PDA

Ver Versão Completa : Motor 1.600 fumando na gaiola!!!



Edner Zirbes
21/12/2010, 10:23
Buenas pessoal!

Agora sim, surgiu um problema que me vai me dar dor de cabeça :putz:
O motor da gaiola (1600 a ar) tá fumaceando fora do normal e a vela do 2º cilindro tá sujando legal... começou a um mês mais ou menos...
Alguém sabe me dizer qual poderia ser o motivo? E qual a solução?
Antes de alguém dar a idéia de substituir o motor por um AP, já vou adiantando que nunca senti falta de motor e nunca parei na trilha por motor não aguentar. Além do que não quero investir em adaptações neste momento.

Um quebra costela a todos que puderem dar alguma opinião!

BrunoHolz
21/12/2010, 10:59
poem um AP, kkkkkkkk

Abraç[]´s

Edner Zirbes
21/12/2010, 11:22
poem um AP, kkkkkkkk

Abraç[]´s
Buenas Bruno!

Putz,rs,rs,rs Se tu soubesse o q tem de cara quebrando caixa por aqui com esses AP cara...

Um quebra costela e valeu pela sugestão criativa,he,he

chuck
21/12/2010, 11:54
Edner , pode ter soltado a trava do 2º pistão e ela está arranhando a camisa , o óleo ta passando pelos anéis e enxarcando a vela , mas seria bem grave andar assim com ela rsrs
Pode ter também virado os anéis e conforme o cilindro se acomoda também se ovaliza levemente , com isso a vedação do óleo tbm é comprometida , em resumo só desmontando mesmo hehe :concordo:

Ah e não ponha motor ap se não quiser quebrar caixa e o chifrão do chassi
Abs

mali9ski
21/12/2010, 12:00
Buenas pessoal!

Agora sim, surgiu um problema que me vai me dar dor de cabeça :putz:
O motor da gaiola (1600 a ar) tá fumaceando fora do normal e a vela do 2º cilindro tá sujando legal... começou a um mês mais ou menos...
Alguém sabe me dizer qual poderia ser o motivo? E qual a solução?
Antes de alguém dar a idéia de substituir o motor por um AP, já vou adiantando que nunca senti falta de motor e nunca parei na trilha por motor não aguentar. Além do que não quero investir em adaptações neste momento.

Um quebra costela a todos que puderem dar alguma opinião!


bom amigo esse motor e valente mas em trilhas tem um problema grave
aquecimento enxe de barro nas camisas e não refrigera ai ai vai os aneis pro saco


eu aconselharia a fazer uma troca de aneis antes que piore e barato e rapido 5min o motor ta no chão e aberto


o aquecimento tem cura mas tem que gastar um pouco por isso tem gente que diz que ap é mais duravel

uma solução rapida e não tão cara e usar a capela da kombi com radiador deslocado e diminuir a polia do alternador ou dinamo para refrigerar melhor
e adaptar um relogio de temperatura do oleo para poder monitorar e talvez salvar o motor

o ideal é uma bomba de circulação externa full flow um filtro e um adiador externo ou o sistema de carter seco esse ultimo e loco de caro

o full flow se voce gosta do ar ate compensa

JACKSOM
21/12/2010, 12:02
Buenas pessoal!

Agora sim, surgiu um problema que me vai me dar dor de cabeça :putz:
O motor da gaiola (1600 a ar) tá fumaceando fora do normal e a vela do 2º cilindro tá sujando legal... começou a um mês mais ou menos...
Alguém sabe me dizer qual poderia ser o motivo? E qual a solução?
Antes de alguém dar a idéia de substituir o motor por um AP, já vou adiantando que nunca senti falta de motor e nunca parei na trilha por motor não aguentar. Além do que não quero investir em adaptações neste momento.

Um quebra costela a todos que puderem dar alguma opinião!

Bom dia Edner, acredito q vc terá que fazer o motor ou...

tenho um motor tork 1600 da kombi q gostaria de vender, ele era standart até mês passado qdo retifiquei, ele ficou com biela 0,25 e mancal standar x 0,50 com a parte de ignição toda nova, era 2 carburadores, tirei e coloquei um 2e, vc terá motor por muito tempo.

Mas vc tem outras opções, mandar o seu para a retifica, vai gastar mais do que peço pelo meu motor, e ele ainda não será um tork

Ou, sei lá, por uns 500 reais comprar um outro motor, mas ai será uma caixinha de surpresa

Abraço, e feliz natal a todos

bajeiro do sul
21/12/2010, 14:09
bom amigo esse motor e valente mas em trilhas tem um problema grave
aquecimento enxe de barro nas camisas e não refrigera ai ai vai os aneis pro saco


eu aconselharia a fazer uma troca de aneis antes que piore e barato e rapido 5min o motor ta no chão e aberto


o aquecimento tem cura mas tem que gastar um pouco por isso tem gente que diz que ap é mais duravel

uma solução rapida e não tão cara e usar a capela da kombi com radiador deslocado e diminuir a polia do alternador ou dinamo para refrigerar melhor
e adaptar um relogio de temperatura do oleo para poder monitorar e talvez salvar o motor

o ideal é uma bomba de circulação externa full flow um filtro e um adiador externo ou o sistema de carter seco esse ultimo e loco de caro

o full flow se voce gosta do ar ate compensa

Edner, como solução paliativa, tente somente trocar os anéis e veja como fica, se não der vai ter de partir para uma retífica pois as camisas ja estão riscadas ou ovalizadas.
Quanto ao Ap quebrar a caixa, vc viu meu baja sabado com pneus 255 x 75 x 15 e motor Ap 1.8, tenho ele a tres anos bloqueado 100% e nunca quebrou nada. E fiz toda a trilha que vc fez em Portão sem atolar, claro era dia, foi um pouco mais facil
Quanto a todas esta soluções que o colega falou eu fiz no meu 1600 que teimava de esquentar e ficar pipocando, eu fiz no meu baja. Coloquei uma bomba com circulação externa de óleo, coloquei radiador externo, foi quase 1 litro a mais de óleo no motor, coloquei marcador detemperatura no painel, não adiantou, numa trilha fiquei com raiva, pisei até o talo e o motor foi pro espaço. solução troquei pelo Ap e é somente alegria.
abraço a todos

fag.online
21/12/2010, 14:34
Bom, com a declaração do Bajeiro, vou aproveitar e reforçar... se tiver que retificar o a ar, parte logo pra um ap.... não precisa mexer no ap... coloca ele original mesmo... tenho um ap 1.6 na minha, e desde que comecei com gaiolas já passei por vários motores... posso garantir, depois que coloca o ap não volta mais do a ar....
Abracos

mali9ski
21/12/2010, 16:22
Edner, como solução paliativa, tente somente trocar os anéis e veja como fica, se não der vai ter de partir para uma retífica pois as camisas ja estão riscadas ou ovalizadas.
Quanto ao Ap quebrar a caixa, vc viu meu baja sabado com pneus 255 x 75 x 15 e motor Ap 1.8, tenho ele a tres anos bloqueado 100% e nunca quebrou nada. E fiz toda a trilha que vc fez em Portão sem atolar, claro era dia, foi um pouco mais facil
Quanto a todas esta soluções que o colega falou eu fiz no meu 1600 que teimava de esquentar e ficar pipocando, eu fiz no meu baja. Coloquei uma bomba com circulação externa de óleo, coloquei radiador externo, foi quase 1 litro a mais de óleo no motor, coloquei marcador detemperatura no painel, não adiantou, numa trilha fiquei com raiva, pisei até o talo e o motor foi pro espaço. solução troquei pelo Ap e é somente alegria.
abraço a todos

no motor a ar o probema é nas camisas ali a unica solução e não andar no barro :D que não tem o que fazer

quanto a quebrar depende do pé da criança a minha com ap 1.6 e reduzida da kombi ja foi planetaria 2 ponta de eixo etc..... e eu uso pneu pequeno 205/75/15 que é outro motivo da quebradeira

tem gente que quando quebra coloca a culpa no ap mas ta com um pneu gigante

fag.online
21/12/2010, 16:29
É o que eu sempre digo, pé de tijolo, hahahah
Mais além disso ainda temos que ver o seguinte... são veiculos off-road... enfrentam obstáculos para os quais as peças dos veículos originais não foram feitas para enfrentem... como diz um colega meu... qualquer veiculo off-road quebra... mais cedo ou mais tarde quebra, hahaha

Edner Zirbes
21/12/2010, 21:20
Edner, como solução paliativa, tente somente trocar os anéis e veja como fica, se não der vai ter de partir para uma retífica pois as camisas ja estão riscadas ou ovalizadas.
Quanto ao Ap quebrar a caixa, vc viu meu baja sabado com pneus 255 x 75 x 15 e motor Ap 1.8, tenho ele a tres anos bloqueado 100% e nunca quebrou nada. E fiz toda a trilha que vc fez em Portão sem atolar, claro era dia, foi um pouco mais facil
Quanto a todas esta soluções que o colega falou eu fiz no meu 1600 que teimava de esquentar e ficar pipocando, eu fiz no meu baja. Coloquei uma bomba com circulação externa de óleo, coloquei radiador externo, foi quase 1 litro a mais de óleo no motor, coloquei marcador detemperatura no painel, não adiantou, numa trilha fiquei com raiva, pisei até o talo e o motor foi pro espaço. solução troquei pelo Ap e é somente alegria.
abraço a todos
Buenas Eduardo!

Tchê, na verdade não quero botar Ap, pois vai ter muita modificação e a verba para esportes tá acabando, então preciso de alguma solução barata no momento.
Acho que vou abrir mesmo e ver no que dá...
Meu mecânico disse que pode dar uma retificada só na camisa arranhada se for o caso. Mas a dúvida é: preciso fazer isso imediatamente? Posso andar mais um pouco sem danificar mais ainda?

Um quebra costela!

Diego Ferronatto
21/12/2010, 21:33
Buenas se Edner no seu caso eu trocaria os Aneis e bruniria as camisas deve durar mais uns tempos. Espero ter ajudado Valeu...

Edner Zirbes
22/12/2010, 07:32
Buenas se Edner no seu caso eu trocaria os Aneis e bruniria as camisas deve durar mais uns tempos. Espero ter ajudado Valeu...
Buenas Diego!

Pois então, acho que é isso que vou ter que fazer, abrir para ver o que pode ser, mas realmenete gostaria de saber se isso é pra já ou posso andar mais um pouco?

Um quebra costela!

Edner Zirbes
22/12/2010, 08:16
Edner , pode ter soltado a trava do 2º pistão e ela está arranhando a camisa , o óleo ta passando pelos anéis e enxarcando a vela , mas seria bem grave andar assim com ela rsrs
Pode ter também virado os anéis e conforme o cilindro se acomoda também se ovaliza levemente , com isso a vedação do óleo tbm é comprometida , em resumo só desmontando mesmo hehe :concordo:

Ah e não ponha motor ap se não quiser quebrar caixa e o chifrão do chassi
Abs
Buenas Chuck!

Não, não vô colocá Ap não parceiro, não percebí nenhum problema com o 1600 até agora. E só me deu este problema da fumaceira porque um amigo meu ligou ela, nem deixou esquentar e meteu o pé no fundo e deixou até dar tiro, mui amigo (bêbado)
Valeu pela dica!

Um quebra costela!

bajeiro do sul
22/12/2010, 09:49
Buenas Diego!

Pois então, acho que é isso que vou ter que fazer, abrir para ver o que pode ser, mas realmenete gostaria de saber se isso é pra já ou posso andar mais um pouco?

Um quebra costela!

Bem, Edner, se não esta aquecendo nãoprecisa fazer agora , mas se o defeito for grave, pode ser que o anel quebre e pode ser que faça um estrago maior na camisa, e vc tera de tracar. trocar anesis e brunir as camisas é relativamente barato. o ideal era vc não andar deste jeito, até porque fica encharcando a vela e fica com menos força

abraço

Edner Zirbes
22/12/2010, 17:09
Bem, Edner, se não esta aquecendo nãoprecisa fazer agora , mas se o defeito for grave, pode ser que o anel quebre e pode ser que faça um estrago maior na camisa, e vc tera de tracar. trocar anesis e brunir as camisas é relativamente barato. o ideal era vc não andar deste jeito, até porque fica encharcando a vela e fica com menos força

abraço
Buenas Eduardo!

Acho que já vou fazer isso na semana que vem mesmo, não consigo pensar em ficar empenhado na trilha por causa disso...

Um quebra costela!

pflouis
23/12/2010, 00:47
Buenas Eduardo!

Tchê, na verdade não quero botar Ap, pois vai ter muita modificação e a verba para esportes tá acabando, então preciso de alguma solução barata no momento.
Acho que vou abrir mesmo e ver no que dá...
Meu mecânico disse que pode dar uma retificada só na camisa arranhada se for o caso. Mas a dúvida é: preciso fazer isso imediatamente? Posso andar mais um pouco sem danificar mais ainda?

Um quebra costela!

Se quer andar mais um pouco e não fazer nada mete um pula-macaco na vela do cilindro ruim e pau....vai anda mais umas trilhas heheheh

pflouis
23/12/2010, 00:57
Bem, Edner, se não esta aquecendo nãoprecisa fazer agora , mas se o defeito for grave, pode ser que o anel quebre e pode ser que faça um estrago maior na camisa, e vc tera de tracar. trocar anesis e brunir as camisas é relativamente barato. o ideal era vc não andar deste jeito, até porque fica encharcando a vela e fica com menos força

abraço

em motores a ar, principlamente os usados no off road é errado brunir e reticficar camisas etc..... o negocio eh gastar um pouco e trocar o kit( pistão camisa e anel) por novos!!!! A retufica nessas peças deixam elas cada vez mais frageis !!! outra coisa, motres a ar exigem cuidados com o tipo de oleo e suas trocas, o ideal seria a cada 3 trilhas oleo novo e a cada 3 trocas usar aditivos no oleo do tipo MILLITEC ou MOLYKOTE junto ao oleo!! outro mal é o barro que entra nas camisas..... use um cano do tamanho da abertura da "turbina" da refrigeração e jogue ela para um lugar onde n pegue barro diretamente, vede as emendas das latas da capelinha da refrigeração com silicone ou cola de parabrisas e pelo menos uma vez por mes retire a parte de cima da capelinha com polia e alternador e limpe as camisas!!!! com esses cuidados voce tera um motor a ar sempre disposto e durador pra passar encima dos AP´s hahhahahhaha

Edner Zirbes
23/12/2010, 07:45
Se quer andar mais um pouco e não fazer nada mete um pula-macaco na vela do cilindro ruim e pau....vai anda mais umas trilhas heheheh
Buenas!

Essa do pula macaco já foi feita. Em relação a troca do Kit que tu mencionou, se eu fosse optar por isso poderia deixar mais um tempo e fazer mais tarde ou mesmo assim estaria danificando algo mais??? Valeu pelas dicas do óleo e aditivos, valeu mesmo...

Um quebra costela!

bajeiro do sul
23/12/2010, 09:14
em motores a ar, principlamente os usados no off road é errado brunir e reticficar camisas etc..... o negocio eh gastar um pouco e trocar o kit( pistão camisa e anel) por novos!!!! A retufica nessas peças deixam elas cada vez mais frageis !!! outra coisa, motres a ar exigem cuidados com o tipo de oleo e suas trocas, o ideal seria a cada 3 trilhas oleo novo e a cada 3 trocas usar aditivos no oleo do tipo MILLITEC ou MOLYKOTE junto ao oleo!! outro mal é o barro que entra nas camisas..... use um cano do tamanho da abertura da "turbina" da refrigeração e jogue ela para um lugar onde n pegue barro diretamente, vede as emendas das latas da capelinha da refrigeração com silicone ou cola de parabrisas e pelo menos uma vez por mes retire a parte de cima da capelinha com polia e alternador e limpe as camisas!!!! com esses cuidados voce tera um motor a ar sempre disposto e durador pra passar encima dos AP´s hahhahahhaha

Amigo, realmente fazer o que vc disse é o ideal, mas o Edner esta com um problema agora, pensei em algo que pudesse ir tapeando até que pudesse fazer completo. Quando fundi meu motor a ar. me mecanico perguntou se era para trilha ou para andar dentro da cidade. Para dentro da cidade ele dava um jeito, trocava as bronzinas , os anéis e colocava uma biela usada no lugar da que quebrou. Agora para trilha tem de fazer o que vc falou, trocar tudo, camisas pistões, e uma retifica no virabrequim. Isto tudo saia o mesmo preço de colocar um ap, fiz isto e estou com ap até hoje

abraços

Edner Zirbes
23/12/2010, 10:43
Amigo, realmente fazer o que vc disse é o ideal, mas o Edner esta com um problema agora, pensei em algo que pudesse ir tapeando até que pudesse fazer completo. Quando fundi meu motor a ar. me mecanico perguntou se era para trilha ou para andar dentro da cidade. Para dentro da cidade ele dava um jeito, trocava as bronzinas , os anéis e colocava uma biela usada no lugar da que quebrou. Agora para trilha tem de fazer o que vc falou, trocar tudo, camisas pistões, e uma retifica no virabrequim. Isto tudo saia o mesmo preço de colocar um ap, fiz isto e estou com ap até hoje

abraços
Buenas Eduardo, meu parceiro de trilha!

Cara na verdade, segunda feira que vem, ou na 1ª de janeiro levo a gaiola pro mecânico (o cara da gaiola amarela que tava andando com a gente) o bicho é "engenheiro" pra caramba... A gente vai abrir só o pistão nº 2, que está sujando a vela, sem baixar o motor todo e dar uma olhada, dependendo do que for constatado, a gente resolve o que fazer. Hoje tirei as velas pra dar uma olhada na situação: todas pretas parelho, mas secasa, sem óleo inclusive na do cilindro 2 que está com o pula macaco. O que eu não entendo é que fuma pra caramba e não baixa nada, nada de óleo... Isso é possível?

Um quebra costela!

mecanica fernando
24/12/2010, 07:39
Ednre o caso da sua gaiola e o seguinte ela nao esta fumando pelo escape; e sim fumaçando pelo suspiro do motor eisto se chama de preçao no carter e vem dos aneis gastos uma sinples troca de aneis e brunimento das camisas faço isto bastante en minha oficina e uma soluçao de momento visto que o motor a ar aquece muito e frita os aneis junto com a poeira queos gasta .........


ha no motor do meu fusca tamben irei usar camisas brunidas sem problema

chuck
24/12/2010, 10:58
Mecanica fernando , qual a causa dessa pressão no carter ?Apenas os anéis gastos fazem isso?
Se puder explicar melhor eu ficaria agradecido pois fiquei curioso .

Obs : Todo mundo confunde suspiro com respiro , gente suspiro é de comer e feito de açúcar rsrsrs :concordo:

Abs

mecanica fernando
24/12/2010, 11:39
Mecanica fernando , qual a causa dessa pressão no carter ?Apenas os anéis gastos fazem isso?
Se puder explicar melhor eu ficaria agradecido pois fiquei curioso .

Obs : Todo mundo confunde suspiro com respiro , gente suspiro é de comer e feito de açúcar rsrsrs :concordo:

Abs
a fumaça que sai pelo respiro do motor vem da preçao no carter qui e´ na verdade a preçao que escapou dos aneis na hora da compreçao e vai procarter:p os aneis refleten como foi cuidado do motor principalmente filtro de ar sujo e no caso da gaiola super a quecimento

espero ter solucionado sua duvida qualquer coisa pede8)

Edner Zirbes
24/12/2010, 12:15
a fumaça que sai pelo respiro do motor vem da preçao no carter qui e´ na verdade a preçao que escapou dos aneis na hora da compreçao e vai procarter:p os aneis refleten como foi cuidado do motor principalmente filtro de ar sujo e no caso da gaiola super a quecimento

espero ter solucionado sua duvida qualquer coisa pede8)
Fernando, não esquece que quando o motor tá frio, na 1ª partida sai uma fumaceira violenta da descarga mesmo, depois que começa a sair no respiro. Então não é só do respiro, não sei se isso altera tua teoria.

Vâmo resolvê isso semana que vem...

valentin
01/01/2011, 23:56
bom amigo esse motor e valente mas em trilhas tem um problema grave
aquecimento enxe de barro nas camisas e não refrigera ai ai vai os aneis pro saco


eu aconselharia a fazer uma troca de aneis antes que piore e barato e rapido 5min o motor ta no chão e aberto


o aquecimento tem cura mas tem que gastar um pouco por isso tem gente que diz que ap é mais duravel

uma solução rapida e não tão cara e usar a capela da kombi com radiador deslocado e diminuir a polia do alternador ou dinamo para refrigerar melhor
e adaptar um relogio de temperatura do oleo para poder monitorar e talvez salvar o motor

o ideal é uma bomba de circulação externa full flow um filtro e um adiador externo ou o sistema de carter seco esse ultimo e loco de caro

o full flow se voce gosta do ar ate compensa
motor ap kebra a cx e o 1600 não aguenta
é prefirivel cuidar da cx é mais barato a manunteção

valentin
02/01/2011, 00:13
tem uma chapa entre as camisas
o seu motor tem
é esencial pra refrigeração das camisas

valentin
02/01/2011, 00:25
gaiola ruim na trilha judia dos amigos ke tem ke puchar
as vezes vc ajuda quebrar outra gaiola na trilha
é fod quebra puchando kem devia ter se precavido antes

Edner Zirbes
05/01/2011, 10:51
tem uma chapa entre as camisas
o seu motor tem
é esencial pra refrigeração das camisas
Buenas Valentin!

O meu mecânico disse que esta chapa é conhecida como "Mesqueci", por que depois que monta tudo eles e dizem: Mesqueci da chapa, rs,rs,rs

mali9ski
05/01/2011, 15:55
motor ap kebra a cx e o 1600 não aguenta
é prefirivel cuidar da cx é mais barato a manunteção

na verdade a caixa em si nem sempre quebra o mais comum é a ré(mas todo mundo sabe é so não forçar) o que quebra mesmo é os perifericos caixa satelite,saltar a trava ,ponta de eixo fundir o pino da caixa satelite mas se preparar bem a caixa fazer as roscas amarrar a caixa pra não pular usar amortecedores bons e não deixar faltar oleo ,ela aguenta

não exagerar no pneu e não descuidar no seco tambem ajudam na longevidade do cambio :dance:

Diego Ferronatto
05/01/2011, 20:00
Acho que quebrei um anel do motor muita fumaça e esquenta um pouco e faz um barulho de metal raspando vou mandar abrir no final do mes e se precisar posso até trocar o kit todo camisa e pistoes. Vamo ver o que vai dar valeu...

Edner Zirbes
06/01/2011, 07:50
Acho que quebrei um anel do motor muita fumaça e esquenta um pouco e faz um barulho de metal raspando vou mandar abrir no final do mes e se precisar posso até trocar o kit todo camisa e pistoes. Vamo ver o que vai dar valeu...
Buenas Diego!

Putz...bem vindo ao clube da Maria Fumaça,rs,rs,rs
Segunda feira tiramos o motor da minha gaiola para desmontar e ver o que estava causando a saída de fumaça pelo respiro. Acabei levando as camisas para brunir e os pistões para jatear. Trocamos os anéis, juntas e as capas das varetas. Meu "preparador" deve estar terminando de montar ela hoje. Espero que resolva.
Bah cara, a gente tá judiando as nossas caranga aqui nos fins de semana, a de domingo não sei como o motor aguentou, tínhamos que fazer uma trilha por aí de novo.... até aparecer uma oficial...

Um quebra costela!

Diego Ferronatto
06/01/2011, 19:09
É verdade Edner estamos judiando mas é assim mesmo faz parte vou mandar abrir meu motor no final mes e aproveitar abrir cambio esta com vazamento ela vai ficar internada uns dias, pois apartir de março abre a temporada de trilhas Rio Grande do Sul afora aí tem de tar bem afinada. Gostaria de combinarmos para qualquer o hora marcamos uma trilha ai na volta. Valeu abraço até mais...

Edner Zirbes
08/01/2011, 14:23
Buenas pessoal!

A gaiola voltou ontem do centro cirúrgico (Oficina) de motor novo, praticamente...
A fumaceira acabou, agora preciso pegar um tempinho pra fazer o teste, na trilha!

Um quebra costela a todos!

chuck
08/01/2011, 18:09
Legal Edner , o meu ja não fuma mas tem uma folga pequena no volante , será que vale a pena fazer apenas a parte de baixo e conservar os pistões e anéis ?
Abs

Edner Zirbes
10/01/2011, 07:30
Legal Edner , o meu ja não fuma mas tem uma folga pequena no volante , será que vale a pena fazer apenas a parte de baixo e conservar os pistões e anéis ?
Abs
Buenas Chuck!

Um mecãnico certa vez me disse que uma pequena folga no volante até é bom num veículo desses, pois quando o motor estiver muito quente e tu entrar na água não vai travar,he,he O motor da minha gaiola também tem uma pequena folga, mas eu nunca me preocupei com isso...
No sábado a tarde fiz um rápido teste na gaiola e ela se comportou muito bem, a fumaceira parou, o motor tá com a mesma força, ou até mais, o que me intrigou foi o fato dela estar dando uns tirinhos quando eu venho acelerado e depois deixo or na lenta, será que tem que ser assim ou pode ser fora de ponto???

Um quebra costela!

mali9ski
10/01/2011, 14:30
Buenas Chuck!

Um mecãnico certa vez me disse que uma pequena folga no volante até é bom num veículo desses, pois quando o motor estiver muito quente e tu entrar na água não vai travar,he,he O motor da minha gaiola também tem uma pequena folga, mas eu nunca me preocupei com isso...
No sábado a tarde fiz um rápido teste na gaiola e ela se comportou muito bem, a fumaceira parou, o motor tá com a mesma força, ou até mais, o que me intrigou foi o fato dela estar dando uns tirinhos quando eu venho acelerado e depois deixo or na lenta, será que tem que ser assim ou pode ser fora de ponto???

Um quebra costela!

pode ser vela pifada ja que como voce disse estava fumaciando antes

ou tambem escape muito curto

furado ou com vazamentos

ou o bura esta dando exesso

ou pode estar muito atrasado

eu na minha sempre adianto o que da

sem que de raje (batida de pino) ou que ainda de partida assim o motor gira melhor

Edner Zirbes
10/01/2011, 14:45
pode ser vela pifada ja que como voce disse estava fumaciando antes

ou tambem escape muito curto

furado ou com vazamentos

ou o bura esta dando exesso

ou pode estar muito atrasado

eu na minha sempre adianto o que da

sem que de raje (batida de pino) ou que ainda de partida assim o motor gira melhor
Buenas!

Cara...
Vela não é o problema

escape curto também não

Furado ou com vazamento, não verifiquei, mas não aparenta ser

Eu acho que é o ponto mesmo, já ví os caras fazendo isso as vezes, mas não prestei atenção (tava bêbado) pode me dar umas dicas de como fazer????

Valeu, um quebra costela!

mali9ski
10/01/2011, 15:36
Buenas!

Cara...
Vela não é o problema

escape curto também não

Furado ou com vazamento, não verifiquei, mas não aparenta ser

Eu acho que é o ponto mesmo, já ví os caras fazendo isso as vezes, mas não prestei atenção (tava bêbado) pode me dar umas dicas de como fazer????

Valeu, um quebra costela!

bom amigo para adiantar voce frouxa aquele parafuso no pé do distribuidor

e vira a distribuição no sentido anti horario

com o motor funcionando voce vai notar que vai mudar o ronco

com o ponto muito adiantado ele esquenta muito ,então não é muito saudavel no motor a ar

o meu é refrigerado a agua e refrigera bem quando eu aperto ele, ligo a ventuinha direto

então não é bom adiantar muito o correto é acertar na pistola:concordo:

Edner Zirbes
10/01/2011, 16:44
bom amigo para adiantar voce frouxa aquele parafuso no pé do distribuidor

e vira a distribuição no sentido anti horario

com o motor funcionando voce vai notar que vai mudar o ronco

com o ponto muito adiantado ele esquenta muito ,então não é muito saudavel no motor a ar

o meu é refrigerado a agua e refrigera bem quando eu aperto ele, ligo a ventuinha direto

então não é bom adiantar muito o correto é acertar na pistola:concordo:
Ok cara, vou levar de volta pro mecânico fazer como tem que ser.

Valeu!

Edner Zirbes
13/01/2011, 11:21
Buenas pessoal!

Agora foi constatado um pequeno vazamento de óleo :putz:em uma ou mais daquelas capas de tucho :parede:, acho que é isso. Pra não ter que abrir de novo parece que o meu mecânico vai colocar uma regulável por cima,,, Mas parece que é coisa rápida :rolleyes:.

Espero estar a todo vapor no fim de semana, pois tá chovendo legal por aqui e as trilhas devem estar muito boas :-D

Um quebra costela a todos!

Edner Zirbes
18/01/2011, 17:01
Na trilha do último fim de semana voltou o problema e com mais força, tá pingando óleo pelo caninho do respiro. Tiramos o motor, desmontamos e mandamos pra retífica de novo. Parece que eles vão medir tudo pra ver qual é realmente a bronca...

Edner Zirbes
14/02/2011, 15:52
Buenas pessoal!

Finalmente posso dizer que a gaiola voltou ao normal. Forte e sem fumacinha :lol:
Retificamos as camisas do próprio motor e junto um jogo usado de pistões, pra não gastar tanto e nem deixar tudo tão justo assim , pra não ter perigo de travar o motor com algum choque térmico numa entrada na água.
Ficou 100%, agora é só alegria:dance:

Um quebra costela pra todos!

Edner Zirbes
15/02/2011, 12:50
Só uma voltinha pra testar o motor.

http://www.youtube.com/watch?v=ysiqbLc-VyQ

Me emocionei e deixei o motor apagar, mas ele ficô esperto!

Gomes Pride
09/03/2011, 13:16
E galera, beleza
Me ajudem com uma duvida, estou montando minha gaiola, com motor vw 1600, ja faz algum tempo que ele esta parado como faço para trocar o oleo do motor e lavalo por dentro deve estar tudo emprastado, e como faço pra ligalo na bancada?

Abraços

Edner Zirbes
09/03/2011, 13:28
E galera, beleza
Me ajudem com uma duvida, estou montando minha gaiola, com motor vw 1600, ja faz algum tempo que ele esta parado como faço para trocar o oleo do motor e lavalo por dentro deve estar tudo emprastado, e como faço pra ligalo na bancada?

Abraços
Buenas Gomes!

Bah, tu me perguntou demais, nunca tive essa situação. Mas logo logo deve aparecer algum entendido aí pra te ajudar.

Um quebra costela!

mali9ski
10/03/2011, 10:12
E galera, beleza
Me ajudem com uma duvida, estou montando minha gaiola, com motor vw 1600, ja faz algum tempo que ele esta parado como faço para trocar o oleo do motor e lavalo por dentro deve estar tudo emprastado, e como faço pra ligalo na bancada?

Abraços

bom amigo quanto oleo e bobagem querer lavar por dentro voce pode destruir o bronzinamento ai vai ter que abri ai vai fica limlinho:lol:

só troca o oleo e roda se o motor tiver ruim não tem o que fazer

quanto a funionar ja funcionamos varios no chão mesmo com a caixa acoplada por causa do motor de partida e as ligações para a ignição e pau ele não pula muito

o bom e usar uma bancada com uma flange para parafusar o motor mas se não tiver no chão da pra funciona

aleoliver
17/03/2011, 17:26
Galera acho que ontem entrei para a turma da maria fumaça..rsrsrs..ontem fui dar uma ligada na gaiola pra fazer uma revição porque sabadão vamos fazer uma trilha aqui perto de casa, quando me deparei com um vazamento de oleo do cilindro 2 em cima da capa de tucho, bom até ai suave, mas quando liguei o motor pra minha surpresa um tufo de fumaça que matou todas as Aranhas da garagem..rsrsr.. já ajudei a patroa na limpeza..rsrsrs...e agora estou na duvida do que fazer? se abrir ele não vai dar tempo de arrumar pra sabado? ou tem alguma coisa que posso fazer?
Abraço a todos!!

Edner Zirbes
17/03/2011, 19:59
Galera acho que ontem entrei para a turma da maria fumaça..rsrsrs..ontem fui dar uma ligada na gaiola pra fazer uma revição porque sabadão vamos fazer uma trilha aqui perto de casa, quando me deparei com um vazamento de oleo do cilindro 2 em cima da capa de tucho, bom até ai suave, mas quando liguei o motor pra minha surpresa um tufo de fumaça que matou todas as Aranhas da garagem..rsrsr.. já ajudei a patroa na limpeza..rsrsrs...e agora estou na duvida do que fazer? se abrir ele não vai dar tempo de arrumar pra sabado? ou tem alguma coisa que posso fazer?
Abraço a todos!!
Buenas!

Cara, na boa, continua andando assim como tá e quando não tiver mais força mesmo, faz o que tiver que fazer... É que eu me incomodei um monte com isso daí.... De uma hora pra outra começoa a fumar pelo respiro, e inventei de fazer um reparo meia boca que só me deu dor de cabeça e acabei refazendo tudo, agora tá dez, mas não vale a pena pela fumaça fazer alguma coisa, a não ser, é claro, que esteja queirmando muito óleo, que não era o meu caso!

Um quebra costela!

tqf2
17/03/2011, 20:51
Pessoal... uma pergunta...

O motor travou....

Compensa arrumar...?

aleoliver
17/03/2011, 22:44
Buenas!

Cara, na boa, continua andando assim como tá e quando não tiver mais força mesmo, faz o que tiver que fazer... É que eu me incomodei um monte com isso daí.... De uma hora pra outra começoa a fumar pelo respiro, e inventei de fazer um reparo meia boca que só me deu dor de cabeça e acabei refazendo tudo, agora tá dez, mas não vale a pena pela fumaça fazer alguma coisa, a não ser, é claro, que esteja queirmando muito óleo, que não era o meu caso!

Um quebra costela!

Bom não está sem força não, só a fumaça que começou mas tambem não é tanto assim, e pelo que vi nos post seus, deu um trabalho até ficar zero, acho que vou ficar assim mesmo até onde der e o pior é aguenta a galera zuando com a maria fumaça..rsrsrrsrs.. mas agradeço pela atenção..e cuidado com esses quebra costela que deve doer um pouco..rsrsrrs :palmas:Abraço!!!

Edner Zirbes
18/03/2011, 07:36
Bom não está sem força não, só a fumaça que começou mas tambem não é tanto assim, e pelo que vi nos post seus, deu um trabalho até ficar zero, acho que vou ficar assim mesmo até onde der e o pior é aguenta a galera zuando com a maria fumaça..rsrsrrsrs.. mas agradeço pela atenção..e cuidado com esses quebra costela que deve doer um pouco..rsrsrrs :palmas:Abraço!!!
Pela zuação eu respondia pra galera que era melhor sair de perto que onde tem fumaça, tem fogo,rs,rs,rs

Abraço então!

GAIOLA TORK 31X10,5X15
19/03/2011, 12:15
Nao sei se pelo tempo do post vc ja solucionou o problema , mas se o motor estava ok e derrepente começou a fumar em 1 cyl , pode ter virado o anel , ficando com suas entrepontas do mesmo lado ai vaza compressao mesmo .
Quando for montar ajuste a folga dos aneis na mao , pelo menos meus motores sao assim desde os ap de arrancada ate o vw a ar pra trilha , blz , simples e tera compressao total por muito tempo .

leobnaval
19/03/2011, 17:31
Se estiver queimando óleo, tenta trocar o óleo por um mais grosso, se diminuir a quantidade de fumaça, tem uma grande chance de ser devido a desgastes, mas tambem pode ser anel virado, entre outras causas mais simples, até um desgaste por completo do motor (aí só retificando e/ou trocando o kit).

[]s

Edner Zirbes
20/03/2011, 19:04
Se estiver queimando óleo, tenta trocar o óleo por um mais grosso, se diminuir a quantidade de fumaça, tem uma grande chance de ser devido a desgastes, mas tambem pode ser anel virado, entre outras causas mais simples, até um desgaste por completo do motor (aí só retificando e/ou trocando o kit).

[]s
Buenas Leo!

Só queria deixar aqui a sugestão em relação a troca do kit: Quando eu fui fazer esta troca, meu mecânico (que tem muita experiência nestes motores) me alertou para a troca por um kit usado e retíficado. Explico: camisas e pistões usados, já estariam devidamanete temperados contra um possível choque térmico, por exemplo, entrar com o motor fervendo na água. Com um kit novo provavelmente o motor iria travar nesta situação.

Um quebra costela!

leobnaval
20/03/2011, 22:55
Buenas Leo!

Só queria deixar aqui a sugestão em relação a troca do kit: Quando eu fui fazer esta troca, meu mecânico (que tem muita experiência nestes motores) me alertou para a troca por um kit usado e retíficado. Explico: camisas e pistões usados, já estariam devidamanete temperados contra um possível choque térmico, por exemplo, entrar com o motor fervendo na água. Com um kit novo provavelmente o motor iria travar nesta situação.

Um quebra costela!

Pode trocar de mecânico então...
O que acontece é que um kit novo, vem com as folgas especificas de fábrica que são muito mais confiavéis que um kit retificado. O kit novo assim como o retificado precisam de um uso minimo para amaciamento do motor, para que as superficies em atrito sofram um "casamento", neste período as medidas geralmente estão um pouco mais aperdatas até que a superficie atinja uma rugosidade superfial adequada ou uso severo e altas rotações.

Na situação de molhar o motor quente, realmente ele sofre um choque termico, porém não tempera camisa ou pistão até porque para temperar teriamos que ter todo controle de temperatura e resfriamento, no qual teriamos que aquecer o material numa temperatura (temperatura de austenitização, como exemplo o aço 1045 que este atinge este ponto acima dos 800ºC) muito acima do que ele alcança em funcionamento.

Além do que motos possuem o motor sem proteção alguma e as motos passam em poças, tomam chuvas e andam sem problema algum no motor. Temos tambem os discos de freios que atingem temp. elevadas e mesmo assim sofrem choques termicos sem maiores problemas.

[]s

Costella
21/03/2011, 00:13
Quando vejo que meu motor começa a perder força e fumaciar fasso uma troca de aneis e bronzina, não precisa nem abrir o bloco é so retirar as camisas, gasto em media 100 reais fora a mao d obra, que no meu caso sou eu quem fasso mesmo fica show d bola

Edner Zirbes
21/03/2011, 07:54
Pode trocar de mecânico então...
O que acontece é que um kit novo, vem com as folgas especificas de fábrica que são muito mais confiavéis que um kit retificado. O kit novo assim como o retificado precisam de um uso minimo para amaciamento do motor, para que as superficies em atrito sofram um "casamento", neste período as medidas geralmente estão um pouco mais aperdatas até que a superficie atinja uma rugosidade superfial adequada ou uso severo e altas rotações.

Na situação de molhar o motor quente, realmente ele sofre um choque termico, porém não tempera camisa ou pistão até porque para temperar teriamos que ter todo controle de temperatura e resfriamento, no qual teriamos que aquecer o material numa temperatura (temperatura de austenitização, como exemplo o aço 1045 que este atinge este ponto acima dos 800ºC) muito acima do que ele alcança em funcionamento.

Além do que motos possuem o motor sem proteção alguma e as motos passam em poças, tomam chuvas e andam sem problema algum no motor. Temos tambem os discos de freios que atingem temp. elevadas e mesmo assim sofrem choques termicos sem maiores problemas.

[]s
Este uso minimo para amciamento que tu citou que é o problema. Não sei como funciona pra vocês por aí, mas eu não tenho a possibilidade de fazer 1.000 km para amaciar corretamente o motor, só se usa em trilha mesmo, e andar na mânha em trilha não dá né,rs,rs,rs. Até eu fechar 1000 km já preciso trocar de motor de novo,rs,rs,rs. Quando trocamos o kit do motor (na verdade retifiquei as camisas do meu motor e só usamos pistões usados e retificados) fui direto pra uma trilha pesada pra testar, como o aval do mecânico, depois de subir muito morro entrei em 3 poças fundas de água sem dar problema nenhum. Como eu comentei, o pessoal entende mesmo, não tem muito entendimento técnico, mas experiência eles tem, fabricam um tipo de gaiola para carga para os agricultores aqui da região, que passam por todo tipo de situação sem dó, e já fazem issso a pelo menos 3 décadas, praticamente só com este motor, então eu é que não vou duvidar do que eles dizem, eles já testaram todas as maneiras de se consertar um 1.600... Além do mais, o serviço todo saiu muito mais barato do que trocar por um kit novo. Temos um amigo aqui no fóruma que trocou todod o kit por um zero, mas ele realmente anda na estrada e vai conseguir amaciar o motor um pouco, eu não teria essa possibilidade.

Abraço.

leobnaval
21/03/2011, 16:40
Este uso minimo para amciamento que tu citou que é o problema. Não sei como funciona pra vocês por aí, mas eu não tenho a possibilidade de fazer 1.000 km para amaciar corretamente o motor, só se usa em trilha mesmo, e andar na mânha em trilha não dá né,rs,rs,rs. Até eu fechar 1000 km já preciso trocar de motor de novo,rs,rs,rs. Quando trocamos o kit do motor (na verdade retifiquei as camisas do meu motor e só usamos pistões usados e retificados) fui direto pra uma trilha pesada pra testar, como o aval do mecânico, depois de subir muito morro entrei em 3 poças fundas de água sem dar problema nenhum. Como eu comentei, o pessoal entende mesmo, não tem muito entendimento técnico, mas experiência eles tem, fabricam um tipo de gaiola para carga para os agricultores aqui da região, que passam por todo tipo de situação sem dó, e já fazem issso a pelo menos 3 décadas, praticamente só com este motor, então eu é que não vou duvidar do que eles dizem, eles já testaram todas as maneiras de se consertar um 1.600... Além do mais, o serviço todo saiu muito mais barato do que trocar por um kit novo. Temos um amigo aqui no fóruma que trocou todod o kit por um zero, mas ele realmente anda na estrada e vai conseguir amaciar o motor um pouco, eu não teria essa possibilidade.

Abraço.

Se fica mais barato e funciona, ótimo...
Afinal creio que para qualquer veiculo 100% off-road seja dificil amaciar o motor antes de cair pra trilha.

Concordo com o amigo em certos casos uma troca de anéis e bronzinas, com o brunimento dos cilindros fazem milagres neste motores a ar.:mrgreen:

[]s