Ver Versão Completa : MOTOR AP com HELICE DO RADIADOR MECANICA.
Uso motor Ap e por diversas vezes, tive problemas com a cebolinha que comanda o ventilador em meu jeep. hj uso uma chave l/d no painel.
Com esses transtornos, pensei em colocar a helice do radiador diretamente no motor, deixando a mecanica, como nos motores convencionais de jeep, eliminando a ventoinha eletrica.
Estive olhando e acho que é possivel colocar no alternador.
Alguem usa desta forma e que possa me ajudar?
nao vejo impedimento para tal, unica ressalva fica por conta do sentido de rotacao do motor.
Talvez voce precise bolar um suporte para tocar essa helice atraves de correia para que o ventilador fique exatamente no meio do radiador.
homerohermida
14/12/2010, 16:43
Edwint,
A sua "cebolinha problemática" liga a ventuinha ou o relé da ventuinha? Pergunto isto pois como praticamente não se usa mais ventiladores mecânicos em motores modernos, acho um retrocesso tal mudança. Todos os que eu vi dando problemas cronicamente, ou não possuiam relé ou o motor estava "em curto".
Edwint,
A sua "cebolinha problemática" liga a ventuinha ou o relé da ventuinha? Pergunto isto pois como praticamente não se usa mais ventiladores mecânicos em motores modernos, acho um retrocesso tal mudança. Todos os que eu vi dando problemas cronicamente, ou não possuiam relé ou o motor estava "em curto".
Ultimamente tenho usado com rele e mesmo assim tenho tido problemas, quando nao é cebolinha é o rele (ja uso o de maior potencia), uso a ventoinha do vectra (duas velocidades).
Como saber se a ventoinha esta com defeito? ela gira normalmente, a noite, da pra perceber quando liga, os farois ate "murcham"...
bajeiro do sul
14/12/2010, 16:51
Edwint,
A sua "cebolinha problemática" liga a ventuinha ou o relé da ventuinha? Pergunto isto pois como praticamente não se usa mais ventiladores mecânicos em motores modernos, acho um retrocesso tal mudança. Todos os que eu vi dando problemas cronicamente, ou não possuiam relé ou o motor estava "em curto".
Por isto que no meu baja motor AP tenho duas ventoinhas , uma na cebolinha e outra ligada no painel, quando acho que uma não esta dando conta, ligo a outra. mas numa trilha meu motor ferveu, a bateria tava meia bomba e não guentou, quando estava 100% fazia a trilha inteira e não faltava bateria, agora botei bateria nova e alternador mais forte
abraços
nao vejo impedimento para tal, unica ressalva fica por conta do sentido de rotacao do motor.
Talvez voce precise bolar um suporte para tocar essa helice atraves de correia para que o ventilador fique exatamente no meio do radiador.
Ja tive um carro antigo, no qual usei as carcaças dianteiras e trazeiras de um alternador, com rolamentos e um eixo para adaptar a ventoinha, mas no jeep pelo tamanho do cofre nao tem como mecher muito, a vantagem que vejo em mecanizar esta ventoinha é a simplificar a parte mecanica, que é uma boa p/ quem como eu, faz trilhas pesadas e longe de oficinas.
homerohermida
14/12/2010, 18:33
Ultimamente tenho usado com rele e mesmo assim tenho tido problemas, quando nao é cebolinha é o rele (ja uso o de maior potencia), uso a ventoinha do vectra (duas velocidades).
Como saber se a ventoinha esta com defeito? ela gira normalmente, a noite, da pra perceber quando liga, os farois ate "murcham"...
Se você tiver um eletricista bom, (coisa rara) ele descobrirá facilmente com um amperímetro ou ohmímetro. Outra maneira, mais tupiniquim mas não menos científica, descobrindo quantos amperes sua ventoinha consome de corrente, (no meu caso, Astra 99, são 40 ampéres), ligue sua ventoinha com o fusível ligado em série. Se ela estiver em "curto", o fusível abrirá o filamento. Importante, também, é só usar cebolinhas e relés de marcas "originais" das montadoras, tipo Wahler, por exemplo. Agora, a mecânica dará manutenção praticamente zero, se não, zero realmente!
Abs
Thiago Rodeghel
14/12/2010, 22:29
Eita complicado isso!!!
A ventoinha mecanica vai roubar uns pocotós do motor...
No meu jeep, antes eu usava o T do tempra, e o cebolão do Gol... Para ligar a ventoinha. A ventoinha é a do ar condicionado do Vectra.
O q vale a pena é isso mesmo, usar marcas de qualidade, e tbm usar aditivos corretos no radiador. Já que o radiador do Jeep tem o costume impregnar o cebolão... Dá pau mesmo...
No meu coloquei no modulo da injeção para ligar e desligar a ventoinha... cebolão nunca mais...rs
[s]
O ventilador que uso o do vectra com ar, tem um componente eletrico que faz com que a ventuinha trabalhe em duas velicidades, (bananinha, popularmente chamado), a minha ventoinha esta sem ela, ficando somente na velocidade alta. Seria a falta dela, poderia causar o problema?
Gustavo de Olliveira
15/12/2010, 08:40
No meu OHC retirei a helice mecânica que vivia quebrando ( plastico ) ou entortando ( de ferro) ,quando entra na agua ela bate muito forte por causa da rotação e vai pro saco.
Coloquei a ventuinha eletrica do tempra, fortissima, ela também era dois estágios, mas retirei a "bananinha" e tá só no máximo. Oque acontecia é que quando ela é acionada puxa uma corrente muito forte, e acaba queimando o cebolão... agora coloquei um relê e está funcionando sem problemas.
homerohermida
15/12/2010, 09:35
O ventilador que uso o do vectra com ar, tem um componente eletrico que faz com que a ventuinha trabalhe em duas velicidades, (bananinha, popularmente chamado), a minha ventoinha esta sem ela, ficando somente na velocidade alta. Seria a falta dela, poderia causar o problema?
Duvido. Nunca usei a "bananinha". Nem nunca vi ninguém usar. Como já disse, já vi ventoinhas em "curto", que funcionam normalmente, apenas queimam tudo (relés, fusíveis, terminais, etc)
Pode usar helice no AP sim, tanto que nos Gurgel com AP 1.8, carajás se num me engano, era assim, AP com helice mecanica.
Tente achar onde está o problema do seu sitema, pq voltar pra helice é o fim. sem pre adapto ventoinha nos meus carros , numca tive problemas.
Cebolão é pra acionar relé, e o relé que tem que ligar a ventoinha, senão queima mesmo e tem que ter fussivel próprio
homerohermida
15/12/2010, 20:47
Pode usar helice no AP sim, tanto que nos Gurgel com AP 1.8, carajás se num me engano, era assim, AP com helice mecanica.
Tente achar onde está o problema do seu sitema, pq voltar pra helice é o fim. sem pre adapto ventoinha nos meus carros , numca tive problemas.
Cebolão é pra acionar relé, e o relé que tem que ligar a ventoinha, senão queima mesmo e tem que ter fussivel próprio
É verdade... mas era uma hélice que era movida por uma "gambiarra original de fábrica" lembra? Ficava presa num eixo esquisito, tudo esdrúxulo...:p
turboroe
17/12/2010, 04:54
Se for colocado um diodo reverso nos terminais da bobina do relé e nos terminais da ventoinha, o relé vai durar pra sempre.
Se vc usa a ventoinha ligada direto no cebolão, o cebolão tambeem vai durar muito mais com o diodo de proteção.
O que acontece é que, quando vc liga o relé da ventoinha, bastante energia fica acumulada no enrolamento da ventoinha (e na bobina do relé também). Quando vc desliga o relé, essa energia não tem pra onde ir, mas ela precisa ir pra algum lugar, então ocorre uma faísca entre os terminais dos enrolamentos pra dissipar a energia e essa faísca aos poucos vai derretendo e carbonizando os contatos do relé ou do cebolão.
O diodo serve pra descarregar essa energia sem que ocorra essa faísca. Assim os contatos ficam sempre limpos e não têm desgaste mais. Duram pra sempre se o diodo não queimar.
Os diodos você compra em qualquer loja de eletrônica, o diodo 1n4007 serve para as bobinas dos relés e deve servir para a ventoinha também, mas se quiser uma garantia de vida eterna pro diodo da ventoinha, pode usar o 6A10.
O 1n4007 custa uns 20 centavos e o 6A10 deve custar no máximo 2 reais.
Aqui vai um desenho da ligação na ventoinha:
http://img529.imageshack.us/img529/8653/ventoinhacomdiodo.jpg
E do relé:
O diodo do relé você pode soldar direto nos terminais, mais ou menos assim: (faixa prateada vai no + da bobina do relé)
http://img72.imageshack.us/img72/5315/reldiodoreverso.jpg
Isso vale para qualquer motor elétrico do carro.
Eu recomendo colocar diodo em todos os motores elétricos e relés do carro. Assim você aumenta ridiculamente a vida util não só dos relés, mas tembém dos contatos do miolo da ignição.
sallespickup
18/12/2010, 21:17
eu uso helice até na minha pampa ap, não da problema algum assim ja a 4 anos , segunda posto uma foto, retrocesso ou não depois de feito funciona muito bem
carlos sallespickup
Valeu TURBOROE:concordo::concordo:, essa do diodo eu nao sabia, vou coloca-lo.
Outra duvida é quanto ao locau da cebolinha:pensativo:, como nao tive onde colocar na parte inferior do radiador(optei pelo kit verao do tempra) coloquei na mangueira de saida de agua superior do radiador, como ali a temperatura é mais alta, optei por um cebolao que aciona-se numa temperatura mais alta.
Que vcs acham disso:?:
Recordando agora, tive tambem uma towner e um problema cronico de fabrica com aquecimento e defeito no cebolao, oque resolveu foi colocar o kit verao do tempra, usando 2 ceboloes em paralelo (original e outra no kit verao), caso uma desse defeito(original), a outra segurava as pontas... mais uma ideia.
Gelson Esser
07/03/2011, 09:59
ola a todos
eu usava a ventoinha no alternador
mas nao gostei muito
faz um baurulho danado e tambem nao deixa o motor trabalhar na temperatura original dele baixa muito a temperatura.
Ai arraquei tudo fora e coloquei a ventoinha do palio por
ser bem estreita com as devidas modificações na parte eletrica
e tambem uma chave no painel pras trilhas .
Ate agora neo tenho o q reclamar.
Abraços.
Pablo.pinto2007
07/03/2011, 15:52
A ventoinha elétrica é bem melhor que a mecânica.
Também já tive problemas com isso...
Eu mesmo fiz a instalação elétrica do meu CJ... e coloquei a cebolinha direto no radiador, próximo à saída do mangote, utilizei a do santana (linha VW) mas com uma temperatura bem mais baixa, tipo a de menor valor, 67 - 72ºC, se não me engano... então quando dispara sei que a temperatura está nessa faixa.... numa trilha é claro... já na estrada a ventoinha nem thum... a temp é baixa direto devido à passagem de ar pelas aletas...
Mas voltando ao assunto...
Numa trilha que fiz à noite, parou de disparar o relé e consequentemente a ventolinha... então fiz uma baita gambiarra para ligar direto, tipo os fios ligando da bateria direto para o ventilador e indo para o habitáculo, onde eu mesmo juntava os fios... mas depois descobri que queimou o fusível quando entrei na poça de lama e a ventulinha estava ligada, devido a alta corrente (sobrecarga) queimou o fusível... e aconteceu depois em outras trilhas também (puro desleixo) pois coloquei também um botão manual, onde costumo ligar antes de entrar nas poças d'água, deixar o motor bem "frio" e aí sim entro com o manual desligado e consequentemente como o motor não irá esquentar tanto nessa travessia o automático também não acionará... e é só felicidade...
Então sugiro ao amigo aí que dê uma olhada nesse motor, pelo visto está em curto (já que a cebolinha está queimando com facilidade), mas que também seja verificado a instalação, se não tem algo ou isolando ou dando curto... pois o fusível deveria proteger nesses casos... caso contrário é peça de má qualidade...
Me lembro que antes de fazer a minha instalação... tive problemas com os faróis dianteiros... sempre queimava aquele botão de pé para chavear a luz alta... troquei uma vez... em pouco tempo, queimava novamente... troquei de novo e na primeira vez que fui usar queimou de novo... aí eu pensei: "desse jeito eu não aguento, toda vez que vou sair de casa é 40 conto só pra acender os faróis, assim não dá!!!"... e resolvi dar um check-up na instalação... realmente tinha um fio que encostava na grade dianteira (única peça em chapa, fora o chassis)...dando curto... aí depois da reforma na parte elétrica, coloquei faróis com 90W na baixa e 100W na alta, com relés para alta e baixa... acionado pelo dito botão de pé... e tudo normal até hoje! o único problema é que o relé esquenta um pouco, então eu procuro sempre alternar entre alta e baixa quando permite (em estrada por exemplo para não encandear o carro de sentido contrário)...
Abração e espero que resolva o problema sem ter que voltar ao passado (colocar ventolinha mecânica)!!!
Olá Pessoal.
Em uma TOWNER 95 que tive também usava o recurso de chave ligando direto a ventoinha. Principalmente em trânsito pesado ou subida de serra (Curitiba Morretea), e sempre era bem mais seguro que confiar no dito cebolão,
Quanto aos farois , em meu UNO 1992, uso lâmpadas 90/100W com relay ,e, em viagems noturnas nuca sentí problema algum . ( O relay é bem "PARRUDO").
Abraços.
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