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Ver Versão Completa : Vazamento óleo câmbio da Bandeirante (pelo suspiro).



Luiz Alexandre
14/12/2010, 01:35
Um amigo está com problemas de vazamento de óleo na caixa de marchas da sua Band...
Ele não possui cadastro no Fórum... então aí vai a mensagem dele para que os amigos possam dar uma ajuda no diagnóstico do problema...
Abraços...

"Depois de rodar uns 10.500 km desde o início do ano, em julho a caixa de marcha da Band cuspiu muito óleo pelo suspiro. A saída era um U invertido que estava perto do cilindro mestre.

Só que a ligação com o diferencial traseiro estava incompleta e foi por aí que vazou muito na primeira vez (a mangueira terminava no ponto mais alto da longarina, perto do suporte do amortecedor. Ou seja, o ponto de saída estava praticamente na mesma altura da tampa da caixa de marcha).

Então troquei: Anéis - o´rings - do eixo, retentor do pinhão e da transferência.
A caixa de reduzida não tinha suspiro e troquei a tampa por uma que tinha (Será que precisava mesmo?). Foram colocados tb 2 suspiros novos, juntos às caixas, sem mangotes.

Depois de 2 meses e tendo rodado apenas 1.100 km, o vazamento se repetiu.
Levei em outro mecânico, que refez quase tudo: retentor do freio de mão, do canhão e da carcaça, anéis do eixo e arruela lateral do carretel.
Os suspiros também foram trocados, sendo que ficaram 5 cm acima das tampas, ligados por uma pequeno mangote.

Ontem, depois de 3 meses e cerca de 1.600 km, de novo a babação pelo suspiro da caixa de marchas. Pelo menos foi ponto mais alto que notei onde havia óleo; se saiu também por outro lugar não foi possível avaliar, porque tinha óleo escorrendo pela traseira das 2 caixas, sendo mais pela caixa de marchas.

Mas possivelmente veio tudo do tal suspiro lá em cima.

Notei ainda que a caixa de redução estava com o suspiro seco.

Coloquei 2,5 litros na caixa de marchas. A reduzida esta OK, com o óleo no nível do bujão de enchimento, ou seja, não perdeu óleo e nem passou óleo de uma caixa para outra.

Limpei a carcaça das 2 caixas e após rodar 30 km, olhei as caixas e estavam OK, sem vazamento de óleo.

Band ficou parada os últimos 3 dias:

Hoje de manhã fui ver o status:

As 2 caixas estão secas por fora - pelo menos não está babando quando
parada - e o nível está OK nas 2.

VEDAÇAO:
Das 2 vezes me cobraram veda junta da 3M e locktite para colar as juntas e travar os parafusos.

Espero que o serviço não tenha sido porco e tenham realmente colocado os
produtos descritos. Mas isso não justificaria a perda de óleo pelo respiro."

Thomas
17/12/2010, 12:17
Eu rodei 1,5 milhões de km com uma... e não tive NENHUM problema com a caixa de marcha... incógnita!
Sugere ao seu amigo se cadastrar aqui!

Cesar Machado
20/12/2010, 20:23
O problema talvez esteja no nível de óleo das caixas.

Originalmente as Bands possuem o nível de óleo da caixa de marchas e da reduzida separados. No entanto, alguns mecânicos furam uma passagem entre as duas, criando um único nível de óleo para ambas.

Conclusão, o jipe em questão pode estar simplesmente com óleo demais, pois não vejo outro motivo para jogar óleo pelo suspiro.:pensativo:

Veja com o Schubert, se o antigo proprietário fazia manutenção no Aita, provavelmente a caixa está furada e, ao colocar óleo no bujão lateral da reduzida, dá excesso na caixa de marchas.

Um abraço

Cesar Machado
20/12/2010, 20:42
Se for esse o problema, basta colocar uma mangueira e elevar o suspiro da caixa, acima do nível da reduzida, ou melhor ainda, fazer como na Band Cruiser do Guiga. (Veja a foto abaixo).


Um abraço

Luiz Alexandre
20/12/2010, 20:50
O problema talvez esteja no nível de óleo das caixas.

Originalmente as Bands possuem o nível de óleo da caixa de marchas e da reduzida separados. No entanto, alguns mecânicos furam uma passagem entre as duas, criando um único nível de óleo para ambas.

Conclusão, o jipe em questão pode estar simplesmente com óleo demais, pois não vejo outro motivo para jogar óleo pelo suspiro.:pensativo:

Veja com o Schubert, se o antigo proprietário fazia manutenção no Aita, provavelmente a caixa está furada e, ao colocar óleo no bujão lateral da reduzida, dá excesso na caixa de marchas.

Um abraço

Cesar... o Schubert comprou a Band de um conhecido de São Paulo... o Aita não fuxicou na Band dele... e acho que nem vai fuxicar... hahaha...
As caixas não estão interligadas... conforme relato... o nível do óleo da caixa de redução não baixou... somente o nível do óleo na caixa de marchas...
A sugestão de elevar a saída do suspiro só vale para evitar que água entre na caixa ao passar por uma área alagada... não vale para evitar que o óleo saia... se está saindo óleo... é porque há algum problema...
Valeu...
Abraços...

Cesar Machado
20/12/2010, 21:58
Vou ligar pro Schubert, pois esse negócio tá muito esquisito.:pensativo:

Um abração

cesarzubek
23/12/2010, 10:28
Errei no assunto.
Desculpe.

laertejr
08/04/2011, 12:43
O problema talvez esteja no nível de óleo das caixas.

Originalmente as Bands possuem o nível de óleo da caixa de marchas e da reduzida separados. No entanto, alguns mecânicos furam uma passagem entre as duas, criando um único nível de óleo para ambas.

Conclusão, o jipe em questão pode estar simplesmente com óleo demais, pois não vejo outro motivo para jogar óleo pelo suspiro.:pensativo:

Veja com o Schubert, se o antigo proprietário fazia manutenção no Aita, provavelmente a caixa está furada e, ao colocar óleo no bujão lateral da reduzida, dá excesso na caixa de marchas.

Um abraço

Acabei de descobrir porque minha Band joga oleo pelo suspiro. :shock:

O Aita é realmente o "Rei do Gatilho". Me enrolou falando que era uma ligação entre as duas caixas a responsavel por um problema que eu tinha na caixa de reduzida. Daí ele disse basta "desentupir" e pronto! Ou seja, o malandro do Ricardo Aita fez um furo (com furadeira??!?!?!?!?!?) e... resolveu o problema (resolveu???).

Vivendo e aprendendo no mundo off-road.

Laerte

JARDINEIRA VIAJANTE
19/08/2014, 13:44
Boa tarde pessoal, estou escrevendo pois adquiri a pouco tempo minha jardineira viajante, sei que não é uma jardineira, mas sim uma linda e tão esperada toyota bandeirante, ela é ano 91 e cambio de 4 marchas.

O que me fez chegar até aqui foi um vazamento na caixa de cambio da toyota bandeirante, não entendo bem o local do vazamento, mas os mecanicos falam que é em um pino que da suporte a caixa, é isso mesmo??? existe alguma coisa que se faça nesses tipos de cambios para sanar esses vazamentos?

Agradeço desde já.

abçs

helder.dir
19/08/2014, 14:14
Amigo, se der posta foto pra darmos uma olhada no local...
As vezes, com o tempo, troca-se o jogo de juntas e tal..., creio que isso se dá na maioria das vezes.

JARDINEIRA VIAJANTE
19/08/2014, 14:36
474602474604474605474605


Amigo Helder, segue as fotos como solicitado, espero que possa me dar umas dicas.

abçs

Rodrigo-ce
19/08/2014, 21:02
Jardineira tudo bem.
Dê uma olhada nessa caixa desmontada, acho que está na mesmo posição da foto que você mostrou
474665474666474667
A primeira e a segunda foto mostra o local onde fica uma junta e a terceira e da caixa + a reduzida.
Teu problema pode ser a junta como falou o Helder ou pode ser o parafuso que não pega mais aperto, se for o parafuso troque
por um novo, se não der certo talvez seja necessário reabrir o furo e fazer outra rosca.
Boa sorte

dudu83
19/08/2014, 22:49
esse vazamento e causado pelo retentor que fica entre a caixa e a ct.. na hora de colocar ele tem que ser com muito cuidado..

helder.dir
20/08/2014, 02:03
To com o Dudu..., eu fiquei com o meu cambio 4M sincronizado por um ano sem dar nenhum vazamento..., depois precisei tirar o cambio por causa do rolamento da embreagem e cai na besteira de trocar os retentores...., moral da história, depois logo em seguida ficou vazando e voltou 2 vezes pra tirar o tal vazamento, que insistia em reaparecer...kkkkk
Agora, eu adaptei o cambio 5M e ficou tudo "zerado"....
Espero que esse demore muitoooo pra mexer...

JARDINEIRA VIAJANTE
20/08/2014, 17:44
Obrigado galera pelas dicas, amanhã estarei indo ao mecânico e abrir o olho sobre tudo o que me falaram, depois posto o resultado, grande abraço a todos e muito obrigado mesmo.

Sergioporto
20/08/2014, 18:39
Obrigado galera pelas dicas, amanhã estarei indo ao mecânico e abrir o olho sobre tudo o que me falaram, depois posto o resultado, grande abraço a todos e muito obrigado mesmo.
O pino da CT .pino principal do carretel costuma ficar frouxo no alojamento e vaza bastante tambem.

JARDINEIRA VIAJANTE
03/09/2014, 10:26
Bom dia pessoal, serviço feito e vazamento sanado, tive que trocar o pino como o Sergio porto tinha falado e també a caixa da reduzida, pois estava com marcas onde vai aquele anel de vedação, serviço muito bem feito e não pinga mais nada, obrigado por ajudar pessoal, grande abraços e está aí a foto sem vazamentos.476236476237

Sergio c
03/09/2014, 11:12
Ficou bom, sem vazamentos é outro nível hehehehehehhe

Sergioporto
03/09/2014, 20:22
É isso ai.Fico contente que minha opiniao serviu para algo.Já passei trabalho com vazamento na ct até descobrir que alojamento deste pino tava desgastado.
Porisso frequento este forum,porque se eu nao souber,alguem do forum vai relatar um problema diferente ! Sempre juntando as experiencias vamos ajeitando nossas toy.Tenho a minha fazem 16 anos.

edwint
01/01/2015, 10:57
Quanto vai de óleo? Me indicaram usar óleo 80

gonella
02/07/2019, 23:01
Aos toyoteiros deste forum peco a ajuda de voces para tentar resolver um vazamento persistente pelo suspiro do câmbio da minha Band motor 14B, que alias está me dando muita dor de cabeca. Pois bem, tudo comecou com vazamentos na caixa de cambio e reduzida, que eram bem acentuados. O mecaniço executou os reparos necessários, entretanto, o vazamento apareceu desta vez somente pelo suspiro do cambio. Conectei entao uma mangueira na saida do suspiro e elevei a altura da saida da mangueira até o compartimento do motor, e na extremidade dela engatei uma pequena garrafinha pet para mensurar a quantidade de oleo que vaza. Percebi que em velocidade baixa nao aparece o vazamento, mas andando em velocidade mais alta, mais ou menos 100km/n e o óleo aparece na garrafa. Meu mecânico disse que nunca viu algo assim e nao sabe como resolver.....Entao se alguem puder me ajudar com alguma informacao ficarei muito agradecido.

Sergioporto
03/07/2019, 10:36
Pode ser excesso de óleo no cambio .Pois ao esquentar óleo em excesso procura uma saída ,não tape suspiro senão não tem retentor que segure.
Verifique se é o óleo correto.
Boa sorte

Marcus DT
03/07/2019, 13:39
Quanto vaza?

Concordo com o Sergio, se andando de boa no dia-dia não vaza nada, mas quando da uma puxada mais forte (estrada a 100 km/h direto), vaza... pode estar com excesso. Tente monitorar isso, é capaz de após "cuspir" o excesso ele pare de vazar.

gonella
03/07/2019, 14:58
Boa tarde Sérgio! Como acabei de fazer a manutenção do cambio, o óleo é novo, mas vou verificar com o mecanico que óleo ele usou, aliás qual marca e especificação voce recomenda?
Obrigado pela ajuda!

gonella
03/07/2019, 15:21
Olá Marcus.Eu coloquei uma garrafinha pet de 100ml e percebi no olhômetro que deve ter acumulado uns 3ml no fundo da garrafa, mas eu ainda preciso pegar um trecho de estrada mais longo para avaliar se há um aumento significativo do óleo "cuspido".
Mas certamente vou continuar monitorando como você sugeriu. Meu mecânico sugeriu fazer mais um ou dois furos no câmbio e "fabricar" mais suspiros para tentar aliviar a pressão. Mas eu vou esperar pra ver o que acontece...
Grande abraço Marcus!

Marcus DT
03/07/2019, 18:12
3 ml? Isso é nada. Sinceramente? Acho normal, o nível de óleo deve estar um pouquinho acima, aí quando esquenta (uso a 100 km/h) os "vapores" vazam pelo suspiro. Continue monitorando, provavelmente, quando o excesso sair vai parar de vazar.

Pelo amor de Deus, não faça mais furos! O suspiro original foi projetado corretamente, não há necessidade de abrir outros (serão mais pontos para infiltrar água nas travessias de rios, por exemplo). Apenas monitore o nível das caixas (câmbio e CT), se não está vazando (pingando), com certeza não serão esses 3 ml que te darão dor de cabeça.

gonella
03/07/2019, 19:18
É o que vou fazer Marcus, por a Band na estrada e ver o que acontece. Pelo menos a patroa desencanou com os pingos de óleo no chão da garagem. Até pouco tempo atrás ela mandava tirar o "trator", como ela chama a Band pra lavar o chão...agora nem liga mais..kkk
Valeu pelas dicas Marcus!

Sergioporto
03/07/2019, 19:27
Pingos de óleo ? Isto é nada. Onde guardo a toy aqui em casa já tem um papelão do comprimento e largura dela,ai não me preocupo com os tais de pingos no chão rsrsrs De vez em quando troco o papelão .
Só fico chateado quando meu cachorro resolve deitar neste papelão embaixo da toy ,imagina como sai de lá rsrsrsrs

Denise Ávila
04/07/2019, 00:36
Colega, pra começar o câmbio não tem um suspiro propriamente dito, O alivio se dá através da base da alavanca.
A CT sim, essa tem um suspiro.
Isso que vc fez de "elevar" os suspiros é muito bom não só para evitar pingos no chão como para proteção ao passar por riachos e alagados. Mas deve ser feito tbm nos diferenciais e da forma correta, ou seja, com a instalação de um válvula na extremidade e abraçadeiras na base.
O motivo mais provável é o excesso de óleo, como bem disse o colega Sergio, mas esse excesso certamente está na CT e não no câmbio.
Então é importante primeiro identificar se há excesso e onde ele está pra depois entender o porquê e fazer a correção adequada e não ficar batendo cabeça.
O excesso pode ter sido por erro de abastecimento, algumas CTs, erradanente, têm 2 bujões para abastecimento e se é feito pelo bujão de nivel mais alto (na tampa lateral da CT), ela ficará com excesso.
Ou pode ser tbm que as caixas estejam interligadas e, nesse caso, quem manda é o nível do câmbio, que é mais alto,, fazendo com que a CT fique com o dobro de volume de óleo.

gonella
04/07/2019, 07:52
Grato Denise pela sua ajuda e compartilhamento de seus conhecimentos técnicos. Vamos supor que na hipótese levantada por você, as caixas estejam interligadas, o que pode ser feito para corrigir isso?
Grande abraço!
PS: Perdoe minha ignorância, estou ainda engatinhando neste mundo Toyota Bandeirante!
Acho que está virando um vício...kkkk

Sergioporto
04/07/2019, 08:45
Grato Denise pela sua ajuda e compartilhamento de seus conhecimentos técnicos. Vamos supor que na hipótese levantada por você, as caixas estejam interligadas, o que pode ser feito para corrigir isso?
Grande abraço!
PS: Perdoe minha ignorância, estou ainda engatinhando neste mundo Toyota Bandeirante!
Acho que está virando um vício...kkkk
Denise tem razão.Para verificar se ct está com excesso basta retirar o tampão de abastecimento e se sair muito óleo ,tem excesso.Entre a caixa de marcha e a ct existe um retentor com lábios duplos ,se ao encaixar a ct no lugar,digo no cambio , e não tomar cuidado ,danifica este retentor fazendo com que óleo do cambio passe para a ct.Ai não tem retentor do tambor do freio de mão que segure vazamento e também pelo suspiro que colocaste.Se passar óleo entre as duas caixas,baixa o nível também no cambio principal.

fabiano r
04/07/2019, 10:02
É o que vou fazer Marcus, por a Band na estrada e ver o que acontece. Pelo menos a patroa desencanou com os pingos de óleo no chão da garagem. Até pouco tempo atrás ela mandava tirar o "trator", como ela chama a Band pra lavar o chão...agora nem liga mais..kkk
Valeu pelas dicas Marcus!

Bom dia! Primeiro veja que tipo de óleo teu mecânico colocou, tive o mesmo problema e era apenas o óleo foi colocado 80w140 nunca parou de vazar pelo "suspiro" do cambio, após eu confirmar que não foi colocado óleo 90 eu troquei o óleo e simplesmente parou de vazar!

Abs, Raffo

fabiano r
04/07/2019, 10:05
E como a Denise falou se por acaso o cambio e a Tcase estiverem interligadas o óleo do cambio por ser mais alto vai fazer derramar por cima da tcase, também tive esse problema logo que comprei a band

gonella
04/07/2019, 12:06
Bom dia Fabiano! Vou verificar com o mecânico qual óleo foi colocado e questioná-lo em relação à possível comunicação entre a ct e a caixa câmbio, lembrando que ele acabou de fazer a revisão preventiva no câmbio e ct para sanar os vazamentos. Não sei se estou sendo exigente demais, mas como meu pai já dizia "combinado não é caro".
Grande abraço Fabiano.

Marcus DT
04/07/2019, 15:07
A Denise e o Sergio foram cirúrgicos, veja se as caixas estão interligadas (ou com o retentor que as une danificado). Quando isto ocorre a tendência é uma ficar com excesso e a outra com óleo baixo, ou seja, vai dar dor de cabeça. Se ao abrir a CT para verificar o nível ela estiver com excesso (tirou o parafuso e começa a jorrar óleo), verifique a caixa de câmbio, se ela estiver baixa, é bem provável que esteja passando óleo de uma para a outra. O ideal é corrigir isso, mas se não tiver como, caso seja apenas o retentor danificado, a sugestão é verificar com frequência e passar o excesso de uma para a outra, manualmente, até corrigir o problema corretamente.

Sobre estar sendo crítico demais, não sei se é o seu primeiro jipe, ou veículo "antigo", mas tenha calma. O que aparece de mecânico querendo abrir tudo, resolver problemas que não existem, etc não está no gibi. Band, quanto menos mexida, melhor! Em geral, é uma viatura que só da manutenção preventiva, não é de ficar incomodando não. Se a sua caixa/CT está "baixando 3 ml", em hipótese alguma deixe o cabra abrir antes de entender o que está acontecendo, deve ser besteira. Antes de sair mexendo em tudo, primeiro verifique as coisas mais simples (excesso de óleo, óleo errado, caixas interligadas/retentor danificado, etc). E, ainda assim, ande bastante com a viatura para monitorar se continua o vazamento (conferindo sempre os níveis), a pior coisa é baixar uma caixa que não precisava e/ou precisava mas não consegue resolver o problema por diagnóstico errado.

Denise Ávila
04/07/2019, 18:41
Colega, nada a perdoar, ninguém nasce sabendo.
E é muito importante sim verificar barulhos, vazamentos ou qqr irregularidade, procure entender o máximo que puder para não ser passado pra trás e para qqr reparo sempre ter em mente que se deve começar pelo mais simples.
Nunca tive Band na vida e em menos de 5 anos já tenho 2, realmente vicia kkkk.
Este Fórum tem muuuuuuita informação, colegas super generosos em compartilhar conhecimento e existem tbm os grupos de whatsapp.
Na hipótese das caixas estarem interligadas, podem ser 2 situações. O retentor, como mencionado pelo Sérgio, ou um furo propositalmente feito por algum "mexânico" que se acha mais entendido que engenheiro da Toyota. Eles literalmente pegam a furadeira e fazem um furo para comunicação do óleo. (veja foto anexo)
No caso de ser o retentor é só trocar, importante fazer com cuidado como disse o Sérgio, limpar bem e verificar se há rebarbas ou mossas no local do "alojamento" do retentor, qqr irregularidade "machuca" o retentor e passa a vazar. Infelizmente a Sabó não faz desse, então prefira da Arca, evite BCR.
E no caso de ser o furo, deverá levar para um torneiro tapar. (veja foto anexo).
O que não pode deixar é ficar com excesso de óleo pois o aumento de pressão detona retentores e juntas.


Grato Denise pela sua ajuda e compartilhamento de seus conhecimentos técnicos. Vamos supor que na hipótese levantada por você, as caixas estejam interligadas, o que pode ser feito para corrigir isso?
Grande abraço!
PS: Perdoe minha ignorância, estou ainda engatinhando neste mundo Toyota Bandeirante!
Acho que está virando um vício...kkkk

gonella
05/07/2019, 10:30
Bom dia amigos! Denise, foram muito didáticas suas orientações, assim como dos demais colegas, agora vendo essa foto com o furo, eu pergunto: o que o "mexânico" pretendia com isso?
Abraço a todos!

Denise Ávila
05/07/2019, 22:04
Originalmente a Band, principalmente as mais antigas, não foi feita para altas velocidades. Ao longo de sua história, ela deixou de ser usada exclusivamente no campo (onde as velocidades são mais baixas) e foi ganhando cada vez mais as estradas e rodovias. O pino chorão (que fica na CT), pela sua configuração naturalmente tem limitação na sua lubrificação, então é o que mais sofre nessa equação.
Reza a lenda que num determinado período da produção das Bands, a própria Toyota resolveu interligar as caixas no intuito de aumentar o volume de óleo e, com isso, baixar sua temperatura e proporcionar uma melhor lubrificação.
Ocorre que o resultado foi um aumento da pressão interna que estourava retentores e juntas, causando diversos vazamentos. Comprovou-se tbm que não houve melhoria na lubrificação das peças. A CT leva 1,5L de óleo e a lubrificação de suas peças se dá por "salpico" e não por imersão. Com o giro das peças, o maior volume de óleo fazia com ele se expandisse criando um zona de vácuo entre as peças (semelhante ao que ocorre num liquidificador)
Então a Toyota voltou atrás.
Só que alguns mexânicos ainda insistem nessa prática e fazem esses absurdos que vc viu nas fotos.
Estas fotos são da minha CT que foi furada por um desses.





Bom dia amigos! Denise, foram muito didáticas suas orientações, assim como dos demais colegas, agora vendo essa foto com o furo, eu pergunto: o que o "mexânico" pretendia com isso?
Abraço a todos!

Marcus DT
06/07/2019, 10:40
Caraca, dessa eu não sabia... uma verdadeira aula!

De, alguma dica para tentar minimizar o desgaste do pino chorão? Principalmente para quem viaja muito com a Band (velocidades de 100 km/h por horas a fio).

gonella
06/07/2019, 12:52
Amigos toyoteiros!! Seguindo suas recomendações acabei de levar a toy ao mecânico e expus a ele todas as orientações técnicas que os colegas me passaram aqui neste fórum. Fizemos então uma checagem. Primeiro tiramos o parafuso do câmbio e verificamos o nível, logo em seguida retiramos o parafuso da ct. Meus amigos vocês acertaram na mosca, jorrou óleo pela ct!!!! Ou seja, como vocês disseram o óleo do câmbio está indo para a ct. Semana que vem vamos descer as caixas e tentar descobrir se é problema com retentor ou algum furo que está comunicando o óleo.
Conforme os trabalhos forem evoluindo, vou atualizando o status.
Obrigado a todos!!!!

Sergioporto
06/07/2019, 18:09
Originalmente a Band, principalmente as mais antigas, não foi feita para altas velocidades. Ao longo de sua história, ela deixou de ser usada exclusivamente no campo (onde as velocidades são mais baixas) e foi ganhando cada vez mais as estradas e rodovias. O pino chorão (que fica na CT), pela sua configuração naturalmente tem limitação na sua lubrificação, então é o que mais sofre nessa equação.
Reza a lenda que num determinado período da produção das Bands, a própria Toyota resolveu interligar as caixas no intuito de aumentar o volume de óleo e, com isso, baixar sua temperatura e proporcionar uma melhor lubrificação.
Ocorre que o resultado foi um aumento da pressão interna que estourava retentores e juntas, causando diversos vazamentos. Comprovou-se tbm que não houve melhoria na lubrificação das peças. A CT leva 1,5L de óleo e a lubrificação de suas peças se dá por "salpico" e não por imersão. Com o giro das peças, o maior volume de óleo fazia com ele se expandisse criando um zona de vácuo entre as peças (semelhante ao que ocorre num liquidificador)
Então a Toyota voltou atrás.
Só que alguns mexânicos ainda insistem nessa prática e fazem esses absurdos que vc viu nas fotos.
Estas fotos são da minha CT que foi furada por um desses.
Tai uma grande verdade Denise .Tenho suspiro da ct estendido até nível do reservatório da direção hidráulica , e ct estando no nível e depende a velocidade,viajo muito no asfalto na média de 100 kms /hora ,poe óleo fora lá no respiro ,se nível da ct baixar deixa de por óleo fora ,então não me preocupo mais tanto com nível da ct pois ao completar ,cabem no máximo 1/4 de litro.Uso militec no cambio e ct.
Certa feita ,ao cair uma trava do patim do freio de mão (estava bem encostada as lonas)deu um tranco que quebrou a flange onde vai cabo do velocímetro e mesmo sem óleo rodei mais de 60 kms para chegar em casa mas numa segunda marcha bem devagar ,acredito que não fosse militec teria fundido tudo (sem propaganda do militec)pois uso bardal também nos diferenciais.Diferenciais originais com aproximadamente 300.000 kms.

Sergioporto
06/07/2019, 18:49
Colega, nada a perdoar, ninguém nasce sabendo.
E é muito importante sim verificar barulhos, vazamentos ou qqr irregularidade, procure entender o máximo que puder para não ser passado pra trás e para qqr reparo sempre ter em mente que se deve começar pelo mais simples.
Nunca tive Band na vida e em menos de 5 anos já tenho 2, realmente vicia kkkk.
Este Fórum tem muuuuuuita informação, colegas super generosos em compartilhar conhecimento e existem tbm os grupos de whatsapp.
Na hipótese das caixas estarem interligadas, podem ser 2 situações. O retentor, como mencionado pelo Sérgio, ou um furo propositalmente feito por algum "mexânico" que se acha mais entendido que engenheiro da Toyota. Eles literalmente pegam a furadeira e fazem um furo para comunicação do óleo. (veja foto anexo)
No caso de ser o retentor é só trocar, importante fazer com cuidado como disse o Sérgio, limpar bem e verificar se há rebarbas ou mossas no local do "alojamento" do retentor, qqr irregularidade "machuca" o retentor e passa a vazar. Infelizmente a Sabó não faz desse, então prefira da Arca, evite BCR.
E no caso de ser o furo, deverá levar para um torneiro tapar. (veja foto anexo).
O que não pode deixar é ficar com excesso de óleo pois o aumento de pressão detona retentores e juntas.

Pensando sobre este caso de passar óleo de uma caixa para outra ,aconteceu comigo numa viagem ao interior um vazamento deste.Notei pela traseira da toy que começou à ficar "tapada" de óleo.O bendito retentor da saída da ct ,do freio de mão não resistiu ao excesso mas,mancada minha pois tinha retirado a ct e cambio para conserto e como minha ct tem duas engrenagens no eixo principal devido ao guincho mecânico não tomei devido cuidado ao acoplar ct e retentor duplo estourou.
Eu ,à 300 kms de casa ,em plena br ,parando de 50 em 50 kms completando óleo até chegar no destino.Encontrei um mecânico das antigas mas não consegui retentor original ,este mecânico colocou um retentor que é usado em caminhão mercedes não sei qual lugar usa ,só sei que era simples de um lábio somente e digo ,rodei muito tempo assim passou óleo para ct.Como disse Denise ,retentor entre as duas caixas não existe sabó ,difícil de achar,porque ´não usar retentor simples pois óleo da ct não vai conseguir passar para cambio principal devido ao desnível e à quantidade (esperando pedradas rssrs).
Verdade seja dita ,acoplar ct no cambio é ruim demais ,fiz duas guias longas para poder encaixar nivelado ,se for mexer com cambio no lugarpior ainda, é sofrimento certo ,peso,posiçao,se entrar desnivelado ,tchau retentor.
Desculpem o longo escrito ,são experiências depois de 25 anos com uma toy.

Denise Ávila
06/07/2019, 19:01
Usar peça original ou, se paralela, que seja de primeira, como Engretécnica por ex.
Nada dessas "importadas" , tudo xing ling, muitas vezes não dura 1 mês.
O uso de condicionador de metal como Militec tbm prolonga a vida útil.
Muitas estão optando pelo sistema rolamentado, mas precisa usinar alguma coisa lá dentro e depois, se quiser não tem como retornar ao sistema antigo a não ser substituindo a peça que foi usinada.
Mas já soube de quem se deu mal pois o pino simplesmente quebrou. No sistema rolamentado, o pino tem a bitola bem menor pra caber o rolamento entre ele e a engrenagem dupla e ainda tem uma segunda redução formando um "pescocinho".
Esse pescocinho parece ser o "tendão de Aquiles"




Caraca, dessa eu não sabia... uma verdadeira aula!

De, alguma dica para tentar minimizar o desgaste do pino chorão? Principalmente para quem viaja muito com a Band (velocidades de 100 km/h por horas a fio).

Marcus DT
07/07/2019, 11:06
Também ainda prefiro o original a esse sistema rolamentado. Não que o segundo seja ruim (nunca sequer vi ao vivo), mas o original, se bem cuidado, dura muuuuito. A dificuldade, como vc disse, está mais quando dá problema em achar as peças de qualidade.

Sobre o Militec, nunca acreditei muito nele, mas depois do relato de vocês me interessei. Tem alguma versão específica para câmbio? Quantos ml vocês colocam em cada caixa? Troca a cada quantos mil kms?

Denise Ávila
07/07/2019, 12:32
Eis o grande desafio hj em dia, peças e insumos de qualidade.
O que nos resta é usar de procedimentos de proteção.
Eu não abro mão de condicionador de metais (Militec) para durabilidade maior das peças e de um bactericida para evitar a formação de borra no diesel (Actioil ou Fuelgard da John Deere).
Segue abaixo um pequeno guia de uso de ambos. Nele estão as quantidades gerais (para uso em qqr Band) e tbm quantidades já calculadas para o uso no 14B.
Quem tiver MB, basta recalcular.

Militec - Actioil - Fuelgard
*TROCAS E USO DE MILITEC*
Motor
Óleo lubrificante: 15w40 API CD ou melhor - 7L a cada 5.000 km
Militec: 60 ml/L = 400 ml a cada 20.000 km

DH
Óleo: DEXRON ou DEXRON II - 0,25L)
Militec: 20 ml/L = 5 ml a cada troca de fluido

Diferencial
Óleo: SAE 90 ou 75w90 - 2,5L por diferencial a cada 15.000 km
Militec: 30 ml/L = 150 ml a cada 50.000 km

CT
Óleo: SAE 90 ou 75w90 - 1,5L a cada 10.000 km
Militec: 60 ml/L = 90 ml a cada 50.000 km

Câmbio
Óleo: SAE 90 ou 75w90 - 4,1L a cada 10.000 km
Militec: 60 ml/L = 250 ml a cada 50.000 km

Embreagem
Óleo: leo: DOT3 ou melhor (DOT4 ou DOT 5.1, nunca o DOT5) - 100 ml a cada 20.000 km ou 24 meses, o que ocorrer primeiro
Militec: 20 ml/L = 2 ml a cada troca de fluido

Compressor de AC
Militec: 60 ml/L = 400 ml a cada 2 anos

Graxa
À base de sabão de lítio, melhor com adição bissulfeto de molibdênio (esta última mais indicada para rolamentos, cruzetas e mancais)
Militec: 150 ml/kg de graxa. Misturar de forma homogênea.

Freio
Óleo: DOT3 ou melhor (DOT4 ou DOT 5.1, nunca o DOT5) a cada 20.000 km ou 24 meses, o que ocorrer primeiro
Militec: NÃO USAR



*BACTERICIDA*
Actioil
5ml/L de diesel = 300 ml (tanque cheio) a cada 6 meses

Fuelgard John Deere
0,3 ml/L de diesel = 18 ml a cada mês

*Um cuidado importante*
Fazer uso do Militec apenas qdo da troca por óleo ou fluido novo.
Antes de fazer uso do bactericida, fazer uma limpeza criteriosa da linha de combustível.


Também ainda prefiro o original a esse sistema rolamentado. Não que o segundo seja ruim (nunca sequer vi ao vivo), mas o original, se bem cuidado, dura muuuuito. A dificuldade, como vc disse, está mais quando dá problema em achar as peças de qualidade.

Sobre o Militec, nunca acreditei muito nele, mas depois do relato de vocês me interessei. Tem alguma versão específica para câmbio? Quantos ml vocês colocam em cada caixa? Troca a cada quantos mil kms?

T.Azevedo
07/07/2019, 22:20
Sua tampa lateral tem bujao?
Meu caso é o seguinte minha caixa nao é interligada. Porém eu uso o nível de oleo da tampa lateral (que tem bujao) ela é uns dois dedos acima do bujao traseiro da tcase. Deixa o óleo mais ou menos no nivel do pino chorao da tcase. Em viagens longas com velocidade constante de 90 a 100 Que esquenta muito, sim o óleo pinga por cima.

T.Azevedo
07/07/2019, 22:22
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