Ver Versão Completa : pajero sport 2.5 esquentando e vazando agua depois de desligada
andersonalarcon
18/12/2010, 17:24
Minha pajero sport 2.5 hpe diesel 2007 automatica, depois de andar um pouco pela cidade, minutos depois de parar e desligar o veículo, ela comeca a jogar agua por um tempo pelo suspiro do reservatorio de agua do radiador. Ja conferi com o motor frio, e a agua nao esta acima do nivel. ela tambem nao expele agua enquanto ligada. so depois de desligada. alguem saberia me dizer o que pode ser? isso parece ter começado desde que fiz uma revisao em sao paulo e foi colocado um litro de aditivo no reservatorio de agua dela....(estou num lugar inospito e sem mecanicos especializados ou de confianca...) obrigado desde já.
Marcelo-HPE
19/12/2010, 14:11
Pode estar com ar no sistema ou a tampa do radiador está com a mola da vávula com defeito. onde não segura a pressão do radiador .
O mais provável é que tenham posto água + aditivo demais. Sugiro que guarde no carro uns 2 garrafões PET e deixa ela expelir água. Se for isso mesmo, quando chegar no nível, ela vai parar. Se ela tiver jogando água fora também com motor ligado, aí troque logo a tampa do radiador. É muito comum ela ir pro saco, especialmente se tiver ficado água demais no sistema, se continuar ainda jogando água fora, aí pode ser cabeçote trincado. Melhor levar num bom mecânico pra ver.
lincolnjb
21/12/2010, 15:56
Minha pajero sport 2.5 hpe diesel 2007 automatica, depois de andar um pouco pela cidade, minutos depois de parar e desligar o veículo, ela comeca a jogar agua por um tempo pelo suspiro do reservatorio de agua do radiador. Ja conferi com o motor frio, e a agua nao esta acima do nivel. ela tambem nao expele agua enquanto ligada. so depois de desligada. alguem saberia me dizer o que pode ser? isso parece ter começado desde que fiz uma revisao em sao paulo e foi colocado um litro de aditivo no reservatorio de agua dela....(estou num lugar inospito e sem mecanicos especializados ou de confianca...) obrigado desde já.
Veja como diagnosticar de onde vem o problema
PASSO 1
1) Troque a tampa do radiador URGENTE. (independente de qualquer coisa)
2) Complete a agua e feche o radiador com a NOVA TAMPA.
3) Esvaziar o reservatorio de agua do radiador.
4) Ligue o veiculo, ligue o sistema de AR QUENTE e deixe o veiculo ligado por um bom tempo. (isso vai fazer a agua circular por todos os orificios internos do motor retirando qualquer bolha de ar que lá estiver).
5) Espere esfriar o motor e complete novamente o radiador.
6) Rode com o veiculo sem agua no reservatório do radiador.
7) Verifique se o veículo voltou ao normal ou se ainda joga agua pelo suspiro.
8) Voltou ao normal? Encha o reservatório até o nível máximo e pronto.
Se for um problema apenas da tampa do radiador os sintomas vão parar depois destes procedimentos.
PASSO 2 - caso não resolva com o passo 1
1) Complete a agua do radiador (veiculo frio).
2) Coloque agua no reservatório até o limite máximo.
3) Entre no veiculo e feche todos os vidros.
4) Ligue o veículo e tente escutar os barulhos do motor.
5) Tente ouvir um barulho parecido com uma pequena cascata. (Sabe aquelas cascatas que a gente compra nas feiras para enfeitar a casa? - O barulho é aquele da agua borbolhando e escorrendo mansinho.)
6) Este barulho indica que pode haver um vazamento pelo reparo da bomba de agua e ela deve ser trocada.
7) A confimação vira se você encontrar vestigios de ferrugem na agua do radiador.
PASSO 3 - caso não resolva com o passo 1 e 2
1) Abra o radiador e verifique se ha vestigios de oleo na agua.
2) Depois de quente acelere o veiculo e veja se ele está emitindo fumaça branca.
3) Ouça o motor e veja se ouve um borbulhar no sistema de arrefecimento.
Caso note oleo na agua ou fumaça branca ao acelerar.. seu carão pode ter queimado uma junta e talvez precise troca-la. Ai amigo... só um bom mecanico a diesel.
abraços do Lincoln
Amigo,
estou com um problema parecido com o seu, só que minha viatura estar esquentando quando estou viajando, se começo a subir uma serra um pouco mais ingrime onde e necessário aumentar a rotação, logo a temperatura começa a subir ao ponto de eu ter que parar o carro.
O óleo não estar misturando com agua, troquei a tampa, e não fumaça, a única coisa que sinto é uma perca de força quando ela esquenta, e a viatura quando esquenta joga toda agua para fora.
Aguardo ajuda de vocês.
Obrigado
Veja como diagnosticar de onde vem o problema
PASSO 1
1) Troque a tampa do radiador URGENTE. (independente de qualquer coisa)
2) Complete a agua e feche o radiador com a NOVA TAMPA.
3) Esvaziar o reservatorio de agua do radiador.
4) Ligue o veiculo, ligue o sistema de AR QUENTE e deixe o veiculo ligado por um bom tempo. (isso vai fazer a agua circular por todos os orificios internos do motor retirando qualquer bolha de ar que lá estiver).
5) Espere esfriar o motor e complete novamente o radiador.
6) Rode com o veiculo sem agua no reservatório do radiador.
7) Verifique se o veículo voltou ao normal ou se ainda joga agua pelo suspiro.
8) Voltou ao normal? Encha o reservatório até o nível máximo e pronto.
Se for um problema apenas da tampa do radiador os sintomas vão parar depois destes procedimentos.
PASSO 2 - caso não resolva com o passo 1
1) Complete a agua do radiador (veiculo frio).
2) Coloque agua no reservatório até o limite máximo.
3) Entre no veiculo e feche todos os vidros.
4) Ligue o veículo e tente escutar os barulhos do motor.
5) Tente ouvir um barulho parecido com uma pequena cascata. (Sabe aquelas cascatas que a gente compra nas feiras para enfeitar a casa? - O barulho é aquele da agua borbolhando e escorrendo mansinho.)
6) Este barulho indica que pode haver um vazamento pelo reparo da bomba de agua e ela deve ser trocada.
7) A confimação vira se você encontrar vestigios de ferrugem na agua do radiador.
PASSO 3 - caso não resolva com o passo 1 e 2
1) Abra o radiador e verifique se ha vestigios de oleo na agua.
2) Depois de quente acelere o veiculo e veja se ele está emitindo fumaça branca.
3) Ouça o motor e veja se ouve um borbulhar no sistema de arrefecimento.
Caso note oleo na agua ou fumaça branca ao acelerar.. seu carão pode ter queimado uma junta e talvez precise troca-la. Ai amigo... só um bom mecanico a diesel.
abraços do Lincoln
SAPO-BOMBA
22/01/2014, 20:17
Amigo,
estou com um problema parecido com o seu, só que minha viatura estar esquentando quando estou viajando, se começo a subir uma serra um pouco mais ingrime onde e necessário aumentar a rotação, logo a temperatura começa a subir ao ponto de eu ter que parar o carro.
O óleo não estar misturando com agua, troquei a tampa, e não fumaça, a única coisa que sinto é uma perca de força quando ela esquenta, e a viatura quando esquenta joga toda agua para fora.
Aguardo ajuda de vocês.
Obrigado
Pode ser deficiência no arrefecimento, a começar por falta de aditivo anti-fervura ou radiador obstruído.
Tente primeiramente solucionar essas duas questões.
Em seguida verifique o funcionamento do acomplamento viscoso, se ele está "armando" corretamente com o carro quente.
Feito isso, se continuar a esquentar, pode ser junta do cabeçote queimada.... ou no pior caso, o próprio cabeçote trincado.
Prezado Sapo Bomba,
Obrigado por sua informações, quanto ao aditivo ela estava com o aditivo, mas vou colocar um da Wurth que ganhei de um amigo, radiador obstruído? caso o aditivo não der certo vou mandar varetar o radiador. e espero que não seja o cabeçote.
Assim que tiver novidades aviso por aqui.
Obrigado
SAPO-BOMBA
23/01/2014, 01:26
Não gaste aditivo à toa, faça primeiro uma inspeção e um teste de vazão no seu radiador.
Sapo Bomba,
o Radiador não estar obstruído, a embreagem viscosa esta boa. mas foi verificado que a válvula termostática estava com problemas, resolvidos esses problemas a viatura continua esquentando, meu macanico falou que não era cabeçote, pois com o radiador aberto não joga agua para fora. estamos desconfiando da bomba d´agua. o que você acha?
Obs. não é verificado nenhum vazamento pela bomba, estamos acreditando que seja ineficiência no bombeamento.
obrigado
SergioMedeiros
11/02/2014, 22:29
Joga água pra fora pq ferveu. Se não esquentar, a água baixa? Se baixa pode ser sim junta ou cabeçote, mas ao invés de ir compressão para o sistema de arrefecimento, tá indo água para o óleo.
Teu mecanico fez o teste com o carro quente ou frio? Quando quente o motor dilata e aí podem aparecer as bolhas.
Caso não aconteça nada disso pode sim ser a bomba também, mas é mais raro de acontecer.
Poderia ser turbina, mas como não fumaceia provavelmente está boa.
Vale ver a bomba de óleo.... se não tem lubrificação suficiente pode aquecer também em regimes mais severos.
carioca4x4
05/02/2015, 14:23
FRM, quando desliga o ar condicionado ela arrefece? Só esquenta parada ou em engarrafamento pesado, lento? Já esquentou andando?
FILIPE CANDIDO
12/02/2015, 00:24
Aconteceu na minha pajero suporte hpe 2007 a mesma coisa quando comprei... colocaram maior medo em mim na concessónaria, levei em um mecânico indicado por um amigo de outra pajero e este mecânico em apenas 30 segundos reparou a falta de repara na tampa superior do radiador, era somente isso, não esquentou mais as mangueira ganharam pressão e ficaram cheias novamente e não aqueceu e nem vazou agua, a primeira atitude verifique esta tampa se esquentar verifica esta tampa, a minha pajero tem 230mil km.
abraço
FRM, quando desliga o ar condicionado ela arrefece? Só esquenta parada ou em engarrafamento pesado, lento? Já esquentou andando?
Boa noite pessoal, meu nome é Cledson e tenho uma pajero sport hpe 2.5 2008.
Há cerca de 3 meses meu carro começou a aquecer e não havia vazamento no sistema, mas sim um aumento na pressão da água do radiador e consequentemente a válvula deixava passar água para o reservatório de plástico que funciona como "ladrão".
Por orientação da concessionária o problema estaria na junta do cabeçote, fiz o serviço no meu mecânico de confiança, pois na concessionária seria impossível. Acontece que o serviço não durou 3 meses e voltou a dar o mesmo problema.
Diante desse problema, surgiram algumas dúvidas, pois não dá pra trocar o carro agora e além disso eu gosto dele. Meu mecânico é de confiança, mas na retífica não confio, pois infelizmente os serviço no município onde resido são de péssima qualidade.
Outro detalhe é que o problema só acontece quando pego estrada com subida, se andar no plano ou dentro da cidade em baixo giro, a água não baixa.
Gostaria de perguntar aos usuários do carro e aos especialistas na máquina se o meu erro foi retificar o cabeçote e não comprar um novo; se há possibilidade razoável de ser a válvula da tampa do radiador, ou seja, se vale a pena arriscar e comprar uma outra tampa do radiador, pois a minha eu troquei há algum tempo ; se eu comprar um cabeçote novo e colocar se corro o risco do problema persistir; se é comum, após a retífica do cabeçote desse carro, o problema persistir.
Desde já agradeço o tempo e a atenção de vocês.
Cledson, tenho uma L200 sport HPE e tbm tive problema com aquecimento, pelo tanto que pesquisei e li aqui no fórum, o erro ai foi ter retificado o cabeçote, dizem que este cabeçote não dá retífica. Eu coloquei um novo da MANDO , troquei a tampa do radiador por uma nova original MIT , e junta de cabeçote original!! Não coloque paralela pois não fica bom, da primeira vez coloquei da até então renomada AJUSA , e tive que refazer o serviço pois ficou vazando. e completei o radioador com Aditivo concentrado e o resto de água desmineralizada, não tive mais problemas.... Acredito que seu caso deu problema pelo fato de ter retificado.
abraço
Obrigado Ettore pela ajuda, vou trocar a tampa do radiador primeiro, se não der vou refazer o serviço.
jackalbr
23/02/2015, 09:22
Cledson, vou acrescentar uma informação!
A Junta original é feita pela SABÓ! aqui em Sp na mercadocar custa 30 reais. na ccs custa 400! não se deixe enganar, compre da SABÓ OK!
Outra dica, NUNCA acredite no CCS Mit! eles não tem escrúpulos, procure informações aqui o forume principalmente, após resolver, poste aqui a solução, assim vc ajuda outro amigo forista!
Abraço e boa sorte
30 reais só ? Na junta de metal ? Pois a junta da L200 e Pajero Sport não são de amianto .,.
Walter da Camper
23/02/2015, 15:53
Dê uma pesquisada nos tópicos da L200 onde há muita informação e troca de experiência sobre esse motor.
Depois de sanado ou problema (ou mesmo antes) recomendo a instalação de um termômetro digital com sensor fixado diretamente no cabeçote.
O termômetro original é programado para começar a subir somente quando a temperatura chega a níveis críticos (entre 60 e 100 graus ele fica estático no meio da escala).
SergioMedeiros
23/02/2015, 20:47
Esse motor dá retífica sim, mas tem que ser numa retífica boa e o mecanico tem que saber o que tá fazendo na montagem. Não é um Maxion que qualquer sequencia de aperto vai embora... Teu motor ta baixando agua quando em regimes altos... se a sequencia de aperto dos parafusos não foi a correta, com o torque correto e angulação final correta, nem um cabeçote novo resolveria teu problema.
Sugiro rever tudo que foi feito, e com quem foi feito. Agora já abriu o motor... deveria ter visto outras coisas antes, inclusive a simples troca da tampa do radiador, como falou.... mas....
Qualquer serviço em motores tem uma garantia minima de 3 meses. Se o problema voltou, leva o carro la e pede garantia do serviço. Mesmo sendo mecanico de confiança, não quer dizer que ele sabia o que estava fazendo.
E depois, se gosta do carro, faz o que o Walter falou... instala um sensor de temperatura direto no cabeçote.... nem que tenha que embutir ou prender com olhal em algum parafuso... mas o melhor lugar para pegar a temperatura de um motor é direto no cabeçote, e não na água como 99% dos sensores fazem.
jackalbr
27/02/2015, 10:55
Exato, 30 reais na junta de metal, marca Sabó, EXATAMENTE igual a vendida na MIT.
Observação é que ao comprar na MIT vc pode tambem comrpar de amianto... as ccs mit, vendem qualquer coisa...
Outro detalhe é que as juntas tem o "pic" que é pra saber a espessura dela (quanto mais grossa, mais laminas de metal). o mecanico tem que ver a que foi retirada e "geralmente" após a retifica colocar uma com 1 pic a mais.
Abraço....
Bom saber , pois tive problema com a junta da AJUSA
Bom pessoal, eu resolvi colocar o "kit gelo", no meu carro funcionou perfeitamente. Temperatura normal a 140km/h, não sobe nada, nem some água. Comigo deu certo graças a Deus.
Edimar_Oliveira
30/03/2015, 15:00
Cledson, o que é o "kit gelo"? Tem tópico a respeito aqui no fórum?
Abraços,
Edilson Wittmann
20/09/2016, 21:09
Não consegui criar um novo tópico. Então peço desculpas. Mas estou com um problema também meu pai tem uma l200 gls hpe 2002/2003 (quadrada) ela está jogando a água do radiador no reservatório o tempo todo aí enche o reservatório e derrama tudo a água se vc não parar. hoje
mesmo pra mim andar 35 kms tive preencher o radiador duas vezes vc liga ela aí não demora 30 segundos já começa a vazar. Gostaria de saber se alguém já teve algum problema parecido e se conseguiu resolver? Ela começa a esquentar quando baixa a água.
caOliver
05/12/2016, 10:32
Cledson, o que seria este "KIT GÊLO"? Tem tópico a respeito aqui no fórum?
Abraços,
Gabriel Zerba
14/03/2017, 20:50
Boa noite
Resolvi isso na minha Pajero Sport 2010 trocando a tampa por 0,9 por uma 1,1 nova...
Panzer01
15/03/2017, 01:12
Minha Pajero Sport 2.5 diesel 2000/2010 aquecia na subida, troquei cabeçote parou, 1 ano depois aqueceu de novo, mas não ferveu, troquei cabeçote radiador válvula termostatica viscosa e radiador intercooler, e nada, percebi óleo no intercooler provável proveniente da turbina mas isso aqueceria? Não sei mais o que fazer, se alguém tiver ideia agradece...
Ademir12
09/04/2020, 09:44
Veja como diagnosticar de onde vem o problema
PASSO 1
1) Troque a tampa do radiador URGENTE. (independente de qualquer coisa)
2) Complete a agua e feche o radiador com a NOVA TAMPA.
3) Esvaziar o reservatorio de agua do radiador.
4) Ligue o veiculo, ligue o sistema de AR QUENTE e deixe o veiculo ligado por um bom tempo. (isso vai fazer a agua circular por todos os orificios internos do motor retirando qualquer bolha de ar que lá estiver).
5) Espere esfriar o motor e complete novamente o radiador.
6) Rode com o veiculo sem agua no reservatório do radiador.
7) Verifique se o veículo voltou ao normal ou se ainda joga agua pelo suspiro.
8) Voltou ao normal? Encha o reservatório até o nível máximo e pronto.
Se for um problema apenas da tampa do radiador os sintomas vão parar depois destes procedimentos.
PASSO 2 - caso não resolva com o passo 1
1) Complete a agua do radiador (veiculo frio).
2) Coloque agua no reservatório até o limite máximo.
3) Entre no veiculo e feche todos os vidros.
4) Ligue o veículo e tente escutar os barulhos do motor.
5) Tente ouvir um barulho parecido com uma pequena cascata. (Sabe aquelas cascatas que a gente compra nas feiras para enfeitar a casa? - O barulho é aquele da agua borbolhando e escorrendo mansinho.)
6) Este barulho indica que pode haver um vazamento pelo reparo da bomba de agua e ela deve ser trocada.
7) A confimação vira se você encontrar vestigios de ferrugem na agua do radiador.
PASSO 3 - caso não resolva com o passo 1 e 2
1) Abra o radiador e verifique se ha vestigios de oleo na agua.
2) Depois de quente acelere o veiculo e veja se ele está emitindo fumaça branca.
3) Ouça o motor e veja se ouve um borbulhar no sistema de arrefecimento.
Caso note oleo na agua ou fumaça branca ao acelerar.. seu carão pode ter queimado uma junta e talvez precise troca-la. Ai amigo... só um bom mecanico a diesel.
abraços do Lincoln
O meu carro apresenta todos os sintomas do Passo 2, podem quando esta quente e é uma pajero a gasolina 2008 3.5. Tampa nova e radiador revisado, nenhum vazamento no sistema, não passa o ponteiro de temperatura do meio mas quando força o carro um pouco ela faz esse barulgo de cascata ou fervura dentro do motor e começa a jogar agua e vapor fora pelo reservatorio do radiador. Me indica mesmo assim verificar a bomba ??
Rodolfo Rodrigo Menardi
15/05/2025, 19:18
Boa noite amigos.
Recentemente adquiri uma pajero sport 2011 diesel automatica, o carro esta macio para andar e tudo mais, porém percebo durante o uso que o mostrador de temperatura do painel fica ocilando entre um pouco acima do meio e um pouco abaixo do meio, minha duvida é, até que ponto acima do meio é seguro seguir?
Outro ponto, percebo que ao desligar depois que chego em casa, ela fica fazendo um barulho de agua se movimentando/fervendo no radiador e pelas mangueiras do motor, é normal? Esta com agua desmineralizada, aditivo, mangueiras novas, tampa do radiador novo e termostato novo.
Outra coisa de quando chego em casa e desligo, o reservatorio de agua esta bem cheio, ja tendo passado do escrito full, isso é um problema? Deveria subir tanto assim o nível de agua? Depois de uns minutos o nível de agua volta para vem proximo no minimo e permanece assim com o carro frio.
O carro não tem nenhum vazamento externo de agua ou óleo, cofre e por baixo extremamente seco. O oleo de motor esta com aparência normal.
Essas minhas preocupações é por que sei dos problemas de sobreaquecimento desses carros, e como nunca tive carro diesel e com sistema de arrefecimento aberto, não sei se é normal. Agendei um mecanico para o dia 27, mas até lá, queria tirar essas duvidas.
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