Ver Versão Completa : Motor Ap Falhando no Final
fag.online
06/12/2010, 14:50
Pessoal, esse find foi dar umas voltas na praia com a gaiola... ela tá quase redondinha, porém, quando piso fundo, o motor se enche de rotação, no final da rotação ela começa a falhar... ou seja, o motor não fica 100% com rotação....
Um exemplo prático é que fui subir uma duna, abri bem a rotação mais ficou aquela falhadinha, no meio da duna o motor perde força...
Bom... se alguém tiver alguma idéia por onde eu possa começar sem ter que partir pro mecanico, rsss.
Lembrando que é só com o motor cheio mesmo.
Uso carburador simples.
Abracos
Flávio Cadore
06/12/2010, 19:37
Parece estar faltando gasolina!!! parece estar pedindo um "gicleur" maior...
Como está o filtro de ar? aberto ( esportivo)?
digobrazil
06/12/2010, 20:26
pode ser o ponto do distribuidor
Se tiver um pouco fora de ponto tambem pode ocorrer esta falha, principalmente se se a faisca estiver adiantada. Pois o motor explode sem ter a quantia certa de mistura.
Experimente subir o rpm dela só um pouco (1500 RPM + ou -) e com o parafuso do distribuidor solto. Gire o distribuidor de um lado até perceber um funcionamento mais "quadrado" do motor e depois faça o mesmo no outro sentido até voltar a ficar "quadrado" novamente. Mais lembro que este movimento é muito sutil/suave e coisa pouca também(uns 0,5cm de cada lado já da pra perceber a diferença)
Depois é só achar o ponto em que o motor trabalhe mais "redondinho" entre estes dois lados. De uma volta pra ver se melhorou.
PS.:.................lembrando que eu disse que "pode ser" o ponto, como também pode ser uma regulagem do carburador ou até mesmo a qualidade do combustivel.
Eduardo Fernando
06/12/2010, 23:18
o meu é ap 2.0 e ta com o mesmo problema bem no pe do morro o motor falha
e ta com carb 2e ta redondo o ponto tambem ta bom;;;;;
fag.online
07/12/2010, 08:25
Bom, vamos por partes... o ponto acredito que não seja... pois faz 10 dias que o mecanico colocou com pistola... e o carro pega de primeira, nem chega a dar uma volta completa no arranque....
A questão da falta de gasolina... no mesmo dia que foi colocado no ponto, o mecanico trocou o gicleur (é isso? kkkk) pois segundo ele estava menor mesmo...
Silicone nos cabos de velas, borracha ao redor do distribuidor pra evitar que molhe....
Depois disso ficou 100% a gaiola e agora começou com isso..
O que eu mexi realmente foi no filtro de ar, troquei ele de posição na gaiola pois estava em um lugar ruim, fiz um pedaço de cano de pvc de 75 com um joelho e levei o filtro até um lugar que achei mais adequado, será que é isso então? Falta ou exagero de ar?
Abracos
Flávio Cadore
07/12/2010, 12:51
A posição do filtro não deve ser ( a não ser que tenha muitas curvas), pode estar faltando ou sobrando ar...se tiver aqueles filtros esportivos de tela é bem provável que esteja sobrando ar...por isso falta gasolina...
Veja a cor da vela...ela deverá estar marrom...se estiver cinza = pouca gasolina ... se estiver preta = gasolina demais.
fag.online
07/12/2010, 14:28
Certo, a vela por fora ou por dentro? desculpe, mais é que de motor entendo mtoooo pouco.... mais aos poucos quero aprender pra me virar sózinho..
Abracos
fag.online
07/12/2010, 14:32
Acredito que seja por dentro... dando uma vasculhada encontrei essa matéria... bem interessante
http://www.envenenado.com.br/manutencao/velas/velas.html
hoje mesmo vou verificar as velas.
Abracos
digobrazil
07/12/2010, 14:32
A posição do filtro não deve ser ( a não ser que tenha muitas curvas), pode estar faltando ou sobrando ar...se tiver aqueles filtros esportivos de tela é bem provável que esteja sobrando ar...por isso falta gasolina...
Veja a cor da vela...ela deverá estar marrom...se estiver cinza = pouca gasolina ... se estiver preta = gasolina demais.
Fag.online............. a cor que o flavio se referiu é a cor do eletrodo. Tem que tirar a vela pra ver
digobrazil
07/12/2010, 14:34
Bom, vamos por partes... o ponto acredito que não seja... pois faz 10 dias que o mecanico colocou com pistola... e o carro pega de primeira, nem chega a dar uma volta completa no arranque....
A questão da falta de gasolina... no mesmo dia que foi colocado no ponto, o mecanico trocou o gicleur (é isso? kkkk) pois segundo ele estava menor mesmo...
Silicone nos cabos de velas, borracha ao redor do distribuidor pra evitar que molhe....
Depois disso ficou 100% a gaiola e agora começou com isso..
O que eu mexi realmente foi no filtro de ar, troquei ele de posição na gaiola pois estava em um lugar ruim, fiz um pedaço de cano de pvc de 75 com um joelho e levei o filtro até um lugar que achei mais adequado, será que é isso então? Falta ou exagero de ar?
Abracos
na duvida vc poderia voltar o filtro na posição em que estava e dar uma volta pra ver o resultado
fag.online
07/12/2010, 15:53
Alguém sabe dizer se a chave de vela é a 19 ou a 21?
abracos
Flávio Cadore
07/12/2010, 18:57
É 21. A resposta é muito pequena então eu tenho que dizer novamente que é 21....hehehehehe...só falta eu estar errado....hhehehehhe
mali9ski
07/12/2010, 19:35
cara antes veja uma coisa bem simples
olhe o avanço do seu distribuidor se a mangueira esta no lugar certo no carburador se as vezes no voce mexer no filtro na tirou a manguira
ou tire o avanço e puxe o ar para ver se não esta furado
isso tambem pode falhar bastante em alta pois não adianta o ponto e vira um estoradeira valew
fag.online
08/12/2010, 08:37
Bom pessoal, ontem tirei as velas e elas estavam pretas porém se nenhuma humidade... dei uma boa limpada com escova de aço... as velas são ngk....
Testei e nada, continuou igual...
Tirei a borracha (camara de carro) da tampa do distribuidor, estava humida, acho que depois da ultima lavação eu nao deixei secar ao sol...
Deu uma melhorada, mais ainda não ficou 100%....
Comecei a vasculhar, e de-repente levei um choque....
Como se diz aqui no sul "Pimba"... achei o problema...
Estava tendo perda de corrente da bobina, ou melhor, no cabo de vela da bobina, eu passei fita isolante na ponta, e estava amarrado com arame, pra evitar que o cabo se desprendesse da bobina.
Acredito que ao molhar, humedecia por dentro da fita isolante e assim dava perda de corrente do arame que prendia o cabo... Pois ao tirar a fita isolante estava toda molhada dentro.
Solução: Arranquei toda a fita isolante, limpei bem, repassei a fita, dessa vez mais apertada, peguei uma camara de carro, cortei um pedaço, passei o cabo por dentro e coloquei até 1/4 da bobina (parte de cima, só a cabecinha, kkkkk), assim, formei uma luva na saida da bobina até metade do cabo que vai até o distribuidor.
Recobri novamente o distribuidor com a camara de carro novamente e fui aos testes...
Como falei anteriormente: Pimba....ficou 99%.
Ainda tem uma pequena perda de potência em arrancadas no barranco acima, o motor meio que dá uma morrida e depois vai, depois que abri giro ficou show de bola.
Amanha posto fotos da "gambiarra", rsss
abracos
Edner Zirbes
08/12/2010, 08:49
Bom pessoal, ontem tirei as velas e elas estavam pretas porém se nenhuma humidade... dei uma boa limpada com escova de aço... as velas são ngk....
Testei e nada, continuou igual...
Tirei a borracha (camara de carro) da tampa do distribuidor, estava humida, acho que depois da ultima lavação eu nao deixei secar ao sol...
Deu uma melhorada, mais ainda não ficou 100%....
Comecei a vasculhar, e de-repente levei um choque....
Como se diz aqui no sul "Pimba"... achei o problema...
Estava tendo perda de corrente da bobina, ou melhor, no cabo de vela da bobina, eu passei fita isolante na ponta, e estava amarrado com arame, pra evitar que o cabo se desprendesse da bobina.
Acredito que ao molhar, humedecia por dentro da fita isolante e assim dava perda de corrente do arame que prendia o cabo... Pois ao tirar a fita isolante estava toda molhada dentro.
Solução: Arranquei toda a fita isolante, limpei bem, repassei a fita, dessa vez mais apertada, peguei uma camara de carro, cortei um pedaço, passei o cabo por dentro e coloquei até 1/4 da bobina (parte de cima, só a cabecinha, kkkkk), assim, formei uma luva na saida da bobina até metade do cabo que vai até o distribuidor.
Recobri novamente o distribuidor com a camara de carro novamente e fui aos testes...
Como falei anteriormente: Pimba....ficou 99%.
Ainda tem uma pequena perda de potência em arrancadas no barranco acima, o motor meio que dá uma morrida e depois vai, depois que abri giro ficou show de bola.
Amanha posto fotos da "gambiarra", rsss
abracos
Buenas Fag!
É por isso que: De mecânico e louco, todo gaioleiro tem um pouco, rs ,rs ,rs
O cara tem que entender um pouco de gambiarra mesmo, gaiola é adapatação pura... e por isso se torna tão divertido, he, he, he
Parabéns por ter achado o problema cara!
Um quebra costela!
digobrazil
08/12/2010, 15:23
que bom que acho o problema e com isso o fim do topico......................rsrsrsrs
quando sobrar uma grana (todo gaioleiro esta na pindaiba) troca os cabos de vela.
abraços e boa trilha
fag.online
09/12/2010, 08:31
Sim, esse será o proximo passo, velas e cabos novos, e também já estou pensando em montar uma "panela" pressão para o distribuidor....
Esse find tem passeio na praia, vamos ver como a gaiola vai se comportar.
abracos
Edner Zirbes
09/12/2010, 08:41
Sim, esse será o proximo passo, velas e cabos novos, e também já estou pensando em montar uma "panela" pressão para o distribuidor....
Esse find tem passeio na praia, vamos ver como a gaiola vai se comportar.
abracos
Buenas Fag!
Também tô pensando em trocar os cabos de vela... Será que vale a pena aqueles de competição? Já me disseram que o rendimento não aumenta tanto assim...
Um quebra costela!
fag.online
09/12/2010, 09:19
Meu mecanico sempre disse pra min comprar velas e cabos NGK.
Abracos
Eu ouvi a mesma recomendação...
sugiro ainda a troca do rotor (ou cachimbo) e da tampa do distribuidor; no meu Baja, só assim ele ficou 101%!
Boa sorte!
Meu mecanico sempre disse pra min comprar velas e cabos NGK.
Abracos
fag.online
14/12/2010, 11:57
Final de semana não deu certo a trilha na praia, mais fui dar umas brincadas no sitio do sogro.
Ainda continua o problema das falhas em altissima rotação... quero dizer, o motor não fica 100% cheio... ele aumenta a rotação e quando é pra ficar 100% começa as falhas...
Abracos
Dá uma conferida no rotor e na tampa do distribuidor - podem ser elas... e aproveita para conferir também a resistência dos cabos de vela e da bobina, pode ser que algum deles não esteja legal!