Ver Versão Completa : CX de marcha do OHC p/ Bf
RIQUIZON
16/12/2010, 09:59
Pessoal
Surgiu uma dúvida, tenho que trocar a minha cx de marcha do meu CJ5 de 6 canecos, assim pergunto, posso colocar a cx de marcha do OHC de 4 marchas, vez que os BF só tem 3 marchas ? Não tenho certeza, mas se for possivél, acho que ganharei mais potência e economia. Qual a opinião dos senhores ?
paesem520
16/12/2010, 11:32
Sim amigo, é possível usar a caixa de 4 marchas do OHC no BF 161. Mas a meu entender vc não ganhará mais potência e sim um pouco mais de força (torque) e sim, um pouco mais de economia de combustível. Esta caixa vai ficar melhor se o seu jeep for 4,89:1 (44x9) na relação do diferencial. Essa é minha opinião, os mais experts no assunto também poderão te ajudar.
Abç
Paese
bajeiro do sul
16/12/2010, 14:41
Pessoal
Surgiu uma dúvida, tenho que trocar a minha cx de marcha do meu CJ5 de 6 canecos, assim pergunto, posso colocar a cx de marcha do OHC de 4 marchas, vez que os BF só tem 3 marchas ? Não tenho certeza, mas se for possivél, acho que ganharei mais potência e economia. Qual a opinião dos senhores ?
como disse o amigo, vc não vai ganhar mais potencia, apenas escalonar melhor as marchas, possivelmente a primeira um pouco mais curta e as outras marchas , melhor escolhidas para cada dificuldade, com isto ganha-se um pouco no torque por se escolher a melhor marcha para o momento. quanto a daptação é possivel, td é possivel, na minha rural coloquei caixa do chevette 5 marchas no motor BF
abraços
Robertux
16/12/2010, 15:28
Eu tenho um CJ5 1976, que originalmente vinha com o motor OHC, câmbio de 4 marchas e diferencial 44/9.
Em algum momento ele teve o motor substituído por um BF 161, mantendo o restante original.
Quando eu o comprei ele já estava assim. Ficou muito bom, principalmente para trilhas onde a 1ª e 2ª marchas, que nesse câmbio são mais curtas, o deixaram com muita força.
No trânsito urbano ele ficou muito esperto, com bom arranque, não precisa queimar a embreagem para sair nem mesmo em subidas íngremes, mesmo usando pneus maiores. Eu uso pneus Goodyear PTT (Power Tork Trail) 7.50X16, que segundo o site do fabricante, tem um diâmetro de 820mm ou, em polegadas 32,28 (820/25,4= 32,28 ).
A terceira dele é mais longa do que a 2ª do 3 marchas, então ele anda muito bem no trânsito normal em terceira, economizando combustível.
Em rodovias o desempenho dele é exatamente igual a qualquer Jeep com diferencial 44/9 (a partir de 1969 - se não estiver enganado) pois a relação da 4ª marcha é 1:1, ou seja a mesma da 3ª no câmbio 3 marchas.
Resumindo, ele tem uma 1ª bem curta o que permite colocar pneus maiores sem perder a força na saída ou em trilhas, entre a 1ª e a última marcha (que tem a mesma relação do 3 marchas) ele tem duas marchas em vez de uma o que lhe permite escolher a marcha mais adequada à situação.
Para fazer a adaptação você precisará apenas trocar o eixo piloto do câmbio que para o motor 4 cilindros é mais comprido e para o 6 é mais curto, se não me engano.
homerohermida
16/12/2010, 16:01
O Robertux falou tudo...
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