Conectar

Ver Versão Completa : Bateria

elmestizo
05/12/2010, 21:39
Ops...

Alguém já instalou a bateria do jipe curto ou longo em outro lugar (sem ser dentro do capo)???

hercilio.neto
06/12/2010, 00:07
Elmestizo,

Veja o tópico do Guiga Tostes.
Ele incluiu uma caixa embutida no assoalho.
Se eu fosse mudar o local da bateria, usaria essa opção.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=243989&stc=1&thumb=1&d=1284494109 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=243989&d=1284494109)

abraço.

Amadeus_band
07/12/2010, 11:08
Ô, a bateria da minha Band está debaixo do banco do motorista, já viu assim? Huuehueheuheuheuhue, brincadeira.
Eu ví uma Band que a bateria estava em cima da caixa da roda (traseira), ficou meio estranho...
Abraços.

advocaciamartins
16/12/2010, 19:13
na minha Band a bateria está entre os bancos dianteiros e traseiros. Como tem espaço sobrando para baixo dá para colocar uma bateria fora dos padrões. Deixo as fotos no meu perfil.

alexandre diniz
17/12/2010, 16:40
A minha é em baixo do banco local original ate 92

bom mas ja vi no motor, atras do banco do passageiro e uma no parachoque onde ficaria instalado o guincho

THBrutus
18/12/2010, 01:36
Caro Elmestiso! Já tive uma toyota que tinha um suporte por dentro do chassi, perto da travessa redonda ( suporte de caminhão, usava bateria 180 amperes) ficava meio apertado mais é uma alternativa.:concordo:

fabioabe
22/12/2010, 11:19
Eu tbm estava pensando em fazer uma caixa igual do guiga quando fosse reformar.
Mas fiquei sabendo por uns amigos de uma bateria de Gel com 110amp e pequena.
Comprei ela essa semana e vou instalar semana q vem acho.
Vamos ver se eh boa mesmo. A bateria eh canadense

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162216329-baterias-de-gel-alpha-cell-129v-110a-novas-curitiba-_JM

Se quiserem o contato dele eh soh avisar. O cara fez pra mim por 260,00 pois foi fora do mercadolivre. Se fosse comprar uma bateria "normal" pra band ia pagar uns 420.

Ele falou q vai ter mais ano q vem apenas.

Att
Fabio Abe

Guiga Tostes
22/12/2010, 12:59
Fala Fabio!

Bem bacana essa bateria e o valor excelente, qual o cca dela?

Sobre posicionar a bateria como foi feito na minha Band, tem que tomar cuidado com a profundidade...na minha o funileiro tinha jurado que havia testado em torção e que não pegaria no cardã...dito e feito fui testar em torção de verdade e pimba...o cardã bateu na caixa...terei que subir a caixa/deixar mais rasa para não pegar no carda e a bateria ficara mais para dentro do carro...phoda...

Deu ate saudade do local antigo da bateria...heheh...mas em breve posterei a solução encontrada lá no tópico da BandCruiser:concordo:

Abrs

fabioabe
22/12/2010, 14:38
entaum, eu acho q eh 900
tem o site do fabricante
http://www.alpha.ca/web2/products/batteries/alphacell-gxl-gelcell-batteries.html

Guiga Tostes
22/12/2010, 16:01
entaum, eu acho q eh 900
tem o site do fabricante
http://www.alpha.ca/web2/products/batteries/alphacell-gxl-gelcell-batteries.html

Show de bola, pelo site parece ser isso ai mesmo 900:concordo:

Abrs

elmestizo
22/12/2010, 20:02
Fala Fabio!

Bem bacana essa bateria e o valor excelente, qual o cca dela?

Sobre posicionar a bateria como foi feito na minha Band, tem que tomar cuidado com a profundidade...na minha o funileiro tinha jurado que havia testado em torção e que não pegaria no cardã...dito e feito fui testar em torção de verdade e pimba...o cardã bateu na caixa...terei que subir a caixa/deixar mais rasa para não pegar no carda e a bateria ficara mais para dentro do carro...phoda...

Abrs

Marreta??? No funileiro e na caixa.. he he he

advocaciamartins
22/12/2010, 21:41
Olá pessoal,

As baterias a gel têm a vantagem de poder trabalhar em qualquer posição (inclusive de ponta cabeça) e demoram mais para descarregar, além de aguentar maior vibração (ótimo para as Band, rsrs)
Essas baterias não são utilizadas normalmente devido ao seu custo em relação à uma bateria convencional.
Existem vários tipos de baterias gel e para várias aplicações.
Elas exigem um cuidado maior na sua construção e estrutura, o que encarece o produto. As boas são as que tem células em cilindros.
O preço da bateria que você viu está muito bom, mas sabemos que milagres não existem, portanto desconfie. Uma bateria gel nesta amperagem custa uns R$ 1.000,00.
Vejas os sites:
http://www.bateriasoptima.com.br/
http://www.tecnoeleva4x4.com/index.php
Esta que você mostrou não parece ser cilíndrica, portanto apenas trocaram o líquido interior pelo gel (é comum alguns fabricantes fazerem isto devido ao menor custo de manutenção, aumentando a vida útil).
Verifique bem e depois passa um retorno para a gente saber.

ssmj72
01/12/2012, 01:20
Ops...

Alguém já instalou a bateria do jipe curto ou longo em outro lugar (sem ser dentro do capo)???

A minha é de caminhão ( 150 A ) e está embaixo do banco traseiro,atrás do banco do motorista. 1/3 da bateria ficou pra fora e aí fiz uma tampinha de madeira que ficou até bem bonitinha. Alí ficou fácil porque é perto do local original ( embaixo do banco do motorista) e foi só emendar e puxar um pouco os cabos. Assim que der tiro uma foto e posto aqui.

edwint
18/12/2012, 21:19
eu uso 2 de 70A em paralelo... depois que coloquei assim, foi só alegria!!! uso embaixo do banco motorista coube como uma luva!

Gugu-Mairipa
19/12/2012, 02:02
A minha é no motor, de 65 será que é pequena?

Dimasi
19/12/2012, 18:01
Qual o motor ? Se for 14b sem ar ou guincho elétrico é suficiente.

PP5GAS
19/12/2012, 20:14
Como disse o Dimasi, depende do uso.
Tenho uma de 90 no motor 14B mas não posso exagerar no uso do rádio VHF com o motor desligado, senão vai pro espaço...
Tinha planos de colocar uma de 150 mas ficava muito alta. Perto demais do capô.

A minha é no motor, de 65 será que é pequena?

Gugu-Mairipa
19/12/2012, 21:39
Falei com um eletricista aqui em mairiporã, e ele me aconselhou a colocar mais uma de 65A. Isso procede???

Denise Ávila
30/09/2014, 13:30
Revivendo o tópico!

Estou pesquisando marcas e preços de peças visando futuras manutenções na LOBA.
Quanto a questão da bateria me surgiu uma dúvida. No manual da 14B diz que a bateria é de 75Ah, mas a LOBA veio com uma de 90Ah.
Levando-se me conta que ela tem AC, rádio Pionner (original), instalei lâmpadas de 100w nos faróis principais e pretendo instalar um par de milha e um par de neblina, é melhor eu continuar com esta amperagem ou vocês me aconselham outra coisa?
Bjcão

Rodrigo-ce
30/09/2014, 14:14
Denise tudo bem contigo.
Embora você queira conserva a originalidade da Loba continue com a bateria de 90A.
Por que alguns equipamentos drenam muita corrente ex faróis com lâmpadas muito potente.
Com 90 A você tem amperagens suficientes para futuras mudanças.
Eu usava duas de 60A vou mudar para uma de 100A
Abr tudo de bom.

Fband
30/09/2014, 14:22
Só lembrando que não importa o tamanho da bateria se o alternador não consegue dar conta da demanda de energia...

Abs

Denise Ávila
30/09/2014, 16:23
Denise tudo bem contigo.
Embora você queira conserva a originalidade da Loba continue com a bateria de 90A.
Por que alguns equipamentos drenam muita corrente ex faróis com lâmpadas muito potente.
Com 90 A você tem amperagens suficientes para futuras mudanças.
Eu usava duas de 60A vou mudar para uma de 100A
Abr tudo de bom.

Oi Rodrigo!
Tá tudo ótimo. Obrigada por perguntar.
Neste caso em particular a originalidade não conta. Também pretendo futuramente instalar freio a disco na dianteira. Na verdade considero estas melhorias como atualizações e não modificações. Só perguntei pois não sabia se mudar a amperagem da bateria é bom ou não.
A sua também é 14B? Por que motivo você vai usar a de 100 Ah?
Bjcão

Denise Ávila
30/09/2014, 16:30
Só lembrando que não importa o tamanho da bateria se o alternador não consegue dar conta da demanda de energia...

Abs

Bem lembrado Fband.
Até agora meu alternador parece estar 100%. Neste sábado irei à Friburgo buscar a Ranger que tá lá no Marquinhos Toyota e a levarei ao eletricista para fazer um teste no alternador.
Brigadão!

Rodrigo-ce
30/09/2014, 23:41
Denise a minha é uma pick up OM 314 ano 84
Ela já veio com duas ao todo tinha 120 Ah. Instalando a de 100 Ah me poupara dinheiro e peso na band.
Pretendo usar por conta dos faróis Hella que serão instalados + um guincho elétrico que fica na traseira da band.
Abr

Denise Ávila
30/09/2014, 23:56
Entendi. Então, como não vou instalar guincho elétrico e originalmente o 14B tem uma bateria de 75A, uma de 90A tá de bom tamanho.
Brigadão!

Carlo Pecca
01/10/2014, 08:37
Oi turma, só um lembrete:
se o alternador de vcs for original, isto é 35 Amp, não importa se a bateria é de 65 ou composto 140 (duas de 70), pois a corrente de recarga, no caso do original será sempre de 35 Amp/Hora e assim, para recarregar a bateria de 140 Amp serão necessários 4 horas para recarregar a plena carga a bateria. É por isso que troca-se o alternador para 90 ou 120 Amp, mais carga em menos tempo, lembrando que a noite com tudo ligado, um alternador de maior capacidade supre as necessidades sem precisar sacrificar a carga da bateria.
Pessoal para se fazer o calculo de consumo de corrente é facil: Tensão(V) X corrente(A) = Potencia (W).
Vamos lá: lampada Farol Alto 100W(são duas 200w) + Farol Milha 50w(são duas 100W)+ lanternas e freio (normalmente 15W e 25W freio total 60+50= 110W) + som (100W). Total 510W\ 12V = 42,5 Amp + 30% segurança uns 13Amp total 56 amp com folga, logo um alternador de 90Amp/h supre as necessidade. Olha é só um exemplo matemático mas creio que vcs entenderam, né?
Grd Abç a todos.

hercilio.neto
01/10/2014, 09:24
se o alternador de vcs for original, isto é 35 Amp, não importa se a bateria é de 65 ou composto 140 (duas de 70), pois a corrente de recarga, no caso do original será sempre de 35 Amp/Hora e assim, para recarregar a bateria de 140 Amp serão necessários 4 horas para recarregar a plena carga a bateria. É por isso que troca-se o alternador para 90 ou 120 Amp, mais carga em menos tempo, lembrando que a noite com tudo ligado, um alternador de maior capacidade supre as necessidades sem precisar sacrificar a carga da bateria.
Pessoal para se fazer o calculo de consumo de corrente é facil: Tensão(V) X corrente(A) = Potencia (W).
Vamos lá: lampada Farol Alto 100W(são duas 200w) + Farol Milha 50w(são duas 100W)+ lanternas e freio (normalmente 15W e 25W freio total 60+50= 110W) + som (100W). Total 510W\ 12V = 42,5 Amp + 30% segurança uns 13Amp total 56 amp com folga, logo um alternador de 90Amp/h supre as necessidade. Olha é só um exemplo matemático mas creio que vcs entenderam, né?
Grd Abç a todos.
Carlo,
Muito boa a explicação.
Deixa ver se entendi:
Com os faróis, lanternas, milhas e som ligados, soma-se um consumo total de 42,5 amperes.
Com o jipe ligado (em uma viagem noturna, por exemplo) o alternador fornece 35 amperes, e o déficit de 7,5 amperes é suprido pela bateria.
Ou seja, uma viagem noturna de 10 horas seria suficiente para esgotar uma bateria de 75 amperes mesmo que tudo funcione perfeitamente.
É isso mesmo?

Carlo Pecca
01/10/2014, 11:30
É isso mesmo Hercilio.!
Portanto é melhor gastar um pouco na geração de energia, um alternador dura anos e anos, enquanto as baterias tem vida util no máximo de 4 a 5 anos, havendo casos que menos de 2 anos, já vão pro saco!

Denise Ávila
01/10/2014, 17:45
Grd Abç a todos.

Oi Carlo!
Mas o original é 35 ou 45A? Tentei confirmar qual a amperagem do meu, mas não achei nada. Tem uma etiqueta no alternador mas lá não faz referência à Amperagem. Como saber com certeza?

hercilio.neto
01/10/2014, 18:35
De acordo com o manual do 14B 1994b-1995 o alternador é de 35A e a bateria de 75Ah

479191

Sergio c
01/10/2014, 19:46
O da minha band é de 90 amp. e a bateria é de 115 amp. Se usar muito o guincho elétrico, mesmo com a band ligada, não dá p desligar em seguida, senão, corre o risco de não pegar.
Tem de deixar na lenta ou andar uns 5 minutos.

Denise Ávila
01/10/2014, 21:33
[QUOTE=hercilio.neto;2195156]De acordo com o manual do 14B 1994b-1995 o alternador é de 35A e a bateria de 75Ah
minha

Oi Hercílio!
A LOBA é 96, então fui olhar no manual e lá diz 45A. Mas como ela veio com AC de fábrica, não sei se, nesse caso, o alternador permanece o mesmo.
Onde vejo a amperagem na peça?

Rodrigo-ce
01/10/2014, 23:18
Pecca tudo em paz.
Gostei muito da matemática!
Meu alternador é original, mas vou partir para o do Vectra de 120 Ah como tem feito a turma do Fórum.

Dimasi
02/10/2014, 16:13
Carlo
Somando um ar condicionado, a conta vai p quanto ?

AndreyPrevidelli
02/10/2014, 16:55
Grd Abç a todos.

Caramba.
Soh tem fera nesse Forum
O mais burro sou eu.
Excelente a explicação....

Carlo Pecca
02/10/2014, 20:38
Fabiano,
tem que ver na plaqueta dos ventiladores (evaporadora e condensadora) qual a potência indicada e depois dividir pela tensão 12V e terás o valor da corrente de consumo. Some tudo: lanternas, faróis, som, arcond, dvd, tudo que consumir enérgia e terás o valor total de consumo.

hercilio.neto
02/10/2014, 21:42
Eu revisei o alternador alguns meses atras.
Já tô ficando arrependido, devia era ter trocado logo pelo do Vectra.

Taí mais uma coisa pra lista.

Carlo Pecca
10/10/2014, 18:10
Hercilio.
ha~i em Campinas vc compra um alternador de segunda mão revisado com garantia de tres meses por volta de 300 pilas. Da uma olhada no go0gle.
Ta feio teclar sem acento mas to fora de casa.
Grd Abc

Inner
12/10/2014, 12:46
Bem embora o Carlos já tenha explicado tudo vamos às perguntas: Estou com uma Band 83 OM314 mecânica original bateria em baixo do banco do motorista, e pergunto porque trocar a bateria de lugar qual o principal motivo, outra coisa vou colocar ar condicionado, guincho elétrico, som completo e faróis que podem ser convencionais uso dois pares, hellas etc ou de led's estive com o pessoal da Irmãos Unidos ótimos em elétrica e me disseram que eu poderia utilizar o meu alternador sendo que eles o alterariam internamente para 90 amperes daí pergunto seria melhor adaptar o do Vectra, outra coisa penso em uma bateria de uns 100 ou mais o que me recomendariam, seria melhor uma bateria de gel se for o caso qual a amperagem por fim essas de gel compensam o custo benefício. Abraços

marciorank@gmail.com
12/10/2014, 19:38
Bem embora o Carlos já tenha explicado tudo vamos às perguntas: Estou com uma Band 83 OM314 mecânica original bateria em baixo do banco do motorista, e pergunto porque trocar a bateria de lugar qual o principal motivo, outra coisa vou colocar ar condicionado, guincho elétrico, som completo e faróis que podem ser convencionais uso dois pares, hellas etc ou de led's estive com o pessoal da Irmãos Unidos ótimos em elétrica e me disseram que eu poderia utilizar o meu alternador sendo que eles o alterariam internamente para 90 amperes daí pergunto seria melhor adaptar o do Vectra, outra coisa penso em uma bateria de uns 100 ou mais o que me recomendariam, seria melhor uma bateria de gel se for o caso qual a amperagem por fim essas de gel compensam o custo benefício. Abraços

eu fosse voce trocaria o alternador, quanto a bateria coloquei na minha uma de 150 e nao me arrependo nem um pouco, a band pode ficar naquela geadona que é so bater e valeu, agora em breve vou colocar o ar, ai acho que terei que trocar o alternador, pois oque tenho é de 70.

Carlo Pecca
12/10/2014, 20:47
Inner e Marciorank,
vcs podem optar por baterias de 100 ou mais amperens, o importante 'e lembrarem que o gerador de 35, 45 , 70 0u mais amperagens em uma hora dão a corrente a que são projetadas e assim quem tem alternador de 35 Amp para suprir uma bateria de 100 Amp necessitar'a de no minimo de tres horas para completar carga e caso tenha um consumo de 140 Amp o alternador dara a corrente especificada dele, seja 35, 45, 70 ,90 ou 120 Amp mas tera um tempo (delay) para regarregar a bateria. 'E importante não esquecerem que o alternador 'e um gerador de corrente que ira durar muito tempo e que as baterias teem vida util de menos de 5 anos.
Qualquer duvida me mandem um email com as perguntas pelo msg do forum ou para o meu email
clpgpecca@ig.com.br
Grd Abç a todos

Inner
12/10/2014, 22:22
Valeu Carlos mais porque mudam tanto o local da bateria gostaria de saber qual a vantagem dessa mudança

hercilio.neto
13/10/2014, 01:28
Valeu Carlos mais porque mudam tanto o local da bateria gostaria de saber qual a vantagem dessa mudança
Inner,
Primeiramente o local da bateria embaixo do banco do motorista tem acesso muito ruim (no cofre o acesso é bem melhor) e se a vedação, se não for boa, deixa entrar pó e barulho.
Na Band com 5 marchas, o local onde anteriormente ficava a bateria é ocupado por um tanque maior.

Alguns usam baterias maiores que não cabem no local original e a colocam em qualquer lugar do jipe.

Guto4it
13/10/2014, 16:03
Precisarei de duas baterias novas em breve, uma para o arranque e outra para geladeira, radio, iluminacao interna e eletronicas em geral. Existe algum modelo e tamanho "ideal" para cada situação?

PP5GAS
13/10/2014, 22:33
Inner,
Primeiramente o local da bateria embaixo do banco do motorista tem acesso muito ruim (no cofre o acesso é bem melhor) e se a vedação, se não for boa, deixa entrar pó e barulho.
Na Band com 5 marchas, o local onde anteriormente ficava a bateria é ocupado por um tanque maior.

Alguns usam baterias maiores que não cabem no local original e a colocam em qualquer lugar do jipe.

E se a dita cuja ferver o cheiro na cabine não será nada agradável.

ROCKINRIO
15/10/2014, 23:11
Fala LM,

Não sei qual o modelo da tua Band. Na minha CD, retirei a bateria e o tanque da cabine. A bateria foi para traseira na carroceria (com o suporte), o tanque, no lugar do estepe (120 lts da D20 88) e o estepe em pé na carroceria (ambos próximos a cabine).

Abs.

Carlo Pecca
18/10/2014, 07:34
Precisarei de duas baterias novas em breve, uma para o arranque e outra para geladeira, radio, iluminacao interna e eletronicas em geral. Existe algum modelo e tamanho "ideal" para cada situação?

GUTO,
qual a corrente de trabalho do teu alternador (35, 45, 70..90 Amp)?
Aonde estão instalados suas baterias( em baixo do banco ou no cofre do motor)?
Um bom alternador Bosch, por exemplo, seja de 90 ou 120 Amp/12 Volts, dará conta de suprir toda corrente necessária no sistema elétrico da Band, a menos se tiver guincho elétrico aonde o consumo de corrente é muito alto e assim terá que trabalhar alternador e bateria para suprir esse equipamento. Nos demais, farol, iluminação, ar-cond, som e DVD um bom alternador de 90 ou 120 Amp resolve o problema. Quanto a bateria, depende muito do espaço existente pois as de 100 a 150 ou mesmo 180 Amp tomam muito espaço e pesam pra Kct. As baterias de chumbo e acido custam menos que as de gel e em termos que durabilidade, ainda não temos informações precisas, pois cada fabricante garante uma coisa maravilhosa no produto e sabemos que não é bem verdade, pois depende do uso, temperatura de trabalho, regime de consumo e recarga de corrente do usuário, afinal nas fabricas são realizados testes padrões que as vezes fogem do nosso dia-a-dia!
Grd Abç a todos.

CAPT GOTTLIEB
13/02/2015, 22:17
Quem não quer ter aborrecimento para dar partida no diesel, principalmente nas frias manhãs de inverno do Sul e Sudeste brasileiro deve usar uma bateria de 90 a 150 Ah e de no mínimo CCA 750. O melhor é CCA de 900. Mas precisa ler na ficha técnica o CCA a 25ºC (Verão) e temperatura baixa (inverno). Se tem um CCA de 750 a 25ºC e este cai para 450 a 5ºC certamente vai ficar difícil o diesel pegar no inverno. Se tem CCA de 900 no verão e 750 no inverno vai pegar de primeira! Muitos alegam que colocam baterias mais "fracas" por causa do espaço... Ledo engano. Band não é carro, é caminhão militar compacto 4x4 e neste tipo de veículo é só dar asas à imaginação para encontrar (adaptar) um local para qualquer bateria parruda. Cofre do motor, embaixo do banco, atrás do banco, embaixo do banco traseiro, capota, bagageiro, etc. Outra possibilidade bem menos agradável é instalar uma bateria com CCA mais modesto e fazer uma "chupeta" usando uma bateria auxiliar, principalmente na primeira partida do dia (que é a mais difícil). Outra coisa que atrapalha muito a vida dos jipeiros é a excessiva preocupação em manter tudo original. O Jipe Bandeirante é um veículo com tecnologia muito robusta, porém da época da Segunda Guerra Mundial. Então, todas as modernidades mecânicas possíveis de serem usadas, para aumentar o conforto e a SEGURANÇA podem e devem ser usadas: direção hidráulica, freios da disco, turbina, etc. Quem precisa deixar o carro completamente original não é jipeiro, é colecionador (e a praia dele não é a nossa). Em tempo, qualquer instalação para melhorar nossos Jipes precisa ser feita com muita competência e usando peças de boa qualidade (não obrigatoriamente originais).

ALVARO ANGELO
14/02/2015, 11:03
Quem não quer ter aborrecimento para dar partida no diesel, principalmente nas frias manhãs de inverno do Sul e Sudeste brasileiro deve usar uma bateria de 90 a 150 Ah e de no mínimo CCA 750. O melhor é CCA de 900. Mas precisa ler na ficha técnica o CCA a 25ºC (Verão) e temperatura baixa (inverno). Se tem um CCA de 750 a 25ºC e este cai para 450 a 5ºC certamente vai ficar difícil o diesel pegar no inverno. Se tem CCA de 900 no verão e 750 no inverno vai pegar de primeira! Muitos alegam que colocam baterias mais "fracas" por causa do espaço... Ledo engano. Band não é carro, é caminhão militar compacto 4x4 e neste tipo de veículo é só dar asas à imaginação para encontrar (adaptar) um local para qualquer bateria parruda. Cofre do motor, embaixo do banco, atrás do banco, embaixo do banco traseiro, capota, bagageiro, etc. Outra possibilidade bem menos agradável é instalar uma bateria com CCA mais modesto e fazer uma "chupeta" usando uma bateria auxiliar, principalmente na primeira partida do dia (que é a mais difícil). Outra coisa que atrapalha muito a vida dos jipeiros é a excessiva preocupação em manter tudo original. O Jipe Bandeirante é um veículo com tecnologia muito robusta, porém da época da Segunda Guerra Mundial. Então, todas as modernidades mecânicas possíveis de serem usadas, para aumentar o conforto e a SEGURANÇA podem e devem ser usadas: direção hidráulica, freios da disco, turbina, etc. Quem precisa deixar o carro completamente original não é jipeiro, é colecionador (e a praia dele não é a nossa). Em tempo, qualquer instalação para melhorar nossos Jipes precisa ser feita com muita competência e usando peças de boa qualidade (não obrigatoriamente originais).

Concordo com tudo que dissestes.

Alvaro Angelo

Kraken_DAGG
14/02/2015, 11:51
Senhores, bom dia! Tenho no meu toyota uma bateria CAT de 100A nominal. Me atende bem e tem durado de 5 a 8 anos...
Tenho A/C no carro e utilizo sempre.
Acredito que seja uma boa opção. A corrente de partida dela é igual e se comparada com alguns fabricantes até superior.
Sds

Antonio

CAPT GOTTLIEB
14/02/2015, 15:39
Meu Jipão tem bateria AJAX, 12 v, 95 Ah, 120 min, CCA = 940 A (25ºC) e CCA = 560 a (-18ºC). Estimo que entre 10 e 15ºC o CCA deva ser de 700-750 A. O alternador é da Sprinter 310 (85A). É só dar na partida de manhã cedo e o OM 314 logo começa a funcionar, mesmo no inverno paulista. 492862 492863 492864

AndreyPrevidelli
14/02/2015, 20:28
Meu Jipão tem bateria AJAX, 12 v, 95 Ah, 120 min, CCA = 940 A (25ºC) e CCA = 560 a (-18ºC). Estimo que entre 10 e 15ºC o CCA deva ser de 700-750 A. O alternador é da Sprinter 310 (85A). É só dar na partida de manhã cedo e o OM 314 logo começa a funcionar, mesmo no inverno paulista. 492862 492863 492864

Capt Gottlieb, teria fotos do suporte da bateria da sua Band dentro do cofre do motor?? Essa eh minha próxima meta a fazer é se puder me ajudar, lhe agradeço.
andrey

CAPT GOTTLIEB
15/02/2015, 00:12
Andrey, aqui estão várias fotos da reinstalação da bateria durante a colocação da turbina e troca do filtro de ar.
492881 Era assim e usava filtro banhado a óleo. Como a turbina precisa de filtro seco (papel) coloquei o mesmo do caminhão MB 608D. Mas o problema é sempre espaço e achamos melhor reposicionar o bocal do filtro com solda MIG e deixa-lo deitado. A bateria era bem afrente e foi passada para trás, mas antes fizemos uma chapa presa com parafusos e pontos de solda para servir de berço. Ficou bom.

492882 492883 492884 492885 492884 Acho que estas imagens mostram bem como fazer e não é difícil. Seria prudente você pensar se vai colocar mais equipamentos no futuro, pois no meu Jipão quase não há mais espaço e se eu quisesse instalar um ar condicionado (AC) iria ter que quebrar a cabeça (mas não desejo AC). No cofre do motor MB OM 314 instalei servo-freio, alternador Sprinter com bomba de vácuo, bomba DHB 100 bar do VW Polo/Fox para a direção hidráulica (ZF-Opala), Turbina Biaggio TUNA10, .42.63 e reposicionei o filtro de ar e bateria. O espaço disponível em volta do motor ficou bem pequeno. Desejo a você uma boa instalação.

Sergio c
15/02/2015, 09:47
Gottliebe, ficou muito bom esse rearranjo dos componentes, tá bonito.

AndreyPrevidelli
15/02/2015, 10:11
Andrey, aqui estão várias fotos da reinstalação da bateria durante a colocação da turbina e troca do filtro de ar.
492881 Era assim e usava filtro banhado a óleo. Como a turbina precisa de filtro seco (papel) coloquei o mesmo do caminhão MB 608D. Mas o problema é sempre espaço e achamos melhor reposicionar o bocal do filtro com solda MIG e deixa-lo deitado. A bateria era bem afrente e foi passada para trás, mas antes fizemos uma chapa presa com parafusos e pontos de solda para servir de berço. Ficou bom.

492882 492883 492884 492885 492884 Acho que estas imagens mostram bem como fazer e não é difícil. Seria prudente você pensar se vai colocar mais equipamentos no futuro, pois no meu Jipão quase não há mais espaço e se eu quisesse instalar um ar condicionado (AC) iria ter que quebrar a cabeça (mas não desejo AC). No cofre do motor MB OM 314 instalei servo-freio, alternador Sprinter com bomba de vácuo, bomba DHB 100 bar do VW Polo/Fox para a direção hidráulica (ZF-Opala), Turbina Biaggio TUNA10, .42.63 e reposicionei o filtro de ar e bateria. O espaço disponível em volta do motor ficou bem pequeno. Desejo a você uma boa instalação.

Grato Capt Gottlieb. quanto ao suporte da bateria ok!!!. Agora a onde colocá-la no cofre do motor cair dar trabalho. Veja que instalei o snorkel recentemente e perdi um bom espaço onde ela poderia ser instalada. Quebrar a cabeça agora...492900492901

hercilio.neto
16/02/2015, 00:13
Grato Capt Gottlieb. quanto ao suporte da bateria ok!!!. Agora a onde colocá-la no cofre do motor cair dar trabalho. Veja que instalei o snorkel recentemente e perdi um bom espaço onde ela poderia ser instalada. Quebrar a cabeça agora...
492900492901

Andrey
É importante planejar todos os upgrades que se pretenda (ou sonha um dia) fazer e reservar os espaços para cada um, antes de fazer qualquer um deles
Com um suporte semelhante ao do Capitão, seria possível usar um snorkel flexivel colocado abaixo da bateria.

Outra coisa, você já tampou a passagem do ar forçado?

AndreyPrevidelli
16/02/2015, 14:10
Andrey
É importante planejar todos os upgrades que se pretenda (ou sonha um dia) fazer e reservar os espaços para cada um, antes de fazer qualquer um deles
Com um suporte semelhante ao do Capitão, seria possível usar um snorkel flexivel colocado abaixo da bateria.

Outra coisa, você já tampou a passagem do ar forçado?

Grande Hercilio como vai?
Ainda não tampei nao, estou vendo uma chapa de acho pra tampar....tem alguma sugestao??
Outras coisas que eu queria colocar são AC e turbina-lá no futuro, além de instalar a bateria no cofre do motor queria era a prioridade...

PP5GAS
17/02/2015, 20:35
Meu dilema é com o filtro Racor. No 14B não consigo achar um local adequado para instalar.

Sergio c
17/02/2015, 23:34
Meu dilema é com o filtro Racor. No 14B não consigo achar um local adequado para instalar.
Que filtro seria esse???????

Kraken_DAGG
18/02/2015, 06:47

Filtro RACOR é um filtro separador de água/óleo diesel, instalados antes dos filtros originais do carro. Ele prolonga a vida útil dos componentes do sistema de combustível (sem água no sistema, sem oxidação).

Acesse o link abaixo. Ele é simples e bem instrutivo.

"http://www.meiofiltrante.com.br/materias_ver.asp?action=detalhe&id=794&revista=n57"

493018

PP5GAS
18/02/2015, 18:07

Sergio

É um filtro separador de água do diesel.
493096

Além da falta de espaço no cofre do motor estou em dúvida se mantenho o filtro original em série com o Racor.
Aqui no fórum tem um tópico sobre o mesmo. http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/94552-filtro-racor-para-camper-com-motor-mwm-2-8-td-opiniao.html

Abs

Sergio c
18/02/2015, 20:06
Krakem e PP5GAS, obrigado pelas respostas, e mais um filtro com visor não seria uma má idéia, visto a qualidade do nosso diesel e depois, os tanques dos postos de combustíveis.

Kraken_DAGG
18/02/2015, 20:21
Sergio

É um filtro separador de água do diesel.
493096

Além da falta de espaço no cofre do motor estou em dúvida se mantenho o filtro original em série com o Racor.
Aqui no fórum tem um tópico sobre o mesmo. http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/94552-filtro-racor-para-camper-com-motor-mwm-2-8-td-opiniao.html

Abs

PP5GAS,
nao sei se existe algum tópico específico e desculpe me intrometer mas, como vc Selecionou este modelo? Parece pequeno ( se comparado ao que tenho instalado no carro, ele parece ter a metade da altura).
as vezes pela vazão o filtro atende mais a perda de carga é grande e compromete a vazão de combustível.
quando instalar, pode me dar este retorno?
sds antonio

PP5GAS
19/02/2015, 18:51
PP5GAS,
nao sei se existe algum tópico específico e desculpe me intrometer mas, como vc Selecionou este modelo? Parece pequeno ( se comparado ao que tenho instalado no carro, ele parece ter a metade da altura).
as vezes pela vazão o filtro atende mais a perda de carga é grande e compromete a vazão de combustível.
quando instalar, pode me dar este retorno?
sds antonio

Antonio

O filtro veio junto com um lote de peças que comprei para a Band, não foi um compra específica.
A minha dúvida é justamente se a vazão vai comprometer e pretendia testar para saber. Mas a dificuldade é quanto ao local de instalação. Não há espaço onde possa acessar facilmente o filtro para drenagem da água.
Continuo em estudos, se conseguir fazer o teste apresento os resultados depois.

Abraço

Kraken_DAGG
19/02/2015, 22:42
Antonio

O filtro veio junto com um lote de peças que comprei para a Band, não foi um compra específica.
A minha dúvida é justamente se a vazão vai comprometer e pretendia testar para saber. Mas a dificuldade é quanto ao local de instalação. Não há espaço onde possa acessar facilmente o filtro para drenagem da água.
Continuo em estudos, se conseguir fazer o teste apresento os resultados depois.

Abraço

Veja como está no meu...

talvez vc consiga "adaptar" a ideia....

493217

Tirei uma tb bem proximo ao modelo para comparação...
493219

OBS - unica coisa que aconselho é a altura do filtro. O bom é mantê-lo o mais próximo possível (em altura) dos demais filtros. De qualquer forma, nunca tive problema com o meu nesta posição.

PP5GAS
20/02/2015, 21:46
Pois é Antonio, no 14B a posição do filtro é no outro lado.
Postei as fotos na página da Band Voluntária (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria-10.html) para não tumultuar o tópico da Bateria.
Dê uma olhada lá para irmos trocando ideia.

Sofiati

Kraken_DAGG
20/02/2015, 21:51
Pois é Antonio, no 14B a posição do filtro é no outro lado.
Postei as fotos na página da Band Voluntária (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria-10.html) para não tumultuar o tópico da Bateria.
Dê uma olhada lá para irmos trocando ideia.

Sofiati
eita.. Tem razão... Vou tentar não fugir do foco do topico...