Conectar

Ver Versão Completa : Roda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara

robertoamv
14/12/2010, 21:14
Amigos,

Comprei um jogo de rodas livres AVM 438HP para Tracker/Grand Vitara. Fiz pensando no consumo de combustível e menor desgaste do trem dianteiro. O equipamento ainda não chegou, mas pergunto: é difícil a instalação? Alguém do fórum já instalou? Se tiverem fotos, agradeço desde já.

nagata
14/12/2010, 21:59
Não tem segredo algum, basta tirar a flange, que se não me engano são 8 parafusos, e instalar a roda livre, não aplique graxa, apenas um pouco de óleo 90 e pronto, não esqueça de aplicar a junta que vem junto com a roda livre.

Tenho em meu GV e é ótimo, só que levo sempre as tampas no carro pois se caso quebrar a roda livre só tirar e voltar a original.

Att.

Nagata

pmarc
15/12/2010, 15:08
Amigos,

Comprei um jogo de rodas livres AVM 438HP para Tracker/Grand Vitara. Fiz pensando no consumo de combustível e menor desgaste do trem dianteiro.

Me expliquem melhor, como funciona a roda livre? Qual a razão para usar?

Eu achava que a aplicação de roda livre era em veículos 4x4 integral, para possibilitar rodar como 4x2.

Elisson
15/12/2010, 16:48
Amigos,

Comprei um jogo de rodas livres AVM 438HP para Tracker/Grand Vitara. Fiz pensando no consumo de combustível e menor desgaste do trem dianteiro. O equipamento ainda não chegou, mas pergunto: é difícil a instalação? Alguém do fórum já instalou? Se tiverem fotos, agradeço desde já.

Companheiro, acredito que nem uma coisa (consumo) nem outra (desgaste) Pois só haveria o "desgaste" se andasse a todo tempo com o 4x4 engatado.....desligou o 4x4, como a roda a livre é automática todo o trem dianteiro é desligado (ou será que tou errado?)

O que vais fazer trocando as automáticas por manuais é somente deixando o sistema mais confiável, pois não correrás o risco de na hora do engate o compressor falhar ou qualquer peça relacionada ao acionamento automático.

Alguém que entenda mais do que eu, favor me confirme ou me corrija caso esteja errado.

Todavia não é um mal investimento, mas só o faria mesmo no caso de quebra das automáticas ou inviabilidade no conserto das mesmas pois na lama ou areia ter que descer do carro pra acioná-las não coisa lá tão muito boa não!!!! É bem confortável as automáticas.:dance:

robertoamv
15/12/2010, 16:52
Me expliquem melhor, como funciona a roda livre? Qual a razão para usar?

Eu achava que a aplicação de roda livre era em veículos 4x4 integral, para possibilitar rodar como 4x2.

Na Tracker/Grand Vitara as pontas de eixo são conectadas diretamente às rodas, através de um estriado e seis parafusos. No modo 4x2 quando as rodas dianteiras giram elas movimentam todo o conjunto de transmissão, incluindo o diferencial, cardã dianteiro e parte da caixa de transferência. Isso causa um desgaste desnecessário e um maior consumo de combustível, já que é mais uma resistência que o veículo deve vencer.

Contudo é possível "desconectar" as pontas de eixo com uma roda-livre, ou seja, quando a roda se movimenta, não há movimento equivalente nos semi-eixos - funciona mais ou menos quando paramos de pedalar uma bicicleta e vamos só no embalo.

Mas para tracionarmos em 4x4 e evitarmos pancadas que podem destruir as rodas livres basta mudarmos as chaves manualmente (de 4x2 para 4x4) ou mesmo automaticamente (em alguns modelos).

Bem é isso. Se alguém quiser complementar ou mesmo corrigir, por favor fiquem à vontade.

edvaldo
16/12/2010, 09:07
Na Tracker/Grand Vitara as pontas de eixo são conectadas diretamente às rodas, através de um estriado e seis parafusos. No modo 4x2 quando as rodas dianteiras giram elas movimentam todo o conjunto de transmissão, incluindo o diferencial, cardã dianteiro e parte da caixa de transferência. Isso causa um desgaste desnecessário e um maior consumo de combustível, já que é mais uma resistência que o veículo deve vencer.

Contudo é possível "desconectar" as pontas de eixo com uma roda-livre, ou seja, quando a roda se movimenta, não há movimento equivalente nos semi-eixos - funciona mais ou menos quando paramos de pedalar uma bicicleta e vamos só no embalo.

Mas para tracionarmos em 4x4 e evitarmos pancadas que podem destruir as rodas livres basta mudarmos as chaves manualmente (de 4x2 para 4x4) ou mesmo automaticamente (em alguns modelos).

Bem é isso. Se alguém quiser complementar ou mesmo corrigir, por favor fiquem à vontade.

Pessoal, tem alguns pontos ai equivocados...
Quando o GV esta em movimento 4x2 somente as homocineticas estão em movimento, não tem como transferir força para coroa e pião e nem para cardam dianteiro, pois esse acoplamento só é ligado quando o diafragma esta cheio, ou seja 4x4 ligado.
A importancia maior em colocar uma roda livre é que vc inibe o desgaste prematura na estria interna da caraça da cx satélite, visto que esse é o maior dano causado em GV, gerando uma folga lateral e comprometimento no retentor lateral. Quanto ao consumo não acredito que o alivio do esforço seja suficiente para notarmos diferença.

JOÃO VITARA
12/01/2011, 00:56
Não tem segredo algum, basta tirar a flange, que se não me engano são 8 parafusos, e instalar a roda livre, não aplique graxa, apenas um pouco de óleo 90 e pronto, não esqueça de aplicar a junta que vem junto com a roda livre.

Tenho em meu GV e é ótimo, só que levo sempre as tampas no carro pois se caso quebrar a roda livre só tirar e voltar a original.

Att.

Nagata

Uma dúvida...
Realizei a troca das ciofas das homocinéticas do meu VITARINHA e ao montar tudo, o mecanico lubrificou com graxa em abundancia as RL automáticas do bixinho.
Pergunto: O procedimento está incorreto e pode de alguma meneira ser prejudicial ao componente, e devo desmontar, retirar a graxa e librificar simplesmente com oleo 90?
Obrigado a todos
JP

andre veiga
18/07/2011, 15:26
Edvaldo, reativando o tópico apenas para checar...

Então a adaptação é PnP?
Apenas retirar a tampa e colocar a RL? Seria a mesma RL (AVM) que usa nos vitaras?
Não tem que mexer nada "la dentro"?

Mozer
18/07/2011, 16:43
Ouvi dizer que as RL do Samurai são mais resistentes que as AVM e servem no GV e vitarinha. Será que é verdade???

Toyo
07/05/2012, 21:32
Olá, alguém conseguiu notar melhora no consumo do GV usando a roda livre?

RMORELLI
07/05/2012, 22:56
Olá à todos, eu uso a roda livre automática do vitara 95, só notei o volante um pouco mais leve, mas acho desnecessário as homocinéticas rodarem sem uso.

Coloquei no verão, pois fiz 2000km de férias encima de asfalto, mas carrego as tampas embaixo do banco.

andre veiga
08/05/2012, 15:20
Acabei fazendo essa troca em meu GV.
Já vi gente falando que o consumo melhora mas não notei.
O que melhora é a direção que fica mais leve, e em relação ao desgaste sempre é melhor economizar.

Sem "saber" que poderia dar alguma coisa errada, as mesmas RLs que tenho já estiveram no vitara, samurai e agora no GV...

joao jose galvao
09/05/2012, 18:11
Acabei fazendo essa troca em meu GV.
Já vi gente falando que o consumo melhora mas não notei.
O que melhora é a direção que fica mais leve, e em relação ao desgaste sempre é melhor economizar.

Sem "saber" que poderia dar alguma coisa errada, as mesmas RLs que tenho já estiveram no vitara, samurai e agora no GV...

No grand vitara eu estou usando as rodas livres a um bom tempo e estou gostando por trez motivos, direcao mais leve, menos desgaste em todo conjunto, e um pouco de diminuicao no consumo.

Grand Vinicius
11/09/2012, 10:25
Ou não tou entendendo nada ou tá todo mundo louco!
A roda livre do Gv/Tracker não é automática? A única diferença pra essa manual seria descer do carro na hora de acionar? Como assim diminuir o consumo??? :shock:

Vocês tão falando num desgaste como se o carro não tivesse roda livre. Tem! Só que é AUTOMÁTICA.
A vantagem da manual é a confiabilidade, por não precisar de sistema de vácuo pra acoplar automaticamente.
O meu já quebrou duas vezes. Mas tem conserto. :safari-rig:

RMORELLI
11/09/2012, 13:35
Ou não tou entendendo nada ou tá todo mundo louco!
A roda livre do Gv/Tracker não é automática? A única diferença pra essa manual seria descer do carro na hora de acionar? Como assim diminuir o consumo??? :shock:

Vocês tão falando num desgaste como se o carro não tivesse roda livre. Tem! Só que é AUTOMÁTICA.
A vantagem da manual é a confiabilidade, por não precisar de sistema de vácuo pra acoplar automaticamente.
O meu já quebrou duas vezes. Mas tem conserto. :safari-rig:

Caro amigo, quando se você tirar sua roda dianteira vai notar que não tem roda livre, e sim como chamamos queicho duro.

Os GV e Tracker são iguais, o carro se movimenta e as homocinéticas também, mas o diferencial fica parado......

Eu uso roda livre do Vitarinha as originais....e carrego comigo os queicho duro junto, se falhar é só trocar....

Espero tenha entendido como funciona,

abs.

Rodrigo

Executor
11/10/2012, 19:29
Olá à todos, eu uso a roda livre automática do vitara 95, só notei o volante um pouco mais leve, mas acho desnecessário as homocinéticas rodarem sem uso.

Coloquei no verão, pois fiz 2000km de férias encima de asfalto, mas carrego as tampas embaixo do banco.

Olá RMORELLI!
To pensando em colocar as RLs manuais visando poupar as homocineticas/semieixos/etc.. ainda mais que tenho calço de 2" e não rebaixei o diferencial, sei que o ideal seria rebaixá-lo, mas como uso muito pouco a 4x4 (uso o carro basicamente para expedições), achei que seria mais interessante a RL e poupar todo o conjunto. Somando a isso a direção mais leve então, estou mais interessado ainda. Em fim, a minha pergunta é a seguinte. A gente sabe que a "RL" original dos GVs é pelo diafragma, ou seja, automática. Como funciona esta roda livre automática do vitara 95 que vc instalou? Ela acopla a roda na ponta do eixo assim que vc engata a 4x4? Tem detalhes de como funciona e tal?
Fico muitissimo grato pela ajuda!

RMORELLI
11/10/2012, 20:52
Executor.

Pelo seu relato, pode usar sim, eu também não rebaixei o diferencial, em trilha pesada elas quebram.

Eu só tenho feito passeios leves e rodo todos os dias.

Em relação ao diafragma, ele fica dentro do diferencial e não nas tampas.

Tem que retirar as tampas e colocar as automáticas, quando você acionar o 4x4 elas engatam, e para desengatar tem que dar ré e elas estralam, sinal que desengatou e fica tudo normal.

Qualquer dúvida estou às ordens

Rodrigo

Executor
12/10/2012, 23:32
Executor.

Pelo seu relato, pode usar sim, eu também não rebaixei o diferencial, em trilha pesada elas quebram.

Eu só tenho feito passeios leves e rodo todos os dias.

Em relação ao diafragma, ele fica dentro do diferencial e não nas tampas.

Tem que retirar as tampas e colocar as automáticas, quando você acionar o 4x4 elas engatam, e para desengatar tem que dar ré e elas estralam, sinal que desengatou e fica tudo normal.

Qualquer dúvida estou às ordens

Rodrigo

RMORELLI, isso mesmo, o diafragma é no diferencial. Justamente por isso que me bateu a curiosidade de como funciona a roda livre automática que fica nas pontas dos eixos. Mas agora pensei que pode ser um sistema parecido com o de um pião de bicicleta, ou seja, quando há tração nos eixos a roda engata (igual a quando pedalamos na bicicleta) e quando não há tração nos eixos a roda fica solta (igual a quando paramos de pedalar e a bicicleta continua indo...). Mas isso significaria que não é possível usar a 4x4 de ré. É isso msm?

Pesquisei mais um pouquino e vi que realmente essas RLs automáticas são mais frágeis. Não faço uso pesado do 4x4 nem nada (pelo menos por enquato), mas nunca se sabe, então tratei de comprar a RL manual msm (além de ser bem mais barata, é claro). Acho que o preço está bacana, ainda mais se tratando do modelo high performance:
Roda livre AVM manual reforada - Samurai, Vitara, Gran Vitara, Tracker - Josewal4x4 (http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_20518_7008_Roda-livre-AVM-manual-reforcada-Samurai-Vitara-Gran-Vitara-Tracker)

andre veiga
14/10/2012, 10:50
Oi pessoall

No meu usei as RL AVM manuais.
Mais recentemente troquei a cx de satélites dianteira por uma de vitara (97 - 26 estrias).
Tenho hoje todo o conjunto manual, pode não ser muito prático descer do carro quando for usar a 4x4, mas a confiabilidade de ter tudo mecanico vale a pena.
No meu estava queimando um rele que faz conexão com a bomba de vácuo, não foi identificado o problema, mas agora não tem mais rele, bomba e o "medo" daquele troço me deixar na mão...

CGAUER
15/10/2012, 17:29
As RLs automáticas mecânicas (Vitaras mais antigos) funcionam (:discordo:) com uma trava mecânica interna, trava que segura o semi eixo ao receber força proveniente do diferencial.

Elas costumam destravar na primeira ré em 4x2, isso é, quando sentem que é necessário empurrar o difernecial (caixa desengatada).

Infelizmente seu funcionamento é bastante irregular. Em situações de declive ou grande estresse, podem falhar, geralmente falhas anunciadas sob forma de estalos. Não são muito "adoradas" no off-road pesado.

Para quem interessar, o Jimny por sua vez possui RLs automáticas muito interessante. RLs com acionamento pneumático, onde o vácuo produzido pelo coletor desloca um estriado dentro das RLs junto aos cubos de roda, do mesmo modo que RLs manuais. Este acionamento normalmente é seguido de um sonoro e pesado "clack" em cada uma das pontas do eixo. Sua resistência é idêntica ao sistema manual, dada a mesma forma de construção e operação. Neste caso porém o único ponto passível de falha são as eletroválvulas que comandam o vácuo e a tubulação que leva o vácuo até os cubos de roda. Em alguns casos a graxa envelhecida pode dificultar a ação do engate, problema geralmente resolvido com uma limpeza.

Fato é, eu prefiro as manuais, de preferência as originais AISIN Made in Japan. Nada melhor e mais simples. O único porém é ter que sair do carro para girar para o "Lock" e ainda constantemente verificar se nenhuma criança andou brincando com o botãozinho vermelho...

Abraços

Clemente

RMORELLI, isso mesmo, o diafragma é no diferencial. Justamente por isso que me bateu a curiosidade de como funciona a roda livre automática que fica nas pontas dos eixos. Mas agora pensei que pode ser um sistema parecido com o de um pião de bicicleta, ou seja, quando há tração nos eixos a roda engata (igual a quando pedalamos na bicicleta) e quando não há tração nos eixos a roda fica solta (igual a quando paramos de pedalar e a bicicleta continua indo...). Mas isso significaria que não é possível usar a 4x4 de ré. É isso msm?

Pesquisei mais um pouquino e vi que realmente essas RLs automáticas são mais frágeis. Não faço uso pesado do 4x4 nem nada (pelo menos por enquato), mas nunca se sabe, então tratei de comprar a RL manual msm (além de ser bem mais barata, é claro). Acho que o preço está bacana, ainda mais se tratando do modelo high performance:
Roda livre AVM manual reforada - Samurai, Vitara, Gran Vitara, Tracker - Josewal4x4 (http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_20518_7008_Roda-livre-AVM-manual-reforcada-Samurai-Vitara-Gran-Vitara-Tracker)

Executor
15/10/2012, 18:23
As RLs automáticas mecânicas (Vitaras mais antigos) funcionam (:discordo:) com uma trava mecânica interna, trava que segura o semi eixo ao receber força proveniente do diferencial.

Elas costumam destravar na primeira ré em 4x2, isso é, quando sentem que é necessário empurrar o difernecial (caixa desengatada).

Infelizmente seu funcionamento é bastante irregular. Em situações de declive ou grande estresse, podem falhar, geralmente falhas anunciadas sob forma de estalos. Não são muito "adoradas" no off-road pesado.

Para quem interessar, o Jimny por sua vez possui RLs automáticas muito interessante. RLs com acionamento pneumático, onde o vácuo produzido pelo coletor desloca um estriado dentro das RLs junto aos cubos de roda, do mesmo modo que RLs manuais. Este acionamento normalmente é seguido de um sonoro e pesado "clack" em cada uma das pontas do eixo. Sua resistência é idêntica ao sistema manual, dada a mesma forma de construção e operação. Neste caso porém o único ponto passível de falha são as eletroválvulas que comandam o vácuo e a tubulação que leva o vácuo até os cubos de roda. Em alguns casos a graxa envelhecida pode dificultar a ação do engate, problema geralmente resolvido com uma limpeza.

Fato é, eu prefiro as manuais, de preferência as originais AISIN Made in Japan. Nada melhor e mais simples. O único porém é ter que sair do carro para girar para o "Lock" e ainda constantemente verificar se nenhuma criança andou brincando com o botãozinho vermelho...

Abraços

Clemente

CGAUER,

Muito obrigado pela sua excelente explicação! Agora está tudo claro como água!
Antes de comprar a RL Manual estava pensando se não seria interesante comprar a automática, mas andei pesquisando e vc acabou de confirmar que elas não aguentam o tranco, além do preço ser hiper salgado, então não há dúvida de que a RL manual é a melhor escolha.
Outro problema de que ouvi falar é que as RLs, com o uso contínuo, costumam simplismente soltar das rodas devido ao esforço exercido sobre elas. Ou os parafusos vão folgando gradualmente ou cizalham (me pergunto porque isso não acontece com a flange original)! Embora isso seja mais comum em sistema de eixos traseiros flutuantes, onde o esforço sobre a RL é contínuo.
Achei bem legal esse sistema do Jimny, não sabia que era assim! No GV, além de ter o prolema dos eixos em movimento mesmo quando a 4x4 não está em uso, o responsável pela ação pneumática é aquele famigerado compressorzinho que vive dando problema! Quando comprei minha tracker ele não estava funcionando, tive que abrir, limprar e consertar uma trilha da placa que estava frita!

VLW!!

CGAUER
15/10/2012, 23:54
Então,

as RLs originais nos Toyotas e afins, geralmente AISIN, costumam vir presas com arruelas em forma de cone, aniquilando assim a folga entre os prisioneiros do cubo e a roda livre, chamam elas de "cone washers". Uma vez apertadas, são ultra difíceis de remover, motivo pelo qual muitos mecânicos as jogam fora. Veja as fotos:

375463375464375465

Fato é, se o prisioneiro for de diâmetro exatamente idêntico aos furos da RL, não haverá espaço para folga, logo a peça não soltará. Assim é feito nas flanges (tulipas) dos Land Rovers e afins. Nos Bands e Trollers é bastante comum a quebra destes prisioneiros/parafusos, geralmente por abuso, falta de torque ou escolha de parafuso de aço errado, quando não simples ferro.

Na web existem kits prontos, jogue no Google Images: free wheeling hub cone washer

Aqui tem alguns vídeos que explicma como fazer o job:

http://www.youtube.com/watch?v=fyYLCtXjrcY

http://www.youtube.com/watch?v=3djqDPYI9tM

O ideal é escolher parafusos ou prisioneiros em aço 12.9. Jamais utilize os comuns 8.8. Feito isso aplique trava-rosca Loctite azul 242 e aplique o torque. Pronto, jamais deveria soltar. Isso vale para qualquer sistema de eixo flutuante.

http://tds.loctite.com/tds5/docs/242-BZ.PDF

Veja o transtorno que é quando estes prisioneiros quebram, melhor expedição já, minha honesta opinião. Se possível comecem na página 1. Nem que tenham que usar o Google translate; vale ler cada uma das 60 páginas iniciais! Melhor que qualquer Camel Trophy:

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 29 - Expedition Portal (http://www.expeditionportal.com/forum/threads/50799-Democratic-Republic-of-Congo-Lubumbashi-to-Kinshasa?p=744480#post744480)

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 40 - Expedition Portal (http://www.expeditionportal.com/forum/threads/50799-Democratic-Republic-of-Congo-Lubumbashi-to-Kinshasa?p=747895#post747895)

Abraços

Clemente

CGAUER,

Muito obrigado pela sua excelente explicação! Agora está tudo claro como água!
Antes de comprar a RL Manual estava pensando se não seria interesante comprar a automática, mas andei pesquisando e vc acabou de confirmar que elas não aguentam o tranco, além do preço ser hiper salgado, então não há dúvida de que a RL manual é a melhor escolha.
Outro problema de que ouvi falar é que as RLs, com o uso contínuo, costumam simplismente soltar das rodas devido ao esforço exercido sobre elas. Ou os parafusos vão folgando gradualmente ou cizalham (me pergunto porque isso não acontece com a flange original)! Embora isso seja mais comum em sistema de eixos traseiros flutuantes, onde o esforço sobre a RL é contínuo.
Achei bem legal esse sistema do Jimny, não sabia que era assim! No GV, além de ter o prolema dos eixos em movimento mesmo quando a 4x4 não está em uso, o responsável pela ação pneumática é aquele famigerado compressorzinho que vive dando problema! Quando comprei minha tracker ele não estava funcionando, tive que abrir, limprar e consertar uma trilha da placa que estava frita!

VLW!!

Executor
17/10/2012, 23:30
Então,

as RLs originais nos Toyotas e afins, geralmente AISIN, costumam vir presas com arruelas em forma de cone, aniquilando assim a folga entre os prisioneiros do cubo e a roda livre, chamam elas de "cone washers". Uma vez apertadas, são ultra difíceis de remover, motivo pelo qual muitos mecânicos as jogam fora. Veja as fotos:

375463375464375465

Fato é, se o prisioneiro for de diâmetro exatamente idêntico aos furos da RL, não haverá espaço para folga, logo a peça não soltará. Assim é feito nas flanges (tulipas) dos Land Rovers e afins. Nos Bands e Trollers é bastante comum a quebra destes prisioneiros/parafusos, geralmente por abuso, falta de torque ou escolha de parafuso de aço errado, quando não simples ferro.

Na web existem kits prontos, jogue no Google Images: free wheeling hub cone washer

Aqui tem alguns vídeos que explicma como fazer o job:

How to Remove / Install Toyota 4x4 locking hub studs (Works for other studs too.) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fyYLCtXjrcY)

How to Remove & Replace a Toyota 4x4 Manual Locking Hub - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=3djqDPYI9tM)

O ideal é escolher parafusos ou prisioneiros em aço 12.9. Jamais utilize os comuns 8.8. Feito isso aplique trava-rosca Loctite azul 242 e aplique o torque. Pronto, jamais deveria soltar. Isso vale para qualquer sistema de eixo flutuante.

http://tds.loctite.com/tds5/docs/242-BZ.PDF

Veja o transtorno que é quando estes prisioneiros quebram, melhor expedição já, minha honesta opinião. Se possível comecem na página 1. Nem que tenham que usar o Google translate; vale ler cada uma das 60 páginas iniciais! Melhor que qualquer Camel Trophy:

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 29 - Expedition Portal (http://www.expeditionportal.com/forum/threads/50799-Democratic-Republic-of-Congo-Lubumbashi-to-Kinshasa?p=744480#post744480)

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 40 - Expedition Portal (http://www.expeditionportal.com/forum/threads/50799-Democratic-Republic-of-Congo-Lubumbashi-to-Kinshasa?p=747895#post747895)

Abraços

Clemente

CGAUER,

Notável explicação! :palmas:

Dou muito valor ao tempo que os colegas do fórum dedicam a elucidar as dúvidas de leigos como eu, por tanto, muito obrigado pela sua ajuda! :concordo:

Sem querer abusar, sua explicação me gerou outra dúvida, dessa vez especificamente relativa a fixação da RL.
Eu observei que nos prisioneiros da imagem, a parte sem rosca é um pouco mais grossa e imagino que essa parte corresponda justamente à que vai ficar acomodada dentro do furo do cubo da RL. Neste caso, se no lugar do prisioneiro houvesse um parafuso todo de rosca, realmente haveria uma folga.
No tracker a tulipa (ou queixo duro) é fixada com parafusos e não prisioneiros com porcas e não ocorre esse problema de folgar. Eu pretendia fixar a roda livre com estes mesmos parafusos e colocando um teco de trava química nos mesmos, só para garantir (má idéia?). Assim que realizar a instalação, vou verificar se o diâmetro do furo da tulipa acomoda perfeitamente o parafuso sem nenhuma folga, em seguida, com um paquimetro vou comparar o diâmetro do furo da tulipa com o furo do cubo da RL. Se o diâmetro for o mesmo, imagino que a roda livre irá se comportar como a tulipa e não irá folgar. Se o diâmetro do furo da RL for alguma coisa maior, devo providenciar prisioneiros para colocar no lugar dos parafusos? Ou existe alguma coisa que desfavoreça os parafusos em relação aos prisioneiros e a susbstituição é aconselhada de qualquer jeito? Vou estar com a roda livre na mão amanhã e devo conseguir verificar melhor estas questões.

Amigos, muito obrigado pelas orientações/explicações.

CGAUER
18/10/2012, 12:33
Então,

o ideal é usar prisioneiros, garantindo que o apoio da RL ou da arruela cônica aconteça sobre a parte lisa do corpo do prisioneiro, evitando assim qualquer movimento radial.

Sim, pode usar parafusos, mas o ideal é usar aqueles que tenham alguns mm de corpo liso depois da cabeça. É importante que tudo fique com o mínimo de folga. Provavelmente os originais serão os mais adequados, se não foram curtos demais...

Costuma-se usar prisioneiros pois estes oferecem maior firmeza lateral que um parafuso. A razão é porque primeiro aperta e cola-se o prisioneiro junto ao cubo. Depois vem a RL e suas arruelas cônicas, tudo novamente apertado sobre o já fixo prisioneiro. São dois estágios de fixação. Mesmo que as porcas se soltem os prisioneiros estarão alí firmes.

Um parafuso oferece menor torque lateral pois na menor evidência de falta de aperto, ficarão soltos e lateralmente instáveis.

Todo modo, no Tracker não será um problema, o torque sobre o conjunto não será violento como nos Toyotas e afins, onde tudo conspira contra; peso, torque do motor, relação da reduzida, inércia do powertrain, diâmetro total do pneu e eixos rígidos. Neste brutamontes tudo é crítico...

Vale ressaltar que a maior parte do torque é transmitida pelo contado da face da RL com o cubo. Por isso é imperativo que todos os parafusos estejam devidamente apertados e travados com Loctite azul (não use use o vermelho, que poderia imobilizar definitivamente).

Apesar de parecer improvável, a junta de papel que vai entre a RL e o cubo, termina por servir de "cola", fazendo com que o torque seja transmitido de maneira uniforme entre as peças, evitando que estas deslizem sobrecarregando os parafusos ou prisioneiros.

Novamente, Tracker é leve, você não terá problemas! Fosse um Bandeirante, não existiria tolerância para folgas ou sequer uso de parafusos. Por sorte nos LRs resolveram a questão com fortes parafusos M10 em aço 12.9. Nunca ouvi falar de um ter uma quebra nesta região...

Abraços

Clemente

CGAUER,

Notável explicação! :palmas:

Dou muito valor ao tempo que os colegas do fórum dedicam a elucidar as dúvidas de leigos como eu, por tanto, muito obrigado pela sua ajuda! :concordo:

Sem querer abusar, sua explicação me gerou outra dúvida, dessa vez especificamente relativa a fixação da RL.
Eu observei que nos prisioneiros da imagem, a parte sem rosca é um pouco mais grossa e imagino que essa parte corresponda justamente à que vai ficar acomodada dentro do furo do cubo da RL. Neste caso, se no lugar do prisioneiro houvesse um parafuso todo de rosca, realmente haveria uma folga.
No tracker a tulipa (ou queixo duro) é fixada com parafusos e não prisioneiros com porcas e não ocorre esse problema de folgar. Eu pretendia fixar a roda livre com estes mesmos parafusos e colocando um teco de trava química nos mesmos, só para garantir (má idéia?). Assim que realizar a instalação, vou verificar se o diâmetro do furo da tulipa acomoda perfeitamente o parafuso sem nenhuma folga, em seguida, com um paquimetro vou comparar o diâmetro do furo da tulipa com o furo do cubo da RL. Se o diâmetro for o mesmo, imagino que a roda livre irá se comportar como a tulipa e não irá folgar. Se o diâmetro do furo da RL for alguma coisa maior, devo providenciar prisioneiros para colocar no lugar dos parafusos? Ou existe alguma coisa que desfavoreça os parafusos em relação aos prisioneiros e a susbstituição é aconselhada de qualquer jeito? Vou estar com a roda livre na mão amanhã e devo conseguir verificar melhor estas questões.

Amigos, muito obrigado pelas orientações/explicações.

Executor
18/10/2012, 14:00
Então,

o ideal é usar prisioneiros, garantindo que o apoio da RL ou da arruela cônica aconteça sobre a parte lisa do corpo do prisioneiro, evitando assim qualquer movimento radial.

Sim, pode usar parafusos, mas o ideal é usar aqueles que tenham alguns mm de corpo liso depois da cabeça. É importante que tudo fique com o mínimo de folga. Provavelmente os originais serão os mais adequados, se não foram curtos demais...

Costuma-se usar prisioneiros pois estes oferecem maior firmeza lateral que um parafuso. A razão é porque primeiro aperta e cola-se o prisioneiro junto ao cubo. Depois vem a RL e suas arruelas cônicas, tudo novamente apertado sobre o já fixo prisioneiro. São dois estágios de fixação. Mesmo que as porcas se soltem os prisioneiros estarão alí firmes.

Um parafuso oferece menor torque lateral pois na menor evidência de falta de aperto, ficarão soltos e lateralmente instáveis.

Todo modo, no Tracker não será um problema, o torque sobre o conjunto não será violento como nos Toyotas e afins, onde tudo conspira contra; peso, torque do motor, relação da reduzida, inércia do powertrain, diâmetro total do pneu e eixos rígidos. Neste brutamontes tudo é crítico...

Vale ressaltar que a maior parte do torque é transmitida pelo contado da face da RL com o cubo. Por isso é imperativo que todos os parafusos estejam devidamente apertados e travados com Loctite azul (não use use o vermelho, que poderia imobilizar definitivamente).

Apesar de parecer improvável, a junta de papel que vai entre a RL e o cubo, termina por servir de "cola", fazendo com que o torque seja transmitido de maneira uniforme entre as peças, evitando que estas deslizem sobrecarregando os parafusos ou prisioneiros.

Novamente, Tracker é leve, você não terá problemas! Fosse um Bandeirante, não existiria tolerância para folgas ou sequer uso de parafusos. Por sorte nos LRs resolveram a questão com fortes parafusos M10 em aço 12.9. Nunca ouvi falar de um ter uma quebra nesta região...

Abraços

Clemente

Ok! Todas as dúvidas totalmente sanadas!
Muito obrigado pelas informações, tenho certeza que elas também serão úteis para outros usuários.

Vlw!

Executor
23/10/2012, 20:50
Assim que realizar a instalação, vou verificar se o diâmetro do furo da tulipa acomoda perfeitamente o parafuso sem nenhuma folga, em seguida, com um paquimetro vou comparar o diâmetro do furo da tulipa com o furo do cubo da RL.

Na semana passada, assim que recebi a RL realizei a instalação.
Meu paquímetro é digital e está com a bateria descarregada, logo não pude fazer a medição dos furos. Porém, no olho deu pra ver que há uma grande direfença (a nível de folga).
O parafuso original que fixa a flage possui rosca até cabeça. No buraco da flange ele fica com uma folga de 1 a 1,5mm. Já no buraco do cubo da RL, o parafuso fica com uma folga de no máximo 0,5mm!! Isso mesmo, o furo da RL é mais justo que o furo da tulipa original! Porém, segundo o relato do colega CGAUER, não deveria haver nenhuma folga, então o parafuso original poderia ser substituído por um prisionéiro que se ajustasse perfeitamente ao buraco da RL/flange. Contudo, como o meu uso da 4x4 é muito moderado, não achei necessária essa modificação, ainda mais que o furo da RL é mais justo. Para completar, segui a recomendação do colega e utilizei um pouco de trava química azul nos parafusos.

Uso o caro no dia a dia, então 99% do uso é somente em 4x2. Então achei muita vantagem a instalação da RL, poupando completamente todo o conjunto dianteiro de tração de desgastes desnecessários. Fora isso, a direção ficou consideravelmente leve. Não acredito em alguma economia relevante de combustível, mas é claro que será bem vinda se houver.

Fico muito grato pela ajuda dos colegas! :concordo:

Elisson
23/10/2012, 20:56
Na semana passada, assim que recebi a RL realizei a instalação.Meu paquímetro é digital e está com a bateria descarregada, logo não pude fazer a medição dos furos. Porém, no olho deu pra ver que há uma grande direfença (a nível de folga).O parafuso original que fixa a flage possui rosca até cabeça. No buraco da flange ele fica com uma folga de 1 a 1,5mm. Já no buraco do cubo da RL, o parafuso fica com uma folga de no máximo 0,5mm!! Isso mesmo, o furo da RL é mais justo que o furo da tulipa original! Porém, segundo o relato do colega CGAUER, não deveria haver nenhuma folga, então o parafuso original poderia ser substituído por um prisionéiro que se ajustasse perfeitamente ao buraco da RL/flange. Contudo, como o meu uso da 4x4 é muito moderado, não achei necessária essa modificação, ainda mais que o furo da RL é mais justo. Para completar, segui a recomendação do colega e utilizei um pouco de trava química azul nos parafusos.Uso o caro no dia a dia, então 99% do uso é somente em 4x2. Então achei muita vantagem a instalação da RL, poupando completamente todo o conjunto dianteiro de tração de desgastes desnecessários. Fora isso, a direção ficou consideravelmente leve. Não acredito em alguma economia relevante de combustível, mas é claro que será bem vinda se houver.Fico muito grato pela ajuda dos colegas! :concordo:Nao realizou a trava das planetárias do diferencial nao!??? Já testou a 4x4 pra ser ta ok!!??? Qual o site que realizou a compra!??? Grato desde já!

Executor
23/10/2012, 21:12
Nao realizou a trava das planetárias do diferencial nao!??? Já testou a 4x4 pra ser ta ok!!??? Qual o site que realizou a compra!??? Grato desde já!

Não, estou usando simultaneamente com a RL original que está funcionando perfeitamente por enquanto. Se futuramente der pau eu mando fazer o serviço pra travar direto. Dessa forma, se eu acionar a RL manual, o carro vai ficar igual ao que era antes.

Já testei o uso da 4x4 e está 100%

Comprei neste site aqui!
Preço ótimo e serviço de primeira. Recomendo!

CGAUER
29/10/2012, 14:32
Se a folga for menor que a original, vai ficar 100%.

Coloque umas fotos para nós!! :)

abs

Clemente

Na semana passada, assim que recebi a RL realizei a instalação.
Meu paquímetro é digital e está com a bateria descarregada, logo não pude fazer a medição dos furos. Porém, no olho deu pra ver que há uma grande direfença (a nível de folga).
O parafuso original que fixa a flage possui rosca até cabeça. No buraco da flange ele fica com uma folga de 1 a 1,5mm. Já no buraco do cubo da RL, o parafuso fica com uma folga de no máximo 0,5mm!! Isso mesmo, o furo da RL é mais justo que o furo da tulipa original! Porém, segundo o relato do colega CGAUER, não deveria haver nenhuma folga, então o parafuso original poderia ser substituído por um prisionéiro que se ajustasse perfeitamente ao buraco da RL/flange. Contudo, como o meu uso da 4x4 é muito moderado, não achei necessária essa modificação, ainda mais que o furo da RL é mais justo. Para completar, segui a recomendação do colega e utilizei um pouco de trava química azul nos parafusos.

Uso o caro no dia a dia, então 99% do uso é somente em 4x2. Então achei muita vantagem a instalação da RL, poupando completamente todo o conjunto dianteiro de tração de desgastes desnecessários. Fora isso, a direção ficou consideravelmente leve. Não acredito em alguma economia relevante de combustível, mas é claro que será bem vinda se houver.

Fico muito grato pela ajuda dos colegas! :concordo:

Giovanni Morano
30/10/2012, 00:01
Uma dúvida, aquele probleminha que a GV e Tracker tem, de não poder andar com 4x4 no asfalto, seria resolvido com a RODA LIVRE ou não?

Elisson
30/10/2012, 16:03
Uma dúvida, aquele probleminha que a GV e Tracker tem, de não poder andar com 4x4 no asfalto, seria resolvido com a RODA LIVRE ou não?Nao Giovanni, pra andar no asfalto só veiculos equipados com diferencial central. A roda livre manual ai nesse caso é só pra deixar o SEMI eixo em desuso quando em 4x2 o que pouparia na teoria o sistema dianteiro em geral.

Giovanni Morano
30/10/2012, 18:13
Nao Giovanni, pra andar no asfalto só veiculos equipados com diferencial central. A roda livre manual ai nesse caso é só pra deixar o SEMI eixo em desuso quando em 4x2 o que pouparia na teoria o sistema dianteiro em geral.

Unico defeito da tracker!

Executor
02/11/2012, 18:31

abs

Clemente

Ok, vou providenciar as fotos! :concordo:

Executor
02/11/2012, 18:39
Uma dúvida, aquele probleminha que a GV e Tracker tem, de não poder andar com 4x4 no asfalto, seria resolvido com a RODA LIVRE ou não?

Giovanni,

é como o colega Elisson disse, a RL manual é só pra poupar o conjunto de tração dianteira, que originalmente fica em movimento mesmo quando em 4x2, gerando assim, teoricamente, um desgaste desnecessário.

Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que o problema da diferença de rotação entre as rodas internas e externas em uma curva se resolveria com um bloqueio automático de diferencial. :pensativo:

Elisson
09/11/2012, 11:13

abs

Clemente

Companheiro, vi que entendes bastante de mecânica pelos comentários expostos e gostaria que me sanasse uma dúvida caso seja possível.

Tô querendo colocar rodas livres manuais no meu GV e isolar o sistema a vácuo que ultimamente apresentou queima de componentes.
1 - Então tu sabes dizer se deixando o diafragma travado direto, claro, substituindo o mesmo por uma flange para que assim que travasse as rodas livres em 4x4 e acionasse a alanvanca dentro do veiculo a tração fosse acionado iria acontecer algum problema precoce nas planetárias??
2 - Deixando o diferencial travado e as rodas livres acionadas, o acionamento dentro do veiculo poderia acontecer com o mesmo em movimento no modo 4x4 high????

3 - O diferencial ficaria acionado permanentemente com o "diafragma" aberto para que o acionamento ocorra nas rodas livres e na alavanca dentro do veículo.

Qual tua opinião quanto a isso??? Já ouvi uma opinião de um conhecido dizendo que as planetárias não aguentaria, mas eu não estou bloqueando o diferencial somente deixando ele acionado para 4x4 quando acionado as rodas livres e a alavanca em 4x4. Que tu me diz?!?!?!

CGAUER
12/11/2012, 15:16
Elisson,

1) Não, não tem problema nenhum. Deste modo é recomendável instalar um par de roda-livres.

2) Sim, você pode engatar o 4x4 em movimento sem qualquer problema. A caixa de transferência do Tracker é sincronizada, ou seja, mesmo com cardan dianteiro parado (roda-livres abertas ou diferencial desconectado) a caixa acelera o eixo e então engata, sem arranhar, tudo feito durante o deslocamento da alavanca. Claro, para ter tração as RLs terão que estar travadas para as rodas tracionarem.

3) sim, sem problemas. Assim como em todos os demais sistemas, é importante fazer o engate do 4x4 em situações onde não exista diferença de rotação entre os eixos. Sempre antes dos atoleiros, e jamais em curvas ou durante aceleração forte.

Abraços

Clemente

Companheiro, vi que entendes bastante de mecânica pelos comentários expostos e gostaria que me sanasse uma dúvida caso seja possível.

Tô querendo colocar rodas livres manuais no meu GV e isolar o sistema a vácuo que ultimamente apresentou queima de componentes.
1 - Então tu sabes dizer se deixando o diafragma travado direto, claro, substituindo o mesmo por uma flange para que assim que travasse as rodas livres em 4x4 e acionasse a alanvanca dentro do veiculo a tração fosse acionado iria acontecer algum problema precoce nas planetárias??
2 - Deixando o diferencial travado e as rodas livres acionadas, o acionamento dentro do veiculo poderia acontecer com o mesmo em movimento no modo 4x4 high????

3 - O diferencial ficaria acionado permanentemente com o "diafragma" aberto para que o acionamento ocorra nas rodas livres e na alavanca dentro do veículo.

Qual tua opinião quanto a isso??? Já ouvi uma opinião de um conhecido dizendo que as planetárias não aguentaria, mas eu não estou bloqueando o diferencial somente deixando ele acionado para 4x4 quando acionado as rodas livres e a alavanca em 4x4. Que tu me diz?!?!?!

em.pereira
25/11/2012, 00:19

Clemente

Uma semana atrás eu engatei a tração 4x4, dei ré e ouvi um estalo forte. Pensei que eram as rodas livres mas disseram aqui que o Tracker não tem RL. O que pode ter sido?

Elisson
26/11/2012, 10:48
Interessante perceber no momento do estalo se o mesmo provém da dianteira ou traseira e saber se ocorre sempre!!!

Executor
08/12/2012, 07:03
Uma semana atrás eu engatei a tração 4x4, dei ré e ouvi um estalo forte. Pensei que eram as rodas livres mas disseram aqui que o Tracker não tem RL. O que pode ter sido?

humm... na verdade, como já foi dito aqui, o tracker/gv tem sim sistema de roda livre original, só que o engate é feito dentro do diferencia dianteiro através de um sistema pneumático...

Executor
08/12/2012, 08:03
10 anos depois.... eis as fotos (antes tarde do que nunca)
Aproveitei pra tirara as fotos porque a roda livre JÁ deu problema!!! Relatei tudo neste tópico aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/113319-problema-resolvido-na-roda-livre-avm-suzuki-438-hp-com-fotos.html

Destaque para o meu ajudante Yoshi (ajuda muito quando ele não carrega as peças ou mastiga os cabos das ferramentas...)
384387

Aqui está a medida da base do parafuso: 7,12mm
384388

A medida do buraco para o parafuso na flange: 8,61mm (diferença de quase 1,5mm em relação ao parafuso)
384389

E a medida do buraco no cubo da RL: 8,11mm (diferença de 0,5mm em relação ao buraco da flange, ou seja, diminui também 0,5mm da folga em relação ao parafuso)
384390

Num post anterior eu tinha estimado estas medidas no olhometro erradamente, errei por 0,5 :)

E, por ultimo, o resultado final:
384391

Vlw pessoal!

Elisson
08/12/2012, 12:07
No meu ficou assim com as RL comuns sem reforço e com o diferencial travado sem o diafragma.....ainda não as testei.384397

Giovanni Morano
08/12/2012, 21:00

Ola, é bom fazer uma revisão no 4x4 Homocineticas, diferencial dianteiro, caixa de transferenci(corrente)...

Caio Tessa
21/11/2013, 00:02
Galera, instalei a roda livre AVM na Vitara e como diz no manual, não apliquei graxa.. Limpei bem a ponta de eixo, tirei a graxa que restou da outra roda livre (automatica) e instalei a nova. Blz, funcionou perfeitamente.. Mas quando ela está no 4x2 faz um barulho muito irritante, como se tivesse algo solto, tipo um chocalhar. Na 4x4 não faz! Alguem tem ideia do que possa ser?

Valeuu

Caio Tessa
21/11/2013, 12:06
Vou passar um pouco de graxa e ver se para. Talvez seja falta de lubrificação mesmo, mas se alguem tiver alguma ideia ou problema parecido diz ae..

Elisson
21/11/2013, 12:13
Vou passar um pouco de graxa e ver se para. Talvez seja falta de lubrificação mesmo, mas se alguem tiver alguma ideia ou problema parecido diz ae..

Caio, lubrifica com um pouco de óleo 90 e só!!!! Foi assim que o meu mecânico montou a minha e não deu problema. Boa sorte.

Obs.: é pouco, se não a roda vai ficar um melequeira da zorra!!!

uvantuil
21/11/2013, 13:24
10 anos depois.... eis as fotos (antes tarde do que nunca)
Aproveitei pra tirara as fotos porque a roda livre JÁ deu problema!!! Relatei tudo neste tópico aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/113319-problema-resolvido-na-roda-livre-avm-suzuki-438-hp-com-fotos.html

Destaque para o meu ajudante Yoshi (ajuda muito quando ele não carrega as peças ou mastiga os cabos das ferramentas...)
384387

Aqui está a medida da base do parafuso: 7,12mm
384388

A medida do buraco para o parafuso na flange: 8,61mm (diferença de quase 1,5mm em relação ao parafuso)
384389

E a medida do buraco no cubo da RL: 8,11mm (diferença de 0,5mm em relação ao buraco da flange, ou seja, diminui também 0,5mm da folga em relação ao parafuso)
384390

Num post anterior eu tinha estimado estas medidas no olhometro erradamente, errei por 0,5 :)

E, por ultimo, o resultado final:
384391

Vlw pessoal!
Os ajudantes são otimos seu é um beagle... meu é um poodle zero que fica sendo meu ajudando ou observador... ele até qeu anda comportado.. senta e fica olhando eu fazer minhas mancadas....

Executor
21/11/2013, 20:47
Galera, instalei a roda livre AVM na Vitara e como diz no manual, não apliquei graxa.. Limpei bem a ponta de eixo, tirei a graxa que restou da outra roda livre (automatica) e instalei a nova. Blz, funcionou perfeitamente.. Mas quando ela está no 4x2 faz um barulho muito irritante, como se tivesse algo solto, tipo um chocalhar. Na 4x4 não faz! Alguem tem ideia do que possa ser?

Valeuu

Caio Tessa e pessoal que está acompanhando,

um tempo depois que instalei a minha RL tb comecei a reparar este problema, até então deixei como estava.
Por acaso, atualmente, de saco cheio do barulho, comecei a pesquisar sobre isso.
O barulho acontece basicamente porque, com a trepidação, a ponta de fora da homocinética fica batendo na manga onde encaixa o cubo da roda. Isso acontece porque ela fica estática (não gira) e fica sujeita a essa trepidação. Com a flange original, a homocinética fica rodando e por isso não trepida...
Daí surge a dúvida: trepidar assim com a RL é normal? Ainda não consegui chegar a essa conclusão, mas vamos ao que eu já consegui descobrir.
Alí na base da manga do eixo vai um rolamento agulha onde o eixo da homocinética se apoia. Imaginei que ali poderia haver alguma desgaste, na homocinética ou no rolamento.
Semana passada eu tive que desmontar os dois lados, na esquerda para trocar todo o cubo da roda e na direita (onde está ocorrendo o barulho) para trocar o retentor direito do diferencial que estava vazando (uma trabalheira desgraçada!). Aproveitei para checar o tal barulho. O eixo externo da homocinética não exibe absolutamente nenhum desgaste, mesmo na parte em que fica em contato com o rolamento. Já o rolamento, não conseguir ver perfeitamente, pois para chegar a ele é necessário sacar o cubo da roda e retirar a manga do eixo. Mas retirando a homocinética, é possível checar o rolamento com os dedos por trás do munhão, e dessa forma parece que ele está em ordem. Sei que o ideal seria desmontar tudo para ver como ele está, mas nessa ocasião não era a minha prioridade e estava todo enrrolado com a troca do retentor.
Do lado esquerdo o barulho não ocorre, se há tal trepidação, é imperceptível. Como o cubo ia ser trocado, o mesmo foi sacado e por isso deu pra tirar a manga, olhar o tal rolamento e verificar que está perfeito. Então, do lado em que não ocorre a trepidação, tenho certeza que o rolamento está 100%. Já do lado do barulho, ainda resta esta dúvida quanto ao rolamento...
Agora em dezembro devo encostar o carro para fazer algumas coisas, daí aproveito para verificar isso. Até lá, vou fazer um teste retirando a RL e metendo graxa entre o eixo e a manga. O propósito é ver se a graxa conterá a trepidação. Acho que a limitação do uso da graxa na RL é para não travar o mecanismo se melecar demais, pois a flange que engata no eixo pode não deslizar engasgada pela graxa...

AlemãoRS
21/11/2013, 20:56
Meu vitara tem esse barulho já há algum tempo e não consigo resolver tb. E é somente no lado direito (passageiro), com os pneus que uso no dia a dia só faz em piso ruim, mas com os 3K que já estão gastos e os gomos irregulares faz mesmo no asfalto. Colocar graxa ameniza o barulho mas por um tempo apenas. Só tinha restado pra trocar no meu as RLs, mas se vcs estão com problemas com elas novas, então não sei mais o que pode ser.

Executor
21/11/2013, 21:45
Meu vitara tem esse barulho já há algum tempo e não consigo resolver tb. E é somente no lado direito (passageiro), com os pneus que uso no dia a dia só faz em piso ruim, mas com os 3K que já estão gastos e os gomos irregulares faz mesmo no asfalto. Colocar graxa ameniza o barulho mas por um tempo apenas. Só tinha restado pra trocar no meu as RLs, mas se vcs estão com problemas com elas novas, então não sei mais o que pode ser.

AlemãoRS,

Penso em trocar o tal rolamento agulha do lado direito. Tem a possibilidade de, mesmo com o rolamento novo, a tal folga, pelo menos nos GVs, ser padrão, já que eles não foram feitos originalmente para utilizarem essas RLs. Se for esse o caso, pode ser viável a confecção de uma bucha para ser encaixada no eixo da homocinécica para tirar essa folga entre o eixo o rolamento. Na verdade essa bucha seria só uma chapinha, pois a folga deve ser bem pequena...
No caso dos vitaras deveria ser diferente, já que eles são originalmente equipados com RLs automáticas nas pontas dos eixos.. Tb verifique que ali naquele local eles possuem uma bucha de bronze, não sei se essa bucha influencia em algo:

Bucha de Bronze da Manga de Eixo Suzuki VITARA 1.6 (original) (http://suzucar.com.br/loja/bucha-de-bronze-da-manga-de-eixo-vitara.html)

440254

Ou será que essa bucha vai no eixo traseiro?

AlemãoRS
21/11/2013, 21:57
Pois é, só que eu comprei essa bucha de bronze e ela não cabe ali de jeito nenhum.
Substitui os rolamentos agulhas por embuchamento de bronze, que seria onde vai essa bucha, inicialmente melhorou mas depois voltou. Do lado esquerdo a folga é igual só que não faz barulho.

Caio Tessa
21/11/2013, 23:43
Amanha mesmo vou retira-las e passar um pouco de graxa.. O barulho parece que vem da ''chave'' que seleciona a 4x2 e 4x4. Se estiver no 4x4 e mudar para 4x2 faz esse barulho, que parece algo solto.. Estranho, mas vamos ver se pelo menos ameniza um pouco

Executor
21/11/2013, 23:57
Amanha mesmo vou retira-las e passar um pouco de graxa.. O barulho parece que vem da ''chave'' que seleciona a 4x2 e 4x4. Se estiver no 4x4 e mudar para 4x2 faz esse barulho, que parece algo solto.. Estranho, mas vamos ver se pelo menos ameniza um pouco

Caio Tessa, no teu está fazendo barulho só do lado direito tb?

Caio Tessa
21/11/2013, 23:58
Faz dos 2 lados

Caio Tessa
22/11/2013, 00:00
Barulho PARECE que vem daquela ''molinha'' de acionamento.. Bom, sei la. Pelo menos esta funcionanado perfeitamente. So esse barulho que incomoda mesmo

Executor
22/11/2013, 18:24
AlemãoRS, Caio Tessa,

obrigado pelos relatos!
Mais pra frente devo mexer nisso novamente e posto as novidades.

Caio Tessa
22/11/2013, 18:52
Problema resolvido !! Engraxei as danadas e o barulho sumiu. Usei um lubrificante spray e um pouco de graxa.. Ja eraa :D

Executor
22/11/2013, 19:38
Problema resolvido !! Engraxei as danadas e o barulho sumiu. Usei um lubrificante spray e um pouco de graxa.. Ja eraa :D

Maravilha de notícia! :D :D :D :palmas:
Vou fazer na minha tb!!!

Executor
27/11/2013, 19:37

Olá Caio Tessa!
Como estão as RLs após serem engraxadas, não voltaram mesmo a fazer barulho?

Caio Tessa
27/11/2013, 23:08
Boa noite! Estão perfeitas, sem barulho algum. Tanto na 4x2 quanto na 4x4

mfjunior
01/12/2013, 19:23
Olá! Estou passando pela seguinte situação com meu GV: diafragma furado, carro sem tração. Já li este e outros tópicos mas uma dúvida permanece: como travar o diafragma?
Em um tópico o usuário Nagata mandou confeccionar uma flange, mas em troca de mensagens, me disse que arrebentou a caixa satélite e substituiu por cx satélite do Vitarinha. Já vi um tópico onde colocaram um enforca-gato e li sobre alguém que fez uma peça em nylon para travar a peça.
QUal a melhor solução?
Flange de metal?
Cx satelite do Vitara? Qual ano? qual modelo?

RMORELLI
01/12/2013, 21:00
Olá! Estou passando pela seguinte situação com meu GV: diafragma furado, carro sem tração. Já li este e outros tópicos mas uma dúvida permanece: como travar o diafragma?
Em um tópico o usuário Nagata mandou confeccionar uma flange, mas em troca de mensagens, me disse que arrebentou a caixa satélite e substituiu por cx satélite do Vitarinha. Já vi um tópico onde colocaram um enforca-gato e li sobre alguém que fez uma peça em nylon para travar a peça.
QUal a melhor solução?
Flange de metal?
Cx satelite do Vitara? Qual ano? qual modelo?

Tenta comprar o diafragma, tem para vender usado TRAÇADO 4X4 - ESPECIALIZADA EM PEÇAS SEMI-NOVAS DE VEICULOS 4X4 (http://www.tracado4x4.com.br) aqui deve encontrar...

abraços

Rodrigo

mfjunior
01/12/2013, 22:15
Tenta comprar o diafragma, tem para vender usado TRAÇADO 4X4 - ESPECIALIZADA EM PEÇAS SEMI-NOVAS DE VEICULOS 4X4 (http://www.tracado4x4.com.br) aqui deve encontrar...

abraços

Rodrigo

Achei no site indicado:
441563

é do 2.0...deve ser a mesma peça do 1.6 não é?

RMORELLI
02/12/2013, 08:10
Achei no site indicado:
441563

é do 2.0...deve ser a mesma peça do 1.6 não é?

Sim é a mesma, acho que pelo preço não compensa adaptar outra peça, eu penso assim.....

aviasom
09/01/2014, 09:16
Com a visão de um leigo, li todo tópico e no final fiquei com uma grande duvida, para uso misto, 60% urbano, 30% viagens de ate 400km no asfalto e 10% em estradas de terra em condições moderadas, compensa tecnicamente ou financeiramente colocar roda livre?
Caso positivo, qual colocar?
AVM Automatica ou AVM Manual reforçada.
Abracos
Nascimento

RMORELLI
09/01/2014, 10:50
Com a visão de um leigo, li todo tópico e no final fiquei com uma grande duvida, para uso misto, 60% urbano, 30% viagens de ate 400km no asfalto e 10% em estradas de terra em condições moderadas, compensa tecnicamente ou financeiramente colocar roda livre?
Abracos
Nascimento

Bom dia,

A eu acho que compeça, paguei R$ 150,00 na automáticas usadas, bem boa, e acho desnecessário o semi eixo girar sem necessidade, principalmente as coifas.

abs:

Rodrigo

aviasom
09/01/2014, 14:32
Rodrigo, pelo pouco que eu entendi, também acho que compensa!
Abraços
Nascimento

Elisson
09/01/2014, 15:28
Rodrigo, pelo pouco que eu entendi, também acho que compensa!
Abraços
Nascimento

Compensa mais a manual, pois a durabilidade da automática e confiabilidade não é tamanha quanto a manual. Trocar o sistema do GV por uma roda livre automática é trocar 6 por meia dúzia +1.

aviasom
09/01/2014, 17:11
Elisson, gostei da sua comparação, não sei se fui claro, mas a minha ideia é apenas colocar a roda livre, não pretendo mexer em mais nada!
Sera que assim, ainda vale a pena?
Abracos

Elisson
09/01/2014, 17:38
Elisson, gostei da sua comparação, não sei se fui claro, mas a minha ideia é apenas colocar a roda livre, não pretendo mexer em mais nada!
Sera que assim, ainda vale a pena?
Abracos

Rapaz, se você não vai mexer no diferencial acredito que não valha a pena mesmo colocar uma automática. Fazendo desta forma acredito que fará 6 por meia dúzia mesmo.... rs...... aconselho utilizar a manual, colocando uma automática será apenas mais um item de manutenção mais complicada num futuro próximo. Já a manual a manutenção e o funcionamento é simples.

aviasom
09/01/2014, 18:58
Elisson, e\u nao faço trilha pesada nem leve, meu negocio é 300/400 de asfalto e cair na terra para fazer fotografia de natureza, minha ideia com a roda livre, é so uma economia de combustível no asfalto!

Vou aproveitar a oportunidade e deixar uma pergunta, se a "Roda Livre AVM Mecanica com acionamento Manual" estiver desengrazada e inadvertidamente o 4X4 for acionado no Grand Vitara, acontecera algum dano?

Abs

Executor
09/01/2014, 19:10
Abracos
Nascimento

Olá aviasom!
Geralmente o pessoal parte para a roda livre manual/automática no lugar da flânge original da roda quando o sistema pneumático original dá pau. Mas acho que a sua intenção é a mesma que a minha quando coloquei as RLs manuais: o meu sistema original está funcionando perfeitamente mas coloquei a RL manual com o intuito de poupar homocinéticas/eixos dianteiros, de forma que, quando a RL está ativa, todo o sistema volta a funcionar como o original que depende do compressor e diafrágma. Se um dia o sistema original der problema, é só travar o diferencial dianteiro com a tal flânge que vai no lugar do diafrágma. Achei vantajoso, pois o investimento foi de 300 latas e irá evitar o desgaste em peças bem mais caras.

aviasom
09/01/2014, 19:18
Executor, entendi muito bem a sua resposta, mas deixa eu repetir uma pergunta, se a "Roda Livre AVM Mecanica com acionamento Manual" estiver desengrazada e inadvertidamente a alavanca do 4X4 for acionada no Grand Vitara, acontecera algum dano, vou ter algum problema mecânico?
Abracos

Executor
09/01/2014, 19:23
Elisson, e\u nao faço trilha pesada nem leve, meu negocio é 300/400 de asfalto e cair na terra para fazer fotografia de natureza, minha ideia com a roda livre, é so uma economia de combustível no asfalto!

Vou aproveitar a oportunidade e deixar uma pergunta, se a "Roda Livre AVM Mecanica com acionamento Manual" estiver desengrazada e inadvertidamente o 4X4 for acionado no Grand Vitara, acontecera algum dano?

Abs

Acredito que não há nenhum dano se ambos os lados estiverem desengatados, porém sempre tive a dúvida se haverá dano se apenas um dos lados estiver engatados, isso quando em 4x2, pois em 4x4 acredito que o diferencial se comporta como se uma das rodas não estivesse tocando o chão.

Executor
09/01/2014, 19:32
Executor, entendi muito bem a sua resposta, mas deixa eu repetir uma pergunta, se a "Roda Livre AVM Mecanica com acionamento Manual" estiver desengrazada e inadvertidamente a alavanca do 4X4 for acionada no Grand Vitara, acontecera algum dano, vou ter algum problema mecânico?
Abracos

Deixa eu aproveitar para explicar melhor o meu comentário anterior. Se vc não engatar as RLs manuais e acionar a 4x4 acredito que não haja problema, pois os eixos dianteiros simplismente irão rodar soltos dentro das mangas de eixo. Inclusive já optei por engatar a reduzida para puxar um carro acidentado mas não engatando as RLs manuais, pois a manobra exigia uma curva muito fechada no asfalto, e todo mundo sabe o que acontece se estiver rodando em 4x4 num terreno com aderência...
Já sobre engatar um dos lados e rodas em 4x2, a minha dúvida surgiu ao observar que, quando vc gira com a mão um dos eixos dianteiros (com ambas as RLs desengatadas), o outro eixo gira no sentido contrário. Daí surgiu essa dúvida e claro que nunca tive coragem de testar...

aviasom
09/01/2014, 19:50
Ficou bem claro, agradeço a todos pelas informações!
Abracos

homerohermida
09/01/2014, 19:57
Abracos
Nenhum problema.

aviasom
09/01/2014, 20:16
Obrigado Homero!
Abs

aviasom
14/01/2014, 22:32
Roda livre instalada (438hp) neste próximo final de semana, vou fazer uma peguenta viagem e ver se existe ou não uma economia de combustível com a colocao de uma roda livre, depois coloca a minha conclusão!

Elisson
15/01/2014, 12:53
Roda livre instalada (438hp) neste próximo final de semana, vou fazer uma peguenta viagem e ver se existe ou não uma economia de combustível com a colocao de uma roda livre, depois coloca a minha conclusão!

Economia de combustível é só sendo em mililitros e olhe lá. A única coisa que percebi foi o volante singelamente mais leve.

aviasom
15/01/2014, 18:40
Elisson, na semana que vem eu te falo se houve ou não economia de combustível rsrsrrssr
Abs

mfjunior
15/01/2014, 20:35
COmo relatei antes, tive problema com o atuador. Aqui em minha cidade ninguém conseguiu travar as engrenagens, como achei a peça na Traçado4x4 comprei e mantive o sistema original. Como vocês construiram a flange pra travar o diferencial (No caso de Grand Vitara)

Giu Bernardon
23/01/2014, 23:15
Alguém conhece as RL automáticas da AVM? No caso das Tracker e Suzukis seria a 938. Será que é pior que a pouco resistente RL Manual 438?
Resolvi instalar as rodas livres para poupar o sistema de desgaste desnecessário.

Elisson
24/01/2014, 08:40
COmo relatei antes, tive problema com o atuador. Aqui em minha cidade ninguém conseguiu travar as engrenagens, como achei a peça na Traçado4x4 comprei e mantive o sistema original. Como vocês construiram a flange pra travar o diferencial (No caso de Grand Vitara)

É apenas um espaçador (o meu foi feito com tecnyl) ocupando o espaço do diafragma quando com ar, empurrando as planetárias. Travadas e não bloqueadas.

Augusto Braga
24/01/2014, 09:40
É apenas um espaçador (o meu foi feito com tecnyl) ocupando o espaço do diafragma quando com ar, empurrando as planetárias. Travadas e não bloqueadas.

Acabei de fazer no meu , vou testar amanhã .

Abrs

homerohermida
24/01/2014, 11:11
Alguém conhece as RL automáticas da AVM? No caso das Tracker e Suzukis seria a 938. Será que é pior que a pouco resistente RL Manual 438?
Resolvi instalar as rodas livres para poupar o sistema de desgaste desnecessário.
Eu conheço a do Jeep/Rural e do Troller. Usei no Jeep muitos anos e uso atualmente no Troller. Funciona perfeitamente.

mfjunior
24/01/2014, 14:24
Ok. Já estou "traçado" de novo, mas o compressor parece que esta nos últimos suspiros, vou providenciar as rodas livres.

dirceuximenes
28/04/2014, 20:07
Amigos para colocar um bloqueio de diferencia dianteiro (Kaiser automático) é preciso colocar as rodas livres tb?

Abçs...

Dirceu

Augusto Braga
29/04/2014, 13:09
Amigos para colocar um bloqueio de diferencia dianteiro (Kaiser automático) é preciso colocar as rodas livres tb?

Abçs...

Dirceu

Precisa , coloca o modelo reforçado e , se Vc ainda não tem , coloca tb um Drop kit para rebaixar o diferencial .

Abrs

dirceuximenes
04/05/2014, 10:41
Precisa , coloca o modelo reforçado e , se Vc ainda não tem , coloca tb um Drop kit para rebaixar o diferencial .

Abrs

Augusto já tenho o drop kit, estou botando bloqueio na traseira, agora estou na duvida se boto na frente tb ou não, sem falar esse lance de ficar descendo do carro por conta da roda livre, o que vc acha?

abçs...

Dirceu

Augusto Braga
04/05/2014, 13:27
Augusto já tenho o drop kit, estou botando bloqueio na traseira, agora estou na duvida se boto na frente tb ou não, sem falar esse lance de ficar descendo do carro por conta da roda livre, o que vc acha?

abçs...

Dirceu

Dirceu,

Eu coloquei as Rodas Livres mesmo antes de bloquear a dianteira , a ideia era poupar as homocinéticas ( direção fica mais leve tb ).

Bloqueio dianteiro automático é mais fácil de acostumar que o traseiro, pois é só desligar as rodas livres que o carro volta ao normal, já o traseiro automático não tem como desligar e leva um tempo para acostumar; o meu traseiro é o da RC 4x4 e o dianteiro é Spartan .

Não sei qual o uso da Tracker, de repente Vc coloca o bloqueio traseiro e depois a redução X Crawler .

Abrs

dirceuximenes
04/05/2014, 18:57
Augusto o uso é em dunas e trilhas leves, vou colocar o bloqueio traseiro da Kaiser e estou pensando em por roda livre e quem sabe o bloqueio dianteiro tb.

Com a RL:
Ligada - posso rodar tanto no 4x4 como no 4x2?
Desligada - Só no 4x2? se botar no 4x4 fica girando a toa ou pode quebrar?

abçs...

Dirceu

Elisson
05/05/2014, 09:22
Augusto o uso é em dunas e trilhas leves, vou colocar o bloqueio traseiro da Kaiser e estou pensando em por roda livre e quem sabe o bloqueio dianteiro tb.

Com a RL:
Ligada - posso rodar tanto no 4x4 como no 4x2?
Desligada - Só no 4x2? se botar no 4x4 fica girando a toa ou pode quebrar?

abçs...

Dirceu

Se o diferencial não está travado e você o utiliza ainda no sistema original, andar com a RL travada é burrada, pois assim ela estará fazendo o papel do ponta cega que já vem no carro.

Com a roda livre desativada mas na 4x4 HIGH você não sentirá diferença alguma e não fará diferença alguma uma vez que elas estarão desativadas e os semi-eixos girarão conforme o carro sai de fábrica, mas se você utilizar a reduzida, o carro ficará com mais força mas somente nas rodas traseiras.

A roda-livre manual tem essa vantagem de você utilizar a reduzida sem o carro está "traçado" podendo assim fazer curvas com ele reduzido no asfalto ou piso aderente sem problemas com o diferencial dianteiro.

Rodolfo lopes
14/09/2017, 20:51
Pessoal estou com um problema na tracker , ano 2008 , meu pai pegou ela com roda livre , e no engatar o 4x4 ela estrala , mas é um estralo forte , tiramos a tampinha da roda livre e na ponta do eixo tem um furo com rosca , me disseram que ali vai uma arruela e um parafuso , e por estar sem que ela estrala , alguém com experiencia nisso pode me explicar , agradeço a todos