PDA

Ver Versão Completa : Detalhe no caput/capô

Wanderson Braga Neves
20/12/2010, 09:53
Pessoal, quero comprar este detalhe na foto anexa, alguem saberia dizer de qual carro é, ou até mesmo aonde compar?, não é apenas por questão de estética, mas ajuda dissipar bem o calor do motor.

Conto com os amigos engeseiros, grato.

Wanderson;

JotaPê
20/12/2010, 10:09
Wanderson,

Coloquei duas dessas grelhas na parte de cima do meu capô, ao invés das laterais, como está nesse jipe da foto. Comprei na Rota 4x4, mas não sei se vende em outros lugares.

Abraço!

Wanderson Braga Neves
20/12/2010, 11:00
JotaPê, provavelmente vc deve ter colocado as grelhas do caminhão, volvo, que realmente vendem na Rota 4x4, porem este modelo é totalmente diferente, parece até ser do Marruá, será que consigamos identificar do dono deste Engesa???, talvez ele nos passa a dica..

Grato.

Wanderson

Gustavo Luis
21/12/2010, 18:15
Eu me lembro de alguma mensagem aqui no fórum sobre esse detalhe no capô. Não lembro de quem.

O colega cortou uma chapa, fez os frisos, cortou o mesmo tamanho da chapa na lateral do capô e parafusou. Simples assim!

Abs

Gustavo

Wanderson Braga Neves
22/12/2010, 10:08
Gustavo.

Boa ideia esta sua, porem para fazer estes frisos acho que somente a laser, bom galera agradeço se alguem mais poder ajudar, nesta empreitada.

um grande abraço a todos.

Wanderson

CAVESO
22/12/2010, 12:32
Opa, gostei do detalhe tb!

Wanderson Braga Neves
22/12/2010, 13:16
Descobri que o dono engesa e do jeep clube de piracaia sp, será que um dos nossos? Quem sabe ele também forista? E um detalhe muito bonito, e eficaz.

Cavesco, vamos ver o dono aparece para passa a dica.

Abraço

wanderson.

opa, gostei do detalhe tb!

Rodrigo Ielpo Bastos
22/12/2010, 22:23
Wanderson faz em aluminio com uma fresa equipada com mesa de coordenada que fica show de bola pode usar a chapa 3/16 que da certo, se tiver dificuldade me passa as medidas que faço pra vc e mando pro meu pai ele mora ai em VR

Rodrigo Bastos

Wanderson Braga Neves
23/12/2010, 07:57
Opa, Rodrigo.

Sem querer te encomodar, mais a proposta é boa por demais, como vc observou na foto em anexo, esta grelha passa a impressão de ser realmente em espessura 5/16, vou até a ofina tirar as medidas e posto o croqui para vc, SHOW DE BOLA.

Obrigado.

Wanderson.

Rodrigo Ielpo Bastos
23/12/2010, 09:14
wanderson 5/16 é 8mm acho muito grosso

Rodrigo Bastos

Wanderson Braga Neves
23/12/2010, 12:22
Rodrigo, como o material será aluminio, acho que em questões de impactos a deformação será menor, as aletas da grelha ficarão mais rigidas.

Desta forma, vai ficar a cara dos engesas, robustes danada.

Wanderson

Wanderson Braga Neves
23/12/2010, 22:19
Rodrigo, segue projeto com medidas retiradas no capo do engesa.

Wanderson

CAVESO
23/12/2010, 23:50
Opa,

Dependendo do preço eu quero duas (esq e direita).....

Pode ser em chapa 5/16 ou 1/4....

Abs

Wanderson Braga Neves
05/01/2011, 08:32
Será que o Rodrigo ainda não voltou da folga do ano novo???? :dance:CADÊ OCE OMI?

Wanderson:shock:

gnecchi
18/01/2011, 22:12
Povo,

Em função do meu radiador ser alto e ficar colado no capô, estou pretendendo fazer aquele detalhe igual do capô do Marruá que fica com um vão maior entre o capô e a moldura da grade.

Esse detalhe igual do Marruá e mais essa abertura lateral com grade nas laterais, pode ser uma boa opção para esfriar o cofre, portanto vou ver com o meu velho quanto custo para produzir esse casal de peças em aço inox. Eu particularmente não gosto de aço inox com acabamento polido, portanto vou pedir para orçar fosco (lixado num único sentido).

Se mais alguém tiver interesse, me avise para eu falar com o meu velho.
Nessa época verão ele tem muito trampo nos barcos, portanto o ideal seria esperarmos o baixa temporada.

[]s

CAVESO
18/01/2011, 23:25
Eu topo!

Um par (uma de cada lado).

E se ele encarar fazer uns tanques em inox, topo tb!

Abs e valeu!

Rodrigo Ielpo Bastos
18/01/2011, 23:41
o veio voltei sim ja to ate olhando com meu torneiro é que pintou umas soldas de uns filtros em aluminio da petro ai o prazo apertou acho que semana que vem ja vo fazer um rasgo para avaliar o acabamento na fresa

Rodrigo Bastos

CAVESO
19/01/2011, 00:07
Rodrigo,

Alguma novidade sobre os bancos?

Wanderson Braga Neves
28/01/2011, 18:08
Pessoal, olha só como ficou.......passei horas observando carros nas ruas, busquei na internet, putz....comentei com meu mecânico, aqui em Volta Redonda, o cara em 3 segundos disse: pega a ventaneira do chevett, da coluna do teto, ainda especificou o ano, acima de 76 e abaixo de 81, fui no ferro velho arranquei duas desta ventaneiras esquerda e direita, EUREKA, Proto ficou muito bom, vai ajudar a dar uma refrescada no meu motor, e o habitáculo vai ficar menos quente... observem as fotos e comentem o que acham... abraço - Wanderson.:mrgreen:

Rodrigo Ielpo Bastos
28/01/2011, 20:49
nada ainda, vc conseguiu trazer os seus?

Rodrigo Ielpo Bastos
28/01/2011, 20:50
Wanderson ficou shou de bola, eu to todo enrrolado sem tempo de mexer com essas coisas, para vc ter ideia meus calços de munhao chegaram em novembro e nao consegui trocar.

CAVESO
28/01/2011, 21:13
nada ainda, vc conseguiu trazer os seus?

Cara, eu tô no chile e, por infeliz coincidência o caminhoneiro está para o nordeste nesta semana.

Mas uma hora acertarei na loteria de juntar ele e o zamboni em fortaleza..rsss

Abs

Paulo Cesar
30/01/2011, 21:45
vai ajudar a dar uma refrescada no meu motor, e o habitáculo vai ficar menos quente... observem as fotos e comentem o que acham... abraço - Wanderson.:mrgreen:

Wanderson
a instalação como esta irá fazer com que o ar externo tente entrar pelas aletas para dentro do cofre do motor.
Acredito que esta opção não terá muito resultado, pois o ar quente que já esta lá dentro, e entrou pela frente do carro não irá sair,
pois você criou uma barreira para a sua saída, já que está tentando forçar a entrada de mais ar.
Acreditando assim que vc deveria colocar as aletas de forma a retirar o ar que já entrou, fazendo assim com que aumente o fluxo de entrada e saida.
Que os Engenheiro ou pitaqueiros (como eu) deem suas opiniões e vejam se estou certo ou errado
abs.

Wanderson Braga Neves
31/01/2011, 08:45
Paulo, é exatamente o que estou tentando fazer, as aletas invertidas para dentro, tem realmente a finalidade de tentar aumentar o fluxo de ar frio no inteiror do cofre,com encotro do lado direito minha turbina e do lado esquerdo o coletor, isto nas laterais, visto que por sobre o capô será instalado duas aletas, uma de cada lado, iguais a do troller com a finalidade de exaurir o ar quente estratificado que estará turbilhando no interior do cofre, bom, eu como engenheiro, acredito que dentro dos conceitos utilizados como base analógica o ciclo de stirling ( diagrama PV), basicamente o ar quente tende a se elevar, encontrando assim o fluxo contrário ao sentido do veículo.

Vamos ver na prática...... grato pela sua ajuda.

Wanderson.

Paulo Cesar
31/01/2011, 10:24
Paulo, é exatamente o que estou tentando fazer, visto que por sobre o capô será instalado duas aletas, uma de cada lado, iguais a do troller com a finalidade de exaurir o ar quente.
Não sabia destas aletas superiores de saida, assim, também acredito que o sistema vai funcionar muito bem.
Depois conta pra nós os resultados.
abs.
Paulo

Ralado/SP
16/02/2011, 19:30
então...

tabém acho que o ideal seria colocar a peça com marotação de 180º, mantendo as aletas pra dentro do capô, porem com a captação de calor voltada pra frente do carro:
Parto do pricipio de que o ar vem do radiador em direção ao cofre do motor, bate na parede e vira um FUZUÊ. Se as aletas estiverem voltadas pra frente, antes de bater no cofre, parte desse ar encontrará uma "rota de fuga".
Sei lá... são pitacos de um leigo.

Abraçones,

Ralado

4Cross graphic design
16/02/2011, 20:15
Só uma duvida... quando olho sua foto vejo que o angulo das alhetas ficou de tomada de ar, ou seja, a grade direciona o vento para dentro do capô; só que nessa posição ela deveria agir como saida de ar... levando o ar quente acumulado no compartimento do motor para fora... certo???
Tipo... assim está só para dar visual né???

segue uma foto de um engesa que eu acho o maximo e tem o capô com entradas e saidas do jeito que eu acho que deve ser feito para ser funcional.

Pessoal, olha só como ficou.......passei horas observando carros nas ruas, busquei na internet, putz....comentei com meu mecânico, aqui em Volta Redonda, o cara em 3 segundos disse: pega a ventaneira do chevett, da coluna do teto, ainda especificou o ano, acima de 76 e abaixo de 81, fui no ferro velho arranquei duas desta ventaneiras esquerda e direita, EUREKA, Proto ficou muito bom, vai ajudar a dar uma refrescada no meu motor, e o habitáculo vai ficar menos quente... observem as fotos e comentem o que acham... abraço - Wanderson.:mrgreen:

4Cross graphic design
16/02/2011, 20:19
Foi mal... comentei sem ler que a galera ja tinha dito a mesma coisa que eu...
abraços ai pra todos!!!

Wanderson Braga Neves
17/02/2011, 08:28
Que engesa, bonito este da foto heim, realmente ficou show o detalhe deste capô, esta mais para expedição do que trilha...

Wanderson

gnecchi
20/02/2011, 16:55
Concordo com o Ralado :concordo:

As aletas da grade das laterais do capô devem estar inclinadas de forma que o ar seja direcionado para fora do cofre do motor e não para dentro, fazendo assim que o ar frio entre pela frente e saia após dar de encontro com a parede corta fogo do cofre do motor.

O scoop sobre a tampa do capô tem a função de entrar ar frio no intercooler dos motores a diesel, melhorando a performance do motor turbinado.

No meu caso que uso um motor injetado Flex o scoop teria uma função simplesmente estética, pois o snorkel é o responsável pelo ar de admissão que entra mais frio no motor do que se fosse captado de dentro do cofre.

Fiz um croquis do que acredito que seria o fluxo de ar no cofre do motor se fizesse uma abertura frontral igual a que o capô do Marruá tem, juntamento com essas saídas laterais.

[]s

guilhermeabreu
20/02/2011, 23:02
Tb concordo que as aletas deveriam ficar voltadas para fora do cofre do motor e viradas para tras para facilitar a saída do ar quente de dentro do cofre do motor .

Ficando desta forma , as aletas voltadas para fora e para tras , o ar que passa por fora do carro suga o ar que esta por dentro do cofre do motor pq faz uma pressão negativa do lado de fora , como é feito no fundo dos barcos de alumínio , que tem um orifício no fundo do barco na parte de tras na POPA que foi feito para retirar a água da chuva ou água que derramamos dentro do barco ou para barcos que tenham algum pequeno vazamento , ESTE ORIFÍCIO COM UMA ALETA PARA FORA E PARA TRAS , retira a água de dentro do barco MESMO ESTANDO O NÍVEL DA ÁGUA DO LADO DE FORA DO BARCO MAIS ALTO DO QUE DENTRO DO BARCO , " MAS SÓ COM O BARCO EM MOVIMENTO PARA FRENTE ", pelo simples fato de que a VELOCIDADE DA ÁGUA DO LADO DE FORA DO BARCO QUE ESTA PASSANDO DA FRENTE PARA TRAS DO BARCO FAZ COM QUE FORA DO BARCO FIQUE COM UMA PRESSÃO NEGATIVA .

Este é o mesmo FENÔMENO FÍSICO com o ar nestas aletas que queremos colocar no capô de nossos ENGESAS para refrescar o cofre do motor .

O ar passando por fora do capô , ao passar pelas aletas viradas para fora e para tras fara com que forme uma pressão negativa do lado de fora , puxando o ar quente de dentro . Como esta na foto do ENGESA amarelo com as aletas na lateral do capô voltadas para fora e para tras .

Me desculpe por ser tão repetitivo .

gnecchi
21/02/2011, 00:45
a VELOCIDADE DA ÁGUA DO LADO DE FORA DO BARCO QUE ESTA PASSANDO DA FRENTE PARA TRAS DO BARCO FAZ COM QUE FORA DO BARCO FIQUE COM UMA PRESSÃO NEGATIVA .

Este é o mesmo FENÔMENO FÍSICO com o ar nestas aletas que queremos colocar no capô de nossos ENGESAS para refrescar o cofre do motor .

A água sai por arraste do fundo do barco :concordo:

[]s