Ver Versão Completa : Como aumentar a potencia do 14b
JR Band96
13/12/2010, 11:40
Ola amigos de trilha e de toyota.
Minha dúvida é a seguinte: tenho uma Toyota Bandeirantes ano 96 turbinada.
Sabe-se que quando lançcaram a Band com motor 14b ela saiu com 116 CV (eu acho que é isso) e pouco tempo depois reduziram essa potência para 96 cavalos ( a minha consta 96 CV no documento).
O que eu quero saber é: alguém sabe me dizer o que foi alterado para ter essa diminuição de potência?? É possivel fazer esse motor que tenho voltar a ter os 116 CV originais? Como faço?
Isso sem contar a turbina, só falando de motor
São 102 CV. Tb tenho curiosidade de saber o que foi feito. Devem ser ajustes nos bicos e na bomba. Nada muito difícil de desfazer.
abs
as abaixo de 99 com motor importado tem 102 cv e as acima de 99 com motor feito pela mwm tem 96cv , mas sinceramente nao vejo diferenca alguma, tenho uma 97 com motor importado e 3 com motor da mwm....
Mas no documento, só as 94 sairam com 102 CV, de 95 em diante, já consta 96 CV, devido a fase II do conama. Segundo os especialistas, motores iguais podem ter uma variação de + ou - 5% na potência, ou seja, essa diferença é praticamente a margem de erro. Isso em motores novos, regulados o padrão da fábrica. Só um pequeno ajuste na BI já tira isso.
Abs
Bernardo Hoelz
13/12/2010, 20:45
as abaixo de 99 com motor importado tem 102 cv e as acima de 99 com motor feito pela mwm tem 96cv , mas sinceramente nao vejo diferenca alguma, tenho uma 97 com motor importado e 3 com motor da mwm....
Dudu, a minha ex-band é 96/97 e consta 96cv no documento.
Só as bands 14B de 94 que saíram com o documento constando 102cv.
Abrs.
fase II 102cv a 3400rpm; 25,5mkgf a 2000rpm; marcha lenta 650+/- 50; n da bomba injetora 22100-5c300
fase III 96 cv a3400rpm; 24,4mkgf a 2200 rpm; marcha lenta 800+/-50; n d abomba injetora 22100-5c370
da a impresao qu ea diferenca é no modelo da bomba...
Eu pensava que tinha mudado de faseII pra fase III em 99 mas olhando no documento da minha 97 tbm consta 96 cv...
elmestizo
13/12/2010, 22:12
Ops...
Até onde tenho conhecimento é só regulagem de Bomba. A potencia baixou por conta de emissão de poluentes e só nada mais que isso.
A minha turbinada, estimo que esteja com 125,34 cv. Como apurei? No chute. .ahahahahahahhahahah
Abrass
mecamaniaco
09/02/2011, 09:25
Pessoal, ontem a noite eu dei uma volta na band 94 turbinada de um amigo e realmente ela fica boa D+!!! A turbina começa a encher com apenas 1.200 Rpm, a band fica muito gostosa de dirigir até prq essa já tinha 5 marchas, DH, barra estabilizadora, eixo flutuante e pneus mais largos e altos.
Fiquei louco pra comprar a band do cara mas acho q é mais fácil ele vender a alma dele do q se desfazer daquela band.
Pessoal, ontem a noite eu dei uma volta na band 94 turbinada de um amigo e realmente ela fica boa D+!!! A turbina começa a encher com apenas 1.200 Rpm, a band fica muito gostosa de dirigir até prq essa já tinha 5 marchas, DH, barra estabilizadora, eixo flutuante e pneus mais largos e altos.
Fiquei louco pra comprar a band do cara mas acho q é mais fácil ele vender a alma dele do q se desfazer daquela band.
me diz uma coisa como ela se comporta em subidas? e o consumo dessa band do seu amigo, diminuiu?
mecamaniaco
09/02/2011, 22:38
Em subidas ela anda tão bem quanto na reta! A turbina enche bem rápido e o mais legal dos motores 14b é o fato deles terem borboleta na admissão a qual possibilita o uso de valvula de prioridade, ou seja, a band espirra quando trocamos de marcha!!! uaehuaheuhae
O consumo eu cabei não perguntando pra ele mas vou verificar!
caio fonseca
10/02/2011, 10:13
segundo a lenda (vendedor da turbo anhanguera) quando liguei pra pra compar o kit turbo ele falou que o rendimento com o kit melhora em 80%...
será que é verdade??
eu duvido:pipoca:
até mais ahh e a minha vem com 96cv no doc e ela é ano 96
Caio,
Depende da preparação. Com 2k de pressão, bicos especiais, LDA, escape de 3", etc... consegue sim. Mais ai a durabilidade do motor, embreagem e transmissão, ficam comprometidos. Uma boa receita é turbo K16 com 1,2k, escape de 2,5" e ajuste na BI. Não compromete a durabilidade e deve render uns 140 HP. Já fica com um bom desempenho, andando junto com trolha :mrgreen:
abs
caio fonseca
10/02/2011, 14:40
desculpe minha pergunta tosca mas oque é LDA??:pensativo:
Não sou entindo no assunto. Pelo que sei, a LDA fica acoplada a BI e tem a função de reduzir débitos da bomba, ou seja enviar menos combustível em baixas rotações, reduzindo assim a emissão de fumaça, permitindo assim um ajuste mais "quente" da BI para alta.
Esqueci de incluir o intercooler, porque jaque :mrgreen:, vai turbinar, intercola logo para ficar 100%
Bernardo Hoelz
10/02/2011, 21:45
Esqueci de incluir o intercooler, porque jaque :mrgreen:, vai turbinar, intercola logo para ficar 100%
X2.
Turbo + inetercooler + LDA.
hoje eu estava debaixo da band retirando o radiador pra concerto e reparei no resfriador de oleo (aquela "mangueira" metalica que fica debaixo do radiador) e observei que ela nao tem disipadores de calor como na ranger por exemplo, pensei comigo se fosse instalado um dissipador como o da ranger ali será que nao ajudaria na temperatura principalmente de bands turbinadas???? alguem ja adaptou ou conhece alguem que fez essa adaptaçao ???????????
mecamaniaco
11/02/2011, 08:40
Radiador de óleo é realmente uma boa pedida para motores turbinados, aumenta muito a vida útil do óleo e assim a do motor tbm.
Já utilizei radiador de óleo em um carro turbinado e o resultado é realmente satisfatório, vale muito a pena, só precisa escolher com cuidado o tipo de mangueira e conector para não gastar muito e nem deixar muito frágil!
O motor 14b já tem radiador de óleo. Utiliza a água de refrigeração do sistema, justamente pq ele é praparado para turbinar. Esse motor já saiu turbinado de fábrica em caminhões, em alguns paises da A.L. e Protugal se não me engano. Aiaiai tentação :mrgreen:
jipeirodesdepequeno
11/02/2011, 20:07
O motor 14b já tem radiador de óleo. Utiliza a água de refrigeração do sistema, justamente pq ele é praparado para turbinar. Esse motor já saiu turbinado de fábrica em caminhões, em alguns paises da A.L. e Protugal se não me engano. Aiaiai tentação :mrgreen:
exatamente, é um motor muito forte, saiu em micro onibus em alguns paises tb
sobre a turbina, a última band que tive era 14B turbo intercooler :twisted::twisted::twisted:
era muuuuuuuito forte, subia serra em 4-5 marcha, turbina enche muito rapido, dava medo :twisted::twisted: a minha ainda tinha um grau na bomba, e era bem economica, não perca tempo, turbine e se der intercula, fica um animal
jipeirodesdepequeno
08/11/2012, 17:59
Em subidas ela anda tão bem quanto na reta! A turbina enche bem rápido e o mais legal dos motores 14b é o fato deles terem borboleta na admissão a qual possibilita o uso de valvula de prioridade, ou seja, a band espirra quando trocamos de marcha!!! uaehuaheuhae
O consumo eu cabei não perguntando pra ele mas vou verificar!
cara vc tem mais detalhes ou fotos pra fazer ela espirrar assim?
mecamaniaco
09/11/2012, 10:47
Cara, em algum lugar aqui do fórum tem o passo a passo da instalação do meu kit.... Tenho uma foto aqui q não está atualizada mas dá p ver a válvula...
jipeirodesdepequeno
09/11/2012, 12:26
Cara, em algum lugar aqui do fórum tem o passo a passo da instalação do meu kit.... Tenho uma foto aqui q não está atualizada mas dá p ver a válvula...
pô bacana hehehe
valeu pela dica
[]'s
jipeirodesdepequeno
10/11/2012, 22:06
Cara, em algum lugar aqui do fórum tem o passo a passo da instalação do meu kit.... Tenho uma foto aqui q não está atualizada mas dá p ver a válvula...
Tava olhando o video da sua band la no youtube, muito bacana, quando der faz aquele que vc falou subindo a serra apertando os carrinhos de plastico pra nós babar hehehe :cool:
[]'s
jipeirodesdepequeno
12/11/2012, 15:06
Cara, em algum lugar aqui do fórum tem o passo a passo da instalação do meu kit.... Tenho uma foto aqui q não está atualizada mas dá p ver a válvula...
Cara a sua band ta espirrando?
falei com um especialista em turbos hoje sobre a valvula de prioridade pra colocar na minha, mas ele disse que não funcionará, que no carro a gasolina é diferente o sistema, dai espirra.... agora fiquei em dúvida....
JUNINHO_BITTENCOURT
13/11/2012, 13:08
Cara a sua band ta espirrando?
falei com um especialista em turbos hoje sobre a valvula de prioridade pra colocar na minha, mas ele disse que não funcionará, que no carro a gasolina é diferente o sistema, dai espirra.... agora fiquei em dúvida....
jipeirodesdepequeno, o pessoal fala que não vai espirar, por ser diesel. Ja que Diesel não tem borboleta na admissão, ou seja fica aberto o duto sempre, nunca fecha. Isso que devem ter te explicado, ja que é o comum.
Porém o 14B é Diesel e tem borboleta na admisão exatamente como um motor ciclo Otto :p.
Meu Engesa 14B esta com a válvula e espira, não é forte como um motor a gasolina 2.0, porém espira sim.
mecamaniaco
14/11/2012, 11:21
jipeirodesdepequeno, o pessoal fala que não vai espirar, por ser diesel. Ja que Diesel não tem borboleta na admissão, ou seja fica aberto o duto sempre, nunca fecha. Isso que devem ter te explicado, ja que é o comum.
Porém o 14B é Diesel e tem borboleta na admisão exatamente como um motor ciclo Otto :p.
Meu Engesa 14B esta com a válvula e espira, não é forte como um motor a gasolina 2.0, porém espira sim.
Exatamente isso..... Esse feriado eu vou fazer o video dela na serra!!!
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