Conectar

Ver Versão Completa : Pneu Yokohama Geo EXPLODIU !

afs
06/12/2010, 15:36
Caros amigos do fórum,

Gostaria de relatar um fato ocorrido comigo e que sirva de alerta. Cerca de 3 meses atrás, em plena BR-040 perto de Juiz de fora, em um trecho perfeitamente asfaltado, o pneu traseiro direito do meu veículo um Suzuki GV, um Yokohama Geolanda 032 simplesmente explodiu do nada, abrindo um rasgo na lateral interna do pneu, sem absolutamente nenhum obstáculo na pista ou qualquer tipo de choque.

Obviamente, substituí o pneu pelo estepe e por precaução, mandei revulcanizar o pneu danificado para não arriscar ficar parado na estrada caso o estepe furasse.

Solicitei à Yokohama uma análise do pneu, nem tanto para efeito de garantia, mais para ver a resposta, porque em 99% dos casos o fabricante simplesmente tira o dele da reta e ponto final.

Recebi a seguinte resposta do departamento técnico:

"Corte lateral de origem acidental, causado por impacto contra obstáculo/objeto na pista. Reparação lateral não recomendada

Conforme Termo de Garantia, estragos causados por defeitos na estrada, por obstáculos ou escombros, tais como cortes, furos, bolhas, rasgos, quebras de carcaça por impacto, deformações, sinais de roçamento dos flancos, deterioração da carcaça, entre outros, não serão indenizados por não se tratarem de defeitos de fabricação. Reparações laterais não são recomendadas. A carcaça está comprometida e não é reparável.
Evitar impacto contra obstáculos/objetos na pista. Pneu não apresenta defeito de fabricação.

Gustavo Loeffler / Walmyr Montenegro Junior"

Ou seja, o procedimento padrão de falar que foi um choque com um obstáculo e pronto. Que fique por isso mesmo.

Não estou nem aí pelos quase R$ 700 do pneu, mas não gostei da resposta afirmando que o dano foi por impacto, o que não foi.

Moral da estória, perdi a confiança na marca e volto para a Michelin, que em 18 anos de uso da marca nunca tive um pneu que explodisse nem em estrada nem em condições de off-road. Minha primeira e última compra de pneus Yokohama.

Acredito que o pneu seja bom, e não cabe a mim discutir o porque do acontecido, mas... Se a resposta fosse outra qualquer, como "infelizmente não conseguimos identificar a causa e portanto não poderemos substituí-lo" ou "o pneu aparentemente não apresenta defeito, mas como forma de compensar o transtorno, oferecemos 0,5% de desconto na compra de um substituto" ou "como o pneu sofreu revulcanização e isso não é recomendado, a garantia foi invalidada", eu teria ficado com a marca. Mas a afirmação do jeito que foi feita foi ofensiva, tratei como se estivessem me chamando de mentiroso. E isso eu não perdoo. Bem, azar o deles, deixaram de vender um jogo de pneus para a minha Mercedinha.

Alguma sugestão de algum modelo específico para substitui-lo ?

Tio Eddie
06/12/2010, 17:02
Se serve de consolo BFG também explode (explodiu um 33" dianteiro comigo na estrada).

Um bom alerta para todos!

[]s

Martin Melcop
06/12/2010, 17:32
Tio Eddie,

Acredito que qualquer pneu pode acontecer (problemas), mas pelo que vejo os BF são menos propensos a ter qualquer problema, como também a sua longa durabilidade altamente comprovada por todos que os usam.

afs
06/12/2010, 17:48
Só complementando:

Segundo a Guidon Barra (RJ), revenda de pneus (excelente por sinal) me disse que a Yokohama apenas fotografou o pneu. Nem foi para laboratório !

Além disso, no local onde houve o furo, o pneu foi revulcanizado !!!! Seria impossível eles saberem exatamente se houve ou não defeito de fabricação, fato que comentei com o diretor da Guidon, que concordou comigo. Só por técnica mediúnica é que poderiam ter dado um laudo !!!!

Notem que nunca pedi a garantia do pneu, e sim quis saber as causas. E sei que não houve choque.

É aquela coisa, aqui o consumidor está lascado sempre. Se fosse lá no Japão certamente a coisa seria bem diferente.

Tio Eddie
06/12/2010, 17:50
Tio Eddie,

Acredito que qualquer pneu pode acontecer (problemas), mas pelo que vejo os BF são menos propensos a ter qualquer problema, como também a sua longa durabilidade altamente comprovada por todos que os usam.

Martin,

Concordo que todos os pneus podem apresentar problemas e tirando a durabilidade, os BFG MUD KM1 foram de longe os piores pneus que já usei.

Isto é minha opinião pessoal. Não pretendo convencer ninguém disso nem denegrir a marca.

Abraços

Eddie

afs
06/12/2010, 17:56
Certamente Tio Eddie !

Todos nós somos jipeiros experientes e sabemos que isso pode acontecer. Minha crítica não é quanto a marca nem o pneu, e sim a respeito do "laudo". Meu primeiro 4x4 foi de 1994 ! Me considero até novato perto de vocês hahaha !

Somente fiquei chateado com o que eles falaram. Os pneus até podem ser bons, e essas coisas podem acontecer com qualquer marca, mas.... bem, pelo menos levo ao conhecimento da turma o que aconteceu e como trataram o caso.

Girti
06/12/2010, 19:12
Se isto servir de consolo, a Pirelli não age melhor, também não está nem aí para seus consumidores! A explicação para esta afirmação segue abaixo:

Eu fui usuário dos pneus Pirelli por cerca de 20 anos, desde os meus primeiros carros, ainda 4x2, e, ao ter que escolher para meu Niva anterior um jogo de pneus novos, optei pelos Pirelli Scorpion S/T. Isto ocorreu em Março de 2000, e, de fato, os pneus se revelaram robustos e duráveis. Eram na medida 225/70 R16 e duraram cerca de
60.000 Km, tendo ainda sulcos quando os troquei, tanto que os vendi a um conhecido que os queria para uso na areia (pneu largo e com sulcos rasos). Para substituí-los, escolhi novamente os Scoprion S/T, baseado em minha boa experiência com eles. Mas desta vez comprei pneus mais estreitos, na medida 205/80 R16, medidas mais próximas às originais (175/80 R16), esperando que, devido ao fato de serem mais estreitos, durassem um pouco menos, algo em torno de 50.000 a 55.000 Km. Mas, para minha surpresa e decepção, estes pneus, da mesma marca de tipo que os anteriores, acabaram aos 35.000 Km!

Entrei em contato com a Pirelli, tentando descobrir qual era o problema, pois sempre fiz rodízio dos pneus a cada 10.000 Km, e também zelava pelo alinhamento da direção. Argumentei junto à Pirelli que um pneu destinado ao Defender 90 (são estas as medidas dos pneus originais do Defender 90), que pesa quase o dobro do Niva, deveria durar no Niva muito mais do que estes míseros 35.000 Km, ainda mais tendo em vista o seu alto custo (R$400/cada!). Também tentei obter apoio da Casa Fernandes, de quem eu comprava pneus há cerca de 30 anos (e meu pai antes de mim!). Em ambos os casos, obtive total indiferença, respostas educadas me informavam que era impossível que os pneus Pirelli apresentassem defeito de material (justificando o desgaste excessivo), não se dispuseram a analisar o caso, nem sequer a examinar os pneus! Como se isto não bastasse, um amigo meu, que tinha um Niva 98 e havia comprado, um mês depois de mim, um jogo de pneus idênticos aos meus (e fui eu quem o levou até a Casa Fernandes para comprar estes pneus!) já havia rodado cerca de 30.000 Km com seus pneus, que ainda estavam em perfeito estado! Ele ainda rodou muito mais com eles, vendendo o carro este ano ainda com os mesmos pneus Pirelli Scorpion S/T, que, quando o carro foi vendido, já tinham rodado mais de 75.000 Km!

Portanto, fica claro que também a Pirelli, a despeito de sua fama, tambem não está nem aí para seus clientes, mesmo em um caso gritante de pneus com defeito de fabricação (possivelmente no composto de borracha), no qual deveria ter interesse em averiguar o que houve, para que o problema não mais se repetisse.

bandoleiro
06/12/2010, 22:18
Usei Yokohama geolander at em uma toyota bandeirantes e os pneus se desintegraram em coisa de 20.000 km. Não consegui nada com a revenda e fabricante. Segundo eles o problema era o carro. Diziam que era problema de alinhamento, empeno de eixo, uso, etc. Só para constar faço rodízio de pneus, alinhamento e todos os cuidados básicos de quem realmente gosta de carro. Acabou que desisti desses pneus e comprei 4 bf at que estão comigo "somente'' a 80.000 km ainda com 3mm de sulco. vou trocar somente agora. Fica a pergunta: será que o problema era a viatura ou meu modo de condução?

guilhermeabreu
07/12/2010, 00:27
AFS E TIO EDDIE

Aconteceu EXTAMENTE ÍSTO COMIGO só que com os FAMOSOS BF GOODRICH A/T 33" X12,5" X 15" .

Comigo aconteceu com APENAS 4 pneus destes com kilometragem em torno dos 20.000 km , ELES EXPLODIRAM APÓS SOLTAREM A BANDA DE RODAGEM E ROMPEU O PNEU DE UM LADO A OUTRO NO SENTIDO TRANSVERSAL DO PNEU , OU SEJA FICOU COMO SE TIVESSE CORTADO O PNEU COM UM GRANDE FACÃO E EXPÔS TODA A CABELEIRA DE MALHA DE AÇO PARA FORA .

Ísto aconteceu num espaço de tempo de uns 6 meses .

BF GOODRICH " NUNCA MAIS NA MINHA VIDA " .

Toda esta revolta tb por causa do atendimento , pois levei os pneus na autorizada da marca , mandaram para BELO HORIZONTE para análise e o RESULTADO FINAL : " MAL USO DO PNEU " .

EM TODAS AS 4 SITUAÇÕES ESTAVA A +- 110 KM/H EM UM ASFALTO EXTREMAMENTE LISO .

SEM COMENTÁRIOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ÍSTO É BRASIL GENTE

samukanvas
07/12/2010, 01:03
Seria algo parecido com isso no bf at?

abs

malobra
07/12/2010, 08:51
Um pneu GoodYear (dianteiro esquerdo) "explodiu" comigo numa rodovia, rodando a cerca de 100km/h. Na verdade, parece que a banda soltou (como os piores recapados!) deixando a armação exposta e danificando parachoque, paralama e outras coisas menores. Na loja, o representante da GoodYear, ao ver o pneu, identificou um defeito (eu tava lá pra comprar um novo!). Depois de algumas fotos e alguns orçamentos, pagaram pelo estrago e pneu perdido.

Não uso mais essa marca, mas pelo menos o serviço pósvenda foi eficiente.

Guiga Tostes
07/12/2010, 10:23
Difícil opinar, pois até agora praticamente todas as principais marcas de pneus apresentaram problemas similares vide as ultimas postagens.

Nestes casos de problemas extremos como os de explosão e pneus que partiram ao meio, os amigos saberiam informar o DOT(data de fabricação/validade dos pneus)?

Imagino que este possa ser um dos problemas, considerando que alguns pneus para utilitarios em medidas especificas tem um giro menor nas revendas e mesmo que estejam novos quando da compra...já podem estar "velhos" pelo tempo em estoque ou desde a produção no pais de origem sendo que muitos são importados.

Outro fator que pode influenciar são em pneus como os BF AT que tem uma grande durabilidade e costumam rodar mais de 60mil km...porém em uma viatura que roda pouco(menos de 15mil por ano), o tempo que levaria para completar os 60mil km poderia superar o prazo de validade DOT...Considerando que o prazo de validade médio de um pneu é de 5anos...

Seria um fator determinante o prazo de validade para os casos citados?

Os experts que me perdoem se falei alguma bobagem, mas acho importante citar a validade dos pneus neste tópico pois muitos não conisderam este fator, principalmente nós offroaders(EU) que muitas vezes compramos pneus de 2a. mão para uso imediato ou para recape.

Abrs

afs
07/12/2010, 11:13
Guiga,

No meu caso, sei que o jogo era novo, pois o revendedor não tinha e encomendou com o fabricante e demorou uma semana para chegar, estando realmente com aspecto e cheiro de novo... Se alguém mandou pneu velho foi a própria yokohama !

Estou MUITO cabreiro com eles. Vou de Michelin.

Tio Eddie
07/12/2010, 17:00
No meu caso

4 BFG MUD KM1 made in USA, com DOT que indicava 1 ano de prateleira.
18 meses de uso, quase 90 mil km (60% asfalto e 40% de estradas cascalhadas e situações off road) fez umas duas ou três trilhas NO MÁXIMO. Calibragem ente 26 e 30 lbs, nunca rodou com menos pressão que 26 lbs.
Os pneus tinham uns 3mm para chegar no TWI e por isso estavam sendod trocados (explodiu exatamente na viagem para trocá-los).

Ao longo destes 18 meses observei diversas "rachaduras" nos pneus (e em vários outros BFG KM1 de outros carros).

[]s

afs
08/12/2010, 09:51
No meu caso

4 BFG MUD KM1 made in USA, com DOT que indicava 1 ano de prateleira.
18 meses de uso, quase 90 mil km (60% asfalto e 40% de estradas cascalhadas e situações off road) f
[]s

Mas com 90 mil km tudo bem até.. Mas o Yokohama que falei não tinha nem 3 mil kms !

Tio Eddie
08/12/2010, 12:36
Mas com 90 mil km tudo bem até.. Mas o Yokohama que falei não tinha nem 3 mil kms !

Concordo que os pneus duraram muito, mas explodir em condições normais de uso é inadmissivel independente da quilometragem.

CAVESO
08/12/2010, 12:38
Será que até os pneus que chegam aqui são xing ling? rssss

Tio Eddie
08/12/2010, 12:44
Será que até os pneus que chegam aqui são xing ling? rssss

Seria o cúmulo BF ching ling.....e mesmo assim se ching ling durar mais de 70 mil km com os preços de hoje são um caso sério a se pensar....:twisted:

guilhermeabreu
08/12/2010, 14:52
Seria algo parecido com isso no bf at?

abs

GRANDE SAMUCANVAS

EXATAMENTE , só que nos meus apresentou em 2 deles só um corte como aparece na sua foto , aquele corte na frente onde ocorre de um lado ao outro do pneu , ou seja de uma lado da roda ao outro e toda a cabeleira da malha de aço saiu por alí , parecendo uma verdadeira cabeleira , e nos outros 2 ficou EXATAMENTE COMO ESTE SEU DA FOTO .

BF GOODRICH " NUNCA MAIS "

REPETINDO : ÍSTO ACONTECEU COM OS PNEUS EM TORNO DE 20.000 KM , e não consigo entender como os outros aqui no forum relatam que rodam 70.000 a 80.000 km com estes pneus , estes meus que EXPLODIRAM se caso não EXPLODISSEM rodariam no máximo uns 35.000 km .

Qdo tive uma BAND coloquei os BF MUD que rodaram APENAS 32.000 km , NÃO CONSIGO ENTENDER COMO VCS ANDAM TANTA KILOMETRAEGM COM ESTES PNEUS , talvez seja a maneira de andar , que no meu caso , ANDO SEMPRE ACELERANDO , normalmente não freio em curvas , faço as curvas do jeito que venho , talvez seja ísto .

malobra
08/12/2010, 15:21
O meu GoodYear que ficou nos "arames" era muito novo, cerca de 3 mil km.

CAVESO
08/12/2010, 15:47
É.....a coisa tá feia com esses fabricantes!

Salviano
08/12/2010, 18:42
GRANDE SAMUCANVAS

EXATAMENTE , só que nos meus apresentou em 2 deles só um corte como aparece na sua foto , aquele corte na frente onde ocorre de um lado ao outro do pneu , ou seja de uma lado da roda ao outro e toda a cabeleira da malha de aço saiu por alí , parecendo uma verdadeira cabeleira , e nos outros 2 ficou EXATAMENTE COMO ESTE SEU DA FOTO .

BF GOODRICH " NUNCA MAIS "

REPETINDO : ÍSTO ACONTECEU COM OS PNEUS EM TORNO DE 20.000 KM , e não consigo entender como os outros aqui no forum relatam que rodam 70.000 a 80.000 km com estes pneus , estes meus que EXPLODIRAM se caso não EXPLODISSEM rodariam no máximo uns 35.000 km .

Qdo tive uma BAND coloquei os BF MUD que rodaram APENAS 32.000 km , NÃO CONSIGO ENTENDER COMO VCS ANDAM TANTA KILOMETRAEGM COM ESTES PNEUS , talvez seja a maneira de andar , que no meu caso , ANDO SEMPRE ACELERANDO , normalmente não freio em curvas , faço as curvas do jeito que venho , talvez seja ísto .

Que sorte a minha...já passei dos 20.000, está com 21 850 e são "35 AT" ainda tem 1 cm nas laterais + de 0,5 no centro os cabelinhos horizontais nos gomos ainda estão lá...

afs
09/12/2010, 11:53
Eu tive sempre problemas de durabilidade com BF, principalmente com o Dueler que a Suzuki cismava em mandar com os Grand Vitara. Onde já se viu mandar um pneu 400% asfalto com um 4x4 ? hehehe...

O pneu que mais durou comigo foi o MIchelin A/T, cerca de 75000 km. Vou por Michelin ou GoodYear, que se danem a Pirelli, a BF e a Yokohama.

CAVESO
09/12/2010, 11:56
Mas o dueler não é da pirelli?

BF e Michelin não é tudo mesma coisa?

afs
09/12/2010, 13:52
Desculpe, não é BF, o Dueler é da bridgestone

Eu discordo.... se Michelin e BF fossem iguais a turma reclamava muito dos Michelin.

CAVESO
09/12/2010, 14:09
Dueler é bridgestone mesmo....

Que eu saiba é a michelin que fabrica e revendo os bf....

Marcelo R. A. da Cunha
09/12/2010, 17:46
Dueler é bridgestone mesmo....

Que eu saiba é a michelin que fabrica e revendo os bf....

http://www.michelin.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4h3CwDJgFiWLvqRYN oVJmJsChFBqHFEF3DzgYv4euTnpup76wfoF-SGhoZGlDsCALNNN88!/delta/base64xml/L3dJdyEvUUd3QndNQSEvNElVRS82XzBfRlQ!?conteudoID=3c 11c9ae811bc010VgnVCM1000001e65600aRCRD

Acho que isso vai ajudar

[]'s

marcelo

CAVESO
09/12/2010, 17:54
Boa!!!!!!!!!!!!!!!

Martin Melcop
10/12/2010, 21:32
A Michelin comprou a BF há uns 25 anos

dudu83
10/12/2010, 23:19
alem do dot tbm tem que observar o indice de velocidade e o indice de carga do pneu...

uma vez troquei os 4 pneus do carro da minha mae la pelos 20.000 km (nao foi feito rodizio, carro com tracao dianteira) um pneu de tras estava muito mais gasto que os demais:pensativo: fui na revenda reclamar e o sujeito olhou pra mim com aquela cara de arogancia e disse: o senhor nao sabia que nao é indicado utilizar pneu com indice de velocidades diferentes? neste caso a pirelli nao se responsabiliza pelo desgaste iregular... como se a culpa fosse minha os p6000 eram identicos a medida a mesma simplesmente o vendedor que me vendeu e o montador nao sabiam disso.. e claro que nunca mais comprei um pneu pireli mas fica a dica...

Renato Fraga
11/12/2010, 00:58
POxa, tô meio assustado com os relatos de problemas com os BFs.

Estou no meu 3º jogo e todos duaram mais de 85.000km sem o menor sinal de problemas, um dele inclusive rodou quase 90.000km e nenhum dos 4 pneus apresentavam sequer reparos de furos. Hoje serviram de carcaça para receber recapagem LODO da Genius.

O que confesso é que nunca exagerei na velocidade, no máximo 130km/h e nunca abusei da carga. Pressão sempre por volta de 26psi e nas trilhas 12psi.

Não compro outro pneu e já indiquei pra muita gente que demostra extremo contentamento com a compra.

abraços

Tio Eddie
11/12/2010, 01:12
POxa, tô meio assustado com os relatos de problemas com os BFs.
Não compro outro pneu e já indiquei pra muita gente que demostra extremo contentamento com a compra. abraços

Que bom Renato!

Se te atende, não tem mesmo porque mudar, já no meu caso, BFG deixou de ser opção...

[]s

CAVESO
11/12/2010, 13:31
O que me assusta neste papo é pensar que estamos falando de problemas com os melhores fabricantes de pneus RADIAIS pra jipe....

Se os melhores estão nesse nível, imaginem os outros....

Fica a dúvida se até com pneus nós brasileiros recebemos os resíduos do primeiro mundo...

Abs

afs
11/12/2010, 14:05
O que realmente me incomoda não é o fato do pneu dar algum tipo de problema. Qualquer coisa pode dar, nada é perfeito.

O que realmente incomodou foi o tratamento e descaso que a Yokohama tratou o meu caso. É disso que se trata.

Se um BF, Michelin, GY ou seja lá de qual fabricante der algum problema sem ser por mau uso ou colisão com algo, o fabricante tem a obrigação de investigar o assunto a sério, afinal é um ítem de segurança.

A Yokohama nem viu o pneu, somente fotos e deu um laudo de que foi colisão com algo, o que não é verdade. Eles simplesmente CHUTARAM o laudo.

Se tivessem falado que devido a revulcanização, a garantia seria anulada, ótimo. Já era previsto e eu havia informado isso antes a eles. Não se tratava de garantia, e sim de saber as causas, e eles não se interessaram.

Resumindo:

- Eu não toquei no assunto de garantia
- A Yokohama não examinou o pneu em mãos
- A Yokohama deu um laudo ERRADO e tendencioso

Yokohama nunca mais ! Até coloco um BF no lugar. Para mim a postura do fabricante vale muito.

mauromosc
13/12/2010, 18:35
Difícil opinar, pois até agora praticamente todas as principais marcas de pneus apresentaram problemas similares vide as ultimas postagens.

Nestes casos de problemas extremos como os de explosão e pneus que partiram ao meio, os amigos saberiam informar o DOT(data de fabricação/validade dos pneus)?

Imagino que este possa ser um dos problemas, considerando que alguns pneus para utilitarios em medidas especificas tem um giro menor nas revendas e mesmo que estejam novos quando da compra...já podem estar "velhos" pelo tempo em estoque ou desde a produção no pais de origem sendo que muitos são importados.

Outro fator que pode influenciar são em pneus como os BF AT que tem uma grande durabilidade e costumam rodar mais de 60mil km...porém em uma viatura que roda pouco(menos de 15mil por ano), o tempo que levaria para completar os 60mil km poderia superar o prazo de validade DOT...Considerando que o prazo de validade médio de um pneu é de 5anos...

Seria um fator determinante o prazo de validade para os casos citados?

Os experts que me perdoem se falei alguma bobagem, mas acho importante citar a validade dos pneus neste tópico pois muitos não conisderam este fator, principalmente nós offroaders(EU) que muitas vezes compramos pneus de 2a. mão para uso imediato ou para recape.

Abrs

Logo após eu comprar minha Defender eu comprei 4 pneus Dunlop na Tô na Trilha e isso já faz uns 2 anos.
Outro dia fui no borracheiro arrumar um dos pneus que tinha furado e fui surpreendido pelo borracheiro que viu a data de fabricação do pneu:2001!
O pneu era zerado quando eu comprei, nunca tinha rodado, mas de lá para cá fiquei meio cabreiro e fico me perguntando até quando vou poder usar este pneu e na enrrascada que eu poderia me meter se um destes pneus explodisse por causa do desgaste devido a vida útil.
Agora até vida útil de pneu temos que prestar atenção, pois sempre vai existir uma pessoa mais esperta que você.

Abraços,

Caiogaucho
13/12/2010, 21:18
Após ler atentamente o relato de vocês, fiquei me perguntando: Afinal qual pneu utilizar? Alguem teve algum problema com o Continental?:pensativo::pensativo: Preciso substituir da Disco e estava indo para o Yokohama Geolander:shock::shock:. Agora fiquei em dúvida.

abs

afs
18/12/2010, 23:36
Após ler atentamente o relato de vocês, fiquei me perguntando: Afinal qual pneu utilizar? Alguem teve algum problema com o Continental?:pensativo::pensativo: Preciso substituir da Disco e estava indo para o Yokohama Geolander:shock::shock:. Agora fiquei em dúvida.

abs

Eu fico com Michelin...

guilhermeabreu
19/12/2010, 11:57
Para mim o MICHELLIN é o melhor de todos , foi o único que consegui rodar 75.000 km na frete e 95.000 km na traseira de minha SW4 , é que sou muito ocupado e nunca tenho saco pra fazer o rodízio e compro 2 de cada vez , ÍSTO ESTA TOTALMENTE ERRADO SEI DISTO , pq vc acaba andando com pneus de tamanhos diferentes e judia dos diferenciais , mas de uns 3 anos para cá tenho feito o rodízio e compro os 4 de uma só vez , mas o MICHELLIN é campeão .

Atualmente estou usando o PIRELLI e não tenho do que reclamar , é bem mais barato , um 31 x 10,5 x 15 esta aqui por R$540,00 e o MICHELLIN R$680,00 .

BF GOODRICH , NUNCA MAIS , lembrando que dos 4 que explodiram com 20.000 km rodados tinham 3 que estavam com 6 anos de fabricação como estes seus DUNLOP MAUROMOSC, só que os seus não explodiram , só pra vc ver a diferença , depois que explodiu o 1º BF , ficava observando os outros e antes deles explodirem , eles formam BOLHAS na banda de rodagem , ou seja , eles começam a soltarem a borracha da malha de aço para depois explodem , SUGIRO A VC FICAR ATENTO A ESTAS BOLHAS NA BANDA DE RODAGEM CASO ELAS FORMEM . Mas como não são BF GOODRICH não acredito que ísto irá ocorrer com vc .

MAS O 4 º QUE EXPLODIU HAVIA COMPRADO NA REVENDA E VERIFIQUEI A DATA DE FABRICAÇÃO E ERA NOVO MESMO , OU SEJA HAVIA 6 MESES DE FABRICADO E EXPLODIU TB .

MAS BF GOODRICH NUNCA MAIS .

CAVESO
19/12/2010, 12:02
De novo: mas Michelin e BF não é tudo a mesma coisa?

Mesmo composto, mesma fábrica, mesma revenda.....mesmo pneu?

Tio Eddie
19/12/2010, 12:12
De novo: mas Michelin e BF não é tudo a mesma coisa?

Mesmo composto, mesma fábrica, mesma revenda.....mesmo pneu?

Caveso,

A Michelin é a proprietária da BFG, o que nã significa que BFG seja feito com as mesmas características dos pneus Michelin. Existem diversas fábricas que tem sua linha "premium" de pneus e os pneus "second line", o que não quer dzer que sejam produtos ruins.

O que tenho observado é que BFG virou Grife e muitas das opniões de usuários são apaixonadas, logo sem a racionalidade necessária.

Enfim, "cada um com seu cada qual". Mas que há uma quantidade razoável de problemas, isso há.

[]s

CAVESO
19/12/2010, 12:18
Tio,

Será a BF então uma linha xing ling da Michelin?

Eu achava que era o contrário: a BF a linha "premium", por ser usada em competições no mundo todo e tal...

Vá entender....

Tio Eddie
19/12/2010, 12:36
Tio,

Não diria que é uma linha xing ling, mas os pneus de competição NÃO são os mesmos que temos acesso nas lojas (veja os pneus 235/85R16 que equipam os carros do Rally dos Sertões).

Pneu é uma coisa estranha e muito pessoal, depende do carro, como se anda, onde se anda, etc.

O ponto aqui é que existem problemas e que nem sempre um pneu atende a todos, e usuários diferentes tem experiências e necessidades diferentes.

Por exemplo, tem muita gente optando pelos pneus "lonados = diagonais" para o dia a dia.....certamente estes não tem o mesmo conforto nem durabildade dos radiais. Certo?

[]s

Thiago Macedo
19/12/2010, 18:31
Precisa ver os índices do pneu. Além da data de fabricação, tem a velocidade máxima de rodagem e peso por pneu.

http://www.pneusfacil.com.br/images/others/Indice%20de%20Carga%20do%20Pneu.JPG

http://www.michelin.com.br/Conteudo_Vgn/_images/_michelin/_artigos/_TC/tabela.jpg

E velocidade. (http://www.michelin.com.br/wps/portal/%21ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4i3dAPJgFku-pGoIsam6CKOcAFfj_zcVH1v_QD9gtzQ0IhyR0UAE1oM8A%21%2 1/delta/base64xml/L3dJdyEvUUd3QndNQSEvNElVRS82XzBfOUY%21?lp=TC&managementId=11899eb2e963af00VgnVCMServer6620600aR CRD&channelId=9e38b54fea639f00VgnVCMServer6620600aRCRD )

O pneu esquenta rodando e aumenta a pressão interna. Bolha ou prego no pneu, pode levar a isso também.

guilhermeabreu
19/12/2010, 21:35
Tio,

Eu achava que era o contrário: a BF a linha "premium", por ser usada em competições no mundo todo e tal...

Vá entender....

CAVESO

O TIO EDDIE já te respondeu , mas este negócio de BF ser o mais usados no RALLYE DOS SERTÕES é só estratégia de MARKETING , MARKETING puro .

Estes pneus qdo eles terminam o RALLYE eles vendem os pneus , VC SABIA DISTO ?

Teve uma etapa do RALLYE DOS SERTÕES aqui em Campos em um ano aí , e o pessoal de apoio do jipe clube daqui compraram todos os pneus por um precinho lá embaixo , se fosse tão bom assim como falam , não levariam estes pneus para a próxima etapa ???????

ELES USAM ESTES MARAVILHOSOS PNEUS BF GOODRICH SÓ EM UMA ETAPA DO RALLYE , RODAM AÍ 500 a 700 KM COM UM JOGO DE PNEU E DESCARTAM , SERÁ QUE É TÃO BOM ASSIM ??????

COMIGO BF GOODRICH " NUNCA MAIS " .

Reforçando ainda mais o que o TIO EDDIE falou a BF foi comprada pela MICHELLIN e toda empresa tem que ter mercado , e a MICHELLIN não penetra na camada popular pq seus pneus são de EXCELENTE QUALIDADE E O PREÇO É MAIS ALTO , daí para não perder mercado nos populares COMPRARAM A BF GOODRICH e mandam ver no MARKETING , e tentam até associar a BF com MICHELLIN , pois a revendas são as mesmas .

MAS EU E MUITOS OUTROS SABEMOS QUE BF GOODRICH não é lá estas coisas , comigo BF GOODRICH " NUNCA MAIS " .

VENHO FAZENDO UMA CAMPANHA CONTRA A VENDA DOS BF GOODRICH SIM COM TODA A MINHA FORÇA POSSÍVEL , PQ ESTES FABRICANTES DE PNEUS TEM QUE RESPEITAREM MAIS OS CONSUMIDORES , EU NÃO FUI RESPEITADO FUI TRATADO COM DESPRESO E POUCO CASO , EU SOU UMA FORMIGUINHA TENTENDO DERRUBAR UM ELEFANTE , MAS NÃO DESISTO , ENQUANTO EU VIVER VOU PASSAR ESTA MINHA EXPERIENCIA COM OS BF GOODRICH PARA TODO MUNDO E/OU PARA AQUELES QUE ESTÃO EM DÚVIDAS DE QUAL PNEU COMPRAR , UM DIA QUEM SABE SE ÍSTO ESPALHAR E DIMINUÍR BEM AS VENDAS DESTES PNEUS , ELES COMEÇARÃO DAR MAIS ATENÇÃO AO USUÁRIO/CLIENTE .

samukanvas
19/12/2010, 21:39
Eu tenho geolandar mud no meu carro... Tô lascado? :lol:

Abs

CAVESO
19/12/2010, 22:29

Abs

Lascado até que não......mas estourado sim! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tio Eddie
19/12/2010, 23:57

Abs

VIXI....tá muito lascado !!!!

qual a medida? se for decente tenho um jogo de rolemâs pra fazer rolo nos teus geolandar bomba....digo MUD..rsrss

samukanvas
20/12/2010, 00:47
VIXI....tá muito lascado !!!!

qual a medida? se for decente tenho um jogo de rolemâs pra fazer rolo nos teus geolandar bomba....digo MUD..rsrss

33... :roll:

Seu rolimã tem furação 5x4,5?

Sei que os rolimãs tem uma ótima carcaça para recapar, bem resistente :mrgreen:

Abs

mauromosc
20/12/2010, 16:07
CAVESO

Estes pneus qdo eles terminam o RALLYE eles vendem os pneus , VC SABIA DISTO ?

Teve uma etapa do RALLYE DOS SERTÕES aqui em Campos em um ano aí , e o pessoal de apoio do jipe clube daqui compraram todos os pneus por um precinho lá embaixo , se fosse tão bom assim como falam , não levariam estes pneus para a próxima etapa ???????

ELES USAM ESTES MARAVILHOSOS PNEUS BF GOODRICH SÓ EM UMA ETAPA DO RALLYE , RODAM AÍ 500 a 700 KM COM UM JOGO DE PNEU E DESCARTAM , SERÁ QUE É TÃO BOM ASSIM ??????

Talvez eles troquem porque seria muita burrice perder uma etapa da competição ou mesmo o campeonato por ter economizado 4 pneus que se não forem dados são comprados e representam muito pouco para o orçamento de muitas equipes de competição.
Imagina se a Mitsubishi ou a GM ia perdoar a perda de um campeonato que significa muito marketing porque o gerente da equipe achou melhor rodar com um pneu já gasto para economizar um pouco ou porque acha que o pneu é bom?
O mundo da competição é muito diferente do nosso, eles podem descartar o pneu para não terem o desempenho reduzido e nós temos que procurar a loja que pode fazer um melhor parcelamento e quando o pneu for para o vinagre, vamos recauchutá-lo.

CAVESO
20/12/2010, 16:10
Imagina se a Mitsubishi ou a GM ia perdoar a perda de um campeonato que significa muito marketing porque o gerente da equipe achou melhor rodar com um pneu já gasto para economizar um pouco ou porque acha que o pneu é bom?

Mas não é isso que a Ferrari tem feito há umas 4 temporadas na F1?

mauromosc
20/12/2010, 17:39
Caveso,

não acompanho a F-1, não sei responder essa pergunta, mas dúvido que por melhor que seja o pneu qualquer equipe de F-1 use o mesmo jogo de uma etapa para outra.
Se a BF me desse um monte de jogos de pneus para uma corrida, eu usava todos. Se eu perdesse porque quis economizar em pneu ficaria muito, mas muito chateado.

Abraços,

CAVESO
20/12/2010, 19:20
Caveso,

não acompanho a F-1, não sei responder essa pergunta, mas dúvido que por melhor que seja o pneu qualquer equipe de F-1 use o mesmo jogo de uma etapa para outra.
Se a BF me desse um monte de jogos de pneus para uma corrida, eu usava todos. Se eu perdesse porque quis economizar em pneu ficaria muito, mas muito chateado.

Abraços,

Usados jamais (se bem que essas equipes pequenas...rsssssssss) !

Eu me refiro a usar os bridgestones como patrocinador....

Abs

guilhermeabreu
20/12/2010, 20:19
PESSOAL

O certo mesmo comigo é : BF GOODRICH " NUNCA MAIS " .

CAVESO
20/12/2010, 20:30
O problema dos michellin é que só vão até 31", não é?

Eriksom Teixeira Lima
23/12/2010, 09:30
Longe de mim defender fabricantes, quem me conhece, sabe disso :evil:

porém, sou obrigado a colocar meus pitacos aqui. Falo especificamente da foto que o Rodrigo Samukanvas colocou, a qual vários identificaram como seu problema.

Há uns 20 e poucos anos atrás (como estou velho!) ia eu pela rota suicida da BR-101 do Rio para o Recife, com meu Monza sem ar condicionado, e não enxerguei sob o sol do meio-dia que a pista fora tragada pelas erosões. Freei, soltei ao cair pelo desnível (coisa de 10 cm), bati do outro lado e sai inteiro. Pois bem, 7 mil km após, na volta 1 mês depois, o pneu desmanchou qui-nem-qui o da foto. E eu estava num asfalto liso, na chagada a Vitória, próximo da entrada da estrada do contorno. Troquei o pneu, comprei um estepe usado para concluir a volta para casa, mas só andei mais 3 km, e explodiu outro. Choque na hora, nenhum,mas 1 mês antes, um violento.

Digo isso, pois todos os relatos falam sobre asfalto liso, e ninguém lembrou da possibilidade de acumulo de porradas em buracos irem afetando progressivamente os pneus até a hora em que no asfalto liso, quando a temperatura interna no pneu sobe para 80/100/sei lá quantos graus, ele rompe. E rompe exatamente nas cintas metálicas que compõe um pneu radial.

Quantos de nós sobrem erosões apoiados nas laterais de um pneu radial :?: Quanto não sobem de lado, guias ou meio fios ou calçadas (ou outro nome de ac ordo com a região). Exceto eu, é claro :twisted: Isso acaba com qualquer pneu e a conta chega na pior hora :parede:

Apenas para esclarecer, quando fazia faculdade, tive de trabalhar como fotógrafo da polícia técnica em SP. Por um foto bem tirada, é possível detectar a causa de um problema. Se a gente diferencia pontos de entrada e saída de projéteis num corpo humano, identifica o local do início de um incêndio devastador, facilmente identifica-se pelo contorno das bordas, pelo tipo de deformação etc o padrão de causa de uma destruição de pneu.

Isso não significa que os fabricantes não sejam tudo isso que todos falaram (eles são), mas discutir com eles exige conhecimento técnico que não pode ficar ofuscado pela emoção e raiva naturalmente criadas após um incidente grave destes, o qual porém é inevitável dadas as condições de nossas vias asfaltadas que geram condições muito piores do que as não asfaltadas.

Em tempo, não uso Pirelli pois meu pai trabalho lá por décadas, e sempre me contava os cuidados que eles tinham na confecção dos pneus para carros. Ou seja, italianos :odedo:

Uso BF/AT e Grabber nos meus veículos

Eriksom

afs
25/01/2011, 20:26
Pois é, até concordo, mas o pneu não tinha nem 1000 km rodados e com certeza não foi o caso.

Resumindo, Yokohama nunca mais. Mais pelo destrato deles que pelo incidente em si.

ubirajara lopes
05/02/2011, 22:59
Ja tive problemas tambem..

Na f1000, para economizar (burrice) comprei 4 remolds na BS COLWAY - av. Brasil no RJ e não rodei nem 5000 km, quando um deles, frente direita, simplesmente "esfarelou" e eu estava a uns 90 KM na RIO -TERESOPOLIS e quase chegando em casa, apos um dia cansativo de trabalho, quando a F1000 começou a balançar puxando a direção e so foi o tempo de reduzir para uns 30 km quando ja ia saindo da pista, UFA alivio e graças a DEUS nada de serio,,, liguei para meu filho vir ajudar a trocar o step (ja era noite) e fui de "mansinho" para casa e no dia seguinte vi que estava tudo bem MAS fui logo trocando para 4 PIRELLI SCORPION A/T e assim usei a marca ate a venda da MILLONA. Os da Colway eu queimei para não repassar problemas a frente.

Ai peguei uma ZJ com pneus GOODYEAR que estavam com cerca de 30 mil conforme o proprietario anterior (??) e numa viagem para o interior de SP - no trajeto Americana - Sta. Barbara o jipao começa a "mancar" na pista, reduzi, parei no acostamento e vi que um dos pneus da frente tinha uma barriga na lateral interna, como eu conheço bem aquela região levei ate um amigo (alemão) que alinha e balanceia carros e ele obvio condenou o
danado do pneu. Comprei 4 BF (mantive o melhor goodyear como stp ate voltar ao RJ), isto foi em nov/2010 ou seja bem recente e logo em seguida vendi a ZJ para comprar o que sempre quis apos a venda da F1000.

Agora com a SW4 que veio com 5 pneus YOKO, que ainda duram uns 20 mil mas ja estou pensando em troca-los e AI QUE VEM A DUVIDA APOS LER OS RELATOS ACIMA, qual marca optar. Pelo menos ja sei qual marca nao desejo mais.....nem de graça.

È sabido que as grandes empresas "se lixam" para nos pequenos consumidores e se cada um relatar os fatos quem sabe isto não muda para melhor POIS É ISTO QUE ESPERAMOS.

opala66joao@hotmail.com
07/02/2011, 07:22
Esses BF são uma arapuca medonha... Já é a terceira vez que quase me mato na estrada com chuva,qualquer poça dá uma 'aquaplanagem' medonha. :putz:

Já tentei diversas calibragem para os pneus no dia de chuva e não adianta,já rodei até com 20 libras e nada... É que esses pneu são caro,pra fazer rolo perde muito dinheiro ele sendo usado,mas na proxima troca eu nunca mais caio em BFgoodrich... :discordo:

guilhermeabreu
07/02/2011, 20:09
CARO UBIRAJARA LOPES

Minha experiencia , se vc quer o melhor , para mim é o MICHELLIN , rodei com eles na minha SW4 85.000 KM , nunca um pneu rodou tudo ísto comigo , bom de curva ( não grita ) , bom de água , o meu foi o modelo A/T MS , o meu vizinho que anda bem devagar convencí em comprar do mesmo só que não teve o MS , ele comprou o A/T ST , como ele ficou muito tempo com ele e ví a kilometragem não acreditei , com 100.000 km levei ele na loja da MICHELLIN e eles mediram o desgaste , estava com 52% gasto , INACREDITÁVEL , qdo estava com 140.000 km ele trocou pelo BF A/T , aí perguntei pq ele havia trocado pois estava com borracha ainda , ELE ME RESPONDEU QUE FICOU ENJOADO DE TANTO VER AQUELE PNEU NO CARRO e deixou os 4 na loja , PUTZ fiquei com uma raiva danada , ele usou numa GALLOPER a díesel , mas nunca passou de 70 km/h e nas curvas da estrada obedecia todas as placas , curvas de 40KM ele fazia a 40 km/h , mas é um relato real que não serve como base .

Para mim o melhor é o MICHELLIN , hoje estou usando o PIRELLI , estou gostando , nada a reclamar uso o SCORPION STR 255X75X15 , simplesmente pq eu me desentendí na loja MICHELLIN e tb pq eles são mais caro em torno de uns 20 a 30% , mas acho que eles duram mais 20 a 30% do que os outros , logo : sai no mesmo preço .

Sem falar que a MICHELLIN da garantia contra rasgo por 6 meses , e aconteceu comigo qdo comprei os 4 pneus , andando na praia , passei por cima de uma garrafa quebrada e cortou a lateral do pneu e eles colocaram outro zero sem reclamar e nem perguntar nada .

Leonel Lousa
07/02/2011, 23:02
Esses BF são uma arapuca medonha... Já é a terceira vez que quase me mato na estrada com chuva,qualquer poça dá uma 'aquaplanagem' medonha. :putz:

Já tentei diversas calibragem para os pneus no dia de chuva e não adianta,já rodei até com 20 libras e nada... É que esses pneu são caro,pra fazer rolo perde muito dinheiro ele sendo usado,mas na proxima troca eu nunca mais caio em BFgoodrich... :discordo:

Engraçado, o pneu que eu mais gostei até hoje pra andar na chuva é o BF AT, goodyear, firestone e pirelli num gostei não, mas o pior mesmo e que me deixou esperto na estrada com chuva é o Goodyear Wrangler RT/S 265/75/16 que eu usava na Silverado, não podia passar de 70 por hora que a caminhonete começava a dançar.
Os seus bf estão novos ou carecas?

GLIDER
22/03/2014, 15:40
olha eu vejo da seguinte forma, respeito o relato de más experiencias de algums com determinadas marcas até ai tudo bem mas o que vejo é tipo " me lasquei em tal marca modelo, nao comprem! usem tal marca que é a melhor" oras isso pra mim ja excede, o que vemos na pratica, marca A ums andando 100mil km e marca A outros andando 10 mil e pneu explodindo oras ok! fato ponto. Mas usar o fato de marca A ser ruim por experiencia propria para impulsionar marca B eu discordo, vejam que eu não estou citando marca, eu uso uma determinada marca que falam que não duraria nada mas comigo vejo que vai durar pelo menos 75 mil creio que ja se pagou e muito bem! penso em migrar de marca pelo motivo que a marca que pretendo comprar ser uma marca facil de adquirir, não pelo preço mas pela quantidade de pontos de venda e pelos relatos serem mais positivos que negativos no caso michelin, mas vejo que mesmo assim a marca não é garantia de satisfação absoluta vejam essas fotos, mas nem por isso fiquei desmotivado a querer compra-los, a marca que uso é Yokohama g12 AT-S nunca me deu problema se pudesse colocaria outro jogo mas pelo preço ser superior aos michelin e ser dificil de encontrar vou de michelin vejam as fotos nem por isso vou mudar de ideia em quando for a hora compra-los, somente se eu encontrar um jogo de yokohama G12 AT-S por um preço bom. Essas fotos são da net e o carro não é meu... e outra penso que nenhum pneus depois de 65 mil pode-se considerar seguro para andar em estrada a mais de 100 ou com as qualidades de quando novo é querer se enganar, não existe marca salvadora ou milagrosa, toda marca pode dar zica, o que devemos fazer é desconfiar de lugares que vendem por preço quase "filantropicos" e de vendedores com conversas "macias", não existe coisa boa sem custo, e ainda sim podemos pagar muito por algo que pode nos deixar na mão, a questão é as vezes sorte.

455808
455809
455810
455811

455812