Ver Versão Completa : Volante não retorna.
Sergio Antunes
12/09/2003, 14:26
Oi pessoal.
Coloquei a direção do Santana, mandei fazer alinhamento e o resultado e que ficou ótimo não fosse um pequeno detalhe; quanto faço uma curva o volante não esta voltando sozinho. Alguém sabe o que pode estar acontecendo???? :( :(
Abraços.
:D :D Sergio Antunes.
EduardoLang
12/09/2003, 14:42
Prezado Sergio,
Verifique se os rolamentos do munhão não estão com sobrecarga. Caso estejam, vc deverá colocar aquelas arruelas para aliviar a pressão. Verifique se todo o sistema de direção não está sofrendo algum tipo de pressão, tipo se a coluna de direção está alinhada com a entrada na caixa de direção. Caso o sistema esteja desalinhado e forçando isso pode ser o seu problema. Esse problema acontece independente do lado que vc vira?????
Não sei bem ao certo, mas nessa caixa vai óleo ou graxa????
sds jeepeiras
EduardoLang
12/09/2003, 14:43
Caso vc tenha usado alguma cruzeta na barra de direção, verifique se a mesma não está trabalhando forçada!
sds jeepeiras.........
dptucunduva
12/09/2003, 14:44
NORMALMENTE isso é caster. As rodas estão muito abertas, então o volante não volta quando vc solta.
Se vc estiver andando rápido e cada hora o jipe ameaça puxar prum lado diferente, mais um indício de caster mal regulado.
Claro que pode ser outra coisa, mas essa é a mais barata... :P
Sergio Antunes
12/09/2003, 15:06
Olá, Eduardo e Daniel.
A direção é do Santana novinha e eu acho que deve ser selada ( Essa direção precisa colocar graxa ou óleo???), o problema é independente do dado que se vira, usa cruzetas mas não estão sobre pressão e a direção esterça com facilidade ( está bem macia), ela não ameaça puxar para nenhum lado embora eu até agora não tenha andado muito rápido com ele; 60km/h está bom???? Quanto aos rolamentos do munhão...bem... desculpem a vergonha mas o que é munhão????? :oops: :oops: Ah é ... Com a direção antiga voltava normalmente.
Abraços.
Sergio Antunes.
A direção é do Santana novinha e eu acho que deve ser selada ( Essa direção precisa colocar graxa ou óleo???), o problema é independente do dado que se vira, usa cruzetas mas não estão sobre pressão e a direção esterça com facilidade ( está bem macia), ela não ameaça puxar para nenhum lado embora eu até agora não tenha andado muito rápido com ele; 60km/h está bom???? Quanto aos rolamentos do munhão...bem... desculpem a vergonha mas o que é munhão????? :oops: :oops: Ah é ... Com a direção antiga voltava normalmente.
:D Grande Sérgio!!!
:D Olha se a barra da direção, aquela que sai da coluna e vai até a cx. de direção, não está enroscando em algum componente do motor, como a bomba de gasolina, coletor do escape, ou suporte do motor. Geralmente nessa adaptação é preciso cuidar esses locais, corrigindo a posição da saída da coluna, na parede corta-fogo, se fôr preciso. Procure por marcas de batida nesses locais. Se ela passa à 1cm de um desses pontos, pode ser isso. Pois o motor e a carroceria se movem em relação ao chassi.
:shock: Vc não tem fotos dessa sua adaptação?? Se tiver põe elas aqui...
:D O munhão é aquela bola, na ponta do eixo dianteiro, que faz com que o jeep possa virar as rodas... Os rolamentos, são 2 em cada, 1 em cima e outro embaixo. Um mecânico pode ver se é isso, facilmente... :wink:
[]'s
Eduardo Velo
14/09/2003, 11:09
Sergio , se for D.H. não retorna mesmo , retorna , mas muito pouco vc tem que ajudar .
Já falaram em cruzeta (já aconteceu comigo) , que é uma grande possibilidade , se erguidas as rodas continuar prendendo esse é o 1º pto a checar , os rolamentos do munhão trabalham com calços (de Shimmy) , são as peças retangulares com 4 parafusos que ficam acima e abaixo da pta de eixo , vc pode desmontar em casa mesmo e verificar , na Agromotor tem tudo , se precisar , mas se fosse isso vc estaria sentindo antes mesmo da troca da cx . Sobrou amortecedor empenado e o caster , que parece ser o mais provável ...
Fala Gente... :D
Tá com cara de ser cáster, depois que vc trocou a direção, vc mandou alinhar a mesma? :wink: :D
[]'s
Eugênio
Sergio Antunes
14/09/2003, 17:37
Olá, Giovani, Eduardo e Monge.
Ainda não tirei fotos (assim que der eu tiro e mando).
O sistema não está enroscando em nada. sou muito cuidadoso e detalhista (deixei espaço suficiente entre bomba d’água, escapamento e suporte do coxim do motor). tudo está deslizando com a maior facilidade e as cruzetas estão boas e sem o perigo de estarem em um ângulo que pudesse em qualquer momento travar ou forçar. Agora que sei o que é munhão hehehe :lol: :lol: posso dar uma verificada mas como disse antes retornava. Quanto ao alinhamento eu mandei fazer com certeza, mas sabe como é.... Acho melhor fazer novamente.
Em todo caso vou revisar tudo e suspender as rodas para ver se virando como a mão sinto alguma resistência.
Uma duvida que ficou (devido a pergunta do EduardoLang ) foi quanto a caixa de direção que é mecânica e nova.... Tem que colocar algum óleo ou graxa ou ela é selada????? :oops:
Bom vou verificar tudo tirar fotos e se achar.... vou achar o problema ai eu digo. Também estou achando que é o cáster já que o resto parece normal e o alinhamento como não fui eu que fez não garanto. :lol: :lol: :lol:
Abraços.
Sergio Antunes.
Uma duvida que ficou (devido a pergunta do EduardoLang ) foi quanto a caixa de direção que é mecânica e nova.... Tem que colocar algum óleo ou graxa ou ela é selada????? :oops:
:D Fala Sérgio!!!
:D Sendo ela mecânica, deve vir de fábrica com graxa. Não deve ser isso. Pode ser cáster, como já falaram. Verifique também o parafuso de regulagem, que fica na parte de cima da cx. :wink:
[]'s
Sergio Antunes
14/09/2003, 19:00
Fala Giovani.
Então é como imaginei. Ja vem com graa de fabrica.
Cheguei a pensar nesse parafuso tambem, mas se for ajuste nele vou ficar meio P... da vida, já que nessa adaptação praticamente não se tem acesso a ele devido a distancia minima que fica da travessa. :D
abraços.
Sergio Antunes.
Mauro B.
14/09/2003, 22:59
Fala pessoal !!! :D
Independente de ser uma direção mecânica ou hidráulica, as rodas devem tender a voltar sozinhas a posição de linha reta. Isso deve acontecer pois o sistema de direção prevê isso, através de um ângulo que se chama de cáster. :)
O que ser "cáster"??? Bom, já foi falado neste tópico dos "rolamentos do munhão" e dos "pinos mestres", em que fica sempre um em cima e outro embaixo. Esses pinos (por estarem um de frente ao outro) formam um eixo imaginário, e é sobre esse eixo que o munhão (e consequentemente a roda) irá girar. Olhando o jipe de lado, esse eixo fica quase na vertical. É esse "quase" que faz com que as rodas voltem a linha reta (ou não)! A parte de baixo deste pino deve apontar para a frente, e o ângulo formado entre ele e a vertical é o caster ou avanço. Se esse ângulo for muito pequeno, a direção fica "vagabunda", e sendo negativo (ao contrário), ela reage bruscamente, fazendo com que as rodas 'queiram' virar e ficar esterçadas, e a direção fica dura para se deixar o veículo novamente em linha reta. :shock:
Sérgio, tendo isso acima em mente, parece-nos que seu problema realmente é caster! Ele se corrige colocando cunhas entre o feixe e o eixo. O ângulo para os willys é de 3°. :wink:
Sei lá, eu acho que é caster...porém não sei se vc fez alguma coisa que alterasse ele.....fez?????? :?:
obs: abaixo uma foto ilustrativa do tal cáster ! :D
[]'s
Sergio Antunes
15/09/2003, 14:42
Fala Mauro.
Valeu a explicação.
Eu não fiz nada nessa parte, mas o cara que fez o alinhamento.... sei lá.
Verificando agora, o jeep até que tende a voltar para linha reta mas não com aquela convicção :lol:. Deve estar se arrumando sozinho hehehe.
Vou levar ele onde o alinhamento foi feito.
Abraços.
Sergio Antunes.
EduardoLang
15/09/2003, 14:50
Prezado Sergio.
Vc precisa ter em mente que se vc trocou o sistema de Direção do seu veículo por um sistema totalmente ZERADO, não existem folgas e nem "coisas moles". Talves o que esteja acontecendo é que vc esteja estranhando o funcionamento totalmente justinho e CORRETO!!!!!
Já parou para pensar nisso?????
Caso o cara do alinhamento tivesse modificado o caster de seu carro, fatalmente ele teria avisado à vc, pois o preço é maior do que um simples alinhamento.
Verifique se vc não está se confundindo. UM SISTEMA NOVO E SEM FOLGAS COM UM SISTEMA ANTIGO E CHEIO DE FOLGAS E PROBLEMAS!!!!!
SDS jeepeiras....
dptucunduva
15/09/2003, 16:45
All,
Só uma coisa, alinhamento no CJ é a coisa mais idiota de se fazer.
É tudo fixo, a única coisa que dá pra mecher é a abertura das rodas!!! Se tiver algo que não seja isso fora da especificação, é pque o EIXO ESTÁ TORTO.
O ângulo do pino mestre do munhão é fixo, ou seja, não pode ser alterado. Se foi colocado jumelão junto com a direção, o problema pode estar no jumelão, não no novo sistema de direção.
Eu volto a dizer, já que o sistema está zero, cheque pela abertura das rodas. Quando falo abertura, me refiro a, quando o jipe está andando pra frente, as rodas estarem vesgas, cada uma apontando prum lado - a da direita apontando pra direita e a da esquerda apontando pra esquerda.
No Willys, elas tem que ser assim mesmo, mas dentro de um limite. Se vc medir a distância entre os aros de roda, a parte da frente (o aro na parte mais da frente do jipe) deve ter + ou - 1 cm a mais que a distância entre os aros na parte de trás.
Esse valor foi calculado baseado no ângulo de abertura que consta no manual. Não garanto o valor, se quiser ter certeza calcula de novo. :P
Mauro B.
15/09/2003, 19:23
Fala pessoal !!! :D
Eu tbm acho meio estranho o que está acontecendo, visto que o Sérgio não mexeu nessa parte...porém a correção (ou desacerto) do ângulo do cáster é barbada de fazer, bastanto colocar uma 'cunhazinha' fininha entre o eixo e o feixe....baratinho! :P
No caso de jumelos maiores, creio que ele nem chegaria a ter esse problema, visto que seu jipe é um cj5 e os jumelos dianteiros ficam na parte de trás do feixe... :wink:
[]'s
Sergio Antunes
17/09/2003, 14:27
Oi, Pessoal.
Apenas esclarecendo eu não mexi ou troquei qualquer outra coisa alem do sistema de direção.
O EduardoLang perguntou se eu não estava confundindo um sistema velho cheio de folgas com um sistema zerado; bem eu acho meio difícil fazer esse tipo de confusão até porque o carro que eu uso no dia-a-dia e os outros que já tive, não tinham folga e ainda assim voltavam após ter saído de uma curva.
O que acontece é o seguinte: Quando estou fazendo uma curva aberta como em uma pista por exemplo, posso soltar o volante que ele retorna normalmente; Mas quando faço uma curva mais fechada com pouca velocidade como quem sai de uma avenida e vai entrar em uma rua (curva com 90 graus) o volante não chega a retornar ou pelo menos não retornaria a tempo de eu não entrar no muro das casas hahaha.
Tenho que trazer com a mão, mas sem nenhum esforço.
Ainda não tive tempo de dar uma checada no sistema, mas estou certo que ou é alinhamento ou o parafuso de regulagem da direção que eu não mexi. Simplesmente tirei a direção da caixa e coloquei na adaptação.
Assim que tiver um tempo, e descobrir o que acontece, eu coloco aqui.
Apesar disso posso dizer com certeza que ficou ótimo, pois não tenho mais nenhuma folga na direção, esta bem macia e ninguém vai pensar que tem um bêbado no volante. :D :D
Abraços.
Sergio Antunes
Rodrigo59
24/10/2006, 19:57
Bom galera e o seguinte num sei se e problema de caster mesmo, mas e o seguinte quando vo vira a viatura parece que a roda deita, meu jipe foi feito spoa com jumelos grandes e acho que o mecanico quando foi girar os munhoes deve ter dado um grau a mais agora coloquei os jumelos originais e parece que quando vo faze a curva da ate um solavanco tipo o pneu vira e deita!! o que fazer?? aumentar os jumelos??
leopoldo
24/10/2006, 21:21
:shock:
:putz:
:parede:
já foi comentado mais de 1 000 vêzes:
fazer SOA é uma arte que não pode ser deixada na mão de pessoas ou mecanicos que acham que sabem.
para o eixo dianteiro, existe uma técnica de remoção dos munhões por corte ou usinagem para posterior soldagem na posição correta, porque se não é feito, não dá mais para usar cardan dianteiro.
e não tem jeito, na frente, o diferencial TEM de ser rotacionado para poder propiciar o correto funcionamento do cardan.
Mas rotaciona-se o diferencial mantendo o angulo de caster....assim o pneu sempre roda em volta de seu eixo e não sobre seu eixo.
No seu caso, só removendo o eixo e retrabalahdo corretamente o mesmo ou desmanchando o SOA
Não dá para simplesmente colocar os apois das molas em cima ....
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.