Ver Versão Completa : Regulagem de ponto e carburador em motor taxado
dptucunduva
12/09/2003, 12:06
Olá!
Estou com um motor de opala 4 cilindros gasolina taxado, quase igual ao álcool (quase 11:1). O carburador é um H34 (duplo).
Eu vou rodar na gasolina mesmo. O ponto precisa ser regulado de alguma maneira especial, ou posso usar a regulagem original do gasolina? E a mistura, é preciso mecher na configuração original de injetor/gicleur/venturi pra ter queima perfeita?
Hoje o carburador tá com a configuração do maverick 4 cil., mas tá dando um excesso desgramado. O motor carboniza inteiro em menos de 3000km. Antes de trocar tudo no carburador, queria saber se parto pra configuração original do 151 gasolina ou se vale a pena mudar algo.
Ah, não quero rodar no álcool. Gosto pessoal...
Valeu moçada!
Ola!!1 :D :D
Qual a vantagem de aumentar a taxa de compressão do motor e rodar com gasolina?? Vc tem um aumento substancial de potência?? A durabilidade do motor não é diminuida??? :?
Mauro B.
13/09/2003, 00:22
:D Fala Hélio e Daniel !!! :D
Qual a vantagem de aumentar a taxa de compressão do motor e rodar com gasolina?? Vc tem um aumento substancial de potência?? A durabilidade do motor não é diminuida???
Vantagem??? Toda!!!..até um certo limite! :shock:
Bom, com qualquer combustível, quanto maior for sua compressão dentro do motor, maior será a energia que ele liberará ao ser queimado. Considerando motores com uma mesma eficiência volumétrica, quanto maior for a taxa de compressão, maior será a compressão final da mistura ar-combustível. Sendo assim, a grosso modo, maior "potência" o motor terá.
"Se é tão bom assim, porque os fabricantes de motores não fazem motores mais 'taxados' de fábrica???" A resposta a essa pergunta é: não dá! Vamos tentar explicar. A mistura ar-combustível só deve explodir pela ação da faísca da vela, correto? Acontece que se aumentarmos a taxa de compressão do motor irresponsavelmente, a compressão final poderá ser muito elevada e a mistura ar-combustível irá detonar, que é um fenômeno em que uma parte da mistura explode sozinha, logo após a faísca da vela. Esse explosão ocorre de uma maneira desordenada, rápida (fora do tempo), e não é nada agradável ao motor...Muitos confundem a "detonação" com a "pré ignição", o que é incorreto, pois a segunda ocorre antes da faísca da vela...
Todos combustíveis tem, vamos dizer assim, um poder anti-detonante. Uns mais, outros menos. Quanto maior ele for, menos chance terá de detonar (dããã!)! O álcool tem mais que a gasolina. A gasolina aditivada tem mais que a gasolina comum. Logo, compreendemos que o álcool pode sofrer uma maior compressão sem detonar, o que vale tbm para a gasolina aditivada quando comparada com a gasolina comum. É por isso que os motores a álcool são mais taxados, coisa que tbm acontecia com os carros importados, que exigiam gasolina aditivada (lembram?). E é por isso que para comverter um motor álcool para gasolina se reduzia a taxa, e o inverso, tentava-se aumentá-la, para ter um melhor aproveitamento do combustível!
As taxas de compressão nos motores sempre são calculadas para ter um valor máximo sem que haja detonação. Motores antigos tem taxas de compressão mais baixas porque o combustível da época não permitia taxas maiores. Como os combustíveis hoje permitem, nós podemos aumentar as taxas de compressão dos nossos motores antigos, sem problemas. Claro que tem o fator durabilidade e super-aquecimento, mas ainda não vamos entrar nesse mérito, ainda mais porque cada caso é um caso e depende muito de quanto o indivíduo irá aumentar...
O ponto precisa ser regulado de alguma maneira especial, ou posso usar a regulagem original do gasolina?
Quanto maior a compressão, mais rápido se propaga a queima. Logo, um pequeno atraso poderia ser bem vindo...mas não sei te dizer se realmente será necessário...
E a mistura, é preciso mecher na configuração original de injetor/gicleur/venturi pra ter queima perfeita?
Colocar mais gasolina de jeito nenhum(visando economia)! Como há um melhor aproveitamento, poderá até colocar menos, mas acho que o ideal é manter a configuração original!
[]'s
dptucunduva
15/09/2003, 12:22
Qual a vantagem de aumentar a taxa de compressão do motor e rodar com gasolina?? Vc tem um aumento substancial de potência?? A durabilidade do motor não é diminuida??? :?
Hélio,
Como nosso colega Mauro já explicou, aumento de "produtividade". Andar mais do que o normal, sem fazer grandes alterações (turbo, 2 cilindros a mais, etc.)
Como ele já alertou, a "detonação" por excesso de compressão é um risco, mas eu quis assumir. No máximo vai me destruir o motor com 30-40 mil km... Até aí blz, pque eu rodo menos de 2 mil por ano! Meu jipe desmonta antes desses 30 mil, já que são 2 mil só de trilha... :)))
O meu motor quando está reguladinho, não bate pino. O problema é que a giclagem não tá legal, então ele tá carbonizando demais e, aí sim, tá batendo pino. Por isso perguntei da giclagem, pra descobrir a ideal. Creio que vou partir pra original do opala um pouquinho de nada maior, pque o difusor do meu carburador está maior do que o do opala.
Estou instalando um hallmeter pra determinar a regulagem ideal. Aí duvido que vai ter erro... :)))
Mauro B.
15/09/2003, 19:15
Aee Daniel !!! :D
Cara, de que ano é teu motor? Qual a taxa original? Quanto que vc rebaixou??? Quanto pagou pelo serviço???
Estou instalando um hallmeter pra determinar a regulagem ideal. Aí duvido que vai ter erro...
O que é "hallmeter"???
[]'s
EduardoLang
15/09/2003, 19:19
Acredito ser uma espécie de sonda lâmbida, daquelas colocadas no coletor de escape.....
Não é?????????
SDS jeepeiras............
Eduardo Chaves
15/09/2003, 20:45
PessoALL,
Este texto retirei do site da cronomac: www.cronomac.com.br
"O Hallmeter , monitor ar/combustível trabalha com informação fornecida pela sonda lambda que por sua vez, detecta o teor de oxigênio nos gases, e gera informação em milivolts. O Hallmeter essencialmente é um voltimetro e foi concebido com 20 " Led " (diodo de emissão de luz), cada "led" representa uma variação na mistura, hora concentrada em oxigênio, hora pobre em oxigênio."
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/e7f01a2a56fc8e67c550c619e9c26592.gif
[]'s...
dptucunduva
16/09/2003, 16:33
Mauro,
Hallmeter é o que o Eduardo falou. Ele mostra o resultado da combustão, então fica bico de regular o carburador. Usa-se a sonda lambda do pálio e compatíveis, que são as mais baratas (de 2 fios somente). O reloginho pode ser um voltímetro qquer ou um reloginho bonitinho como o da cronomac.... Aí vai do bolso (o meu, pelo jeito, vai ser um conversor A/d e 3 displays de 7 segmentos. 3 renal ao todo, que a grana tá triiiiiiiiiste).
Já conversei com um monte de nego, e, segundo eles, o meu bura tá como deveria ser. Tô começando a duvidar de problema nele, tô achando que é ignição ou filtro de ar ou rebimboca da parafuseta ou problema do além... :cry:
Sobre meu motor, vou te dizer a verdade... hehehehe... É um motor do álcool que eu uso na gasolina. Pistão chato com cabeçote do álcool. Dá 11:1 de taxa. Anda pra caramba.... Quando arrumar esse excesso, aí vai andar meeeeeesmo. :P
Cómo já disse, o único problema é que com uns 30000-40000 km ele provavelmente vai ferrar. Mas, como eu uso muito pouco (uns 2 mil por ano no máx), que se dane. E, se explodir, aí nóis muda de novo! :lol: E, vou te dizer.... Pelo preço do motor de opala, não acho difícil de comprar outro a álcool pra rodar na gasolina.
scislewski
17/09/2003, 16:47
O ponto pode adiantar desde que não deixe ele grilando, normalmente um ponto muito adiantado, torna o arranque mais pesado e pode te trazer pre detonacao que destroi o motor por dentro... Se tu taxou o motor, procure usar um menor grau e regule a lenta para ter uma mistura rica, para evitar a pre detonacao.. :lol:
Meu OHC tem 12:1, se tirar mais nao tem como apertar os parafusos
do coletor de entrada...auhuhuhahuauh mas uso ALCOOL e GNV
acho que o carro esta meio sem torque pq coloquei um carburador
DFV 444 do V8, diminui o difusor, mas mesmo assim... as 2 borboletas
abrem juntas.... quero colocar uma ignicao eletronica para ver se melhora
algo, senao vou partir para uma solucao mais radical.. transf. o Solex H34 em um H40.... aqui em porto Alegre tem o seu Walter "Homem das cavernas" que só mexe com Carburadores... um MESTRE...
Eduardo Velo
17/09/2003, 17:47
Pessoal , apenas a título de curiosidade , como o Mauro escreveu sobre taxa ar/combustível e octanagem , aí vai tabela de ar/comb. x octanagem , acho que o ideal pra não danificar o motor é chegar numa giclagem pra abastecer com 25 a 30% de álcool e acertar o ponto em marcha lenta empiricamente , e depois passar o resultado pra gente não ficar sofrendo tbm , hehehe :lol: :lol: .
Relação Ar/ Combustível medido em Massa ( peso)
Octanagem : poder antidetonante
Valor ref. 100 => C8H18 Isoctano
Gasolina Gasolina + Álcool Gás
Pura 22% Álcool Hidr.
Ar/Comb. 15,20 13,30 8,20 9,00
Octan. 70 80 92 103
Eduardo Velo
17/09/2003, 17:52
Tentei puxar do excell , mas não deu .
Agora vai :
Rel. ar/comb. medido em massa (peso)
Octanagem : poder antidetonante
Gasolina Gas. 22% Alcool Gas
Pura Alcool Hid. Metano
Taxa Ar/comb. 15,2 13,3 8,2 9,0
Octanagem 70 80 92 103
Eduardo Velo
17/09/2003, 18:01
Vou escrever linha por linha , é o jeito :
Gasolina pura --> ar/comb. 15,2 octan. 70
Gasol. + 22% alcool --> ar/comb. 13,3 octan. 80
Alcool hidr. --> ar/comb. 8,2 octan. 92
Gas metano --> ar/comb. 9,0 octan. 103
Mauro B.
19/09/2003, 17:23
O ponto pode adiantar desde que não deixe ele grilando, normalmente um ponto muito adiantado, torna o arranque mais pesado e pode te trazer pre detonacao que destroi o motor por dentro... Se tu taxou o motor, procure usar um menor grau e regule a lenta para ter uma mistura rica, para evitar a pre detonacao..:lol:
Fala Scislewski !!! :D
Aumentar a quantidade da gasolina da mistura pode dimunuir a detonação, pois esta ocorre menos em misturas ricas, mas isso é prejudicial, porque o excesso de gasolina "lava" o óleo dos cilindros, fazendo-o trabalhar 'à seco', afina o do cárter, forma resíduos de carvão, dá pouca potência e etc... :cry:
Adiantar o ponto aumenta as chances de ocorrer a detonação! Inclusive em motores em que ocorre a detonação, se atrasa pouco-a-pouco o ponto até que ela cesse, ou a ponto de quase não escutá-las. Não velo finalidade de adiantar o ponto, pois em um motor taxado, a propagação da mistura ocorre mais rapidamente que em um motor não-taxado! Ou seja, um pequeno atraso até que seria recomendado, para que a força da combustão chegue no momento certo sobre o pistão, e não quando este estivesse subindo ou em linha reta com a biela...! :wink:
[]'s
bibizinhu
21/08/2005, 22:32
Olá!
Estou com um motor de opala 4 cilindros gasolina taxado, quase igual ao álcool (quase 11:1). O carburador é um H34 (duplo).
Eu vou rodar na gasolina mesmo. O ponto precisa ser regulado de alguma maneira especial, ou posso usar a regulagem original do gasolina? E a mistura, é preciso mecher na configuração original de injetor/gicleur/venturi pra ter queima perfeita?
Hoje o carburador tá com a configuração do maverick 4 cil., mas tá dando um excesso desgramado. O motor carboniza inteiro em menos de 3000km. Antes de trocar tudo no carburador, queria saber se parto pra configuração original do 151 gasolina ou se vale a pena mudar algo.
Ah, não quero rodar no álcool. Gosto pessoal...
Valeu moçada!
mak (SP/ZN)
23/08/2005, 00:15
conheço um cara que vai ter um V6 de Explorer disponivel em ( tomara! ) fevereiro ou março quando estiver instalando o diesel... quem sabe vc se anima e compra dele... ;-) e não é o Cacovsky...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
William_NATAL
23/08/2005, 15:34
Como é este negocio de colocar somente gasolina em a alcool ?
Melhora ? o carro anda mais? melhora em baixa ou em alta ROTAÇÃO?
William_NATAL
23/08/2005, 16:16
Digo, Colocar gasolina em motor a alcool? ???? melhora aonde?
leopoldo
23/08/2005, 18:20
......eu vou rodar na gasolina mesmo.......
Isso !
rode com gasolina nessa taxa de compressão e o pessoal da retificadora lá da tamoios vai agradecer que você vá mandar o motor para eles.
e
provávelmente eu vá ver a fumaça do seu motor daqui de casa ou de lá do CTA.
leopoldo
23/08/2005, 19:17
Bom, com qualquer combustível, quanto maior for sua compressão dentro do motor, maior será a energia que ele liberará ao ser queimado
:discordo:
A energia do combustível está caracterizada no valor de PCI - poder calorífico inferior que é por volta de:
- gasolina: 9 500 kcal/kg
- ethanol: 5 900 kcal/kg
e a potência é diretamente proporcional ao calor liberado pela combustão, onde:
Potencia = massa de combustível consumida (kg/h) x PCI x rendimento térmico.
Uma fórmula geral para calcular:
potencia = densidade do ar x cilindrada x rotação x PCI x fração (comb-ar) x rendimento mecanico x rendimento térmico x rendimento voumétrico.
Como os combustíveis hoje permitem, nós podemos aumentar as taxas de compressão dos nossos motores antigos,
:discordo:
Poderemos não poder porque o dimensionamento do colo do virabrequim pode não dar margem à nova carga sobre êle.
Quanto maior a compressão, mais rápido se propaga a queima. Logo, um pequeno atraso poderia ser bem vindo...mas não sei te dizer se realmente será necessário
:pensativo: acho que não , vou ver, depois volto aqui.
.....poderá até colocar menos
:discordo:
Um motor com essa taxa em com gasolina empobrecida detona mais rápido ainda
desculpa Mauro :mrgreen:
leopoldo
23/08/2005, 21:01
Acredito ser uma espécie de sonda lâmbida
:roll: :roll: :roll: :roll:
só se você tiver cachorro em casa
:lol: :lol: :lol: :lol:
O certo é LAMBDA.
:mrgreen:
desculpe corrigir, mas é que lambida tava demais !
William_NATAL
24/08/2005, 11:04
He He He
E aumentar taxa de compressão de um motor de concepção antiga,como o Willys,afim de compensar a perda potência causada pelo gas metano,fazendo dessa forma,com que se tenha um rendimento no gas equivalente,no mesmo propulsor,ao combustível original?Se a perda for de 15% com o uso Gnv por exemplo,com o aumento da T.C. talvez se elimine isso,não??? :pensativo:
Mesmo assim,usando um combustível de menor desempenho energético, podem alguns elementos moveis do motor como virabrequim,anéis,bronzinas sofrer desgaste prematuro,ou sobrecarga de trabalho??? :pensativo:
Ou então a que níveis seria seguro aumentar a T.C.?
matrakaum
02/05/2011, 16:47
Ressuscitando...
Deixa ver se peguei o esquema da sonda LAMBDA...
Eu posso colocar esta sonda no escape do BF161 e depois ligar no Hallmeter? Como eu faria isto a liga no Hallmeter, pois, no escape, creio eu, é só furar e fazer rosca. Não é?
Ressuscitando...
Deixa ver se peguei o esquema da sonda LAMBDA...
Eu posso colocar esta sonda no escape do BF161 e depois ligar no Hallmeter? Como eu faria isto a liga no Hallmeter, pois, no escape, creio eu, é só furar e fazer rosca. Não é?
Eu coloquei a minha da seguinte forma: comprei a sonda em uma loja e de lá, já passei em outra pra comprar uma porca que fosse na mesma medida que a rosca da sonda lambda.
Cheguei em casa, soldei a porça no buraco que tinha sido feito no escapamento, de forma que não deixasse vazamento nenhum nas laterais. Depois de esfriar, foi só rosquear a sonda e sair pra galera. Uns 20 a 30cm pra baixo do coletor de escape fica blz, pois vc pega ainda um bom calor do coletor, pois a sonda só funciona perfeitamente de forma aquecida.
Se for de 4 fios, mesmo com o aquecimento interno, este calor ajuda e muito.
Makatraum, no site da cronomac, tem manuais de como se liga uma sonda em um hallmeter. É bem simples. As de 4 fios necessita mais um pouco de atenção com a ligação dos fios, mas é tranquilo. Já as de um fio, é só ligar no hallmeter direto, mas estas precisam de um tempo maior pra serem aquecidas, pois será o calor do motor que irá aquece-las, e não o resistor interno, como no caso das de 4 fios. O hallmeter é uma mão na roda no acerto do motor.
matrakaum
04/05/2011, 12:02
Será que a Sonda deste ou daquele carro influenciam na leitura? Ou a leitura é tudo igual?
Eu tenho de 4 fios, 2 fios, 1 fio.... qual é melhor?
Será que a Sonda deste ou daquele carro influenciam na leitura? Ou a leitura é tudo igual?
Eu tenho de 4 fios, 2 fios, 1 fio.... qual é melhor?
As sondas tem a função de enviar um sinal eletrico para a central de injeção eletronica, em relação a quantidade medida de oxigenio que está saindo no escape. Sem duvida, a de 4 fios é a mais usual, pois o aquecimento dela é mais rápido.
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