Ver Versão Completa : Samuca não quer pegar!
Playmobil
17/04/2005, 02:12
Pessoal, por favor me ajudem!
Meu samuca (95) às vezes não quer pegar. Qundo está funcionando ele não engasga, quando pega é de primeira mas normalmente quando estou atrasado para o trabalho ele não pega!
Já passei limpa contato em tudo, e não sei se é coincidência mas quando isso acontece eu desconecto um plug branco que fica perto do tanque de gasolina e é ligado ao mesmo (acho que na bomba) e conecto novamente ele resolve pegar (às vezes).
Tem mecânico que quer trocar a bomba e outro que falou que era a bateria (ou alternador).... ou seja querem $$$$$
obrigado desde já!
Playmobil,
O motor não ligar quer dizer que ele não está recebendo, ou faisca ou combustivel. Quando acontecer isso de novo, procure observar isso no motor, testando os cabos de vela e também entrada de gasolina
Como citou o caso do "fio branco", acho que seja bem provavel algum tipo de problema com a bomba. As bombas dos Samurai costumam dar problemas, principalmente porque o pessoal não tem o habito de trocar o filtro de combustível (nem mesmo quando trocam a bomba).
No Samurai da minha ex, lembro que a bomba funcionava na base do tapa: Um tapão no tanque por baixo fazia que ela (a bomba de combustivel... não a namorada :P ) voltasse a funcionar. Lógico que isso era um paleativo um tanto quanto estupido, e que quando a bomba resolvesse quebrar de vez, isso fatidicamente iria vir a ocorrer numa situação complicada e de risco... Claro: Lei de murph não falha nessas horas!!!! :roll:
Se for mesmo a bomba, a solução é simples e barata. Por uns R$ 150,00 vc compra uma similar da Bosch e troca em casa mesmo.
Playmobil
17/04/2005, 12:13
Eu já tive que ser arrastado metade da trilha por causa da bomba, e a danada agora é novinha!
Mas o engraçado é que o carro não falha nunca, o problema é só para pegar
Tem alguma maneira de saber se a bomba está funcionando sem desconectar a mangueira de gasolina?
Já tentei dar um tapão por baixo mas minha esposa não gostou muito não..
abs
tem jeito sim.. coloca a "zoreia" no bocal do tanque e peca p/ alguem ligar o motor.. se vc escutar um "zzzuuuuiiimmmmmmmmmm" é pq ela está funcionando...
samukanvas
18/04/2005, 10:25
quando pega é de primeira mas normalmente quando estou atrasado para o trabalho ele não pega!
Já matei a charada!!!
Vc tem que parar de trabalhar e fazer mais trilhas.... Seu samurai tá cansado de andar em cidade! :lol:
lg_gustavo
18/04/2005, 14:19
tem jeito sim.. coloca a "zoreia" no bocal do tanque e peca p/ alguem ligar o motor.. se vc escutar um "zzzuuuuiiimmmmmmmmmm" é pq ela está funcionando...
Ligar ou tentar dar partida pode fazer muito barulho e ai não dá pra ouvir muito bem. No meu, só de girar a chave no contato da pra ouvir a dita cuja...muitas vezes do banco do motorista mesmo...
[ ]s
Quando fala de "não pegar" o que quer dizer?? O motor de arranque tá girando o motor que por sua vez não pega ou está dando apenas um "clic"??
Abraços,
Beto Lacerda
18/04/2005, 15:29
Quando fala de "não pegar" o que quer dizer?? O motor de arranque tá girando o motor que por sua vez não pega ou está dando apenas um "clic"??
Abraços, se for só um clic coloca um relé auxiliar antes do motor de arranque que resolve
(aprendi sabado :lol: :lol: :lol: )
[]'s
xadventure
18/04/2005, 20:24
Fala amigo
Bem se for a bomba é igual a do corsa, fiesta ,ka é só pedir a de 1 bar
Abraço
Agooooora...
Se fizer zzzuuuuiiimmmmmmmmmm, mas não fizer clic-clic, ao invéz disso fizer nhec-nhec-nheeeeeeeec parecendo que falta força para girar o motor.... pode ser bateria ou mesmo o alternador...
[]´s onomatopéicos
Playmobil
18/04/2005, 22:44
Caramba quanta resposta! :) Ok vamos por partes:
- O motor de araque funciona perfeitamente, aliás bateria está ok tb.
- Depois que eu coloquei o tópico o carro ligou bem todos os dias, aliás acordei hoje 1 hora mais cedo para não chegar atrasado no trampo e o bichinho me pega de primeira! Ou seja, não precisei ouvir o zzzuuuiiiimmm, o clic-clic nem ele ouviu meus #%&@ :evil:
Quando ele não pegar vou fazer todos os testes: as zorelhas no bocal do tanque para ouvir o zzuuuimm, as centelhas no cachimbo, etc....
abraços a todos
Beto Lacerda
19/04/2005, 09:29
Agooooora...
Se fizer zzzuuuuiiimmmmmmmmmm, mas não fizer clic-clic, ao invéz disso fizer nhec-nhec-nheeeeeeeec parecendo que falta força para girar o motor.... pode ser bateria ou mesmo o alternador...
[]´s onomatopéicos hauhauhauhau
[]'s
Eduardo Teixeira
24/04/2005, 20:48
Falando em clic-clic e colocar um relé auxiliar antes do motor de arranque, pergunto :
Que relé é esse meu Samuca começou a fazer isso ??? A um ao atras ele fez isso e ao abrir o motor de arranque vi que as escovas estavam acabadas, troquei e até hj não aconteceu mais.....
Agora voltou !!!
[]'s esperando respostas.....
Eduardo Teixeira - SPIKE
www.offroad.falai.net
Playmobil
24/04/2005, 21:46
Galera, após uma semana me sacaneando o Samuca deu pau novamente, não quis ligar!
Eu ligava o contato (na chave) e não fazia o tal do Zuimmmmm, apelei: eu desliguei o plug branco que fica em cima do tanque de gasolina (e deve estar ligado à bomba) pluquei o mesmo de novo e liguei o zuim aconteceu, o carro pegou. Realmente o problema deve ser a bomba. Mas porque será que quando eu desligo e religo este tal de plug a danada funciona? o mais estranho é que se fosse mal contato o carro poderia morrer andando, o que não acontece!
Heeeeelp (ou me indiquem algum mecânico/ eletricista bom)
abs
Eduardo Teixeira
24/04/2005, 23:11
Playmobil,
Já tentou ligar o carro depois que vc desconecta esse plug ???
Vc consegue ouvir a bomba quando está desconectado ???
Tenta limpar bem esse contato (lixa).
O motor de arranque funciona ???
[]'s tentando cercar o problema.
Eduardo Teixeira - SPIKE
www.offroad.falai.net
pera ae... vc disse que quando vc vai lá e conecta e desconecta o plug ele funciona ? por acaso os contados dos plugs estao com uma coloracao esbranquissada e oxidada ?? se for isso... troque o plug por um novo... ou de uma lixada/limpada nos contatos....
o mal contato dess tipo nao é por causa de conector frouxo ( o que durante o movimento do carro, ele iria aconter) mas sim por causa de oxidacao... agora funciona,, mas daquia a algumas horas ou dias, oxida de novo e perde o contato...
Periquitooffroad
25/04/2005, 18:28
Eu checaria o relé da bomba, ele pode estar apresentando o defeito. O Relé do Samurai fica numa posição vulnerável a entrada de água por chuvas, basta ter uma ferrugem ali na coluna, que é um câncer no Samurai por se a zona de torção. O Relé molha, enferruja e começa a dar problema.
Pra verificar remova o relé retire a capa e verifique seus componentes internos. Se tiver oxidade deixe de molho em um desengripante tipo WD40.
Se não for relé é a bomba travando, pela formação de nata de gasolina em sua parte giratória. Aí companheiro só uma nova.
Playmobil
25/04/2005, 21:22
Eu checaria o relé da bomba
Ok vou checar, este rele fica em baixo do porta luvas?
abs
Periquitooffroad
26/04/2005, 23:40
Na verdade fica atrás do portaluvas, ao lado do módulo de injeção. São dois relés, um da ignição e o outro da bomba. Ao ligar a ignição, o relé de ignição atua(estala) e aciona em seguida o relé da bomba (também estala).
Playmobil
28/04/2005, 18:22
Engraçado, no meu samuca os dois estão embaixo do porta luvas (na frente da caixa de ar), inclusive um deles as vezes fica estalando com o carro em movimento, ontem me irritei, parei o carro e desliguei o cara e o carro não desligou (então este deve ser o de ignição, certo?), ao chegar em casa liguei ele novamente.
Mas de qualquer jeito quando o carro não pega eu ouço os estalos, portanto acho que o problema é na bomba mesmo.
valeu e um abraço!
Periquitooffroad
28/04/2005, 20:00
Engraçado, no meu samuca os dois estão embaixo do porta luvas (na frente da caixa de ar), inclusive um deles as vezes fica estalando com o carro em movimento, ontem me irritei, parei o carro e desliguei o cara e o carro não desligou (então este deve ser o de ignição, certo?), ao chegar em casa liguei ele novamente.
valeu e um abraço!
Beleza, quando removeu o relé vc ficou ou sem a ventoinha do A/C ou Sem o compressor do A/C. Pois estes relés a que se refere são do A/C. O estalo é normal visto que quando o ermostato que fica dentro da caixa identifica certa temperatura desarma o ar e arma assim que a temperatura sobe.
Põe a cabeça embaixo do porta luvas e olha lá para trás e para cima, vai ver o módulo e os relés de ignição e de bomba juntos.
Pirilampo
29/11/2007, 08:25
Amigos,
estou com um problema bem parecido.
Só que de sábado pra cá (bem na hora de fazer a trilha) meu Samuca não pega mais.
Está no mecânico amigo meu desde 2ª que já deu um diagnostico de relê. Ele disse que testou a bomba e está tudo ok (alimentação e pressão).
Agora pergunto: Se for mesmo relê, existe algum modelo semelhante que possa adaptar?
Abraços!
Ronaldo B.
29/11/2007, 09:02
O Samurai que era do Playmobil está comigo a mais de dois anos, pouco tempo depois de ter comprado, o problema voltou a aparecer. As vezes ía dar partida no carro e ele não pegava, isso acontecia porque a bomba não ligava, foi só checar a fiação da bomba prá achar uma emenda no fio que estava com mau contato, refeita a emenda, nunca mais tive problema.
Ligue o contato mas sem dar partida no motor, verifique se vc escuta o barulho da bomba, se não ouvir comece a pesqueisar o problema por aí que é mais fácil, pode ser mau contato no conector, oxidação, problema de fiação, rele, mau contato no rélé etc.. se a bomba funcionar e mesmo asism o motor não ligar, aí pode ser problema na parte elétrica da ignição ou da injeção, que eu acho mais improvável.
[]´s
Pirilampo
30/11/2007, 10:58
Senhores,
no meu caso, o problema era mesmo o relê. Ele estava totalmente oxidado e cheio de lama. Hoje vou tirar o dia para vedar o novo e os demais com silicone e, talvez passar uma silver-tape ou algo com acabamento melhor.
espero ter ajudado pela primeira vez. kkkk...
abraços
ANGELA de SOUZA
17/12/2007, 11:54
Ok vou checar, este rele fica em baixo do porta luvas?
abs
Ai amigão tenta ver o sensor de rotação, o meu já deu o mesmo defeito, até que um mecanico retirou o do local que na minha é muito dificil de acessar, e estava ali o defeito.