Conectar

Ver Versão Completa : Platinado com FET-10 na F75

MAC-F75
13/12/2010, 15:50
Olá pessoal.
fim de semana tive um probleminha com minha F, descendo pro litoral do PR carregado, começou a falhar e quando faltava 1km pra chegar em casa abriu o pico de vez...foi rebocada. Mecanico chegou bateu na partida regulou o tal do platinado e pirilin pliplin...na primeira pegou. Então comentei com ele em colocar ignição eletronica. Ele me falou que platinado não encomoda nunca, desde que mantenha o eixo do rotor sempre levemente engraxado. Depois disso achei na internet um tal de FET-10 (instala com o platinado e isola somente o condensador) equaliza a corrente e diz que melhora a queima e tira aquelas oscilações do platinado. Comprei o bendito. Agora pergunto aos amigos. Alguém usa isso? realmente é milagroso?

abraço a todos.

Marco-Maga
13/12/2010, 16:18
Olá pessoal.
fim de semana tive um probleminha com minha F, descendo pro litoral do PR carregado, começou a falhar e quando faltava 1km pra chegar em casa abriu o pico de vez...foi rebocada. Mecanico chegou bateu na partida regulou o tal do platinado e pirilin pliplin...na primeira pegou. Então comentei com ele em colocar ignição eletronica. Ele me falou que platinado não encomoda nunca, desde que mantenha o eixo do rotor sempre levemente engraxado. Depois disso achei na internet um tal de FET-10 (instala com o platinado e isola somente o condensador) equaliza a corrente e diz que melhora a queima e tira aquelas oscilações do platinado. Comprei o bendito. Agora pergunto aos amigos. Alguém usa isso? realmente é milagroso?

abraço a todos.

Mac,

Na minha F parti pra ignição eletronica..

Fica mais economica e anda melhor...

Esse FET - 10, não conheço....:pensativo:

jeorge
13/12/2010, 17:07
nunca ouvi falar nisso!

MAC-F75
13/12/2010, 17:16
procurem no google.....tem varios depoimentos....

Denilsom
14/12/2010, 09:15
[QUOTE=MAC-F75;1326172]Olá pessoal.

Colega coloca igniçao eletronica essas invensões por ai não confio, ja a igniçao é coisa que saiu de fabrica em varios carros tudo estudado voce não vai passar raiva,fica ate mais economico, eu tenho uma do motor 4 cilindro OHC pra vender completa, tirei porque coloquei motor Diesel. abraço.

Miguelmf
14/12/2010, 09:29
Bom dia Mac,

Na minha eu tinha colocado um módulo semelhante a este (não lembro se era o FET), eles chamam de ignição assistida, porém um dia depois de uns 6 meses usando ele queimou do nada e me deixou na mão. Então parti para a ignição eletronica e até agora só tenho alegria, melhora bem o funcionamento do motor.

Outra vantagem que teve a ignição eletronica no meu caso é quanto a molhar o distribuidor, com o platinado, qualquer poça maior que eu passava o motor começava a ranhetar, agora já cheguei a mergulhar a F75 uns 50cm dentro da água e ela continuou a funcionar perfeitamente.

Abraço!

MAC-F75
14/12/2010, 10:07
.....então Miguel sei que a ignição eletrônica seria o ideal, mas pretendo manter minha princesa o mais próximo do original possível e como disse, já comprei o bendito, só falta instalar, coisa que vou fzr hj, mas mesmo assim agradeço os amigos pelas opiniões. (Denilsom, obrigado pela oferta).
grande abraço.

jkdaniels
14/12/2010, 11:47
Véio, qdo instalar posta aqui o que achaste, pois estou com um desses ha uns 2 meses e ainda nao instalei. Quanto a manter original, há 6 meses atras eu comprei a minha e a ideia era essa, porém mesmo depois de tendo feito o bf161 eu ja estou procurando um 151 de opala, bem como direcao e freios novos pois da muita incomodacao o sistema original, tu arruma, arruma e sempre tem uma m#rda pra fazer, sem contar a procura por peças originais.:parede:
Mas vai de cada um, grande abraço e boa sorte na tua.

Fornara
14/12/2010, 13:57
.....então Miguel sei que a ignição eletrônica seria o ideal, mas pretendo manter minha princesa o mais próximo do original possível e como disse, já comprei o bendito, só falta instalar, coisa que vou fzr hj, mas mesmo assim agradeço os amigos pelas opiniões. (Denilsom, obrigado pela oferta).
grande abraço.

Salve Mac!
Comprei tbem um sistema destes no ML, só que o meu é do Tonella e ainda não montei por estar reformando a F e o motor ainda estar fora... Gostaria de saber o resultado quando tiveres testado o seu, e depois posto aqui o que deu com o meu...
Abraço e boa sorte!:concordo:

MAC-F75
14/12/2010, 16:22
JKDaniels olhe...eu tive que fzr o meu bf tmb, isso faz uns 8 meses atras depois nunca mais me encomodei com ele e tem outra né o barulinho dum 6 caneco não tem igual né. Meu sistema de direção é da VW essa é uma alteração que no meu ponto de vista não tem como não fzr ja o resto acho desnecessário mudar, mas respeito sua ideia tmb. quanto ao FET10 vamos ver oq vai dar, devo instalar hj ou amanhã, ai posto algo sobre. grande abraço.

MAC-F75
14/12/2010, 16:26
Salve Fornara.
vamos ver se funciona esse trem mesmo. Minha F tava frouxa, ruim de pegar, tava dificil de pilotar....depois que troquei um simples platinado parece outro carro....ficou show. imagino que com esse sistema do FET10 deva melhorar aquelas oscilações de marcha lenta. hj a patroa ja arrumou outro compromisso, mas amanha sou todo da princesa, depois te conto como ficou. abraço.

Marco-Maga
14/12/2010, 18:03
Salve Fornara.
vamos ver se funciona esse trem mesmo. Minha F tava frouxa, ruim de pegar, tava dificil de pilotar....depois que troquei um simples platinado parece outro carro....ficou show. imagino que com esse sistema do FET10 deva melhorar aquelas oscilações de marcha lenta. hj a patroa ja arrumou outro compromisso, mas amanha sou todo da princesa, depois te conto como ficou. abraço.

Mac,

Se puder fotografa a instalação...

E depois diz como ficou....:concordo:

MAC-F75
20/12/2010, 15:15
boa tarde a todos.
cap. 1 da instalação do tal do FET10: aparelho fixado, fios ligados e partida chave na ignição......partida...........nada.
e vira e mexe revê a instalação e partida nada.
Liguei pro vendedor.....fiz tudo correto, mas não teve acordo. to devolvendo o aparelho para a troca. segundo ele pode estar queimado.
Aguardemos prox. capitulo.

abraço.

jkdaniels
20/12/2010, 15:23
Tava feito loco esperando o resultado, ehheheheheh. O meu é o Tonella, como estou com a viatura no meca hj regulando as valvulas, eh provavel que essa semana eu instale o meu. Vamos fazer assim: quem instalar primeiro mostra aqui.

Grande abraço.:mrgreen:

MAC-F75
20/12/2010, 16:59
JK bem provavel que vc instale primeiro hehehehehe, despachei hj pro cara até chegar e ele devolver vai ser 2011....rsss, mas vamos trocando ideia.
Esse seu ai deve ser melhor. eu vi no ML o anuncio do vendedor.
Imagine esse meu Fet10...ja veio com problema......
vamos ver oq dá.

jkdaniels
24/01/2011, 21:02
Mac, acabei de instalar (depois de muita procrastinação tomei coragem, hehehe) ficou perfeito, na lenta parece q o motor tá ronronando, pra ligar mal dá a partida e ele já pega e na estrada dei uma puxada e ficou perfeito, com respostas melhores.

Meu módulo de ignição assistida é o do Tonella, mas na verdade todos são muito similares.

Se depender da minha opinião pode colocar que é tiro dado e bugio deitado.

OBSERVAÇÃO:

Certifique-se de que o teu motor esteja bem regulado antes de colocar.

Abração.

MAC-F75
25/01/2011, 09:12
Salve Daniel.
Que boa noticia vc me deu. Eu estava até meio desanimado com isso, mesmo pq o meu modulo ainda não retornou, mas eu ja estava pensando em nem instalar com medo de ficar na mão. Semana passada estava conversando com um amigo que instalou numa C10, diz ele que ficou coisa linda, já fiqui + animado e agora com seu relato fico ainda + animado. Vou até ligar pro cidadão ver oq tá acontecendo que ainda não retornou.
grande abraço.

jkdaniels
07/02/2011, 10:31
Esse find dei uma esticada legal na Momosa pra testar a ignicao assistida, resultado:

PERFEITA.

No asfalto ela dava antes, a pau e corda, 75km/h, agora cheguei a 90 e poucos (mais que isso nao arrisquei pois ta com quase meia volta de folga na direcao).

Na estrada de terra ta perfeita tb e o motor nao grilou mais.

Ela ficou mais economica tb, ainda nao fiz a media, mas esta bebendo beeem menos.

Abraço a todos.

Marco-Maga
07/02/2011, 12:00
Esse find dei uma esticada legal na Momosa pra testar a ignicao assistida, resultado:

PERFEITA.

No asfalto ela dava antes, a pau e corda, 75km/h, agora cheguei a 90 e poucos (mais que isso nao arrisquei pois ta com quase meia volta de folga na direcao).

Na estrada de terra ta perfeita tb e o motor nao grilou mais.

Ela ficou mais economica tb, ainda nao fiz a media, mas esta bebendo beeem menos.

Abraço a todos.

Daniel,

Qual a diferença desse modulo para ignição eletronica? :pensativo:

Pq este modulo é instalado com ignição de platinado né?

jkdaniels
07/02/2011, 13:42
Marco

Esse módulo, como o próprio nome diz, assiste a ignição por platinado. Na verdade ele tira a corrente alta do platinado, que passa a atuar apenas como um sensor de ignição, isso deixa o mesmo com uma vida mais longa, pois nao queima mais. Por outro lado, como se trata de um circuito eletrônico, passa a controlar a ignição de uma maneira mais regular, o ponto não desregula mais tão facilmente, a queima do combustível se torna mais eficiente. É um circuito totalmente indepentente, qqr um instala.

Não é propaganda não, mas no meu velho bf, deu vida nova. Funciona com qualquer motor a platinado, essa semana deve estar chegando um modulo novo para a caravan do caseiro do meu pai. se quiser o contato, procura por
http://sites.google.com/site/mtonella/home

Abração

Marco-Maga
07/02/2011, 13:59
Marco

Esse módulo, como o próprio nome diz, assiste a ignição por platinado. Na verdade ele tira a corrente alta do platinado, que passa a atuar apenas como um sensor de ignição, isso deixa o mesmo com uma vida mais longa, pois nao queima mais. Por outro lado, como se trata de um circuito eletrônico, passa a controlar a ignição de uma maneira mais regular, o ponto não desregula mais tão facilmente, a queima do combustível se torna mais eficiente. É um circuito totalmente indepentente, qqr um instala.

Não é propaganda não, mas no meu velho bf, deu vida nova. Funciona com qualquer motor a platinado, essa semana deve estar chegando um modulo novo para a caravan do caseiro do meu pai. se quiser o contato, procura por
http://sites.google.com/site/mtonella/home

Abração

Daniel,

Obrigado, era só duvida mesmo.

na minha tô colocando ignição eletronica, fico mais tranquilo, num acredito muito em coisas eletronicas..

Ainda mais se tiver que atravesar um alagado..:concordo:

jkdaniels
07/02/2011, 18:40
Tudo bem veio, eu investi nessa solucao pois pretendo trocar de motor em breve, daí entre a ig. assistida e a ig. eletronica fiquei com a mais barata.

Abração.

Fornara
07/02/2011, 19:21
Tudo bem veio, eu investi nessa solucao pois pretendo trocar de motor em breve, daí entre a ig. assistida e a ig. eletronica fiquei com a mais barata.

Abração.

Grande JKdaniels! Cara me animei tbem com seu resultado, estou com a ignição do tonella guardada e assim que colocar o motor pra funcionar vou testar ela. Uma coisa que o Tonella recomenda é não retirar o condensador e caso aconteça uma pane é só desligar a ignição e religar o condensador e tocar em frente!
Valeu e um abraço:concordo:

jkdaniels
07/02/2011, 20:32
Exatamente o que fiz fornara, deixei o condensador quietinho ali no canto dele, só desliguei o cabo. Caso dê pane, volta tudo como era antes.

Fernando Massad
07/02/2011, 20:41
Galera,
com todo respeito a quem gosta de "FET", "Tonela" e similares, aqui e em outros fóruns li vários comentários que noticiam que é bom só no começo.... em pouco tempo começam a fazer raiva no dono da viatura. Tal qual platinado mesmo. Nos primeiros dias após a troca vai tranquilo, daí a pouco começam as dores de cabeça. Parada no meio da trilha pra regular, trocar, e o pessoal atrás te chamando de tranca trilha..hehehehehe
Entrei aqui no tópico porque meu Willys tem motor GM 151. Há pouco tempo, depois de passar bastante raiva com paltinado resolvi dar fim nele e adaptar uma Ignição eletrônica. Pesquisei sobre essas invenções e pra ser sincero só vi nego reclamando.
Optei pela IE mesmo e o Jeep virou outro. Comprei aqui na min ha cidade por R$ 300,00 e eu mesmo instalei. Depois da adaptação já fiz várias trilhas e até agora só alegria. Marcha lenta redondinha, sem falhas em qualquer rotação, mais força e melhor cionsumo....:dance:
Abçs a todos:concordo:

Marco-Maga
07/02/2011, 20:50
Grande JKdaniels! Cara me animei tbem com seu resultado, estou com a ignição do tonella guardada e assim que colocar o motor pra funcionar vou testar ela. Uma coisa que o Tonella recomenda é não retirar o condensador e caso aconteça uma pane é só desligar a ignição e religar o condensador e tocar em frente!
Valeu e um abraço:concordo:

Fornara,

Do jeito que vc esta fazendo a sua viatura, eu particularmente colocaria uma Ignição eletronica, é uma vez só e sem dor de cabeça..

Pense bem!!!:pensativo:

Fornara
08/02/2011, 21:14
Fornara,

Do jeito que vc esta fazendo a sua viatura, eu particularmente colocaria uma Ignição eletronica, é uma vez só e sem dor de cabeça..

Pense bem!!!:pensativo:

Pois é marcão, sei que vc tem razão, mas como não vou usar a F pra trilha e colocar ela pra trabalhar de vez em quando...:pensativo: Tô dando desculpas devido a despesa que não tô afim (entenda: Não podendo$$) de fazer agora :lol: Mas vou levar seu conselho a termo na hora que esta ig. assistida me deixar na estrada...Abraço:concordo:

Marco-Maga
08/02/2011, 22:49
Pois é marcão, sei que vc tem razão, mas como não vou usar a F pra trilha e colocar ela pra trabalhar de vez em quando...:pensativo: Tô dando desculpas devido a despesa que não tô afim (entenda: Não podendo$$) de fazer agora :lol: Mas vou levar seu conselho a termo na hora que esta ig. assistida me deixar na estrada...Abraço:concordo:

Fornara,

É isso ai, cada um sabe do seu...

Mas deixe na lista esta opção, que alias pode ser o seu problema de falha no motor..:concordo:

Precisando de algo me fale que vejo aqui em Sp..

Fornara
09/02/2011, 14:44
Fornara,

É isso ai, cada um sabe do seu...

Mas deixe na lista esta opção, que alias pode ser o seu problema de falha no motor..:concordo:

Precisando de algo me fale que vejo aqui em Sp..

Beleza e obrigado Marcão!:concordo:

NILO WITT MARINHO
09/02/2011, 22:54
Boa noite pessoal....
Sou novo aqui no forum e estava dando uma olhada neste tópico e não posso deixar o meu comentário sobre a ignição.
Pois bem temos uma F75 com motor BF 161 e entre essas ignições assistidas cheguei a comprar uma mas colocamos e nada de funcionar, entrei em contato com o cara e ele falou que era mal instalação, bom nem cogitei em bater boca e colocamos uma IE direto, colocamo uma do motor falcom argentino, ficou muito bom mesmo, principalmente na água, usamos ela em trilha e passamos em poças com água na meia porta sem falar que o bixo fica mais esperto.
Bom era isso e espero ter contribuído

Cleberconte
13/02/2011, 21:02
Pois eu tambem coloquei um I.E. depois de muito sofrer com os platinado. o sistema de platinado é bom, o problema que os platinados novos tem desgaste mais acentuados e desregulão muito rapido, no meu caso a cada 15 dias tinha que dar uma reguladinha. e a cada 60 dias um novo platinado. certo dia cansei dessa regulagem e comprei um kit de I.E pela internet paguei no donatti R$ 350,00, troquei em casa e nunca mais me incomodei .. teve um aumento consideravel na potencia e na economia.

A questão principal é analizar o custo/beneficio, no meu caso foi otimo pois utilizo a F-75 todos os dias .. pelo menos uns 50km por dia

MAC-F75
15/02/2011, 13:51
Olá pessoal.....voltando depois de muito tempo sem mexer na F.
Esse fds voltei a "tentar" instalar o tal módulo FET10, olhe, ou eu sou muito burro ou o trem não é plug and play, instalei todos os malditos fiozinhos como devem ser instalados, li e re-li o manual (porra coisa muito simples). mexi na regulagem do platinado e nada de funcionar. Decisão final: Alguém quer comprar um módulo? hahahahahahahaha

NILO WITT MARINHO
15/02/2011, 14:39
hahahaha cara cheguei a comprar uma caixinhas dessas eletrônicas, mas fui testar num jeep de um amigo meu que é a platinado e o cara é eletricista de automóveis aqui na minha cidade, um dos melhores, e qual a surpresa colocamos a porqueira lá e nada de funfar,mexemos aqui ali e nada, voltamos ao platinado hehehehehehehe

jkdaniels
15/02/2011, 16:36
Esse fds voltei a "tentar" instalar o tal módulo FET10, olhe, ou eu sou muito burro ou o trem não é plug and play, instalei todos os malditos fiozinhos como devem ser instalados, li e re-li o manual (porra coisa muito simples). mexi na regulagem do platinado e nada de funcionar. Decisão final: Alguém quer comprar um módulo? hahahahahahahaha

Mac, vamo ve se consigo te ajudar: No meu caso (tonella) sao 4 fios: preto (liga no terra), vermelho (+bobina), azul (-bobina) e verde (platinado)

1: desliga o condensador que esta no distribuidor

1.1: o fio verde (ou similar) que vem da bobina e liga no condensador/platinado, desliga e reserva (pra caso de pane, eu isolei a ponta do meu e enrolei).

2: se tiver condensador reserva na bobina desliga tb

3: liga o fio preto no negativo da bateria

4: vermelho no positivo da bobina, azul no negativo.

5: se o teu fet tem um led, feito essas ligacoes, se tu ligar o carro (só a geral, sem virar o motor) ele tem que acender esse led.

posta fotos ai pra tentarmos descobrir o que pode ser.

Fornara
15/02/2011, 17:11

MAC, faça o que o Daniel falou. Mas tô achando que este negocio é meio loteria, pra uns funciona e outros nada!!:x
O Tonella recomenda trocar o platinado por um novo e remover a proteção dele com Tinner! Tu fez isso:?:
Outra coisa que recomenda é trocar a bobina por uma 067 (vermelha).
Pior é fazer este investimento e não dar em nada:putz:
Abraço e vamos tentando!!:lol:

Marco-Maga
15/02/2011, 23:49
MAC, faça o que o Daniel falou. Mas tô achando que este negocio é meio loteria, pra uns funciona e outros nada!!:x
O Tonella recomenda trocar o platinado por um novo e remover a proteção dele com Tinner! Tu fez isso:?:
Outra coisa que recomenda é trocar a bobina por uma 067 (vermelha).
Pior é fazer este investimento e não dar em nada:putz:
Abraço e vamos tentando!!:lol:

Fornara,

A minha ja esta com a ignição eletronica...:concordo:

Ta show de bola...

Da uma olhada la no meu tópico...:lol:

Jáque é pra gastar, vamos gastar de uma vez só..

MAC-F75
16/02/2011, 11:40
...bom dia a todos.
então JK e Fornara.....ta tudo novo (platinado+rotor+tampa) e os cabos estão ligados exatamente como o JK indicou.....o led acende normal com a chave ligada.
fds vou levar no eletric., mas aquele gostinho de "eu fiz" já perdi. to desanimadão com esse trem e ainda + pq tenho visto muito comentários negativos desses modulos.
Bem...vamos ver oq o eletric. fala. Estou relutando em colocar uma I.E. para deixar original, ainda mais pq não uso muito a F então pra mim vale a pena deixar com platinado. grande abraço a todos.

Marco-Maga
16/02/2011, 12:30
...bom dia a todos.
então JK e Fornara.....ta tudo novo (platinado+rotor+tampa) e os cabos estão ligados exatamente como o JK indicou.....o led acende normal com a chave ligada.
fds vou levar no eletric., mas aquele gostinho de "eu fiz" já perdi. to desanimadão com esse trem e ainda + pq tenho visto muito comentários negativos desses modulos.
Bem...vamos ver oq o eletric. fala. Estou relutando em colocar uma I.E. para deixar original, ainda mais pq não uso muito a F então pra mim vale a pena deixar com platinado. grande abraço a todos.

Mac,

A IE não tira a originalidade..

E por vc usar diariamente a F ai mais ainda vc devia colocar a IE, fica mais rapida, mais economica, mais confiavel, etc..:concordo:

dsamaz
28/06/2011, 16:57
Olá colegas, registro que instalei e funcionou o Fet10 comigo sem problemas. Eu mesmo instalei rapidinho (uns 10-15 min.)

Só tive um pequeno contratempo na instalaćão, pois eu tinha retirado o fio positivo original da bobina (q vem da chave) e ligado o fio vermelho do fet 10 no positivo da bobina. Isto não é o correto. O certo é que o positivo da bobina fique com dois fios: o vermelho do FET 10 e o positivo que vem da chave. Assim o aparelho funciona. (vamos ver até quando he he)

Não tirei o condensador (na verdade não sei sequer se tem ele no sistema).
A bobina, nunca deve ser aquelas de ignićão eletrônica vermelha kw12v, códigos acima de 059. O certo é utilizar as prateadas (e12v / cod. 038) ou azuis (k12v / cod. 049).

Fica a dica para o BF161 original.
Tomare que funcione por um longo tempo.

T+
Daniel

dsamaz
28/06/2011, 17:15
Além de usar a bobina correta, seria legal verificar a resistência da bobina, para ver se está dentro dos valores aceitos. Segue tabela dos valores:

Modelo / Resist. Primário / Resist. secundário
E 12 V / 3,1 ... 4,2 / 4,8 ... 8,2
K 12 V / 2,9 ... 3,8 / 6,5 ... 10,8
KW 12V / 1,2 ... 1,6 / 5,2 ... 8,8
Não adianta nada utilizar uma e12v com resistências assemelhadas às kw12v, pois estragará o módulo do mesmo jeito. Pela tabelinha acima percebe-se o porque de não pode utilizar as bobinas kw12v (elas "enchem" rápido demais).

Para medir, qq multímetro universal pode ajudar.
Primeiro é nescessáiro saber a resistência do próprio aparelho medidor (encostar um conector no outro - anote o valor e veja q nunca "zera").

Depois, para ver a resistência no primário, um conector no negativo da bobina e o outro no positivo, subtraindo do resultado o valor de resistência do medidor.

Para ver a resistência no secundário, um conector no negativo e o outro no conector do meio (saída para o distribuidor).

Obs: desligar os cabos na bobina antes disto.

T+
Daniel

jkdaniels
28/06/2011, 19:04
Bah entao foi por causa da bobina errada que eu fritei a minha, eu tava com uma kw12v e ela derreteu. Dai comprei uma nova (kw12v) e coloquei, terei de ver uma resistencia pra colocar entao.

Fornara
02/07/2011, 13:51
Além de usar a bobina correta, seria legal verificar a resistência da bobina, para ver se está dentro dos valores aceitos. Segue tabela dos valores:

Modelo / Resist. Primário / Resist. secundário
E 12 V / 3,1 ... 4,2 / 4,8 ... 8,2
K 12 V / 2,9 ... 3,8 / 6,5 ... 10,8
KW 12V / 1,2 ... 1,6 / 5,2 ... 8,8
Não adianta nada utilizar uma e12v com resistências assemelhadas às kw12v, pois estragará o módulo do mesmo jeito. Pela tabelinha acima percebe-se o porque de não pode utilizar as bobinas kw12v (elas "enchem" rápido demais).

Para medir, qq multímetro universal pode ajudar.
Primeiro é nescessáiro saber a resistência do próprio aparelho medidor (encostar um conector no outro - anote o valor e veja q nunca "zera").

Depois, para ver a resistência no primário, um conector no negativo da bobina e o outro no positivo, subtraindo do resultado o valor de resistência do medidor.

Para ver a resistência no secundário, um conector no negativo e o outro no conector do meio (saída para o distribuidor).

Obs: desligar os cabos na bobina antes disto.

T+
Daniel

Admiro quem entende do assunto, mas pra mim tudo isso é grego, rsrsrsrsrs. A minha bobina é prateada e em cima tem os numeros: No negativo o nº 1. No Positivo o nº 15 e no centro (cabo) o nº4. Não tenho a menor noção do que isso quer dizer, e pior, acho que estou muito velho para aprender, rsrsrsrs. É da Olimpic.
Alguém aí me diga alguma coisa pois minha ignição Tonella até agora não funcionou. Tentei ver se dava faisca sem a ignição (no modo normal) e nada, agora trouxe ela pra cidade pra levar no eletrecista e ver se não esta pifada!

Fontoura
03/07/2011, 20:47
Olha,

Coloquei um FET 10 na minha rural com um BF 161 pois tinha idéia de trocar em seguida o motor, e não compensaria comprar uma IE para ele. Ficou redonda!
Depois comprei um opala 6 e TCHAN!!! O cara me mandou com platinado. Como queria fazer rodar logo, liguei com o FET novamente. Até agora não incomodou!
Vamos ver até onde vai!
Mas estou procurando um distribuidor eletrônico para qualquer eventualidade.
Abraços!

jkdaniels
04/07/2011, 10:57
Cara, meu caso era o mesmo do Fontoura, não queria mais investir no bf véio de guerra e botei o Tonella. Gostei muito, tá redondinho e faz 6 meses q não toco no platinado, esse find tava 5 graus aqui no sul e a ruralzita tava dando coice na cola. Fiz um passeio pela colonia e não incomodou nada, fora o fato de que é acionar a ignição e ela pega sem problema. Só estou encucado com esse lance da bobina que o dsamaz falou, pois a minha é a kw12v vermelha. Aos entendidos, então eu precisaria colocar um resistor em algum ponto desse circuito entre o módulo e a bobina? é isso? e qual o valor do resistor?

Abração a todos.

dsamaz
04/07/2011, 19:49
Olá JkDaniels, faz logo o certo e coloca a bobina azul (ou prata).

Você pode colocar um resistor entre o módulo e o terminal negativo, mas esta resistência precisa ter grande poder de dissipaćão (vai ficar caro!). 100W ou mais!

O valor da resistência é justamente a diferenća de resistência entre a bobina vermelha e a azul.
De 1,2Ohm até 2,9Ohms, temos aproximadamente 1,5 Ohm.

Então, divirta-se. Compra uma resistência que dê mais de 100W por 1,5Ohm.
Vc pode comprar 3 resistência de 0,5Ohm x 30W e ligá-las em série. Ou comprar 3 resistência de 4,5 Ohms e ligá-las em paralelo. Obs: o conjunto de resistências devem ser capaz de dissipar muito calor.

E algo mais: acredite, não vai prestar!
É melhor vc colocar bobina azul ou prata.

T+
Daniel

Cara, meu caso era o mesmo do Fontoura, não queria mais investir no bf véio de guerra e botei o Tonella. Gostei muito, tá redondinho e faz 6 meses q não toco no platinado, esse find tava 5 graus aqui no sul e a ruralzita tava dando coice na cola. Fiz um passeio pela colonia e não incomodou nada, fora o fato de que é acionar a ignição e ela pega sem problema. Só estou encucado com esse lance da bobina que o dsamaz falou, pois a minha é a kw12v vermelha. Aos entendidos, então eu precisaria colocar um resistor em algum ponto desse circuito entre o módulo e a bobina? é isso? e qual o valor do resistor?

Abração a todos.