Ver Versão Completa : Líquido refrigerante Motul Inulgel Expert.
Olá amigos, desculpem se esse tópico for repetido mas a ranger está na revisão de dois anos e preciso de opniões a respeito da Motul.
Ocorre que o manual pede a troca do fluido do radiador agora aos dois anos e eu não quero deixar que coloquem água da torneira no motor da minha ranger. Conversei com o consultor e ele me falou que o recomendado pelo chefe da oficina é apenas água da torneira com DOIS litros de aditivo da ford...
Como sabemos que está totalmente errado encontrei em um distribuidor daqui esse Motul Inulgel Expert que além de atender a norma ford ainda vem preparado e custa relativamente barato, 14 reais o litro. O original motorcraft custa 44 reais o litro.
Então, posso confiar? Inclusive vou aproveitar e comprar o óleo da caixa com eles e trocar em casa.
Inulgel Expert:
http://www.sakamotomotul.com.br/produto/26/inugel_expert_
Dexron III
http://www.sakamotomotul.com.br/produto/22/dexron_iii_
TylerNTL
13/12/2010, 13:58
Até onde sei o melhor CB para aditivos do radiador é um que vem com o logo da MWM e é vendido nas autorizadas a ser utilizado na proporção 1:30 pelo que lembro não custa nem R$ 10.
Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 14:14
Até onde sei o melhor CB para aditivos do radiador é um que vem com o logo da MWM e é vendido nas autorizadas a ser utilizado na proporção 1:30 pelo que lembro não custa nem R$ 10.
X2 e com o aditivo original pode usar água de torneira sim...
RGamaJr_4x4
13/12/2010, 14:19
X3
porém paguei R$ 20 no MWM por aqui.
Alguém saberia informar o preço do reservatório de expansão. Na próxima troca do líquido pretendo colocar um novo.... reservatório amarelado dá um aspecto ruim ao motor.
Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 14:28
X3
Alguém saberia informar o preço do reservatório de expansão. Na próxima troca do líquido pretendo colocar um novo.... reservatório amarelado dá um aspecto ruim ao motor.
Na MWM daqui custa menos de R$8,00. Eu paguei no reservatório uns R$30,00, mas é só levar no posto e jogar dentro um ativado (solupan) que ele fica branquinho outra vez...
RGamaJr_4x4
13/12/2010, 14:38
Na MWM daqui custa menos de R$8,00. Eu paguei no reservatório uns R$30,00, mas é só levar no posto e jogar dentro um ativado (solupan) que ele fica branquinho outra vez...
A autorizada MWM daqui nunca tem nada e quando tem é caro.
Quanto ao reservatório vou consultar na Ford daqui.
No Mercado Livre já vi por R$ 59,00!
Me pediram 30 pila nesse mwm...mas nao tinha...
Se vc usar a picape em estrada de chao, aproveite e tire o radiador e faça a limpeza da colmeia do radiador e do intercooler. São 4 parafusos e é super facil de tirar e por.
O meu usado em trilha tava todo entupido...agora limpo a picape é outra...ta super fria...só nao despenca pq a valvula mantem.
Acabei comprando o Motul mesmo. A ranger ta novinha ainda, apenas 24000km rodados. Vou trocar por ser chato com isso mesmo mas nem precisava.
Não concordo muito em colocar água da torneira no sistema de arrefecimento, ela contém muito cloro e sujeira. O cloro acaba reagindo e alterando as propriedades do anticorrosivo.
Quanto a proporção o manual é claro, 50% de cada um. Um ou dois litros ficam muito longe dos 6 necessários.
Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 16:17
Acabei comprando o Motul mesmo. A ranger ta novinha ainda, apenas 24000km rodados. Vou trocar por ser chato com isso mesmo mas nem precisava.
Não concordo muito em colocar água da torneira no sistema de arrefecimento, ela contém muito cloro e sujeira. O cloro acaba reagindo e alterando as propriedades do anticorrosivo.
Quanto a proporção o manual é claro, 50% de cada um. Um ou dois litros ficam muito longe dos 6 necessários.
Vai fazer uma grande bobagem.
A MWM tem um monte de literaturas que explica em detalhes interação das peças de alumínio com certos tipos de aditivos e principalmente a mistura deles.
Melhor seria se tivesse usado o original da Ford sem correr o risco de um ser contaminado com o resíduo do outro....
Pequeno jr
13/12/2010, 16:30
Po .. 390 mil km eu sou coloquei agua da tornei e nem por isso tive problema algum com cabeçote e etc. Ah sim .. tive do selo do bloco pq foi o contrario ... nunca usei aditivo e no dia que coloquei 2litros e os selos do bloco do motor foram embora.
Tem coisa meio folclorica de colocar agua demirenalizada (sei lá se é assim que se escreve) .. que nunca fiz e nunca tive problema do ponteiro subir em todo meu uso da Ranger.
Hoje em dia, apos ter feito o motor uso a mesma água da torneira com aditivo MWM que aqui custa R$ 12,00
Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 16:33
Po .. 390 mil km eu sou coloquei agua da tornei e nem por isso tive problema algum com cabeçote e etc. Ah sim .. tive do selo do bloco pq foi o contrario ... nunca usei aditivo e no dia que coloquei 2litros e os selos do bloco do motor foram embora.
Tem coisa meio folclorica de colocar agua demirenalizada (sei lá se é assim que se escreve) .. que nunca fiz e nunca tive problema do ponteiro subir em todo meu uso da Ranger.
Hoje em dia, apos ter feito o motor uso a mesma água da torneira com aditivo MWM que aqui custa R$ 12,00
Eu fiz a bobagem de usar paraflu. Me custou um radiador...
NGDaniel
13/12/2010, 17:11
Ah eu botaria uma agua destilada..
compra um galaosinho de 5 litros nao custa muito...
O que ABUNDA não prejudica, nesse caso principalmente..
PS. um cara uma vez me disse que aquele que ja vem diluido (nao me lembro o nome) é uma furada.. falou que costuma a dar problema, mas nao me lembro o que.. alguem sabe disso ???
Disse que é melhor o que é pra se diluir..
TylerNTL
13/12/2010, 20:41
Se vc usar a picape em estrada de chao, aproveite e tire o radiador e faça a limpeza da colmeia do radiador e do intercooler. São 4 parafusos e é super facil de tirar e por.
O meu usado em trilha tava todo entupido...agora limpo a picape é outra...ta super fria...só nao despenca pq a valvula mantem.
Dá para fazer em casa mesmo?
Qual a técnica para limpar a colméia? É só deixar circular água ou faz alguma coisa a mais?
Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 20:58
Dá para fazer em casa mesmo?
Qual a técnica para limpar a colméia? É só deixar circular água ou faz alguma coisa a mais?
A MWM recomenda usar um flush antes de esgotar a agua pra limpar e neutralizar os vestígios do aditivo anterior. Existe um vendido também com a marca MWM...
Renatopami
13/12/2010, 21:09
Eu gosto de aditivo original(claro).....de preferência já diluído......não preciso me preocupar quantos litros tem o sistema,se fica água no bloco,se a proporção está correta,se a água tem cloro ou se coloca água desmineralizada,etc,etc,etc......ABS!!
Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 21:28
Eu gosto de aditivo original(claro).....de preferência já diluído......não preciso me preocupar quantos litros tem o sistema,se fica água no bloco,se a proporção está correta,se a água tem cloro ou se coloca água desmineralizada,etc,etc,etc......ABS!!
O problema é o preço. Um litro do aditivo origina Ford deve estar beirando os R$30.00 X 6 enquanto o concentrado de 250ml do MWM feito para ser diluido em 15litros custa menos de R$8,00.
Em tempo: Eu tô estimando R$8,00 porque tem muito tempo que comprei, mas quando comprei paguei R$2,50 no frasco de 250ml.
Caramba vocês me desanimaram. O aditivo está nas mãos do consultor da ford mas ainda não drenaram o velho. To quase mandando cancelar a troca e vendo o que eu faço com o maledito aditivo. Afinal a "água" ta verdinha ainda e o carro não tem 30000km rodados...
Em tempo: essa tabela da ford é uma porcaria, o cara nem lançar a OS direito fez. Me apresentou a facada de 1180 paus e falou que era isso. Bati o pé e ele deixou por "apenas" 900 mangos mas não ficou claro o que ia fazer. Fiz um monte de observações na OS e amanhã passo lá pra ver como ficou. Na revisão de 1 ano e meio nem olhar nível de óleo da caixa, ct e diferenciais lembraram.
Essa revisão é a última em garantia e eu queria reclamar de algumas coisinhas. Depois dela minha ranger só pisa na concessionária quando eu for comprar alguma peça lá, e fica no estacionamento. Oficina deles só se não tiver escolha....
Renatopami
13/12/2010, 21:41
O problema é o preço. Um litro do aditivo origina Ford deve estar beirando os R$30.00 X 6 enquanto o concentrado de 250ml do MWM feito para ser diluido em 15litros custa menos de R$8,00.
Em tempo: Eu tô estimando R$8,00 porque tem muito tempo que comprei, mas quando comprei paguei R$2,50 no frasco de 250ml.
Isso é verdade.....na nissan me cobraram 80,00 pelo litro de aditivo do sentra....aí perguntei quantos litros tem o sistema.....eles nem sabem direito:parede:
Deram um chute e falaram que tem 10 litros......legal não......800,00 de aditivo de radiador....:palmas:
Mas vou averiguar direito essa estória.......:pensativo:
ABS!!!!
RGamaJr_4x4
13/12/2010, 22:09
Achei um frasco vazio do que uso. Uso com água bidestilada já que tenho à disposição e sem custo.
Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 22:20
Achei um frasco vazio do que uso. Uso com água bidestilada já que tenho à disposição e sem custo.
Só que esse aí é o antigo. O novo é o concertado...
RGamaJr_4x4
13/12/2010, 22:24
Só que esse aí é o antigo. O novo é o concertado...
Esse eu comprei uns 7 meses atrás ou mais. É de cor vermelha.
Mas esse de 250ml é só anticorrosivo ou aditivo?
Milton C.
13/12/2010, 22:31
Para o bem de todos, disponibilizo para quem quiser, pois tenho 4 destes sobrando.
O meu é o 012 da MWM.
Eu tenho por que comprei pra trocar, quando a minha picape fez o Recall, botaram só água (imaginem minha raiva), isso por que era na concessionária.
Depois, quando vi que tinha de misturar na proporção, acabei desistindo e comprei um da Nissan mesmo.
Abraços!
Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 22:38
Esse eu comprei uns 7 meses atrás ou mais. É de cor vermelha.
Mas esse de 250ml é só anticorrosivo ou aditivo?
Ambos têm a mesma função: aditivo anti-corrosivo para evitar a ferrugem, a cavitação e a formação de depósitos de sais.
Antigamente existia um anticorrosivo e um aditivo em frascos de 1 litro. Hoje só existe um que é mais concentrado e é verde em frasco de 250ml...
Pequeno jr
13/12/2010, 22:45
Rc ... é só você pegar o teu manual .. olhar os itens que são trocados na revisão e ver o preço no site da ford.
Pronto .. tem que bater preço do que você vai pagar com o que está descrito lá.
Se não bateu ... é só falar a palavra mágica ... ou você cobra o valor estipulado pela Ford ou eu ligo agora no SAC ford.
Pior coisa que pode ocorrer a um consultor é ter problemas no SAC.
Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 22:48
Dicas para o uso correto
• Mantendo o nível de água do sistema dentro do especificado, assim como a pressurização do sistema, utilizando as tampas do radiador com as pressões recomendadas pelo fabricante.
• Utilize água sempre limpa e aditivada com Anticorrosivo MWM no sistema de arrefecimento, obedecendo as devidas proporções.
• Use sempre um bom aditivo. Ele deve conter anti-corrosivos e nitrito, que evita a cavitação.
• Procure inspecionar diariamente o nível de água do radiador. Mantenha sempre uma reserva com água já aditivada. Ele serve para completar o nível em caso de necessidade e evitando o comprometer a concentração do aditivo. Deve ser adicionado diretamente ao radiador na dosagem inicial de dois frascos para cada 30 litros de água e, após 15.000 km, adicionar um frasco para cada 30 litros de água.
Essa são as recomendações da MWM. Reparem o cuidado da MWM com as proporções agua/aditivo e Notem no último parágrafo a recomendação pra o caso da necessidade de completar o nível não usar agua sem aditivo.
TylerNTL
14/12/2010, 08:21
Mas tira o radiador fora e faz o que com ele? É só circular água com pressão ou tem alguma técnica?
RGamaJr_4x4
14/12/2010, 09:07
Mas tira o radiador fora e faz o que com ele? É só circular água com pressão ou tem alguma técnica?
Acho que o Walter te respondeu na página anterior.
TylerNTL
14/12/2010, 13:14
Acho que o Walter te respondeu na página anterior.
Walter só falou do flush.
Até onde sei, para usar esses flushs não precisa desmontar o radiador.
Eu quero saber é oque fazer após desmontar o radiador para deixar o sistema mais limpo. No meu entendimento circular água com ele fora da viatura não será muito melhor que circular a água com ele no lugar.
RGamaJr_4x4
14/12/2010, 15:20
Tenho até medo de usar flush e acabar de "corroer" algo que já está meio baleado e eu não sei, como os selos.
Tira o radiador, regula a pressão da lavadora e lave toda a colmeia, por fora.
Lave ele de preferencia na horizontal, sobre tijolos ou coisa assim, para que o barro que sair nao ficar nele.
Lave na direção das aletas. Se tiver amassadas, desentorte com algo em plastico.
Lave dos dois lados.
Remonte, tire o tampão de cima e abasteça. Qdo parar de sair o ar, coloque o aditivo. Liga o motor em lenta e remova o resto do ar, se necessário.
Bom serei o primeiro a testar o produto da Motul. Como já tinha comprado mandei colocar ele mesmo. Parece ser muito bom e é importado da frança.
Só um adento:
Minha ranger só entra na contauto de vila velha a passeio. Se quebrar um parafuso na frente e não puder rodar vai de guincho pra qualquer lugar bem longe dela. Estou muito puto com eles e vou levantar a bola. Mentirosos e desonestos, mando trocar o óleo de freio e apenas conferiram o nível, mas cobraram a troca né? Fiquei 2 horas esperando trocarem o fluido de freio e só fizeram depois de brigar bastante e esfregar o manual na cara do chefe da oficina.
Perguntei a dois mecânicos, ao consultor e ao chefe da oficina se conferiram o nível do óleo da caixa/ct, só se fizeram isso por telepatia ou ultra som, o bujão de nível da caixa tem até lama por cima dele....
Muita calma nessa hora. Rasguei 300 reais hoje, merda.
NGDaniel
16/12/2010, 07:04
Temos de esculachar essas css nos sacs das montadoras, so assim poderemos melhorar, quem sabe, esse atendimento horroroso delas..
Pequeno jr
16/12/2010, 07:29
POis é .. como o RC foi o último que teve problema com essa CSS. ele poderia era entrar em contato com o SAC ford e meter a caneta.
Falar de todos os erros, problemas, preços, falta de confiabilidade e etc.
Só assim para melhorar algo ... e quem sabe eles até pedirem desculpas
POis é .. como o RC foi o último que teve problema com essa CSS. ele poderia era entrar em contato com o SAC ford e meter a caneta.
Falar de todos os erros, problemas, preços, falta de confiabilidade e etc.
Só assim para melhorar algo ... e quem sabe eles até pedirem desculpas
Será feito, é só eu pegar meu focus, que com 1000km, já está trocando os batentes dos amortecedores dianteiros. Só deixei ele lá pois fui com ele buscar a ranger. Se desse pra dirigir dois carros ao mesmo tempo eu não teria deixado o focus lá.
Mas o SAC será acionado por e-mail. Posto notícias aqui!
VALDINEIS
16/12/2010, 16:16
X3
Aqui em Taguatinga-DF, custa R$ 50,00, se for igual ao da Ranger 2.000.
TylerNTL
13/01/2011, 22:49
Completando o tópico...
Segue a cobra morta, o pau (NF de compra na JS peças) eu não sei onde está mas podem acreditar que foi 8 conto.