PDA

Ver Versão Completa : Pajero 2.8 diesel fumando quando liga



Jackson666
19/04/2005, 17:53
Eu comprei recentemente uma pajero 2.8 diesel , eu queria saber se é normal em um carro diesel (meu 1 carro diesel) fumar quando liga.



E aproveitando o tópico , por curiosidade quantos km em media dura um motor diesel ?

Sergio Rocha
23/04/2005, 20:17
Fala Jackson666

Depende do q vc chama fumar.
Um motor diesel de baixa rotação dura mais de 400.000 km, já os de alta rotação, como o da Pajero só uns 200.000 km :wink:
vc acha Pouco ?

[]'

Sukys
24/04/2005, 01:46
666 é coisa de capeta! :lol: :lol:

A coisa é o seguinte, Jackson, enquanto a câmara de combustão do motor diesel não atingir a temperatura ideal de funcionamento a queima do combustível sempre será incompleta, gerando uma quantidade maior de particulados (fumaça) no escape.
Quando isso acontece em um motor em bom estado e bem regulado a fumaça tem um tom levemente cinzento e não passa de poucas baforadas, isso quando acontece (é mais comum disso acontecer no inverno do que no verão, por exemplo).
Já se a fumaça tem um tom bem escuro e persiste por algum tempo é sinal de desgaste ou desajuste no sistema de injeção, que está mandando uma mistura excessivamente rica.

Se depois de um tempo de uso, com o motor quente, a fumaça deixa de existir, muito provavelmente é isso o que está acontecendo com o seu motor.

Quanto à durabilidade, é como o Sérgio narrou, mas pode ser maior ou menor em função da forma como se leva a "criança". Conheço um caboclo que teve a capacidade de detonar motor diesel de baixa rotação em menos de 100 km de uso (MWM em F1000), da mesma forma que conheço outro, dono de L200, onde a pick-up já zerou umas cinco vezes o odômetro e o motor continua original.

Abraços,

tonturinha
26/04/2005, 11:49
a do meu velho tbm faz fumaça quando liga.. eh aquela meio branca..
e como rsukys disse, principalmente quando tah mais frio..
depois normaliza...
e acho que a nossa tah com a lenta baixa, seilah.. ela embaralha e depois apaga.
e as velas estao boas, pq sao novas e nao eh mais o modulo que controla(deu problema nele, agora eh por um botao no painel...), dai tah tudo funcionando, dai liga ela, se nao der uma acelerada depois de um tempo, ela apaga.

Jackson666
27/04/2005, 21:06
E deixe me te perguntar uma coisa , como ela é na estrada ? a minha eh devagar... 140 eh so na descida e numa subida tem que coloca 4 marcha na estrada...


Vc tem turbo na sua ?

tonturinha
27/04/2005, 21:26
sim. é a turbo.. até hoje soh botamo 140.. meu pai nao pisa, e eu nunca peguei estrada sozinho com ela.. e acho que foi 140.. foi num retão botando pra passar de um hilux srv 3.0turbo.. demorou mais passamos, fico lado a lado, dai a gente ia passando devagarinho.
vai de 5a nas subidas sim.. mas normalmente meu pai bota uma 4a..
mais quando é meu irmão ele nao passa 4a nao..
e eu passava a 4a de vez em quando.. pq sempre vinha a 80.
(isso tudo na mesma estrada)
a gente vai final de semana denovo.. dai eu falo pra ele pisar tudo no retao, vamo ver quanto vai dar..
dai eu venho falar aqui.

cotton
28/04/2005, 13:58
Fala Jackson666!

Olha, do meu pai(jackson tbm 8) ) tbm não tem turbo... e na estrada.. 140 é luxo ! :lol:
Subida de serra, 4ª .. e (acredite se quiser) 3ª tbm .. :shock: :shock:
Ultrapassagens seguras em subida só em 3º faixa ou em Duplicadas. :)

E sim, quando ta frio.. faz uma fumaceira $%#& quando liga...
Fora que quando agente precisa de retomada... e a rotação vai acima de 3600 rpm... a fumaça é preta e MUITO densa, parece um bloco de fumaça :shock: :mrgreen: principalmente quando ela ta fria ainda....

A nossa ta com 126 mil km...
E não deixa a desejar !! Sobe em qualquer lugar(leia-se barranco :D ) com 7 pessoas dentro .. na boa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s

Marcelo Freitas
28/04/2005, 17:28
a do meu velho tbm faz fumaça quando liga.. eh aquela meio branca..
e como rsukys disse, principalmente quando tah mais frio..
depois normaliza...
e acho que a nossa tah com a lenta baixa, seilah.. ela embaralha e depois apaga.
e as velas estao boas, pq sao novas e nao eh mais o modulo que controla(deu problema nele, agora eh por um botao no painel...), dai tah tudo funcionando, dai liga ela, se nao der uma acelerada depois de um tempo, ela apaga.

Vela, no diesel?

Everton Júnior
28/04/2005, 18:06
a do meu velho tbm faz fumaça quando liga.. eh aquela meio branca..
e como rsukys disse, principalmente quando tah mais frio..
depois normaliza...
e acho que a nossa tah com a lenta baixa, seilah.. ela embaralha e depois apaga.
e as velas estao boas, pq sao novas e nao eh mais o modulo que controla(deu problema nele, agora eh por um botao no painel...), dai tah tudo funcionando, dai liga ela, se nao der uma acelerada depois de um tempo, ela apaga.

Vela, no diesel?
As velas de aquecimento do motor quando esta frio

tonturinha
13/05/2005, 10:37
exatamente.. de aquecimento.
experimenta ligar o carro de manhâ sem elas.. é tanta fumaça que o carro se esconde.

lfernando
15/04/2008, 15:57
exatamente.. de aquecimento.
experimenta ligar o carro de manhâ sem elas.. é tanta fumaça que o carro se esconde.

sem as velas de pre-aquecimento ou se elas estiverem queimadas, o motor do carro nem pega!!

Abraços:concordo:

Sérgio Provisano
15/04/2008, 17:36
Procure verificar o estado das velas de pré-aquecimento, se elas não estiverem em bom estado, enfumaça mesmo e, se queimarem, aí é que a viatura não pega mesmo.

JCPB
20/04/2008, 21:34
Eu comprei recentemente uma pajero 2.8 diesel , eu queria saber se é normal em um carro diesel (meu 1 carro diesel) fumar quando liga.



E aproveitando o tópico , por curiosidade quantos km em media dura um motor diesel ?


Olá,

Muito bem explicado pelos companheiros o lance da fumaça. O detalhe é que as velas aquecedoras originais têm preço absurdo e o mercado paralelo com qualidade/durabilidade muito questionáveis. A melhor opção que encontrei são da marca Beru (internacionalmente conhecidas) mas para L200 (a rosca é a mesma).
Quanto a durabilidade concordo que depende do cuidado. Estamos com 260 k km sem problemas até então...

Abço,

Júlio

lfernando
20/04/2008, 21:40
Olá,

Muito bem explicado pelos companheiros o lance da fumaça. O detalhe é que as velas aquecedoras originais têm preço absurdo e o mercado paralelo com qualidade/durabilidade muito questionáveis. A melhor opção que encontrei são da marca Beru (internacionalmente conhecidas) mas para L200 (a rosca é a mesma).
Quanto a durabilidade concordo que depende do cuidado. Estamos com 260 k km sem problemas até então...

Abço,

Júlio


júlio, tentei de tudo quanto foi marca, a fumaceira da minha viatura só parou depois q me rendi e coloquei as velas da MITSUROUBO.:parede:

JCPB
20/04/2008, 21:40
E deixe me te perguntar uma coisa , como ela é na estrada ? a minha eh devagar... 140 eh so na descida e numa subida tem que coloca 4 marcha na estrada...


Vc tem turbo na sua ?



Olá,

Nesse caso de perda de força tem de considerar limpeza/ajuste/troca de bicos injetores e manutenção da bomba injetora em bancada de prova. Ambos Zexel mas com autorização para manutenção nas lojas Bosch.

Abço,

Júlio

lfernando
20/04/2008, 21:48
Olá,

Nesse caso de perda de força tem de considerar limpeza/ajuste/troca de bicos injetores e manutenção da bomba injetora em bancada de prova. Ambos Zexel mas com autorização para manutenção nas lojas Bosch.

Abço,

Júlio

na minha eu fiz itudo isso, inclusive em oficina Bocsh e o máximo q ela atingiu foram 150km/h.
Acho q varia mesmo entre, 140-160 a velocidade máxima do 4m40 turbinado.
obs: a minha ñ é intercolada.

AdrianoJPX
22/04/2008, 13:12
Acredito que 140km/h é uma velocidade maior do que a necessária para o transporte seguro, portanto não se faz necessário o carro andar mais que isso.

diogo ludovico
22/04/2008, 13:24
A pajero do meu pai é a glsB 99/00 AT turbo intercooler, com o motor m4alguma coisa:rolleyes:.
Ela anda bem a 120 /130km/h, j´coloquei 150 algumas vezes, mas a velocidade ideal acho que fica entre os 120 e 130, pois nesta facha ela estabiliza em 2500/3000 RPM e sobe e desce ladeiras sem a troca de marchas.
Quando viajo a 100/120km/h, ela constantemente troca de 4 para terceira em subidas, jogando o giro lá para os 3800/4000 RPM.
Agora ela desde que a compramos (quase 6 meses) apresenta uma fumaça branca quando é dada a partida de manha ou em clima frio, depois que ela esquenta ela para de fumaçar branco, mas se pisar demais ai ela se esconde na fumaça preta.
As revisões de motor foram feitas na mitsubishi (foi comprada lá), assim será que é um problema comum a este motor?
Sempre monitoro a temperatura, pois sei que este motor tem a tendencia de superaquecer.

sergio df
07/06/2008, 09:52
Jackson, na minha Pajero GLS B TD Intercooler 97, também acontece exatamente isso. Agora que esfriou, tá chegando o inverno, enquanto a bichinha não esquenta, continua fumando. Mas passa rápido. Deixo sempre uns 5 min esquentando em casa antes de sair pela manhã. À noite faço o mesmo pra voltar pra casa. O Vikys matou aí a nossa charada. Mas, tem um fato novo que pode ser a inclusão de 2 % de biodiesel de origem animal no combustível que pode deixar o diesel meio "sujo", lanço aí esta questão.

Pequeno jr
08/06/2008, 21:44
A fumaça branca ou cinzenta que vcs falam nada mais é q a demora do motor em se atingir a temperatura de funcinamento. So q, se o motor estiver bem regulado, essas parte branca/cinzenta é rápida coisa de menos de um minuto... Se os motores de vcs ja demoram algo em torno de de uns 5 minutos para acabar essa fumaça ... então acho q vcs poderiam dar levar as viaturas de vcs para um bombista ver. pode ser q ela esteja fora de ponto ou algo do genero.

Outra coisa para manter longe essas fumaças, façam a troca oleo e de todos os filtros (Diesel, oleo, filtro de ar) com no máximo 7.000 km/rodados entre uma e outra, pois com essa qualidade de diesel q temos e merda desse biodiesel mais vale fazer manutenção preventiva do que corretiva.