Ver Versão Completa : Dúvidas de IPVA e Documento Defender 110
Haroldinho
16/12/2010, 20:23
Gostaria de saber se alguém pode me dar alguma informação mais precisa, pois depois de muitos anos consegui comprar uma Defender 110 nova, e nas 3 anteriores, sempre emplaquei como mist/caminhoneta que equivale a 2% no IPVA, mas fiquei surprezo (desesperado) nesta vez pois apesar da nota fiscal estar mist/caminhoneta eu entrar no site da receita MG e simular IPVA no site consta da mesma forma, o detran emplacou como mist/utilitário que é 4% no IPVA. Outro problema que também estou tendo é que a Defender está vindo com 7 lugares (na nota fiscal não diz nada a respeito) e no Detran só aceita emplacar como 5 lugares, segundo eles que é o que consta nos registros.
Não sei o que fazer.
Antônio Tito
16/12/2010, 22:25
Haroldinho, Boa noite.
Na NF de meu Defender 110 consta: "camioneta utilitário tipo mixto/Jeep" (o misto com xis também está lá). No site da Sec. Fazenda MG a alíquota do IPVA também é 4% :(. Quanto ao documento, no campo "Observações", consta: "cap. 07 lugares". Mas foi a concessionária que providenciou o emplacamento, então não sei maiores detalhes.
Abs.
_portela
17/12/2010, 22:00
Liga no SAC da LR que eles te informam como a LR registrou o carro e acaba com a dúvida. Eles, se você pedir, até encaminham um laudo com o registro e as características do carro.
Esse é um serviço que funciona na LR.
Abs.,
Fernando da Terra
20/12/2010, 09:57
Fala Portela!!
Será que funciona e compensa, ligar no SAC, vai ter algum resultado?.....
A minha nova 110, também consta CAR/CAMINHONET/FURGAO no documento, e no site da fazenda consta como sendo do grupo: CAMIONETAS E UTILITÁRIOS.....
Além do mais, o antigo proprietário já vem pagando 4% todo ano........
Seria uma boa, se reduzisse pela metade.......
Fernando
_portela
20/12/2010, 20:06
Fernando,
Eu passei por problema similar com minha 110.
Quem é o responsável pelo registro do veículo na BIN é o fabricante e, a menos que o proprietário entre com o processo de alteração das características do veículo, vale o que o fabricante registrou.
Eu entrei em contato com o SAC, quando tive o problema e fui muito bem atendido. A LR emitiu um laudo, com papel timbrado, registro em cartório, etc., atestando as características e o registro da minha 110.
Comigo funcionou 100%.
Abs.,
Haroldinho
25/12/2010, 22:42
Ok.
Obrigado pela ajuda.
Já consegui o documento com 07 lugares (apresentando a carta da LR)
Agora vou insistir no IPVA para ver se consigo redução...qualquer boa notícia eu aviso.
Abc
Haroldinho
Feliz Festas!
Haroldinho, realmente essa sua dúvida levantada é sempre um dos meus questionamentos quando vejo os anúncios de Defenders, ainda estou procurando a minha.
Boa Sorte!
Alexandre Tietsche
14/11/2012, 14:29
Ressuscitando o tópico.
Minha 110 esta registrada como "MIS/Camioneta/Não aplic" Faixa e IPVA mais abaixo diz "222501-2". Ano passado foi o primeiro ano que estava com o carro e paguei 4% porem pesquisando deveria ter vindo 2%. Alguém que tenha pago 2% poderia verificar em especial o campo "Faixa IPVA" em seu documento ?
Abs,
Alexandre
rodrigoboscardin
14/11/2012, 16:18
Amigos, a aliquota de IPVA muda de estado para estado.
No Paraná o IPVA para automoveis de passeio, caminhonetas cab dupla é de 2,5%, e para caminhões, utilitários cab simples é de 1%.
Eu tinha uma def 110 2004 que pagava 1%, mas a descrição dela no documento era:
CAR/CAMIONETE/FURGAO (esse CAR acredito que seja abreviatura de Carga)
LR/DEFENDER 110 STANDARD.
Se o documento estiver assim... sem erro, no Paraná é 1%.
Será que existe um jeito de alterar o documento das nossas 110 de MIS/UTILIT/JIPE para CAR/CAMIONETE/FURGAO?
Isso pode ser de interesse de todos os proprietários de Land!!
Abraços
Rodrigo
Airton R
16/11/2012, 01:06
Alexandre,
No RJ a alíquota de 4% está correta. Caso a sua defender estivesse cadastrada com até 3 passageiros, incluindo o motorista, entraria na categoria de utilitário e teria alíquota de 3%. A alíquota de 2% no RJ só para moto e ônibus (acima de 9 passageiros, incluindo o motorista).
A faixa IPVA serve para pesquisa da base de cálculo sobre a qual a alíquota será aplicada. Dê uma olhada no anexo III desta resolução:
Legislação Tributaria - Portal da Secretaria de Estado de Fazenda (http://www.fazenda.rj.gov.br/portal/index.portal?_nfpb=true&_pageLabel=tributaria&file=/legislacao/tributaria/resolucao/2011/461.shtml)
abs, Airton
Ressuscitando o tópico.
Minha 110 esta registrada como "MIS/Camioneta/Não aplic" Faixa e IPVA mais abaixo diz "222501-2". Ano passado foi o primeiro ano que estava com o carro e paguei 4% porem pesquisando deveria ter vindo 2%. Alguém que tenha pago 2% poderia verificar em especial o campo "Faixa IPVA" em seu documento ?
Abs,
Alexandre
Alexandre Tietsche
16/11/2012, 10:40
Meu carro tem capacidade e esta documentado para 9 passageiros mas não é onibus. Ja com relação a Base do IPVA, no site da Receita do RJ eu não consigo localizar. encontrei alguns pdf no google que diz que seria 2% mas são documentos velhos..
Airton R
17/11/2012, 20:18
Correto. Categoria ônibus, no caso microônibus, somente para acima de nove passageiros. Como o seu carro está documentado para nove a alíquota é de quatro por cento.
Para confirmar a alíquota coloque no Google: "lei IPVA RJ" e abra o site da fazenda RJ ou da alerj.
Para confirmar a base de cálculo coloque no Google: "resolução 461/2011 RJ" e abra o site da fazenda RJ. Baixe o anexo 3 no final da resolução, lembrando que esta base só vale para este ano. Em dezembro será publicada uma nova resolução com as bases decálulo para 2013.
abs
QUOTE=Alexandre Tietsche;1814864]Meu carro tem capacidade e esta documentado para 9 passageiros mas não é onibus. Ja com relação a Base do IPVA, no site da Receita do RJ eu não consigo localizar. encontrei alguns pdf no google que diz que seria 2% mas são documentos velhos..[/QUOTE]
roberto.cardoso@ig.com.br
22/11/2012, 22:40
Pessoal,
Sou mais um em busca de uma Defender 110, na verdade já estou namorando uma 2002/2003 no Rio de Janeiro. Alguém sabe qual é a alíquota de IPVA para São Paulo? Se enquadra nos 2% (utilitário) ou 4% como as picapes cabine dupla?
Abraços,