PDA

Ver Versão Completa : Buchas de PU - Durabilidade



majf
17/04/2005, 21:32
Boa noite,

Amigos, estou com um problema e gostaria de saber se já tiveram a mesma experiência. Comprei no ano passado um Jota 2001 que estava parado há algum tempo, um dos itens de manuteção que tive que fazer foi trocar as buchas que estavam ressecadas por outras novas e optei por comprar de PU (compradas na Alpina). Entretanto, depois de 3 meses de uso, praticamente somente rodando no asfalto, elas estão se deteriorando, se desfazendo literalmente, principalmente as do calço da carroceria e as dos triângulos de suspensão.

Alguém já passou por isso? Será que ainda encontro em algum lugar as do modelo antigo, de borracha com reforço em aço no centro?

Um abraço

gvogetta
17/04/2005, 22:30
Caro Majf,


Também tive problemas com as buchas de PU. Percebi que em algumas posições dos tirantes, por exemplo, as de PU desgastam mais. Desta forma optei por usar buchas de borracha em algumas posições e continuar com as de PU em outras. Acontece também que as buchas de PU que muitas lojas vendem são de um material muito duro, que quebra e esfarela à toa. Ultimamente estava usando (estou com a viatura parada há mais de 1 ano) um jogo misto, com Nylon e Borracha (algumas peças de Nylon e outras de borracha).

As de borracha vc pode comprar as da GM D-20 ou da Ford F-4000 que servem. Pode também mandar fazer em Nylon ou PU em algum torneiro, levando as antigas de modelo. Fica bem mais barato...

Se preferir comprar as originais, o César da Torque Máximo talvez as tenha...

Saudações,

Wallace
18/04/2005, 08:11
Normalmente todas essa buchas deveriam ter uma alma ou tubo de aço.

gvogetta
20/04/2005, 00:55
Caro Wallace,

Infelizmente a maioria das buchas de PU vendidas nas lojas especializadas em JPX não têm esta alma de metal... Já as de borracha, quando são encontradas, quase todas têm. Realmente este detalhe faz bastante diferença. Por isso recomendo a quem puder, que mande fazer as de PU ou Nylon num torneiro, que poderá confeccioná-las com o anel central em aço e por um custo razoavelmente mais baixo que nas lojas, com maior qualidade inclusive :wink:

Saudações,

J. Alberto Berwanger
30/04/2005, 21:39
Boa noite a todos

Comprei um tarugo de PU fiz algumas buchas (Não p/ o Jota)
Duraram 3 meses, nem a pior borracha duraria tão pouco.
Resultado, não era PU, era algo parecido mas não PU.
O teste foi c/ o querosene, em uma semana, ataca e o material e esfarela.

Eu voltei para a velha borracha c/ reforço metálico.

Alberto

Marcelo R. A. da Cunha
30/04/2005, 21:52
Getulio,

Vc sabe de que carro sao as buchas do triangulo dianteiro?? e as dos braços da barra estabilizadora??

rgds,

Marcelo

gvogetta
30/04/2005, 23:03
Marcelo,

"Buchas e coxins da suspensão:

Além das originais de borracha da JPX (raras de encontrar atualmente) existem as de Poliuretano, mais resistentes (e mais caras) que podem ser encontradas nas lojas especializadas em JPX. Os coxins são os mesmos utilizados na caminhonete Ford F-4000 e GM D-20. Estas peças podem ser fabricadas em poliuretano por qualquer torneiro, desde que se disponha das medidas corretas das mesmas."

(Material extraído do site .: Mundo JPX :. (http://jpx.4x4brasil.com.br))

Saudações,

gvogetta
30/04/2005, 23:09
Boa noite a todos

Comprei um tarugo de PU fiz algumas buchas (Não p/ o Jota)
Duraram 3 meses, nem a pior borracha duraria tão pouco.
Resultado, não era PU, era algo parecido mas não PU.
O teste foi c/ o querosene, em uma semana, ataca e o material e esfarela.

Eu voltei para a velha borracha c/ reforço metálico.

Alberto

Alberto,

Deve ter sido algum tipo de Nylon, que é muito parecido com PU e muita gente (inclusive os vendedores) confundem... O PU quebra, trinca, mas não esfarela, mesmo em contato com óleo ou querosene.

Saudações,

J. Alberto Berwanger
30/04/2005, 23:46
Getúlio,

Até pode ser, não domino esta área, mas que esfarelou, esfarelou...
Acho que estava c/ data vencida :lol: :lol: :lol:

Abraço
Alberto

Luiz Gustavo Mayr
01/05/2005, 12:17
Também tenho buchas de poliuretano no meu CJ e se pudesse escolher hoje compraria as do Toyota, de borracha e atendem uma area maior...

Correa
07/07/2005, 20:07
Caro amigo,
Tive problemas com as buchas do meu JPX, as da alpina misturam dois tipos de poliuretano de dureza diferentes, o carro fica macio mas faz com que elas deteriorem rapidamente, a solução foi colocar as buchas da MGL, são torneadas em poliuretano 95, quer dizer, tem 95% da dureza do aço, meu jeepão ficou firme e silencioso e isto já faz dois anos, viajo 500 km todo fim de semana, sendo 100 km de estrada de terra e as buchas ainda não derão sinal de folga.
eu estou satisfeito.
Corrêa

ricardolm
08/07/2005, 09:11
Ola Corrêa,

Qual a cor da sua bucha (de 95%), pois me falaram que é a cor que representa a dureze do material (tipo: amarelo, verde, etc..)

[]s

Marcelo R. A. da Cunha
08/07/2005, 18:17
Quando comprei as do triangulo dianteiro na MGL eram verdes, e ja troquei a uns 2 anos e tambem estou satisfeito :concordo: .

rgds,

Marcelo

ricardolm
08/07/2005, 21:28
As minhas sao amarelas, acho que sao mais fracas... mas :discordo: tenho certeza, pois troquei nao faz 6 meses,,, o tempo dira!!

[]s

Correa
13/07/2005, 12:25
Caro amigo,

A côr das buchas que coloquei é verde, realmente a côr tem relação com a dureza, as mais macias são amarelas com interior cinza escuro.
Maiores informações, pode ligar para o Gustavo ou André da MGL - (21) 3879-0717
Boa sorte
Corrêa

Hudson Buck
22/07/2005, 19:44
Boa noite pessoal.

Já tem algum tempo que queria escrever esta mensagem, mas não dá mais tempo de ficar na net. Algum tempo atrás fui me informar sobre esse negócio de dureza, cor e durabilidade. Conversei com um fabricante de PU e com um fabricante de buchas injetas (pro-truck, morava perto da fábrica) que não são de PU mas de um outro material que não me lembro. O Que descobri foi que o PU tem validade, depois de um tempo que (uns 2 anos) foi injetado ele começa a deteriorar-se, o PU novo é completamente opaco, conforme envelhece vai ficando translúcido, confirmei esta informação com três pessoas que trabalham com o material. Com o fabricante de PU fiquei sabendo que não existe padrão de dureza e cor, tanto que eu poderia encomendar os tarugos da dureza e cor que eu quisesse (pelo mesmo preço). Como disse, essas informações provém de pessoas que trabalham com o material e não de literatura técnica da área.

[ ]s

SEVEN-RJ
18/08/2005, 21:05
Acabei de trocar as duas buchas do triangulo traseiro. As antigas eram de PU amarelo com a alma mais escura (da Alpina) e esfarelaram com um ano de uso. Agora usei as buchas da Toyota. Elas são de borracha com interno e externo de aço. O diâmetro interno é o mesmo, o externo têm que desbastar 1mm e no comprimento cortar 2mm em cada ponta. Encaixaram perfeitamente e não notei qualquer diferença no conforto da viatura. Agora vamos ver a durabilidade...

ojaneri
19/08/2005, 16:12
Tambem usei as do PU nos jumelos do meu samuca, e nao duraram nem 300km, o que ando +/- em 1 ano...botei as de borracha normais e evito o máximo as de PU!

[]s
Osvaldo

Augusto Braga
20/08/2005, 01:29
As buchas da MGL dos pinos realmente são muito boas, tirei os tensores para trocar os calços de borracha ( F-4000) e remontei as dos pinos, estavam novas, elas são uma peça unica,verde.