Ver Versão Completa : Conversão 4x2 em 4x4
André L Tomé
09/12/2010, 04:35
Olá!
Sou apaixonado por 4x4 e quando pensei que já entendia bem do assunto, entrei aqui e vi que não sei porra nenhuma.
Pois bem, gosto muito do design, do espaço, motor e outras características mais da D-20 cabine dupla, Bonanza, Veraneio, F-1000 cabine dupla e tropical.
Aqui em Curitiba e região consigo encontrar estas com uma certa facilidade, mas normalmente todas são 4x2, assim sendo, gostaria de saber se estes modelos que citei acima podem ser convertidos em tração 4x4, se isto é fácil de fazer e se custa muito caro. Ainda, esses carros são bons p/ lama, barro, areia, etc?
Agradeço desde já pela atenção de todos neste meu primeiro tópico.
icojavali2009
09/12/2010, 10:46
Olá!
Sou apaixonado por 4x4 e quando pensei que já entendia bem do assunto, entrei aqui e vi que não sei porra nenhuma.
Pois bem, gosto muito do design, do espaço, motor e outras características mais da D-20 cabine dupla, Bonanza, Veraneio, F-1000 cabine dupla e tropical.
Aqui em Curitiba e região consigo encontrar estas com uma certa facilidade, mas normalmente todas são 4x2, assim sendo, gostaria de saber se estes modelos que citei acima podem ser convertidos em tração 4x4, se isto é fácil de fazer e se custa muito caro. Ainda, esses carros são bons p/ lama, barro, areia, etc?
Bom dia André: O assunto 4x4 é bastante complexo, mas gratificante, principalmente para quem gosta ou gasta é até "orgasmotico" $$$. Esses veículos que vc menciona podem ser convertidos em 4x4, e boms em qualquer terreno. Eu prefiro com eixo rigido e feixes de mola na D20. Paixão não tem preço. Vale a pena. Aí em Curitiba na www.aerowillys.com, é um dos vários lugares que vc pode achar componentes para conversões, e aqui no 4x4FB, vc conta com centenas de usuários prontos para trocar ideias a respeito. Seja bem vindo a este espaço e ao universo 4x4. Pode contar comigo também no: intrepido@r7.com.
Boas venturas.
RogérioNunes
09/12/2010, 11:03
Olá André! Seja bem vindo ao melhor forum do brasil!
Sobre a dúvida se é possível converter esses carros para 4x4, é possível sim mas o custo não é baixo pra executar um serviço bem feito.Existe F1000 e D20 4x4 de fábrica onde algumas D20 tem sistema de tração desenvolvido pela extinta engesa com suspensão com feixo de molas, eixo rígido e tração sem reduzida.A GM tb lançou um modelo com tração porém com sistema de balaça na dianteira mas abandonou pela fragilidade do sistema.
Qual o uso que dar a viatura? Pelas dimenções e consequentemente o maior peso desses modelos eles são limitados, mas nada que impeça de ir a praia ou passeios onde encontre lama,barro, etc...mas se for trilha pesada aí complica.
Vai se informado pra fazer a melhor opção!
abraço
Olá!
André L Tomé
09/12/2010, 13:50
Agradeço a todos pela atenção!
Realmente é muito difícil encontrar uma 4x4 cabine dupla original, por isso pensei na conversão, mas estou começando a desistir da idéia e partir pra outro veículo 4x4 original.
Eu penso em usá-la em estradas de terra, lama, areia... mas como acho que não vou conseguir parar nisso, talvez ela não sirva completamente aos meus propósitos, por ser muito grande, pesada, etc. Daí que o jeito é procurar alguma coisa mais específica para isso, abrindo mão de um pouco mais de espaço e conforto.
Eu penso num carro um pouco mais confortável, porque tenho um filho que não tem nem nem um ano, mas que quero levá-lo sempre comigo pra pegar o gosto também. Além disso, quero trocar o meu Prisma 1.0 2009 por um carro desses que é a minha paixão, porém para viagens e uso mais urbano tenho um Livina X-Gear que fica com minha esposa por causa do pequeno.
Resumindo, preciso de um carro bom para o off-road, trilhas e também que possa ser usado no dia-a-dia, penso então que uma L200, Hilux, etc. seria o mais adequado.
Salviano
09/12/2010, 14:41
Agradeço a todos pela atenção!
Realmente é muito difícil encontrar uma 4x4 cabine dupla original, por isso pensei na conversão, mas estou começando a desistir da idéia e partir pra outro veículo 4x4 original.
Eu penso em usá-la em estradas de terra, lama, areia... mas como acho que não vou conseguir parar nisso, talvez ela não sirva completamente aos meus propósitos, por ser muito grande, pesada, etc. Daí que o jeito é procurar alguma coisa mais específica para isso, abrindo mão de um pouco mais de espaço e conforto.
Eu penso num carro um pouco mais confortável, porque tenho um filho que não tem nem nem um ano, mas que quero levá-lo sempre comigo pra pegar o gosto também. Além disso, quero trocar o meu Prisma 1.0 2009 por um carro desses que é a minha paixão, porém para viagens e uso mais urbano tenho um Livina X-Gear que fica com minha esposa por causa do pequeno. Resumindo, preciso de um carro bom para o off-road, trilhas e também que possa ser usado no dia-a-dia, penso então que uma L200, Hilux, etc. seria o mais adequado.
Olha eu aqui...botando lenha na fogueira...
dificil nada, olha estes links:
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=18257&cat=1&item=30&titulo=D-20%20CD%204x4%20Engesa
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=20167&cat=1&item=30
Boa sorte na procura
E olha que um dos links que Salviano encontrou é da sua cidade André é só ir atrás e comprar a mercadoria.
Abraço.
André L Tomé
09/12/2010, 17:49
PQP!
Cara, a primeira é coisa de louco!!!!
A segunda eu já tinha visto, o único porém é que é cabine simples, mas a segunda... PERFEITA, e ainda por cima aqui em Curitiba!
O preço tá um pouco acima dos meus planos, mas já vou ligar pro meu gerente do banco.
Valeu!
Pequeno jr
09/12/2010, 19:01
Andre,
Já ouviu falar em CAMPER? Bonanza???
Essas duas são um pouco mais leves que as D-20 e tem opções a venda no mercado já com 4x4.
Seja bem vindo.
OBS: Essa Amarela do Segundo Link está a venda aqui no DF. É impecável .. caso queira, te coloco em contato com o dono dela.
Edintruder
09/12/2010, 21:40
Na boa, nenhuma L200 ou até mesmo Hilux aguenta o que uma D20 aguenta! essa D20 está até barata pelo que tem. Se estivesse toda original, apenas por ser CD com motor S4Tplus já vale mais de 40.000,00. Só em pneus tem mais 4.000,00. O sistema de 4x4 sai mais de 6.000,00. Freios à disco, trava carneiro, e monte de acessórios pode contabilizar mais de 5.000,00. Essa D20 está custando na casa dos 65000,00 sem dúvida nenhuma, então 50.000,00 está com um preço excelente!
GiovanniP
10/12/2010, 09:20
Meu irmão adaptou um kit engesa com feixe de mola na D20 dele, CT da BAND e ficou muito legal. Não deixa nada a desejar no barro. Ficou por volta de R$ 7k. O único problema é a falta da reduzida, que apesar da 1ª marcha ser reduzida algumas vezes a marcha ré sem reduzida faz falta.
As grandes vantagens das D20 são o conforto e o preço da manutenção, quando se necessita de comprar alguma peça dá até vergonha de pechinchar...
Os contras são a raridade de achar uma em bom estado, até mesmo pela idade.
Abraço
sallespickup
10/12/2010, 14:01
pode comprar uma D20 que com 8 mil coloca kit engesa com caixa de transferencia com reduzida (é igual do caminhão), guenta pacas
segue fotos de duas que estão nessas configirações
carlos sallespickup
sallespickup
10/12/2010, 14:05
fotos c20 dupla e bonanza diesel 4x4 kit engesa com caixa de transferencia com reduzida
carlos sallespickup
GiovanniP
10/12/2010, 15:51
fotos c20 dupla e bonanza diesel 4x4 kit engesa com caixa de transferencia com reduzida
carlos sallespickup
Top demais Salles! Muito lindas as D20s
Só duas perguintas.
Qual caixa de transferência foi usada com reduzida?
Como vocÊ subiu a trazeida delas? quando se coloca o euxo dianteiro com feixe de molas ela fica mais alto que o original.
sallespickup
10/12/2010, 20:52
lindas mesmo, mas são de amigos meus, não fui eu que fiz, caixa de reduzida é do caminhão ee34 engesa, ela tem reduzida e ainda saida para redutor manual, atraz vai um calço de cerca de um palmo, fica bem forte esta adaptação, uma bela pickup, com jeitão de jeep, mas na estrada perde-se um pouco, pois é bastante alta e um pouco mais dura, enfim não dá pra ter tudo né!!!
carlos sallespickup
Edintruder
10/12/2010, 21:10
Duas opções de F1000 cabine dupla 4x4...
A preta e mais antiga, mas está mais barata e mais legal que a branca, sem dizer que está com pneus 33".
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161376804-f-1000-4x4-turbo-diesel-de-fabrica-completa-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164267767-f-1000-em-bom-estado-_JM
NGDaniel
10/12/2010, 22:31
Duas opções de F1000 cabine dupla 4x4...
A preta e mais antiga, mas está mais barata e mais legal que a branca, sem dizer que está com pneus 33".
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161376804-f-1000-4x4-turbo-diesel-de-fabrica-completa-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164267767-f-1000-em-bom-estado-_JM
Edin, essa preta ta filet mesmo heim ...
e barata heim ? pelo que tem...
abs,
DiEgOsEiChIrLz
10/12/2010, 22:55
repara q a preta ja levou sinistro na dianteira. o dono adaptou a frente do modelo 96~98. na foto da pra ver o mwm 229.
deve ser por isso q ele só ta pedindo 35mil.
Edintruder
10/12/2010, 23:34
35000,00 é 94. a 44000,00 é 97.
Eu não dou bola se o carro já bateu, desde que o serviço tenha sido feito no capricho pra mim está bom. É difícil pegar um carro usado sem ter sofrido algum acidente... o que eu faço sempre é antes da compra passo os dados pro seguro para verificar no sistema se tem algum impedimento por sinistros.
NGDaniel
11/12/2010, 08:39
35000,00 é 94. a 44000,00 é 97.
Eu não dou bola se o carro já bateu, desde que o serviço tenha sido feito no capricho pra mim está bom. É difícil pegar um carro usado sem ter sofrido algum acidente... o que eu faço sempre é antes da compra passo os dados pro seguro para verificar no sistema se tem algum impedimento por sinistros.
x2 e outra,
15 anos sem batida ???
É tesouro...
André L Tomé
11/12/2010, 09:39
As D20 e F1000 infelizmente estão fora do meu orçamento mesmo. Então pensei em outro carro, ontem fui até uma loja de 4x4 aqui em Curitiba e no calor do momento quase fechei negócio nesse aqui:
http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/suzuki/samurai/usado-semi-novo/samurai-cinza-1995-1078281/4
O carro tá bem legal, parece estar em ótimo estado. Tem o inconveniente de ser pequeno, mas aí até não tem problema porque eu tenho outro carro maior (só não é 4x4), o que eu tenho medo é trocar um carro novo (Prisma 2009) por um carro velho. Tenho medo de dar algum problema qualquer e eu ter que gastar um monte ou então ficar sem o carro.
Vai que funde o motor quando ele estiver com uns 6 meses? Infelizmente vou ter que adiar o sonho do 4x4...
NGDaniel
11/12/2010, 11:02
As D20 e F1000 infelizmente estão fora do meu orçamento mesmo. Então pensei em outro carro, ontem fui até uma loja de 4x4 aqui em Curitiba e no calor do momento quase fechei negócio nesse aqui:
http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/suzuki/samurai/usado-semi-novo/samurai-cinza-1995-1078281/4
O carro tá bem legal, parece estar em ótimo estado. Tem o inconveniente de ser pequeno, mas aí até não tem problema porque eu tenho outro carro maior (só não é 4x4), o que eu tenho medo é trocar um carro novo (Prisma 2009) por um carro velho. Tenho medo de dar algum problema qualquer e eu ter que gastar um monte ou então ficar sem o carro.
Vai que funde o motor quando ele estiver com uns 6 meses? Infelizmente vou ter que adiar o sonho do 4x4...
Carro usado é isso ai.. risco...
Vc ameniza isso com uma boa avaliação mecanica, aquisição em revenda de procedencia (para nao ter problema em caso de garantia de 3 meses) e os procedimentos preventivos de praxe (troca de oleo e peças perecíveis como correntes, correias e etc)... do resto, é risco... amenizar é possivel, eliminar é IMPOSSIVEL..
se vc nao tem perfil para esse risco, continue no seu prisma... senão...
Be Happy! :mrgreen:
abs
Pequeno jr
11/12/2010, 12:48
Edin, essa preta ta filet mesmo heim ...
e barata heim ? pelo que tem...
abs,
nè por nada não, mas essa preta é mais feia que bater em pai e mãe.
NGDaniel
11/12/2010, 13:12
nè por nada não, mas essa preta é mais feia que bater em pai e mãe.
Cara, gosto é phod*.. eu gostei.. :mrgreen:
Edintruder
11/12/2010, 15:01
André, na boa, se tens esse tipo de dúvida, então é melhor ires te acostumando com carrinhos de brinquedo zero km, pois F1000 está longe de ser carrinho e está longe de ficar pifada pelo caminho. Tens que definir também quanto queres pagar, pois se só podes ficar nos 25000,00, então nem vai pro mundo dos 4x4, pois nesse valor não tem quase nada que preste... Um Niva é capaz de te atender muito bem, e por menos de 20.000,00 pegas um já modificado com mecânica diesel e em excelente estado.
Um amigo meu pegou uma L200 nessa faixa de preço, usou a L200 por 6 meses e ficou com ela na oficina por 8 meses pois não tinha como arrumar.
Ou compra algo bom que tens como sustentar ou esquece. Cada pneu decente para off road custa mais de 500,00. O Samurai é um belo Jipe, eu trocaria pelo Prisma de olhos fechados. Na tua pele eu teria feito a troca na mesma hora.
Mas, olha esse vídeo e veja o que estás sujeito ao andar de 4x2...
http://www.youtube.com/watch?v=ot6-Wg_NTG0
leobnaval
11/12/2010, 17:42
Cara pelo jeito você não tem cofiança a comprar um carro usado até pelo fato de estar acostumado pela confiabilidade de um veiculo 0km, mas é assim mesmo, só quem tem carro e compra carro usado, aprende a se virar e correr atrás quando necessário, realmente é necessário ter uma verba guardada para eventuis gastos não previstos, mas um veiculo usado, se bem avaliado e com procedência, pode comprar sem medo.
Quanto ao seu amigo Edin, só lhe desejo sorte porque experiência em L200 ele não deve ter pra ficar 8 meses parado o que, que quebrou nela (a parafuseta da rebimboca com rosca esq. passo 0,1558")?
Abraços
sallespickup
11/12/2010, 18:26
samurai, é legal, mas que mec tem se é diesel???, concordo com todos veiculo usado SEMPRE TEM ALGO A FAZER, tem de fazer revisão preventiva, e gosto é gosto, até nos zero sempre ten-se algo a mudar, normalmente não acontece pois perde a garantia rsrsrs
carlos sallespickup
DiEgOsEiChIrLz
11/12/2010, 18:32
que video massa, o final é a melhor parte. detalhe que na praia só tem macho :lol:
André L Tomé
11/12/2010, 21:43
O motor é o ap 1.6 Diesel, que equipava as Saveiros antigas... Segundo o vendedor ele está em ótimo estado, faz 18 km por litro. Dinheiro guardado pra eventuais gastos eu tenho, o foda é a incomodação. Tenho medo de estar procurando sarna pra me coçar.
Ah, hoje fui até lá e ele baixou o preço em R$2.oook.
NGDaniel
11/12/2010, 23:03
O motor é o ap 1.6 Diesel, que equipava as Saveiros antigas... Segundo o vendedor ele está em ótimo estado, faz 18 km por litro. Dinheiro guardado pra eventuais gastos eu tenho, o foda é a incomodação. Tenho medo de estar procurando sarna pra me coçar.
Ah, hoje fui até lá e ele baixou o preço em R$2.oook.
Sobre ter ou nao um 4x4, ver este topico e em espeical topico meu.. hehe.. abs:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29430&page=66
Edintruder
12/12/2010, 00:33
Se é o motor 1.6 vais sentir muita falta de força. Com esses 2000,00 de desconto eu te sugiro fazer um 1.9 bielão, que nada mais é que um bloco do AP1.8 a álcool com virabrequim do 2.0. Monta cabeçote e Bomba do 1.6 que está nele que fica muito bom. Motor que chega perto dos 300.000km e sendo o 1.9 terá força de sobra com o Samurai.
André L Tomé
12/12/2010, 00:38
Hehe...
Passei horas lendo o tópico inteiro, foi o primeiro que eu li.
Edintruder
12/12/2010, 00:47
André, chegasses a andar com o Samurai? Tem bastante peças pra ele à venda pela internet, porém com esse motor, acho difícil passar dos 100km/h por muito tempo. Experimenta ele e veja o que achas. Em relação à dores de cabeça, basta dar a manutenção adequada que fica 100%. Pesquisa no fórum sobre o AP 1.9 que verás que qualquer mecânico monta ele. Na parte dos Nivas tem muito material sobre isso e fica realmente muito bom, à ponto até de turbinar ele. O AP dura muito, mais que qualquer motor de carro 0km, e com o 1.9 além de andar bem melhor, o consumo deve ficar na casa dos 16km/l. No Samurai, o que costuma dar mais manutenção é a caixa, porém nada caro de fazer nele.
André L Tomé
12/12/2010, 01:13
Por que você diz que acha difícil ele passar dos 100KM/H por muito tempo? Ele esquenta?
Andei pesquisando agora, realmente esse motor tem boa fama, mas achei muito fraco, apenas 50 cv.
Preciso andar nele pra ter certeza.
Walter L. L. Casitta
12/12/2010, 10:17
Por que você diz que acha difícil ele passar dos 100KM/H por muito tempo? Ele esquenta?
Andei pesquisando agora, realmente esse motor tem boa fama, mas achei muito fraco, apenas 50 cv.
Preciso andar nele pra ter certeza.
A melhor coisa é você fazer um teste drive. Você vai ver a bosta que é. Um amigo tinha um adaptado do mesmo jeito. Tremia e não andava. Isso é uma roubada...
Edintruder
12/12/2010, 12:16
Na verdade o 1.6 diesel só vai conseguir passar dos 100km/h nas descidas, o que é pouco tempo, no resto do tempo vais ficar entre 80 e 90km/h (depende da direção do vento), e nas subidas a uns 70km/h... Mas se fizeres o 1.9 com as peças desse 1.6 a coisa muda de figura, pois conseguirás andar acima dos 120km/h no plano sem problema nenhum.
O 1.9d novo custa uns 12.000,00, porém se fizer a salada de frutas como todo mundo faz, fica com desempenho bem próximo com um custo de uns 3000,00 no máximo e com um motor 0km. No sistema de Bomba Injetora do 1.6 para o 1.9, o ajuste é apenas abrir o débito de injeção.
leobnaval
12/12/2010, 13:25
Eu no seu lugar fujia deste Samurai, porque, apesar de o Samurai ser um bom jipe (puro e duro) esta mecânica adaptada poderá te dar dor de cabeça, principalmente pelo motor extremamente inadequado ao samurai, até mesmo as kombis a diesel o pessoal tirava este motor e colocava um AP gasolina ou álcool, pra quem tava com medo de ter que ficar em oficina e correndo atras de peças este seria o pior caso possivel, pois se quiser deixa-lo bom terá que mecher bastante no motor. E você sabe como é uma adpatação puxa a outra e por aí vai...
Procure um jipe em bom estado e de preferencia original, se tiver algo adaptado procure saber por quem foi feito e procure referências sobre o serviço da pessoa ou empresa. além de ver a documentação se está em ordem e regularizada.
[]s
sallespickup
13/12/2010, 09:51
como vc não é do ramo. tb acho que não seria uma boa compra, eu tinha um motor destes na pampa, porem o conheço de traz pra frente, viajei pra todo lado a 120 130 km/h sem problemas, só o tirei pois ja tava na hora de retifica e como ia gastar cerca de 3 500, acabei por encosta-lo e voltei o ap alcool, agora se não precisar do diesel, compre um motor AP 1.8 ou 2.0, ai é um carro de passeio de facil manutenção sem barulhos QUE este motor faz bem(diesel) e anda muito, quanto ao jipe, de uma voltinha e veja se gosta, posição de dirigir, freios, dureza da suspenção etc, se gostar do carrinho, colocando o motor a alcool, não tera problemas
carlos sallespickup
Rossi-Cerquilho
05/03/2020, 15:49
Alguém tem uma estimativa de preço para converter uma Ford Explorer 1997 4x2 em 4x4?