Ver Versão Completa : Ar condicionado - Freelander 1
Marcelo Costa Duarte
20/12/2010, 19:45
Prezados amigos do fórum, alguém já teve problema com o ar condicionado da Freelander 1? Estava viajando e de repente o ar parou de refrigerar. Achei que fosse falta de gás, porém, numa oficina me disseram que poderia ser problema com o condensador. Será que estão corretos?
Obrigado pela ajuda.
Abs
Marcelo
Marcelo Costa Duarte
21/12/2010, 15:33
Prezados amigos do fórum, alguém já teve problema com o ar condicionado da Freelander 1? Estava viajando e de repente o ar parou de refrigerar. Achei que fosse falta de gás, porém, numa oficina me disseram que poderia ser problema com o condensador. Será que estão corretos?
Obrigado pela ajuda.
Abs
Marcelo
Amigos, desculpe mas onde se lê condensador o correto é compressor do ar condicionado.
sebastjr
21/12/2010, 22:08
Caro Marcelo,
O A/C da minha FL 1 já deu problema, mas parecia bem diferente do que ocorre com a sua. O A/C funcionava bem até uns 30-40 min. de funcionamento, quando o vento começava a ficar mais fraco e mais ruidoso, como se tivesse algo obstruindo a passagem do ar. A causa era um defeito no sensor de temperatura do evaporador (evaporador é a “peça” que efetivamente resfria o ar). Resumidamente, o sensor inoperante deixava o compressor funcionando no máximo e o evaporador simplesmente congelava. Por isso ocorria a obstrução do fluxo de ar. Troquei o sensor e tudo ficou OK. Uma característica desse problema é que vc desliga o A/C por alguns minutos e ele volta ao normal, pois o gelo formado no evaporador derrete.
Conforme falei antes, não parece igual ao que vc descreveu. Mas acho bom dar uma checada em outras coisas antes de trocar o compressor (imagino que seja $$$), tipo sensores, vazamento de líquido de arrefecimento etc. O carro é cheio de eletrônica e muitas vezes um problema em determinado sistema causa sintoma em outro.
Abs,
S.
Marcelo Costa Duarte
22/12/2010, 11:27
Obrigado sebastrj.
O problema está no compressor mesmo e é realmente caro, em torno de R$ 2.000,00 um novo, do fabricante Sanden.
Abs
Marcelo