PDA

Ver Versão Completa : Patagonia com LR



CGAUER
18/12/2010, 22:45
Caros, segue o blog da atual trip para vcs acompanharem.

Até agora foi um alternador que pifou logo após ligar o motor em El Calafate, mas trocamos o rolamento no hotel e um pneu que explodiu depois de ser cortado no rípio..

http://www.issler.com.br/patagonia_2010/

Abs

Clemente

PS: ando meio ausente em razão da trip.

fchain
18/12/2010, 23:36
Saudações! Vi o site de "cabo à rabo", parabéns!
Depois do regresso, e um merecido descanso, o colega postaria um "roteiro" com toda a logística da mecânica? Como os preparativos, cuidados a serem tomados, ferramental, peças de reposição levadas, etc.
Bons ventos...

enymuller
19/12/2010, 03:24
Muito bacana o roteiro, vou acompanhar.
Boa viagem para vcs!!!
Marcelo

alexx.files
19/12/2010, 13:39
Caramba! ir para a Patagônia com uma bateria de 10 anos no bolso é muito mais do que ter corajem. Ainda bem que deu tudo certo...

[]´s
Alex

ka2
19/12/2010, 22:03
Que viagem legal, vou acompanhar com interesse
Boa viagem!

Preá 4x4
19/12/2010, 22:37
Que viagem legal, vou acompanhar com interesse
Boa viagem!

Eu sempre desconfiei que o alternador da Land era UKraniano e não inglês. :mrgreen:

CGAUER
23/12/2010, 10:26
Caros,

segue as fotos da viagem. Vou completando na medida do possível. A maioria depois de El Calafate está Geotagged, logo vocês podem ver no mapa onde fiz a foto.

http://www.flickr.com/cgauer/sets/72157625655645786/

Blog atualizado:

http://www.issler.com.br/patagonia_2010/

BTW, deixamos para trocar a bateria da LR branca durante a viagem porque é na Argentina e no Chile elas são MUITO mais baratas, mesmo as que são fabricadas no Brasil, como a Moura, dá raiva né?!

Abraços

Clemente

wchaves
23/12/2010, 14:18
Muito legal, um dia vou ter coragem de encarar uma assim também, quandos os "ninhos" saírem do ninho, parabéns pela viagem e pelo aniversário.

Djalma Inoue
06/01/2011, 23:48
Clemente, fiquei fascinado e não estou perdendo um dia da viagem eu e minha esposa já tinhamos ido ao Chile mas não de carro, esta sua viagem nos deixou extasiados tenho que parabenizar o fotografo pois, as fotos ficaram deslumbrantes. Meus parabéns vcs escolheram um excelente roteiro e vou continuar a dar uma espiadinha.:roll:
Um abraço e que Deus os abençoe na volta ao lar,

lcdalzoc
07/01/2011, 08:42
Clemente, parabéns e fico fascinado por essas expedições...estou acompanhando dia a dia...
Estou planejando algo semelhante p/ final deste ano com um grupo de amigos (3 ou 4 veículos). Acho que minha Explorer aguenta né...motor Maxion igual as LR, nada de eletrônica, já é idosa (velha não) e pouco visada...

CGAUER
11/01/2011, 19:23
Que bom que vcs curtiram. Recomendo a todos esta viagem.

Fotos atualizadas no Flickr; a maioria com coordenadas do GPS (para quem quiser saber onde é).

http://www.flickr.com/cgauer/sets/72157625655645786/

Os LR foram fantásticos. Subimos com eles em dois vulcões, Villarica e Ozorno até praticamente a neve, com direito a grandes erosões e apavorantes ângulos de inclinação laterais e frontais. Andamos sobre o basalto fofo do vulcão Chaiten, que cobriu toda a cidade em 2008.

Na estrada cruzamos a 110km/h, mas quando a estrada permitia nos dávamos ao luxo de andar a 120km/h. Como a branca não foi preparada para estas velocidades no calor, só fazíamos isso quando a temperatura era menor do que 15˚C.

O ar condicionado da 110 verde foi fantástico, mesmo debaixo de 42˚C, foi capaz de manter todo o 110 gelado, infinitamente superior ao modelo anterior da 110 branca. Ponto MUITO positivo, tivemos até que manerar no AC para os vidros não embaçarem por fora durante a onda de calor perto de Buenos Aires. O radiador de câmbio e o cárter expandido e aletado da de cx transferência do 110 verde, ajudaram o conjunto ficar suficientemente frio para poder tocar com a mão até mesmo no calor no norte da Argentina.

O consumo girava entre 11 e 9km/l. O consumo de óleo foi mínimo, algo como 0,5L para cada 7.5mil Km.


No final o saldo de problemas foi:

110 branca:

1 Pneu estourado por pedra.

1 bateria (tinha mais de 10 anos e deixamos para trocar lá, é mais barato)

1 alternador (trocamos o rolamento na porta da cabana, carrego uns 4 de reserva)



110 verde:

1 alternador (o dono anterior fez uma revisão e o "mexânico" deixou o rolamento solto na carcassa, mas colou o eixo junto ao rolamento !!, o qual já é preso pela porca 22. vai entender)

Soltou o tubinho que leva o ar do turbo para LDA, braçadeira mal instalada na fabricação.

espelho retrovisor direito estourado por pedra.

Junta da bomba d'água apresentou um suor; comida de bola do mexânico do dono anterior, que ao realizar o upgrade para a bomba metálica original LR não apertou os parafusos com o torque certo. Mesmo assim não perdi nenhum cm de água do motor, apenas aquele cheiro característico de fluído (suficiente para me deixar P da vida).

No mais foi tudo na paz.

Abraços

Clemente

alexx.files
11/01/2011, 20:10
Clemente vc sabe a diferença entre os dois ar condicionado? A minha Land é 2001 e o ar é uma mer... Semana passada sofri la nos pampas com o calor e a falta de um ar condicionado, fora que eu já tinha arrancado o carpete que ajudava na isolação :parede::parede:

[]´s
Alex

CGAUER
11/01/2011, 20:26
Alex,

a diferença é caixa evaporadora e os difusores. O difusor (evaporador?) é maior, ventilador interno mais poderoso e mais silencioso e o termostato é mecânico aceitando desaforos (deixar o compressor quase todo tempo ligado). O radior fica recuado, logo a frente do LR não tem mais aquele puxadinho. Já nos modelos TD5 e 2.4 o Puxadinho voltou.

Em resumo, é ABSURDAMENTE mais forte se comparado ao que eu tinha no meu 90tinha (original model 2000)..

Mas nem tudo é perfeito, a LR não utilizou os cebolões próximos à válvula termostática do motor para desligar o AC e ligar a ventoinha autonomamente, caso o motor sobreaqueça... Mas isso é fácil de se modificar. Está no meu TO-DO.

Outra pequena desvantagem é que o modelo novo ocupa um pouco mais de espaço do passageiro. Mas no 110 é só colocar o banco mais para trás.

Abraços


Clemente vc sabe a diferença entre os dois ar condicionado? A minha Land é 2001 e o ar é uma mer... Semana passada sofri la nos pampas com o calor e a falta de um ar condicionado, fora que eu já tinha arrancado o carpete que ajudava na isolação :parede::parede:

[]´s
Alex

ClaudioMartins
11/01/2011, 21:19
Muito legal a viagem de vocês.
Eu teria coisas para perguntar, como todos os iniciantes deste forum, mas agora gostaria apenas de fazer um elogio.
Andei dando uma lida no blog, reli alguns detalhes que me chamaram a atenção, mas hoje, ao ler o final, tive uma sensação muito boa ao ver um texto muito bem construído, detalhado, com humor e sutil.
Parece uma crônica bem elaborada, o texto vai conduzindo o leitor a sentir uma certa incrível saudade de lugares em que não esteve, nem conhece, nem passou perto.
Sei que este não é lugar para esse assunto, nem cabe ou interessa, mas a internet está tão cheia de bobagens, lugares-comuns e mediocridades, que ao achar coisas assim eu tenho que falar.
Trabalho com literatura infantil e adoro Defender.
Mas deixei a viatura de lado e preferi curtir a viagem do texto.
Dê meus abraços para a moça que o escreveu.
Cláudio

hercilio.neto
11/01/2011, 22:54
Sensacionais as fotos.

Que viagem!

CGAUER
12/01/2011, 00:00
Claudio,

os elogias serão passados a Milena, 100% trabalho dela. :palmas:

Este tipo de viagem custa a ser digerido. Costumo dizer que é um estilo de viajar onde se aproveita 50% durante e 50% depois, com a diferença que o "depois" é para sempre, não é passageiro. As paisagens, histórias, amisafes nos marcam profundamente, viagem após viagem.

É algo que passamos a carregar para o resto de nossas vidas, na memória. A qualquer momento de ócio a recordação volta, sob forma de prazerosos devaneios à luz do dia.

No escritório sou constantemente flagrado sorrindo para o nada relembrando situações engraçadas, façanhas ou belas paisagens.

A pressão social hoje faz com que muitos vençam financeiramente e materialmente em suas vidas, deixando de lado o verdadeiro principio humano de descobrir, desafiar os horizontes e seu próprio corpo. Utilizar nosso instinto fora do habitual contexto, é o que faz de cada viagem um desafio.

Viajar é muito mais do que sair de um lugar e ir para o outro; viajar é conhecer novas pessoas, novos paladares e eventualmente uma nova maneira de viver. Entender como funciona um sistema estranho e depois se misturar a esta diferente cultura, é uma tarefa muito agradável. Quanto mais desafios, maior será o prazer.

Esta é minha birra com o "turismo monocultura" praticado pela CVC e cia. Que graça tem ser teletransportado do conforto de sua casa para outro confortável hotel e depois seguir um guia que profana informações decoradas dentro de um ônibus com pessoas de sua cultura e nível social?

Presenciar e participar de outro estilos de vida faz pensar, ainda mais àqueles que como eu moram no caos de SP e eventualmente ligadas a atividades exageradamente complexas, porém sem retorno palpável.

Precisamos de tudo isso? O que é qualidade de vida? Carro bom, casa boa e montes de alarmes, impostos, objetos eletrônicos e cia?

Nem que por ventura voltemos à nossa rotina, desafiar os sonhos é importante. Palavras do Robert e Grace do Challenging your Dreams.

Não importa o estado do carro, se é ou não adequado. Se quebrar é capaz de render belas histórias para o resto da vida. Neste sentido sou precavido demais, talvez por viajar com mais pessoas. Se fosse sozinho iria com uma símples moto ou no máximo o Jimny. bateu, quebrou, larga pelo caminho e continua de ônibus.

Como nada é perfeito, assim que sobrar um tempinho farei a relação de peças que levei. Afinal se o carro quebrar com as crianças tendo que voltar para as aulas, não é legal!

O ser humano é nômade, por isso somos bípedes. Ultrapassar os horizontes é o nosso DNA, logo viajar é algo que fazemos com tanto prazer, além voltarmos a dar valor às coisa mais simples do cotidiano, como acesso a água fresca, sombra, chuva comida, amizade e saúde.

Abraço

Clemente


Muito legal a viagem de vocês.
Eu teria coisas para perguntar, como todos os iniciantes deste forum, mas agora gostaria apenas de fazer um elogio.
Andei dando uma lida no blog, reli alguns detalhes que me chamaram a atenção, mas hoje, ao ler o final, tive uma sensação muito boa ao ver um texto muito bem construído, detalhado, com humor e sutil.
Parece uma crônica bem elaborada, o texto vai conduzindo o leitor a sentir uma certa incrível saudade de lugares em que não esteve, nem conhece, nem passou perto.
Sei que este não é lugar para esse assunto, nem cabe ou interessa, mas a internet está tão cheia de bobagens, lugares-comuns e mediocridades, que ao achar coisas assim eu tenho que falar.
Trabalho com literatura infantil e adoro Defender.
Mas deixei a viatura de lado e preferi curtir a viagem do texto.
Dê meus abraços para a moça que o escreveu.
Cláudio

Fernando da Terra
12/01/2011, 08:45
Clemente, sensacional cara!!!

Fotos, palavras, viagem, aventuras, relatos......uma viagem para não mais se esquecer.....

Muito legal mesmo!

Parabéns pela incrível viagem, obrigado por nos brindar com tantas belas fotos....

Estava acompanhando desde o inicio, mas ainda não tinha me manifestado......
Imagino o quão difícil deve ser o retorno à rotina do dia a dia........rsrsrssrsrsrs..... com certeza você vai ficar viajando mentalmente, relembrando momentos inesquecíveis, por um bom tempo ainda......

Boa viagem mental cara, e bom inicio de planejamento para a próxima!!

Abraço

Fernando

expedition
12/01/2011, 09:48
Muito legal Clemente!, como diz quela propaganda "Não tem preço".

Seria bem interessante mesmo a lista de peças, ferramentas, dicas etc, para passar para este povo sem experiência (dos quais faço parte) :)...

Parabéns,


Wagner

ClaudioMartins
12/01/2011, 13:08
Legal! Aposto que você já está pensando na próxima!
Um abraço e ... carregue a bateria direitinho.
Cláudio

Sfranco
12/01/2011, 21:28
Clemente; excelentes as fotos!

final do ano estou indo para a Carretera, provavelmente de Jimny e em solitário.
pensei em ir com a ranger gasolina (diferente da diesel, essa nunca me deixou na mão ou melhor na estrada..rsrsrsrs), mas a falta do 4x4 restringe os locais a se visitar.

Será que a autonomia do jipinho é suficiente para este trajeto que vc percorreu?
carregar gas. extra seria necessário? (não me agrada muito a idéia de andar com galão dentro do veiculo...)

abço

CGAUER
13/01/2011, 01:36
Franco,

minha vontade era fazer com o Jimny, mas estava com mais pessoas. Sentar a bota com o Jimny é delícia. Ele vai muito bem e as respostas ágeis convidam o motorista para uma direção mais divertida.

Então, você não vai escapar de levar um galão de 20L extra. Os 36 litros do Jimny podem dar dor de cabeça na Argentina. Inúmeras vezes o combustível estava em falta ou limitava o abastecimento a 30 pesos ( ± 10 litros).

O Chile é mamão com açucar, não existe imprevisto. Na argentina mantenha o tanque sempre cheio.

O Jimny é o melhor Defender já feito, mas como tiraram todos os problemas, ficou muito pequeno! rsrsrs

Deixe o carro o mais leve possível para não perder a melhor característica do Jimny, leveza e suas respostas rápidas.


Clemente; excelentes as fotos!

final do ano estou indo para a Carretera, provavelmente de Jimny e em solitário.
pensei em ir com a ranger gasolina (diferente da diesel, essa nunca me deixou na mão ou melhor na estrada..rsrsrsrs), mas a falta do 4x4 restringe os locais a se visitar.

Será que a autonomia do jipinho é suficiente para este trajeto que vc percorreu?
carregar gas. extra seria necessário? (não me agrada muito a idéia de andar com galão dentro do veiculo...)

abço

Sfranco
13/01/2011, 21:16
Valeu Clemente!

obrigado pelas infos e por compartilhar seu conhecimento com os colegas do fórum!

Excelentes viagens para vc!

Que chegue logo o final de ano..rsrsrsrs

Djalma Inoue
13/01/2011, 22:13
Clemente boa noite, bom saber que todos chegaram bem e com saude, sem dizer nos presentes que nos deram. Diz para a Mi escrever um livro com as fotos, ela escreve muito bem, esta viagem estava parecendo novela, acompanhamos capítulo a capítulo, esperamos que seja como o Duro de Matar,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ..... e quem sabe um dia poderemos fazer uma pontinha neste filme, rsrsrs

Meus parabéns um feliz ano novo a todos e muito obrigado pelos presentes.
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

Denilso
24/01/2011, 09:04
Clemente
parabéns a vc e para Milena pelas fotos e relato. Já estive em alguns lugares que vcs passaram e deu saudade...
Agora estou projetando uma expedição para Aconcágua/Atacama...
Vc poderia citar para a galera a relação de peças extras, instrumentos, ferramentas que vcs levaram junto? Seria de grande utilidade pra mim...
Abraço
Denilso

Mausja
27/01/2011, 01:49
Clemente, parabéns! Tenho vontade de fazer esta viagem com a minha Pajero Full 98,que é bem robusta,confortavel e confiável...porém é a Gasolina, então realmente gostaria de saber se tomando as precauçōes (tanque extra e mantendo o principal cheio) seria possível? Abs!

CGAUER
27/01/2011, 02:34
Mausja,

é tranquilo! O ideal é você ter uma autonomia de ± 500-600km.. A Pajero é perfeita...

Independente da autonomia, o certo é fazer o que você disse; manter tudo sempre cheio... É quando bate a preguiça que dá M...

Com o 90 tive quase 4 panes secas na viagem para patagonia...

Duas no Brasil, onde me recusei abastecer em postos sem bandeira, até finalmente ter que colocar 5 litros para chegar até Uruguaiana, mas os 5 litros mal foram suficientes para os 50km restantes, tive que rastejar a 50km/h para chegar sem problemas... rsrsr

Na Argentina pulei um posto e cheguei por pouco em um posto com apenas 1L dentro do tanque, novamente me arrastando a 50km/h em 5a...

A última "quase pane" foi em um trecho onde o vento contra era de 100km/h e a Milena consegui acabar com 59L de Diesel em pouco menos de 300K graças ao pé pesado e velocidade superior a 120km/h em tal situação. O certo teria sido ir em 4a com o pé leve a poucos 100km/h. Nos salvamos no vácuo de uma cegonha, mas desta vez fomos a 40km/h... Os aventureiros que foram ultrapassados, nos ultrapassaram novamente e depois ainda rendeu algum deboche no posto, onde todos obviamente pararam... rsrs

Em resumo, abasteça sempre, ou pelo menos quando o meio do tanque estiver próximo...

Abraço


Clemente, parabéns! Tenho vontade de fazer esta viagem com a minha Pajero Full 98,que é bem robusta,confortavel e confiável...porém é a Gasolina, então realmente gostaria de saber se tomando as precauçōes (tanque extra e mantendo o principal cheio) seria possível? Abs!

CGAUER
27/01/2011, 02:38
Denilso,

estou viajando, mas assim que voltar faço a lista. As peças ainda estão dentro do carro, que está na garagem do jeito que chegamos de viagem: 100% emporcalhado com tudo ainda dentro...

Conforme for tirando as peças, faço a "listinha"...

Abraços



Clemente
parabéns a vc e para Milena pelas fotos e relato. Já estive em alguns lugares que vcs passaram e deu saudade...
Agora estou projetando uma expedição para Aconcágua/Atacama...
Vc poderia citar para a galera a relação de peças extras, instrumentos, ferramentas que vcs levaram junto? Seria de grande utilidade pra mim...
Abraço
Denilso

Sfranco
27/01/2011, 09:22
Este relato é excelente e muito divertido:

http://elcantardelalluvia.cl/2007/03/carretera-austral-parte-1-introduccin-y.html

esta semana apareceu uma def110 2001 de uma amigo pra vender..me cocei todo mas não tive coragem de encarar por enquanto..rsrsrsrs..tenho receio dela me quebrar na manutenção..

rafaelfernandez
27/01/2011, 11:24
esta semana apareceu uma def110 2001 de uma amigo pra vender..me cocei todo mas não tive coragem de encarar por enquanto..rsrsrsrs..tenho receio dela me quebrar na manutenção..

Se é de um amigo de verdade, e o carro esta inteiro, pode ir sem medo. Apenas pergunte a ele o que tem para ser feito no carro e seja feliz. So tenha cuidado pois esse é um caminho sem volta.


[]´s
Rafael

Sfranco
27/01/2011, 13:50
Se é de um amigo de verdade, e o carro esta inteiro, pode ir sem medo. Apenas pergunte a ele o que tem para ser feito no carro e seja feliz. So tenha cuidado pois esse é um caminho sem volta.


[]´s
Rafael

Rafael:

emoção = defender 110 300tdi:smile:

razão = jimny 0km

tesão = T4 2.8 :twisted:

hehehehe..brincadeiras a parte, se pudesse teria os 3..rsrsrsrs, mas teria que trabalhar só para mantê-los...

segundo as infos que ele me passou já arrumou bastante coisa no veiculo, mas sei que os defender tem seus melindres.

procurei pelo fórum aqueles itens que o Clemente postou certa vez que seriam necessários para deixar o seu 110 mais "confiável", tipo embreagem do 130, alternador da Sprinter, etc...mas não encontrei...

Abços

rafaelfernandez
27/01/2011, 18:47
Rafael:

emoção = defender 110 300tdi:smile:

razão = jimny 0km

tesão = T4 2.8 :twisted:

hehehehe..brincadeiras a parte, se pudesse teria os 3..rsrsrsrs, mas teria que trabalhar só para mantê-los...

segundo as infos que ele me passou já arrumou bastante coisa no veiculo, mas sei que os defender tem seus melindres.

procurei pelo fórum aqueles itens que o Clemente postou certa vez que seriam necessários para deixar o seu 110 mais "confiável", tipo embreagem do 130, alternador da Sprinter, etc...mas não encontrei...

Abços

Emoção e tesão num 4x4 eu consigo até entender, agora razão? Pela razão compra um Uno Mille!!!! :odedo: :lol::lol::lol:

Bricaderias a parte, o alternador nao é dificil de achar, nao precisa ser 0km, um usado, depois de uma revisão é tao confialvel quanto o 0. A embreagem do 130 nao é uma necessidade, podes deixar pra troca-la quando a que esta no veiculo pedir demissão. :pipoca:
O forum nao é o melhor lugar para se encontrar peças para o Defender, eu gosto e costumo importar a maior parte das coisas, dê uma pesquisada por aqui que vais encontrar bastante material a respeito.
Nao quero desmerecer o Jimny ou o T4, mas nenhum dos dois vai te dar tanto espaço e conforto quanto o Defender. Apesar de serem carros muito valentes e resistentes.
De resto, pesquise bastante, assim quando tomares a decisão por uma das viaturas, vais saber o que esperar de cada uma delas. :concordo:

[]´s
Rafael

alexx.files
27/01/2011, 21:47
Clemente, como foi sua experiência com a polícia? Eles reclamaram dos parachoques, ou falta deles? E o quebra-mato da Land Branca?

[]´s
Alex

UiRá
09/02/2011, 20:49
Muito bom! Já conheço a AR de ponta a ponta mas não de Landosa. Um dia pretendo embarcar nessa com a 90tinha "Shrek". Parabéns!

CGAUER
09/02/2011, 23:16
Alex,

na entrada da AR fui logo parado pelo mesmo policial de sempre, um gordinho com uns 60 anos. Ele sempre com um papo mole. Logo previ que acharia um problema, então logo soltei que era minha 6a vez na AR, etc. etc... Na hora ele mudou o aproach e "honestamente" pediu uma gorjeta para o natal deles.

Diante da franqueza demos R$10 e fomos embora sem maiores sorrisos.

Na volta sem querer varamos um farol vermelho meio escondido perto de Santa Fé. A multa de 1500 pesos foi negociada por R$100.

Tirando isso deu tudo certo.

Eu não tenho muita paciência com estes caras. Quando me param olho bem nos olhos, não pisco e fico quieto e sério até eles começarem a falar.

Quando me pediram dinheiro nas outras viagens, e eu estava certo, pedia com toda educação e serenidade para me levarem preso, porque assim teria assistência diplomática. Impressionados sempre me deixaram continuar.

Tento viajar o mais clean possível. Sem GPS à vista, sem qualquer adesivo, etc. Em resumo, sem show para chamar atenção, dar assunto ou aguçar o faro por grana. Nem farol de milha eu tenho.

Concluo o seguinte; a situação hoje é tranqüila. As regras na AR são muito mais claras e fáceis de respeitar que no BR. Estrada é 110Km/h e 60 no per. urbano.

O Brasil sim é uma zona, sem regras. Aqui se desrespeita tudo porque a regra não existe e não é razoálvel.. Tem estrada que que mandam andar a 40Km/h onde pode-se andar com segurança a 80.. Outras sao 70 e algumas 120.

Caminhão na AR anda a 80 e ponto. Carro 110 e ponto. É tudo literalmente razoável para seguir.

Só aqui para ser ultrapassado a 120 por caminhão, prensado por Kombi, ultrapassagens pelo acostamento ou na curva na contra-mão, pedágio a cada Km, buracos, ter Controlar nunca cidade onde 27% dos carros não pagam IPVA a mais de 5 anos, etc...

Argentina é paz!

Abraços


Clemente, como foi sua experiência com a polícia? Eles reclamaram dos parachoques, ou falta deles? E o quebra-mato da Land Branca?

[]´s
Alex

alexx.files
10/02/2011, 16:11
Alex,

na entrada da AR fui logo parado pelo mesmo policial de sempre, um gordinho com uns 60 anos. Ele sempre com um papo mole. Logo previ que acharia um problema, então logo soltei que era minha 6a vez na AR, etc. etc... Na hora ele mudou o aproach e "honestamente" pediu uma gorjeta para o natal deles.

Diante da franqueza demos R$10 e fomos embora sem maiores sorrisos.

Na volta sem querer varamos um farol vermelho meio escondido perto de Santa Fé. A multa de 1500 pesos foi negociada por R$100.

Tirando isso deu tudo certo.

Eu não tenho muita paciência com estes caras. Quando me param olho bem nos olhos, não pisco e fico quieto e sério até eles começarem a falar.

Quando me pediram dinheiro nas outras viagens, e eu estava certo, pedia com toda educação e serenidade para me levarem preso, porque assim teria assistência diplomática. Impressionados sempre me deixaram continuar.

Tento viajar o mais clean possível. Sem GPS à vista, sem qualquer adesivo, etc. Em resumo, sem show para chamar atenção, dar assunto ou aguçar o faro por grana. Nem farol de milha eu tenho.

Concluo o seguinte; a situação hoje é tranqüila. As regras na AR são muito mais claras e fáceis de respeitar que no BR. Estrada é 110Km/h e 60 no per. urbano.

O Brasil sim é uma zona, sem regras. Aqui se desrespeita tudo porque a regra não existe e não é razoálvel.. Tem estrada que que mandam andar a 40Km/h onde pode-se andar com segurança a 80.. Outras sao 70 e algumas 120.

Caminhão na AR anda a 80 e ponto. Carro 110 e ponto. É tudo literalmente razoável para seguir.

Só aqui para ser ultrapassado a 120 por caminhão, prensado por Kombi, ultrapassagens pelo acostamento ou na curva na contra-mão, pedágio a cada Km, buracos, ter Controlar nunca cidade onde 27% dos carros não pagam IPVA a mais de 5 anos, etc...

Argentina é paz!

Abraços

Perguntei porque foi falado que na Argentina eles reclamavam de quebra-mato e a falta do parachoque traseiro da Defender.

Esse guardinha pelo jeito é famoso...

[]´s
Alex

hercilio.neto
10/02/2011, 19:21
...
Esse guardinha pelo jeito é famoso...

[]´s
Alex

Deve ser uma espécie de ponto turístico.
Alguém tem foto dele? (rs)

LeoToy
12/02/2011, 11:22
Muito legal,
Lendo e Aprendendo

:palmas:

LeoToy
12/02/2011, 11:44
Eu sempre desconfiei que o alternador da Land era UKraniano e não inglês. :mrgreen:


iauehiauehaieuhaieuhai

Made In UK ( UKrânia) hahahahhahaha , essa! foi ótima :-P

Caramba Clemente,
Tu riu muito na hora?
Que Argentino fanfarrão..hein?

CGAUER
12/02/2011, 19:08
Pois é Leo!!

Foi neste momento que batemos em retirada... PQP não é todo dia que se escuta uma groselha destas.

Quer saber, depois de arrumar nós mesmos o alternador e sem maiores problemas, ficamos felizes e seguros de que não teríamos mais problemas.

Para melhorar, as meninas nos esperavam com ultra geladas Quilmes. Foi 10!

"Ukrania" my ass!

Abraços


iauehiauehaieuhaieuhai

Made In UK ( UKrânia) hahahahhahaha , essa! foi ótima :-P

Caramba Clemente,
Tu riu muito na hora?
Que Argentino fanfarrão..hein?

rafaelfernandez
13/02/2011, 19:36
"Ukrania" my ass!


:parede::parede::parede:
::odedo::odedo:
:lol::lol::lol::lol::lol:


Abraços
Rafael

gustavoullmann
26/12/2011, 00:19
Aí, Clemente!

Fui pego de surpresa com um convite para descer até Ushuaia, com saída em 01/02/2012! Tô apavorado, pois tinha planos de fazer essa viagem somente em 2013 (caso os Maias estejam errados... hahaha) tendo todo o ano de 2012 para fazer a "preparação maniática" de uma defender.

Como vou ter apenas Janeiro para fazer tudo, tô escrevendo um XLS com as coisas a fazer, a comprar, a trocar e "a fazer promessa" para não quebrarem durante a viagem... hehehe... De alguma maneira eu vou ter que priorizar os gastos ou vou ter que assaltar um banco, pois fazer tudo em um mês vai ser punk!!!

Tô revirando os tópicos aqui do forum atrás de dicas de preparação, revisão, lista de peças, ferramentas, de rezas e santos...

Teria como tu compatilhar com o pessoal a listinha de peças/ferramentas/tralhas úteis que tu carrega junto quando desce para a paragônia?

Qualquer outra dica será muuuuuuuito bem vinda!

Quando eu tiver uma relação mais precisa/consistente das coisas que pretendo fazer no jipe antes de pegar a estrada eu publico aqui para que todos contribuam... :D

Valeeeu!!!

vwinit
26/12/2011, 00:44
Também estou aqui torcendo contra os Maias...
Quero ir em jan/2013!!!

To de tocaia aqui Gustavo e vou anotando as novidades.

*Já tem uma boa máquina fotográfica??

CGAUER
26/12/2011, 11:58
Gustavo, lá vai!

Sempre carreguei todo este kit. De todas as viagens, em apenas uma delas, utilizei o alternador... Foi o único item que negligenciamos na saída da última viagem. O objetivo é ir e voltar sem problemas, fazendo uma excelente revisão antes de sair. Perder tempo no meio do caminho com um problema destes é chato. Por sorte a infraestrutura na Argentina é MUITO melhor que aqui. Os mecânicos são verdadeiros artistas e o mercado de peças é abundante e acessível. Os centros de lubrificação são LINDOS, sempre deixo para trocar o óleo por lá nos fantásticos "Lubricentros". Com R$ 40 troca-se tudo, óleo é filtro.

O que temos que pensar numa viagem destas é o fato de que vamos rodar 80% do tempo em condições ideais, estrada lisa com Diesel bom. Porém vamos acumular em poucos dias uma quilometragem antes feita ao longo de um ou mais anos. Deste mesmo modo irão se acumular os problemas, só que e menor escala, dadas as boas condições do caminho como: baixa temperatura (no sul) uso do carro sempre na estrada, etc... Nesta situação se existir um vazamento de retentor, ele irá aumentar. Um pequeno babado no cárter pode se tornar motivo de aborrecimento e muita perda de óleo. Um simples problema vira uma catástrofe de grandes proporções. Um sistema que perde 1L de água por mês, vai perder isso em talvez menos de um dia numa esticada de 1k Km no norte da Argentina onde facilmente chega-se a 45˚C..

Na mecânica dificilmente algo se resolve por sí só; tudo tende a piorar.

Continuando.

Os outros 20% serão em estradas de cascalho onde os inimigos serão principalmente as vibrações das costelas de vaca e as pedradas. A vibração atuará direto em pontos onde existe contado indesejado, como fricção entre mangueiras e cantos vivos, fios elétricos vs carroceria. Parafusos soltos cairão, pequenas folgas na suspensão ficarão enormes e um tubo mal apertado com certeza se soltará, do mesmo modo que uma bucha velha irá se destruir. 3mil Km de "rípio" equivale a uns 3 anos de uso normal, em matéria de abuso da suspensão.

Moral da história, revise tudo! Todas as mangueiras cm após cm, em busca de eventual marca de contato ou material ressecado. Assim como as mangueiras, veja se todos os fios estão bem roteados e firmemente presos.

Se for com tudo em dia, o carro volta tão perfeito quanto foi. Basta lavar e está pronto para a próxima.

A lista parece enorme, mas termina por caber debaixo dos bancos dianteiros e em um engradado médio no porta-malas.

É importante verificar que embalagens de óleo podem furar pelo atrito com as demais e a altitude pode fazer estourar. Recomendo escolher garrafas de boa qualidade ou colocar tudo em PET de refrigerante retirando todo o ar, evitando assim qualquer surpresa na altitude.

Nas fronteiras do merco sul, é proibido o trânsito comercial de peças de carro. Logo, jamais fale que está carregando "peças" ou "repuestos". Se perguntarem fale que são "itens do carro".

Peças:

Alternador,
bomba d'agua inglesa original LR
junta da bomba
junta P (P gasket)
bomba de vácuo
cruzeta
cilindro mestre de embreagem
cilindro escravo de embreagem
acoplamento viscoso (se o original tiver mais de 5 anos ou 100mil km)
pastilhas de freio (novas em dia ou reserva)
cotovelo da turbina
abraçadeiras para as mangueiras da turbina
um jogo de rolamentos de roda (par)
um jogo de rolamentos e pinos do munhão.
amortecedor traseiro
jogo de mangueiras do Y de "respiro" do sistema de arrefecimento (as bem fininhas)
amortecedor dianteiro
jogo de buchas de amortecedor
terminal de direção lado direito
terminal de direção lado esquerdo
correia dentada em dia
correia auxiliar
1 câmara de ar 7.50 para trator
jogo completo de lâmpadas


Ferramentas:

chaves de boa qualidade tipo canhão e de boca de 4mm até 32mm com prolongadores de até 20-30 cm
grifo para tubo de até 1"
alicate de bico
chave longa 15mm para remoção da correia auxiliar (parafuso do tensionador girando sentido anti-horário)
chaves de fenda e philips de boa qualidade
marreta
pé de cabra
duas cintas com catraca, padrão plataforma de transporte de carro.
bomba de graxa para cruzeta (ou fazer isso em "lubricentros")
macaco hidráulico de dois estágios (testar antes de começar a viagem).
chave de roda de boa qualidade

ETC:

20L de água potável para consumo próprio ou motor.
2L de óleo do motor
1L de MTF do câmbio
1L de lubrificante p/ caixa de tranferência e eixos.
1L de ATF para direção hidráulica
500ml de DOT 4
Filtro de Diesel
Filtro de Óleo
Filtro de Ar
2L de anti congelante
pode de graxa Molycote
rolo de arame inox
cintas Hellerman
silver tape
durepoxi
araldite
silicone Loctite cinza
trava rosca Loctite vermelho
veda rosca
mix de parafusos
retalhos de borracha
tábua forte de 30x30cm com 4 cm de espessura para macaco hidráulico
2 metros de mangueira para substituição de eventual linha de combustível danificada
5 metros de fio elétrico
fita isolante

Acho que é só. rsrsr

Abraços

Clemente




Aí, Clemente!

Fui pego de surpresa com um convite para descer até Ushuaia, com saída em 01/02/2012! Tô apavorado, pois tinha planos de fazer essa viagem somente em 2013 (caso os Maias estejam errados... hahaha) tendo todo o ano de 2012 para fazer a "preparação maniática" de uma defender.

Como vou ter apenas Janeiro para fazer tudo, tô escrevendo um XLS com as coisas a fazer, a comprar, a trocar e "a fazer promessa" para não quebrarem durante a viagem... hehehe... De alguma maneira eu vou ter que priorizar os gastos ou vou ter que assaltar um banco, pois fazer tudo em um mês vai ser punk!!!

Tô revirando os tópicos aqui do forum atrás de dicas de preparação, revisão, lista de peças, ferramentas, de rezas e santos...

Teria como tu compatilhar com o pessoal a listinha de peças/ferramentas/tralhas úteis que tu carrega junto quando desce para a paragônia?

Qualquer outra dica será muuuuuuuito bem vinda!

Quando eu tiver uma relação mais precisa/consistente das coisas que pretendo fazer no jipe antes de pegar a estrada eu publico aqui para que todos contribuam... :D

Valeeeu!!!

gustavoullmann
27/12/2011, 01:05
Hailton,

Vou levar minha boa e confiável Pentax reflex analógica... Uma digital de bolso vai junto também...

Quem sabe a gente não encomenda um "trabalho forte" para acabar com essa macumba dos Maias!? Assim podemos combinar e descer juntos até Ushuaia em 2013... (essa última parte é séria... hehehe)

Clemente,

Caraio!!!

Tô com medo de ir até a padaria agora... hahaha...

Essa viagem só vai acontecer por que quem me convidou são amigos do meu pai e por que ele resolveu que quer ir junto e que vamos no meu carro. Se não, não teria a menor chance antes de 2013! ($$$)

O brabo é que temos que considerar diesel, carta verde, hospedagem, alimentação e despesas diversas além da preparação e aquisição de peças reservas pro Land... Aí já viu... A conta sobe nas nuvens...

Eu já avisei que não tiro o jipe da garagem sem pneus BF novos. Rípio com Steeltex originais (de 2002) nem a PAU! Prefiro ficar em casa do que atrasar os outros com problemas previsíveis com pneus...

A suspensão eu vou tentar "abraçar" para poder colocar o que eu quero: molas e amortecedores OME. As buchas originais já pedi da UK e tô rezando para que cheguem em tempo... (devia ter pedido o frete via papai noel e não via parcel force, mas agora azar...)

Fora isso minha grande preocupação é o alternador original... Sinceramente eu não queria gastar nem um pila em nada diferente de um bosch com mais de 100ah... Mas do jeito que a coisa vai, acho que vou morrer num AMEC...

Vou tentar fechar minha lista de coisas para fazer, revisar, trocar e de peças sobressalentes para levar o quanto antes para postar aqui...

Pelo menos as ferramentas eu tenho TODAS! Os "ETC" tenho quase tudo também!!!

Valeu pela ajuda!!!

Grande abraço!!!

CGAUER
27/12/2011, 10:04
Relax que não vai acontecer nada!

No seu caso, apenas tenha certeza que a correia dentada está ok.

Sim, troque os pneus, estes aí já venceram faz tempo. Depois de 5 anos é muito perigoso continuar usando. O Steeltex tem casos seríssimos de explosão repentina. Joque fora, sério. Quando um estoura, o tombo é feio.

Aproveite e compre os pneus por lá. A suspensão é de menos, quebrar não vai. Se algo abrir o bico, voltando você troca as buchas e fica tudo zero... Chato é só a perda de estabilidade da traseira nas costelas de vaca. Aí só OME, etc...

Abraços

Clemente


Hailton,

Vou levar minha boa e confiável Pentax reflex analógica... Uma digital de bolso vai junto também...

Quem sabe a gente não encomenda um "trabalho forte" para acabar com essa macumba dos Maias!? Assim podemos combinar e descer juntos até Ushuaia em 2013... (essa última parte é séria... hehehe)

Clemente,

Caraio!!!

Tô com medo de ir até a padaria agora... hahaha...

Essa viagem só vai acontecer por que quem me convidou são amigos do meu pai e por que ele resolveu que quer ir junto e que vamos no meu carro. Se não, não teria a menor chance antes de 2013! ($$$)

O brabo é que temos que considerar diesel, carta verde, hospedagem, alimentação e despesas diversas além da preparação e aquisição de peças reservas pro Land... Aí já viu... A conta sobe nas nuvens...

Eu já avisei que não tiro o jipe da garagem sem pneus BF novos. Rípio com Steeltex originais (de 2002) nem a PAU! Prefiro ficar em casa do que atrasar os outros com problemas previsíveis com pneus...

A suspensão eu vou tentar "abraçar" para poder colocar o que eu quero: molas e amortecedores OME. As buchas originais já pedi da UK e tô rezando para que cheguem em tempo... (devia ter pedido o frete via papai noel e não via parcel force, mas agora azar...)

Fora isso minha grande preocupação é o alternador original... Sinceramente eu não queria gastar nem um pila em nada diferente de um bosch com mais de 100ah... Mas do jeito que a coisa vai, acho que vou morrer num AMEC...

Vou tentar fechar minha lista de coisas para fazer, revisar, trocar e de peças sobressalentes para levar o quanto antes para postar aqui...

Pelo menos as ferramentas eu tenho TODAS! Os "ETC" tenho quase tudo também!!!

Valeu pela ajuda!!!

Grande abraço!!!

mouramares
29/12/2011, 12:27
parabens pela trip Clemente, por aqui vou subindo até a Paraiba, estou em vitoria es, minha chave de ignição pifou, fizemos uma gambi, qdo voltar tenho que comprar uma nova pois o miolo se foi, parei para abastecer no caminho e o bruxo deu problema na chave, mas fora isto td bem, segunda subo pela Bahia.....ficarei pelo nordeste o mes todo, boa viagem para vcs tds...

mouramares
29/12/2011, 16:25
parabens pela trip Clemente, por aqui vou subindo até a Paraiba, estou em vitoria es, minha chave de ignição pifou, fizemos uma gambi, qdo voltar tenho que comprar uma nova pois o miolo se foi, parei para abastecer no caminho e o bruxo deu problema na chave, mas fora isto td bem, segunda subo pela Bahia.....ficarei pelo nordeste o mes todo, boa viagem para vcs tds...

parabens pela trip Clemente, por aqui vou subindo até a Paraiba, estou em vitoria es, minha chave de ignição pifou, fizemos uma gambi, qdo voltar tenho que comprar uma nova pois o miolo se foi, parei para abastecer no caminho e o bruxo deu problema na chave, mas fora isto td bem, segunda subo pela Bahia.....ficarei pelo nordeste o mes todo, boa viagem para vcs tds...que estao pelos trechos, preciso que alguem me informe o codigo da peça (igniçao) defender 90 2000, pois pretendo pedir na paddock...abçss, bom ano a todos.

Edu MB
29/12/2011, 16:48
Moura , se tá com problemas na chave de ignição é bom por prevenção desconectar o relê da vela aquecedora e andar com ele desligado ..

Em caso de emergência tem uma chave , se não me engano da Marília que serve na viatura .

Abraço e boa viagem ,

Zé Marrara

mouramares
29/12/2011, 23:23
[QUOTE=Zé Marrara;1598721]Moura , se tá com problemas na chave de ignição é bom por prevenção desconectar o relê da vela aquecedora e andar com ele desligado ..

Em caso de emergência tem uma chave , se não me engano da Marília que serve na viatura .

Abraço e boa viagem ,
Ze obrigado pela dica, mas fizemos jumper na chave, instalei uma botao de liga e desliga, nao ta ficando direto e minhas velas tem uns 20 meses de uso.....ligo o botao e giro a partida normalmente, qdo para volto a chave e desligo pelo botao....ficou anti furto...kkkk, vai ter ficar assim até eu voltar daqui uns trinta dias.
abçs
joao

Edu MB
30/12/2011, 09:05
Bacana :concordo::concordo: , sendo assim basta tomar cuidado com a posição da chave por causa da trava ..

Abração e boas festas !!


mouramares
31/12/2011, 00:59
Ze, boas festas a vc e a tds amigos do forum que sempre nos auxilia no dia a dia.......bom ano para todos..
abçs

CGAUER
04/01/2012, 16:50
Finalmente!

Patagonia 2010/11 on Vimeo (http://vimeo.com/34553434)


Abs

Clemente

ary nunes
04/01/2012, 18:55
Valeu Clemente,

Viagens fantasticas e videos melhores ainda minha mulher e eu curtimos muito.
Um dia,se meu mandato não terminar antes,ainda pretendemos fazer esta viagem pela pataginia.

Abraço,

Ary

Defender 110 2004

marcelo de lima oliveira
04/01/2012, 21:19
Video nota dez, gostei muito. Parabens pela viagem. Vc passou por Coyake neste viagem?
Vc esta com esta LR?
Qual o nome da ultima musica que vc utilizou na edicao do video? Estou a procura dela para edicao de um video!

Lothar
04/01/2012, 23:41
Vídeo profissional. Parecia o extremos. Além das paisagens lindas, a competência para apresentá-las. Parabéns.

abraço

Jorge

Fernando da Terra
05/01/2012, 08:06
Fantástico e maravilhoso Clemente!
Lugares arrepiantes, de tirar o fôlego, aventuras inesquecíveis,
mas com certeza o grande lance desse vídeo e dessa viagem, está no alto astral de vocês......

O que você está fazendo em frente do computador ai, agora, nesse momento? Vai pegar estrada meu irmão, que lá é o seu lugar!!.....rsrsrsrs....

Parabéns cara...... pra quando está programada a próxima?

Fernando

jeisonk
05/01/2012, 08:55
mas com certeza o grande lance desse vídeo e dessa viagem, está no alto astral de vocês......

X2, show isso.

Parabéns

lcdalzoc
05/01/2012, 10:41
Clemente,
Só posso dizer: show de bola! Parabéns...

CGAUER
05/01/2012, 11:14
Caros, esqueci de dizer que diferente dos outros, quem filmou e editou, foi a minha namorada, a Milena Issler.

Sim, a próxima viagem está marcada para Abril. Se desse grana, eu viajaria eternamente!rsrsrs

Abs

Clemente

Fernando da Terra
05/01/2012, 13:46
esqueci de dizer que diferente dos outros, quem filmou e editou, foi a minha namorada, a Milena Issler.

Clemente

É cara, eu já tinha visto que era dela.....

Sem chance pra você,
querer editar algum vídeo de viagem, nas próximas vezes,
enquanto a câmera estiver na mão dela..........rsrsrsrsrs......

gosto muito e também faço fotografia há muito tempo.....

Parabéns para ti também, Milena! ...

Fernando

vwinit
05/01/2012, 17:43
Clemente, que viagem legal hein!!

Ficamos aqui curtindo os videos e relatos enquanto nos preparamos para 2013...

Uma dúvida que tenho, e vi nesse seu video, é em relação ao "quebra-mato" na frente do carro.
No meu caso tenho um guincho mecânico acoplado e para tirar aquilo tudo da frente para uma viagem não me parece fazer muito sentido...

Vi que a Land Branca foi com o "quebra-mato"... Tiveram algum problema com isso??

Valeu...

Abraço!

CGAUER
06/01/2012, 15:55
Hailton,

não tivemos problema algum. Parece que é proibido por lá, mas não nos aborreceram.

Abraços

Clemente



Clemente, que viagem legal hein!!

Ficamos aqui curtindo os videos e relatos enquanto nos preparamos para 2013...

Uma dúvida que tenho, e vi nesse seu video, é em relação ao "quebra-mato" na frente do carro.
No meu caso tenho um guincho mecânico acoplado e para tirar aquilo tudo da frente para uma viagem não me parece fazer muito sentido...

Vi que a Land Branca foi com o "quebra-mato"... Tiveram algum problema com isso??

Valeu...

Abraço!

Preá 4x4
09/01/2012, 00:00
Acabamos de chegar da Patagônia, onde fizemos a Carretera Austral e uns trechos da ruta 40. Rodamos 12 mil km em 3 lands e nenhuma apresentou problema que nos deixasse na mão, nem minha Defender de 20 anos, o que para um carro de 260 mil km está muito bom, deixando o dono muito orgulhoso.
Obrigado pelas dicas do Clemente e Milena(4 Explores). Obrigado aos amigos de Jaraguá, Márcio, Lu, Igor, Gaby,Felipe, Tati , e aos meus amigos de Minas, Ângelo e Tati, pela inesquecível viagem. Pegamos todos os dias de céu azul, inclusive a Carretera Austral que estava bem seca e sem uma núvem no céu.
Em breve postaremos algumas fotos da viagem.
Abraço



Hailton,

não tivemos problema algum. Parece que é proibido por lá, mas não nos aborreceram.

Abraços

Clemente

CGAUER
09/01/2012, 10:38
Ahhh Marcel, pode contar tudo! Como foi!?!

Abs

Clemente


Acabamos de chegar da Patagônia, onde fizemos a Carretera Austral e uns trechos da ruta 40. Rodamos 12 mil km em 3 lands e nenhuma apresentou problema que nos deixasse na mão, nem minha Defender de 20 anos, o que para um carro de 260 mil km está muito bom, deixando o dono muito orgulhoso.
Obrigado pelas dicas do Clemente e Milena(4 Explores). Obrigado aos amigos de Jaraguá, Márcio, Lu, Igor, Gaby,Felipe, Tati , e aos meus amigos de Minas, Ângelo e Tati, pela inesquecível viagem. Pegamos todos os dias de céu azul, inclusive a Carretera Austral que estava bem seca e sem uma núvem no céu.
Em breve postaremos algumas fotos da viagem.
Abraço

Djalma Inoue
09/01/2012, 13:17
Conta ai vai!! Rsrsrs pretendo estar fazendo uma expedição para a Patagônia um tempo destes e é sempre bom conhecermos as experiências de nossos companheiros. Eu sempre digo que é melhor aprender com as experiências dos outros pois, quando aprendemos com nossas próprias experiências nós sofremos, então nada como conhecermos as dificuldades as alegrias e nos prepararmos para o pior sabendo assim que não estaremos isento de problemas mas, mais preparados para enfrentá-los.

Um abraço:euforico:

Preá 4x4
09/01/2012, 23:18
Segue em anexo o roteiro que fizemos. Ao todo foram 12mil km em cerca de 25 dias.
Passamos por Punta Tombo, El Calafate (Gl. Perito Moreno e Mini Trekking), Torres del Paine (caminhada Glaciar Torres), El Chaitén (caminhada Laguna de Los Tres via El Pilar) , Chile Chico, Capillas del Marmol, Puerto Río Tranquilo, Puyuhuaipe (Ventisqueiro Colgante), Chaitén, transbordador até Puerto Montt, Vila Angostura e Bariloche, Choelle Choel.,A única coisa q não conseguimos fazer, foi pegar o transbordador até Isla Gran Chiloé, pois o transbordador só sairía numa segunda e teríamos que esperar uns 3 dias. E também não deu pra ir nas Termas de Puyuhuaipe. Fica pra próxima.
Como uma imagem vale mais que mil palavras, seguem algumas fotos da viagem no link. expedicaopatagonia2011-12 (http://patagoniadoismiledoze.blogspot.com/)
Abraço,
expedicaopatagonia2011-12 (http://patagoniadoismiledoze.blogspot.com/)



Conta ai vai!! Rsrsrs pretendo estar fazendo uma expedição para a Patagônia um tempo destes e é sempre bom conhecermos as experiências de nossos companheiros. Eu sempre digo que é melhor aprender com as experiências dos outros pois, quando aprendemos com nossas próprias experiências nós sofremos, então nada como conhecermos as dificuldades as alegrias e nos prepararmos para o pior sabendo assim que não estaremos isento de problemas mas, mais preparados para enfrentá-los.

Um abraço:euforico:

Preá 4x4
09/01/2012, 23:22
Em vermelho o roteiro que fizemos. Fui de SC até Minas, mas passando pela Patagônia e Carretera Austral. =)

hercilio.neto
09/01/2012, 23:53
Simplesmente fantááááássstico.
Viagem dos sonhos.
Um detalhe: O lugar não é frio, não? Tinha gente até de manga curta.

vwinit
10/01/2012, 13:50
Em vermelho o roteiro que fizemos. Fui de SC até Minas, mas passando pela Patagônia e Carretera Austral. =)

Excelente o atalho ...

Qualquer dia desses que tiver de ir a BH vou atalhar por aí também!!!

gustavogr
17/01/2012, 21:37
Parabéns pela viagem!

Cheguei do meu ensaio de expedição a poucos dias. Antes de viajar resolvi subsituir os anéis de sincronismo da caixa. Após a longa demora na importação, entreguei ao mecânico que desmontou. Como ia sair de férias, fez o serviço a "toque de caixa" e conclusão: tive que guinchar minha viatura para outra cidade, pois só conseguia passar 1ª e 2ª e ficava difícil estacionar :-)))).

Devido ao enorrrrrrmmmme atraso, não foram verificados demais condições (inclusive faltou colocar o suspiro das caixas de marcha e transferência). Logo no iníco da viagem tive problema com vazamento de óleo entre a caixa de marcha e transferência. Com isso tive que ficar monitorando diariamente e cancelei parte do roteiro.

Durante minha "expedição" contei com ajuda de Landeiros, que protamente me ajudaram.

Estou organizando melhor para fazer no final deste ano uma expedição mais longa para Argentina/Chile.

Alexandre Tietsche
17/01/2012, 22:58
Clemente,
Assisti o vídeo, parabéns. A edição tb ficou 10, parabéns pra patroa.

Diz uma coisa. Eu tenho uns parentes quebrados que sempre quiseram fazer esse tipo de viagem, agora que comprei a 110 estao todos empolgados o problema é que os maleditos são MUITO ruins de grana e terei que tentar ajudar de alguma maneira, o Diesel ainda vá la mas comida e cama já é demais..rs.

A grosso modo, quanto gasta por cabeça la fora por dia ?

Abraços,

CGAUER
18/01/2012, 01:33
Total da viagem (34 dias). ± R$3900 por pessoa. Sem acampar e com tudo incluso. Dá para fazer mais barato. Fizemos Ushuaia de Fiesta em 2004 com US 600 cabeça. Hoje seria algo como U$1000.

Agora importante é contar com a sorte. Se estourar um pneu; já era a economia...


Clemente,
Assisti o vídeo, parabéns. A edição tb ficou 10, parabéns pra patroa.

Diz uma coisa. Eu tenho uns parentes quebrados que sempre quiseram fazer esse tipo de viagem, agora que comprei a 110 estao todos empolgados o problema é que os maleditos são MUITO ruins de grana e terei que tentar ajudar de alguma maneira, o Diesel ainda vá la mas comida e cama já é demais..rs.

A grosso modo, quanto gasta por cabeça la fora por dia ?

Abraços,

gustavoullmann
27/01/2012, 12:53
Clemente e demais,

Obrigado por todas as dicas e conselhos!

Bom, depois de pensar e fazer as contas, eu e o pai colocamos os pés no chão e vimos que não haveria tempo nem dinheiro para deixar o jipe em dia e ainda pagar a viagem. Meu pai desistiu e eu vou embarcar de carona numa Ranger 300 Tdi. A viagem com a branca vai ficar para 2013, após prepará-la durante o ano!

Em resumo, partiremos dia 31/01 com retorno previsto em 01/03. A idéia da viagem é chegar o quanto antes em Ushuaia, ficar dois dias lá e depois voltar pela fronteira Argentina/Chile, gastando mais tempo nas cidades/locais de interesse. Muuuuito asfalto, rípio, balsas, caminhadas em glaciares, pinguineras, subidas em vulcões e outras mentiras estão previstas no roteiro da viagem! Aguardem pelas fotos!

Ando meio sumido do fórum pq não tá fácil deixar os projetos do trabalho em dia com a perspectiva de passar um mês fora... hehehe...
Em 2013 vou fazer isso com a devida antecedência!

Muito obrigado novamente!

Abraços!!!

vwinit
27/01/2012, 13:52
Boa viagem meu camarada!
Estaremos aqui torcendo por você!!!

Crie um post pra gente acompanhar sua aventura ...

Abraço!

Djalma Inoue
27/01/2012, 20:49
Também tenho este sonho, mas por enquanto vai ficar como disse o seu pai, aguardando o melhor momento umas férias por exemplo mas estaremos aqui torcendo por vcs, mande fotos e conte como esta sendo a viagem assim viajaremos contigo também como fizemos com o Clemente rsrsrs.

Boa viagem, que Deus abençoe vcs.

gustavoullmann
28/01/2012, 01:05
Valeeeeeeu!

Eu mal acredito que essa viagem vai mesmo acontecer! Convite de última hora, correria danada pra levantar a grana, conseguir as férias, refazer os documentos, carteira internacional... Isso que eu nem precisei deixar o carro em dia, senão teria sido insano!!! Mas vai valer cada km rodado, disso eu não tenho dúvidas!

Se possível eu vou colocando as fotos no decorrer da viagem!

Um grande abraço a todos!

...e até USHUAIA!!!

mouramares
01/02/2012, 18:36
[QUOTE=CGAUER;1601542]Finalmente!

Patagonia 2010/11 on Vimeo (http://vimeo.com/34553434)


Abs
Clemente, ficou muito legal, paisagens magnificas, rota que um dia farei com certeza, sempre digo que o vamos levar é somente o que os olhos viram, nada mais, mas foi um show, eu gostei realmente foi daquela garrafa na geleira(kkkk), valeu a viagem....abçs

Vinicimaes
01/02/2012, 19:04
Gustavo. Que inveja boa. Recentemente voltamos de uma viagem com duas DEFENDERS que durou exatos 28 dias. Algo inesquecível. Saímos de Curitiba dia 15/12 e chegamos de volta dia 11/01. Passamos por Sâo Miguel das Missões (RS), Santa Fé, Córdoba e Mendoza na Argentina, Santiago, Chillan, Pucon e puerto varas no Chile, Bariloche, Neuquén, Bahia Blanca e Buenos Aires na Argentina, atravessamos de Buquebus para o Uruguay onde passamos por Montevideu, Punta del Leste e Chuy no Uruguai, e finalmente Porto Alegre chegando a Curitiba. Nesta viagem atravessamos rios, escalamos vulcões, andamos em dunas, etc. Foi muito legal. Se quiser conhecer esta viagem, acesse o blog "rumoallanquihue.blogspot.com", lá tem um diário da viagem com as realizações e as melhores fotos do dia. Demais informações como hotéis, custos e etc eu posso te passar por email. Se tiver interesse escreva para vinicimaes@hotmail.com que te mando tudo que tenho. Abraços e boa viagem, não esquecendo é claro de enviar fotos para acompanharmos. grato, Vinicius.

Roberto FL
01/02/2012, 22:42
Parabens pela viajem! muita energia boa...belas fotos, valeu ter compartilhado. Tenho planos para uma "voltinha" dessas mas preciso dar um update na viatura. Sou quase compulsivo com riscos logo uma viagem assim iria me curar de certa forma kkkkk. grande abraço.

gustavoullmann
06/02/2012, 02:40
Pessoal,

Sonho parcialmente realizado! Cheguei em Ushuaia, mas ainda não foi de Land!

A viagem está sensacional e está só começando! Optamos por descer o mais rápido possível até aqui para voltar curtindo os lugares com calma! Estamos mortos de tão cansados, pois as retas sem fim da Ruta 3 e o vieeeeeeeeento cansam demais! Mas vale cada km rodado! Agora eu vou dormir sem ter hora para acordar!!! hahaha

Assim que possível escrevo um texto mais longo e coloco algumas fotos!

Grande abraço a todos e obrigado pela ajuda!!!

Alexandre Tietsche
06/02/2012, 08:22
Eita! Que inveja boa! "bons vientos"

vwinit
06/02/2012, 09:58
É isso aí Gustavão!!!

Que massa...

*Estamos aguardando as fotos!!!

Jyoti
12/02/2012, 12:28
Estimado Clemente,
peço-lhe permissão para citar - transcrever no nosso site Uaiventura (http://www.uaiventura.com.br) , na sessão " Máximas" (com os devidos créditos a vc) dois parágrafos maravilhosos que escreveu no post #16, com os quais concordo plenamente e retrata fiel nossa maneira de viajar, viver e compartir experiencias pelas estradas da vida.
Grande abraço,

Renato Franco
13/07/2013, 00:25
Amigos,
Pretendo fazer a rota até ushuaia, subindo por el calafate e carretera austral, e estive pesquisando os tópicos respectivos. Tenho, porém, algumas dúvidas remanescentes: a) pneus - 80% do percurso vai ser por asfalto, mas tem a parte de rípio. Estou com um jogo gasto de pneus HT aro 19", que uso no dia-a-dia, e tenho um jogo 17" calçados com BF Mud meia-vida. Pergunto: os HT aro 19" novos (trocaria no caminho) aguentam bem o rípio, ou melhor ir com os Mud e, se for o caso, trocá-los no retorno (12 kkm de asfalto vão acabar com eles)? b) alguém já despachou o carrro de cegonha da Argentina ou do Chile para o Brasil? Se sim, por qual empresa? Estou pensando nessa hipótese pois conheço tudo acima da região dos lagos andinos, que fiz em viagens anteriores, e queria aproveitar melhor o tempo na área que não conheço. c) como proteger o para-brisa, precisa mesmo daquelas telas ou tem alguma outra solução mais prática? Abraços.

Preá 4x4
13/07/2013, 13:25
Fala Renato,
Sobre o pneu HT 19" não posso falar, pois nunca usei. Em todas vezes que peguei rípio, utilizei pneus Goodyear Wrangler 235 80 16, predominantemente asfalto. Já os tenho a 4 anos e nunca tive um problema, nem mesmo um pneu furado.
Rodei com eles 49 mil km em 4 expedições, incluindo a região de rípio da Patagônia que você irá fazer (Bajo Caracoles, Car. Austral etc..). Além das expedições rodei outros 18 mil km no dia a dia da cidade, totalizando 65 mil km com esses pneus.
O desgaste está aceitável e no asfalto ele é muito silencioso. O ponto negativo desse pneu é que na lama ele não vale nada. Mas como eu ando 99,9% do tempo no asfalto, esse é para mim a melhor escolha. E por tudo isso que falei, acho que não vale a pena levar um segundo pneu de reserva. A chance de furar é muito pequena para você ter que levar mais um trambolho pesado no carro.
Sobre o para-brisa, também nunca utilizei nada de proteção. Se for com um outro carro no rípio, é bom o carro da frente ter para-barro ( o mud flap), acho que ajuda protegendo de pedras atiradas no veículo de trás. Em todas essas viagens, tive apenas uma pedrinha que bateu no meu vidro e ficou com uma rachadura de 1 cm difícil de se ver.
Abraço

Waldmartins
13/07/2013, 13:36
Aproveitando o tópico de expedição Patagônia...

Estou querendo fazer essa viagem mas acho que será melhor no período 2014/2015 pela quantidade de coisas que tem que fazer e se preparar. Além do mais, acho que minha namorada só conseguiria um periodo de férias superior a 20 dias no final do ano que vem. É bom que assim preparo melhor a VTR e vou juntando grana. :concordo:

Minha dúvida é mais "fashion"...rsrs

Como estou morando no "Sertão de MG", não tenho mais roupas de frio...:chorandoderir: Queria saber se é melhor comprar esses agasalhos para frio/neve por aquelas bandas ou já comprar no Brasil (ou pela net...sei lá...rs)?

Valeu!

Abs

Wald

Waldmartins
13/07/2013, 13:38
Em vermelho o roteiro que fizemos. Fui de SC até Minas, mas passando pela Patagônia e Carretera Austral. =)

Marcel,

estou interessado nesse trajeto laranja que vc fez (deserto do Atacama). Vc tem algum blog sobre essa expedição? O mais "punk" (em relação a exigência para a VTR) do que para Patagônia?

Abs

Wald

Hugo4x4
13/07/2013, 17:05
Amigos,
Pretendo fazer a rota até ushuaia, subindo por el calafate e carretera austral, e estive pesquisando os tópicos respectivos. Tenho, porém, algumas dúvidas remanescentes: a) pneus - 80% do percurso vai ser por asfalto, mas tem a parte de rípio. Estou com um jogo gasto de pneus HT aro 19", que uso no dia-a-dia, e tenho um jogo 17" calçados com BF Mud meia-vida. Pergunto: os HT aro 19" novos (trocaria no caminho) aguentam bem o rípio, ou melhor ir com os Mud e, se for o caso, trocá-los no retorno (12 kkm de asfalto vão acabar com eles)? b) alguém já despachou o carrro de cegonha da Argentina ou do Chile para o Brasil? Se sim, por qual empresa? Estou pensando nessa hipótese pois conheço tudo acima da região dos lagos andinos, que fiz em viagens anteriores, e queria aproveitar melhor o tempo na área que não conheço. c) como proteger o para-brisa, precisa mesmo daquelas telas ou tem alguma outra solução mais prática? Abraços.

Renato

A viagem está planejada para que mês?

Preá 4x4
13/07/2013, 21:21
Na verdade o trajeto laranja, não foi o do Atacama.
Esse laranja saí de casa, subi pelo Mato Grosso do Sul, Cochabamba, La Paz, Titicaca, Costa Pacífica até Santiago (sem parar no Atacama) , Mendoza e voltei pra casa.
A expedição que fiz ao Atacama é o que está em azul, e aí aproveitei e estiquei pra Bolívia. Tem um outra que eu não coloquei ainda no mapa, mas em breve coloco, está incompleto.
Sobre blog com dicas, não tenho, tenho apenas um local onde coloquei algumas fotos e mapas. expedicaopatagonia2011-12 (http://patagoniadoismiledoze.blogspot.com.br/)
Álbuns de fotos de Marcel Cambraia Lippelt MG no Flickr (http://www.flickr.com/photos/marcellippelt/sets/)
Acho o Atacama interessante para quem vai fazer sua primeira expedição pois não tem muita encrenca ou dor de cabeça. É praticamente asfalto do Brasil até San Pedro de Atacama, você pode fazer até com um carro de passeio comum, porém ficará limitado aos caminhos asfaltados.
Mas se você quiser pegar estrada de terra, pode pegar o Paso Sico ao invés do Paso de Jama. Pode fazer o Salar de Tara e outros tantos da região. Se tiver mais confiança no carro, pode esticar de San Pedro até as lagunas Blanca e Verde no altiplano da Bolívia. E se quiser emoçao, pode esticar mais uns 4 ou 5 dias pela laguna colorada, hedionda, salar de uyuni, e retornar pra San Pedro Atacama.
Se eu fosse fazer minha primeira expedição hoje, faria isso. Noroeste argentino e Atacama. Se o carro estiver indo bem, esticaria pra Bolívia.
Segue o mapa abaixo, em breve atualizo as rotas nele.
Anime de fazer o Atacama e Bolívia! Qualquer dúvide, me chame aqui.
Abração
421557

Waldmartins
13/07/2013, 21:56
Na verdade o trajeto laranja, não foi o do Atacama.
Esse laranja saí de casa, subi pelo Mato Grosso do Sul, Cochabamba, La Paz, Titicaca, Costa Pacífica até Santiago (sem parar no Atacama) , Mendoza e voltei pra casa.
A expedição que fiz ao Atacama é o que está em azul, e aí aproveitei e estiquei pra Bolívia. Tem um outra que eu não coloquei ainda no mapa, mas em breve coloco, está incompleto.
Sobre blog com dicas, não tenho, tenho apenas um local onde coloquei algumas fotos e mapas. expedicaopatagonia2011-12 (http://patagoniadoismiledoze.blogspot.com.br/)
Álbuns de fotos de Marcel Cambraia Lippelt MG no Flickr (http://www.flickr.com/photos/marcellippelt/sets/)
Acho o Atacama interessante para quem vai fazer sua primeira expedição pois não tem muita encrenca ou dor de cabeça. É praticamente asfalto do Brasil até San Pedro de Atacama, você pode fazer até com um carro de passeio comum, porém ficará limitado aos caminhos asfaltados.
Mas se você quiser pegar estrada de terra, pode pegar o Paso Sico ao invés do Paso de Jama. Pode fazer o Salar de Tara e outros tantos da região. Se tiver mais confiança no carro, pode esticar de San Pedro até as lagunas Blanca e Verde no altiplano da Bolívia. E se quiser emoçao, pode esticar mais uns 4 ou 5 dias pela laguna colorada, hedionda, salar de uyuni, e retornar pra San Pedro Atacama.
Se eu fosse fazer minha primeira expedição hoje, faria isso. Noroeste argentino e Atacama. Se o carro estiver indo bem, esticaria pra Bolívia.
Segue o mapa abaixo, em breve atualizo as rotas nele.
Anime de fazer o Atacama e Bolívia! Qualquer dúvide, me chame aqui.
Abração
421557

Valeu Marcel!

Agora animei!!! Vc lembra quantos dias gastou nessa expedição? Qtos kms?

Estou desistindo da minha volta pelo nordeste no final do ano e pensando nessa viagem ao Atacama.

Abs

Wald

scadufax
14/07/2013, 13:04
Amigos,
Pretendo fazer a rota até ushuaia, subindo por el calafate e carretera austral, e estive pesquisando os tópicos respectivos. Tenho, porém, algumas dúvidas remanescentes: a) pneus - 80% do percurso vai ser por asfalto, mas tem a parte de rípio. Estou com um jogo gasto de pneus HT aro 19", que uso no dia-a-dia, e tenho um jogo 17" calçados com BF Mud meia-vida. Pergunto: os HT aro 19" novos (trocaria no caminho) aguentam bem o rípio, ou melhor ir com os Mud e, se for o caso, trocá-los no retorno (12 kkm de asfalto vão acabar com eles)? b) alguém já despachou o carrro de cegonha da Argentina ou do Chile para o Brasil? Se sim, por qual empresa? Estou pensando nessa hipótese pois conheço tudo acima da região dos lagos andinos, que fiz em viagens anteriores, e queria aproveitar melhor o tempo na área que não conheço. c) como proteger o para-brisa, precisa mesmo daquelas telas ou tem alguma outra solução mais prática? Abraços.

Renato,

a)eu iria de HT e trocaria no caminho - pneu novo aguenta bem o rípio.
No rípio a dica é não forçar muito senão come os gomos do pneu - pneu meia vida não aguenta, vai furar.

c) a melhor coisa para o para-brisa é diminuir a velocidade. Acho que uma tela seria interessante, não vi ninguém com isto. Na viagem que fiz o resultado foi: 2 pedras no para-brisa, uma pequena e outra maior que melhorou com o kit similiar ao link abaixo + 1 pedra no farol (só ficou uma pequena marca) + 1 pedra no milha (este quebrou).
DIY Windscreen / Windshield Repair Kit. Glass Chip & Crack Repair System | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/DIY-Windscreen-Windshield-Repair-Kit-Glass-Chip-Crack-Repair-System-/170810090618?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item27c513247a)

Leandro Neves
15/07/2013, 12:35
Amigos,
Pretendo fazer a rota até ushuaia, subindo por el calafate e carretera austral, e estive pesquisando os tópicos respectivos. Tenho, porém, algumas dúvidas remanescentes: a) pneus - 80% do percurso vai ser por asfalto, mas tem a parte de rípio. Estou com um jogo gasto de pneus HT aro 19", que uso no dia-a-dia, e tenho um jogo 17" calçados com BF Mud meia-vida. Pergunto: os HT aro 19" novos (trocaria no caminho) aguentam bem o rípio, ou melhor ir com os Mud e, se for o caso, trocá-los no retorno (12 kkm de asfalto vão acabar com eles)? b) alguém já despachou o carrro de cegonha da Argentina ou do Chile para o Brasil? Se sim, por qual empresa? Estou pensando nessa hipótese pois conheço tudo acima da região dos lagos andinos, que fiz em viagens anteriores, e queria aproveitar melhor o tempo na área que não conheço. c) como proteger o para-brisa, precisa mesmo daquelas telas ou tem alguma outra solução mais prática? Abraços.


Boa Tarde Renato.

Minha modesta opinião,

Vai de avião e alugue um bom carro para rodar pelos lugares que vc pretende ir. Assim vc aproveita melhor o tempo com a familia e economiza com a Cegonha!

Agora se a vontade é maior em ir dirigindo....

Compra um jogo de pneus AllTerrain para as rodas 17" da BF ou os Hankooks RF10. (Não vale a pena rodar com os Mud, por estes caminhos que vc irá realizar).

E investir na compra de pneus aro 19" é um péssimo negócio, já que vc tem as rodas 17" da Land.

Os Hankooks tem ótimo preço e são muito bons, pode confiar. E quando vc for realmente fazer uma aventura Off Road com sua Disco, vc coloca os MUD.

Em relação aos pedriscos... faça o que meu SOGRO faz..... ande longe do carro da frente e se pedras começarem a bater no para-brisa, coloque os dedos nos vidros pelo lado de dentro do carro. Segundo ele, desta maneira o vidro não quebra!

Abraços,

Preá 4x4
15/07/2013, 15:22
Wald, seguem meus números. Mas lembrando que cada um tem seu próprio ritmo.
Aproximadamente 20 dias e uns 8.500 km para Atacama + sul Bolívia + NO Argentino.
Para a Patagônia uns 30 dias e 12.500 km
Até a América do Norte (15 países) , aprox. 105 dias e 27.000 km (apenas ida).
Para você que sairá do Montes Claros, adicione 1.600 km (800 ida e 800 de volta a mais até sul de Minas).
Anime aí! Precisando de ajuda, vai me falando. Se quiser te ajudo no planejamento dos custos e dicas de lugares legais.

vwinit
18/07/2013, 09:50
Aproveitando o tópico de expedição Patagônia...
Como estou morando no "Sertão de MG", não tenho mais roupas de frio...:chorandoderir: Queria saber se é melhor comprar esses agasalhos para frio/neve por aquelas bandas ou já comprar no Brasil (ou pela net...sei lá...rs)?

Valeu!

Abs

Wald

Wald,

Comprei na 4Explorers com a Milena ...

Waldmartins
18/07/2013, 10:50
Wald,

Comprei na 4Explorers com a Milena ...

Valeu Hailton!

Abs

Wald