PDA

Ver Versão Completa : Posição das marchas para acionar a tração



toyotafoz
17/04/2005, 01:57
Saudações a todos, tenho uma dúvida. É possível em um Band que a posição de engate da tração seja para cima e não para baixo? Vi em um esquema de marchas que o 4x2 é para cima, deslocando a alavanca para baixo aciona-se a 4x4 e deslocando a alavanca para direita entra a 4x4 reduzida. É possível a inversão da posição 4x2 pela 4x4 ? ou seja deslocando para baixo a 4x2 é acionada e para cima a 4x4 é acionada? aguardo ajuda, abraços

Diego Durigon
17/04/2005, 09:44
Rodrigo nunca vi... Esse esquema que você viu era mesmo da band? Se for, que ano?
Pode ser o esquema de tração da band sem reduzida, não posso afirmar pois não conheço as posições das marchas dessa t-case...

No mais, vou colocar novamente o esquema da posição das marchas para acionar a tração da band(com reduzida):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/7cc2747c656b6cb6b5a3224014bac75f.jpg

:arrow: A2:4x2
:arrow: A4:4x4 sem redução
:arrow: N:Ponto neutro
:arrow: B4:4x4 reduzido

[]'s

toyotafoz
17/04/2005, 12:09
Bom dia, a reduzida está ok, mas não tenho certeza quanto as outras, como faço para ter certeza que o diferencial dianteiro está conectado (4x4)?? abraços

Luca
17/04/2005, 15:16
Toyotafoz,
Levante os dois eixos com macaco jacaré, coloque quatro tripés embaixo dos eixos. Ligue o motor do jipe, e faça todas as seleções possíveis e imagináveis. Você vaise divertir. Dá prá ver e ouvir folgas e jogos na transmissão, ruídos, etc.
Cuidado com a operação. Somente faça, se tiver certeza de que o veículo tá bem apoiaddo nos quatro cantos. Aproveite e verifique as folgas no diferencial. Com as mãos gire o cardã para um lado e para o outro (motor desligado e câmbio desengrenato, óbvio).
[]´s

refri
17/04/2006, 00:42
Olá, estou em busca de uma t-case de toyota que para adaptar na minha viatura. Ouvi falar que alguns modelos de toyota tem dois cambis de tração. Um para a 4x4 hi e outro para a 4x4 low. No meu caso eu presciso de uma t-case com apenas um câmbio para as duas. Alguém saberia me dizer os modelos? Obrigado

I2MF
10/05/2006, 18:55
[quote]

Tenho uma sugestão.

SE VC ESTIVER SOZINHO: Como a tração da band é atrás (4x2), amarre um barbante de mais ou menos meio metro no direfencial da frente, deixando arrastar no chão uma ponta. Agora engate o 4x4 e ande +/- cinco metros. Se o barbante estiver todo enrrolado no diferencial é porque engatou.

SE ESTIVER ACOMPANHADO: peça para seu colega verificar se o cardan da frente gira quando vc sai com o carro tracionado 4x4.

Um abraço!

toyotafoz
10/05/2006, 19:15
Agradeço a sugestão, abraços :D

otaviofilho
17/05/2006, 12:44
Nunca fui de dirigir carros dos outros, sempre esperei ter condições de comprar e depois de usufruir... Meu primeiro 4x4 foi um Niva, e eu jamais senti diferença na trilha de rodar com ele 4x2 ou 4x2 porque o Niva tem tração integral, ou seja, roda 4x4 constantemente, e obviamente não tem alavanca para engatar tração. Tem alavanca para reduzida e bloqueio de diferencial central, para obstáculos mais difíceis.

Quando comprei a Rural, na primeira trilha fiz o teste. Em uma subida íngrime, com erosões e terra umidecida, tentei subir com ela em 4x2. Depois engatei a tração e, cara, o carro ficou outro. Quando engatei a reduzida então, parecia um trator... Estava com motor GM 6cil (A20) e câmbio Clark...

Pq não faz o mesmo e testa ela numa trilha??? Mesmo que seja uma trilha leve, que é o tipo que eu mais gosto... Vc vai sentir todo o potencial das posições (ops!) das opções de tração de seu veículo...

Marcio Lutterbach
02/06/2006, 12:40
Diego
É assim mesmo.
Tenho Band 93(primeiro semestre),desse jeito.
Marcio

rafaelgdl
07/06/2006, 16:32
Fala
revivendo o tópico sobre a caixa de tração..
Alguem sabe me explicar oq pode ser meu problema q eh o seguinte:
a alavanquinha da tração travou em 4x2, ou seja ela naum vem pra tras de jeito nenhum...
parece q bate em alguma coisa, por dentro o mecanico disse q tah tudo certo, naum precisa abrir a caixa naum..
creio q seja algo em baixo mesmo...
valeu e sei q a duvida eh dificil de ser respóndida...
mas agradeço...
abraços

Marcio Lutterbach
22/10/2006, 11:08
Claro que vai depender muito do estado geral de suas caixas.'As vezes,quando V. estaciona,pode ocorrer de as caixas estarem com pequena falta de sincronismo,porque as rodas percorreram traçados diferentes,e, por isso comprimentos diferentes, antes de estacionar.Se for isso,deixe o carro andar +- 1m,e tudo se resolve.
Marcio

Luiz Alexandre
23/10/2006, 00:46
Rodrigo nunca vi... Esse esquema que você viu era mesmo da band? Se for, que ano?
Pode ser o esquema de tração da band sem reduzida, não posso afirmar pois não conheço as posições das marchas dessa t-case...

No mais, vou colocar novamente o esquema da posição das marchas para acionar a tração da band(com reduzida):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/7cc2747c656b6cb6b5a3224014bac75f.jpg

:arrow: A2:4x2
:arrow: A4:4x4 sem redução
:arrow: N:Ponto neutro
:arrow: B4:4x4 reduzido

[]'s

Diego, não entendi esse ponto neutro. Não seriam apenas as três posições? 4x2, 4x4 H e 4x4 L?

ThE_DoG
27/10/2006, 23:03
O desenho está correto, existe a posição "neutra".
É a posição que deve estar para acionar guincho do tipo mecânico
Tbém pode ser utilizado como medida de segurança (meio tabajara) contra os gatunos já que nessa posição pode-se trocar de marcha e mesmo assim o veículo não tem tração...
Tbém é a posição recomendada ao se rebocar a viatura já que o câmbio fica totalmente "livre".

[ ]´s

Marco Antonio

romeu
28/10/2006, 09:59
Mas assim, eu não recomendaria estacionar uma band no ponto neutro hehehe

A não ser que o seu freio de mão seja um entre os 10 que funcionam em todas as bands que eu já vi hehehehe

abraço

Leonardo Raffi
02/06/2014, 18:06
qual a posiçoes da palanca em toyota sem reduzida???? as de 1990 são com ou sem reduzida... abraço

Dimasi
02/06/2014, 21:08
Band 90 : 4M sincro com reduzida

Leonardo Raffi
03/06/2014, 07:49
Ok confirmado... agora sabendo e ja com a 4x4 desligada... abraço

DeMelo
03/06/2014, 16:45
Alguém aí tem dificuldades em engatar o 4x4? Eu consigo engatar 4x2, neutro e reduzida sem problemas, mas o 4x4 tá f!@#*$%%

fabiano r
03/06/2014, 17:05
Alguém aí tem dificuldades em engatar o 4x4? Eu consigo engatar 4x2, neutro e reduzida sem problemas, mas o 4x4 tá f!@#*$%%

o meu problema é o oposto engata 4x4 na maciota mas se andar um tempo ligado e forçar um pouco dai depois a alavanca trava e tem q ficar dando tranco p traz e p frente até conseguir desengatar.

Carlo Pecca
04/06/2014, 20:49
bom pessoal,
já foi dito aqui e lembrando:
Com a Band parada, liberar a roda "un-lock"! - Tentar com um pequeno tranco para frente, liberar a 4x4 ou para traz!
Caso nada aconteça e continue travada a 4x4, desligar a Band, aguardar uns Dois minutos e tentar o acima descrito.
Agora, se nada der certo... "Fud....u" ! Só um mecânico.

Leonardo Raffi
05/06/2014, 16:16
bem a band em questão é queixo duro (prefeitura) mas desengata tranquilo.... qdo anda e nao desengata tem q ver ou as rodas estao com diametro diferentes ou a relação coroa pinhao diferente.... as vezes força tanto q nem consegue mexer nas rodas livres... as vezes andar de ré e tentando destracionar ajuda...

Sergio c
05/06/2014, 17:05
O segredo para desengatar sem problemas é desligar as rodas livres, andar uns 50 metros.... aí os eixo dianteiro "fica solto" das curvas, inclinação, tamanho dos pneus e outros problemas que deixam forçando o sistema de tração dianteiro, fica livre.
Aí é só empurrar a alavanca para frente que tem q desengatar facilmente.

AndreyPrevidelli
01/07/2014, 19:35
Olá, parece que o Sérgio está falando da minha band. Uso 4x4, uso 4x4 reduzida, retorno na 4x4 e ao retornar a 4x2, trava. Aí, basta desacionar a roda livre, andar uns metros, para que a Band, que parecer um ser vivo, sinta que não precisa fazer tanta força, e simplesmente aceita retornar ao 4x2.
Parece um animal rsrsr. Um sarro.Abc

ALVARO ANGELO
02/07/2014, 08:12
O segredo para desengatar sem problemas é desligar as rodas livres, andar uns 50 metros.... aí os eixo dianteiro "fica solto" das curvas, inclinação, tamanho dos pneus e outros problemas que deixam forçando o sistema de tração dianteiro, fica livre.
Aí é só empurrar a alavanca para frente que tem q desengatar facilmente.

Acontece exatamente assim comigo também.
Só que aumentei o tamanho da alavanca para facilitar o desengate.

Alvaro Angelo

PP5GAS
02/07/2014, 20:03
Acontece exatamente assim comigo também.
Só que aumentei o tamanho da alavanca para facilitar o desengate.

Alvaro Angelo

Já havia observado isso também. Quando uso a CS (Band 89) com a alavanca alta percebo que o manejo é mais fácil. Já na Band 90 é uma luta para engatar e soltar depois. Ela costuma ficar no neutro.

Sergio c
03/07/2014, 08:56
Acontece exatamente assim comigo também.
Só que aumentei o tamanho da alavanca para facilitar o desengate.

Alvaro Angelo
Boa idéia essa de alongar um pouco a alavanca da 4x4, pois o que a lavanca de marchas tem de sobra em altura, falta na de 4x4 hehhehe.
Não tenho problemas de engate e desengate da tração e reduzida, mas na revisão de fim de ano, vou dar uma analisada para aumentar uns 7 centímetros essa alavanca.

ALVARO ANGELO
03/07/2014, 09:59
Boa idéia essa de alongar um pouco a alavanca da 4x4, pois o que a lavanca de marchas tem de sobra em altura, falta na de 4x4 hehhehe.
Não tenho problemas de engate e desengate da tração e reduzida, mas na revisão de fim de ano, vou dar uma analisada para aumentar uns 7 centímetros essa alavanca..

Aumentei exatamente 08 centímetros e a melhora foi sensível.
Já tinha feito a mesma coisa na Tracker da minha mulher e depois de feito parecia outro carro. A tracker é muito dura na passagem das marchas. Aproveitei também para chegar a alavanca tres centimetros para o lado da motorista (ficou mais ergonômico).
Procure manter a linha do centro de gravidade da alavanca no mesmo prumo.

Abs

Alvaro Angelo

Sergio c
03/07/2014, 11:06
.

Aumentei exatamente 08 centímetros e a melhora foi sensível.
Já tinha feito a mesma coisa na Tracker da minha mulher e depois de feito parecia outro carro. A tracker é muito dura na passagem das marchas. Aproveitei também para chegar a alavanca tres centimetros para o lado da motorista (ficou mais ergonômico).
Procure manter a linha do centro de gravidade da alavanca no mesmo prumo.

Abs

Alvaro Angelo
Valeu pela dica Alvaro, na revisão de fim de ano vou aumentar a alavanca de 4x4 em altura.

Sergio c
05/07/2014, 08:51
Revirando umas peças velhas que estavam na garagem, encontrei a luva acionadora e o pinhão que sai para a flange do cardã dianteiro, 4x4, peças que troquei na revisão da antiga caixa de 4 marchas, pouco antes de vendê-la. Acho que essa peças eram originais ainda, ano 1989 e, pelas fotos, da para ver que gastou o início das fresas do pinhão.

Como esse engate não é sincronizado, tem que ter cuidado quando se aciona o 4x4, pois se as fresas não "casarem", começa o desgaste das fresas e quanto mais gasto, mais difícil é o engate e o risco de ficar sem tração, se as fresas escorrerem por completo.
Eu sugiro, quando for engatar o 4x4, tentar acionar a alavanca e se não engatar fácil, engatar uma marcha e movimentar a band para frente ou para trás e tentar acionar de novo, para as fresas "casarem" e facilitar o engate.

Sérgio Bambirra
06/07/2014, 22:24
Boa dica Xará!

Tb acho que ali é mais jeito do que força...

Sds.

Sergio c
08/07/2014, 09:06
Boa dica Xará!

Tb acho que ali é mais jeito do que força...

Sds.
É verdade Xara, nas bands tudo é meio bruto mesmo, mas as vezes um pouco de delicadeza elas gostam também hehehehehehe

lucianosilva1971
23/07/2015, 22:15
Diego, não entendi esse ponto neutro. Não seriam apenas as três posições? 4x2, 4x4 H e 4x4 L?

isso que nao entendi tambem quando qe usa este neutro?

ROCKINRIO
23/07/2015, 23:51
isso que nao entendi tambem quando qe usa este neutro?

Luciano,

O 'neutro' serve para basicamente: rebocar a viatura e quem tem guincho mecânico, tipo Biselli (meu caso), usa para acionar a tomada de força. Neste caso, só o guincho é ativado (utilizando a primeira ou segunda marcha, conforme a necessidade. É só acelerar para acionar o carretel mais rápido.), sem uso da tração dianteira ou traseira.

Abs.

Vitor.