PDA

Ver Versão Completa : Pajero sport 2001



selmarecife
14/12/2010, 04:14
Olá a todos! Comprei meu primeiro carro 4x4 a diesel ontem e estou muito feliz. Uma linda pajero sport se 2001, mecanica, de procedencia, linda.
Adoro viajar, mas entendo pouco desses carros. Adoraria qualquer tipo de dicas, material, o que puderem, mas tenho as primeiras dúvidas:
1- qual melhor óleo de motor a ser usado?
2- calibragem dos pneus good year.
3- calibragem para dunas.
é um bom carro mesmo?
Grata
selma

Waldir Carlos
14/12/2010, 09:20
Selma, primeiro seja bem vinda ao fórum. Parabéns pelo carro e pelo bom gosto na escolha do avatar :concordo:. No manual do veículo consta as informações.

[]s

Lima5.3
14/12/2010, 09:50
Olá a todos! Comprei meu primeiro carro 4x4 a diesel ontem e estou muito feliz. Uma linda pajero sport se 2001, mecanica, de procedencia, linda.
Adoro viajar, mas entendo pouco desses carros. Adoraria qualquer tipo de dicas, material, o que puderem, mas tenho as primeiras dúvidas:
1- qual melhor óleo de motor a ser usado?
2- calibragem dos pneus good year.
3- calibragem para dunas.
é um bom carro mesmo?
Grata
selma

Bom dia Selma,

Seja bem vindo ao Forum, também estou aqui em Recife-Boa Viagem.
Me passa informações se é turbo ou não, medidas do pneus.
Se os pneus for 265x70x15 = 30psi.

Att. Lima.

freitasjr
15/12/2010, 01:18
Olá a todos! Comprei meu primeiro carro 4x4 a diesel ontem e estou muito feliz. Uma linda pajero sport se 2001, mecanica, de procedencia, linda.
Adoro viajar, mas entendo pouco desses carros. Adoraria qualquer tipo de dicas, material, o que puderem, mas tenho as primeiras dúvidas:
1- qual melhor óleo de motor a ser usado?
2- calibragem dos pneus good year.
3- calibragem para dunas.
é um bom carro mesmo?
Grata, Selma


Olá Selma, tive uma Pajero Sport igual a sua, só que automática. Vamos as suas dúvidas:

1 - Se não me engano é o Castrol 15W40, vem especificando no manual do carro, caso não tenha, vc pode conseguir essa informação em qualquer concessionária MIT.

2 - Uma boa calibragem é 28 psi.

3 - Em dunas pode usar de 18 a 15 psi, vai depender do quanto a areia estiver pesada/fofa.

É um bom carro, com uma suspensão bem resistente.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

lincolnjb
17/12/2010, 08:56
Olá a todos! Comprei meu primeiro carro 4x4 a diesel ontem e estou muito feliz. Uma linda pajero sport se 2001, mecanica, de procedencia, linda.
Adoro viajar, mas entendo pouco desses carros. Adoraria qualquer tipo de dicas, material, o que puderem, mas tenho as primeiras dúvidas:
1- qual melhor óleo de motor a ser usado?
2- calibragem dos pneus good year.
3- calibragem para dunas.
é um bom carro mesmo?
Grata
selma


Selma..... vamos as dicas para voçe não passar raiva com a sua nova "menina":

1) Vá a uma concessionária ou loja e mande trocar a tampa do radiador. (ela é fragil e costuma vazar vagarosamente podendo provocar o super aquecimento do veiculo. Se disserem que ela está nova - TROQUE! (As peças da MIT são muito caras)

2) Antes de ligar o veiculo espere apagar a luz laranja do painel. (esta luz indica o pronto funcionamento das velas que aquecem o diesel antes do motor ser ligado) (ufa! O preço das peças do motor são pior ainda)

3) Depois de ligar o veículo e antes de desligar conte até 10. (contar bem devagar ... um....dois...tres.....) Seu carro tem uma turbina que fica na parte alta do motor e ela usa o oleo do motor na lubificação. Contar até 10 dá tempo ao motor/turbina de receber a lubrificação ideal de funcionamento. (a manutenção mais barata de uma turbina fica em torno de 1.000)

4) Seu carro pesa em torno de 2.500 kilos... o sistema de freios e muito bom mas em ladeiras use a 2 ou 1 marcha. Alem de economizar os freios (as peças da MIT são muito mais caras que as normais) voçe vai estar mais segura. (imagina quanto custa as pastilhas de freio dela)

5) Se estiver se deslocando em estrada de terra "USE o 4x4H". Voçe vai gastar um pouco mais de Diesel mas vai sentir mais segurança ao dirigir. (se der problema no 4x4 ai é que ferrou tudo. Pode vender o carro pra pagar a manutenção)

6) O 4x4L só deve ser usado para atravessar obstáculos na estrada. "situações muito ruins mesmo" Não tente usa-lo para subir ruas de asfalto esburacadas. (ouviu!)

7) Se possível, faça um curso de direção 4x4 (off Road) se for usar com mais frequência o 4x4 da sua máquina. ( Caracas!!! como são caras as peças da MIT)

8) Siga a risca as manutenções do manual (principalmente ao que se refere a oleos do motor)

Enfim..... faça de tudo para ela durar um pouco mais de tempo antes de chegar a hora da manutenção pois os japoneses costumam cobrar caro quando vão consertar os carros que eles nos vendem.

abraços do Lincoln
Pajero sport - 2001 - Diesel - Aut

Jorge_PG
17/12/2010, 18:00
Heai lincoln tu ta ganhando pouco mesmo...

Selma não fica com medo não, não é tudo isso não...

eu uso sempre nos meus veiculos a diesel o oleo ursa turbo que é usado nos caminhões, por isso a segurança de usar este oleo.

ric945
19/12/2010, 16:09
Oi Selma, tudo bem?? Que bom que agora está no grupo 4x4. Sou de Recife também e já te conheço de outros carnavais (hehehe):dance:.

Olha, fica tranquila, o carro é ótimo, seguro, confortável e imponente. Tenho uma 2002 automática:concordo:.

Como vc não entende de tantos detalhes assim, procure alguma oficina especializada no Recife para 4x4 e mecânica diesel. Lá te tratarão como uma princesa e estará tudo em dia.

Se quiser dica de alguma, me manda email que te passo os endereços, onde eu mesmo levo a minha;).

De uma maneira geral, como a sua é mecânica, basta estar atenta à sistema de arrefecimento (radiador) e o 4x4 (verificar se está tudo ok), o resto é como um carro comum, agente troca quando precisa (pastilhas, amortecedores e etc. É mais caro? sim, mas dura muito mais!!!)

Detalhe importante: não se aventure por aí em trilhas ou dunas sem estar com alguém mais experiente :discordo::discordo:. Ganhe aprendizado para depois explorar mais essa natureza que Deus nos deu e estamos estragando-a:mrgreen:.

lincolnjb
21/12/2010, 10:41
Heai lincoln tu ta ganhando pouco mesmo...

Selma não fica com medo não, não é tudo isso não...

eu uso sempre nos meus veiculos a diesel o oleo ursa turbo que é usado nos caminhões, por isso a segurança de usar este oleo.


Selma..... para o carrão se manter bom você realmente vai ter que dar manutenção constante..... e você realmente vai pagar mais por qualquer peça que colocar nela. É o preço da escolha.

Jorge..... Acho que estamos "ganhando pouco" eu, reclamendo das peças originais que coloco na minha... e você aconselhando a garota a colocar oleo de caminhão....he...he....he......

Estou errado?

abraços a todos.

Lincoln

Letto
21/12/2010, 17:34
O óleo recomendado é o Castrol Magnatec, que tem especificação 10W40. Não é o fato de ser 15W40 que determina se o óleo é para caminhões ou automóveis. Essas discussões sobre óleo são bem extensas em fóruns e, com toda a certeza, outras pessoas conhecem muito mais que eu sobre o assunto.

lincolnjb
22/12/2010, 09:00
Amigo,

Sem querer entrar muito no mérito das qualidades dos oleos....... me responda:
Você já viu o sistema de lubrificação de uma turbina de caminhão? E o sistema de lubrificação de uma turbina da Pajero?

Caso tenha oportunidade de ver vai peceber que existem diferenças enormes entre os dois sistemas..... no diâmetro da tubulação, na continuidade do fluxo de lubrificação, na posição da turbina em relação ao motor, na temperatura ideal de trabalho...etc...etc...etc........ Então...... me desculpe discordar de você quanto ao uso do oleo certo para se usar na PAJERO mas usar o oleo certo (indicado no manual) é impressindível para a boa manutenção.

abraços do Lincoln
Pajero Sport 2001 - Diesel - Auto
Abraços

Pablo.pinto2007
07/03/2011, 20:55
Só dando um pitaco!!!

Estou pensando em adquirir uma pajero sport também... e pra isso estou lendo tudo que é tópico aqui do fórum...

Só um adendo... óleo específico para o motor deve ser seguido à risca... a primeira que vai embora realmente é a turbina... depois nem se fala...

Por aqui temos uns carros, de colegas, que colocaram motores japoneses (hilux) em jeep's (CJ) e JPX... e não aguentava... esquentava e estourava a turbina.. tudo por que usava óleo fora de especificação!!! imaginem só se eles tivessem usado o óleo recomendado... não teriam o prejuízo que tiveram..,

Abração e Selma... boa sorte aí com a sua nova viatura... e quando vier por essas bandas (CE) dá um toque pra gente... aqui usamos as frequencias de rádio UHF 144.400 e 144.440 MHz...

Pablo

Carlos A. C. Azevedo
07/03/2011, 22:26
Olha, pelo que eu sei, especificação de óleo, é aquele codigo por exmplo 15w40 e nao se é oleo pra caminhão, picape, jipe, helicoptero, avião, onibus espacial e o escambau...
Não importa se os sistemas são diferentes, o que importa é o codigo referido pela montadora, por isso no manual diz "ÓLEO RECOMENDADO" e não " ÓLEO OBRIGATORIO", sendo que esse óleo recomendado não é nada mais do que apenas o óleo que serve como uma especie de patrocinio para a montadora a mit com castrol que é caro pra cacete, eu mesmo uso shell X3 na L200 Aqui e o motor é totalmente normal :concordo:. então a unica exigencia mesmo é que seja pela classificação exigida e pelo código escrito no manual do proprio carro...:concordo:

Imperador!
07/03/2011, 23:13
Olha, pelo que eu sei, especificação de óleo, é aquele codigo por exmplo 15w40 e nao se é oleo pra caminhão, picape, jipe, helicoptero, avião, onibus espacial e o escambau...
Não importa se os sistemas são diferentes, o que importa é o codigo referido pela montadora, por isso no manual diz "ÓLEO RECOMENDADO" e não " ÓLEO OBRIGATORIO", sendo que esse óleo recomendado não é nada mais do que apenas o óleo que serve como uma especie de patrocinio para a montadora a mit com castrol que é caro pra cacete, eu mesmo uso shell X3 na L200 Aqui e o motor é totalmente normal :concordo:. então a unica exigencia mesmo é que seja pela classificação exigida e pelo código escrito no manual do proprio carro...:concordo:
Exatamente.
É só seguir a viscosidade recomendada e a aplicação API (esse nem tanto...) e botar o óleo que melhor lhe atender.

SAPO-BOMBA
07/03/2011, 23:36
Óleo de motor basta seguir a especificação do fabricante, a marca tanto faz... Eu dou preferência por usar o Castrol Tection 15W40 ou CRB Turbo 15W40.

Outro óleo bom é o Mobil Delvac 15W40...

Sobre o peso da Pajero Sport, ela pesa em torno de 1870kg a 2000kg, impossível ela pesar 2500kg ( que no caso é o peso do veículo + capacidade de carga em torno de 600/700kg )