Ver Versão Completa : Sistema de Freios Engesa FII
Prezados
Estou montando meu Engesa FII e ouvi algumas dicas de melhorias do sistema original.
Alguem tem alguma dica para me passar.
Obrigado
Moreira
Vai começar do zero?
Se sim, já tava um eixo flutuante e disco. :mrgreen:
O freio original é suficiente pra mim em todas as situações...
O que vejo muito é o pessoal meter disco na traseira.
Moreira,
Complementando o Mestre Coxa, quando "meter" os discos na traseira vai perceber que os freios ficam menos eficientes.....a vantagem é a fácil limpeza depois das trilhas...e também se não lavar legal, as pastilhas vão embora rapidinho.
No meu fase 1 uso discos com pinças do Kadett na traseira e recentemente coloquei um kit da SBD (serve p/ fase 2, 3) na dianteira. O freio ficou estúpido!! Agora sim tá realmente bom. Meu hidrovácuo e cilindro são das Blazer e S10.
[]'s
Valeu NeRo e Pedro
Pedro, sou meio leigo na mecanica.O que é SBD?
Um abraço
Moreira
hugo.morais
19/04/2005, 09:31
Moreira,
Vc tem os freios originais ou vai partir do zero? Os engesas/camper tem os freios dianteiros sub-dimensionados e o traseiros super dimensionados, então quando vc colocar disco na traseira vc vai ficar com todo o conjunto sub-dimensionado :D
Existem várias soluções para melhorar o freio do engesa, desde soluções simples e baratas até soluções mais caras mas mais eficientes... VOu listar algumas soluções que acho interessante e seu grau de dificuldade e preço.
Solução 1 (mais simples e barata):
1. Troca do servo original (Gol 1.6) pelo servo do santana
2. Troca do cilindro mestre original pelo da Kombi (quase 1'')
3. Colocar válvula equalizadora para o freio traseiro (uso a do monza, mas a correta esta aqui no fórum)
4. troca das pinças de freio da Kombi pelo do Opala 6CC vargas (conhecida com pastilhão)
Esta solução é simples, pois quase todas as peças são PNP, a exceção são as pinças, que para obter o encaixe perfeito vc terá de diminuir o diametro do disco de freio no torneiro (2mm senão me engano) e aumentar o buraco dos parafusos que vão prendê-la no suporte do munhão.
Solução 2 (mais eficiente e mais cara tmb :) )
1. Troca do servo original (Gol 1.6) pelo servo da S10
2. Troca do cilindro mestre original pelo da S10
3. Colocar válvula equalizadora para o freio traseiro (uso a do monza, mas a correta esta aqui no fórum)
4. troca das pinças de freio e discos pelo da toyota bandeirantes
Com esta solução o freio fica excelente, mas a adaptação é grande, desde o servo até os suportes das pinças.
Se você quiser adaptar freio a disco na traseira tente encontrar uma pinça maior do que a do kadett/Opala que geralmente são usadas nestas adaptações, pois acho-as pequenas para o porte de nossos veículos. Na minha ex-camper eu usei a pinça dianteira do Chevette na traseira, mas meu freio de mão era no cardan ;) Olhe o tamanho das pinças traseiras do Troller e do Land Rover, vc vai enteder o que eu estou falando :)
Na minha camper eu uso a solução 2, mas ao invés de usar os discos e pinças da Band eu uso os discos e pinças da D20, os freios ficam ignorantes! Mas, não são simples de adaptar, no meu caso foi fácil pq eu consegui um par de munhões da E34 que fazem uso deste sistema de freio e os munhões encaixam perfeitamente no eixo Dana 30 dos engesas e camper's. Se quiser ver fotos destes munhões vá no tópico Frota 4x4 e veja a camper Expresso Polar, tem um link na minha assinatura... :D
Na quinta passada no Ibira, conversando com o Silvio Cavalcanti, ele me disse que usa a pinça de freio do dodge. Disse que é PNP, a furação é a mesma alterando apenas o diametro da rosca.
Teve que trocar tb o servo pelo da S10, pois o original não consegue alimentar a pinça.
Ainda segundo ele o freio ficou estúpido.
A pastilha é a mesma do opala 6cc.
Infelizmente não tenho contato com ele a não ser na feira e como estou em período de provas na Facul não devo ir mais no Ibira até meados de Junho.
Mas é só perguntar por ele na barraca da Jipenet que todo mundo conhece ou procurá-lo na lista da Jipenet.
hugo.morais
19/04/2005, 12:14
Silvio,
Já ouvi falar dessa adaptação, mas particularmente não gosto, pois se vc precisar encontrar um pinça de Dodge vai ser difícil fora de Sampa... Agora pra vocês que estão em Sampa, se tiver facilidade de comprar estas pinças a coisa fica mais interessante ;) Mas lembre-se que o Dodge é um carro que saiu de linha faz tempo então fica díficil de encontrar estas peças, dentro de pouco tempo o mesmo tmb irá valer para as pinças de opalas 6cc...
[ ]s,
Quando estava conversando com o Silvio, uma das coisas levantadas foi justamente a parte de peças.
A pinça do Dodge possui sistema de 3 pistões, enquanto a do opala apenas 2.
O reparo da pinça é o mesmo(segundo o meu xará) e por enquanto é de facil reposição de peças. Mas bem lembrado, daqui uns tempos será meio complicado achar reposição de peças de opala. :wink:
Num outro tópico se não me engano o GuilhermeAbreu usa as pinças e discos da Toy e atrás usa os discos do engesa com as pinças da caravan, relata que o desgaste das pastilhas traseiras é grande. Cita tb que as pinças do Traseiras do Troller talvez seria uma boa opção.
A pergunta é: será que as pinças dianteiras do Troller seria uma boa opção tb.?
Alguém tem alguma experiência ou tem alguma idéia?
Pedro, sou meio leigo na mecanica.O que é SBD?
Oi Moreira,
SBD = Super Break Disk
este aí é o link para o kit:
http://www.superbreakdisk.com.br/produto5.html
[]´s
Rafael Junior
20/04/2005, 11:09
Gostei da idéia de trocar os discos e pincas pela da toyota!!!!!
Como se dá isso, tem muita adaptaçào, já tem kit desses disco, algém pode me ajudar antes que eu bata na traseira de alguém!!!!!!
Obrigado!
paulosotello
20/04/2005, 11:36
Moreira,
Complementando o Mestre Coxa, quando "meter" os discos na traseira vai perceber que os freios ficam menos eficientes.....a vantagem é a fácil limpeza depois das trilhas...e também se não lavar legal, as pastilhas vão embora rapidinho.
No meu fase 1 uso discos com pinças do Kadett na traseira e recentemente coloquei um kit da SBD (serve p/ fase 2, 3) na dianteira. O freio ficou estúpido!! Agora sim tá realmente bom. Meu hidrovácuo e cilindro são das Blazer e S10.
[]'s
Pedrão.....
Esse kit SBD já vem com o servo freio e o hidrovácuo da S10?
Quanto vc pagou?
[]s
hugo.morais
20/04/2005, 14:00
Rafael,
A SBD tem um kit pronto para o Engesa que fazem uso destas pinças (são a mesma da S10), acho um boa idéia vc procurar saber o preço deste Kit antes de partir para a adaptação do sistema da Toyota.
Da última vez que tinha cotado o kit original da toyota (Vargas) custava R$ 800,00, além disso vc vai ter que adaptar o suporte da pinça, lembresse que a pinça tem de ficar bem centrada no disco. e depois trocar os flexíveis. Após a adaptação das pinças vc vai ter de trocar o servo e cilindro mestre por um maior, pois o original não manda óleo suficiente. Eu te recomendo o conjunto da S10, mas acho que com o conjunto servo do santana + cilindro da Kombi funcione, pois no catálago da Bosch o cilindro mestre da Band é do mesmo tamanho do da Kombi ;)
Pra finalizar, antes de fazer a adaptação verifique todos os custos envolvidos, se o mecânico que vai fazer o serviço tem bagagem pra fazê-lo. Depois então parta pra execução, mas lembre-se que o sistema de freio do carro é crítico e por isso o serviço tem de ser bem executado, ok?
[ ]s,
guilhermeabreu
20/04/2005, 14:28
SILVIO E OUTROS
Eu coloquei os discos e pinças da TOY BAND na frente , sem problemas , freia as quatro rodas juntas ,sem alterar a trajetória do ENGESA .
No freio trazeiro , usei os discos dianteiros sólidos originais do ENGESA que ficaram bons , e as pinças da CARAVAN , UMA BOSTA , A NÍVEL DE FRENAGEM FICOU ESPETACULAR , MAS EM DURABILIDADE , 1.000 Km EM 2 TRILHAS E ELAS EVAPORARAM E AINDA ARRANHEI OS DISCOS NOVINHOS.
Por ísto que indiquei os discos e pinças do TROLLER para a trazeira , elas são +- o triplo da dimensão do que eu coloquei . Ísto pq eu mesmo as vi num TROLLER , se estivesse visto antes não esitaria em colocar .
Com relação aos discos e pinças do TROLLER para a frente , acedito que seria bom tambem , mas um detalhe O PREÇO dos discos e pinças da TOY BAND que são bem dimensionados ou iguais aos do TROLLER , DEVE SER a metade do preço .
Aqui tem uma lojinha que vende só peças para TOY , os discos devem estar custando R$195,00 o par e as pinças devem estar nuns R$370,00 o par original WARGA , PARA A FRENTE. Os discos e pinças trazeiras do TROLLER não tenho nem idéia de qto custa , alguem sabe me informar?
CONCLUINDO POR ESPERIÊNCIA PRÓPRIA: os colegas que quizerem fazer o melhor , esta é a dica , para ENGESA na frente : conjunto original da TOYOTA BANDEIRANTE ; na trazeira : conjuto original do TROLLER .
Qualquer coisa diferente disto , acredito que ficará pior ou SUBDIMENSIONADO . A não ser se usar conjunto de D-20 , F 1000 , F 4000 , 1313 , SCANIA , VOLVO e etc
Rafael Junior
22/04/2005, 08:48
Hugo e Demais;
Realmente tem que se pensar muito antes de fazer qualquer coisa!!!!!
Mas, HeHe.......eu tenho um dodge, um Dart de luxe 73, está no final da restauraçào, o bicho tem um freio muito bom.......quanto as peças, na minha região se encontra com facilidade as pinças, os reparos e as pastilhas.
A pergunta é a seguinte: fica bom no engesa, apenas melhora, ou resolve mesmo o problema???
Obrigado a todos.
Marcelo Freitas
23/04/2005, 16:34
Na quinta passada no Ibira, conversando com o Silvio Cavalcanti, ele me disse que usa a pinça de freio do dodge. Disse que é PNP, a furação é a mesma alterando apenas o diametro da rosca.
Teve que trocar tb o servo pelo da S10, pois o original não consegue alimentar a pinça.
Ainda segundo ele o freio ficou estúpido.
A pastilha é a mesma do opala 6cc.
Infelizmente não tenho contato com ele a não ser na feira e como estou em período de provas na Facul não devo ir mais no Ibira até meados de Junho.
Mas é só perguntar por ele na barraca da Jipenet que todo mundo conhece ou procurá-lo na lista da Jipenet.
É exatamente isso que eu estou fazendo no meu. O Reinaldo da Motorlodge (acho que aqui o nick dele é J.R.) pode explicar melhor.
[]s
guilhermeabreu
15/05/2005, 12:21
COMPLEMENTANDO O QUE EU DISSE
ONTEM TROQUEI O CILINDRO MESTRE E O HIDROVÁCUO , QUE ERAM DO OPALA E GOL RESPECTIVAMENTE PELOS ORIGINAIS DA TOYOTA BANDEIRANTE , ASSIM COMO JÁ HAVIA FEITO COM OS DISCOS E PINÇAS .
O HIDROVÁCUO DA TOY É DO MESMO DIAMETRO DO HIDROV. DO GOL , SÓ QUE MAIS GROSSO . SÓ TIVE QUE SOLDAR O EIXO DE ACIONAMENTO PQ É MAIS CURTO , O RESTO , AS FURAÇÕES SÃO AS MESMAS.
ENTÃO , FIQUEI COM TODO O CONJUNTO DE FREIO DIANTEIRO DA TOY BAND ORIGINAIS WARGA. FICOU FELOMENAL , NUM SIMPLES TOQUE NO PEDAL VC ARRASTA SE QUIZER AS 4 RODAS POR IGUAL , MESMO ESTANDO COM PNEUS 33" .
É A GARANTIA DE SEGURANÇA QUE EU PRECISAVA , E NÃO TINHA QDO ERA CONJUNTO ORIGINAL ENGESA .