Ver Versão Completa : Radiador para motor 4.1
Boa tarde galera, como a reforma da "Vaca" esta nos momentos finais, o mecânico sugeriu a substituição do radiador de F75 que eu tinha por um radiador de Ômega, inclusive colocando as ventoinhas elétricas em substituição às mecânicas que tenho, a minha dúvida é o seguinte:
:arrow: O radiador é mais fino e mais largo, ele dá conta do recado :?:
:arrow: Tenho que colocar o espansor de água :?:
:arrow: Alguém usa com sucesso :?: :?:
:arrow: Estou querendo aproveitar para transformar o motor para alcool, mais acho que isso não deve influenciar em nada na temperatura, só para constar!!!! 8)
valeuuuuuuu
w@ldo,
O radiador é mais fino e mais largo, ele dá conta do recado
Depende da maneira que for instalado!!!
Tenho que colocar o espansor de água
Sim, obrigatoriamente.
Estou querendo aproveitar para transformar o motor para alcool, mais acho que isso não deve influenciar em nada na temperatura, só para constar!!!!
Realmente não tem influencia direta, oque determina a temperatura de trabalho do motor é a valvula termostática.Mas na minha opinião você deveria continuar com o radiador original, só mande lacrar,coloque um vaso de expansão e adapte um termostato (cebolão) isso tudo esse pessoal que trabalha com radiadores faz sem maiores dificuldades.Ahhh a ventoinha é melhor elétrica sem duvida, se não couber atrás do radiador coloque na frente, só não esqueça do sentido de rotação.
Blz.
ramiro_eli
19/04/2005, 21:01
O fato do motor ser a álcool ou gasolina influencia SIM na temperatura.
Se voce transformar o seu motor p/ álcool obrigatóriamente a taxa de compressão deve ser aumentada, e isto gera mais calor :wink:
A válvula termostática deve ser trocada, pois p/ um motor a álcool funcionar direito ele deve trabalhar mais quente que o mesmo motor a gasolina.
:arrow: O radiador é mais fino e mais largo, ele dá conta do recado :?:
:arrow: Tenho que colocar o espansor de água :?:
:arrow: Alguém usa com sucesso :?: :?:
:arrow: Estou querendo aproveitar para transformar o motor para alcool, mais acho que isso não deve influenciar em nada na temperatura, só para constar!!!! 8)
:D Olá Waldo!
:D Use o mesmo radiador que vc tem. Sele a tampa e ponha um expansor. E ponha uma ventoinha elétrica, pode ser do Vectra, S-10...
Usamos assim no T-Rex, que usa o mesmo motor, sem problemas... 8)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/398c074ac955da2e6bf0c7811199cc5a.jpg
[]'s
Valeu galera, vou verificar as possibilidades com o mecânico, mais provavelmente vou precisar de um radiador novo mesmo, o meu ficou meio destruido no acidente, e como agora tem mais espaço no cofre do motor, acho que vou tirar a ventoinha mecânica e colocar uma elétrica ligada no cebolão (eu já tinha uma elétrica acionada manualmente que pretendo manter). Ja mandei uma MP pro ACR e quem sabe ja sai negócio!!!
[]´s saudosos de trilha, porém sem Jeep
Só para constar, os motores a álcool trabalham em média 10C mais quente
que os motores a gasolina. É comprovado que o rendimento da gasolina
é ideal a 85C e do álcool a 95C. Eu tenho um veículo a álcool e acredite,
anda muito mais quando está bem aquecido.
Portanto se for converter seu motor para álcool, proteja os componentes
contra corrosão, aumente a taxa de compressão e troque a válvula do
termostato. Fica o bixo :twisted: .
Luis Assis
21/04/2005, 00:48
Não sei se o seu motor é com injeção eletronica, mas eu apanhei um pouco pra acertar o radiador do Tornado... Tentei o de F-75 não selado, tentei selado, e mesmo assim ainda esuqentava... A melhor opção foi mandar fazer um radiador sob medida, caixa da F-75 e com 5 fileiras de canaleta. Sela o sistema e use sempre liquido de arrefecimento... Não tem erro... Mas não se assuste esse motor anda sempre com o ponteiro perto dos 100ºc.... Outro segredo é voce colocar uma bela vetoinha... Opte por uma de ar-condicionado, que alem de maior poder de ventilação, pode ficar longos periodos ligada... Usei o reservatório do Corsinha, ficou show de bola...
[]´s
Gustavo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/03a4efe593c7f75f701ef0742969820e.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/3282e126f241b8cd7990689374f69c09.jpg
Saudações Gustavo, infelizmente o meu ainda não é injetado, ainda chego lá!!! :D
Vou hoje na oficina tirar as medidas do que sobra no cofre para colocar o radiador e orçar um radiador que caiba lá e um feito sob encomenda na carcaça que tenho, com certeza ambos terão expansor!!!
Estou aguardando o preço do radiador do ACR que falou que tem para vender... mas não falou o preço!!!
Francisco Maciel
27/08/2009, 12:34
Não sei se o seu motor é com injeção eletronica, mas eu apanhei um pouco pra acertar o radiador do Tornado... Tentei o de F-75 não selado, tentei selado, e mesmo assim ainda esuqentava... A melhor opção foi mandar fazer um radiador sob medida, caixa da F-75 e com 5 fileiras de canaleta. Sela o sistema e use sempre liquido de arrefecimento... Não tem erro... Mas não se assuste esse motor anda sempre com o ponteiro perto dos 100ºc.... Outro segredo é voce colocar uma bela vetoinha... Opte por uma de ar-condicionado, que alem de maior poder de ventilação, pode ficar longos periodos ligada... Usei o reservatório do Corsinha, ficou show de bola...
[]´s
Gustavo
Assis, você tem mais fotos desse sistema de ventoinha e radiador? Teria como postar aqui?
Obrigado e abraços.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.