha da polia do compressor. Estou suspeitando da embreagem do compressor do ar. Detalhe: na segunda tentativa, já estava em uma estrada de barro.

Alguém já passou por algo semelhante? Quarta levarei em um mecânico e até lá o carro ficará parado.

Obrigado e um feliz 2011 a todos e família!

Marquinhoss
14/01/2011, 10:21
eai galera, voltando aqui pra dar informações...
antes de levar na oficina verifiquei tudo e...
acho que encontrei o problema, ali no compreensor no AC ali na polia que fica +/- uns 4 segundos ligada e desliga, as vezes ela não vai, bati com uma chave de fenda ali ela começou a funcionar e o AC começou a funcionar normal, as vezes ela para e não vai mais, ai dou uma batidinha e ela vai de novo...
alguem sabe oq pode ser? mal contato?
to afim de tirar aquela polia fora, mas ao mesmo tempo fico meio cabreiro de saltar as peças fora, ou é tranquilo? queria saber se alguem já abriu, queria ver se alguem sabe se aquelas peças tem pressão.
Aguardo resposta valeu :)

Marquinhoss
04/03/2011, 09:35
problema resolvido, tava com falta de gás e tinha uma valvula estragada...

obrigado a todos pelas dicas :)

valeu

Nava
05/03/2011, 09:53
Alguem ja adaptou botão auxiliar par aligar o AC?

Digo isso pq o meu ta com defeito e desliguei o cabo do compressor e é uma beleza poder jogar no parabrisas o ar gelado de curitiba sem congelar com o AC ligado, principalmente em dias de chuva.

Com o botão auxiliar temos todas as posições do controle de ar....ou algum outro botão Ford que adicionasse essas funções ne...seria bom.

As novas rangers são iguais? 2005 pra frente?

Imperador!
05/03/2011, 12:17
Alguem ja adaptou botão auxiliar par aligar o AC?

Digo isso pq o meu ta com defeito e desliguei o cabo do compressor e é uma beleza poder jogar no parabrisas o ar gelado de curitiba sem congelar com o AC ligado, principalmente em dias de chuva.

Com o botão auxiliar temos todas as posições do controle de ar....ou algum outro botão Ford que adicionasse essas funções ne...seria bom.

As novas rangers são iguais? 2005 pra frente?
Eu não entendi muito bem, dá pra explicar melhor?

Carlos A. C. Azevedo
05/03/2011, 21:16
Alguem ja adaptou botão auxiliar par aligar o AC?

Digo isso pq o meu ta com defeito e desliguei o cabo do compressor e é uma beleza poder jogar no parabrisas o ar gelado de curitiba sem congelar com o AC ligado, principalmente em dias de chuva.

Com o botão auxiliar temos todas as posições do controle de ar....ou algum outro botão Ford que adicionasse essas funções ne...seria bom.

As novas rangers são iguais? 2005 pra frente?

Rapaiz, que enrolada é essa? voce está falando de deixar apenas o compressor desligado, mas o ventilador ligado? ou é o botão seletor de posição dus ventu:mrgreen::mrgreen:???:pensativo::pensativo::p ensativo: